: Results of a search for the electroweak associated production of charginos and next-to-lightest neutralinos, pairs of charginos or pairs of tau sleptons are presented. These processes are characterised by final states with at least two hadronically decaying tau leptons, missing transverse momentum and low jet activity. The analysis is based on an integrated luminosity of 20.3 fb−1 of proton-proton collisions at recorded with the ATLAS experiment at the Large Hadron Collider. No significant excess is observed with respect to the (...) predictions from Standard Model processes. Limits are set at 95% confidence level on the masses of the lighter chargino and next-to-lightest neutralino for various hypotheses for the lightest neutralino mass in simplified models. In the scenario of direct production of chargino pairs, with each chargino decaying into the lightest neutralino via an intermediate tau slepton, chargino masses up to 345 GeV are excluded for a massless lightest neutralino. For associated production of mass-degenerate charginos and next-to-lightest neutralinos, both decaying into the lightest neutralino via an intermediate tau slepton, masses up to 410 GeV are excluded for a massless lightest neutralino.[Figure not available: see fulltext.]. (shrink)
A propósito da comemoração do bicentenário da obra de Kant Rumo à paz perpétua, Habermas apresenta uma proposta de reconstrução discursiva do cosmopolitismo que contesta a renovação das objeções realistas de Carl Schmitt, segundo a qual só o retorno ao jus publicum Europaeum possibilita a limitação das guerras, enquanto o universalismo moral, conduziu a uma confusão dos valores do político com os da moral e serviu de fundamento para que a organização cosmopolita transformasse os interesses particulares de uma das partes (...) em valores universais da humanidade e os negasse a outra parte, provocando a criminalização do inimigo e originando as guerras totais. Contudo, Habermas observa que este fundamentalismo dos direitos humanos somente pode ser evitado por uma reconstrução discursiva que mostra que os direitos humanos não são direitos morais e que a formação de uma democracia cosmopolita, é a única capaz de permitir uma aplicação procedimental dos direitos humanos. (shrink)
O presente artigo enfoca a discussão, ensejada pela publicação do Dictionnaire Historique et Critique, entre seu autor, Pierre Bayle, e Leibniz a propósito dos critérios epistemológicos que permitem distinguir cognição animal de cognição propriamente humana. Trata-se de examinar em detalhe a distinção que, na sequência dessa publicação, Leibniz traçará entre o homem racional – caracterizado como aquele apto a produzir silogismos demonstrativos e de alcançar verdades necessárias – e o homem enquanto empírico, a fim de examinar se e de que (...) maneira os critérios epistemológicos que permitem distinguir cognição animal de cognição propriamente humana podem ou não nos permitir circunscrever uma diferença antropológica que permita distinguir o homem do animal. (shrink)
I discuss in this paper the six requirements Aristotle advances at Posterior Analytics A-2, 71b20-33, for the premisses of a scientific demonstration. I argue that the six requirements give no support for an intepretation in terms of “axiomatization”. Quite on the contrary, the six requirements can be consistently understood in a very different picture, according to which the most basic feature of a scientific demonstration is to explain a given proposition by its appropriate cause.
Uma das características mais interessantes da filosofia é sua capacidade de revelar problemas difíceis em lugares inesperados. É precisamente isto que ocorre com o caso dos nomes próprios. Usamos nomes cotidianamente para selecionar ou fazer referência a objetos particulares, e depois podermos dizer algo sobre eles. Talvez o leitor diga a um colega que gostaria de estar tomando um café em Paris, ao invés de gastar tempo lendo mais um livro de filosofia. Neste caso, estará usando o nome “Paris” para (...) se referir a um lugar específico do universo. O que você acaba de fazer não é meramente proferir um som, mas proferir um som que de alguma forma lhe permite selecionar uma localidade específica dentre todas as outras do universo. É desta localidade que você fala. Mas como isto é possível? Que tipo de mecanismo garante a alguém o poder de proferir um nome e, com isto, selecionar um particular específico dentre todos os outros do universo? Este é o problema da referência singular dos nomes próprios. O presente livro é sobre este problema. -/- . (shrink)
Este texto introduz a tradução do discurso de intitulado "Sobre os números transfinitos" ("Über transfinite Zahlen"), proferido por Henri Poincaré em 27 de abril de 1909, na Universidade de Göttingen. Após uma breve apresentação do pensamento do autor acerca dos fundamentos da aritmética, procura-se citar os aspectos mais relevantes da chamada crise dos fundamentos da matemática, para então introduzir a reformulação do conceito de predicatividade aventada no referido discurso sobre números transfinitos, contribuição compreendida como um recurso teórico necessário para a (...) superação dos paradoxos relativos à teoria dos conjuntos. Com isso, pretende-se evidenciar o papel central do texto publicado nesta edição para o desenvolvimento da concepção matemática de Henri Poincaré. This article provides an introduction to the translation of the lecture entitled "On transfinite numbers" ("Über transfinite Zahlen"), given by Henri Poincaré at the University of Göttingen on April 27, 1909. Following a short presentation of Poincaré's views on the foundations of arithmetic, it identifies the aspects of the so-called crisis of the foundations of mathematics that are most relevant for understanding his reconstruction of the concept of predicativity, which is intended to be a theoretical resource that may overcome the paradoxes of set theory. In doing so, the article highlights the central role of this text in the process of maturation of Poincaré's views on the foundations of mathematics. (shrink)
En los textos de Kant sobre los deberes hacia uno mismo cabe distinguir dos líneas argumentativas diferentes: una en las Lecciones de ética de 1784/1785, y la otra en la Metafísica de las costumbres. Este artículo defiende la línea argumentativa de las Lecciones de ética y reivindica un deber hacia uno mismo: el deber de no dejarse utilizar por otros. Posteriormente se analizan algunas objeciones que se han formulado o que es posible formular contra este concepto.
Uma interpretação corrente do fenômeno social ensina que todos os bens coletivos são bens convergentes. As concepções bem-estarista e utilitarista na economia e na filosofia, respectivamente, são os seus principais expoentes. A tese consiste em aceitar que “totalidades sociais” são inexoravelmente compostas de “partes” e que, por isso, na base de cada bem público ou social se encontrariam sempre os indivíduos, os quais seriam, em última análise, responsáveis pela sua existência. Assim, os bens públicos seriam bens para os quais convergem (...) interesses e escolhas dos agentes sociais. O presente estudo mostra, em primeiro lugar, segundo a compreensão de Taylor, que nem todos os bens coletivos são bens convergentes. Alguns bens sociais podem ser considerados bens irredutivelmente sociais, cuja justificativa se encontra na reflexão sobre o significado. Em segundo lugar, aborda a contribuição que a noção hegeliana de eticidade teve sobre a formulação desse argumento. (shrink)
Esta pesquisa se refere à análise de quatro softwares educativos de Língua Portuguesa de dois portais educacionais. A escolha dos softwares se baseou naqueles que contemplassem atividades de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental, de leitura e compreensão a partir de gêneros textuais. O objetivo foi verificar se os gêneros se apresentam com o uso de recursos multimídias ao serem inseridos nesse suporte, e se as abordagens dos gêneros contemplam uma perspectiva sociointeracionista de ensino de língua. Assim, constatou-se que (...) os textos não apresentam nenhum recurso multimídia, sendo expostos conforme as características de impresso e, em sua maioria, são apresentados na íntegra, mas não no suporte de origem. Há a indicação de fonte, autores e data de divulgação, no entanto, não há a abordagem das especificidades dos gêneros, nem das condições de produção, aspectos que evidenciam a perspectiva sociointeracionista do ensino de língua. (shrink)
O propósito do artigo é entrar na controvérsia entre liberais e comunitaristas no referente à concepção de justiça e sua fundamentação. Mais especificamente, o texto discute a crítica de M. Sandel ao liberalismo político de J. Rawls. Aponta vários equívocos daquele considerando os significativos esclarecimentos e reformulações por este, nos livros posteriores à publicação de Uma Teoria da Justiça. Comenta a crítica, feita por Sandel, do afastamento das questões morais, a controvérsia em torno da prioridade do justo em relação ao (...) bem e a restrição do âmbito da razão pública. (shrink)
O presente texto resulta de trabalho apresentado como pôster no Seminário de Estudos “Os Intelectuais e a Educação”, realizado de 19 a 23 de outubro na Faculdade de Educação da Unicamp, sob o tema “Gramsci e a Educação”. A intenção é apresentar resultado de leitura e fichamento realizada a partir dos Cadernos do Cárcere no item que trata acerca dos Intelectuais. Temas como o Estado Educador, os Intelectuais, Filosofia da Práxis, correspondem à fundamentação teórica da pesquisa que estamos desenvolvendo sobre (...) Avaliação Educacional em Revista. Daí a relevância de Gramsci para nossa investigação. (shrink)
Este artigo discute os impactos do PIBID UNIVALI – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – na Educação Básica. O PIBID é uma política pública brasileira de valorização do magistério implementada pela CAPES, a partir de 2007. A pesquisa seguiu a abordagem qualitativa e quantitativa e a coleta de dados deu-se a partir da pesquisa documental. Os dados apresentados revelam que uma política pública bem articulada pode promover a parceria entre a Educação Superior e a Educação Básica, voltadas (...) para a formação dos futuros professores, introduzindo os licenciandos no espaço escolar para que possam compreender o seu cotidiano e assim melhor articular a teoria e a prática a partir de situações educativas concretas. O considerável aumento do número de unidades de ensino que passaram a fazer parte do PIBID UNIVALI, a partir de 2012, ampliou as possibilidades de envolvimento dos participantes do processo num movimento amplo de aprendizagem, valorização do magistério e realização profissional. Os dados apresentados indicam que o PIBID promove o resgate da função da escola e esta passa a ser percebida como uma oportunidade de realização profissional. Os futuros professores percebem que os problemas podem deflagrar ações criadoras e criativas e a universidade problematiza situações educativas concretas. Há uma movimentação nas escolas, pois se desacomodam práticas pedagógicas e institui-se um ritmo mais dinâmico ao cotidiano escolar, principalmente no que diz respeito à criação de materiais didáticos e instrucionais e à vivência estética. O programa ainda cultiva espaços para a socialização de experiências e de formação dos envolvidos. (shrink)
Resumo Este artigo procura apresentar e discutir tentativas recentes em filosofia social de analisar e interpretar o capitalismo, a partir de uma perspectiva praxeológica. O practice turn em teoria social procurou superar o dualismo entre agência e estrutura, ou entre ação e sistema, por meio da noção de prática social. Seria possível então interpretar o capitalismo como um tipo especifico de prática social? Para tentar encaminhar essa questão, explicita-se brevemente, em um primeiro momento, em que consiste o practice turn em (...) teoria social. Num segundo momento, analisa-se e se discute a proposta de Rahel Jaeggi de conceber a economia como uma rede de práticas sociais. Em seguida, expõe-se e se avalia a tentativa de Christian Lotz em ver, no dinheiro, a chave para compreender aquilo que ele chama de esquema capitalista. Por fim, conclui-se, chamando a atenção para os potenciais e desafios ligados ao empreendimento de interpretar o capitalismo em função de uma teoria da prática, sugerindo que um aprofundamento na análise da imaginação especificamente capitalista, vinculando-a com a típica plasticidade e diversidade do capitalismo, possa ajudar a avançar nesse campo.This paper aims to present and discuss recent attempts in social philosophy to analyze and interpret capitalism from a praxeological perspective. The practice turn in social theory sought to overcome the dualism between agency and structure, or between action and system, through the notion of social practice. Is it then possible to interpret capitalism as a specific type of social practice? To try to address this question, I briefly introduce, in a first moment, the practice turn in social theory. In a second moment, I analyze and discuss Rahel Jaeggi’s proposal to conceive the economy as a network of social practices. I then explain and evaluate Christian Lotz’s attempt to see money as the key to understanding what he names as “the capitalist schema”. Finally, I conclude by drawing attention to the potentials and challenges of interpreting capitalism as a social practice, suggesting that a deeper analysis of specifically capitalist imagination, linking it with the typical plasticity and diversity of capitalism, may help to move forward in this field. (shrink)
Discute a instrução pública a partir de seus agentes e os processos formativos de seleção, instrução, contratação, especialização e diferenciação que ao longo do tempo constituíram o professor contribuindo para a formação do cidadão e institucionalização da educação no Rio Grande do Sul.
We define an ultraproduct of metric structures based on a maximal probability charge and prove a variant of Łoś theorem for linear metric formulas. We also consider iterated ultraproducts.
Pouco, ou, se comparado com os períodos anterior e posterior, menos é sabido sobre a época francesa de Flusser. Uma de suas atividades, como comprovam documentos do Arquivo Flusser, foi a elaboração de pareceres sobre livros brasileiros, com a finalidade de julgar o mérito para tradução e publicação na França. Trata-se, pelo menos, de três livros analisados por Flusser: “A Comunicação do Grotesco”, de Muniz Sodré, “Sociedade de massa (Comunicação e Literatura)”, de Luiz Beltrão, e “Fundamentos Científicos da Comunicação”, de (...) vários autores cearenses. Os pareceres, com destaque ao último, e seus desdobramentos serão analisados em seguida. O artigo joga luz sobre um capítulo desconhecido da epistemologia e cientificidade da comunicação na década de 70. (shrink)
The present work, elaborated from a theoretical, bibliographical and documentary character, has for objective to develop some theoretical boardings regarding the concept of tolerance of a philosophical point of view, during a historical context that if initiates in the thought of John Locke, in the Modern Age, the scope of the religious wars, when such concept acquires a more rigorous and critical character, going until the contemporaneidade, period where the tolerance starts to acquire a paper of prominence for the understanding (...) of the systems politicians and the societies marked for one raised degree of complexity and pluralism. Authors as Stuart Mill, Bobbio, Adorno and Habermas, among others, present significant contributions from its reflections and questionings for the studies of this thematic one as well as for the confrontation of the patologias that afflict the contemporaneidade. More recently, the fact of the tolerance to have if transformed into consensus and normative landmark, through the elaboration and approval of the World-wide Declaration of the Principles of the Tolerance, in the year of 1995, for the ONU, reflects the importance and the central paper that the tolerance exerts today in the search of the peace and the construction of a world more just and human being. (shrink)
O relato é resultado da reflexão dos conhecimentos produzidos interculturalmente no percurso do Curso de Magistério Indígena, Nível Médio da Secretaria de Educação do Estado da Bahia. Foi elaborado a partir das práticas pedagógicas desenvolvidas na Escola Estadual Kijetxawê Zabelê, no município de Prado/BA; das vivências nos projetos das comunidades Pataxó em Cumuruxatiba/Kaí e nas trocas realizadas com meus colegas e professores, especialmente, com os saberes dos Troncos Velhos das Aldeias de Cumuruxatiba.
Atualmente, observa-se o crescimento do número de adeptos às vertentes conservadoras de movimentos políticos e religiosos no cenário brasileiro e mundial. No catolicismo, destacam-se os chamados tradicionalistas, representantes da ala ultraconservadora da Igreja. Os “tradicionalistas de Campos”, em específico, encontram-se divididos entre as ideias apologéticas do Concílio de Trento, as exigências da sociedade moderna e a reforma proposta pelo Vaticano II, necessitando desenvolver adaptação do seu modo de comunicar seu ideal antimodernista, sem romper sua identidade idealizada. Nesse contexto, é produzida (...) nova identidade dentro de uma pluralidade de identidades, comunicando-se com estas, ainda que para negá-las – a Igreja Pós Conciliar e a sociedade onde está inserida. Portanto, nesta pesquisa, pretende-se analisar o ethos discursivo de Padre/Dom Rifan, nos seus livros Quer agrade, quer desagrade, escrito quando era porta voz da cismática União sacerdotal São João Maria Vianney, e o livro Sementes, escrito como bispo e administrador apostólico da referida Administração Apostólica. A partir da metodologia e referencial teórico da Análise do Discurso de filiação francesa, busca-se uma compreensão das bricolagens feitas pelo atual bispo administrador, que constituem o neotradicionalismo da Administração Apostólica, a qual, inspirada por seu líder, desenvolve um antimodernismo pós-moderno. Palavras-chave: Catolicismo. Antimodernismo. Tradicionalismo. Ethos Discursivo. (shrink)
O sentido do termo eleuthería, similarmente a muitos outros conceitos na obra de Platão, não é unívoco. Mesmo se nos restringirmos ao diálogo República, encontraremos nele uma ampla gama de concepções que vão desde a acepção popular de ‘dizer e fazer o que se quer’, até a significação, mais propriamente filosófica do termo; vale dizer também daquela que envolve uma dimensão psicológica e moral, na qual o homem deve buscar agir de acordo consigo mesmo. Esta atividade ética, que Platão (2006) (...) (seguir o modelo de citação indireta) insiste em chamar de política (Rep. IX, 592 a5 – a9), baseada no “cuidado de si” tornar-se-á uma pré-condição que prepara o homem para a vida junto aos outros homens e para outras ações derivadas, como o governo da pólis, a produção de leis e, também, para as atividades investigativas, tais como o diálogo e a dialética. Encontramos, pois, naquele diálogo, um verdadeiro embate entre algumas concepções rivais de eleuthería, por exemplo: Trasímaco acredita que o tirano é o mais livre dos homens (Rep. I, 344 a) enquanto Sócrates, ao final do diálogo, defende que o tirano jamais experimentou a liberdade (Rep. IX, 577 a). Assim, este artigo se propõe, então, investigar e circunscrever, a partir do exame da República, os sentidos da eleuthería, fixando a atenção no seu significado propriamente filosófico. (shrink)
O presente trabalho apresenta os bastidores de uma pesquisa realizada sobre a Faculdade Católica de Filosofia de Rio Grande (1960- 1969), cuja criação marcou o início dos cursos superiores voltados à formação docente na cidade. Para destacar sua história, recorre-se a diferentes fontes, como documentos institucionais, jornais locais e relatos orais, cuja utilização será aqui abordada. Nesse sentido, tem-se como base os caminhos abertos pela História Cultural as quais vêm propiciando a ampliação de problemas, objetos e temas de pesquisa histórica. (...) Constata-se que a multiplicidade de histórias e memórias sobre essa instituição educacional só foram descortinadas devido à ampliação do olhar sobre as diferentes fontes de pesquisa. (shrink)
Este artigo apresenta os aspectos liberais e republicanos da filosofia política de Rousseau e defende que eles devem ser interpretados como complementares. Entretanto, essa complementaridade pode ser caracterizada num sentido específico, qual seja, como sendo um liberalismo republicano.
No início do século XIV, Raimundo Lúlio, contrapondo-se aos mestres em Artes por ele identificados como averroistae , desenvolveria não menos que dois métodos resolutivos de inconsistência, a fim de refutar aquelas teses filosóficas que divergem da fé cristã. Um deles serve-se de silogismos contraditórios capazes de expressar a estrutura de um argumento ad hominem , ao passo que o outro nada mais é do que uma reductio ad impossibile elaborada com base em suposições contraditórias.
O artigo visa analisar as abordagens realizadas sobre a participação e importância, ou não, dos líderes farrapos na Revolta de 1957, ocorrida no Sudoeste do Paraná, que resultou na derrota das companhias de terra e do governo de Moysés Lupion que praticavam a grilagem nas terras das glebas Missões e parte da Chopim. Nas abordagens sobre a revolta, predomina a exaltação dos líderes urbanos que atuaram no período de 1951 até outubro de 1957, bem como no período seguinte à derrota (...) lupionista, uma vez que se tornaram dirigentes políticos e considerados “heróis” do levante de Outubro de 1957, pois a vitória teria ocorrido sem o derramamento de sangue. Todavia, as referências dos líderes farrapos na área de fronteira com a Argentina, principalmente de Pedro Santin, ficaram em segundo plano ou como exemplo negativo a ser seguido e rememorado. (shrink)
Celso de Souza Machado publicou, em 1987, um artigo intitulado “O ensino da Sociologia na escola secundária brasileira: levantamento preliminar”, escrito quando ainda era aluno do curso de graduação em Ciências Sociais da USP. Esse artigo se tornou referência na área e talvez seja a primeira iniciativa de trabalho científico de que se tem conhecimento sobre o ensino de sociologia no Brasil. Nesta entrevista, o autor relembra o processo de elaboração dessa pesquisa que ganhou projeção por remontar a trajetória histórica (...) da sociologia na educação básica. Além disso, ele recupera a discussão sobre o ensino de sociologia na década de 1980, momento em que o retorno gradual dessa disciplina às escolas pedia um debate sobre programas de ensino, conteúdos e materiais didáticos, do qual Celso Machado participou ativamente. A entrevista foi concedida a Anita Handfas e Alexandre Fraga. (shrink)
O objetivo deste artigo é refletir sobre os conceitos de verdadeiro e falso self e sua manifestação na clínica contemporânea; bem como as possibilidades de intervenção a partir da psicanálise winnicottiana. O conceito de falso self proposto por Winnicott é de grande valia para se pensar nos relatos ..
O estado democrático de direito constitui-se por meio de uma tensão interna entre direito e política, pois, além de suas funções próprias, uma vez que o direito deve regular os conflitos interpessoais ou coletivos de ação, enquanto a política deve elaborar os programas coletivos de ação, cada um deve desempenhar funções recíprocas para o outro, já que a política, como polo instrumental, deve dotar as normas jurídicas de capacidade de coação, enquanto o direito, como polo normativo, deve emprestar sua própria (...) legitimidade para as decisões políticas. Para a fundamentação dos princípios do estado de direito, é necessário uma reconstrução intersubjetiva da soberania popular com base na teoria do discurso, segundo a qual a soberania não se encontra localizada em nenhum sujeito concreto, mas dispersa na ampla rede de comunicação que perpassa a esfera pública, na qual se forma o poder comunicativo, capaz de neutralizar o poder social dos grupos de pressão e formar uma opinião pública que orienta a tomada de decisões e o poder administrativo das instituições do estado de direito. (shrink)
Este artigo procura oferecer uma reinterpretação do naturalismo político de Aristóteles à luz das críticas antigas ao regime democrático de Atenas e da orientação oligárquica da história intelectual e filosófica contemporânea. Para tanto, são apresentadas as teses elaboradas pelo autor no segundo capítulo do Livro I da Política. Nesse contexto reconstrutivo, sustenta-se que uma apreensão estrutural tanto dos argumentos como da realidade histórica representada pela pólis faz possível elucidar a concepção sistêmico-funcional que subjaz à proposição segundo a qual a cidade (...) é naturalmente primeira com respeito às comunidades menores e aos elementos constitutivos dos quais se origina. Dessa maneira, ao longo de uma reconstrução que vincula diversas referências textuais e se concentra no caráter natural, substancial e desenvolvido da pólis grega, irão se revelando os traços igualitários e democráticos da cidadania que estão na base da ordenação plural da comunidade política por sua semelhança com a constituição de um todo orgânico e suas partes interconectadas. Palavras-chave: Democracia ateniense. Aristóteles. Naturalismo político. (shrink)
O objetivo do texto é abordar a temática dos meios de comunicação como instrumento de poder à luz da indústria cultural conforme Theodor Adorno. Busca-se responder à seguinte questão: como a indústria cultural reproduz as relações de poder no capitalismo contemporâneo? Para a consecução de tal objetivo, o texto apresenta as seguintes etapas: uma breve contextualização histórica e teórica da Teoria Crítica - vertente filosófica à qual Adorno e outros autores se filiaram - a definição da indústria cultural conforme Adorno (...) em seus principais argumentos, os efeitos da indústria cultural e do capitalismo organizado, a postura crítica frente ao contexto referido e a nova postura de Adorno nos anos 50 e 60 frente aos meios de comunicação. A principal tese do artigo leva ao entendimento de que a indústria cultural incorpora toda uma racionalidade de dominação e disciplina da vida social e reprodução da ordem capitalista vigente, acabando com as contradições no âmbito das manifestações artísticas na medida em que somente o lucro é visado.The aim of this text is discuss communication means as power instrument in the light of culture industry according to Theodor Adorno. There is a main question which the article seeks an answer: how does culture industry reproduce power relations in contemporary capitalism? In order to concretize this aim, this text presents the following parts: a brief historical and theoretical contextualization of Critical Theory - Adorno and other authors' philosophical current - culture industry concept according to Adorno, culture industry and organized capitalism effects, critical position on this context and Adrono's new posture in the fifties and sixties on communication means. The article's main thesis points to evaluation of culture industry1s rationality of domination and discipline of social life and reproducing of actual capitalist order. This leads to the end of contradictions in art, considering that profit is the only aim. (shrink)