Results for 'Aprendizagem'

266 found
Order:
  1.  13
    Tabela cronológica da matemática.Aprender Brincando & O. Lúdico na Aprendizagem - forthcoming - História.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  23
    A aprendizagem baseada em problemas na educação básica.Débora Vieira de Souza Carneiro - 2023 - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias 27 (27):586-594.
    A Aprendizagem Baseada em Problemas é uma das metodologias de ensino que vem sendo adotada em diferentes níveis educacionais. O objetivo deste artigo é promover reflexões sobre a utilização dessa prática na educação básica do Brasil, em particular no campo da educação matemática. Este trabalho é um ensaio teórico que engloba pesquisas teóricos e práticas na área. A partir de inspirações da análise de conteúdo são evidenciados alguns resultados que parecem favorecer tanto a prática docente quanto as aprendizagens dos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  36
    Aprendizagem na ação revisitada e seu papel no desenvolvimento de competências.Claudia Simone Antonello - 2007 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 26:146-167.
    O estudo teve por objetivo identificar e analisar os processos de aprendizagem que contribuem para o desenvolvimento de competências requeridas ao administrador no atual ambiente de negócios a partir da percepção de estudantes universitários que estavam trabalhando e cursando a etapa final do curso ..
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  7
    Compreensão, aprendizagem e linguagem: uma crítica à abordagem hermenêutica.Rainri Back - 2023 - Trans/Form/Ação 46 (3):201-224.
    This essay intends to criticize Hans-Georg Gadamer’s conception of language on the basis of which he justifies the proposition that learning is only possible through conversation. Although he understands as language non-verbal forms of communication such as gestures, physiognomic expressions, looks, Gadamer conceives language as word. However, I believe, and no one would deny it, language needs to be understood and, above all, learned. So here is the motivating problem of this essay: if language has to be understood as word, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  5.  13
    A aprendizagem filosófica na formação de professores.Alexsandro da Silva Marques - 2021 - Educação E Filosofia 35 (73):255-271.
    A aprendizagem filosófica na formação de professores: proposta de um Ateliê Filosófico Transdisciplinar Resumo: Este artigo é uma reflexão sobre a criação de um Ateliê Filosófico Transdisciplinar para fazer-pensar a formação de professores e a aprendizagem filosófica, a partir de oficinas didático-formativas que possibilitem aos estudantes de diferentes cursos de licenciaturas a experienciarem em seus processos formativos a prática da meditação como possibilidade didática para o desenvolvimento da aprendizagem filosófica do autoconhecimento. Busca-se fortalecer e promover experiências que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. Aprendizagem no ciberespaço.César Fernando Meurer, Neusa Maria John Scheid & Cledes Antonio Casagrande - 2010 - Conjectura: Filosofia E Educação 15 (2):55-70.
    Entendida em sentido amplo, como reconstrução autotranscendente, a aprendizagem requer, para potencializar a razão crítico-discursiva, uma dimensão intersubjetiva e uma relação assimétrica entre professor e estudante. No ciberespaço, âmbito linguístico específico que ocasiona processos de socialização e de individualização, o entendimento do que constitui aprendizagem válida passa, necessariamente, pelo diálogo entre educadores. A partir de interrogações de índole epistemológica, o artigo insere-se nesse diálogo. Depois de caracterizar a hipermídia como a linguagem do ciberespaço e identificar diferentes perfis de (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  39
    Aprendizagem e Comunicação em Bateson: A exigência de uma epistemologia Formal e Complexa.Maria Clara Faria Costa Oliveira - 2016 - Trans/Form/Ação 39 (1):93-118.
    RESUMO: Para Bateson, a mudança social radicaria numa mudança epistemológica profunda que incidisse sobretudo na educação e na comunicação. Essa revolução paradigmática, baseada na lógica formal de Whitehead e Russell, evitaria discursos ditos científicos destituídos de rigor. Aqui, analisamos hermeneuticamente o seu pensamento, salientando os limites que a lógica formal encontra nas experiências éticas, religiosas e estéticas. Sem essa revolução, encontramo-nos condenados à estagnação intelectual, pois formamos cidadãos sem capacidade de aprender a aprender, que possibilitaria a capacidade de produzir abduções, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  17
    A aprendizagem do “estar morto” como estratégia metodológica na pesquisa com crianças.Caroline Trapp de Queiroz - 2018 - Childhood and Philosophy 14 (31):645-657.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  9
    Aprendizagem, Rede e Cartografia.Wilson Maranhão Sampaio & Silier Andrade Cardoso Borges - 2013 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 20:263-274.
    Este trabalho identifica o conceito de fracasso escolar a partir de Latour, Deleuze, Guattari e Despret. O trabalho foi desenvolvido em um processo de leitura e diálogo intertextual dos autores propostos.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  7
    Filosofia, aprendizagem e experiência.Matías Sebastián Fernández Robbio - 2011 - Cuyo 28 (1):131-136.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. Uma Aprendizagem Da Inf'ncia: Primeiras Inst'ncias.Bernardina de Sousa Leal - 2008 - Childhood and Philosophy 4 (7):73-82.
    The term “infancy” is usually associated with `childhood` and it seems to indicate more clearly a psycho-biologic reality in regard to an individual. In this study we wish to question this identification: to investigate childhood, not in it’s capturable constitution in the institutional context of the family, the school, place of work or even in her conditions of existence referring to ethnicity, gender or cognitive availabilities, but in what it approaches as a devenir. Our way of thinking about the word (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12. A Aprendizagem como Semiose.Lauro Frederico Barbosa da Silveira - 2003 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 5 (1):p - 89.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  15
    Possibilidades para a aprendizagem do estudante com Deficiência Intelectual na Educação Superior.Fabiane Vanessa Breitenbach & Fabiane Adela Tonetto Costas - 2022 - Educação E Filosofia 36 (76):175-215.
    Resumo: Este texto origina-se de uma pesquisa realizada em quatro universidades federais brasileiras, cujo objetivo foi analisar as narrativas de diversos profissionais sobre os processos de aprendizagem dos estudantes com deficiência intelectual na Educação Superior. Foram realizadas 29 entrevistas com 32 servidores públicos, sendo profissionais dos Núcleos de Acessibilidade, profissionais de apoio pedagógico, professores e coordenadores de cursos. As entrevistas foram gravadas, transcritas e analisadas através da técnica de Análise Textual Discursiva e fundamentadas pelos estudos de Lev Semionovitch Vigotski. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. Comunidades virtuais de aprendizagem e interação dialógica: do corpo, do rosto e do olhar.Margarete Axt - 2006 - Filosofia 7 (esp).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15. O ensino e aprendizagem da compreensão do texto escrito.Aline Elisabete Pereira & Onici Claro Flôres - 2009 - Conjectura: Filosofia E Educação 14 (2):31-47.
    A leitura pode ser analisada sob vários ângulos: social, pedagógico, cultural, cognitivo, dentre outros. Contudo, abordar os aspectos mencionados, em conjunto ou sequencialmente, demanda uma verticalização prodigiosa da pesquisa; por isso este artigo busca apenas apresentar e discutir alguns aspectos cognitivos relevantes para a prática leitora, dando ênfase à memória e, por isso mesmo, ao conhecimento prévio. Acreditamos que, conhecendo melhor os tipos de memória e não ignorando o vínculo necessário entre memória e conhecimento prévio, se torne mais viável para (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  11
    Estratégias de aprendizagem: reflexões sobre o papel do corpo e a tese da mente estendida.Débora Vieira Machado, Thiago Januario Lisbôa & Zena Eisenberg - forthcoming - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação.
    Este trabalho tem por objetivo refletir sobre a relação entre a tese da mente estendida e do papel do corpo no uso das estratégias de aprendizagem. Nas discussões, tecemos algumas possíveis interseções entre a teoria das estratégias de aprendizagem com a tese da mente estendida de Andy Clark e David Chalmers e o papel do corpo. Em um primeiro momento, apresentamos a teoria das estratégias de aprendizagem. Em seguida, fizemos uma breve exposição da teoria da mente estendida. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  12
    Avaliação da Aprendizagem Em Filosofia.Carlos Augusto Pereira de Souza - 2017 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 27:33-41.
    O presente texto se debruçou sobre as questões relacionadas ao ensino e avaliação da aprendizagem em filosofia após sua presença obrigatória nos currículos de ensino médio do país. Documentos como as Orientações Curriculares Nacionais e o Currículo de Filosofia do Estado de São Paulo indicam uma abordagem de seu ensino pautado por competências e habilidades.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18. Ambientes virtuais de aprendizagem e formação continuada de professores na modalidade a distância // Virtual learning environments and continuous teachers training in distance modality.Miguel Alfredo Orth, Fabiane Sarmento Oliveira Fuet, Janete Otte & Marcus Freitas Neves - 2013 - Conjectura: Filosofia E Educação 18 (1):42-58.
    Com este artigo, problematizou-se o potencial da formação continuada de professores por meio da educação a distância mediada pelo Moodle. Nessa perspectiva, pesquisou-se, principalmente, a integração hipermidiática das tecnologias nesse ambiente virtual de aprendizagem, no curso a distância de pós-graduação lato sensu em Mídias na Educação. Para isso, selecionou-se uma aula de uma disciplina desse curso oferecida no primeiro semestre de 2011 por uma universidade na qual um dos autores deste artigo trabalhou como professor-tutor. Assim, foi realizada uma investigação (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  6
    Comentário a “Compreensão, aprendizagem e linguagem: uma crítica à abordagem hermenêutica”.Gustavo Silvano Batista - 2023 - Trans/Form/Ação 46 (3):225-228.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  3
    Motivos para a aprendizagem.Denival Biotto Filho - 2023 - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias 27:285-294.
    Um modo de discutir e interpretar motivos para a aprendizagem é por considerar os conceitos de background, middleground e foreground. Esse trabalho se situa no contexto da Educação Matemática Crítica, área em que os conceitos de background e foreground foram amplamente discutidos e pesquisados. Desenvolvo aqui um ensaio teórico que busca apresentar e discutir o outro conceito mencionado: o conceito de middleground. Os motivos que uma pessoa tem para aprender podem ser desenvolvidos nas interpretações que ela faz de suas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  33
    Situações e recursos de aprendizagem em famílias de crianças escolares.Maria Aparecida Trevisan Zamberlan, Terezinha de Paula Machado Esteves Ottoni & Roselaine Vieira Sônego - 2005 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 22:71-78.
  22.  11
    Arquitetura de ambientes virtuais de aprendizagem sob a ótica dos estudos bakhtinianos.Adolfo Tanzi Neto & Angela Brambilla Cavenaghi Themudo Lessa - 2014 - Bakhtiniana 9 (2):164-183.
    Embasados nas concepções de forma arquitetônica de Bakhtin, procuramos demonstrar como as dimensões dos enunciados praticados nos ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) estão diretamente ligadas ao design (concepção, idealização e forma), ou seja, à forma arquitetônica de realização, defendido como o design de um AVA, que pode propiciar (novos) multiletramentos, flexibilizar ou não, em sua forma de realização, gêneros multissemióticos advindos do mundo contemporâneo. Para tanto, observamos o design de duas ferramentas em dois AVA distintos e concluímos que, no (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23. A Experiência de Aprendizagem Mediada de Reuven Feuerstein: A Modificabilidade em Alunos de Cursos Profissionalizantes.Ligia Helena Caldana Battistuzzo - 2009 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 11 (1).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. Redes sociais: espaço de aprendizagem digital cooperativo // Social networks: collaborative digital learning space.Marcus Vinícius de Azevedo Basso, Aline Silva de Bona, Cristina Maria Pescador, Cristiane Koehler & Léa da Cruz Fagundes - 2013 - Conjectura: Filosofia E Educação 18 (1):135-149.
    Este artigo propõe-se a discutir a possibilidade de utilizar as tecnologias digitais online e as redes sociais como espaço de aprendizagem digital de uma maneira que favoreça a aprendizagem cooperativa entre os estudantes, alicerçado na Epistemologia Genética de Jean Piaget. Este estudo foi baseado em uma pesquisa-ação, nas aulas de Matemática, realizada com estudantes do ensino médio integrado em informática do IFRS – Campus Osório (RS), em 2011 e 2012-1. Os estudantes demonstraram apropriação deste espaço de aprendizagem (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25. Este trabalho pretende aproximar o processo de aprendizagem histórica, preconizado pela Didática da História, à proposta da pedagogia da memória, empreendida pelo programa educativo Jóvenes y Memoria: recordamos para el futuro, organizado pela Comisión Provincial por la Memoria da província de Buenos Aires. Para isso, a análise se dedicará à compreensão do planejamento institucional do programa e de suas etapas teórico-metodológicas, ambos apresentados no informe “20 años del programa Jóvenes y Memoria” (2021) e na convocatória e cronograma de etapas do ano de 2023. Para assim, buscar semelhanças entre as propostas, em que se destaca a centralidade da construção de narrativas históricas e elaborações de memórias, baseadas no cotidiano e na comunidade local, e a mobilização, em seu sentido emancipatório, das consciências históricas associadas à vida prática dos jovens. Em que foi possível observar o enfoque semelhante que ambas perspectivas outorgam à temporalidade passado-futuro a part. [REVIEW]Bárbara Ferreira de Lima & Tiago Costa Sanches - 2023 - Aletheia: Anuario de Filosofía 14 (27):e182.
    Este trabalho pretende aproximar o processo de aprendizagem histórica, preconizado pela Didática da História, à proposta da pedagogia da memória, empreendida pelo programa educativo Jóvenes y Memoria: recordamos para el futuro, organizado pela Comisión Provincial por la Memoria da província de Buenos Aires. Para isso, a análise se dedicará à compreensão do planejamento institucional do programa e de suas etapas teórico-metodológicas, ambos apresentados no informe “20 años del programa Jóvenes y Memoria” (2021) e na convocatória e cronograma de etapas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  4
    Sobre ensino, aprendizagem e resistência na aula de Filosofia do Ensino Médio.Elisete M. Tomazetti - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 13:41-53.
    Este texto traz algumas reflexões que foram produzidas a partir da interação com professores e futuros professores de Filosofia do Ensino Médio. Procura problematizar os discursos por eles produzidos, os quais indicam a falta de sentido e a impossibilidade de realizarem práticas docentes que efetivem o envolvimento do aluno com a atividade de pensar filosoficamente. Toma como referência o conceito de resistência, de Michel Foucault.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27. Uma nova concepção de aprendizagem.Humberto Maturana - 1993 - Dois Pontos: Teoria E Prática Em Educação 2 (15):28-35.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  6
    Ensino e Aprendizagem No Método Filosófico de Wittgenstein.Jeff Stickney - 2020 - Thaumàzein - Rivista di Filosofia 13 (26):79-91.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  5
    As Coreografias Institucionais No Cenário da Pandemia da Covid-19: O Ensino e a Aprendizagem No Modo Remoto Emergencial.Ernandes Rodrigues do Nascimento & Maria Auxiliadora Soares Padilha - 2023 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 11.
    As coreografias institucionais no cenário da pandemia da COVID-19: o ensino e a aprendizagem no modo remoto emergencial,de Ernandes Rodrigues do Nascimento e Maria Auxiliadora Sozares Padilha, último capítulo, trata das experiências de aprendizagemdos estudantes utilizando diversas metodologias ativas de acordo com os objetivos das aulas. Para eles, quando as coreografiasinstitucionais são focadas em melhorarem a experiência dos usuários, a IES termina criando condições que podem lhe dar suporteem momento de crise, minimizando, assim, os impactos negativos.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  2
    Teoria crítica e evolução social (i): sobre a origem e relev'ncia do conceito de aprendizagem social na obra habermasiana da década de 1970.Wescley Fernandes Araujo Freire - 2023 - Griot 23 (3):43-65.
    O presente artigo tem como objetivo principal apresentar a origem e relevância teórica do conceito de aprendizagem social para o modelo habermasiano de Teoria Crítica, inicialmente a partir da obra _Problemas de legitimação no capitalismo tardio_ (1973), assumido como categoria articuladora do liame entre a teoria da evolução social e a teoria da sociedade desenvolvidas pelo autor na obra _Para a reconstrução do materialismo histórico_ (1976). Partindo da introdução do conceito científico-social de crise, Habermas esboça os pressupostos da teoria (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31. Ambientes Virtuais de Aprendizagem: um relato da capacitação online de professores para utilização de softwares da coleção Educação Digital do Sistema “S”.Valéria Mattos - 2010 - Conjectura: Filosofia E Educação 15 (2):149-163.
    O presente artigo descreve a capacitação a distância de funcionários do Sistema “S” sobre recursos didáticos de quatro cursos distintos, realizada com 294 profissionais distribuídos em 25 estados brasileiros de uma das instituições que compõem o Sistema “S”. Os resultados mostram que a capacitação obteve sucesso e foram mensurados em termos quantitativos pelo índice de aproveitamento nos cursos e, qualitativamente, expressos nas avaliações dos participantes, endossados pelo índice de evasão que ficou dentro do percentual que a literatura referencia.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32. Distúrbios de linguagem e de aprendizagem em crianças canhotos // Language and learning disorders in hander children.Antonino Bucca & Arcoraci - 2015 - Conjectura: Filosofia E Educação 20 (1):13-22.
    Normal.dotm 0 0 1 135 770 111111 6 1 945 12.0 0 false 14 18 pt 18 pt 0 0 false false false Normal.dotm 0 0 1 161 922 111111 7 1 1132 12.0 0 false 14 18 pt 18 pt 0 0 false false false Eles são há muito conhecidas algumas suposições sobre a relação entre a assimetria do cérebro e/ou indecisão hemisférica funcional que, por vezes, caracteriza os indivíduos canhotos e distúrbios de aprendizagem específicas. Até hoje, no (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33. Informática na educação: O uso de objetos virtuais de aprendizagem.Daniel Rodrigues de Lima & Júlio César Queiroz de Souza - 2011 - História 29:07.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  10
    O Mito de Sísifo de Albert Camus e sua relev'ncia no processo de ensino-aprendizagem de Filosofia.Marcelo Barreira - 2019 - Conjectura: Filosofia E Educação 24:019015.
    O artigo preconiza a relevância pedagógica da filosofia da não-significação de Albert Camus, especialmente em O Mito de Sísifo. O eixo argumentativo segue a última frase deste livro: “É preciso imaginar Sísifo feliz”. A certeza da existência e a estranheza de se inserir num cenário de catástrofe, sem esperança, suscita em estudantes, especialmente da rede pública, um “sentimento da absurdidade”, mas esse estado não há de ser visto como maldição. A liberdade paradoxalmente advém quando se assume o absurdo como meio (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  40
    Balanço tendencial das dissertações e teses sobre dificuldades de aprendizagem.José Geraldo Silveira Bueno & Angelita Mendes Ramos de Oliveira - 2013 - Filosofia E Educação 5 (2):166-188.
    O presente estudo, levado a efeito em 2012, teve por objetivo investigar as tendências da pesquisa educacional no que se refere aos chamados “distúrbios de aprendizagem”. Por meio da análise de 183 resumos de teses e dissertações que abordaram as dificuldades de aprendizagem, depositadas no banco de teses da CAPES entre 1987 e 2010 e, com base nas contribuições de Williams e Bourdieu, analisamos essas produções, das quais foram coletados os seguintes dados: Quem foram os autores institucionais? Quando (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  14
    O meme em material didático: considerações sobre ensino/aprendizagem de gêneros do discurso.Marina Totina de Almeida Lara & Marina Célia Mendonça - 2020 - Bakhtiniana 15 (2):185-209.
    RESUMO Este artigo tem como objetivo discutir a presença do gênero meme em materiais didáticos, seja como objeto de ensino, seja como prática de linguagem. Para tanto, partindo dos documentos oficiais, que norteiam as práticas de ensino/aprendizagem brasileiras, o artigo apresenta reflexão sobre estudos discursivos acerca do trabalho com gêneros do discurso no campo escolar. Por fim, apresenta uma análise da presença do referido gênero em um livro que circula na rede particular de ensino, destinado ao 9° ano, em (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37. Ambientes Virtuais de Aprendizagem: um relato da capacitação online de professores para utilização de softwares da coleção Educação Digital do Sistema “S”.Valéria De Bettio Mattos - 2010 - Conjectura: Filosofia E Educação 15 (2).
    O presente artigo descreve a capacitação a distância de funcionários do Sistema “S” sobre recursos didáticos (softwares, cadernos pedagógicos e de fundamentação metodológica) de quatro cursos distintos, realizada com 294 profissionais distribuídos em 25 estados brasileiros de uma das instituições que compõem o Sistema “S”. Os resultados mostram que a capacitação obteve sucesso e foram mensurados em termos quantitativos pelo índice de aproveitamento nos cursos e, qualitativamente, expressos nas avaliações dos participantes, endossados pelo índice de evasão que ficou dentro do (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  16
    Modelos Din'micos Aplicados à Aprendizagem de Valores em Inteligência Artificial.Nicholas Kluge Corrêa & Nythamar De Oliveira - 2020 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 65 (2):e37439.
    Especialistas em desenvolvimento de Inteligência Artificial prevêem que o avanço no desenvolvimento de sistemas e agentes inteligentes irá remodelar áreas vitais em nossa sociedade. Contudo, se tal avanço não for realizado de maneira prudente e crítico-reflexiva, pode resultar em desfechos negativos para a humanidade. Por este motivo, diversos pesquisadores na área têm desenvolvido uma concepção de IA robusta, benéfica e segura para a preservação da humanidade e do meio-ambiente. Atualmente, diversos dos problemas em aberto no campo de pesquisa em IA (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  4
    Os Cinco Métodos Característicos de Um Processo de Aprendizagem Sob a Ótica Do Filósofo e Pedagogo Isaac Watts No Século XVIII.Ingrid Nunes Derossi & Ivoni de Freitas-Reis - 2017 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 28:141-155.
    O objetivo deste trabalho é abordar os métodos para o aperfeiçoamento da mente, desenvolvidos por Isaac Watts em 1741. Por tratar de instruções para o aperfeiçoamento da mente e pretender ser um minucioso guia para tutores e estudantes, essa obra foi bastante utilizada por cientistas comprometidos com o ensinar, tais como os ingleses Michael Faraday e Jane Marcet. Entretanto, apesar de encontrarmos reedições bastante atuais ela ainda é muito pouco discutida.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  1
    O referencial teórico de Bourdieu E as condições para sua aprendizagem E utilização.Odaci Luiz Coradini - 1996 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 41 (162):207-220.
    Neste artigo são expostos alguns fundamentos da abordagem e da concepção de ciências sociais de Bourdieu, para, com base nisso, apresentar os problemas mais frequentes nos esforços em sua aprendizagem e utilização. O argumento principal é o de que, se por um lado, o esquema analítico de Bourdieu pode representar um avanço para as ciências sociais, por outro lado, devido aos seus requerimentos quanto à aprendizagem e condições de exercício profissional, frente à situação brasileira, apresenta também novos desafios (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41. A ação de projetar Ambientes Virtuais de Aprendizagem: relações entre a construção de formalizações e a criação de novidades.Maria Luiza Becker, Patricia Alejandra Behar & Sílvia Meirelles Leite - 2010 - Conjectura: Filosofia E Educação 15 (2):133-148.
    O presente artigo investiga a relação entre a construção de formalizações e a criação de novidades na ação de projetar Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs). Para tanto, realiza um estudo de caso sobre a ação de projetar AVAs no Núcleo de Tecnologia Digital Aplicada à Educação (Nuted) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Entende-se que o debate acerca desse tema contribui para uma reflexão sobre os desenvolvimentos científico e tecnológico em informática na educação, bem como sobre (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  4
    Uso de Memes No Ensino de Filosofia No Ensino Superior: Um Relato de Experiência e Uma Reflexão Sobre o Processo de Ensino Aprendizagem.Felipe Gustavo Soares da Silva - forthcoming - Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo.
    O presente trabalho trata de relatar uma experiência positiva no ensino superior na disciplina Estudos dos saberes Filosóficos a partir do uso de memes como ferramenta útil e como metodologia ativa em sala de aula e, de modo especial, para a avaliação da aprendizagem. Faremos aqui uma análise do surgimento e evolução do termo meme, sua caracterização como gênero textual e, por fim, descrevemos a nossa prática em sala de aula destacando importantes aspectos observados. O uso dos memes em (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  7
    Do Presencial Para o Virtual: A Implantação Do Ambiente Virtual de Aprendizagem Do Primeira Inf'ncia Melhor (Pim).Cristiane Kessler de Oliveira, Karine Isis Bernardes Verch & Carolina de Vasconcellos Drügg - 2022 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 9.
    Este artigo é um relato de experiência do processo de implantação do ambiente virtual de aprendizagem do Programa Primeira Infância Melhor (PIM). O PIM é uma política pública intersetorial de promoção do desenvolvimento integral na primeira infância, implantada no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Entre as atribuições do Governo do Estado está a formação das equipes em mais de 200 municípios. Por causa das restrições impostas pela pandemia de coronavirus, a política deixou de realizar formações presenciais e, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  4
    Professores, Alunos e a Tecnologia Na Escola Em Tempos de Pandemia: As Relações de Afetividade No Ensino-Aprendizagem.Miriam Galvan Pereira - 2022 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 9.
    Este artigo discutirá a estreita relação entre a afetividade no processo de ensino-aprendizagem e a tecnologia na escola em tempos de pandemia, através da observação de alunos do ensino público do Estado do Paraná, estudantes da escola Estadual Santa Rosa, na Cidade de Curitiba. A Secretaria da Educação do Paraná entendeu que essa relação ficou prejudicada com o fechamento das escolas por um período tão longo e por isso autorizou a reabertura das escolas, na modalidade hibrida, mesmo que, os (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  41
    A questão das dificuldades de aprendizagem eo atendimento psicológico às queixas escolares.Marisa Maria Brito da Justa Neves & Claisy Maria Marinho-Araujo - 2006 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 24:161-170.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46. Os pressupostos ético-epistemológicos do ensino e da aprendizagem em Kant e Habermas.Jayme Paviani - 2011 - Conjectura: Filosofia E Educação 16 (3):12-25.
    O artigo pretende mostrar os pressupostos éticos e epistemológicos das atividades de ensino e aprendizagem em Kant e Habermas e, igualmente, introduzir alguns aspectos relevantes da questão que sirvam para um posterior desenvolvimento.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47. Concepções sobre a função da escola e do conhecimento nas propostas de Ciclos de Aprendizagem // Conceptions about the role of the school and knowledge in Cycles of Learning projects.Silvana Stremel & Jefferson Mainardes - 2013 - Conjectura: Filosofia E Educação 18 (s):81-97.
    Este artigo apresenta uma análise das concepções do papel da escola e do conhecimento presentes nos textos oficiais de sete redes municipais de ensino brasileiras que adotam os Ciclos de Aprendizagem. A análise evidenciou que os textos das redes pesquisadas apresentavam concepções explícitas sobre o papel da escola e do conhecimento. Os autores argumentam que a) a análise de textos oficiais de políticas ocupa um lugar importante, uma vez que neles estão contidas as declarações de valores, as intenções, os (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  7
    Linguagem e língua: uma reflexão acerca da dialética ensino-aprendizagem.Sérgio Gomes de Miranda - 2010 - Griot : Revista de Filosofia 1 (1):24-38.
    O conceito de linguagem é parte indispensável no complexo trabalho com a língua. Aqui, tem-se como referencial teórico a Teoria Histórico-Cultural para estruturação dialética ensino-aprendizagem, por considerar a relação existente entre a história, a sociedade e a cultura na constituição dos conteúdos e dos sujeitos no seu contato com esses conteúdos, inseridos nesse contexto sócio-histórico-cultural. Então, tem-se a concepção sociointeracionista da linguagem, como processo de interação e mediação na relação semiótica entre o mundo e o homem, e da língua, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. Educação superior e processos de ensino e aprendizagem em EaD: os casos UCS e UFRGS // University education and teaching and learning processes in EaD: UCS and UFRGS cases.Andréia Morés - 2013 - Conjectura: Filosofia E Educação 18 (1):72-86.
    O presente artigo contempla a contextualização da educação superior na contemporaneidade, seus desafios e exigências demandados pelos novos tempos e espaços de formação em relação aos estudos da Educação a Distância (EaD) e aos avanços frente aos processos de ensino e aprendizagem em EaD. Este estudo é parte da investigação qualitativa realizada junto aos cursos de Pedagogia EaD da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O lastro teórico que embasou (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  17
    Jogos pedagógicos e responsividade: ludicidade, compreensão leitora e aprendizagem.Nukácia Meyre Silva Araújo, Fernanda Rodrigues Ribeiro & Suellen Fernandes dos Santos - 2012 - Bakhtiniana 7 (1):4-23.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 266