O Conceito de Violência-Poder eo Caráter Paradoxal do Poder Juridico em Walter Benjamim

Revista Inquietude 3 (1):122-139 (2012)
  Copy   BIBTEX

Abstract

No presente artigo pretendemos apresentar o conceito de violência-poder em Walter Benjamin (1892 – 1940), com base no ensaio intitulado Crítica do Poder, Crítica da Violência [Zur Kritik der Gewalt] . Utilizamos como ponto de partida da crítica aqui em questão, a consideração da violência-poder no movimento próprio do texto de Walter Benjamim. Nesse sentido, esta exposição tem a seguinte seqüência: a) A recusa crítica dos pressupostos metodológicos do jusnaturalismo e do positivismo jurídico; b) A definição do procedimento da filosofia da história para estabelecer os critérios para uma avaliação do poder-violência; c) A identificação de dois princípios inerentes ao direito: a violência instauradora da lei ( Rechtsetzende Gewalt ) e a violência mantenedora da lei ( Rechtsendhaltende Gewalt ). A partir daí, estabelecemos as seguintes suspeitas ou hipóteses: 1) O direito ou poder jurídico possui uma forma paradoxal de atuação, segundo as dimensões, instituidora e mantenedora do poder- violência, ou seja, na medida em que ele se faz valer, ele cria a sua própria suspensão, produz a exceção. 2) Essa contradição não se explicita na letra da lei, não se explica pelo seu caráter formal, mas apenas na realidade no sentido histórico abordado por Benjamin

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,386

External links

  • This entry has no external links. Add one.
Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Poder invertido = Reversed power.Isolina Limonta Rodríguez - 2010 - In Steven C. Daiber & Yamilys Brito Jorge (eds.), Poder. Red Trillum Press.
Relaciones de poder = Relationship of power.Angelmaidelín Calzadilla Fernández - 2010 - In Steven C. Daiber & Yamilys Brito Jorge (eds.), Poder. Red Trillum Press.
Poder da Filosofia ou Filosofia do Poder?Maria Carmelita Homem De Sousa - 1978 - Revista Portuguesa de Filosofia 34 (2/3):258 - 274.
Las Relaciones Interestatales en Hobbes y Morgenthau.Roberto Dante Flores - 2006 - The Proceedings of the Twenty-First World Congress of Philosophy 2:45-50.
O não-poder do papa em Guilherme de Ockham.Luis Alberto de Boni - 2006 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 51 (3).

Analytics

Added to PP
2013-10-31

Downloads
9 (#1,228,347)

6 months
1 (#1,516,429)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references