Results for 'incerteza'

51 found
Order:
  1.  4
    Incerteza qu'ntica e dilaceramento do espírito: reflexões hegelianas sobre a ciência contempor'nea.Sinésio Ferraz Bueno - 2022 - Griot : Revista de Filosofia 22 (1):186-202.
    Since the formulation of the uncertainty principle, research in quantum physics has raised a philosophical dilemma basically centered on the opposition between “realists”, favoring the assumptions of strong objectivity, and “idealists”, leaning on the foundations of weak objectivity. The central hypothesis of this article is that this dualism, as well as the classic problem of the solipsism of consciousness, can be properly understood as a stage in the development of the self-consciousness of the spirit, in the conceptual molds of Hegel's (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. Incerteza e descrença.Luiz Alberto Oliveira - 2010 - In Adauto Novaes (ed.), Mutações: a invenção das crenças. São Paulo, SP: Edições SESC SP.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. Risco, incerteza e escatologia: reflexões sobre o experimentum mundi tecnológico em curso (I).Hermínio Martins - 1997 - Episteme 1:99-121.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. Das incertezas da guerra à visao profética da paz na obra do Padre António Vieira.A. P. De Castro - 2006 - Humanitas 58:449-458.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. ¿ Incerteza del tiempo? Tiempo de la física y tiempo de la historia. Esbozo preparatorio para una teología del cuerpo.A. Perez de Laborda - 1998 - Thémata: Revista de Filosofía 19:117-151.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  42
    Sobre a incerteza.Ivo Assad Ibri - 2000 - Trans/Form/Ação 23 (1):97-104.
    Este artigo expõe elementos da doutrina epistemológica de Charles S. Peirce (1839-1914), denominada Falibilismo. Procura-se evidenciar como tal doutrina se desenvolve do interior de teorias metafísicas do autor, a exemplo de seu Evolucionismo e da estrutura categorial da Realidade, formando um dueto com sua concepção ontológica de Acaso. Em verdade, o Falibilismo configurar-se-á como a doutrina que é conseqüência do indeterminismo de dupla face de Peirce, a saber, simultaneamente ontológico e epistemológico.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  7.  4
    A pedagogia da incerteza e outros estudos.Hilton Japiassu - 1983 - Rio de Janeiro: Imago Editora.
  8.  16
    O Normal e o Patológico: Compreensāo, incerteza, razoabilidade.José Manual Pereira de Alemeida - 2010 - Revista Portuguesa de Filosofia 66 (1):63-69.
    Partindo do conto «O alienista » de Machado de Assis, procuro tecer algumas consideraçāes sobre o 'normal' e o 'patológico' com refêrncia a Georges Canguilhem e à sua obra O normal e o patológico: ao procurar compreender o modo como a medicina estabelece o conceito de 'normal' e, em oposiçãāo, o de 'patológico', o seu pensamento foi influenciando um leque alargado de saberes que vāo desde a compreensāo da individualidade e a valonzaçāo da normatividade até ao conjunto das questōes relativas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  36
    Modernidade e crise ambiental: das incertezas dos riscos à responsabilidade ética.Silvia Maria Santos Matos & Antônio Carlos dos Santos - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (2):197-216.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  31
    Identidade ética na era da incerteza e da biotecnologia.Antonio Sidekum - 2012 - Utopía y Praxis Latinoamericana 17 (59):107-114.
    El presente artículo plantea algunas consideraciones antropológicas sobre la biotecnología y su caracterización en esta era de incertidumbres. Se introduce el concepto de “ética de la emergencia” de Arturo Roig en un esfuerzo por avanzar en el análisis de la tecnobiología.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  16
    Ciência psicológica: objetividade ou exorcismo da incerteza; Psychological science: objectivity or exorcism of uncertainty.Mauro de Oliveira Magalhães - 2000 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 11:83-87.
  12.  20
    Deveres intergeracionais: como defini-los a partir da filosofia?1.Geraldo Alves Teixeira Júnior & Marijane Vieira Lisboa - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (1):31-60.
    Resumo: Conhecer os deveres que temos em relação às gerações futuras é cada vez mais urgente, diante da degradação individual, social e ambiental que a humanidade enfrenta. O presente artigo pretende mostrar, de início, a complexidade filosófica dessa questão, indicando que, nos enunciados sobre o assunto, há três pressuposições filosoficamente problemáticas: 1) haverá gerações futuras; 2) nossas ações são contingentes; e 3) somos responsáveis por nossos impactos sobre as próximas gerações. Discutimos essas suposições, por meio das questões sobre a eternidade (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  47
    A filosofia da existência de Roger Garaudy.José Mauricio de Carvalho - 2005 - Cultura:301-314.
    Roger Garaudy é um filósofo francês que muda de uma posição inicialmente marxista para outra existencialista. A sua aproximação com o existencialismo se dá na década de 70 quando o pensador foi expulso do Partido Comunista Francês por discordar dos rumos do marxismo de então. Ao mesmo tempo ele descobre no existencialismo a chave teórica que justifica sua preocupação humanista. Da fase marxista, o filósofo preserva os elementos éticos e as preo­cupações sociais que ele transfere para sua filosofia existencial. Garaudy (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. Cinema e o Sonho Implicado: Uma leitura Deleuziana.Susana Viegas - 2022 - Rebeca, Revista Brasileira de Estudos de Cinema E Audiovisual 11 (21):203-219.
    Os estudos deleuzianos sobre o cinema destacam a importância dos dois regimes semióticos (imagem-movimento e imagem-tempo) para a compreensão da nossa relação estética e epistemológica com as imagens em movimento. Pelo contrário, este artigo procura destacar os momentos de crise entre os dois regimes assinalando o carácter genérico de incerteza e ambiguidade da natureza das imagens mentais: enfraquecido o esquema sensório-motor que domina na montagem cinematográfica, as personagens, incapazes de agir, podem imaginar, desejar, sonhar, alucinar, e lembrar. Surgem novos (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  16
    Conversas com Foucault e Coutinho. Ensaiar modos de vida impuros com a escrita na universidade.Teresa Paula Nico Rego Gonçalves & Thiago Ranniery - 2023 - Dois Pontos 19 (3).
    A partir da experiência de coordenação de um programa de oficinas de escrita acadêmica, este texto explora uma maneira de conceituar as reverberações da impureza na escrita acadêmica a partir da transformação da paisagem política no ensino superior na última década do Brasil. Ao entrelaçar entrevistas de Michel Foucault com o documentário Jogo de Cena de Eduardo Coutinho, procura-se investigar os contornos da experiência da escrita acadêmica a partir do encantamento das palavras introduzido pelo gênero ensaio, que introduz os efeitos (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  20
    Nova Era: uma manifestação de fé da contemporaneidade.Fabiano Fernandes Serrano Birchal - 2006 - Horizonte 5 (9):97-105.
    O homem contemporâneo vive um mundo de incertezas, onde muitos dos antigos paradigmas que o senso comum considerava como absolutos se desmoronam com incrível velocidade. Esta volatilidade de sentidos é observada com ampla nitidez na busca do sagrado: as religiões tradicionais são deixadas de lado ou misturadas a práticas esotéricas, místicas e ocultas, tentativa humana de explorar o mundo através de um enfoque holístico, que reimprima na vida a magia outrora perdida. Neste contexto de construção de uma nova realidade, a (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. BENSAUDE-VINCENT, Bernadette. Pensar o após: Ciências, poder e opiniões no pós-covid-19.Juliana Domingues de Campos - 2022 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 21 (1).
    O texto consiste em uma tradução do artigo Penser l’après : Sciences, pouvoir et opinions dans l’après Covid-19 escrito pela professora e filósofa de ciências Bernadette Bensaude-Vincent. A tradução foi autorizada pela autora e sua eventual publicação deve seguir as diretrizes do jornal The Conversation, no qual o artigo foi originalmente publicado. A partir das medidas implementadas mundialmente para o combate ao coronavírus, a autora analisa o vínculo entre as comunidades científicas e o governo. A gestão da crise sanitária, segundo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  9
    A Interpretação Dentro e Fora da Moldura: o Pensamento Jurídico Hermenêutico de Kelsen e seus Desafios no Século XXI.Bianca Kremer Nogueira Corrêa & Natalia Silveira Alves - 2015 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 1 (1).
    O presente artigo tem o escopo de analisar as influências deixadas por Hans Kelsen e sua Teoria Pura do Direito para a Hermenêutica Jurídica e as incertezas ainda presentes em sua clássica obra sobre o processo interpretativo. O positivismo kelseniano, reconhecido pela separação entre direito e moral, não se omitiu quanto à realidade da interpretação jurídica, e, sem desconsiderar suas bases teóricas, deixou diretrizes para a consolidação de uma teoria da interpretação. Kelsen desenvolveu o conceito de moldura normativa como um (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  4
    dualidade onda-partícula na perspectiva de Niels Bohr.Rodolfo Carvalho Neto - 2023 - Perspectivas 7 (2):218-232.
    Este artigo tem como objetivo discutir a Dualidade Onda-Partícula e o Princípio da Incerteza como expressões de uma ideia mais geral de natureza interpretativa: o Princípio de Complementaridade, formulado pelo físico dinamarquês Niels Bohr. Trata-se, conforme defenderemos, de uma interpretação antirrealista que é fundada na objetividade da Física. A impossibilidade de utilização simultânea das leis de conservação de energia e momento (asserção de causalidade) e da coordenação espaço-temporal será problematizada, analisando-se uma possível incompatibilidade desta complementaridade com o antirrealismo. Discute-se, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. Grande Sertão: Veredas by João Guimarães Rosa.Felipe W. Martinez, Nancy Fumero & Ben Segal - 2013 - Continent 3 (1):27-43.
    INTRODUCTION BY NANCY FUMERO What is a translation that stalls comprehension? That, when read, parsed, obfuscates comprehension through any language – English, Portuguese. It is inevitable that readers expect fidelity from translations. That language mirror with a sort of precision that enables the reader to become of another location, condition, to grasp in English in a similar vein as readers of Portuguese might from João Guimarães Rosa’s GRANDE SERTÃO: VEREDAS. There is the expectation that translations enable mobility. That what was (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  13
    O Desafio da razão no "ceticismo total" de Hume e a influência cartesiana.Wendel Campelo - 2018 - Doispontos 15 (1).
    Na seção 1.4.1 Do ceticismo quanto à razão do Tratado da Natureza Humana, David Hume apresenta o argumento cético, conhecido pelos intérpretes como o “argumento da diminuição”, que pode ser divido em duas partes: 1) dado o caráter falível de nossas operações cognitivas, todo o “conhecimento degenera em probabilidade”; e 2) dada a incerteza e a dúvida que comumente acompanham os nossos raciocínios probabilísticos, todo raciocínio é, no fim das contas, reduzido a nada e, consequentemente, somos levados à “extinção (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  22. Dialectic and existence in Kierkegaard and Kant.Nythamar Fernandes De Oliveira - 2001 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 46 (2):231-253.
    Este artigo procura examinar em que medida a filosofia moral de Kierkegaard se apóia na crítica kantiana da razão dialética. Mostra-se que a rejeição kantiana da prova ontológica da existência de Deus significa um afastamento da incerteza objetiva em direção à certeza prática, enquanto a dialética kierkegaardiana da existência permite que a verdade seja tomada como sendo tanto pessoal quanto objetiva. Se a concepção kierkegaardiana de existência não pode ser separada do Paradoxo Absoluto ou se nem sequer pressupõe a (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  23.  6
    The role of pragmatism in De-sign: persevering through paradoxes of design and semiotics.Farouk Y. Seif - 2020 - Cognitio 21 (1):112-131.
    Conhecer qualquer coisa sobre a realidade é fiar-se em signos, e viver a vida semioticamente é transformar a realidade através do design. De-sign é uma noção cunhada para introduzir a fusão de design e signos. No processo reiterativo de de-sign, não há separações ou limites absolutos entre o pensar e fazer como formas de conceber uma ação possível ou desenvolver ações posteriores. O livre movimento dentro de multiplicidades simultâneas, transcendendo a aparência das coisas e manipulando criativamente uma variedade de polaridades, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  24.  6
    Bem-estar psicológico de estudantes universitários da graduação: fatores de risco, fatores de proteção e estratégias de cuidado em saúde mental.Rafael Anunciação Oliveira & Renata Meira Véras - forthcoming - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação.
    O Bem-Estar Psicológico (BEP) de estudantes universitários da gradução tem sido objeto de crescente interesse na pesquisa científica por ser reconhecido como uma dimensão multifacetada e central da saúde mental. Nesse sentido, este trabalho propôs-se a apresentar os fatores de risco e os fatores de proteção que influenciam nos índices do BEP, de modo a evidenciar as estratégias eficazes de cuidado em saúde mental para o referido segmento populacional. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, a partir de uma (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  6
    A recepção de Kant na filosofia da física de Heisenberg.Vinícius Carvalho Da Silva & Judikael Castelo Branco - 2019 - Griot : Revista de Filosofia 19 (3):266-279.
    No presente artigo analisamos o entendimento e o uso da filosofia kantiana pelo físico filósofo alemão Werner Heisenberg, prêmio Nobel de Física de 1932, formulador do princípio de incerteza. Heisenberg parece adotar uma compreensão neokantiana da natureza da ciência, segundo a qual a ciência não trataria do real em si, mas apenas do modo como ele aparece, o que depende, inescapavelmente, da interação entre o sujeito e o objeto do conhecimento. No entanto, a despeito de tal posição, Heisenberg considera (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  26.  11
    Brüseke, Franz Josef. A técnica E os Riscos da modernidade. Florianópolis: Ufsc, 2001. 216 P.Ana Paula de Araújo Lima - 2012 - Cadernos Do Pet Filosofia 3 (6):95-100.
    O livro “A Técnica e os Riscos da Modernidade” apresenta-se subdividido em cinco capítulos, no primeiro tem-se o título “Liberdade e risco”, onde o autor disserta acerca do desejo e da necessidade humana de transcender as situações cotidianas, isso desde seus primórdios. Nele o autor mostra o quanto a necessidade de ir além das condições imediatas de existência está indissoluvelmente associada ao seu anseio por liberdade. Sendo esta identificada com uma liberdade política, visto que o homem, por sua natureza social, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  4
    Nota sobre "a metamorfose do mundo".Luiz Hebeche - 1999 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 44 (1):97-108.
    Com a noção de Metamorfose doMundo pretendemos elaborar uma ontologia dopresente desde o conceito wittgensteiniano de"revelação do aspecto" Ontologia, porém, não éuma ciência, mas a prudência gramatical que lidacom as incertezas da condição humana expressasna linguagem. Ao contrário da tradição filosóficaque parte da contemplação que se distancia domundo, partimos do assombro instaurado nocerne da linguagem mesma recorrendo à noçãode algo como algo, mas destacando na transitoriedadedeste "como" a abertura de sentido, ouseja, a possibilidade de tematizar-se o mundo.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  15
    A nova estética de R. Musil e os “estados de agregação” da alma e do intelecto.Kathrin Rosenfield - 2020 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 65 (2):e37859.
    Em 1910, quatro anos depois de publicar O Jovem Törless, Musil terminou, enfim, sua difícil segunda obra. É um período de incertezas, primeiro porque Musil duvida que suas novelas teriam o sucesso do primeiro romance, segundo, porque se preocupa com sua carreira de escritor. Nesse momento de crise ainda sorrateira, ele começa a anotar ideias sobre as relações da moral com a arte. É um assunto antigo que acompanha a reflexão estética desde Platão e Aristóteles, mas ele recebe na reflexão (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29. A reconstrução das práticas educativas e a arte de escolher.Adriano Rodrigues Ruiz - 2010 - Conjectura: Filosofia E Educação 15 (2):11-21.
    A internet revolucionou o mundo da informação e da comunicação ao fornecer matéria-prima para o conhecimento e o acesso a novos vínculos cognitivos. Com isso, configura-se um contexto próprio para a renovação do rol de compromissos educacionais. A partir dessa percepção, este ensaio aborda desafios que ganharam relevância, como é caso do apreço à autoria; da paciência para aprender e do cuidado com a disciplina intelectual; do zelo na escolha; do convívio amigável com as incertezas; e da ousadia na construção (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  21
    História da educação do tempo presente: bases teórico-metodológicas.Afonso Celso Scocuglia - 2011 - Filosofia E Educação 3 (1):p - 295.
    Neste trabalho, nosso objetivo foi expor a relevância das bases teórico-metodológicas da história da educação do tempo presente e desta para a pesquisa histórico-educacional. Partimos dos alicerces da história do tempo presente, destacando alguns conceitos construtores desse campo oriundos de autores como Rémond, Bédarida e Chartier, entre outros. A seguir, trabalhamos os avanços e os desafios enfrentados pelos pesquisadores desse campo. As fontes disponíveis para as pesquisa da história da educação do tempo presente foram destacadas, argumentando que a abundância delas (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  6
    Curiosidade, ambição intelectual e conhecimento.Roberto Unger - 2022 - Logeion Filosofia da Informação 9 (1):47-61.
    A curiosidade recebe diferentes considerações ao longo dos tempos: mau hábito, luxuria, vício, e virtude. As análises de diferentes épocas e autores perpassa a religião, preconceitos e, finalmente a ciência, que a consagra. É a faculdade mais ativa na infância e adolescência e possibilita o desenvolvimento das aptidões gerais da mente. No passado remoto foi condenada pela religião e considerada a responsável pela queda da civilização adâmica assim como o infortúnio da mítica Pandora. Na atualidade, pesquisadores apontam que a curiosidade (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  10
    O misticismo qu'ntico e os desafios impostos à epistemologia e ao conhecimento científico.Eduardo Simões - 2023 - ARGUMENTOS - Revista de Filosofia 30:83-96.
    O objetivo do presente artigo é o de apresentar o tema do misticismo quântico, até então negligenciado pela maioria dos epistemólogos, como um assunto, ao mesmo tempo instigante, também desafiador. Quando as posições místicas nascem de interpretações científicas legítimas, portanto, conciliadoras com a ciência, a exemplo de muitos aspectos do antirrealismo de muitas interpretações ortodoxas da mecânica quântica, tratam-se tão somente de problemas epistêmicos para os quais reflexões e elucidações são exigidas, mas que não comprometem o poder preditivo e de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  8
    O Sentido da Vida Na Educação Básica e Os Desafios da Pandemia: Uma Abordagem Fundamentada Na Logoteoria.Silvano Andresso Guedes da Silva & Miquéias Moreira de Araújo - 2022 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 9.
    Diante de inúmeras consequências que a Covid-19 trouxe sobre a educação básica, destaca-se a desigualdade social e educacional, especialmente para populações que não têm acesso ao ensino remoto. Diante de inseguranças e incertezas que as novas configurações de ensino estão passando, a logoteoria pode ser pensada como uma possibilidade de enfrentamento de realidades adversas pela busca do sentido, auxiliando na busca de fatores de proteção e resiliência. A Partir de um estudo bibliográfico filiados ao estudo qualitativo conseguimos ir em busca (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  9
    O sofrimento e a questão de Deus: uma leitura de Lévinas em tempos de pandemia.Fabiano Victor De Oliveira Campos & Luiz Fernando Pires Dias - 2022 - Griot : Revista de Filosofia 22 (2):268-279.
    O presente artigo tem como objetivo apresentar a compreensão do filósofo Emmanuel Lévinas no que concerne às questões do sofrimento e do mal no mundo, mazelas frequentemente consideradas como obstáculos à crença em Deus. O filósofo franco-lituano, fugindo da lógica das teodiceias, desenvolveu perspectivas instigantes e originais sobre esses temas, situando-os em um domínio eminentemente ético. Trata-se de uma ética que foge da reciprocidade, em um contexto de assimetria, com a concessão da prioridade absoluta ao outro homem. Tais reflexões são (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  3
    A Impossibilidade da Escolha Social – Um Estudo da Racionalidade Em Decisões Coletivas.Carlos Roberto Bueno Ferreira - 2023 - Síntese Revista de Filosofia 50 (157):301.
    Objetiva-se, com o presente trabalho, uma efetiva contribuição às pesquisas interdisciplinares nas áreas de epistemologia social, direito, filosofia, economia e teoria política, que, em nossos dias atuais de incertezas e de cenários cada vez mais complexos, demandam dos agentes e legisladores justificações precisas de seus processos decisórios para implementar políticas públicas e ações coletivas que promovam efetivamente o bem comum em nossas democracias. Trata-se, em última análise, de uma aposta pragmática na busca por uma solução que melhor se adeque à (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  12
    A instabilidade nas interações acionando circuitos-ambientes midiáticos: o caso do goleiro Aranha e da torcedora Patrícia Moreira.Jairo Ferreira & Cintia Miguel Kaefer - 2017 - Logos: Comuniação e Univerisdade 24 (2):66-93.
    O tema deste artigo são as relações entre mídia e cultura, através do conflito simbólico que se instala a partir de um blow up: a torcedora Patrícia Moreira, em 2014, no jogo entre Grêmio e Santos, gritando a palavra 'ma-ca-co'. Esse tema é construído enquanto circulação midiática. Esse objeto, amplo e diversificado, é aqui abordado em torno de uma questão específica: a incerteza nos processos midiáticos. A metodologia é de análise das interações entre atores, instituições midiáticas e midiatizadas, configurando (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  10
    O estranho e o estrangeiro: ensaios sobre a contemporaneidade.Olgária C. F. Matos & Javier Amadeo (eds.) - 2020 - São Paulo, SP: Editora Unifesp.
    O mundo contemporâneo é o do exílio e não o da pátria, o da errância e não o do lugar. Razão pela qual nosso tempo foi denominado de “século breve”, em que os acontecimentos e os desaparecimentos de modos de vida e valores são acelerados, não permitindo o repouso para constituição de uma memória reparadora. Exílio, expatriamento e dispersão espacial são, pois, o emblema das migrações forçadas por guerras, perseguições políticas e diferentes formas de conflito, que produzem a “nostalgia do (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  9
    A contribuição do Gnothi Seauton para a educação.Barbara Marques Merlin - 2020 - Páginas de Filosofía 8 (1-2):79.
    O presente texto tem como objetivo adjuntar à máxima délfica gnothi seauton como auxílio para a educação contemporânea. Este preceito foi apresentado por Michel Foucault em um de seus cursos no Collège de France no ano de 1981-1982 intitulado como A hermenêutica do sujeito. Foucault utilizará como eixo de seu curso o diálogo socrático O primeiro Alcibíades para demonstrar a relação entre mestre e discípulo em uma ótica do cuidado de si.A educação nos dias atuais tem passado por momentos de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  28
    Hermeneutical Dissent A Political Interpretation of H. G. Gadamer’s Fusion of Horizons.Andrés Felipe Parra Ayala - 2014 - Ideas Y Valores 63 (155):59-84.
    Se ofrece una interpretación teórico-política de la fusión de horizontes de Gadamer. Se argumenta que el diálogo político, desde un punto de vista hermenéutico, debe entenderse como el proceso de cuestionamiento y disputa de los horizontes de sentido en donde descansan las prácticas sociales. Asimismo, se sostiene que el diálogo instituye una pregunta-escenario-común que abre el horizonte social de sentido hacia la contingencia e incertidumbre, así como que este nunca busca un consenso procedimental o sustancial que subsane los conflictos y (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  8
    A prática pedagógica e o ensino de filosofia no contexto da pandemia da COVID-19.Altair Alberto Fávero, Talia Leite de Faria & Evandro Consaltér - 2022 - Filosofia E Educação 14 (2):23-37.
    No contexto da pandemia, vivemos a incerteza de quando a vida tornará a sua normalidade. Esse momento de incerteza nos impulsiona a reflexão sobre o atual cenário, os desafios e possibilidades dessa nova forma de viver. Pensando nisso, o presente estudo de cunho bibliográfico hermenêutico busca refletir acerca da prática pedagógica e do ensino de filosofia no atual contexto, atendo-se aos seguintes problemas: é possível uma prática pedagógica de qualidade em meio a esse cenário? De que modo o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  9
    Figuras y esencia de la melancolía: una reflexión a partir de S. Kierkegaard.Ángel Enrique GarridoMaturano - 2015 - Cuadernos Salmantinos de Filosofía 42:43-63.
    El artículo realiza un análisis fenomenológico de la melancolía a partir del pensamiento de S. Kierkegaard. Distingue una figura estética, una religiosa y una metafísica del fenómeno y elucida el significado de cada una y el vínculo existente entre todas ellas. Además analiza en cada figura la experiencia de la ausencia del ser como sentido y del tiempo como presente como esencia de la melancolía. Finalmente determina en qué medida la fe representa una “cura” de la melancolía, pero en qué (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  6
    As regras de Descartes: uma epistemologia interrompida.Alfredo Gatto - 2022 - Cadernos Espinosanos 46:15-29.
    O artigo tem como objetivo investigar as razões que levaram Descartes a não concluir as Regras para a direção do Espírito, estabelecendo uma relação entre a interrupção da obra e a teoria de 1630 sobre a natureza criada das verdades eternas. Com a doutrina da livre criação das verdades, Descartes apresenta uma proposta metafísica que exigia uma revisitação dos pressupostos da sua própria epistemologia. Se nas Regras a matemática e a geometria eram consideradas isentas de toda incerteza, com a (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  45
    Hume e a trivial diferença.João Paulo Monteiro - 2001 - Discurso 32:31-48.
    A desigualdade da condição feminina tem como ponto central na análise de Hume a diferença nas atitudes da sociedade perante o dever de castidade. Esta é explicada – pela incerteza da paternidade e suas consequências -, mas nem por isso justificada. Hume aponta também outras desigualdades derivadas de privilégios masculinos injustificáveis. Como no caso das linhagem de nobreza e sobretudo no caso dos fenômenos de sujeição das mulheres pelos homens, que compara aos fenômenos históricos de opressão étnica.
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  5
    Alguns aspectos da relação entre lógica e filosofia da ciência.Alvino Moser - 2019 - Perspectivas 2 (2):5-18.
    Este artigo tem como objetivo apresentar, como Introdução, a definição de Lógica como o estudo das formas válidas de raciocínio. Raciocinar é inferir conclusões de proposições tidas ou dadas por verdadeiros, denominadas premissas. Como estudo das formas válidas não é escopo da Lógica determinar se as premissas são verdadeiras ou falsa. Apenas considera as premissas como tidas por verdadeiras. A seguir trata-se da filosofia da ciência que estuda, entre outras questões, em que consiste a natureza da ciência, quais são suas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. O (en)canto E o silêncio Das sereias: Sobre O (não)lugar da criança na (ciber)cultura.Rita Ribes Pereira - 2013 - Childhood and Philosophy 9 (18):319-343.
    Este texto, de caráter ensaístico, tem por objetivo colocar em debate as relações entre infância e cultura contemporânea, mais especificamente, sobre o lugar social que as crianças ocupam na cibercultura, lugar esse vem se mostrando um tanto paradoxal: por vezes se atribui às crianças uma quase inata expertise; por outras, as supomos frágeis e desprotegidas. Trata-se de um esforço de aproximação e de delimitação de um objeto de estudo em permanente devir cujas transformações psíquicas, sociais e culturais envolvidas afetam também (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  3
    Uma Ética Para o Antropoceno: Albert Camus Como Pensador da Natureza.Marcio Pereira - 2022 - Revista Dialectus 27 (27):144-164.
    o presente trabalho deseja mobilizar o pensamento de Albert Camus como forma de contribuir para o debate contemporâneo sobre o Antropoceno. Popularizado nas últimas décadas, o termo, além de significar a proposta de uma nova época geológica da Terra em razão da ação humana no planeta, costuma também ser utilizado para se referir à crise ambiental em curso. Será mirando mais neste segundo sentido do Antropoceno que mobilizaremos o pensamento camusiano aqui. Apesar de o tema da crise ambiental não ocupar (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  58
    Fé, Razão e Salto no Escuro – Uma Comparação entre Plantinga e Swinburne.Agnaldo Cuoco Portugal - 2011 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 56 (2):18-31.
    O artigo pretende avaliar criticamente o conceito de fé e o modo como a fé cristã é racionalmente justificada por Alvin Plantinga em sua principal obra Warranted Christian Belief (2000). Para tanto, o texto parte de uma comparação com a proposta de Richard Swinburne. Após discutir brevemente a epistemologia geral de Plantinga, o texto expõe a sua aplicação à crença em Deus e à fé cristã. A tese de Plantinga de que a fé não constitui um “salto no escuro” e (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  48.  17
    Medo: o novo mal-estar da humanidade.Pilar Damião de Medeiros & Paulo Vitorino Fontes - 2021 - Griot : Revista de Filosofia 21 (2):191-198.
    Uncertainty, insecurity and vulnerability have become commonplace in contemporary societies. This article aims an interdisciplinary reflection on the social and political construction of fear in liquid modernity. Zygmunt Bauman, Leonidas Donskis, Martha Nussbaum, Hannah Arendt, Ulrich Beck, Boaventura de Sousa Santos, Bernard Henri-Levy and Umberto Eco are some of the authors that we will put into dialogue to better understand the multiple narratives of fear in an era deeply marked by destruction social certainties, the worsening of social inequalities, the logic (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  19
    Mec'nica Qu'ntica e Livre Arbítrio: Cinco questões-fundamentais.José Manuel Muñoz - 2015 - Principia: An International Journal of Epistemology 19 (1):65-92.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  72
    Quantum Mechanics and Free Will: Five Key Issues.José Manuel Muñoz - 2015 - Principia: An International Journal of Epistemology 19 (1):65-92.
    In this paper we critically analyze the situation of quantum mechanics in discussions on free will. It starts describing how the uncertainty principle and the measurement problem pose a challenge to determinism. Next, we present positions supporting and rejecting correlation between quantum phenomena and free will. Finally, we will place all these issues into the context of five key questions set out by Robert Kane: the Compatibility, Significance, Intelligibility, Existence and Determinist Questions.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 51