Results for 'operadores de força'

961 found
Order:
  1.  28
    A primazia das relações sobre as essências: as forças como entidades matemáticas nos Principia de Newton.Eduardo Salles de Oliveira Barra - 2010 - Scientiae Studia 8 (4):547-569.
  2.  10
    Perspectivas de uma fundamentação pragmático-lingüística.Vânia Dutra de Azeredo - 2006 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 51 (1).
    Este artigo analisa a distinção entre dois tipos de fundamentação, a lógico-semântica e a pragmático-lingüística, a partir da perspectiva habermasiana. Esta última apresenta, para a justificação das normas morais, uma ética do discurso. Operando ainda em outro registro, procura-se mostrar que o esquema habermasiano, inicialmente voltado para a moral, pode aplicar-se à política, quando as proposições políticas são tratadas de modo análogo às morais. Nesse caso, utilizam-se os conceitos habermasianos como operadores. PALAVRAS-CHAVE – Ética. Política. Atos de fala. Atitude (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  56
    A ordem do discurso e a violência simbólica nos pcn e nas ocn: em questão a (id) entidade do professor de português construída sob a força de lei.Alex Pereira De Araújo - 2011 - Dissertation, Universidade Estadual de Santa Cruz
    Entendendo a identidade como construção ideológica, esta pesquisa busca refletir sobre a identidade dos professores de língua portuguesa construída nos Parâmetros Curriculares Nacionais e nas Orientações Curriculares Nacionais para o ensino de língua portuguesa, os quais impõem uma nova postura teórica e prática a estes profissionais. Dito de outra forma, pretende-se apresentar e discutir os resultados de uma análise discursiva das representações da (s) identidade (s) e competências atribuídas aos professores, enfatizando as representações sociais da profissão do professor na sociedade (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  4.  12
    Duas leituras de Hegel: Duas propostas de ontologia.Manfredo Araújo De Oliveira - 1995 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 40 (160):741-758.
    H. G. Gadamer faz uma leitura do sistemade Hegel a partir de uma crítica externaque, diagnosticando corretamente a perda da dimensãoda contingência e da historicidade no sistemahegeliano, constrói uma ontologia específicana qual se enraíza, então, a hermenêutica. C. Cirne-Lima faz uma crítica interna ao sistema de Hegel,reformulando-o, todo ele, de ponta a ponta,sob o primado de um operador modal deôntico, odever-ser. Com isso pretende repor a contingênciae a historicidade dentro do método e da lógica dosistema. Disso resulta um projeto de (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  11
    Geopoética.Clarissa Moreira de Macedo - 2021 - Perspectivas 5 (2):3-19.
    A política da morte tem atravessado o mundo contemporâneo de forma cada vez mais agressiva. Como enfrentamento, a produção de arte e conhecimento tem resistido das maneiras que lhe são viáveis. A geopoética (WHITE, 2016) – uma poética da terra – pode ser considerada, nesse e noutros contextos, uma ferramenta teórico-crítica para reavaliar a posição humana perante o planeta, ante si enquanto espécie e diante da alteridade. Assim, aproveitando o conceito referido, abordarei textos literários ao mesmo tempo em que discutirei (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  4
    Projeto filosofia na Escola.Gabriela Freitas de Almeida - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 4.
    A relação entre filosofia e educação torna-se confusa se nos apoiarmos na idéia de que são opostas e, muitas vezes, incompatíveis, já que a educação pode ser vista, entre outros, como transmissão, e a filosofia nos força ao questionamento. O professor, não unicamente o de filosofia, se encontra nesse fogo cruzado, carregando consigo necessidades, dúvidas e medos, que são esboçados aqui, como um começo de conversa.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  40
    Uma solução aristotélica para o paradoxo do mentiroso em Metafísica IV, 8.Nazareno Eduardo de Almeida - 2013 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 58 (3):429-466.
    É comumente aceito, atualmente, que Aristóteles não teria enfrentado ou tentado seriamente resolver o famoso paradoxo do mentiroso, embora ele tenha sido formulado por Eubúlides de Mileto, membro da escola megárica e rival filosófico de Aristóteles. No máximo, assim reza a visão tradicional, ele parece apenas fazer uma menção desse paradoxo nas Refutações sofísticas, Capítulo 25, talvez esboçando a sua solução. O meu intento, no presente artigo, é desafiar essa opinião geral mostrando que o Estagirita fornece uma explicação implícita para (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  7
    Anarqueologia como operador metodológico e éthos filosófico em Michel Foucault.Clayton Cesar de Oliveira Borges - 2022 - Aufklärung 9 (3):51-60.
    A questão relacionada ao método, na obra de Michel Foucault, é uma problemática na qual alguns pesquisadores têm se debruçado, tendo em vista a diversidade dos caminhos de pesquisa trilhados ao longo de sua produção intelectual. Nesse sentido, o presente estudo, através de uma discussão teórica, pretende colocar em pauta o conceito de anarqueologia, desenvolvido pelo filósofo francês no curso Do governo dos vivos, de 1980. A hipótese que se pretende desdobrar é a de que o conceito em voga se (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  9
    A díade virtù-fortuna na fundação e manutenção da ordem em Niccolò Machiavelli.Jean Felipe De Assis - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (2):309-331.
    O par Fortuna-Virtù é discutido nas diversas análises críticas do pensamento de Machiavelli e, embora tais termos possuam origens e tradições bem determinadas ao longo do pensamento latino, principalmente específicas considerações antigas e medievais em algumas recepções durante o humanismo cívico, suas características elusivas ao longo das argumentações de Machiavelli são mantidas, possibilitando inúmeros debates acadêmicos. Diante da ambivalência e da ambiguidade da ideia de Virtù perante relevantes e variadas tradições, contínuas buscas por clarificação são feitas ao longo do corpus (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  4
    Religião, espiritualidade e saúde: um olhar da logoterapia.Thiago Antonio Avellar de Aquino - 2021 - Horizonte:1041.
    O objetivo do presente artigo é apontar a perspectiva da Logoterapia de Viktor Frankl acerca da religiosidade e da espiritualidade e suas expressões no contexto da saúde. Para tanto, realizou-se uma revisão da literatura das principais obras do autor. Abordam-se os conceitos de sentido na obra de Frankl assim como os de saúde, religião, religiosidade e espiritualidade. Por fim, ilustram-se algumas casuísticas que retratam a expressão da religiosidade como dimensão saudável do espírito humano em diferentes aspectos existenciais. Conclui-se que, de (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  19
    Hylomorphism and substantial gradualism.Gabriele De Anna - 2015 - Revista Portuguesa de Filosofia 71 (4):855-872.
    Resumo Recentemente o Hilemorfismo – a visão tradicional, segundo a qual, as substâncias são constituídas pela combinação de forma e matéria – tem sido alvo de renovado interesse. Este artigo centra-se na substância material e sugere que, neste caso, a constituição hilemórfica exige uma noção de forma que deve ser alargada ao conceito de energia, ou ao exercício de uma força. Neste artigo também se defende o gradualismo substancial: se a forma for assim entendida, a substancialidade possui graus, ou (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  6
    Palavras e Ruínas.Ludymylla Maria Gomes de Lucena - 2019 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 1 (2):72.
    Esse artigo tem como objetivo refletir, primeiramente, sobre algumas das principais “dificuldades” que o sobrevivente de um evento traumático enfrenta em sua tentativa de representar o passado através do testemunho. Num segundo momento, a literatura e o cinema com teor testemunhal surgem como valiosos documentos históricos na luta contra o esquecimento - a partir do momento que conseguem dar voz aos “sem-nome”, aos “esquecidos” pela história oficial e pelas grandes narrativas do século XX. Livros como É isto um homem? e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  10
    A natureza evolutiva das emoções sociais básicas: uma investigação do orgulho e da vergonha.Matheus De Mesquita Silveira - 2019 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 64 (3):e33986.
    O presente artigo tem como objetivo estabelecer o papel que a constituição biológica de mamíferos e as construções culturais têm na expressão de emoções sociais básicas. A relevância social das emoções será investigada a partir da discussão entre o evolucionismo e o construtivismo, com enfoque no papel dos movimentos expressivos na sua comunicação em diferentes espécies de animais e culturas humanas. O estudo relativo às expressões emocionais será realizado mediante a apresentação dos princípios gerais das emoções desenvolvidos por Darwin em (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  10
    Currículo nacional.Maria Antonieta Albuquerque de Oliveira - 2008 - Educação E Filosofia 11 (21/22):25-38.
    Resumo: O texto tem como objetivo apontar alguns elementos para uma reflexão crítica sobre a mudança curricular, no sentido da emergência de um currículo nacional. Em tempos de reorganização das forças conservadoras, a quem e a que serve a reformulação curricular levada a efeito sob a égide da necessidade da melhoria qualitativa da escola? Palavras-chave: educação; mudança curricular; currículo nacional.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15. A tensão modernidade/pós-modernidade como força propulsora das simbioses contemporâneas e o cotidiano escolar.Maria Lucia de Amorim Soares & Leandro Petarnella - 2010 - Conjectura: Filosofia E Educação 15 (2).
    Este trabalho tem como objetivo trazer para o pensar as implicações das novas tecnologias na mutação social e no cotidiano escolar. Para tanto, busca na mitologia, especificamente nos mitos de Prometeu e Apolo - como representação da modernidade em Fausto e Dionísio - como representação da pós-modernidade e no mito de Pandora representando o cotidiano da escola, desvelar a tensão existente no cotidiano escolar, diante da mutação contemporânea oriunda das novas tecnologias. Conclui que a condição atual renova desafios para o (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  37
    A força das coisas: "etapas do desenvolvimento histórico" - notas de pesquisa.Reginaldo Carmello Corrêa de Moraes - 1982 - Trans/Form/Ação 5:43-53.
    This text slightly modified, became the first chapter of our M.A. thesis - The Tropical Phoenix: a critical note about dualism and the theory of dependency, presented to the "Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas" of the University of São Paulo. The main themes of this thesis are: I - "Philosophy of History", Marxism and "objectivity"; II - Brazilian social thinking: the theories of/about development and the apologetic Marxism: 1.º Werner Baer: conservative "objectivity" against the reformist "passions"; 2.º Carlos (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  9
    A Amazônia judaica de Moacyr Scliar: a palavra alheia como afirmação da não-coincidência do outro em si.João Carlos de Carvalho - forthcoming - Bakhtiniana.
    RESUMO A partir de dois romances de Moacyr Scliar, Cenas da vida minúscula e A Majestade do Xingu, podemos propor um percurso de risco e reconhecimento da palavra alheia em permanente trânsito, para uma suposta afirmação do imaginário judaico tendo a região amazônica como cenário do percurso de enredos altamente inventivos do autor gaúcho. Em ambos os romances, há vozes orquestradoras e poderosas capazes de produzir linhas sinuosas de escavações dialógicas e que se remetem a produzir várias possibilidades de afirmação (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  5
    Mensaje urgente. Tulio Restrepo y la poesía visual como práctica política.Silvio De Gracia - 2023 - Co-herencia 20 (39):316-329.
    En el presente conjunto de poemas, provenientes del libro titulado Vispoiesis, Pliegos de la visión n° 96 (2019), Restrepo se presenta como un operador visual que conjuga acabadamente la vocación experimental y conceptual. Encabalgado sobre preocupaciones políticas diversas, con cada una de sus piezas consigue persuadirnos de que es posible la práctica de una poesía visual que se imbrique profundamente con el contexto y que se arriesgue en un posicionamiento crítico, algo que se impone casi como una urgencia en una (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  4
    O papel do jogo estético do devaneio no “Argumento negligenciado para a realidade de Deus” de Charles S. Peirce.Rodrigo Vieira de Almeida - 2018 - Cognitio 18 (2):173.
    O presente artigo pretende tecer algumas breves considerações acerca de um importante e heurístico tema da filosofia arquitetônica de Charles Sanders Peirce, a saber, o papel exercido pelo conceito de jogo estético do devaneio no surgimento e estabelecimento de uma crença pragmática na hipótese da realidade de Deus. Seguindo, dentro do limite de espaço disponível, a exposição das etapas do chamado argumento negligenciado para a realidade de Deus, desenvolvido por Peirce em texto homônimo, mostrar-se-á como o conceito de jogo estético (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  5
    Filosofía Intercultural y Nuestra Améfrica Profunda.Magali Mendes de Menezes - 2022 - Cuestiones de Filosofía 8 (31):133-148.
    O presente texto pretende refletir sobre a interculturalidade e sua necesidade histórica, através de dois autores centrais, Raúl Fornet-Betancourt e LéliaGonzalez. O conhecimento dos porvos indígenas e negros foi apagado e nem sequer reconhecido como conhecimento filosófico. Qusndo se reconhece a filosofia amerindia, se faz em comparação com a filosofia ocidental e com tudo que esta produziu. Neste sentido, la Filosofia Intercultural coloca o desafio de repensar la filosofia desde outras experiências de pensamento. O epistemicidio expõe o racismo em que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  22
    Origens feudais do liberalismo.João Quartim de Moraes - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (Especial):51-68.
    A conjunção, na Inglaterra medieval, de uma monarquia precocemente centralizada e de um Parlamento feudal deu origem ao protótipo institucional de um contrapeso à centralização do poder monárquico, portanto ao princípio da limitação recíproca dos poderes que constitui uma precondição histórica do liberalismo inglês. O senso comum liberal considera que as instituições de tipo parlamentar tendem a garantir as liberdades e o poder central a ameaçá-las. A Polônia mostrou que pode também ocorrer o contrário. A força combinada dos grandes (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  4
    Nietzsche e a Fidelidade À Terra: A Arte Como Valoração.Eduardo Marcos Silva De Oliveira - 2019 - Prometeus: Filosofia em Revista 11 (30).
    Pretendemos com este artigo apresentar a arte na filosofia nietzschiana como detentora de afirmação da vida e fidelidade à Terra. Igualmente, descrever como sua manifestação proporciona ao homem novos significados da vida, em razão do seu caráter de criação e valoração proveniente da vontade de poder que o filósofo esquematiza como um valor superior aos valores predeterminados. Como um dos pilares de sua filosofia, Nietzsche ao apresentar a doutrina do eterno retorno como uma opção de formação de caráter, e não (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  20
    O final cut de Hume contra o argumento do desígnio/Hume’s final cut against the argument of design.Marília Côrtes de Ferraz - 2013 - Natureza Humana 15 (1).
    Com base na crítica que Hume faz ao argumento do desígnio, especialmente nas partes 10 e 11 dos Diálogos sobre a Religião Natural, meu objetivo neste artigo é, a partir de uma análise da relação entre a existência do mal no mundo e a suposta existência de uma divindade possuidora dos atributos tradicionais do teísmo, defender a tese segundo a qual o tratamento que Hume dá ao problema do mal corresponde, digamos assim, à cartada final – o último e decisivo (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. Por que a responsabilidade?-Why responsibility?André Brayner de Farias - 2012 - Conjectura: Filosofia E Educação 17 (1).
    Responder à questão da responsabilidade para além da sua dimensão jurídica é o objetivo do presente trabalho. Para desenvolver o tema, o autor se utiliza de dois filósofos contemporâneos: Levinas e Jacques Derrida. Primeiramente, o conceito de responsabilidade é examinado a partir do sentido ético que a filosofia da alteridade de Levinas lhe atribui. Em seguida, a questão da responsabilidade é problematizada a partir da filosofia de Derrida, tendo como foco a crítica do direito e a teoria da decisão, conforme (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  23
    Perspectivas de uma fundamentação pragmático-lingüística.Vânia Dutra de Azeredo - 2006 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 51 (1):112-120.
    Este artigo analisa a distinção entre dois tipos de fundamentação, a lógico-semântica e a pragmático-lingüística, a partir da perspectiva habermasiana. Esta última apresenta, para a justificação das normas morais, uma ética do discurso. Operando ainda em outro registro, procura-se mostrar que o esquema habermasiano, inicialmente voltado para a moral, pode aplicar-se à política, quando as proposições políticas são tratadas de modo análogo às morais. Nesse caso, utilizam-se os conceitos habermasianos como operadores. PALAVRAS-CHAVE – Ética. Política. Atos de fala. Atitude (...)
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26. Relativismo y operadores.Dan López de Sa - 2010 - Teorema: International Journal of Philosophy 29 (1):81-94.
    Critical notica (in Spanish) of *Relativism and Monadic Truth* (OUP 2009), by Cappelen and Hawthorne.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  27
    Nossas Verdades, Nossas Criações.Fernanda Machado de Bulhões - 1998 - Princípios 5 (6):89-93.
    Este breve ensaio tem como objetivo apresentar, em linhas gerais, alguns aspectos da critica de Nietzsche à nocáo de verdade. Partindo do principio de que a raz áo n áo é uma fiel representaç áo do estatuto ontologico, ja que o pensamento racional é uma instancia que nasce das relaç áo es de forcas instintivas, para Nietzsche a racionalidade n áo descobre a verdade, ela inventa uma: a sua verdade. Assim sendo, por mais que ofereca demonstraçoes logicas, a raz áo (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  11
    Próteses Na Cultura Do Período Entreguerras: Uma Investigação Sobre as Origens Do Debate Filosófico Sobre "Aprimoramento Humano".Marcelo de Araujo - 2017 - Prometeus: Filosofia em Revista 10 (23).
    No debate filosófico contemporâneo denomina-se “aprimoramento humano” a tentativa de se elevar nosso rendimento, no exercício de certas capacidades físicas ou cognitivas, a um patamar superior àquele considerado normal. O “aprimoramento humano” suscita uma série de questões éticas acerca das implicações sociais decorrentes do uso de tecnologias, não para se tratar uma doença ou restabelecer capacidades físicas perdidas em acidentes, mas para ampliar as capacidades físicas ou cognitivas de uma pessoa saudável. O objetivo deste artigo é mostrar que esse debate (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  7
    O poder tecnológico no mundo atual: implicações e desafios socioambientais.Francisco de Aquino Júnior - forthcoming - Horizonte:703.
    Se a técnica sempre foi um elemento fundamental na vida humana, ela se tornou no mundo moderno-contemporâneo o elemento determinante de nossa vida em todas as suas dimensões, isto é, tornou-se a esfera a partir da qual e em função da qual tudo, do macro ao micro, é pensado e regulado. É isso que o papa Bento XVI chama “horizonte cultural tecnocrático” e o papa Francisco chama “paradigma tecnocrático”. O texto faz uma reflexão filosófico-teológica do poder tecnológico no mundo atual (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  23
    A imaginação na teoria da alma de Christian Wolff.Juliano Bonamigo Ferreira de Souza - 2020 - Doispontos 17 (1).
    Este artigo analisa a especificidade da imaginação enquanto faculdade da alma na obra do metafísico Christain Wolff. Limitaremos nosso recorte às obras Metafísica alemã, Discurso preliminar sobre a filosofia em geral, Psychologia empirica e Psychologia rationalis. Orimeiramente investigamos o lugar de ambas as Psicologiæ no interior do sistema de Wolff, ressaltando a centralidade do estudo da alma [Seele]. Num segundo momento, analisamos as principais características da alma e sua vis repræsentativa como operador da relação entre a sensibilidade e as faculdades (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  9
    The Jewish Amazon by Moacyr Scliar: The Word of the Other as Affirmation of the Noncoincidence of the Other in Oneself.João Carlos de Carvalho - 2023 - Bakhtiniana 18 (2):226-247.
    RESUMO A partir de dois romances de Moacyr Scliar, Cenas da vida minúscula e A Majestade do Xingu, podemos propor um percurso de risco e reconhecimento da palavra alheia em permanente trânsito, para uma suposta afirmação do imaginário judaico tendo a região amazônica como cenário do percurso de enredos altamente inventivos do autor gaúcho. Em ambos os romances, há vozes orquestradoras e poderosas capazes de produzir linhas sinuosas de escavações dialógicas e que se remetem a produzir várias possibilidades de afirmação (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32. Contorno e limites do conceito do social em Axel Honneth.Luiz Philipe de Caux - 2015 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 3 (1):28-48.
    Em particular em seus textos anteriores a Luta por reconhecimento, Axel Honneth se vale com frequência do adjetivo substantivado "o social", sem jamais explicitar diretamente o significado que lhe atribui. Todavia, este conceito, sempre pressuposto, tanto está na base de sua conhecida crítica do déficit sociológico da tradição crítica frankfurtiana quanto orienta clandestinamente todo o desenvolvimento de sua obra até o modelo maduro da reconstrução normativa. Trata-se, aqui, de um esforço de torná-lo explícito enquanto compromisso social-ontológico assumido pela teoria crítica (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33. Didática e suas forças vertiginosas.Sônia Regina da Luz de Matos - 2009 - Conjectura: Filosofia E Educação 14 (1).
    Resumo: Vivendo os momentos contemporâneos da sociedade, da ciência,da tecnologia, da virtualidade e do quadro de giz; me ponho como uma sintomatologista desses tempos. Para isso, eventualmente, me desnudo do ser professora, para, assim, poder olhar o que não vejo quando estou nas vestes dessa identidade. Os sintomas fazem com que escreva e trace muitas linhas para transitar nesse cosmo da “didática no currículo”. Algumas dessas linhas são lisas, sinuosas, umas ainda não ditas, outras ainda têm que ser esfaceladas, porém (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  8
    Próteses na cultura do período entreguerras: Uma investigação sobre as origens do debate filosófico sobre "Aprimoramento Humano".Marcelo de Araújo - 2017 - Prometeus: Filosofia em Revista 10 (23).
    No debate filosófico contemporâneo denomina-se “aprimoramento humano” a tentativa de se elevar nosso rendimento, no exercício de certas capacidades físicas ou cognitivas, a um patamar superior àquele considerado normal. O “aprimoramento humano” suscita uma série de questões éticas acerca das implicações sociais decorrentes do uso de tecnologias, não para se tratar uma doença ou restabelecer capacidades físicas perdidas em acidentes, mas para ampliar as capacidades físicas ou cognitivas de uma pessoa saudável. O objetivo deste artigo é mostrar que esse debate (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35. Segunda natureza e justiça em Blaise Pascal.João Emiliano Fortaleza de Aquino - 2007 - Princípios 14 (22):145-165.
    O presente artigo pretende mostrar que o conceito de segunda natureza ocupa um lugar central no pensamento de Blaise Pascal, sendo o fundamento das suas reflexões políticas, dentre as quais emergem aquelas em torno do conceito de justiça. Para tanto, mostra como o conceito de segunda natureza, embora tenha sua origem em categorias teológicas, situa-se já no plano metafísico, de onde se impõe como fundamento da existência histórico-temporal do homem. Deste modo, o conceito de segunda natureza possibilita a Pascal pensar (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36. Ciência inspirada E inspiração científica: Platão Pensa a poesia no íon.Tatiana Maria Gandelman de Freitas - 2011 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (22):89-94.
    O presente artigo pretende uma reflexão acerca da relação entre filosofia platônica e poesia no século V a.C.. Mesmo que Platão tenha como objetivo banir as manifestações poéticas da pólis utópica, cuja teoria descreve magistralmente na República, o filósofo ateniense sabe da força que este tipo de representação ainda possui na formação do homem grego. No diálogo Íon, objeto deste estudo, percebemos a tentativa estratégica de Platão de desqualificar a poesia em nome do conhecimento. Para o cidadão ateniense de (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37. Por que a responsabilidade? - Why responsibility?André Brayner de Farias - 2012 - Conjectura: Filosofia E Educação 17 (1):187-198.
    Responder à questão da responsabilidade para além da sua dimensão jurídica é o objetivo do presente trabalho. Para desenvolver o tema, o autor se utiliza de dois filósofos contemporâneos: Levinas e Jacques Derrida. Primeiramente, o conceito de responsabilidade é examinado a partir do sentido ético que a filosofia da alteridade de Levinas lhe atribui. Em seguida, a questão da responsabilidade é problematizada a partir da filosofia de Derrida, tendo como foco a crítica do direito e a teoria da decisão, conforme (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  19
    Sobre o ceticismo acadêmico de Huet, Foucher e Hume.Flávio Miguel De Oliveira Zimmermann - 2008 - Cadernos Espinosanos 18:71.
    Richard Popkin, no capítulo VII de sua “História do ceticismo de Erasmo a Spinoza”, apresenta uma tendência predominante na filosofia moderna de rejeitar o ceticismo pirrônico, por ser demasiado destrutivo, e o dogmatismo extremo, por ser questionável. A solução para esses partidários foi a de adotar um ceticismo que Popkin denomina mitigado ou construtivo, isto é, uma teoria que reconheça a impossibilidade de alcançarmos as verdades absolutas acerca da natureza e realidade, mas que admita a possibilidade de um certo conhecimento, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  13
    Quem somos nós? A identidade do professor nos PCN e nas orientações Curriculares sob a perspectiva discursivo-desconstruitiva.Alex Pereira De Araújo - 2019 - S/L: Exu Edições Virtuais.
    Esta obra apresenta uma reflexão sobre a identidade dos professores de língua portuguesa construída nos Parâmetros Curriculares Nacionais e nas Orientações Curriculares Nacionais para o ensino de Língua Portuguesa. Este estudo foi motivado, porque em tais documentos curriculares há uma imposição de uma nova postura teórico-prática que acaba forjando uma nova identidade a tais profissionais. O autor utilizou a abordagem discursivo-desconstrutiva apresentada por Coracini em reflexões que tratam da mesma temática. A obra gira em torno da questão kantiana “quem somos (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  40. A teoria da vontade de poder enquanto princípio da existência.Eder David de Freitas Melo - 2013 - Revista Inquietude 4 (2):143-159.
    Não apenas uma vez Nietzsche escreve que o mundo, junto com tudo que nele há, é tão somente vontade de poder. Por meio dessa teoria ele pensa os diversos níveis da existência, indo desde elementos ínfimos e simples até estruturas complexas, com elevado grau de refinamento. Tudo não passa, segundo esse filósofo, do desenrolar de forças em jogo agonístico por um algo a mais de poder. Neste artigo nós analisamos alguns aspectos da teoria da vontade de poder para mostrar como (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  21
    O Cândido de Voltaire: militância e melancolia.Maria das Graças de Souza - 2012 - Doispontos 9 (3).
    Trata-se aqui de interpretar algumas passagens do Cândido no quadro das linhas de força do iluminismo francês, que dizem respeito ao modo de conceber a atividade do filósofo, orientado pela oposição entre as figuras do "filósofo de gabinete" e o "filósofo mundano." Do meu ponto de vista, esta oposição não encerra tão somente uma tomada de posição sobre a natureza da ação do filósofo, mas diz respeito mesmo a uma concepção do que é a "boa filosofia." Ao mesmo tempo, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  12
    Nietzsche e a arte.Adriany Ferreira de Mendonça - 2022 - Revista de Filosofia Aurora 34 (62).
    O objetivo deste artigo é discutir a maneira como Nietzsche coloca a questão do niilismo em seus textos preparados para publicação, sobretudo em alguns daqueles que se concentram entre 1886 e 1888. Neste momento mais tardio de sua obra, o autor formula suas hipóteses genealógicas acerca dos valores morais, e evidencia o vínculo existente entre a moralidade de origem socrático-platônica e os valores cristãos que marcam fortemente a cultura ocidental. A modernidade, ao atualizar e oferecer novas roupagens às formas de (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43. Pedagogas/profesoras E seus movimentos de professoralizaçâo com a matemática.Jussara Almeida Midlej Silva & Isabela Benevides de Melo - 2015 - Saberes Em Perspectiva 5 (12):27-33.
    Este texto apresenta uma investigação/formação em estágio inicial de recolha de informações, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Vincula-se à seguinte questão: Como as experiências vividas com a Matemática, nos percursos de formação, se expressam na professoralidade de pedagogos/professores? Tem como objetivos analisar experiências e percursos de formação de pedagogos/professores e as possibilidades destas terem resvalado para os modos de composição da professoralidade; compreender como se evidenciam, na professoralidade de pedagogos/professores, em denominados (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  14
    Ética e Estética, problemas de fronteiras: O diálogo entre a filosofia e a literatura/Ethics and Aesthetics, boundary problems: dialogue between philosophy and literature.Luizir de Oliveira - 2014 - Pensando: Revista de Filosofia 5 (9):124-145.
    A proposta deste texto é oferecer alguns aportes acerca da investigação dos problemas ético-estéticos por meio de uma análise teórico-conceitual que privilegia as interseções entre a Filosofia e a Literatura. O objetivo central é o de trabalhar a partir de autores filiados ao movimento romântico-idealista alemão destacando, em suas produções, a presença, direta ou inspirada, dos filósofos antigos, especialmente aqueles filiados à corrente estoica. Isto nos permite ampliar a discussão acerca das valorações morais por meio do resgate do conceito de (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  2
    Dimonis íntims.Xavier Rubert de Ventós - 2012 - Barcelona: Edicions 62.
    «Jo només escric», diu l'autor, «quan les sensacions o idees se'm fan dimonis íntims que intento foragitar amb la literatura. Però no resulta fàcil sentir ni pensar amb naturalitat i seguretat, superar els propis vertígens i censures, deixar avançar la ment amb la confi ança que trobarà el que busca, la mateixa confiança amb què el rei s'asseu sense mirar enrere, segur que trobarà la cadira que algú li haurà acostat.Un entorn raonablement sensual i fins i tot una relativa gimnàstica (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  13
    Processo de trabalho e relev'ncia futura da crítica ao capitalismo.Benedito Rodrigues de Moraes Neto - 2019 - Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas 24 (2):17.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47. Globalização, comunicação e democracia: dos conglomerados ao ativismo de mídia.Daniel Martins de Lima Silva - 2008 - Logos: Comuniação e Univerisdade 15 (1):124-131.
    No século XXI, a produção e o consumo de informação acompanharam o ritmo da globalização e hoje, sem muito esforço, podemos saber do que aconteceu a poucos minutos em qualquer parte do planeta. Percebemos, no entanto, que a produção dessa informação, bem como sua circulação, não acontece de forma livre e democrática. Há várias forças em jogo que fazem da comunicação uma ferramenta de manipulação social.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  23
    O cinema em busca da inspiração revolucionária: uma análise de Sandino , de Miguel Littín.Alexsandro De Sousa E. Silva - 2017 - Diálogos (Maringa) 21 (1):116.
    O artigo analisa o filme Sandino, o último dirigido pelo chileno Miguel Littín no exílio. A narrativa fílmica tenta fazer uma monumentalização do líder revolucionário Augusto César Sandino. No enredo, o protagonista organiza a resistência armada contra os militares norte-americanos em território nicaraguense; porém, com a saída das tropas estrangeiras, o líder foi assassinado a mando de Anastasio Somoza García. Pretendemos analisar o filme de Miguel Littín e verificar de que maneira o enredo está dialogando com um duplo contexto: a (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  10
    O cinema em busca da inspiração revolucionária: uma análise de Sandino (1990), de Miguel Littín.Alexsandro De Sousa E. Silva - 2017 - Dialogos 21 (1):116.
    O artigo analisa o filme Sandino, o último dirigido pelo chileno Miguel Littín no exílio. A narrativa fílmica tenta fazer uma monumentalização do líder revolucionário Augusto César Sandino. No enredo, o protagonista organiza a resistência armada contra os militares norte-americanos em território nicaraguense; porém, com a saída das tropas estrangeiras, o líder foi assassinado a mando de Anastasio Somoza García. Pretendemos analisar o filme de Miguel Littín e verificar de que maneira o enredo está dialogando com um duplo contexto: a (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  44
    Religiosidade e saúde mental: evolução da depressão em pacientes segundo o nível de envolvimento religioso.Lauro Eustáquio Guirlanda de Moura - 2017 - Horizonte 15 (47):1081-1083.
    A presente dissertação tem como objetivo principal estudar as relações entre a depressão moderada a grave e a religiosidade nos sujeitos da contemporaneidade. Para isso, foram entrevistados e colhidos dados de onze pacientes através de instrumentos padronizados e validados de pesquisa. O nível de depressão também foi medido 60 a 90 dias depois, para se fazer correlações com o nível de melhora da depressão e o nível de religiosidade intrínseca. Os resultados mostraram que maior nível de envolvimento religioso medido pela (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 961