Results for 'Jogos'

240 found
Order:
  1.  13
    O jogo da capoeira, como ferramenta motivacional para o desenvolvimento da leitura, em uma escola estadual, na cidade de Itabuna – Bahia -Brasil.Cláudia Viana Ávila D'Andrade & Clara Roseana da Silva Azevedo Mot'Alverne - 2020 - Odeere 5 (9):332-351.
    A capoeira ou capoeiragem é uma expressão cultural brasileira que mistura jogo, esporte, arte marcial, cultura popular, tradição, dança e música. Desenvolvida no Brasil por descendentes de escravos africanos, a capoeira é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando primariamente chutes e rasteiras, além de joelhadas e cabeçadas, cotoveladas, acrobacias aéreas ou em solo. Praticantes da capoeira aprendem não apenas a lutar e jogar, mas também a tocar os instrumentos típicos e cantar. Assim, os discentes do 6º ano (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  2
    Jogos de linguagem e neodocumentalismo.Sergio de Castro Martins - 2024 - Logeion Filosofia da Informação 10 (2):e-6935.
    O presente artigo visa estabelecer relações entre a teoria do Neodocumentalismo da Ciência da Informação e alguns aspectos expostos nos sistemas filosóficos da Filosofia de Ludwig Wittgenstein, sobretudo da sua segunda fase, tal como exposto em sua obra Investigações Filosóficas. Neste sentido, pretende-se estabelecer relações convergentes entre o conceito de jogos de linguagem e os aspectos relativos ao documento como instrumento de veiculação de informação, ordenação e prática social. Após uma introdução do tema, serão apresentados os conceitos e configurações (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  3
    Jogos de Linguagem, Imagem Agostiniana e Ostensão.Daiane Lemes Pereira - 2023 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 15 (38):55-83.
    O objetivo de Wittgenstein, quando desenvolveu o conceito de ‘jogos de linguagem’ (na obra Investigações Filosóficas), era a solução, ou melhor, a dissolução dos problemas filosóficos através do esclarecimento do funcionamento da linguagem. O objetivo do presente ensaio se determina a apresentar o contexto filosófico no qual Wittgenstein desenvolveu seu conceito. A temática se justifica, uma vez que, os argumentos de Wittgenstein, na elaboração de sua concepção de significado como uso da linguagem, foram fomentados pelo referido contexto. Desse modo, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  11
    O jogo das cartas lógicas de Shiver.Frank Thomas Sautter - 2023 - ARGUMENTOS - Revista de Filosofia 30:111-119.
    Anthony Shiver (2013) desenvolveu dois jogos de cartas lógicas para a prática da derivação no contexto da Lógica Proposicional Clássica. Embora ele tenha apresentado os contornos gerais desses jogos, muitos detalhes do desenho deles estão faltando. Neste artigo proponho uma metodologia para o desenho detalhado do primeiro dos jogos de Shiver. Esta metodologia utiliza uma abordagem informacional para a seleção das cartas do baralho, que conforma-se a critérios de alcançabilidade de cada carta e de balanço entre elas.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  30
    O uso dos jogos nas aulas de Matemática.Fernanda Wanderer & Daiane Martins Bocasanta - 2022 - Educação E Filosofia 36 (77):885-916.
    O artigo tem por objetivo problematizar o enunciado que diz da importância de ensinar matemática usando jogos. O material de pesquisa abrange todos os exemplares da Educação em Revista (ER), periódico do Sindicato do Ensino Privado do RS. Servindo-se de ferramentas teóricas oriundas do pensamento de Foucault, o artigo examina entrelaçamentos do enunciado estudado com outros do campo educacional, que geram efeitos de verdade no discurso da educação matemática contemporânea. O trabalho investigativo permitiu identificar: a) os vetores de sustentação (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  19
    Sobre jogo de linguagem: Habermas e Wittgenstein.Clélia Aparecida Martins - 2010 - Revista de Filosofía (Madrid) 35 (2):91-104.
    This paper brings notes regarding Wittgenstein’s philosophy of language and its presence in habermasian philosophy by means of the basic concept language game. The approach of language of the second Wittgenstein reaches a rather culturalist abstraction, which, however, disclaims him of the pretension of being a theoretical of language, but in Habermas, this approach is put with an intention: the systematization of the universal pragmatics, which he presents as a theory of language games.
    No categories
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  10
    Campo de jogo e din'mica existencial.Roberto Saraiva Kahlmeyer-Mertens - 2024 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 6 (2):84-92.
    O propósito do artigo é abordar o conceito de jogo (Spiel) na hermenêutica filosófica de Gadamer, tal como aparece na obra Verdade e Método. Questionamos como o jogo, tratado como metáfora, nos permite compreender conceitos genuinamente hermenêuticos como compreensão e interpretação. O objetivo é mostrar o jogo como uma dinâmica existencial quando a questão é compreender e interpretar. Centramo-nos na noção de compreensão e no campo de jogo que a constitui; também, o quanto a interpretação é formada a partir de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  11
    O jogo livre da imaginação é compatível com a dedução kantiana das categorias?Hélio Lopes da Silva - 2015 - Studia Kantiana 18:182-205.
    Pretendemos neste artigo examinar a aparente incompatibilidade entre a concepção, exposta na terceira Crítica kantiana, do jogo livre ou harmonia entre as faculdades da Imaginação e do Entendimento e a Dedução Transcendental das Categorias da primeira das Críticas kantianas, na medida em que a primeira parece afirmar que a Imaginação pode apreender “sem conceitos” um objeto intuído, ao passo que a última parece submeter todas estas apreensões à posse a priori de um conceito. De modo a realizar este exame, vamos (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  13
    O jogo dos afetos no campo político e a gênese social da normatividade jurídica em David Hume.Priscila Ricardo de Oliveira - 2019 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 17 (2).
    Pretendo debater, neste trabalho, três pressupostos que subjazem o desenvolvimento argumentativo do ensaio: I) a ideia presente no Tratado de que os homens se guiam pelos seus afetos ou, grosso modo, que a sociabilidade é permeada por paixões que se chocam, todo o tempo, com a vontade e interesse alheios (Hume também entende, como parece ter sido o caso de Maquiavel e Shaftesbury, que a sociedade, como um corpo, expressa um humor espelhado e forjado no jogo e conflito dos afetos (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  35
    O “jogo de espelhos”: religião, poder e sacralidade no romance “Memorial do Convento” (The "game of mirrors": religion, power and sacredness in novel "Memorial do Convento").Thiago Maerki Oliveira - 2012 - Horizonte 10 (25):278-297.
    Quando olha atentamente para os detalhes de uma obra literária, o leitor mais perspicaz toma consciência de mecanismos que regem e organizam o texto com objetivos específicos para a economia da narrativa. No romance Memorial do Convento , de José Saramago (1994), a relação entre Literatura e Religião é um desses mecanismos, algo que se torna visível no confronto entre sagrado e profano, na inversão de seus valores e na afinidade entre “poder espiritual” e “poder temporal”, o que se assemelha (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  18
    Jogos Olímpicos de Berlim 1936: o uso do esporte para fins nada esportivos.Filipe Fernandes Ribeiro Mostaro - 2012 - Logos: Comuniação e Univerisdade 19 (1).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12. Jogos eletrônicos e aspectos morais: a borda entre o virtual e o atual // Electronic games and moral aspects: the border between virtual and actual.Daniela Karine Ramos - 2013 - Conjectura: Filosofia E Educação 18 (1):105-119.
    Este trabalho tem como objetivo discutir aspectos relacionados à virtualização e à liberdade presentes nos jogos eletrônicos que se configuram como novos espaços de vivências, interação e subjetivação. Para tanto, buscamos captar a singularidade presente na relação que os jogadoresestabelecem com o espaço virtual, utilizando como inspiração metodológica a cartografia. Na pesquisa, cinco jovens foram observados e relataram suas experiências com os jogos eletrônicos. A partir disso, identificamos que os jogos eletrônicos como espaços virtuais permitem lidar com (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  37
    O jogo do erro e da verdade nos diálogos filosóficos de Voltaire.Stéphane Pujol - 2012 - Doispontos 9 (3).
    Tudo se passa como se a escrita filosófica de Voltaire se desenvolvesse em uma dupla oposição: de um lado, ela visa denunciar o palavrório dos fazedores de sistemas e a cacofonia a que ele conduz, opondo-lhes a prudência e a modéstia; de outro, ela pretende restaurar, contra a tentação cética, o direito à busca da verdade. Em Voltaire, o discurso filosófico nasce desta tensão, do desejo de dizer o mundo e da vontade de se calar, tensão que a escolha do (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  17
    Jogos pedagógicos e responsividade: ludicidade, compreensão leitora e aprendizagem.Nukácia Meyre Silva Araújo, Fernanda Rodrigues Ribeiro & Suellen Fernandes dos Santos - 2012 - Bakhtiniana 7 (1):4-23.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  4
    Jogos de estética: jogos de guerra.Carlos Couto Sequeira Costa (ed.) - 2005 - [Lisboa]: Fundação das Casas de Froneira e Alorna.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  11
    Dos jogos de teatro no pensamento pedagógico e político de Rousseau.Luiz Fortes - 1979 - Discurso 10:79-86.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  14
    Jogos de linguagem religiosos? Reflexões a partir dos escritos de Wittgenstein sobre religiosidade.Marciano Adilio Spica - 2009 - Revista de Filosofia Aurora 21 (29):399.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  12
    Entre O jogo de linguagem E o parergon: A definição de obra de arte em Gilles Deleuze.Rafael Duarte Oliveira Venancio - 2016 - Synesis 8 (2):203-215.
    O presente artigo busca discutir o conceito de obra de arte em Gilles Deleuze enquanto um debate entre a definição clássica kantiana de parergon e sua leitura por Jacques Derrida e a alternativa posta pelos estudiosos wittgensteinianos da Estética da obra de arte enquanto jogo de linguagem. Através de uma investigação conceitual que abarca o conceito de jogo, encontra-se uma definição da arte através da sua prática, favorecendo o estatuto epistemológico desse campo do saber.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  9
    O Jogo da Obra de Arte: Uma Compreensão Fenomenológica.T. P. Cruz - 2012 - Páginas de Filosofía 4 (2):3-16.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  1
    Diálogo e jogo na hermenêutica gadameriana.Weksley Pinheiro Gama - 2016 - Pensando - Revista de Filosofia 7 (13):75.
    O presente escrito aborda perspectivas trazidas a nós por Gadamer com vistas a liberar a experiência da arte do âmbito restrito da subjetividade, o que, segundo este filósofo, pode ocorrer a partir da assunção de um tipo de experiência que pode ser tomado como verdade mesmo não estando restrito aos métodos das ciências naturais. Partindo desta prerrogativa, Gadamer lança mão da noção de jogo como experiência fora da centralidade subjetiva. Com este redirecionamento da experiência junto a arte, o fenômeno artístico (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  5
    Oficina de jogos filosóficos -.Marinês B. Oliveira - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 2.
    O encontro entre filosofia e crianças é possível e a proposta didático-metodológica da Comunidade de Investigação se apresenta como um excelente caminho para propiciá-lo. Porque através de jogos? Porque jogar é uma oportunidade criativa de se encontrar com a gente mesmo, com os outros, com o todo. É uma maneira lúdica, prazerosa e criativa de aprender a pensar, a agir, a refletir, a filosofar.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. Representações de diferença em jogo na discussão sobre cotas.José Licínio Backes - 2005 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 7 (2).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  11
    As partes do jogo.Berta Waldman & Alcir Pécora - 1980 - Discurso 12:99-112.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  6
    A ciência como um jogo em Popper.Elizabeth de Assis Dias - 2019 - Griot : Revista de Filosofia 19 (3):327-337.
    O objetivo do presente trabalho é analisar a concepção de ciência de Popper recorrendo metáfora com o jogo de xadrez que ele utiliza em sua obra A lógica da pesquisa cientifica. Consideramos que por meio desta metáfora é possível percebermos que a sua concepção de ciência não se reduz ao critério lógico de falseabilidade como muitos de seus comentadores deixam entrever, nem tampouco, em definir regras metodológicas para nortear a prática da ciência. Mas, o próprio filósofo ao estabelecer tal analogia (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  9
    Finitude e singularidade: o jogo dos irredutíveis em Sartre.Marcelo Prates - 2022 - Griot 22 (3):63-79.
    Este artigo tem por objetivo analisar a noção de finitude na obra de Sartre como base para a antropologia existencial desenvolvida nela. Perpassando desde O ser e o nada até as últimas entrevistas, discutimos tal tese a partir das análises, sobretudo, de Bornheim, Moutinho e Mészáros. Para isso, num primeiro momento discute a relação entre ser, finitude e negação. Num segundo momento, associamos a noção de finitude com a de singularidade e como por ela é estabelecida a relação entre ontologia, (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  4
    O papel do jogo estético do devaneio no “Argumento negligenciado para a realidade de Deus” de Charles S. Peirce.Rodrigo Vieira de Almeida - 2018 - Cognitio 18 (2):173.
    O presente artigo pretende tecer algumas breves considerações acerca de um importante e heurístico tema da filosofia arquitetônica de Charles Sanders Peirce, a saber, o papel exercido pelo conceito de jogo estético do devaneio no surgimento e estabelecimento de uma crença pragmática na hipótese da realidade de Deus. Seguindo, dentro do limite de espaço disponível, a exposição das etapas do chamado argumento negligenciado para a realidade de Deus, desenvolvido por Peirce em texto homônimo, mostrar-se-á como o conceito de jogo estético (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  7
    Arquibancada Cotidiana: jogos, sociabilidade e interação entre torcedores de futebol no Brasil.Edison Gastaldo - 2016 - Logos: Comuniação e Univerisdade 23 (1).
    Este trabalho busca discutir, a partir de dados obtidos em trabalho de campo etnográfico coletivo multissituado, elementos de uma cultura comunicacional dos torcedores no Brasil. Tradicionalmente tratados como coletivo, massa, povo ou multidão pelos meios de comunicação tradicionais, a abordagem proposta evidencia, nas falas dos próprios torcedores, uma compreensão sofisticada do universo afetivo, familiar, econômico e político que envolve o torcer por uma equipe de futebol no Brasil contemporâneo.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  19
    Apenas um lado do jogo: Kepler condicionado por seu tempo?Claudemir Roque Tossato - 2006 - Scientiae Studia 4 (4):627-640.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  14
    A ideia de jogo E a importância da hermenêutica filosófica na compreensão do Saber E construção da subjetividade.Rodrigo Toaldo Cappellari - 2014 - Synesis 6 (2):140-155.
    O presente estudo tem por objetivo verificar as diferentes formas de se analisar um texto escrito, partindo-se da obra de Hans-Georg Gadamer no tocante a diferenciação entre hermenêutica metodológica e a hermenêutica filosófica, bem como o objetivo da hermenêutica. Após, trabalhar-se-á com a perspectiva da hermenêutica como uma ciência da interpretação, da filosofia como um modo de ser e constituição da subjetividade, para ao final buscar da compreensão da ideia de jogo como um método, um modelo estrutural da experiência hermenêutica (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  13
    Do Génio ao jogo. O papel da Técnica na Transformação dos Valores Estéticos em Walter Benjamin.Nélio Rodrigues Conceição - 2017 - Trans/Form/Ação 40 (1):87-108.
    Resumo: Analisando o papel desempenhado pela questão da técnica no pensamento de Walter Benjamin, o artigo debruça-se sobre a transformação dos valores estéticos, na modernidade. As técnicas de reprodução/registo inventadas nos séculos XIX e XX, como a fotografia e o cinema, obrigaram a uma revisão das articulações entre arte, técnica e história, articulações que Benjamin desenvolveu em diversos sentidos. Contudo, não encontramos, nos seus textos, uma filosofia da técnica de princípios claramente estabelecidos. Portanto, o presente artigo visa estabelecer uma constelação (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  13
    Educação e propaganda no jogo político fascista: o uso de imagens cinematográficas por Mussolini.Cristina Souza da Rosa - 2009 - Diálogos (Maringa) 13 (1).
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  11
    Educação e propaganda no jogo político fascista: o uso de imagens cinematográficas por Mussolini.Cristina Souza da Rosa - 2010 - Dialogos 13 (1).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  34
    O jogador Odisseu entre Calipso, Cila e Caríbdis: uma reflexão sobre a exploração dos jogos de azar pela Odisseia de Homero.José Eduardo Figueiredo de Andrade Martins - 2019 - Logos: Revista de Lingüística, Filosofía y Literatura 29 (1):78-93.
    Este artigo traça um paralelo entre os eventos da Odisseia e a exploração dos jogos de azar. Para tanto, utilizando-se livremente de várias abordagens filosóficas, é defendido que o ser humano é naturalmente um jogador, com uma liberdade que é restrita a partir do surgimento do Estado. Este, tendo seus desdobramentos representados por Calipso, Cila e Caríbdis, terá que harmonizar essa natureza com seu poder soberano, regulamentando a exploração dos jogos de azar.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  21
    Avatares em jogo: interfaces, processos e experiências.Renato Teixeira Bressan & Potiguara Mendes da Silveira Jr - 2011 - Logos: Comuniação e Univerisdade 18 (1).
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  18
    Cenografia, agenciamento e mundo ético na entrevista em Jogo de cena: uma abordagem discursiva.Silma Ramos Coimbra Mendes & Maria Cecília Pérez de Souza-E.-Silva - 2022 - Bakhtiniana 17 (3):83-104.
    RESUMO Entre a vasta produção de Eduardo Coutinho, destaca-se o documentário Jogo de cena, celebrado como “objeto solar” da filmografia do cineasta, no qual a entrevista ocupa um lugar central. O objetivo deste artigo é refletir discursivamente sobre ela a partir de cenas de fala postas a circular em relação às escolhas estéticas e à materialidade do documentário; natureza da relação entrevistador-entrevistadas, marcada pela recusa a uma “suposta neutralidade” e produção de agenciamentos, cenografias e mundo ético. Para isso, são acionados (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  36.  3
    Contra o dogmatismo realista: notas sobre acordos e jogos.Marcos Silva - 2021 - Trans/Form/Ação 44 (3):287-312.
    This paper discusses the existence of rules and criteria independent of our discursive practices by using Brandom’s philosophy and Wittgenstein’s philosophical development. For that, it examines the normativity of logic, especially facing the challenge of the diversity of non-classical logics and motivates that its constitution should be based on an analogy with games. This renders a pragmatist alternative to a realist sort of dogmatism. I then defend, using this pragmatist approach inspired in the notion of games and agreements, that it (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  37.  7
    O livre jogo da linguagem poética em Friedrich Schlegel.Silvia Faustino - 2017 - Discurso 47 (1):187-204.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  14
    Corpo, técnica E jogo na inf'ncia: Notas da teoria crítica de Theodor W. Adorno.Mara Salgado - 2019 - Childhood and Philosophy 15:01-27.
    This paper discusses the status of about childhood in Theodor Adorno’s critical theory, focusing on his reflections on the body, on technique and on play that mark childhood as another form of reason. Childhood is portrayed by Adorno as a place of the “first utopia,” that longed for and permanently uninhabited homeland that resists any rescue attempt, but illuminates the desire we once experienced, in a play between body and thought, dream and reality. Adorno’s child evokes the experience of another (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  10
    A regra E o jogo ou método E interpretação.Odone José De Quadros - 1999 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 44 (1):147-165.
    A necessidade da regra, do métodoou de módelos teóricos de referência da interpretaçãotem suscitado um debate dentro e forada filosofia - na área das ciências érh geral e dasciências humanas - sobre o método como critériode rigor e científicidade do conhecimento. Nainterpretação, dentro da abordagem da filosofiahermenêutica, sé faz a discussão entre método eexperiência hermenêutica no âmbito da linguagem.Pretendo apresentar quatro dificuldades emostrar que onde não há método explicito podehaver rigor e regra e qual é esta autonomia derhétodo. Sobretudo, de (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  6
    Expressividade e Representação No Jogo de Linguagem Das Sensações.Mirian Donat - 2022 - Revista Guairacá de Filosofia 38 (1).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  4
    A areté helénica nos jogos olímpicos.António Melo - 1996 - Revista Portuguesa de Filosofia 52 (1/4):523 - 537.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42. A ordem do discurso de Michel Foucault: 50 anos de uma obra que revelou o jogo da rarefação dos sujeitos e a microfísica dos discursos (19th edition).Alex Pereira de Araújo - 2020 - Unidad Sociológica 5:14-23.
    Este ensaio celebra as cinco décadas da publicação do livro A ordem do discurso de Michel Foucault, realizando uma reflexão acerca de sua repercussão entre as ciências sociais e sobre seus usos, principalmente, no campo da linguagem na parte relacionada à análise do discurso de linha francesa. Portanto, trata-se de uma retrospectiva crítica cuja análise começa com a entrevista que Foucault concedeu algumas semanas antes de proferir esta aula aos brasileiros Sergio Paulo Rouanet e José Guilherme Merquior. Em seguida, o (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   5 citations  
  43.  15
    Scenography, Setting and Ethical World in Jogo de Cena [Scene Game]: A Discursive Approach.Silma Ramos Coimbra Mendes & Maria Cecília Pérez de Souza-E.-Silva - 2022 - Bakhtiniana 17 (3):83-104.
    ABSTRACT Among Eduardo Coutinho’s vast production, the documentary Jogo de cena stands out and is celebrated as being the centerpiece of the filmmaker's filmography, in which the interviews occupy a central place. The purpose of this article is to reflect upon these interviews, discursively, based on: speech scenes put in perspective and in relation to the aesthetic choices and materiality of the documentary; nature of the interviewer-interviewee relationship, marked by the refusal of an “alleged neutrality” and the production of settings, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  5
    No rastro do ordinário do sentido: entre jogos de linguagem e práticas cotidianas.Filipo Figueira - forthcoming - Bakhtiniana.
    RESUMO Neste artigo, busca-se desenvolver um exercício de elucubração sobre o conceito de “ordinário do sentido”, proposto inicialmente por Michel Pêcheux. O conceito, contudo, não foi plenamente desenvolvido devido à morte prematura do filósofo francês em 1983. Assim, o que se pretende é conjecturar o que poderia ser este “ordinário do sentido”. Para tal, em acordo com as sugestões de Pêcheux, segue-se explorando a “análise da linguagem ordinária”, conforme proposto por Ludwig Wittgenstein, e sua reinterpretação culturalista elaborada por Michel de (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  8
    Onde termina o uso recreativo e inicia a dependência de jogos eletrônicos: uma revisão da literatura.Matheus Kereski Gonçalves & Luciana Schermann Azambuja - 2021 - Aletheia 54 (1).
    Os videogames ganharam destaque desde os anos 1970 e com a popularização da internet, originaram-se diversos relatos de que jovens vêm exagerando nos jogos fazendo com que em muitas vezes o uso deixe de ser recreativo. Esta pesquisa objetiva investigar, por meio da literatura, quando o uso de jogos eletrônicos é caracterizado como uma atividade recreativa e quando começa a ser considerado uma dependência. Foi realizada uma revisão na literatura na qual foram selecionados artigos científicos relacionados ao tema. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  14
    O debate da pós-modernidade: as teorias do conhecimento em jogo.Silvio Ancizar Sánchez Gamboa - 2010 - Filosofia E Educação 2 (2):p - 74.
    O texto apresenta o debate sobre as correntes pós-modernas que repercutemna pesquisa em educação. Essas correntes tem seu fundamento no “giro linguístico”. Essas abordagens que criticam o racionalismo moderno, paradoxalmente, tem como base uma teoria do conhecimento. A polêmica entre as tendências da pesquisa torna-se mais radical e esclarecedora quando são recuperadas as teorias do conhecimento que as sustentam. Os pesquisadores perante esse quadro de correntes diversas não podem ignorar o jogo de concepções e pressupostos, que revelam os limites e (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  47.  2
    As Cores Em Wittgenstein: Da Fenomenologia Aos Jogos de Linguagens e a Fotografia Digital.Claudia Bucceroni Guerra - 2016 - Logeion Filosofia da Informação 2 (2):66-79.
    Ludwig Wittgenstein apreciava as cores a ponto de utiliza-las para ilustrar o poder das proposições e seus limites, bem como criando jogos de linguagem relacionados às cores. A complexidade das proposições relacionadas às cores possibilita pensar a subjetividade de reprodução em meio digital das cores. COLORS IN WITTGENSTEIN: FROM PHENOMENOLOGY TO THE LANGUAGES GAMES AND THEDIGITAL PHOTOGRAPHYAbstractLudwig Wittgenstein liked the colors as to use them to illustrate the power of propositions and their limits, and creating language games related to (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  10
    A Relação Entre a Defesa Das Liberdades e as Regras Do Jogo Democrático No Pensamento de Norberto Bobbio.Luiz Paulo Rouanet & Ludovyco José Viol Moras - 2024 - Dissertatio 58:156-175.
    O presente trabalho tem por propósito demonstrar a defesa das liberdades, realizada porNorberto Bobbio, enquanto uma precondição salutar para o funcionamento das regras do jogodemocrático. Para tanto, será explicitado que o filósofo e jurista italiano parte, num primeiro momento, daanálise da democracia para, posteriormente, abordar as liberdades e a sua defesa. Em seu livro Il futurodella democrazia (1984), o pensador apresenta, em oposição aos regimes autocráticos, uma definiçãoprocedimental da democracia, concebida como regras do jogo. Essas regras configuram osprocedimentos, que devem (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. O Agendamento Midiático-Esportivo: considerações a partir dos Jogos Pan-Americanos Rio/2007.Cristiano Mezzaroba & Giovani De Lorenzi Pires - 2010 - Logos: Comuniação e Univerisdade 17 (2):124-136.
    Neste texto apresentamos considerações sobre o agendamento midiático-esportivo realizado em relação aos Jogos Pan-americanos Rio/2007, enfatizando aspectos teórico-conceituais da teoria do agendamento (agenda-setting), bem como evidenciando algumas estratégias utilizadas pela mídia no tocante ao evento, como a utilização de elementos da identidade nacional e a figura dos ídolos esportivos.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  16
    Anatomia da Linguagem: Podemos Compreender Jogos de Linguagem a Partir de Redes Corticais?Inês Hipólito - 2017 - Kairos 18 (1):84-109.
    There is today much interest in research of neuronal substrata in metaphor processing. It has been suggested that the right hemisphere yields a key role in the comprehension of figurative language and, particularly, in metaphors. Figurative language is included in pragmatics, a branch of linguistics that researches the use of language, in opposition to the study of the system of language. There lingers, though, an open debate in respect to the identification of the specific aspects concerning semantics, as opposed to (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 240