Results for 'Filosofia da Memória. Realismo Direto. Realismo Representativo. Pragmatismo.'

1000+ found
Order:
  1.  8
    O anti-realismo na filosofia da física de Werner Heisenberg: da potentia aristotélica ao formalismo puro.Vinicius Carvalho da Silva - 2011 - Griot : Revista de Filosofia 3 (1):109-120.
    Qual a Filosofia da Natureza que podemos inferir da Física Contemporânea? Para Werner Karl Heisenberg, prêmio Nobel de Física de 1932, a ontologia da Ciência Moderna, estruturada no materialismo, no mecanicismo e no determinismo já não pode servir de fundamento para a nova Física. Esta requer uma nova base ontológica, onde o anti-realismo, seguido de um formalismo puro, aparece como o princípio basilar de uma nova Filosofia Natural.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  21
    Memória Coletiva diante um painel bibliometrico.Rosa da Penha Ferreira da Costa, Philippe Peterle Modolo & Marcelo Calderari Miguel - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 9 (2):157-177.
    O Brasil, diz Millôr Fernandes, tem um enorme passado pela frente e, esse projeto de nação ergue-se com a memória coletiva. Nessa via, o objetivo do estudo é analisar bibliometricamente como a temática ‘memória coletiva’ se apresenta indexada no acervo da literatura científica da Ciência da Informação - Brapci. A pesquisa estabelece métricas sobre o quantitativo anual de publicações, os periódicos e os autores envolvidos, as palavras chaves mais frequentes. Estabelecido o recorte dos últimos dez anos completos, são recuperados 50 (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  16
    Empresas, Ditadura Civil Militar Brasileira e Centros de Memória e Documentação Corporativos: Um Estudo Exploratório.Alessandra de Sá Mello da Costa, Marcelo Almeida de Carvalho Silva & Carlos Arthur Vieira Monteiro - 2015 - Logeion Filosofia da Informação 2 (1):122-144.
    De 1964 a 1985 o Brasil viveu sob um regime de governo ditatorial que de acordo com a historiografia mais recente foi sustentado, em grande parte, pela própria sociedade civil (MELO, 2012; COMISSÃO, 2014). Mais recentemente, a partir dos anos 1980, cresce o movimento de criação de espaços de memória corporativos com o objetivo de tornar pública a trajetória histórica das empresas (COSTA; SARAIVA, 2011). Dentre estes espaços, adquire relevância os Centros de Memória e documentação como lugares de armazenamento e (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. A memória episódica, o problema da cotemporalidade, e o senso comum.César Schirmer Dos Santos - 2020 - In Giovanni Rolla & Gerson Albuquerque de Araújo Neto (eds.), Ciência e Conhecimento. Editora da Universidade Federal do Piauí. pp. 151-180.
    Os realistas diretos sobre a memória episódica alegam que um sujeito que lembra está em contato direto com um evento passado. No entanto, como seria possível estar em contato direto com um evento que deixou de existir? Este é o assim-chamado problema da cotemporalidade. A solução padrão para este problema, a qual foi proposta por Sven Bernecker, consiste em distinguir entre, por um lado, a ocorrência de um evento, e, por outro lado, a existência de um evento, de modo que (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  19
    A filosofia de L'Action como intelectualismo ou realismo integral.Manuel da Costa Freitas - 1993 - Revista Portuguesa de Filosofia 49 (3):325-338.
    Na sua tese de 1893, L'Action, Maurice Blondel tenta demonstrar a implicação mútua do agir, do conhecer e do ser. A acção revela-se penetrada de pensamento, o qual, por sua vez, se desdobra forçosamente para a sua realização efectiva, constituindo os dois (acção e pensamento) o nó ontológio do ser. Portanto, o ensaio de Blondel merece a designação de intelectualismo ou realismo integral que lhe foi atribuído por H. Duméry e Paul Archambault. /// Dans sa thèse de 1893, L'Action, (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  8
    Filosofia Perene Tomista e Sua Vitalidade.Jefferson da Silva & Marcius Tadeu Maciel Nahur - 2023 - Basilíade - Revista de Filosofia 5 (10):45-65.
    Este texto tem o objetivo de refletir sobre a metafísica do ser de matriz tomista como desafio epistêmico ao (não) pensar na modernidade e seus reflexos nas multifacetárias vicissitudes desnorteantes do conhecimento na sociedade contemporânea. Como sabedoria, a metafísica ajuda a julgar e ordenar bem as coisas. Como ciência, a metafísica do ser cuida do que é separado da matéria. Como intelecção do ser enquanto ser, ela traz a universalidade e necessidade como atributos de maior relevância das coisas particulares e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  4
    Intervenção Estatal Em Prol Das Empresas de Pequeno Porte À Luz da Nova Lei de Licitações e Contratos.Marcus Aurélio Vale da Silva, Marisa Rossignoli & Bruno Bastos de Oliveira - 2023 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 9 (1).
    Fomentar a atuação das micro e pequenas empresas deve se tornar um dos principais escopos das políticas públicas brasileiras direcionadas ao desenvolvimento socioeconômico, considerando o tratamento diferenciado previsto no ordenamento jurídico brasileiro, que também prevê legalmente a possibilidade da aplicação de benefícios aos microempreendedores, mas que ainda não atingem os objetivos que transcendem à seara econômica. O estudo almeja trazer reflexões e a compreensão de alguns dos dispositivos de fomento às micro e pequenas empresas à luz da nova lei de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  18
    A difícil relação entre realismo E racionalidade na filosofia de Karl Popper / the difficult relationship between realism and rationality in the philosophy of Karl Popper.Adan John Gomes da Silva - 2013 - Synesis 5 (2):1-11.
    O trabalho tem como objetivo mostrar a existência de uma tensão entre duas das principais ideias do filósofo da ciência Karl Popper, sob a luz das críticas feitas por W. H. Newton-Smith, para quem aquele filósofo não conseguiu conciliar suas ideias sobre o método científico com o ideal realista de que a ciência almeja uma descrição cada vez mais verdadeira do mundo, e que por isso ele não foi capaz de sustentar um modelo racional de ciência.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  23
    O fim da fenomenologia em Wittgenstein - Uma abordagem temporal.Guilherme Ghisoni da Silva - 2013 - Philósophos - Revista de Filosofia 18 (2):11-41.
    First I will explore the importance granted by Wittgenstein, in the middle period, to memory, in the primary/phenomenological world. According to him, memory is the source of time , past , knowledge and identity . The main objective of this article is to present Wittgenstein's reasons for the rejection of the phenomenological project, using as backdrop his analysis about time (and the abandonment of the semantical and epistemological roles granted to memory). For this purpose it will be crucial to understand (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  10
    O Transcorrer do Tempo em Schopenhauer: Recorrência, Lembrança, Memória e História.Eduardo Ribeiro da Fonseca - 2021 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 12:e24.
    Este artigo é uma reflexão acerca dos sentidos da transitoriedade em Schopenhauer, na medida em que conhecemos as conclusões da metafísica imanente sobre o Nunc Stans ao fundo do transcorrer do tempo, a roda da Vontade Cósmica girando fora do tempo, do espaço e da causalidade. O diálogo que aparece ao fundo do texto será estabelecido a partir do contraste das concepções de eterno retorno em Schopenhauer e Nietzsche, mas abrange noções da Psicanálise de Freud e os comentários literários de (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  31
    Charles Sanders Peirce e a contempor'nea filosofia da ciência: uma difícil conversação.Lauro Frederico Barbosa da Silveira - 1993 - Trans/Form/Ação 16:63-82.
    As cada vez mais freqüentes referências ao pensamento de Peirce feitas pela contemporânea filosofia da ciência não têm sido capazes de esconder a dificuldade encontrada de assumi-lo em sua integridade. A maior parte das citações é parcial e contradiz o conjunto da doutrina. Parece ser mais fácil chamar para conversação William James e John Dewey do que chamar seu inspirador comum. A razão última deste desafio parece se encontrar na radicalidade do realismo falibilista, dificilmente aceitável pela maioria das (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  12. Jonh Locke e o realismo cientí­fico.Marcos Rodrigues da Silva - 2007 - Princípios 14 (21):55-65.
    la82 12.00 Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4 Este artigo tem por objetivo discutir a inserçáo de John Locke na filosofia do realismo científico no que diz respeito ao debate realismo/empirismo. Para atingir este objetivo apresentarei a hipótese de Maurice Mande lbaum de que, com relaçáo ao problema da explicaçáo científica, Locke parece estar alinhado com os realistas. Para discutir esta hipótese, procurarei oferecer uma caracterizaçáo de empirismo que seja apropriada para o debate (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  4
    Filosofia, psicanálise e sociedade.Cláudio Oliveira da Silva (ed.) - 2011 - Rio de Janeiro, RJ: Azougue Editorial.
    O livro reúne pesquisadores em filosofia e psicanálise com textos em torno do tema sociedade, sob as mais diversas perspectivas. Os objetos dos artigos foram o problema da tradição, da transmissão e da memória, e do seu sentido na psicanálise e na filosofia.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. Aspectos da educação da criança na história da filosofia da educação: a perspectiva de filósofos e educadores // Aspects of children's education in the history of philosophy of education: the perspective of philosophers and educators.Heraldo Aparecido Silva & Fernanda Antônia Barbosa da Mota - 2013 - Conjectura: Filosofia E Educação 18 (2):65-77.
    Este trabalho tem por objetivo apresentar diferentes concepções sobre a educação das crianças na perspectiva de filósofos e educadores, considerados como alguns dos autores mais representativos no estudo do tema. Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico, fundamentada na construção de conhecimentos oriundos das contribuições de autores clássicos e contemporâneos, além de estudos posteriores feitos por estudiosos e pesquisadores sobre as idéias de tais autores. Esse procedimento é necessário porque nem todos os autores trataram sistematicamente do tema em questão, mas (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  10
    Roupnel e Bachelard: devaneios e espacialidades geopoéticas.Gabriel Kafure Da Rocha - 2020 - Philósophos - Revista de Filosofia 24 (2).
    A presente investigação pretende defender a ideia, como homenagem após os 60 anos da morte de Gaston Roupnel, de que há uma influência que vai além da noção de Instante como descontinuidade sobre Bachelard. Por essa via, a virada da filosofia bachelardiana para a crítica literária e poética perpassa uma cosmovisão influênciada por Roupnel em Siloë. Ao ter acesso direto a esse texto percebe-se que ali se dá um recomeço, uma nova ontogênese da vida para a ideia de devaneios (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  13
    A função lógica desempenhada pelas fotografias nos pensamentos acerca dos objetos fotografados.Guilherme Ghisoni da Silva - 2015 - Philósophos - Revista de Filosofia 20 (2):29-54.
    The main objective of this paper is to understand the logic role played by photographs in thoughts about entities known only through photographs. I will contrast two general interpretative lines: photography as knowledge by acquaintance and as knowledge by description. The analyses of those interpretations will take into account possible relations with discussions about metaphysics of time and episodic memory. Throughout the paper I will criticize the treatment of photography as acquaintance, based on John Zeimbekis' interpretation. In its treatment as (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. Las representaciones mediáticas en la actualización de la memoria.Ada Cristina Machado da Silveira - 2002 - Utopía y Praxis Latinoamericana: Revista Internacional de Filosofía Iberoamericana y Teoría Social 17:109-120.
    Una forma determinante en la actualidad de fijar y difundir la memoria ocurre a través de las representaciones mediáticas. Las representaciones son formaciones culturales sintéticas, abstracciones complejas que actúan bajo opciones determinadas. La recogida y selección de objetos y sus imágenes, habitualmente desechados a lo que se considera la memoria, establecen los mecanismos desde los cuales se elabora la concreción de las representaciones. Por detrás del lastre sobre el cual reposa lo efímero de aquellas producciones culturales abarcadas por el neologismo (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18. Tempo Subjetivo na Filosofia da Memória: Autonoese e Viagem no Tempo Mental.Gabriel Zaccaro - 2023 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 15 (38):241-266.
    A filosofia da memória é uma área na qual se convergem conhecimentos próprios da filosofia, assim como de evidências empíricas provenientes da área da psicologia cognitiva e das neurociências. Um dos problemas vigentes dentro da filosofia da memória se concentra na busca de uma definição precisa de nossas memórias episódicas, isto é, nossas memórias de eventos do passado. Uma característica inescapável para qualquer definição precisa da memória episódica concerne sua fenomenologia específica. Apesar de ser um elemento majoritariamente (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  7
    Os “Despropósitos” da Inf'ncia Na Poesia de Manoel de Barros.Rodrigo da Costa Araujo - 2022 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 8.
    Este ensaio apresenta representações metafóricas da infância na poética de Manoel de Barros (1916-2014) além de falar das relações da obra com a ilustração, do caráter autorreflexivo da poesia, da estética do fragmentário e das encenações do sujeito lírico. Como corpus de análise para essa leitura serão utilizados os livros Exercícios de ser criança (1999), Memórias Inventadas (2008) e Menino do mato (2010), além de outros textos do conjunto da obra do poeta pantaneiro.Palavras-chave: Poesia. Memória. Iinfância. Manoel de Barros.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  13
    Hannah Arendt e Walter Benjamin: história, memória e narrativas perdidas.Davi da Costa Almeida - 2015 - Filosofia E Educação 7 (3):114.
    O artigo tem como objetivo problematizar a história, a memória e as narrativas perdidas como pontos de intersecção para a compreensão de um presente social muito obscuro, lançando mão das interpretações de Hannah Arendt e Walter Benjamin.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  26
    Ockham E o problema dos universais: Um comentário ao argumento da summa logicae.Hugo E. A. Da Gama Cerqueira - 2003 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 48 (3):441-454.
    Neste artigo, o autor procura explicar os aspectos centrais dos argumentos de Ockham acerca da natureza dos universais, dando atenção à análise das propriedades semânticas de significação e suposição, como foram expostas porOckham na Primeira Parte da sua Summa logicas.Depois de apresentar a doutrina do conhecimento intuitivo e abstrativo, o autor discute as criticas de Ockham ao realismo e o seu modo especifico de conceber universais.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  69
    O anjo da história e a memória das vítimas: o caso da ditadura militar no Brasil.José Carlos Moreira da Silva Filho - 2008 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 53 (2):150-178.
    O artigo se apóia na filosofia da história da Walter Benjamin para denunciar a barbárie que se aloja na base da sociedade ocidental e promove a exclusão e o esquecimento das vítimas. Indica o papel político da memória na construção da democracia e no resgate da dignidade humana, reconhecida a partir da alteridade evidenciada no sofrimento, seguindo mais de perto a experiência das ditaduras latinoamericanas, em especial, a da ditadura militar brasileira. PALAVRAS-CHAVE – Justiça das vítimas. Memória política. História (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23. A Última Coruja.Marcos Wagner Da Cunha (ed.) - 2013 - São Paulo, SP, Brazil: Marcos Wagner da Cunha.
    Romance sui generis, sua estrutura narrativa se tece a partir de contos interconectados, sempre eivados de paixões intensas a ponto de pôr em cheque não só os limites entre fantasia e fato, como também a própria noção de realidade. Sua densa trama psicológica, exuberantemente simbólica, toca aspectos profundos da existência humana. Seu título é uma referência à menção de G.W. Hegel à 'Coruja de Minerva', em que afirma que apenas quando as civilizações aproximam-se de sua decadência final, de sua derradeira (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. Seriamente entediado: Schopenhauer sobre o confinamento solitário, de David Bather Woods.Gustavo Ruiz da Silva, Alexandre de Lima Castro Tranjan & David Bather Woods - 2022 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 2 (12):1-34.
    A evidência textual primária confirma que Schopenhauer estava ciente da adoção generalizada do confinamento solitário no sistema penitenciário americano e alguns de seus efeitos prejudiciais. Ele entende sua perniciosidade no que diz respeito ao tédio, fenômeno pelo qual é conhecido por ter nele pensado e analisado extensivamente. Neste artigo, eu interpreto o relato de Schopenhauer sobre o tédio e sua relação com o confinamento solitário. Defendo Schopenhauer contra a objeção de que os casos de confinamento servem apenas para ilustrar a (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25. L'Ultima Civetta.Marcos Wagner Da Cunha (ed.) - 2018 - São Paulo, SP, Brasil: Marcos Wagner da Cunha.
    Romanzo filosofico sui generis, la cui struttura narrativa viene tessuta da racconti interconnessi, sempre pieni di intense passioni da mettere in discussione non solo i limiti tra fantasia e fatto, ma la nozione stessa di realtà. Suo denso tessuto psicologico è vividamente simbolico e tocca aspetti davvero profondi dell'esistenza umana. Il titolo è un riferimento alla "Civetta di Minerva" del filosofo tedesco GW Hegel, su cui lui afferma che solo quando le civiltà si avvicinano al loro decadimento finale, alla loro (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  22
    Pragmatismo Americano: O Direito de Crer diante da Morte de Deus (American Pragmatism: The Right to Believe ahead the Death of Good) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2010v8n18p104. [REVIEW]Rafael da Silva Mattos - 2010 - Horizonte 8 (18):104-126.
    Pragmatismo é um movimento filosófico que inclui aqueles que afirmam que uma proposição é verdadeira se funciona de forma satisfatória, que o significado de uma proposição pode ser encontrado nas conseqüências práticas de aceitá-la, e que as idéias pouco práticas devem ser rejeitadas. O Pragmatismo começou no final do século XIX, com Charles Sanders Peirce (Como tornar nossas idéias mais claras, Fixação da Crença) e foi desenvolvido na obra de William James (Peirce e James eram membros do Clube Metafísico). O (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  39
    Dissertações e Teses v.2 n.4.Alexandre da Costa, Amauri Carlos Ferreira, Davidson Sepini Gonçalves, Aurino José Góis & Paulo Antônio Couto Faria - 2004 - Horizonte 2 (4):159-164.
    COSTA, Alexandre da. Fundamentos da bioética: estudo sobre o pensamento de Hugo Tristram Engelhardt Jr. FERREIRA, Amauri Carlos. O imaginário religioso e modos de vida urbana: experiência e memória da Juventude Católica em Belo Horizonte – MG, anos 80. GONÇALVES, Davidson Sepini. O Panóptico de Jeremy Bentham: por uma leitura utilitarista. GÓIS, Aurino José. Parque Municipal de Belo Horizonte: público, apropriações e significados. FARIA, Paulo Antônio Couto. Teologia no limiar da filosofia: a modernidade e o encontro fé e razão (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28. Debates Contemporâneos em Filosofia da Memória: Uma Breve Introdução.César Schirmer dos Santos, André Sant'Anna, Kourken Michaelian, James Openshaw & Denis Perrin - forthcoming - Lampião.
    Neste artigo apresentamos, de forma concisa e em português, alguns elementos-chave dos principais debates contemporâneos na filosofia da memória. Nosso principal objetivo é tornar essas discussões mais acessíveis aos leitores de língua portuguesa, fornecendo uma atualização importante para esforços anteriores (Sant’Anna & Michaelian, 2019a). Começamos introduzindo a noção de viagem no tempo mental, a qual estabelece a base empírica para a metodologia empregada em trabalhos recentes, antes de apresentar dois debates centrais. Primeiro, o debate entre causalistas e simulacionistas sobre (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29. Democracy and democracies: between theory and facts // Democracia e democracias: entre teoria e fatos.Marta Rios Alves Nunes da Costa - 2013 - Conjectura: Filosofia E Educação 18 (2):135-146.
    Existem muitas teorias sobre democracia. Na verdade, enquanto se fala de “teoria democrática” como se existisse um consenso acerca do que esta poderia significar, a partir do momento em que nos debruçamos sobre diferentes autores, apercebemo-nos de que há tantas teorias quanto há perspectivas sobre o tema. Neste artigo tenho como interlocutores Robert Dahl, Benjamin Barber, Robert Goodin e David Plotke. O artigo tem três momentos. No primeiro, desenho o contexto geral para uma reflexão crítica sobre democracia, partindo da análise (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30. Un acercamiento al platonismo absoluto de Cantor.Ricardo Da Silva - 2013 - Apuntes Filosóficos 22 (42).
    Hacia finales del siglo XIX se llevó a cabo una gran revolución conceptual y metodológica en la matemática. En tal revolución se empezaron a emplear conceptos, métodos y técnicas que dejaban de lado la antigua forma de hacer matemática, propia del siglo XVIII y principios del siglo XIX, y a su vez proponían un Hacer abstracto, es decir, una forma abstracta de ocuparse del ente matemático. Pero no sólo se trataba de un cambio metodológico, sino que la pregunta por los (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  38
    Metáforas da diferença: a questão do inteiramente outro a partir da teoria da realidade como construção.Wilson da Silva Gomes - 1992 - Trans/Form/Ação 15:131-147.
    The idea of reality as construction maybe one of the most recurrent themes cutting across Modern and Contemporary thinking. Objectivist realism has professed reality to be external and independent of subjectivity and maintained that experience was the capacity of being affected by things through the senses and of reproducing them as representative mental contents. As a reaction, Modernity will establish: a) that consciousness is not merely receptive passivity but a configurant activity; b) that reality is not reflected by consciousness but, (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32. Jonh Locke e o realismo cientí­fico.Marcos Rodrigues da Silva - 2007 - Princípios 14 (21):55-65.
    la82 12.00 Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4 Este artigo tem por objetivo discutir a inserçáo de John Locke na filosofia do realismo científico no que diz respeito ao debate realismo/empirismo. Para atingir este objetivo apresentarei a hipótese de Maurice Mande lbaum de que, com relaçáo ao problema da explicaçáo científica, Locke parece estar alinhado com os realistas. Para discutir esta hipótese, procurarei oferecer uma caracterizaçáo de empirismo que seja apropriada para o debate (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33. O debate causalismo versus simulacionismo em filosofia da memória como negociação metalinguística.César Schirmer Dos Santos - 2019 - Perspectiva Filosófica 46 (2):143-188.
    Às vezes, o debate entre causalistas e simulacionistas em filosofia da memória é apresentado de tal modo que parece que apenas o simulacionismo é compatível com a psicologia da memória contemporânea. Contudo, ambas teorias são compatíveis com os fatos descobertos pela ciência. Mas se o debate não é sobre a adequação aos fatos, sobre o que é? Nós propomos que este debate é um caso de negociação metalinguística. Caulistas e simulacionistas aceitam o mesmo conjunto de fatos, mas disputam sobre (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  12
    Perfumes de Clarice.Rodrigo da Costa Araujo - 2022 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 8.
    Em Clarice Lispector (1920-1977), encontra-se um autêntico projeto literário, verificável a partir da absorção do ocasional, do cotidiano e até do corriqueiro como emissários de sentidos latentes, arquivos de questões irresolvidas, memórias palimpsésticas e sutis. Essas e outras características aparecem no delicado livro De Natura Florum (2021), lançado recentemente pela Global Editora, com ilustrações desenvolvidas por Elena Odriozola, que recebeu o prêmio nacional de ilustração e com projeto gráfico de Alejandro G. Schnetzer. O livro, anteriormente, foi publicado pela primeira vez, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35. A Escola Menonita de Curitiba: manutenção da identidade étnica e religião // Mennonite school of Curitiba: maintenance of ethnic identity and religion.Valquiria Elita Renk & Oliveira da Cruz - 2014 - Conjectura: Filosofia E Educação 19 (2):178-197.
    Neste artigo pretende-se analisar a Escola do Boqueirão, da Comunidade Menonita de Curitiba. Os menonitas são um grupo étnico alemão, anabatistas, que vieram ao Brasil nos anos de 1930, oriundos da Rússia. O objetivo é compreender a experiência de escolarização numa comunidade étnica e a importância da escola na manutenção da identidade cultural. As questões de pesquisa são: como se caracterizava esta escola? Como a escola era um espaço que contribuiu na manutenção da identidade étnica? Como a nacionalização marcou os (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  4
    O desencanto das utopias: rupturas entre política e poder.Aloirmar José da Silva - 2020 - Educação E Filosofia 33 (69):1703-1717.
    O texto consiste em uma resenha da obra Retrotopia, de Zygmunt Bauman, publicada pela Editora Zahar em 2017. A obra percorre os labirintos da história da utopia e chega a retrotopia, cujo surgimento se dá devido ao divórcio, cada vez mais acentuado, entre poder e política, e o desencanto com ideias, ideais e promessas de futuro. [...]. O autor Zygmunt Bauman, sociólogo e filósofo polonês, tornou-se um dos mais importantes analistas de temas hodiernos, dedicando sua vida ao estudo da condição (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  8
    Tempo E narrativa.Maria da Glória Bordini - 1996 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 41 (162):339-347.
    A palestra versa sobre a noção de tempo na antiguidade clássica e na modernidade e sua presença na narrativa literária, explorando as posições de Aristóteles e Paul Ricoeur sobre o modo como o discurso poético organiza o tempo físico. Para tanto, parte do modo fundamental de registro do tempo: o histórico, apoiado na experiência e na memória e secundado pelos sistemas sígnicos e pelos aparelhos ideológicos, e examina as transformações que a concepção de tempo sofre ao integrar uma narrativa literária (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  7
    Contratualismo, Consentimento e Autoridade Política na Filosofia de Hobbes/Contractualism, consent and political authority in the political philosophy of Hobbes.Delmo Mattos da Silva - 2015 - Pensando - Revista de Filosofia 5 (9):167.
    A discussão acerca da constituição da autoridade política descrita no Leviathan, especificamente, no contexto do Cap. XVI, configura-se como uma das questões mais proeminentes referente às pesquisas da problemática filosófica e política de Hobbes na atualidade. Relacionado diretamente com a teoria da representação, o fundamento da autoridade evidencia nitidamente uma articulação entre o processo representativo da pessoa artificial com as exigências do argumento contratualista hobbesiano, cuja consequência direta está na configuração da convergência entre a vontade do poder soberano com a (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  14
    O anjo da história e a memória das vítimas: o caso da ditadura militar no Brasil.José Carlos Moreira da Silva Filho - 2008 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 53 (2).
    O artigo se apóia na filosofia da história da Walter Benjamin para denunciar a barbárie que se aloja na base da sociedade ocidental e promove a exclusão e o esquecimento das vítimas. Indica o papel político da memória na construção da democracia e no resgate da dignidade humana, reconhecida a partir da alteridade evidenciada no sofrimento, seguindo mais de perto a experiência das ditaduras latinoamericanas, em especial, a da ditadura militar brasileira. PALAVRAS-CHAVE – Justiça das vítimas. Memória política. História (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  40
    Metaphors of difference.Wilson da Silva Gomes - 1992 - Trans/Form/Ação 15:131-147.
    The idea of reality as construction maybe one of the most recurrent themes cutting across Modern and Contemporary thinking. Objectivist realism has professed reality to be external and independent of subjectivity and maintained that experience was the capacity of being affected by things through the senses and of reproducing them as representative mental contents. As a reaction, Modernity will establish: a) that consciousness is not merely receptive passivity but a configurant activity; b) that reality is not reflected by consciousness but, (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  23
    Charles S. Peirce and the contemporary philosophy of science: an uneasy conversation.Lauro Frederico Barbosa da Silveira - 1993 - Trans/Form/Ação 16:63-82.
    As cada vez mais freqüentes referências ao pensamento de Peirce feitas pela contemporânea filosofia da ciência não têm sido capazes de esconder a dificuldade encontrada de assumi-lo em sua integridade. A maior parte das citações é parcial e contradiz o conjunto da doutrina. Parece ser mais fácil chamar para conversação William James e John Dewey do que chamar seu inspirador comum. A razão última deste desafio parece se encontrar na radicalidade do realismo falibilista, dificilmente aceitável pela maioria das (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  42.  5
    Auerbach e a literatura de cada tempo: o romance do século XX no entreguerras.Eduardo Antonio Da Silva Lacerda - 2019 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 17 (1).
    O artigo busca abordar o pensamento de Auerbach quanto ao romance do século XX, especificamente o que ele chama de romance realista. Realismo, representação, historicismo são alguns dos conceitos-chave para a compreensão do pensamento auerbachiano e cuja apresentação serve como abertura do artigo. A seguir há uma investigação das características do romance entreguerras tal como Auerbach o pensa. Finalmente faço a relação entre o projeto filológico e o tratamento que o filólogo dá ao romance do século XX.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  4
    Um absoluto movente: considerações sobre monismo e pluralismo em Bergson.Geovana da Paz Monteiro - 2018 - Griot : Revista de Filosofia 18 (2):86-99.
    A metafísica tradicional, conforme Henri Bergson, via de regra, imobiliza o real tendo por fundamento uma concepção estática do ser. Na contramão dos rastros deixados pelo kantismo, e opondo-se curiosamente à tradição, Bergson pretende recriar a metafísica como experiência imediata de um absoluto movente, a duração. De partida nos deparamos com um problema: em suas obras, a concepção de uma única duração reveste-se de uma aparente ambiguidade, afinal sua filosofia é conhecida por tratar de temas como multiplicidade, diferenças de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  11
    Seriamente entediado: Schopenhauer sobre o confinamento solitário, de David Bather Woods.Gustavo Ruiz da Silva & Alexandre de Lima Castro Tranjan - 2021 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 12 (2):e10.
    A evidência textual primária confirma que Schopenhauer estava ciente da adoção generalizada do confinamento solitário no sistema penitenciário americano e alguns de seus efeitos prejudiciais. Ele entende sua perniciosidade no que diz respeito ao tédio, fenômeno pelo qual é conhecido por ter nele pensado e analisado extensivamente. Neste artigo, eu interpreto o relato de Schopenhauer sobre o tédio e sua relação com o confinamento solitário. Defendo Schopenhauer contra a objeção de que os casos de confinamento servem apenas para ilustrar a (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. Os bastidores de uma pesquisa em história da educação: a Faculdade Católica de Filosofia de Rio Grande/RS.Giane Lange do Amaral & Josiane Alves da Silveira - 2012 - Conjectura: Filosofia E Educação 17 (2):166-182.
    O presente trabalho apresenta os bastidores de uma pesquisa realizada sobre a Faculdade Católica de Filosofia de Rio Grande (1960- 1969), cuja criação marcou o início dos cursos superiores voltados à formação docente na cidade. Para destacar sua história, recorre-se a diferentes fontes, como documentos institucionais, jornais locais e relatos orais, cuja utilização será aqui abordada. Nesse sentido, tem-se como base os caminhos abertos pela História Cultural as quais vêm propiciando a ampliação de problemas, objetos e temas de pesquisa (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  21
    Realismo cognitivo, naturalismo e pragmatismo ético: a estrutura normativa das “formas de vida” segundo Habermas e Putnam.Erick Lima - 2013 - Principia: An International Journal of Epistemology 17 (3):459.
    The paper aims at recovering some epistemological issues in the debate between Putnam and Habermas about the objectivity of values. To begin with, I take up some discussions in philosophy of language and pragmatism in order to develop a framework according to which it is possible a less unilateral comprehension of the relation between naturalism and the normativity of ‘life forms’ (1). This account attempts to contextualize the Habermas /Putnam debate. Then I summarize Putnamt’s positions (2). Thirdly, after pointing out (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  17
    Fundamento do universal no singular em Tomás de Aquino: natureza comum, similitude e/ou ideia?Luiz Marcos da Silva Filho - 2021 - Dois Pontos 18 (1).
    Neste artigo, pretendo analisar na filosofia de Tomás de Aquino (i) se a “essência absolutamente considerada” (ou “natureza comum”) pode desempenhar papel de fundamento do universal na coisa singular ou indivíduo e (ii) se ela é obtida simultaneamente com a abstração inteligível da essência com intenção de universalidade ou por uma “dupla abstração”. Além disso, procurarei ponderar se a “essência absolutamente considerada” prescinde ou não de certa apropriação tomasiana de uma teoria das ideias e se relacioná-la com as ideias (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  15
    A Angústia Na Obra Literária de Haruki Murakami a Partir de Uma Leitura Filosófica e Psicanalítica.Marcos Antonio da Silva Santos Ferreira & Marcos A. Ferreira - 2022 - Cadernos Do Pet Filosofia 13 (26):94-125.
    Essa pesquisa teve como proposta realizar um estudo acerca da angústia na obra do escritor Haruki Murakami (1949-), tendo como ponto de apoio secundário a teoria de Sigmund Freud (1858-1939) da angústia. Visamos, com esse estudo, lançar luz sobre a literatura como modelo de leitura da vida humana, em nosso caso, uma leitura das angústias humanas a partir da literatura. Para isso, iremos abordar o próprio gênero literário em que a obra de Murakami está circunscrita, os principais conceitos que dão (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. Las fotografías como archivos y objetos de mediación cultural.Philippe Modolo, Taiguara Villela Aldabalde, Rosa da Penha Ferreira da Costa & Meri Nádia Marques Gerlin - 2024 - Logeion Filosofia da Informação 10 (2):e-6907.
    Objetiva compreender elementos constituintes das fotografias como documentos arquivísticos de valor secundário, isso a partir da análise de práticas documentárias e culturais que incidem sobre produção do arquivo no âmbito do programa extensionista ´Entre Comunidades´. Os procedimentos metodológicos adotados correspondem à pesquisa bibliográfica, documental e arquivística para atender ao objetivo. Evidencia-se que os valores arquivísticos são elementos constituintes das fotografias como documentos arquivísticos de valor secundário, associando-os às práticas documentárias, de ativação da memória e de mediação cultural. Concluiu-se que a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  21
    “A gênese da ideia de tempo”, de Henri Bergson.José Paulo Maldonado de Souza & Gabriel Kafure da Rocha - 2019 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 10 (3):254.
    A presente tradução refere-se à resenha de Henri Bergson ao livro de Jean-Marie Guyau, La genèse de l'idée de temps. Nesse texto, Bergson recepciona a obra de Guyau contrastando-a às suas próprias ideias em desenvolvimento sobre a temática do tempo e sua relação com a consciência e a memória.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000