Results for 'Ensino de Sociologia, Enfermagem, Percepção, Sociedade'

996 found
Order:
  1. O ensino de sociologia junto aos acadêmicos de enfermagem da universidade estadual do sudoeste da bahia: Entrelaçando conhecimento E formação profissional.Silvano da Conceição & Irma Tereza Ribeiro Mimongi - 2014 - Saberes Em Perspectiva 4 (8):93-108.
    O trabalho problematiza os impactos do ensino de Sociologia junto aos acadêmicos do curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, ou seja, analisa as implicações do conhecimento sociológico para esses futuros profissionais. O enfermeiro lida com o contexto social continuamente, seja nas relações multiprofissionais, nas relações com os pacientes ou na compreensão do espaço onde está inserido. Nesse sentido, o conhecimento do campo social, cultural, político e econômico é fundamental para que o mesmo compreenda a dinâmica (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. Indícios de inovação e criatividade no processo de formação continuada // Evidence of innovation and creativity of the continuing education process.Maria José de Pinho & Morais - 2015 - Conjectura: Filosofia E Educação 20 (2):129-150.
    Este artigo objetivou identificar, por meio de documentos e relatos de professores da Secretaria Municipal da Educação de Palmas, os indícios de prática criativa e inovadora no processo de formação continuada dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Este trabalho caracteriza-se como abordagem qualitativa, com caráter exploratório. Os procedimentos técnicos adotados para a realização deste estudo incluem revisão bibliográfica, análise documental e pesquisa de campo. Muitos estudos vêm sendo realizados sobre a formação continuada de professores, sobretudo no que (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. Tecendo redes E construindo conhecimentos: Caminhos para O ensino de sociologia na educação básica.Rogerio Mendes de Lima & Fátima Ivone de Oliveira Ferreira - 2014 - Saberes Em Perspectiva 4 (8):165-182.
    Este artigo discute o papel da Sociologia na escola básica brasileira, que a despeito do arcabouço científico construído em sua trajetória, ainda consolida o seu espaço enquanto disciplina escolar. Nos últimos anos, com a obrigatoriedade da presença da Sociologia nos currículos escolares, novos desafios vêm sendo enfrentados pela disciplina. Um deles é fazer da Sociologia uma ferramenta para que os estudantes e a comunidade escolar possam ter um papel ativo no debate e na construção da realidade social, no que nos (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. A sociologia contemporânea como perspectiva para O ensino Das ciências sociais no ensino médio.Fernanda Feijó - 2014 - Saberes Em Perspectiva 4 (8):149-164.
    Este trabalho discute os resultados de uma pesquisa de mestrado cujo objetivo foi propor um modo de trabalhar a sociologia no ensino médio através de uma de suas vertentes contemporâneas: a de Zygmunt Bauman. Tal perspectiva foi escolhida devido à complexidade apresentada pelo atual estágio da modernidade, que impacta fortemente as sociedades contemporâneas. A maneira como Bauman revisa a contemporaneidade pode ser um caminho profícuo para que os estudantes compreendam melhor os seus próprios dilemas na medida em que possam (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. Ensino de sociologia E as contribuições de Leontiev E Galperin para elaboração de material didático­pedagógico.Maria Valéria Barbosa & Matheus Bortoleto Rodrigues - 2014 - Saberes Em Perspectiva 4 (8):35-49.
    O presente trabalho é resultado da pesquisa­ação realizado pelo grupo PIBID­ Sociologia de Marília. A pesquisa encontra­se em andamento e tem como objetivo o desenvolvimento de atividades didático­pedagógicas para o ensino de Sociologia com estudantes do Ensino Médio, bem como de materias didático de apoio, baseados na teoria Histórico­Cultural, com especial ênfase em Leontiev (a partir da Teoria da Atividade). Com a perspectiva de melhor compreender os trabalhos realizados, seguem­se as análises com a utilização das contribuições de Galperin (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. O ensino de sociologia em debate: Entrevista com amaury cézar Moraes.Amurabi Oliveira - 2014 - Saberes Em Perspectiva 4 (8):239-252.
    O Ensino de Sociologia tem se tornado um tema cada vez mais discutido amplamente no campo das Ciências Sociais e da Educação, especialmente a partir de 2008, quando a disciplina é reintroduzida no currículo escolar em nível nacional. A trajetória de Amaury Cesar de Moraes está diretamente ligada ao debate em nível nacional, uma vez que esteve envolvido nas lutas pela reintrodução da disciplina, tendo sido um dos elaboradores das Orientações Curriculares Nacionais de Sociologia, publicadas em 2006, fundador do (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  24
    Reflexões sobre a experiência e o ensino de arte: o conceito benjaminiano de “perda da aura” como par'metro para a análise / Reflections on experience and art teaching: the Benjamin concept of “loss of aura” as a parameter for analysis.Rui Bragado Sousa, Diego Silva Rodrigues da Costa & Eduardo Oliveira Sanches - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:020018.
    Com a análise conceitual da arte e da expressão artística, este artigo situa a discussão do ensino de arte em síntese aos pressupostos críticos de Walter Benjamin. Busca-se, primeiramente, o sentido da arte no contexto de seu surgimento, sua valorização cultural e sua função social, para, posteriormente, mediante pressupostos da Teoria Crítica da Sociedade, verificar-se as contradições com sua desintegração na atualidade, apropriada pela indústria cultural como valor de mercadoria. Nesse trajeto, a reprodução técnica da obra de arte (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  13
    Percepção de docentes brasileiros sobre as relações entre saúde, religião, espiritualidade e seu ensino.Taís Oliveira da Silva, Alexander Moreira de Almeida, André Luis Mattedi Dias & Marcus Welby-Borges - 2021 - Horizonte:1057.
    Apesar do maior reconhecimento da importância das relações entre saúde, religião e espiritualidade no cuidado em saúde, as universidades brasileiras ainda não fornecem treinamento adequado nesse âmbito. O objetivo desse artigo é compreender como docentes de uma universidade pública brasileira percebem as relações entre saúde, religião, espiritualidade e seu ensino. 10 professores foram submetidos à entrevista semiestruturada e os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo. Apreenderam-se três núcleos temáticos e, a partir destes, emergiram cinco categorias: Religião (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  6
    Crítica à dogmática e hermenêutica jurídica.Plauto Faraco de Azevedo - 1989 - Porto Alegre, RS, Brasil: S.A. Fabris Editor.
    Resultado de pessquisas e reflexões sobre o redimensionamento das idéias jurídicas, o ensino do direito, as bases dogmáticas, filosóficas e sociológicas. O autor propõe a abertura de uma nova visão judicial para a moderna interpretação e aplicação do direito. Obra redigida com concisão e clareza de linguagem, serve aos interesses acadêmicos nas disciplinas de introdução ao direito, teoria geral do direito, sociologia e filosofia do direito, de todos quantos militam na atividade judiciária e necessitam ter compreensão da correta hermenêutica (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  11
    Autoestima dos estudantes de enfermagem diante do contexto pandêmico.Júlio Rodrigues De Avelar, Ana Cláudia De Queiroz, Mariana Albernaz Pinheiro De Carvalho, Edlene Regis Silva, Glenda Agra & Alynne Mendonça Saraiva Nagashima - forthcoming - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação.
    Introdução: As aulas virtuais se tornaram o principal meio de ensino das instituições educacionais diante da pandemia, e essa mudança repercutiu diretamente na autoestima dos estudantes e consequentemente nos rendimentos acadêmicos. Objetivo: avaliar a autoestima dos estudantes de enfermagem em contexto pandêmico. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, com uma abordagem quantitativa. A coleta e análise de dados se deu a partir da escala de autoestima de Rosenberg (The Rosenberg Self-Esteem) e de instrumento complementar desenvolvido pelos autores. A pesquisa (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. Práxis pedagógica, ensino de sociologia E desenvolvimento humano: Um estudo sobre os jovens rurais em abelardo Luz (sc).Jaqueline Russczyk - 2014 - Saberes Em Perspectiva 4 (8):210-219.
    A temática do estudo é o ensino de sociologia no ensino médio direcionado aos jovens do campo. Tem-se o seguinte problema de pesquisa: A práxis pedagógica do ensino de sociologia está embasada no modo de vida dos jovens rurais e dos jovens rurais assentados, contribuindo para o desenvolvimento humano (capacitações)? Para responder a esta questão foram pesquisadas três escolas no município de Abelardo Luz, Santa Catarina, uma escola em área urbana e duas escolas no assentamento do MST. (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  20
    Leituras e possibilidades de representar o espaço geográfico no ensino fundamental.Émerson Dias De Oliveira, Andressa De Lima Santos, Méury Katiê Ferreira Leopoldo & Joana Gabrieli Oliveira Silva - 2019 - Ágora – Revista de História e Geografia 21 (2):25-36.
    O espaço geográfico é uma categoria da ciência geográfica que possibilita uma acentuada e complexa possibilidade de refletir a coletividade social, sendo que neste desafio são trazidas à tona inúmeras perspectivas de análises da relação homem-natureza. Dessa feita, o presente estudo elabora uma breve discussão acerca do espaço geográfico enquanto uma ferramenta de análise das relações sociais, além de evidenciar a sua centralidade no interior da Geografia. Ao longo do estudo estão colocadas algumas concepções teóricas desta categoria geográfica, com destaque (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13. Percurso E singularidades do ensino de sociologia em alagoas.Amurabi Oliveira, Vanessa do Rêgo Ferreira & Claudovan Freire - 2014 - Saberes Em Perspectiva 4 (8):13-33.
    A Sociologia é reintroduzida em nível nacional nos currículos escolares em 2008, o que tem fomentado a discussão em torno do seu ensino na Educação Básica, contudo, as realidades regionais são bastante diversas, e em alguns estados a introdução de seu anteriormente, como no caso de Alagoas que examinamos aqui. Realizamos uma análise considerando alguns eixos principais: a) a institucionalização das Ciências Sociais em Alagoas; b) a introdução da Sociologia no processo seletivo para o ingresso na Universidade Federal de (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  13
    Quando a Religião Vai À Escola: Desafios e Perspectivas No Campo Educacional Brasileiro.Andréa Lúcia da Silva de Paiva - 2023 - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação 29:47-66.
    Este trabalho propõe analisar a presença da religião em alguns espaços públicos educacionais. Por meio da metodologia da observação participante identificamos dois momentos que se articulam entre si: a influência da Escola sem Partido ao longo dos estágios docentes do curso de Ciências Sociais Licenciatura em Campos dos Goytacazes; e a presença de movimentos missionário cristãos, originários dos EUA, que visam influenciar a juventude estudantil evangélica a uma transformação social, nacional e mundial, no espaço universitário. Tais descrições nos traz questionamentos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15. Vida de criança cigana: O brincar no seu processo de escolarização.Letícia Santos Azevedo & Marilete Calegari Cardoso - 2012 - Saberes Em Perspectiva 2 (4):13-27.
    A vivência das crianças ciganas no mundo apresenta várias lacunas que vêm sendo estudadas por pesquisadores da área da sociologia, antropologia, psicologia e educação, com a intenção de compreender a forma como as escolas enfrentam o desafio de ensinar, com êxito, crianças de etnias diferentes. Discutir acerca da vida da criança cigana e o brincar no seu processo de escolarização frente aos olhos dos professores se constitui no nosso principal objetivo. A ênfase maior deste estudo está centrada na percepção dos (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  11
    Ensino Religioso em contexto democrático: debate nas escolas públicas contempor'neas.Aurenéa Maria de Oliveira - 2020 - Horizonte 18 (55):15-15.
    This article aims to examine the contemporary presence of religions in the Brazilian public space, having as its axis of debate in this process the Religious Teaching. In this aspect, it is in dialogue with the secular dimension of educational establishments, specifically public, questioning the relevance or not of the discipline in question in them and emphasizes, along the way, reflections that can broaden this discussion, especially with the curriculum. Thus, it is assumed that the current Religious Teaching curriculum advocates (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  8
    Imagens disruptivas: elementos surrealistas na concepção de história de Walter Benjamin.Francisco de Ambrosis Pinheiro Machado - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (2):0039-0070.
    Resumo No Manifesto surrealista, de 1924, Breton explicita o produto da atividade surrealista como uma “luz de imagem”, gerado pela aproximação involuntária de duas realidades distantes. Essa estrutura dupla da imagem surrealista tem um caráter disruptivo, que rompe com a nossa percepção da realidade cotidiana. Com isso, abre-se a possibilidade de um espaço para a crítica social e histórica, bem como para uma intervenção estético-política justamente em uma sociedade na qual as formas tradicionais de crítica parecem estar neutralizadas. Essa (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  18.  4
    As Novas Configurações Para o Ensino de Sociologia Frente a Base Nacional Comum Curricular Para o Ensino Médio.Elizabeth José Campos - 2022 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 10.
    Este artigo tem como objetivo analisar os objetivos educacionais quanto ao ensino da disciplina Sociologia, historicamente construídos, e suas possíveis implicações no presente, frente as novas formulações legais para o ensino médio, BNCC (2018), enfatizando o desenvolvimento de competências e habilidadespara as decisões pedagógicas do ensino. São utilizadas produções teóricas sobre politicas de currículo, assim como as produções de diferentes autores sobrea história da inserção da Sociologia no ensino médio. Tais questões, destaca que a movimentação do (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19. EDITORIAL: Dossiê sobre o Ensino de Sociologia no Brasil.Silvano da Conceição & Danilo Cesar Souza Pinto Cezar Souza Pinto - 2014 - Saberes Em Perspectiva 4 (8):7-10.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  11
    La sociología del poder en el pensamiento de Ortega y Gasset.Alejandro de Haro Honrubia - 2019 - Revista de Filosofía 44 (2):175-192.
    Las siguientes páginas versan sobre la sociología del poder en el pensamiento de Ortega y Gasset. La idea del poder se piensa desde la antigüedad clásica desde el prisma de la política o del Estado. En la obra de Ortega, inmersa en la tradición del pensamiento político contemporáneo, podemos encontrar esta concepción del poder, pero también –y aquí radica la justificación de la elección del tema– con un significado mucho más amplio, al remitir aquél el poder principalmente al ámbito de (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  21.  5
    A Sociedade de Risco e a Condição Política dos Humanos.Diego Paim de Souza - 2021 - Perspectivas 6 (2):148-175.
    Neste artigo, busco elucidar a noção de política segundo Hannah Arendt a partir de um questionamento proveniente da sociologia de Ulrich Beck. Na medida que H. Arendt pensa a política como uma condição dependente da continuidade material assegurada por um mundo artificialmente construído, e U. Beck identifica na modernidade de risco o surgimento de uma série de instabilidades naturais socialmente iniciadas, pergunto em que medida tal transformação do mundo humano afeta a política tal como foi pensada pela autora. A partir (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  15
    Interculturalidade e educação infantil: reflexões sobre a prática pedagógica.Alessandro de Melo & Débora Ribeiro - 2019 - Conjectura: Filosofia E Educação 24:019039.
    Nosso objetivo com este artigo é apresentar a interculturalidade crítica como ferramenta pedagógica que deve ser central na constituição dos cenários e contextos em Educação Infantil. Utilizamos referenciais teóricos de outros estudiosos da interculturalidade e da Educação Infantil, como Candau, Sarmento, Walsh, Tomazzeti, Santiago, Akkeri e Marques, entre outros. Situamos a Educação Infantil enquanto etapa fundamental na formação ética e intercultural das crianças, pensando a função social da educação como formação para a democracia. O trabalho pedagógico com as diferenças culturais (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  20
    A Sapiência, a Filosofia e a Ciência: Elementos Fundamentais Para a Concepção Educativa de Hugo de São Vítor (1096-1141). [REVIEW]Carolina Peixoto Gontijo de Oliveira Bonetti & Conceição Solange Bution Perin - 2023 - Conjectura: Filosofia E Educação 28:023004.
    Neste artigo, ponderamos sobre a concepção educativa de Hugo de São Vítor exposta em sua obra pedagógica _Didascalicon de Studio Legendi _e temos como objetivo compreender o uso da leitura como meio de desenvolvimento do intelecto humano._ _Situados em um período de mudanças importantes para o ocidente medieval, os escritos do autor indicam, aos seus discípulos, os elementos fundamentais para se conquistar o bom estudo. Baseando-nos no conceito de longa duração, examinamos, neste trabalho, alguns aspectos educacionais-sociais importantes para a formação (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  61
    A ordem do discurso e a violência simbólica nos pcn e nas ocn: em questão a (id) entidade do professor de português construída sob a força de lei.Alex Pereira De Araújo - 2011 - Dissertation, Universidade Estadual de Santa Cruz
    Entendendo a identidade como construção ideológica, esta pesquisa busca refletir sobre a identidade dos professores de língua portuguesa construída nos Parâmetros Curriculares Nacionais e nas Orientações Curriculares Nacionais para o ensino de língua portuguesa, os quais impõem uma nova postura teórica e prática a estes profissionais. Dito de outra forma, pretende-se apresentar e discutir os resultados de uma análise discursiva das representações da (s) identidade (s) e competências atribuídas aos professores, enfatizando as representações sociais da profissão do professor na (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  25. Educação Superior e sociedade do conhecimento: entre as orientações econômicas e pedagógicas do Banco Mundial na década de 90.Cezar Luiz de Mari - 2009 - Conjectura: Filosofia E Educação 14 (1):167-190.
    A década de 90 e o início do século XXI estão marcados por reformas que atingem as estruturas do Estado brasileiro e com ela também a Educação Superior. Reformas que recambiam a noção de direito público à educação, ao conhecimento, à função do Estado, aos financiamentos, regidas pela agência Banco Mundial (BM). Nesse movimento, a terminologia sociedade do conhecimento emerge como fundamento epistemológico condicionando à universidade o papel de produtora de conhecimentos de valor econômico e de consenso. Mobiliza-se, assim, (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  3
    JÜRGEN HABERMAS : o direto como linguagem.Marcelo Pereira de Mello - 2020 - Logeion Filosofia da Informação 6 (2):61-83.
    Este artigo tem como objetivo analisar a Sociologia do Direito de Jürgen Habermas, mostrando a centralidade do direito na sua teoria da ordem social. Como sociólogo formado na tradição alemã de grandes sínteses filosóficas, Habermas, em seu livro " Direito e Democracia – Entre facticidade e validade ", que nos guiará neste artigo, descreve o objetivo ambicioso de produzir uma teoria geral da ação social à maneira de Parsons. Em sua explicação sobre a natureza das sociedades, o direito positivo é (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  11
    Arte e a Educação Física No Ensino a Dist'ncia, Desafios e Perspectivas Enfrentados Durante a Pandemia Covid-19: Relatos de Experiências.Inês Rosad Arruda Ribeiro, Andrea Barbosa de Souza, Andreia Aparecida Pinto de Souza, Edwin Gomes de Araujo & Valdiney Pereira de Souza - 2022 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 9.
    Diante de uma crise sanitária mundial, a pandemia do COVID-19, iniciada em 2020, fez com a humanidade se reorganizasse, entrando em uma nova era. Os órgãos de saúde competentes, juntamente com as nações, expuseram suas preocupações, editando decretos e normativas a serem seguidas, com medidas rigorosas de isolamento social. E a Educação foi uma das áreas mais afetadas, por ser um dos pilares mais importante na sociedade moderna. A rotina que antes era totalmente presencial, passou a ser a distância, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  7
    O DISCURSO OFICIAL E A QUESTÃO DA IDENTIDADE NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA.Alex Pereira De Araújo - 2009 - Anais Do Spel Seminário de Pesquisa Em Estudos Linguísticos da Uesb 4 (1):213-217.
    As reflexões realizadas aqui, tomam como foco o discurso oficial a partir da Lei Darcy Ribeiro sancionada em 20 de dezembro de 1996, particularmente, dos discursos veiculados como Parâmetros Curriculares Nacionais e Orientações Curriculares Nacionais para o ensino de língua portuguesa, os quais impõem uma nova postura teórica e prática aos professores. Trata-se, nesse trabalho, de traduzir a política oficial de formação de professor e/ou desconstruí-la (Derrida, 1998), identificando a (s) identidade (s) e competências atribuídas aos professores, enfatizando as (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  55
    A desconstrução da política linguística educacional: em foco a identidade do professor de português.Alex Pereira De Araújo - 2016 - Revista Ibero-Americana de Estudos Em Educação, 11 (3):1259–1280.
    Este trabalho busca refletir sobre a política linguística nacional veiculada nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Português (ensino fundamental) cujo discurso se traduz em um método sofisticado de controle e em uma forma eficaz de gerir a mudança (LAWN, 2001, p. 117). Nesse sentido, pode-se dizer que “todo sistema de educação é uma maneira política de manter ou de modificar a apropriação dos discursos, com os saberes e os poderes que eles trazem consigo”(FOUCAULT, 2008, p. 45). A partir da abordagem (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  20
    A identidade em parâmetros curriculares: em questão a subjetividade do professor de Português.Alex Pereira De Araújo & Élida Paulina Ferreira - 2011 - Revista Eletrônica de Educação 5 (2):96-123.
    Utilizando a abordagem discursivo-desconstrutiva, este trabalho busca refletir sobre a política linguística nacional veiculada nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Português (ensino fundamental) cujo discurso se traduz em um método sofisticado de controle e em uma forma eficaz de gerir a mudança (LAWN, 2001, p. 117) para impor uma nova identidade ao professor. Através dessa abordagem, pretende-se apresentar e discutir os resultados analisados, cujo foco recai sobre as representações da (s) identidade (s) e competências construídas para os professores neste discurso, (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  31.  4
    Crítica à dogmática e hermenêutica jurídica.Plauto Faraco de Azevedo - 1989 - Porto Alegre, RS, Brasil: S.A. Fabris Editor.
    Resultado de pessquisas e reflexões sobre o redimensionamento das idéias jurídicas, o ensino do direito, as bases dogmáticas, filosóficas e sociológicas. O autor propõe a abertura de uma nova visão judicial para a moderna interpretação e aplicação do direito. Obra redigida com concisão e clareza de linguagem, serve aos interesses acadêmicos nas disciplinas de introdução ao direito, teoria geral do direito, sociologia e filosofia do direito, de todos quantos militam na atividade judiciária e necessitam ter compreensão da correta hermenêutica (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  14
    Epistemologia das concepções abertas no ensino da educação física: o legado de Jean Piaget.Joaquim Francisco de Lira Neto - 2010 - Filosofia E Educação 2 (2):359-375.
    O presente trabalho tem o objetivo de analisar a influência do pensamento de Jean Piaget na proposta das Concepções Abertas no ensino da Educação Física. A epistemologia do autor constituiu uma das referências para a proposta em questão, o que torna necessário o estudo dos pressupostos gnosiológicos e ontológicos da teoria piagetiana para a melhor compreensão das implicações político-pedagógicas do ensino aberto. É possível identificar problemas e limitações das Concepções Abertas, que, por herdar as visões de homem e (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  24
    A desconstrução da ordem do discurso e a violência simbólica nas Orientações Curriculares Nacionais: em questão a identidade do sujeito-professor.Alex Pereira De Araújo - 2013 - Horizontes de Linguística Aplicada 11 (2):127-158.
    Sobre a política linguística nacional veiculada nas Orientações Curriculares Nacionais de Português no ensino médio, cujo discurso se traduz em um método sofisticado de controle e em uma forma eficaz de gerir a mudança, é o que buscamos refletir neste trabalho. Nesse sentido, podemos dizer que" todo sistema de educação é uma maneira política de manter ou de modificar a apropriação dos discursos, com os saberes e os poderes que eles trazem consigo"(FOUCAULT, 1996, p. 45). Com base na abordagem (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  7
    Linguagem e língua: uma reflexão acerca da dialética ensino-aprendizagem.Sérgio Gomes de Miranda - 2010 - Griot : Revista de Filosofia 1 (1):24-38.
    O conceito de linguagem é parte indispensável no complexo trabalho com a língua. Aqui, tem-se como referencial teórico a Teoria Histórico-Cultural para estruturação dialética ensino-aprendizagem, por considerar a relação existente entre a história, a sociedade e a cultura na constituição dos conteúdos e dos sujeitos no seu contato com esses conteúdos, inseridos nesse contexto sócio-histórico-cultural. Então, tem-se a concepção sociointeracionista da linguagem, como processo de interação e mediação na relação semiótica entre o mundo e o homem, e da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  9
    Branquitude, discurso e representação de mulheres negras no ambiente acadêmico da UFBA.Daniele de Oliveira & Viviane de Melo Resende - 2020 - Bakhtiniana 15 (4):149-171.
    RESUMO As elites simbólicas perpetuam as formas mais importantes de racismo, o que aponta a importância de nos dedicarmos à análise de como discursos racistas são construídos, com foco específico no discurso da elite branca e, neste trabalho, da branquitude soteropolitana conforme plasmada por estudantes da Universidade Federal da Bahia. Para tanto, reunimos dados, gerados na UFBA, oriundos de questionários abertos e grupo focal com estudantes de graduação. Nesta análise discursiva crítica, utilizamos recorte de uma pesquisa mais ampla, na qual (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  26
    Mulheres negras e brancas e a maternidade: questões de gênero e raça no campo da saúde.Raquel Souzas & Augusta Thereza De Alvarenga - 2017 - Odeere 2 (3).
    Nos discursos das mulheres sobre maternidade, segundo escolaridade e raça/etnia, observa-se que se articulam posicionamentos discursivos diferenciados. Como tendência geral há uma aproximação de discursos relacionados a “constructos sociais modernos” sobre maternidade, característicos da modernidade. Constatamos diferenças nos discursos que destacam o grupo de mulheres negras de ensino médio dos demais grupos de escolaridade. É neste grupo de mulheres que são enfatizados, com maior recorrência, aspectos discursivos relativos às concepções “essencialistas” da maternidade, ou seja, naturalizados, rompendo a tendência de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  11
    Cuidados Psicológicos à Trabalhadores do Serviço Funerário.Cecilia Côrtes Carvalho, Isabela Garcia Rosa, Érika Perina Motoyama, Tatiane Sayuri Maeda, Giorgia Caterina Quattrone Troiano Valentim Cruz, Giovanna Vaz De Donno, Thais Fonseca Ares & Maria Helena Pereira Franco - 2021 - Aletheia 54 (1).
    Este relato de experiência discute um eixo de um projeto de ensino, pesquisa e extensão multi e interdisciplinar sobre educação e humanização da morte. Trata-se de ações da Psicologia destinadas à saúde mental dos trabalhadores do serviço funerário da cidade de São Paulo. A intervenção dividiu-se em duas etapas: visitas aos cemitérios, para aproximação daqueles pesquisadores à realidade e às demandas desses servidores; e oficinas com técnicas de dinâmica de grupo. Estas aconteceram por cinco meses, contaram com 130 participantes (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  10
    Educação infantil na rede pública de Salvador e as relações de gênero: escrevivência quanto à resistência docente e à formação da criança como sujeito.Amanaiara Conceição De Santana Miranda - 2019 - Odeere 4 (7):134.
    Este resumo refere-se à resistência docente na educação na rede pública em Salvador. A partir da escrevivência – escrita a partir das experiências vividas –, constrói-se a narrativa deste trabalho. Os relatos presentes no texto referem-se a uma atuação docente entrelaçada com as vivências, não havendo, portanto, a separação entre o pessoal e a atividade política. Entende-se que as experiências possibilitam a formação do sujeito, por isso a construção do sujeito é vista como dialética, pois a razão dialética, como afirma (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  11
    AQUINO, Orlando Fernandez; PUENTES, Roberto Valdéz. Trabalho didático na Universidade: estratégias de formação. Campinas: Alínea, 2011. 146p. [REVIEW]Acir Mário Karwoski & Benedita Kátia de Araújo Santos - 2013 - Educação E Filosofia 27 (54):765-770.
    AQUINO, Orlando Fernandez; PUENTES, Roberto Valdéz. Trabalho didático na Universidade: estratégias de formação. Campinas: Alínea, 2011. 146p. Um dos mais novos trabalhos publicados pelos professores Orlando Fernández Aquino e Roberto Valdéz Puentes intitula-se Trabalho Didático na Universidade: estratégias de formação e apresenta como proposta a estratégia de trabalho metodológico para formação do docente universitário no contexto do desenvolvimento em serviço. O trabalho metodológico é, segundo os autores, além de um processo dinâmico e complexo, processo que pode ser utilizado com outras (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  10
    Filosofia Do Direito Na Educação.Talisson Sousa Lopes, Andrea Natan de Mendonca & Adriana Silva Lucio - 2024 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 9 (2).
    A introdução da filosofia do direito na educação busca ampliar a compreensão dos alunos sobre os fundamentos teóricos, éticos e políticos do direito. Ela visa desenvolver habilidades de pensamento crítico e promover uma consciência cívica e ética em relação ao sistema jurídico e seu papel na sociedade. Os instrumentos essenciais do estudo filosófico são assuntos muito frequentes e indispensáveis, como; o sentido da aparição humana, como a origem e exício, a alegria e tristeza, o certo e o errado, a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  16
    Ciência, tecnologia e sociedade: ensino de Ciências no referencial pós-estruturalista.Samuel Molina Schnorr & Carla Gonçalves Rodrigues - 2017 - Filosofia E Educação 9 (3):46.
    Na presente investigação, objetivou-se analisar, a partir do referencial teórico e metodológico pós-estruturalista, os conceitos de Ciência, Tecnologia e Sociedade na trama com a educação e o ensino de Ciências. Como substrato teórico são utilizadas obras de Michel Foucault, Gilles Deleuze e Felix Guattari, ofertando pistas para ampliar a discussão destes conceitos. Na reunião dos saberes investigados, afirma-se um pensamento científico que desenvolve a produção de sentidos para a educação. Diante do exposto, pensa-se em um ensino, que (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  15
    Os dois Jorges Nagles.Fernando Bonadia de Oliveira - 2020 - Filosofia E Educação 11 (3).
    Este breve ensaio discute dois aspectos da produção bibliográfica do educador brasileiro Jorge Nagle recentemente falecido: por um lado, a feição crítica de sua primeira obra, Educação e sociedade na Primeira República; por outro, o modo aparentemente conformista de sua interpretação da Lei nº 5.5692/71 no livro A reforma e o ensino. A partir de uma narrativa pessoal, pela qual o ensaísta revive o encontro que teve com o professor Nagle cerca de seis meses antes de seu falecimento, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  4
    A classificação dos animais segundo Aristóteles: recorte histórico e inserção didática.Miceia de Paula Rodrigues & Juliana Mesquita Hidalgo - 2022 - Filosofia E História da Biologia 17 (2):195-218.
    O objetivo deste artigo é contribuir para a interface História da Biologia - Educação Científica. Apresenta uma síntese de aspectos da classificação dos animais proposta por Aristóteles (384-322 a.C.): uma visão geral do tipo de pesquisa que ele realizou, seus critérios, categorias de classificação e interpretações relacionadas a concepções de mundo específicas. Em livros didáticos de Ciências, a classificação dos seres vivos de Aristóteles costuma ser pouco mencionada, de modo que há uma apresentação de cunho memorístico restrita às ideias de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  28
    Concepções historiográficas e ensino de história: a Guerra do Paraguai nas coleções didáticas Projeto Radix: História e História, Sociedade & Cidadania.Ana Paula Squinelo - 2015 - Dialogos 19 (3):1121-1139.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  15
    O intelectual org'nico e a formação política do movimento estudantil.Gabriela Teixeira de Freitas Ribeiro Vilhagra - 2010 - Filosofia E Educação 2 (1):p - 348.
    Este trabalho constata a necessidade de uma formação de professores emancipada do sistema capitalista e discute a possibilidade de o movimento estudantil proporcionar uma formação política aos estudantes e futuros profissionais. A formação de professoras e professores é cada vez mais influenciada pelas determinações dos organismos internacionais, e mais difícil fica organizar a resistência ao capitalismo. As atividades das entidades do movimento estudantil, seu histórico de ação e questionamentos das condições do ensino e da sociedade brasileira podem permitir (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  30
    Ensino de História e História Pública: conhecimento histórico e seu papel social.Ronaldo Cardoso Alves - 2018 - Dialogos 22 (3):20.
    o presente artigo tem como objetivo discutir a relação entre a aprendizagem histórica e sua função pública na sociedade. Partindo da premissa de que há um embate entre diferentes culturas históricas existentes na sociedade brasileira contemporânea, o texto discute a importância que a ciência histórica e seu repertório cognitivo têm para a formação do pensamento histórico, seja no âmbito acadêmico, seja no contexto da educação básica, pois fornece instrumentos de conhecimento importantes para que professores e estudantes possam refletir, (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  10
    Ensino de filosofia.Augusto Rodrigues & Rodrigo Pelloso Gelamo - 2021 - Educação E Filosofia 35 (74):813-853.
    Ensino de filosofia: notas sobre o campo e sua constituição Resumo: Objetiva-se perspectivar as discussões sobre o campo científico-filosófico "Ensino de Filosofia” e seu estatuto epistemológico, reconstituindo historicamente alguns acontecimentos e uma percepção possível de sua emergência na realidade brasileira. Primeiramente, retoma-se o debate através das pesquisas de Velasco, figura de destaque e agenciadora do assunto nos últimos anos. Apresentam-se suas teses e posicionamentos, cujos desdobramentos apontam para a existência de um campo científico-filosófico consolidado na última década. Posteriormente, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  15
    A perspectiva da alteridade na educação.Adilson Cristiano Habowski, Elaine Conte & Natália de Borba Pugens - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (1):179-197.
    O estudo reflete sobre o conjunto de categorias que coloca a alteridade como princípio articulador e compreensivo do saber das diferenças em Emannuel Lévinas. Uma ética da alteridade é um desafio para uma sociedade que uniformiza os processos de ensino e desvaloriza o ser em uma relação de supremacia do eu frente ao alter. A esfera educacional é propícia ao desenvolvimento de uma ética da alteridade, pois tem por princípio o diálogo e o respeito ao outro, enquanto compromisso (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  26
    Educação para a humanização na perspectiva da ética da alteridade.Carlos Alberto Tolovi, João Batista de Albuquerque Figueiredo & Francione Charapa Alves - 2022 - Conjectura: Filosofia E Educação 27:022021.
    Uma das questões que desafia educadores e educador@s [1], inserid@s no campo da relação que envolve os processos de ensino e de aprendizagem, consiste no papel da educação do ponto de vista da vida em sociedade. E uma resposta aceita de forma genérica aponta para a dimensão da humanização. Questiona-se: até que ponto a relação educativa possui a capacidade e potencialidade de humanizar? Como relacionar a construção do conhecimento à perspectiva de valoração que promova a sociabilidade humana? A (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  5
    Sociedad Iberoamericana de Estudios Kierkegaardianos.Sociedad Iberoamericana De Estudios Kierkegaardianos - 1998 - Enrahonar: Quaderns de Filosofía 29:173.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 996