Results for 'Liberdade. Teoria. Prática. Adorno'

1000+ found
Order:
  1.  9
    Fantasmas da liberdade: a relação entre teoria e prática como crítica às formas de reconciliação entre espírito e natureza.Eduardo Soares Neves Silva - 2019 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 64 (1):e31114.
    Neste artigo, o autor recompõe uma passagem da Dialética Negativa, de Adorno, com a intenção de desenvolver um modelo de pensamento a partir do qual a ideia de liberdade é relacionada ao problema teoria-prática.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  15
    Impulso e reflexão - Liberdade da vontade em Adorno.Frank Hermenau - 2005 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 50 (2):58-69.
    A crítica de Adorno a posições idealistas acentua que o sujeito, como portador da vontade livre, é sempre mediado social e historicamente. Segundo Adorno, a vontade é razão, mas não somente razão. Junto com ela deve ser sempre usado um “impulso anterior-ao-sentido-do-eu”. Ao final, será apresentada a crítica de Adorno do ideal social de uma vontade forte.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  20
    Teoria, Crítica e Prática Educacional.Pedro Savi Neto & Mónica De la Fare - 2022 - Educação E Filosofia 36 (77):833-859.
    O presente artigo trata da relação entre teoria e prática no pensamento de Theodor W. Adorno com o objetivo de analisar as possibilidades de emancipação do sujeito no âmbito da sociedade capitalista contemporânea, questionando sobre um suposto pessimismo do autor. Para tanto, serão contextualizadas as relações entre sujeito e objeto, natureza e razão, teoria e prática e formação e semiformação, com a finalidade de pensar a importância fundamental da teoria para a transformação do mundo a partir de uma análise (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. O fato da liberdade: a teoria da vontade livre de Reinhold reconsiderada.John Walsh & Emanuel Lanzini Stobbe - forthcoming - Kant E-Prints:286-304.
    K.L. Reinhold defende uma teoria da vontade livre como a capacidade de escolher por e contra a lei moral. A teoria de Reinhold tem sido frequentemente acusada de ser psicologista devido a seu suposto apelo a fatos empíricos da consciência. Este artigo argumenta que, em vez de meramente considerar a vontade livre como um fato da consciência, Reinhold oferece um argumento em favor da vontade livre como uma condição necessária para a responsabilidade moral. Isso joga nova luz ao desenvolvimento do (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. O SUJEITO DISCURSIVIZADO COMO EMPRESA NO YOUTUBE: TRABALHO E CONDIÇÕES (DIGITAIS) DE PRODUÇÃO.Guilherme Adorno & Luciana Nogueira - 2020 - Anais Do SEAD 9:1-7.
    Autogestão, autoempreendedorismo, infotrabalho, trabalho intermitente, criptomoeda, uberização, proletariado de serviços e servidão digital delineiam uma série de designações indicativas das mudanças das condições de (re)produção do Capital nas suas formas contemporâneas. Grandes corporações como Google, Facebook e Amazon participam desse processo tanto no eixo da infraestrutura econômica, quanto na produção discursiva que sustenta ideologicamente as relações de trabalho determinadas pelo Aparelho Digital. Essa pesquisa elege como material específico de análise uma sequência de cursos oferecidos pelo “YouTube Academy” para a criação, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  8
    Educação e emancipação na teoria crítica da sociedade de Theodor W. Adorno.Cleidson de Jesus Rocha - 2019 - Griot : Revista de Filosofia 19 (2):194-217.
    Este artigo apresenta a contribuição de Theodor W. Adorno para a configuração de uma educação capaz de enfrentar os irracionalismos contemporâneos, por meio de uma retomada da definição da dialética como crítica do pensamento filosófico. Este tem, modernamente, se limitado a enlevar a racionalidade à máxima potência, sem se debruçar sobre os efeitos de suas promessas não cumpridas. A obra de Adorno é reconhecida por uma propugnação segundo a qual cabe à filosofia a tarefa da reflexão crítica e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  5
    Subjetividade, liberdade e ação: aproximações entre a ontologia fenomenológica de Sartre e o idealismo transcendental de Fichte.Vinícius dos Santos - 2017 - Griot : Revista de Filosofia 16 (2):81-101.
    O artigo visa encontrar pontos de aproximação da definição de subjetividade que Sartre expõe em O ser e o nada à correlata conceituação de Fichte na Doutrina-da-Ciência. Para tanto, a estratégia aqui adotada, primeiramente, é a de analisar como a noção de Eu enquanto fundamento surge no pensamento fichteano e culmina em uma teoria da razão prática que implica no primado ontológico da ação. A partir disso, será possível traçar certos pontos de convergência com a operação sartriana de fundamentação do (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  7
    Análise da prática pedagógica na perspectiva da autonomia em Sartre e Freire.Maria José Moreira - 2015 - Filosofia E Educação 7 (1):127.
    Este texto faz parte de pesquisa de doutoramento em Filosofia em andamento que procura investigar e analisar estes dois conceitos: Autonomia e Prática Pedagógica. A tentativa é mostrar que o conceito de autonomia poderá ser construído de acordo com a teoria da Liberdade em Jean Paul Sartre e o conceito de Prática Pedagógica a partir dos princípios e saberes apresentados por Paulo Freire. Assim, será possível analisar a Prática Pedagógica à luz do conceito de Autonomia.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  9.  3
    O negativo do reconhecimento: do progresso ao irreconhecimento do progresso.Bruno Vasconcelos - 2023 - Griot 23 (3):252-271.
    O texto a seguir está dividido em quatro momentos articulados em torno de um diálogo com a teoria do reconhecimento social. No primeiro momento, procuro revisar os textos políticos de Kant com o objetivo de rediscutir alguns conceitos balizadores do que virá a ser a teoria do reconhecimento social. Conceitos como Natureza, sociabilidade insociável, a noção de liberdade em Kant, serão centrais para repensar o berço da teoria do reconhecimento e as justificações teóricas que amarram a utopia da paz perpétua. (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  14
    O republicanismo neorromano na concepção de liberdade de J. S. Mill.Gilmar Santos - 2023 - Filosofia Unisinos 24 (3):1-15.
    John Stuart Mill é considerado um dos grandes representantes da tradição liberal. Não obstante tal consideração possuir plausibilidade, é possível afirmar que a filosofia prática de Mill guarda relação de similitude com outra tradição do pensamento político ocidental: o republicanismo. Este artigo objetiva apresentar um aspecto que aproxima as propostas de Mill das teorias republicanistas, mais precisamente, das propostas da chamada teoria neorromana de republicanismo. Para apresentar o aspecto supramencionado, este artigo recorre a uma obra de Mill que não é (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. O espírito que quer voar: Adorno encantado.Alex Demirovic - 2004 - Trans/Form/Ação 27 (1).
    O ponto de partida do presente artigo é a idéia adorniana de que os conceitos como formas de pensamento são constelações de poder. Diferentemente de muitas interpretações que vêem em Adorno um resignado, Demirovic mostra que essa idéia permite que o filósofo dê à sua própria teoria o caráter de intervenção no consenso ideológico da vida quotidiana no tocante à emancipação.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  30
    Para uma Dialéctica Constelar: Theodor W. Adorno à entrada do Século XXI1.João Pedro Cachopo - 2016 - Trans/Form/Ação 39 (1):213-232.
    RESUMO: Interrogando-se sobre o lugar da filosofia de Theodor W. Adorno no âmbito do pensamento crítico contemporâneo, o presente artigo procura dar conta dos revezes da recepção político-filosófica da dialéctica negativa e discutir a sua relevância actual. Defender-se-á que a politização do pensamento adorniano é possível, muito embora as suas valências críticas não se restrinjam a essa possibilidade. Hoje, a dialéctica negativa funcionaria também como antídoto contra os atalhos tomados pelas correntes "voluntarista", "messiânica" e "ontológica" da filosofia, à entrada (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13. O ANTIPLATONISMO KELSENIANO COMO NÚCLEO ARGUMENTATIVO DA SUA TEORIA JURÍDICA.Rubin Souza - 2019 - Dissertation,
    A tese defende o antiplatonismo presente na obra do jusfilósofo Hans Kelsen como núcleo argumentativo da sua teoria do direito. Sustenta que a melhor definição da sua filosofia não é como neokantiana, mas como antiplatônica. Isso porque há significativas inconsistências na sua interpretação de Kant, o que a impossibilita de ser classificada como tal. Além, encontra-se na sua leitura sobre Platão referências mais sólidas e conceitos mais claros. Nesse sentido, advoga a hipótese de que a obra de Kelsen tem como (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  17
    Axel Honneth e a sua teoria plural da justiça.Paulo Vitorino Fontes - 2019 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 64 (2):e32882.
    Axel Honneth desenvolve o conceito de reconhecimento, encarado como uma necessidade fundamental do ser-humano, de forma a constituir-se no núcleo de uma teoria da justiça que procura especificar as condições intersubjetivas de autorrealização individual. Apresenta-se uma teoria da justiça assente na reconstrução das práticas e condições de reconhecimento já institucionalizadas, analisando as instituições sociais em um sentido amplo. Pretende-se aproximar a concepção normativa da justiça da análise sociológica das sociedades modernas, através da reconstrução normativa e ao colocar a ênfase na (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  15.  17
    Direitos culturais e toler'ncia: um diálogo entre Habermas e Forst como pressuposto para uma teoria da justiça.Marcio Renan Hamel - 2019 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 64 (1):e26419.
    Por meio de uma análise reconstrutiva da filosofia político-jurídica de Jürgen Habermas e de Rainer Forst, bem como com auxílio de literatura secundária, são analisados os conceitos de direitos culturais e tolerância. O objetivo da presente pesquisa é visualizar como Habermas e Forst desenvolvem os referidos conceitos. Para este fim, o artigo é dividido em duas seções, a partir de uma justificativa introdutória da investigação dos objetivos traçados. A primeira seção trata da questão que envolve os direitos culturais, seu significado, (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  8
    Genealogia della teoria critica: Adorno tra Hegel e Kant.Simone Cavallini - 2017 - Firenze: Editrice Clinamen.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  33
    A teoria dos humores de Maquiavel: a relação entre o conflito e a liberdade.Lairton Moacir Winter - 2011 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 19:43-75.
    The purpose of this work consists of analyzing the place that the big’s and people’s conflict, circumscribed by the theory of humors, occupies in Machiavelli’s political thought and to investigate its relationship with the political freedom. The central hypothesis is that the freedom can only be reached by a balance point among the forces in conflict. For that, it is necessary that the conflict, not being annulled, be rationally regulated and normalized by the republican institutions, changing from negative force into (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  10
    La teoría de la novela de Theodor W. Adorno.Claus Zittel - forthcoming - Thémata Revista de Filosofía.
    El artículo expone la teoría de la novela de Adorno, pero, en contra de lo que suele suceder en la recepción de la filosofía adorniana que suele conectarla con las reflexiones sobre la novela de Benjamin y Lukács, lo hace a partir del material sobre lo épico —todavía no investigado en profundidad— que Adorno hace presenta en su libro sobre Mahler. Una de las principales y novedosas tesis que se quiere mostrar es la interdependencia del lenguaje musical y (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  10
    Kant e a liberdade prática na Crítica da Razão Pura.Alcino Eduardo Bonella - 2012 - Revista de Filosofia Aurora 24 (34):177.
    Kant estruturou sua filosofia de modo a manter a possibilidade de afirmarmos que somos seres pertencentes ao mundo sensível e, enquanto tais, termos todos os nossos comportamentos explicados de um modo natural; todavia, ele também sustentou que somos seres com uma capacidade racional de representação de um dever ser do mundo, capacidade que nos permite termos todas as nossas decisões avaliadas de uma maneira que independe de como o mundo realmente é. Neste trabalho, examinaremos a posição de Kant em alguns (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  4
    Teoria e pratica della ricerca archeologica.Giuseppe Donato, Witold Hensel, Stanislw Tabaczy Nski, Instytut Historii Kultury Materialnej Nauk) & Istituto Per le Tecnologie Applicate Ai Beni Culturali - 1986 - Il Quadrante.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  11
    Práticas de liberdade em Foucault.Thiago Fortes Ribas - 2017 - Doispontos 14 (1).
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  7
    Teoria e história da liberdade em Leonardo Bruni.Laurent Baggioni & Adriana Novaes - 2022 - Discurso 52 (2):234-250.
    O presente artigo lança luz sobre as flutuações semânticas do termo “liberdade” na obra de Leonardo Bruni, buscando nuançar sua apreensão por parte da tradição anglófona de pensamento político conhecida como neorrepublicanismo. A partir da análise conceitual e estilística de diversas passagens centrais da obra do autor florentino, o artigo visa retornar aos usos e significados da palavra “liberdade” em Bruni, colocando a questão da relação entre um âmbito de utilização “teórica” e um âmbito de utilização histórica ou narrativa.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  5
    Compatibilizando Teoria da Ação e Racionalidade Prática a Partir do Conceito de “Intenção”.Mateus de Lima Rui - 2019 - Analytica. Revista de Filosofia 22 (1):177-200.
    O objetivo desse artigo será apresentar parte do debate atual sobre o papel da intenção na teoria da ação e na racionalidade prática. Para isso, iniciarei com a perspectiva do autor responsável pela retomada da filosofia da ação na contemporaneidade, Donald Davidson. Após oferecer uma breve exposição da concepção davidsoniana da intenção e da ação, e sobre os modelos teóricos “crença-desejo” e “crença-desejo-intenção” na filosofia da ação, pretendo desenvolver algumas considerações sobre o aspecto normativo da racionalidade prática (no sentido em (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. Adorno e il" divieto linguistico"(Sprachverbot) beckettiano: possibilità e limiti della comunicazione come pratica della differenza nel pensiero di Theodor W. Adorno.Francesca Paola di Lorenzo - forthcoming - Idee.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  12
    Capitalismo como prática social?: os potenciais e desafios de uma aproximação entre o practice turn em teoria social e a interpretação do capitalismo.Leonardo da Hora - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (3):277-302.
    Resumo Este artigo procura apresentar e discutir tentativas recentes em filosofia social de analisar e interpretar o capitalismo, a partir de uma perspectiva praxeológica. O practice turn em teoria social procurou superar o dualismo entre agência e estrutura, ou entre ação e sistema, por meio da noção de prática social. Seria possível então interpretar o capitalismo como um tipo especifico de prática social? Para tentar encaminhar essa questão, explicita-se brevemente, em um primeiro momento, em que consiste o practice turn em (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  26.  5
    Teoria jurídica da liberdade.Ricardo Marcondes Martins - 2015 - São Paulo: Contracorrente.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  2
    Teoria e pratica del mandala.Giuseppe Tucci - 1948 - Roma,: Astrolabio.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  37
    Th. W. Adorno: el elogio de la teoría y la impaciencia de la praxis.Esteban Alejandro Juárez - 2012 - Signos Filosóficos 14 (27):89-118.
    En este trabajo se pretende mostrar el sentido político que adquirió la defensa de la teoría por parte de Adorno en los últimos años de su vida. él empleó esta defensa como una respuesta a los imperativos de los estudiantes de izquierda de plegar la teoría crítica a la intervención práctica inmediata. Para justificar esta tesis se atiende no sólo a lo que decía, sino también, en un nivel discursivo diferente, a lo que estaba haciendo cuando empleaba concentraciones de (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   4 citations  
  29.  14
    Kant e a liberdade prática na Crítica da Razão Pura.Alcino Eduardo Bonella - 2012 - Revista de Filosofia Aurora 24 (35):177.
    Kant estruturou sua filosofia de modo a manter a possibilidade de afirmarmos que somos seres pertencentes ao mundo sensível e, enquanto tais, termos todos os nossos comportamentos explicados de um modo natural; todavia, ele também sustentou que somos seres com uma capacidade racional de representação de um dever ser do mundo, capacidade que nos permite termos todas as nossas decisões avaliadas de uma maneira que independe de como o mundo realmente é. Neste trabalho, examinaremos a posição de Kant em alguns (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  23
    Teoria e pratica della tolleranza nel Medioevo.Anna Arezzo - 2014 - Quaestio 14:334-340.
    R.P. Rivas, Tolerancia: teoría y práctica en la Edad Media, Actas del Coloquio de Mendoza, Federation Internationale des Instituts d’Etudes Medievales, Porto 2012.
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31. Teoria e pratica nel pensiero di S. Caramella.Francesco Armetta - 1991 - Palermo: Edi Oftes.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  37
    Teoria e pratica della doppia morte.Laura Silvestri - 2003 - Doctor Virtualis 2:101-118.
    I personaggi di Borges, nel momento in cui sanno di dover morire, scelgono di morire una seconda volta. La doppia morte o morte eroica è sempre il punto di unione tra sogno e realtà; così facendo l’autore sintetizza la vita dei personaggi in un unico momento come Dante. Il romanzo moderno nasce quando si trasgredisce il rituale che regola la morte: da qui la preferenza di Borges per il romanzo poliziesco o d’avventura e la stesura del Menard, dove l’autore, temendo (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33. Teoria e pratica della scienza: appunti di filosofia della scienza.Claudio Pezzin - 2003 - Foggia: Bastogi.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  17
    Da Teoria estética à inestética: conceito e função da estética em Adorno e Badiou.Daniel Pucciarelli - 2018 - Doispontos 15 (2).
    O artigo versa sobre o conceito mesmo da estética contemporânea a partir de dois autores que, embora provenientes de tradições filosóficas diversas, convergem quanto ao radical esgotamento do quadro teórico e artístico que sustentava a reflexão filosófica sobre a arte e à necessidade de reformá-lo: Adorno e Badiou. Em um esforço comparativo, portanto, apresentaremos o conceito, os desafios e as potencialidades da estética contemporânea em ambos os autores. Especial atenção será dada à função sistemática e arquitetônica da disciplina no (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35. Teoria e pratica dei confini.Achille C. Varzi - 2005 - Sistemi Intelligenti 17 (3):399–418.
    Are there any bona fide boundaries, i.e., boundaries that carve at the joints? Or is any boundary—hence any object—the result of a fiat articulation reflecting our cognitive biases and our social practices and conventions? Does the choice between these two options amount to a choice between realism and wholesome relativism?
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  36.  4
    Teoria e pratica della storiografia filosofica in Germania fra Sette e Ottocento.Mario Longo - 2019 - Padova: CLEUP.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37. Teoria e pratica della vita nazionale.W. Lutoslawski - 1931 - Rivista di Filosofia 22 (1):1.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  4
    Teoria e pratica economica francescana: il convento del Santo Spirito del Monte (Gilet, Valencia).Chiara Mancinelli - 2017 - Ariccia (RM): Aracne editrice int.le S.r.l..
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  23
    Teoría sin praxis: las razones del pensamiento: introducción a un texto de Adorno.Carlos Marzán Trujillo & Marcos Hernández Jorge - 1992 - Laguna 1:91-94.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40. Hacking e Dispositivos Tecnológicos: Práticas de Liberdade e Criação de Novos Mundos.Antonio Carlos Conceição Marques - 2022 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 21 (1).
    A obra Hacking e dispositivos tecnológicos nos faz compreender que um computador não é somente uma máquina que corresponde aos cliques do mouse, mas uma realidade técnica que permite estar em contato com o universo inteiro. Essa realidade tem na internet um instrumento poderoso dotado de algoritmos por meio dos quais é possível conduzir nossas condutas por um universo grandioso no qual aprendemos a participar de grupos, a sorrir, a odiar, a amar, a trabalhar, comer, acordar, dormir, entre outros. Contudo, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  6
    Teoria e pratica della scienza del mondo civile: scritti su Vico.Marco Vanzulli - 2016 - Ariccia (RM): Aracne editrice int.le S.r.l..
  42.  11
    Educação como prática real de liberdade a partir de István Mészáros.Leandro Assis Santos - 2022 - Educação E Filosofia 36 (76):377-404.
    O presente trabalho expõe algumas investigações acerca da mercantilização da educação brasileira e a perda (ao nosso ver) do caráter emancipatório que a educação deve possuir. A proposta atual de captura da educação pelo capital ocasiona o distanciamento das esferas públicas, quando não a sua condescendência, na deterioração de uma proposta formativa contrária aos projetos de conformação, passividade e de hedonismo que orientam a educação especialmente escolar no mundo atual. Para acompanhar essa crítica, nos valemos da economia conceitual aberta por (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  16
    Adorno centenario: teoria critica e morale, ontologia e dialettica. Nota introduttiva.Andrea Borsari - 2005 - Iride: Filosofia e Discussione Pubblica 18 (1):65-80.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44. Teoria e pratica del potere democratico.Ida Cappiello - 1980 - In Privato, società civile e potere: momenti della costituzione critica della ragione borghese: [scritti. Napoli: Liguori.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  10
    Adorno e la teoria della letteratura.Paolo Pellegrino - 2005 - Idee 58:113-152.
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  61
    Refúgio da liberdade: sobre o conceito de filosofia em Theodor Adorno.Rosalvo Schütz - 2012 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 57 (3):32-52.
    A concepção de filosofia formulada por Adorno foi impulsionada principalmente pela sua reação crítica a sistemas com pretensões totalitárias: nazismo, stalinismo e a sociedade produtora de mercadorias. A filosofia representa um refúgio para a liberdade diante dessas estruturas: ela dá voz ao não-idêntico. A capacidade de subverter os ordenamentos conceituais e sociais é implícita ao próprio pensamento, que se articula na forma de constelações em devir. A aproximação da dialética com o materialismo, concebido enquanto primazia do objeto, fortalece a (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  29
    La teoria e la pratica del diritto.Carla De Pascale - 1994 - Daimon: Revista Internacional de Filosofía 9:275-288.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  33
    Pensar a raça: Educação como prática da liberdade para superação do racismo.Patricia Ketzer & Róbson Peres da Rocha - 2022 - Conjectura: Filosofia E Educação 27:022015.
    O presente artigo aborda a importância de uma educação como prática da liberdade contra o racismo, através de pesquisa bibliográfica. A partir disso, dividiremos o trabalho em três partes: num primeiro momento traremos o diagnóstico do avanço do neoliberalismo, responsável pela precarização da escola e do trabalho docente, que tende a enfraquecer os mecanismos de proteção às minorias. Em seguida, abordaremos o racismo, como uma construção social baseada na ideia de raça, que a partir da racialização produz lugares sociais de (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  3
    ¿Es Theodor W. Adorno un pensador interdisciplinario? Diez tesis sobre teoría crítica y las disciplinas particulares Is Theodor W. Adorno an interdisciplinary thinker? Ten theses o.Stephanie Graf - 2023 - Logos Revista de Filosofía 141 (141):83-95.
    Que el trabajo interdisciplinario es un quehacer en la vida académica contemporánea se ha vuelto un consenso ampliamente reconocido. Sin embargo, la noción hegemónica de interdisciplinariedad tiene el problema que acepta los marcos teóricos tanto como los contenidos de las diversas disciplinas comodadas, es decir, de manera a-crítica y a-histórica. Este ensayo consiste en diez tesis que muestran otra visión de la interdisciplinariedad, tal como se despliega en el pensamiento de Adorno. Es importante destacar cómo Adorno sigue siendo (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  10
    Estratto. Proust. Una teoria, – e una pratica concordante, – del linguaggio.Maurice Merleau-Ponty & Claudio Rozzoni - 2019 - Chiasmi International 21:53-59.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000