Teologia política E utopia social: Apontamentos sobre a concepção messiânica de justiça de Walter Benjamin

Cadernos Do Pet Filosofia 6 (12):45-67 (2015)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Partindo de premissas teóricas totalmente diferentes e até incompatíveis Jacques Derrida e Axel Honneth chegam a uma conclusão bastante semelhante sobre o significado político do messianismo de Walter Benjamin: trata-se de uma tentativa de fundamentar uma forma terrorista de ação política. Não estou seguro que essa seja a melhor interpretação do significado político do messianismo de Benjamin, ainda que não negue que em diversas passagens dos escritos do autor a impressão que fica é exatamente essa. Como alternativa hermenêutica sugiro cotejar a leitura do texto benjaminiano “Zur Kritik der Gewalt” com outras de suas obras e fragmentos escritos em diferentes períodos, em especial o seu último ensaio “ Über den Begriff der Geschichte”. A hipótese de trabalho defendida neste texto é a de que não há como compreender o valor político do messianismo benjaminiano sem levar em consideração a sua noção teológica de tempo messiânico, representada pela categoria de “ Jetztzeit”. Deste modo, para Benjamin, a ideia marxista – e também romântica – de sociedade sem classe representa a secularização da concepção de “ Jetztzeit”. Para poder demonstrar isso, o artigo está divido em três grandes seções. Na primeira seção, procura-se apresentar esclarecimentos conceituais fundamentais, como a caracterização das categorias de utopia e de messianismo – e suas formas adjetivadas, “utópico” e “messiânico”. Na segunda parte, pretende-se também cotejar algumas ideias vinculadas a tradição da “Escola de Frankfurt”, principalmente a partir da “ Dialektik der Aufklärung”, mediante as categorias de mito e natureza, na qual a influência benjaminiana possui um peso decisivo e ajuda, inclusive, a justificar a fortiori o próprio projeto messiânico de Benjamin. Por último, o artigo comenta algumas teses sobre o conceito de história benjaminiano, dando ênfase a sua concepção messiânica de justiça, que consiste na tentativa de transformar a terra – aqui e agora – em um verdadeiro paraíso para todos.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,202

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Testemunhas do futuro: sobre filosofia, teologia e messianismo em Walter Benjamin.Pedro Lucas Dulci - 2015 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 3 (1):116-142.
Justiça, liberdades básicas e as bases sociais do autorrespeito.Denilson Werle - 2014 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 13 (1):74-90.
Política do messianismo: algumas reflexões sobre Agamben e Derrida.(In).Miroslau Milovic - 2009 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 14 (1):103-121.
Soberania e Justiça em Rousseau.Thomaz Kawauche - 2013 - Trans/Form/Ação 36 (1):25-36.
Filosofia política e experimentalismo democrático: alternativa para realizar a justiça.Carlos Savio Teixeira - 2014 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 13 (1):204-222.

Analytics

Added to PP
2016-05-14

Downloads
34 (#443,903)

6 months
2 (#1,136,865)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references