Results for 'Relação mente-corpo'

1000+ found
Order:
  1.  17
    Relação Mente-Corpo.Marcos Antonio Alves & Heder da Silva Almeida - 2023 - Princípios 30 (62).
    A relação mente-corpo é um dos problemas componentes da agenda da filosofia. Na modernidade, Renê Descartes foi um dos que trataram da questão, adquirindo bastantes adeptos e críticos. Ele defende uma abordagem dualista substancial, segundo a qual mente e corpo são entes substancialmente distintos. Uma visão oposta a essa é defendida pelas perspectivas fisicalistas reducionistas, segundo as quais, de modo geral, toda a realidade é ou pode ser reduzida, ontológica e/ou epistemologicamente ao físico, de modo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  31
    A relação entre o corpo e a alma do ser humano na teologia cristã: uma aproximação histórica e contemporânea. (The relation between body and soul of human being in Christian Theology: A historical and contemporary approach).Renato Alves de Oliveira - 2013 - Horizonte 11 (31):1081-1105.
    A relação entre o corpo e a alma do ser humano na teologia cristã: uma aproximação histórica e contemporânea. (The relation between body and soul of human being in Christian Theology: A historical and contemporary approach) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n31p1081 O objetivo deste artigo é apresentar como se deu, no plano histórico, e se dá, atualmente, na contemporaneidade, as relações entre o corpo e a alma, no âmbito da antropologia cristã. Historicamente, primeiro se constatou a existência do (...) e da alma para depois se ocupar do tipo de relação que há entre ambos os princípios. Do ponto de vista histórico, houve um primado e uma supremacia da alma sobre o corpo. Entre ambos os princípios metafísicos, ora vigorava uma unidade acidental (provisória e dualista), ora uma unidade substancial (permanente e recíproca). Atualmente, a reflexão teológica defende uma unidade mútua e recíproca entre o corpo e a alma, de modo que cada princípio está ordenado para o outro. O ser humano é uma unitotalidade psicofísica e anímico-corpórea. Atualmente, há autores filósofos (X. Zubiri, M. Bunge) e teológos (J. Moltmann, Flick-Alszechy), que defendem como alternativa ao hilemorfismo aristótelico-tomista, novas formas de compreender a relação entre o corpo/matéria e alma/espírito. Também, nos dias de hoje, a relação corpo-alma está presente nas novas antropologias, mas com um novo verniz: a relação mente-cérebro. Palavras-chave : Antropologia. Corpo. Alma. Mente. Cérebro.The scope of this paper is to present how occurred in historical level, and occurs in the contemporary world, the relation between body and soul in the context of Christian anthropology. Historically, in a first moment, it was identified the existence of the body and the soul, and afterwards, the type of relation between these two ontological principles. From a historical point of view, there was a primacy and supremacy of the soul over the body. Between these principles, sometimes prevailed an accidental unity (provisional and dualistic), sometimes a substantial unity (permanent and reciprocal). Nowadays, the theological reflection defends a mutual and reciprocal unity between body and soul, so that each principle is ordained one to the other. Human being is a psychophysical “unit-totality” constituted of body and soul. Currently, there are philosophers (X. Zubiri, M. Bunge) and theologians (J. Moltmann, Flick-Alszeghy), who defend, as alternative to the Aristotelian-Thomistic hylemorphism, new forms of understanding the relation between body/matter and soul/spirit. Also, nowadays, the relation body-soul is present in new anthropologies, but with a new varnish through relation between mind-brain. Key-words : Anthropology. Body. Soul. Mind. Brain. (shrink)
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  19
    Sentido filosófico no brasil dos primeiros debates acerca da relação entre mente E corpo.Leonardo Ferreira Almada & Luiz Alberto Cerqueira - 2009 - Philósophos - Revista de Filosofia 14 (1):79-107.
    Nosso objetivo é destacar o sentido filosófico no Brasil dos primeiros debates suscitados pela ideia de uma psicologia científica. Para tanto, trabalharemos com os textos de dois autores em especial, Gonçalves de Magalhães e Tobias Barreto. Nosso interesse é o de demonstrar em que sentido estes filósofos foram capazes de oferecer oposição a uma tendência positiva vigente na Psicologia e, ao mesmo tempo, superar o caráter contemplativo da consciência de si inerente à Psicologia sob a égide dos Jesuítas, e em (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  11
    Estratégias de aprendizagem: reflexões sobre o papel do corpo e a tese da mente estendida.Débora Vieira Machado, Thiago Januario Lisbôa & Zena Eisenberg - forthcoming - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação.
    Este trabalho tem por objetivo refletir sobre a relação entre a tese da mente estendida e do papel do corpo no uso das estratégias de aprendizagem. Nas discussões, tecemos algumas possíveis interseções entre a teoria das estratégias de aprendizagem com a tese da mente estendida de Andy Clark e David Chalmers e o papel do corpo. Em um primeiro momento, apresentamos a teoria das estratégias de aprendizagem. Em seguida, fizemos uma breve exposição da teoria da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  26
    Filosofia do Corpo e Inventário da Dor.Luís António Umbelino - 2020 - Revista Filosófica de Coimbra 26 (52):291-310.
    Um aspeto fundamental do modo de ser da nossa corporeidade complexa, sugerido na primeira parte deste trabalho pelo alinhamento da experiência do amputado com a experiência do luto, permaneceu aí implícito e não enfrentado, sendo agora o momento de o retomar: trata-‑se de saber que papel desempenha o corpo na própria origem da relação intersubjetiva -‑ ou, se quisermos, como pode contribuir para resolver o “problema da existência de outras mentes”. Voltando ao horizonte do projeto fenomenológico merleau-‑pontyano, a (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  32
    Externalismo social: Mente, pensamento E linguagem.Jonas Gonçalves Coelho - 2012 - Trans/Form/Ação 35 (1):167-192.
    Meu objetivo é mostrar que as teses externalistas “os significados não estão na cabeça” e “os pensamentos não estão na cabeça” não implicam, necessariamente, a tese mais radical “a mente não está na cabeça”. Trato dessa questão no âmbito do Externalismo Social de Tyler Burge e Lynne Baker, argumentando que a importância que esses pensadores atribuem à linguagem nas questões relativas à mente não significa, como uma leitura apressada poderia sugerir, a redução da mente à linguagem e, (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  7.  42
    A máquina semântica de Freud: do mecanismo à intencionalidade.Claudia Passos-Ferreira - 2011 - São Paulo: Annablume.
    O problema da causa mental é uma das questões filosóficas mais fascinantes na obra de Freud. A releitura neo-pragmática que Cláudia Passos-Ferreira faz sobre o tema se insere no interior de profícuos debates no campo da Psicanálise, Filosofia da Psicanálise e da Filosofia da Mente que têm contribuído para a inovação do pensamento nas teorizações psicanalíticas. Em A maquina semântica de Freud, Cláudia aborda a teoria causal do mental de Freud e seu uso na explicação do conflito psíquico. Diante (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  8.  9
    A filosofia espinosana para além do corpo-máquina: o paralelismo em questão.Ericka Marie Itokazu - 2006 - Cadernos Espinosanos 15:111.
    Pretendemos analisar alguns trechos da ètica para buscar compreender uma célebre indagação espinosana: o que pode um corpo? Tradicionalmente, é a mente que governa o corpo. Tudo o que surge como criação ou inovação segue-se de uma ação da mente sobre o corpo. Não sendo este mais do que o lugar das relações necessárias, mecânicas ou, ainda pior, o lugar dos pecados, a liberdade não viria senão da sujeição do corpo pela mente. Esta (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  9.  49
    O Conceito de Pessoa.Maria Clara Dias - 1996 - Discurso 27 (1):181-199.
    O objetivo deste artigo é fornecer uma elucidação do conceito de pessoa. Para tal, pretendo em primeiro lugar apresentar a caracterização desse conceito fornecida por Strawson, como sua solução para o problema tradicional da relação mente/corpo. Na medida em que a caracterização do conceito de pessoa fornecida por Strawson se revela incompleta, pretendo então, investigar a tese de Frankfurt segundo a qual o conceito de vontade livre deve ser considerado como o critéri decisivo para caracterização de uma (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  79
    A consciência E o eu no projeto naturalista de Dennett.Eduardo José Lima de Oliveira - 2012 - Cadernos Do Pet Filosofia 3 (6):50-59.
    Um dos grandes problemas que se estabeleceu nas discussões filosóficas, e não somente de ordem filosófica, mas também científica, é o problema da relação mente e corpo. O problema da relaçãomente e corpo” teve seu momento de maior evidência no século 17 com o filósofo francês René Descartes o qual enfatizou que o homem é ser composto de duas substâncias distintas, uma material e outra imaterial. Tal pensamento tem se tornado o centro de (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  15
    Funcionalismo e causação mental.Paulo Abrantes & Felipe Amaral - 2002 - Manuscrito 25 (3):13-45.
    O que colocou o funcionalismo no centro do debate em torno do problema mente-corpo nos últimos trinta anos parece ter sido a sua capacidade de conciliar intuições fisicalistas com uma espécie de não-reducionismo: se por um lado postula-se a existência de entes físicos somente, distribuídos em uma ontologia estratificada, por outro não se falha em explicitar uma distinção real entre as propriedades de entes capacitados a sentir e representar. A superveniência mente-corpo aparentava esclarecer essas intuições dos (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  8
    Imaginação: entre o medo e a liberdade.Daniel C. Avila - 2010 - Cadernos Espinosanos 23:135.
    Medo e esperança aparecem na história da filosofia como problemas situados na dimensão temporal da existência. Espinosa acompanha essa tradição, bem como o uso da filosofia como uma medicina animi, porém reserva para si algumas diferenças. Ressaltando o papel da imagem na constituição de medo e esperança, demarca a via pela qual estes dois afetos são necessariamente produzidos pela limitação da imaginação à duração dos corpos. No entanto, quando livre dos impedimentos à sua potência, a mente é capaz de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13. A "pessoa" de Rudder Baker é realmente incorporada?Jonas Gonçalves Coelho - 2008 - Princípios 15 (23):191-203.
    Alguns filósofos materialistas pensam, contra o dualismo de substância, que uma mente incorporada é apenas uma mente que depende de um corpo para existir, isto é, que a mente náo existe independentemente de um corpo. Tomarei como representativas deste ponto de vista muito limitado sobre incorporaçáo as idéias de Lynne Baker e sua Teoria da Constituiçáo de Propriedades. Baker diz que prefere enfrentar o problema da relaçáo pessoa e corpo em vez da relaçáo (...) e corpo porque esta última formulaçáo implica a idéia de uma mente distinta e separada do corpo enquanto que a primeira está mais de acordo com sua concepçáo de uma mente incorporada e situada. O problema é que Baker esquece isso quando define pessoa em termos de perspectiva de primeira pessoa ou autoconsciência. Embora Baker diga que a autoconsciência depende de condições estruturais – um corpo – e ambientais – a situaçáo -, o que torna a pessoa humana autoconsciente uma entidade ontologicamente distinta do corpo que a constitui e de outros animais sáo suas realizações tais como arte, filosofia, ciência, moral, etc. Parece que, para Baker, a autoconsciência é náo apenas uma condiçáo necessária mas também uma condiçáo suficiente para aquelas realizações humanas, enquanto que o corpo desempenha apenas um papel indireto. Contra tais idéias nós podemos perguntar: as grandes realizações que distinguem pessoas humanas de outros animais seriam possíveis independentemente da constituiçáo biológica de nosso corpo e de suas necessidades? (shrink)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  15
    Razões metafísicas.Rodrigo Reis Lastra Cid - 2020 - Investigação Filosófica 11 (3):129.
    Richard Taylor apresenta abordagens interessantes de quatro tópicos importantes da metafísica, entre outros; a saber: o problema da mente-corpo, a relação entre determinismo e liberdade, a natureza do tempo e a existência de Deus. Taylor defende teses com relação a esses tópicos e, ao argumentar a favor delas, mostra-nos também as teorias tradicionais concorrentes. Isso faz desse livro uma ótima introdução argumentativa a alguns dos grandes problemas da metafísica. Exporei a seguir, resumidamente, o que se encontra (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  28
    A double face view on mind-brain relationship: the problem of mental causation.Jonas Gonçalves Coelho - 2017 - Trans/Form/Ação 40 (3):197-220.
    : Interpreting results of contemporary neuroscientif studies, I present a non-reductive physicalist account of mind-brain relationship from which the criticism of unintelligibility ascribed to the notion of mental causation is considered. Assuming that a paradigmatic criticism addressed to the notion of mental causation is that presented by Jaegwon Kim’s analysis on the theory of mind-body supervenience, I present his argument arguing that it encompasses a formulation of the problem of mental causation, which leads to difficulties by him pointed. To ask (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  27
    Algumas considerações sobre o estatuto do psicológico no "Projeto"freudiano.Carmen Beatriz Milidoni - 1994 - Trans/Form/Ação 17:151-166.
    Although Freud's "Project" does not contain overt formulations concerning the nature of the psychic, we think that it is possible to sketch some of its essential traits. To do so, we shall interpret the model of the mind constructed in the "Project". From this, we shall proceed to put the "Project" views on the nature of the psychic in connection with the classic mind-body problem. Our account will rest especially on a distinction we shall make between "representing", seen as an (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  11
    Il problema mente-corpo in Henri Bergson e l’esternalismo in filosofia della mente. Spunti per un modello ontologico.Alfonso Lanzieri - 2021 - Rivista Internazionale di Filosofia e Psicologia 12 (3):286-295.
    Riassunto : Questo articolo propone un confronto tra la teoria mente-corpo di Henri Bergson e gli ultimi sviluppi della filosofia della mente e, più specificamente, con il cosiddetto “esternalismo”. Lo scopo è duplice. In primo luogo, si vuole sostenere che l’opera del filosofo francese ha anticipato i principali punti teorici dell’esternalismo: la teoria della percezione di Bergson, infatti, ha molti e rilevanti tratti in comune con la cosiddetta 4E Cognition, che finora non sono stati adeguatamente riconosciuti. In (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18. Anima, mente, corpo e inmortalità: la sfida del naturalismo.Vittorio Possenti - 2011 - Sapientia 67 (229):65-110.
  19.  4
    Anima, mente, corpo e immortalità: La sfida del naturalismo.Vittorio Possenti - 2014 - Roczniki Filozoficzne 62 (2):27-74.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  3
    Mente/corpo.Marco Salucci - 1997 - Firenze FI, Italia: La Nuova Italia.
    My first book concerning the mind body problem published in a series of books edited by Paolo Rossi Monti.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  23
    Mente-corpo: identità e spiegazione.Simone Gozzano - 2005 - Rivista di Filosofia 96 (3):483-496.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  14
    Mente-Corpo: una relazione categoriale.Susi Ferrarello - forthcoming - la Società Degli Individui.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  13
    A Relação entre Corpo e Alma em Platão.Nerivan Junior - 2020 - Cadernos Do Pet Filosofia 10 (20):30-35.
    A pesquisa teve como objetivo explicitar duas importantes obras de Platão, Fédon e Górgias, no primeiro Platão buscará distinguir a natureza do corpo e da alma, sendo que o corpo pertence à natureza sensível estando sujeito a mudanças e sendo fonte das paixões e apetites do homem. Enquanto que a alma pertence à natureza do mundo inteligível, sendo imutável e onde o logos reside e se pode conhecer as coisas em si, ou seja, as essências das coisas. Platão (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. Repensando a Relação Consumo, Corpo e Aparência.Felipe Roberto Petenussi - 2016 - Astrolabio: Nueva Época 16:147-166.
    O presente artigo busca demonstrar a estreita relação entre as culturas de consumo e as mídias —entendidas como mediadoras das relações socioculturais— na contemporaneidade, na medida em que colocam em ação processos de formação de significações simbólicas, a partir das diferentes práticas, bens e hábitos de consumo. Esses processos produzem “jogos de aparência” que permitem a negociação na construção da própria imagem por meio dos usos e consumos referentes à vestimenta, a estilos e também ao corpo. Além disso, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25. Il problema mente-corpo. Da Platone all'intelligenza artificiale.Marco Salucci - 2018 - Reggio Emilia RE, Italia: Thedotcompany.
    This is my last book about the Mind-Body Problem approaching the issue both from historical and theoretical point of view.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  54
    Conferência II. Correlação Mente-Corpo?Hilary Putnam - 1998 - Disputatio 1 (5-2):22-46.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  12
    A relação entre corpo e alma no Górgias em Platão.Nerivan Pereira de Oliveira Júnior - 2019 - Cadernos Do Pet Filosofia 10 (20):30-35.
    A pesquisa teve como objetivo explicitar duas importantes obras de Platão, Fédon e Górgias, no primeiro Platão buscará distinguir a natureza do corpo e da alma, sendo que o corpo pertence à natureza sensível estando sujeito a mudanças e sendo f onte das paixões e apetites do homem. Enquanto que a alma pertence à natureza do mundo inteligível, sendo imutável e onde o logos reside e se pode conhecer as coisas em si, ou seja, as essências das coisas. (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  9
    Conferência II. Correlação Mente-Corpo?Hilary Putnam - 1998 - Disputatio 1 (5-2):22-46.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  8
    Filosofia della mente: corpo, coscienza, pensiero.Michele Di Francesco - 2017 - Roma: Carocci editore. Edited by Alfredo Tomasetta & Massimo Marraffa.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  1
    Conferência II. Correlação Mente-Corpo?Hilary Putnam - 1998 - Disputatio 1 (5-2):22-46.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  13
    Mente corpo linguaggio. [REVIEW]Gustavo Costa - 1987 - New Vico Studies 5:169-172.
  32.  36
    Discussione su "Mente, corpo, mondo" di Hilary Putnam.Danielle Macbeth, Alfredo Paternoster & Paolo Valore - 2004 - Iride: Filosofia e Discussione Pubblica 17 (1):211-228.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  33
    Dualità', epigenesi, intenzionalità': Dal mente-corpo al persona-corpo.Gianfranco Basti - 2012 - Divus Thomas 115 (1):29-89.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  34.  1
    Il problema mente corpo. Da Platone all'intelligenza artificiale.Marco Salucci - 2018 - Reggio Emilia RE, Italia: Thedotcompany.
    This is my last book about the Mind-Body Problem approaching the issue both from historical and theoretical point of view. The book has been published by Thedotcompany in 2018 and 2019 (2nd edition with typos fixed).
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  12
    Livre-arbítrio e a relação mente e cérebro em Benjamin Libet.Jonas Gonçalves Coelho - 2014 - Principia: An International Journal of Epistemology 18 (1):153.
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  68
    Thomas Reid sobre Concepção, Percepção e relação mente-mundo exterior.Roberto Hofmeister Pich - 2010 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 55 (2):144-175.
    The notion of “conception” plays a central role in Thomas Reid’s theory of perceptual knowledge, although “conception” might be studied for itself as a source of knowledge. In this study, we attempt to expose systematically the several contexts where Reid deals with the source of knowledge and the kind of mental operation called “conception”. The purpose is to understand a specific aspect of the deliverances of “conception” in Reid’s theory of perception, namely, a direct relationship, not mediated by ideas, between (...)
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  37. Putnam Hilary, "Mente, corpo, mondo". [REVIEW]Marco Castagna - 2003 - Kainós 3.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  12
    Recensione di M. Di Franscesco, M. Marraffa, A. Tomasetta, Filosofia della mente. Corpo, coscienza, pensiero.Giulia Piredda - 2017 - Rivista Internazionale di Filosofia e Psicologia 8 (3):327-329.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  10
    O homem verdadeiro E a máquina de Terra: Sobre O problema mente/corpo E o tema da consciência no pensamento de Descartes.Pedro M. S. Alves - 1998 - Philosophica 12:145-171.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40. La parola come similitudine dell'uomo: una interpretazione del rapporto mente-corpo in Cartesio.Gianfranco Cantelli - 1992 - Napoli: Morano.
  41.  2
    “Dare corpo alla mente”. La relazione mente/corpo alla luce delle emozioni e dell’esperienza del “sentire”.Emilia Barile - 2007 - Milano: B. Mondadori. Edited by Emilia Barile.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42. Processamento Preditivo: uma introdução à proposta de unificação da cognição humana.Maria Luiza Iennaco, Thales Maia & Paulo Sayeg - 2023 - Principia: An International Journal of Epistemology 27 (3):425-452.
    O presente artigo objetiva fornecer uma apresentação crítica, compreensiva e inédita na língua portuguesa do Processamento Preditivo (PP) – um esquema teórico para a compreensão da cognição que propõe uma inversão de nosso entendimento padrão da ação, percepção, sensação e sua relação. Aqui, nosso objetivo primário será introduzir os principais conceitos e ideias do PP, tratando-o como um modelo moderadamente corporificado de cognição e analisando suas credenciais como uma proposta teórica unificadora. Para tanto, partiremos de uma contextualização histórica de (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  6
    Anima, mente e cervello: alle origini del problema mente-corpo, da Descartes all'Ottocento.Paolo Quintili (ed.) - 2009 - Milano: UNICOPLI.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  10
    Foucault do suplício à ditadura militar: Memórias de Uma história política.Mária Tânia Rodrigues - 2021 - Cadernos Do Pet Filosofia 12 (24):24-30.
    O presente trabalho tenta resgatar a memória do poder soberano, período que predominou o suplício, passando pelo poder disciplinar na visão de Michel Foucault, chegando ao período do regime militar no Brasil. Traz como objetivo procurar identificar como é o comportamento de cada indivíduo com relação ao poder, além de buscar uma delimitação da docilização, como algo permanente em toda história da humanidade, focando principalmente nos eventos acima mencionados. Utilizamos como metodologia as obras do autor “Vigiar e Punir ”, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  1
    Kripke e o Problema da Mente-Corpo.João Branquinho - 2003 - Phainomenon 5-6 (1):439-450.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  5
    Lo specchio della mente: il problema mente-corpo e i neuroni specchio.Nicola Simonetti - 2016 - Bologna: Diogene multimedia.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  10
    A perspectiva de Darwin sobre as expressões emocionais dos bebês: contribuições para o desenvolvimento de práticas educativa.Renata Adrian Ribeiro Santos Ramos - 2023 - Educação E Filosofia 37 (79):291-314.
    Resumo: Discuto a abordagem de Darwin sobre meios e finalidades de expressões emocionais, com destaque para o choro e sorriso dos bebês; e apresento algumas contribuições, que se depreendem desse conteúdo, para a reflexão das práticas educativas direcionadas à estas crianças que se encontram na primeira etapa da vida. Para tanto, utilizo de descrições e análises apresentadas por Darwin em “A expressão das emoções nos homens e animais”, publicado em 1872 (2009); apresento perspectivas de estudiosos contemporâneos, que tratam das expressões (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48. Kant contro Descartes: Il quarto paralogismo e il problema mente-corpo.Luca Forgione - 2006 - Studi Filosofici 29.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  7
    Deleuze E chaui: Leituras paralelas sobre a ética de espinosa.Bárbara Lucchesi Ramacciotti - 2013 - Cadernos Espinosanos 29.
    : Neste artigo pretendemos verificar em que medida as leituras de Deleuze e de Chaui nos ajudam a compreender a Ética de Espinosa como uma inovadora filosofia prática ou filosofia da práxis. O forte nexo entre teoria e prática tem sido enfraquecido por muitas leituras que defendem a tese do “paralelismo espinosano”, pois atribuem um privilégio do atributo pensamento em relação à extensão, isto implicaria em um privilégio da teoria em relação à prática e à experiência. As leituras (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  49
    Social externalism: mind, thought, and language.Jonas Gonçalves Coelho - 2012 - Trans/Form/Ação 35 (1):167-192.
    My aim is to show that the externalist theses, "meanings are not in the head" and "thoughts are not in the head", do not necessarily imply the more extreme thesis that "the mind is not in the head". I consider this question in terms of the social externalism approach of Tyler Burge and Lynne Baker, arguing that the importance these thinkers attribute to language in questions relative to the mind does not mean either the reduction of the mind to language (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000