Results for 'ideia de afecção'

1000+ found
Order:
  1.  10
    As ideias (de ideis).Agostinho de Hipona - 2010 - Discurso 40 (40):377-380.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  17
    A ideia de racionalidade subjacente ao modelo da interação entre a ciência e os valores: florescimento cognitivo, humano e da vida.Maurício de Carvalho Ramos - 2014 - Scientiae Studia 12 (4):711-726.
  3.  15
    A concepção de natureza humana em benedictus de Spinoza.Emanuel Angelo Da Rocha Fragoso - 2009 - Cadernos Espinosanos 21:83.
    Spinoza concebe a natureza humana em sua obra Ethica como constituída por modos de dois dos infinitos atributos de Deus, o pensamento e a extensão, ou a ideia e seu objeto, o corpo, respectivamente. A mente humana, enquanto essencialmente uma ideia, e o objeto desta ideia, o corpo, pressupõe uma relação não causal entre um modo finito do atributo pensamento e do atributo extensão. O corpo, enquanto certa relação composta ou complexa de movimento e de repouso se (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  7
    Crítica À Idéia de Formação a Partir da Obra de Foucault.Marco de Camargo von Zuben & Marcelo Senna Guimarães - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 6:36-44.
    Neste texto, pretende-se investigar a apropriação das idéias de Foucault em textos de Jorge Larrosa, na medida em que essa apropriação contribui para a discussão da formação. Através da análise dos modos como a pedagogia é produtora de subjetividades, Larrosa pretende construir as bases de um método que permita avaliar exemplos pedagógicos concretos.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  5
    A Ideia de Sociedade (Diálogo Entre Lima Vaz e Hegel).Maria Celeste de Sousa - forthcoming - Revista Dialectus.
    O artigo versa sobre “A Ideia de Sociedade - diálogo entre Lima Vaz e Hegel” e objetiva apresentar o pensamento social de Henrique Cláudio de Lima Vaz, sob a ótica da Filosofia do Direito de Hegel. Em uma abordagem lógico-dialética, ele desenvolve três argumentos constitutivos da Ideia de Sociedade: 1) A relação universal política; 2) A relação particular democrática; 3) A relação singular da comunidade ética e finaliza-se com a síntese expressiva dos atos que justificam a relação entre (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. A Idéia de uma "Nova Ordem" ou o Remapeamento do Caos: Ensaio Sobre a Sistematização do "Mundo Vital".Antônio Basí­lio Novaes Thomaz de Menezes - 1995 - Princípios 2 (3):09-12.
    o presente ensaio traz uma breve reflexao sobre a perspectiva habermasiana de sistematlzacao do "mundo vital", examinada no quadro histórico da questao da "pós-modernidade". Esta trata da relacao, apontada por HABERMAS (03:t II), entre as esferas do "sistema" e do "mundo vital", aplicada em termos de uma teoria da sociedade que se coloca frente a ideia de uma "nova ordem mundial".
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  11
    A ideia de uma antropologia do Islã.Brasil Fernandes de Barros & Talal Asad - 2023 - Horizonte 21 (64):216411-216411.
    TEXTO PUBLICADO PELO CENTRO DE ESTUDOS ÁRABES CONTEMPORÂNEOS - Universidade de Georgetown Washington D.C. 20057. Março de 1986.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  30
    A Ideia de uma Ciência da Alma: Christian Wolff e o Surgimento da Psicologia Científica na Alemanha.Saulo De Freitas Araujo - 2020 - Doispontos 17 (1).
    Apesar do crescente interesse despertado pela figura de Christian Wolff nas últimas décadas, a compreensão de seu pensamento ainda enfrenta obstáculos e desafios. De um lado, na história da filosofia, não é raro encontrarmos um Wolff compreendido a partir de Kant. De outro, na história da psicologia, pode-se falar de uma estranha negligência do papel exercido por Wolff no desenvolvimento de uma ciência psicológica autônoma, especialmente na tradição alemã, que vai culminar na separação radical entre filosofia e psicologia a partir (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  16
    As idéias de Guilherme de Ockham sobre a independência do poder imperial.José Antônio de Souza - 1986 - Franciscan Studies 46 (1):253-284.
  10.  10
    A ideia de divindade e as paixões no Système de la nature de Holbach.Marcelo de Sant'Anna Alves Primo - 2019 - Conjectura: Filosofia E Educação 24:019040.
    Em seu Système de la nature, Holbach afirma que algumas ideias que o homem engendra dentro de si são derivadas de uma oscilação dos humores que o impede de entrever quais as razões de atribuir um caráter sacro a certas palavras ou opiniões. Nesse sentido, as paixões, longe de serem romantizadas e levarem vantagem em relação à reta razão justamente por serem menos frias e mais lúdicas, sob a pena do barão ganham uma imagem negativa, definidas como verdadeiros obstáculos ao (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  15
    A ideia de justiça em Schopenhauer, de Renato César Cardoso.Juliana Fischer de Almeida - 2011 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 2 (1):129.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12. A ideia de uma sociedade de povos bem-ordenados segundo John Rawls.Francisco Jozivan Guedes de Lima - 2013 - Sofia 3 (1).
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  12
    Notas sobre a ideia de improvisação musical em Nietzsche.Fernando R. De Moraes Barros - 2021 - Cadernos Nietzsche 42 (1):129-144.
    Resumo: O propósito geral do presente texto consiste em introduzir o sentido e o alcance que noção de improvisação musical pode adquirir no filosofar nietzschiano, e, em especial, no assim chamado período de maturidade de seu itinerário intelectual. Tenciona-se indicar que tal ideia assume uma função reguladora em seu pensamento, possibilitando lançar uma intensiva luz sobre o seu legado e enfatizar, sobretudo, o caráter pluralista e dinâmico deste último.: The present text aims at introducing the meaning and the scope (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. A Ideia de Sublime.Victor Mota - manuscript
    A ideia de sublime é necessária à reflexão filosófica contemporânea?
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  24
    A ideia de um "mínimo existencial" de J. Rawls.Thadeu Weber - 2013 - Kriterion: Journal of Philosophy 54 (127):197-210.
    O texto apresenta a ideia de um mínimo existencial como condição de possibilidade para a realização dos direitos e liberdades fundamentais incluídos no primeiro princípio de justiça de Rawls. Mostra, no entanto, a sua insuficiência para o exercício pleno da cidadania. Daí decorre a necessidade de ampliação da noção de "mínimo social" (mínimo existencial) para a ideia de "bens primários", considerando a concepção política de justiça. The text presents the idea of an existential minimum as a condition of (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  16.  6
    Infinito e tempo. A Filosofia da idéia de infinito e suas conseqüências para a concepção de temporalidade em Levinas.André Brayner de Farias - 2006 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 51 (2):7-15.
    O trabalho pretende mostrar como a filosofia da idéia de infinito em Levinas se articula com a concepção da temporalidade diacrônica. A referência filosófica mais explícita e recorrente da idéia de infinito em Levinas é o pensamento cartesiano da Terceira Meditação, porém outras influências muito relevantes para este tema provêm dos textos talmúdicos. Procuramos aproximar as duas fontes do pensamento levinasiano, filosofia e judaísmo, pela análise de dois conceitos fundamentais da obra de Levinas, infinito e temporalidade. PALAVRAS-CHAVE – Infinito. Temporalidade. (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  14
    Culturas indígenas e a ideia de nação brasileira | Indigenous cultures and the idea of a Brazilian nation.Maria de Fátima Souza da Silveira - 2021 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 3 (1):219-238.
    ResumoO Estado brasileiro buscou apagar a diversidade de povos e culturas que caracterizam o país por meio da imposição da ideia de uma "brasilidade homogênea". Para a historiografia “nacional” que surgia após a Independência, o início da história do Brasil significava o fim dos povos indígenas, que “foram excluídos enquanto atores históricos” e “invisibilizados pelos discursos políticos e intelectuais” até a década de 1980, momento em que emergem “como sujeitos de sua história”. Partindo do diálogo entre a historiografia indígena (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18. As idéias de Guilherme de Ockham sobre a independéncia do poder imperial in William of Ockham (1285-1347). Commemorative Issue. Part III. [REVIEW]José A. De Souza - 1986 - Franciscan Studies 46:253-284.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  47
    Infinito e tempo. A Filosofia da idéia de infinito e suas conseqüências para a concepção de temporalidade em Levinas.André Brayner de Farias - 2006 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 51 (2):7-15.
    O trabalho pretende mostrar como a filosofia da idéia de infinito em Levinas se articula com a concepção da temporalidade diacrônica. A referência filosófica mais explícita e recorrente da idéia de infinito em Levinas é o pensamento cartesiano da Terceira Meditação, porém outras influências muito relevantes para este tema provêm dos textos talmúdicos. Procuramos aproximar as duas fontes do pensamento levinasiano, filosofia e judaísmo, pela análise de dois conceitos fundamentais da obra de Levinas, infinito e temporalidade. PALAVRAS-CHAVE – Infinito. Temporalidade. (...)
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  18
    A questão dos refugiados e a ideia de pertencimento ao mundo em Hannah Arendt.Ricardo George de Araujo Silva - 2018 - Philósophos - Revista de Filosofia 23 (1):377-414.
    Ao discorremos sobre o pertencimento ao mundo e a questão dos refugiados em Hannah Arendt, buscamos trazer a lume uma discussão enfrentada pela autora no século passado, mas que se torna atual, haja vista a conjuntura mundial hodierna. Nosso problema focou a seguinte questão: é possível um mundo sem acolhimento dos seres humanos e de suas relações? Ao nos indagarmos sobre isto, enfrentamos o papel do direito internacional frente à questão, sobretudo, no que concerne à tensão entre direitos humanos e (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  21
    “A gênese da ideia de tempo”, de Henri Bergson.José Paulo Maldonado de Souza & Gabriel Kafure da Rocha - 2019 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 10 (3):254.
    A presente tradução refere-se à resenha de Henri Bergson ao livro de Jean-Marie Guyau, La genèse de l'idée de temps. Nesse texto, Bergson recepciona a obra de Guyau contrastando-a às suas próprias ideias em desenvolvimento sobre a temática do tempo e sua relação com a consciência e a memória.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  53
    A ideia de Deus em Kant: da ilusão da razão pura ao postulado de agente moral.Rose Silvania Figueiredo do Vale - 2013 - Horizonte 11 (30):802-803.
    Dissertação de Mestrado. VALE, Rose Silvania Figueiredo do. A ideia de Deus em Kant: da ilusão da razão pura ao postulado de agente moral. 2012. 132 folhas. Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, Belo Horizonte. Palavras-chave : Ideias transcendentais. Ilusão. Razão. Moral. Deus. Homem. Key works : Transcendental ideas, Illusion, Reason, Moral, God, Man.
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  14
    Resenha de "A ideia de tempo" de Henri Bergson.Fábio F. de Almeida - 2023 - Philósophos - Revista de Filosofia 27 (2).
    Resenha do curso ministrado por Henri Bergson no Collège de France, no ano universitário de 1901-1902. Tradução Débora Cristina Morato Pinto. Editora da Unesp 2022.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  7
    Breves observações sobre a ideia de esgotamento do quadro-pintura.Daniel Marcolino Claudino De Sousa - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (1):1-16.
    Este artigo parte da análise do Impressionismo, do abstracionismo de Kazimir Malevich e dos penetráveis de Hélio Oiticica para pensar o processo de eliminação das bordas do quadro-pintura. A tese de Oiticica é a de que, no momento em que viveu e atuou, o quadro-pintura passa a prescindir das bordas, derramando-se para fora dele e se constituindo como modus vivendi, eliminando, assim, a noção de um fora e um dentro. Com isso, defende a substituição do espectador pela do participador. Perguntamo-nos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  7
    ideia de razão pública segundo John Rawls.Ana Flávia Rossi & Charles Feldhaus - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 9:122-136.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  32
    A Ideia de Sistema em Kant.Diogo Ferrer - 2005 - Revista Portuguesa de Filosofia 61 (3/4):687 - 705.
    O presente artigo lida com a questão da compatibilidade entre duas exigências opostas da filosofia teorética de Kant: a crítica, por um lado, e a ideia de sistema, por outro. Enquanto a crítica assenta sobre uma divisão da razão em faculdades distintas, o sistema é um ideal de unidade sob um mesmo princípio. Uma apreciação do uso do termo "sistem" nas principais obras críticas de Kant mostra que o termo é equívoco, e que os seus diferentes sentidos só podem (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27. A idéia de parte da natureza em Espinosa.Marilena Chauí - 1994 - Discurso 24:57-128.
    Desde o século XVII, cria-se uma tradição interpretativa da obra de Espinosa afirmando a irrealidade dos seres finitos, à maneira dos panteísmos orientais. Tomando as versões antigas e recentes do suposto orientalismo espinosano, procuramos apontar seus equívocos. Para isto, tomamos as inovações de Espinosa na definição das idéias de substância e modo e o papel central da idéia de parte da Natureza para a compreensão dos modos finitos como realidades individuais e suas relações com a substância infinita.
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  28. A Historia das ideias filosoficas no Brasil de Antonio Paim in II Coloquio Português de fenomenologia.E. Abranches de Souerac - 1985 - Revista Portuguesa de Filosofia 41 (4):465-471.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  2
    A ideia de Fenomenologia em Heidegger e Husserl. Fenomenologia Hermenêutica do Aí-Ser e Fenomenologia Reflexiva da Consciência.Friedrich-Wilhelm von Herrmann - 2003 - Phainomenon 7 (1):157-194.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  40
    A questão dos refugiados e a ideia de pertencimento ao mundo em Hannah Arendt.Ricardo George De Araujo Silva - 2018 - Philósophos - Revista de Filosofia 23 (1):377-414.
    Ao discorremos sobre o pertencimento ao mundo e a questão dos refugiados em Hannah Arendt, buscamos trazer a lume uma discussão enfrentada pela autora no século passado, mas que se torna atual, haja vista a conjuntura mundial hodierna. Nosso problema focou a seguinte questão: é possível um mundo sem acolhimento dos seres humanos e de suas relações? Ao nos indagarmos sobre isto, enfrentamos o papel do direito internacional frente à questão, sobretudo, no que concerne à tensão entre direitos humanos e (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  12
    Ideias de jovens do ensino médio sobre história: um estudo na perspectiva da educação histórica.Geyso Dongley Germinari - 2016 - Diálogos (Maringa) 20 (3):188.
    Os estudos ancorados nos princípios da Educação Histórica têm centrado suas analises nas estratégias de aprendizagem histórica em contextos de escolarização, tendo como pressuposto que a intervenção na qualidade da Diálogos aprendizagem requer o conhecimento sistemático das ideias históricas dos estudantes e professores. Nessa perspectiva, o artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa sobre as ideias de jovens estudantes do Ensino Médio sobre a disciplina de História. A investigação faz parte do projeto de pesquisa mais amplo, intitulado “O pensamento histórico (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  19
    A ideia de povo E a miséria dos intelectuais.Júlio Canhada - 2017 - Cadernos Espinosanos 36:219-234.
    Considerações sobre o povo ou o nacional-popular parecem ter servido como uma espécie de outro da filosofia e do filósofo. Neste texto acompanhamos as análises de Marilena Chaui a respeito da função atribuída ao popular. Dela fazem parte, segundo a autora, mecanismos ideológicos e, a fim de se escapar deles, exploraremos sua ideia de contradiscurso. Ao final, procuramos examinar tais categorias tendo em vista a própria maneira como Marilena Chaui se refere a sua prática filosófica.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  14
    A ideia de jogo E a importância da hermenêutica filosófica na compreensão do Saber E construção da subjetividade.Rodrigo Toaldo Cappellari - 2014 - Synesis 6 (2):140-155.
    O presente estudo tem por objetivo verificar as diferentes formas de se analisar um texto escrito, partindo-se da obra de Hans-Georg Gadamer no tocante a diferenciação entre hermenêutica metodológica e a hermenêutica filosófica, bem como o objetivo da hermenêutica. Após, trabalhar-se-á com a perspectiva da hermenêutica como uma ciência da interpretação, da filosofia como um modo de ser e constituição da subjetividade, para ao final buscar da compreensão da ideia de jogo como um método, um modelo estrutural da experiência (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  27
    Do radicalismo igualitário grego ao universalismo conservador romano: a construção da ideia de república no estoicismo.Andityas Soares de Moura Costa Matos - 2012 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 9:45-60.
    p { margin-bottom: 0.21cm; } O objetivo do presente artigo é discutir a concepção de Direito, Justiça e Estado no pensamento estoico greco-romano, demonstrando a atualidade do tema e suas conexões com problemas contemporâneos tratados pela Filosofia do Direito, tais como os da legitimidade do poder e do universalismo da ordem jurídica. Em um primeiro momento são apresentados e problematizados elementos centrais da filosofia estoica, tais como as noções de lei natural, liberdade interior, igualdade formal e universalismo. Em seguida, mediante (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  19
    A ideia de “eu” como crença natural/The idea of the “self” as natural belief.Rômulo Martins Pereira - 2013 - Natureza Humana 15 (2).
    O presente trabalho tem como objetivo fazer uma breve aproximação acerca da investigação empreendida por David Hume sobre a ideia de “eu” ou de “pessoa” e de sua inerente identidade e simplicidade. Essa discussão é posta especificamente na seção “Da identidade pessoal”, no primeiro livro do seu Tratado da natureza humana. Entrementes, para acompanhá-la, é necessário considerar alguns dos pontos desenvolvidos nas seções iniciais, nas quais Hume se dedicou a mapear as principais características de sua teoria a respeito da (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  18
    Conceito, valor, imanência: Sohn-rethel E a formação da ideia de crítica imanente em Adorno.Luiz Philipe de Caux - 2021 - Kriterion: Journal of Philosophy 62 (150):681-703.
    RESUMO Na segunda metade da década de 1930, Theodor W. Adorno e Alfred Sohn-Rethel estabeleceram um rico intercâmbio teórico, no qual uma enorme convergência inicial evolui para um gradual afastamento. Apesar de não reconhecer de pronto a procedência dos argumentos de Sohn-Rethel contra a formulação de seu procedimento de crítica imanente, Adorno os incorpora anos mais tarde. Além disso, a descoberta dessa revisão subterrânea ajuda a explicitar o sentido da transcendência da crítica imanente adorniana e sua relação com a crítica (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  49
    Ideias: formas, rationes e species. A Quaestio de ideis de Tomás de Aquino.Carlos Eduardo de Oliveira - 2010 - Discurso 40 (40):95-122.
    Ideias: formas, rationes e species. A Quaestio de ideis de Tomás de Aquino.
    No categories
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  15
    Republicanismo e liberalismo: um possível consenso em torno de uma ideia de virtude cívica.Edson Kretle Santos & Ricardo Corrêa de Araújo - 2022 - Griot : Revista de Filosofia 22 (1):203-214.
    Currently, republicanism is accused of thinking of civic virtue as linked to an ideal of the good life and, therefore, impossible to be realized in modern, plural and neutral societies. On the other hand, liberalism is accused of basing its argument on the ideal of individual autonomy, leading to political fragmentation. Faced with this clash, we intend to present the republican civic virtue as one of the political virtues required by political liberalism. The adequate foundation of this hypothesis will allow (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39. Idéias de autoria.Edward Buscombe - forthcoming - Teoria.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40. A ideia de bem em Platão-The idea of well on Plato.Jayme Paviani - 2012 - Conjectura: Filosofia E Educação 17 (1).
    O texto pretende fazer um exame preliminar de questões relativas à natureza do bem em Platão, com referências a alguns diálogos e comentadores e, ainda, com a menção da posição de Aristóteles sobre o tema e, finalmente, encerra com algumas observações gerais.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41. A ideia de ben en Platão.Jayme Paviani - 2012 - Conjectura: Filosofia E Educação 17 (1):68-82.
    O texto pretende fazer um exame preliminar de questões relativas à natureza do bem em Platão, com referências a alguns diálogos e comentadores e, ainda, com a menção da posição de Aristóteles sobre o tema e, finalmente, encerra com algumas observações gerais.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  20
    A ideia de filosofia no Brasil.Luiz Alberto Cerqueira - 2011 - Revista Filosófica de Coimbra 20 (39):163-192.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43. Sobre a ideia de dramatização em Gilles Deleuze.Veronica Miranda Damasceno - 2011 - Dois Pontos 8 (2).
    Este artigo visa introduzir a noção de dramatização em Gilles Deleuze. Trata-se da subversão das clássicas perguntas metafísicas que justificam as essências e as idéias. Uma distribuição de diferenças determina a atualização das idéias. O método de dramatização envolve processos de diferenciação. Diferenças internas, relativas a blocos de espaço-tempo criam condições para os conceitos. Um campo intensivo e diferencial de forças faz emergir um teatro especial de virtualidades e uma expressividade das idéias. A realidade não é dada, mas dramatizada por (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  11
    Do radicalismo igualitário grego ao universalismo conservador romano: a construção da ideia de república no estoicismo.Andityas Soares de Moura Costa Matos - 2012 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 9:45-60.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  12
    A ideia de Deus na Logique de la Philosophie. Categoria, retomadas, compreensão.Francis Guibal - 2013 - Cultura:163-175.
    « Point tournant du devenir philosophique », la catégorie de Dieu joue un rôle char­nière dans la rigueur logique et la pertinence historique du discours weilien. Ce qui surgit avec elle, en effet, c’est la nouveauté anthropologique d’une liberté qui se montre « sous la forme du sentiment ». Les reprises théologiques ne parviennent pas à donner un langage qui soit en accord avec la tension inhérente à cette expérience, cependant que les philoso­phies modernes ne se l’approprient que sous un (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  14
    Sobre a Abdução Peirceana e a Possibilidade de Outro Tipo de Raciocínio Inferencial.Bismarck Bório de Medeiros - 2024 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 15 (39):72-88.
    No presente artigo, elucidaremos como a ideia de inferência abdutiva peirceana é apresentada, bem como seu duplo aspecto, formal e explicativo, não tem uma resolução bem definida e torna-se problemática ao buscar uma definição clara e distinta ao termo. Isto indica, para nós, uma infiltração de um tipo distinto de raciocínio. A partir do esclarecimento contextual dos termos e da discussão proposta acerca do que tomamos por raciocínio inferencial, buscaremos defender a existência de um quarto tipo além do dedutivo, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  5
    ideia de filosofia como ciência originária” na preleção friburguense do KNS (= Kriegsnotsemester) de 1919 (GA 56/57) de Martin Heidegger. [REVIEW]Bento Silva Santos - 2022 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 67 (1):e41533.
    Em busca de uma compreensão originária da filosofia entre 1919-1923, que incorpore a experienciação da vida em si e para si, e sem que essa ideia de realização de nossas vivências cotidianas dependa de representações abstratas, Martin Heidegger se confrontará criticamente com o cenário filosófico de sua época: a filosofia neokantiana, a fenomenologia, a hermenêutica e as filosofias da vida, entre outros. Para captar essa nova compreensão do pensamento filosófico no quadro de uma concepção hermenêutica da fenomenologia em gestação, (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  19
    A Ideia de uma Filosofia Primeira na Fenomenologia de Edmund Husserl.Pedro M. S. Alves - 1996 - Philosophica: International Journal for the History of Philosophy 4 (7):3-37.
    In dieser Arbeit wird die Selbstdarstellung der Phänomenologie als Wissenschaft der Weltkonstituierende transzendentale n Subjektivität, nach einer Erklärung über das, was wir die «Grundfrage» der Phänomenologie nennen, betrachtet. Diese Grundfrage ist die thematisierung des unerklärt Voraussetzung aller philosophischer und wissenschaftlicher Erkenntnis: die Vorgegebenheit einer Welt als Horizont für alle aktuelle oder mögliche Forschung. Die phänomenologischen Begriffe von «Reduktion», «Intentionalität» und «transzendentaler Subjektivität» sind dargestellt als Strecken für die Begrenzung des Feldes, in dem die Frage über die Welt nachfolgend bearbeitet und (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  45
    Notas sobre a idéia de 'justificação pública'.Cláudio Reis - 2000 - Philósophos - Revista de Filosofia 5 (1):21-38.
    Neste artigo reflito sobre a idéia de justificação pública para identificar os elementos mínimos que devem fazer parte de uma teoria adequada de justificação pública.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  7
    O estatuto da ideia de Filosofia Primeira na Fenomenologia de Husserl.Marcelo Rosa Vieira - 2021 - Educação E Filosofia 35 (74):879-942.
    O estatuto da ideia de Filosofia Primeira na Fenomenologia de Husserl Resumo: O objetivo do artigo que se segue é se dedicar a uma leitura e interpretação dos textos de Edmund Husserl que fazem uso do conceito de “Filosofia Primeira” para se referir em geral à fenomenologia e propor a tese de que a ideia de “primeira” surge de início na obra husserliana como uma privilegiada chave de demarcação do projeto fenomenológico em relação à hierarquia das ciências, e (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000