Results for ' relações internacionais'

1000+ found
Order:
  1.  25
    As relações internacionais no pensamento de Thomas Hobbes.Gabriel Ribeiro Barnabé - 2009 - Philósophos - Revista de Filosofia 14 (1):45-77.
    We shall examine how Hobbes conceives the international relations as a scenario of permanent hostility, his contribution to the realist theory of international relations and the strategies for the attainment of peace or the maximization of benefits. We shall investigate the hobbesian equation between state of nature, international relations and state of war, the characteristics of the state of nature, the properties of foreign war and its causes, and the mechanism of balance of power. We shall also analyze the natural (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. A evasão fiscal nas relações internacionais E seus reflexos na livre concorrência do Mercado interno.Izadora Mayara Silva da Silveira Rocha - 2014 - Revista Fides 5 (2).
    A EVASÃO FISCAL NAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS E SEUS REFLEXOS NA LIVRE CONCORRÊNCIA DO MERCADO INTERNO.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  25
    Kant e as relações internacionais pré-jurídicas.Francisco Jozivan Guedes de Lima - 2012 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 20 (1):39-54.
    The paper aims to investigate the Kantian thought concerning the pre-juridical international relations. These relations are founded on the preliminary articles. In Towards Perpetual Peace, these articles constitute the morals minimal conditions through which individuals, States and people are protected against abuses from the state of nature. Kant’s thesis is that even in war, where there is not still a sphere public juridical, the moral elements must subsist. The preliminary articles are the first step towards the establishment of the international (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. Povos indígenas e relações internacionais: das malocas à aldeia global.Felip Kern Moreira - 2008 - Humanitas - Cadernos do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Pará 14.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  19
    A Fundamentação Moral das Relações Internacionais Pré-jurídicas a partir de Kant.Francisco Jozivan Guedes de Lima - 2012 - Contexto Internacional 34 (2).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  10
    Estado de Exceção e Relações Internacionais: O Refugiado e o Poder Soberano.Flávia De Ávila & Allan Wesley M. Dos Santos - 2019 - Prometeus: Filosofia em Revista 11 (30).
    O estudo do estado de exceção, paradoxo central da política moderna, é objeto da análise de diferentes vertentes conceituais que envolvem o poder soberano e o seu exercício. Sua prática tem importantes consequências para as Relações Internacionais, como no caso de refugiados, que muitas vezes se encontram à margem do amparo legal estatal por sua singular situação, carentes do exercício da cidadania e liberdade para agirem como agentes políticos transformadores do meio social. Este artigo propõe um delineamento de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. Os direitos humanos como norteadores do direito no âmbito Das relações internacionais: A aplicabilidade da teoria de justiça de John Rawls na organização Das nações uniDas.João Victor Gomes Bezerra Alencar - 2015 - Revista Fides 6 (2).
    OS DIREITOS HUMANOS COMO NORTEADORES DO DIREITO NO ÂMBITO DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS: A APLICABILIDADE DA TEORIA DE JUSTIÇA DE JOHN RAWLS NA ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  11
    Quão liberal é a teoria das relações internacionais de Rawls?Daniel Loewe - 2015 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 60 (1):1-35.
    De acuerdo a este artículo, la extensión realizada por Rawls de su concepción de justicia doméstica al contexto de las relaciones internacionales contradice premisas básicas de su propia teoría de justicia. Una extensión de la teoría doméstica consistente con sus propias premisas debería llevar a considerar una clase mayor de demandas como derechos humanos y a aceptar algún principio de distribución global.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  9.  26
    Toda terra é Karbala, todo dia é Ashura: a pedagogia do martírio nas narrativas xiitas e a construção de uma identidade de resistência. 2018. Tese – Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG.Patrícia Simone do Prado - 2019 - Horizonte 16 (51):1427.
    Propõe-se nesta tese analisar como as narrativas sobre o martírio de Imam Hussein no deserto de Karbala no ano 680 d.C, pode constituir um tipo de pedagogia, entre os xiitas, e como essa pode influenciar a construção de um tipo de identidade entre eles. Estruturada em cinco capítulos, buscou-se compreender e interpretar a construção da identidade xiita, como religiosa e política, a partir do ensino e aprendizagem da narrativa sobre o martírio de Imam Hussein. Através da pesquisa de campo no (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  15
    Marcos Chor Maio . Ciência, política e relações internacionais: Ensaios sobre Paulo Carneiro. 340 pp., illus., bibl., index. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz and UNESCO, 2004. $20. [REVIEW]Silvia Figueirôa - 2006 - Isis 97 (1):181-181.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  11
    Pró-Haiti: Reflexões sobre as Ações Afirmativas para Haitianos nas Universidades Públicas Brasileiras.Aline Marques Marino - 2016 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 2 (1):77.
    Buscar-se-á analisar o Programa Pró-Haiti, ação afirmativa instituída pelo Governo Brasileiro para facilitar o ingresso de haitianos em algumas universidades públicas brasileiras, após o terremoto que afetou o Haiti em 2010. A discussão se dá em torno do atendimento ou não do princípio da igualdade e da justiça distributiva. A conclusão baseia-se na necessidade de o programa atender às políticas públicas, com o propósito de concretização da cidadania. O tema se justifica pela atualidade e por alcançar o interesse de profissionais (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  11
    Guerra e paz: uma abordagem jurídico-filosófica.Francisco Jozivan Guedes de Lima, Cleide Calgaro & Gabriel Dall’Agnol Debarba - 2019 - Griot : Revista de Filosofia 19 (3):115-129.
    O debate contemporâneo nas teoria das relações internacionais é marcado por duas perspectivas: de um lado a perspectiva do realismo político que concebe a paz como um ideal inacessível e a guerra como meio necessário para a aquisição e manutenção do poder; e de outro lado a perspectiva do normativismo ou idealismo que pensa o fim das relações internacionais para além dos conflitos de interesse e da luta por poder. A primeira perspectiva trata as relações (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13. A paz perpétua e a educação: uma análise sobre o projeto kantiano.Celso de Moraes Pinheiro - 2009 - Conjectura: Filosofia E Educação 14 (3):31-52.
    Este artigo analisa as teses centrais dos textos: À paz perpétua e Sobre a pedagogia, de Kant. Nos últimos anos, percebe-se que a teoria da paz, apresentada por Kant, tem um papel crucial nos debates acerca das relações internacionais. O cosmopolitismo de Kant defende a prioridade dos direitos humanos como a base para a validade de leis internacionais e para a legitimação da soberania nacional e as regras do Estado. Assim, o conceito de homem como �fim em (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. Apresentação: A comunicação internacional no contexto da globalização.Sonia Virginia Moreira - 2008 - Logos: Comuniação e Univerisdade 15 (1):7-9.
    Os conceitos que tratam do processo de globalização, originários da economia a partir da década de 1980, se aplicam para a comparação e análise de alguns paradoxos ainda hoje presentes no campo da comunicação internacional. Assim como uma ‘nova ordem econômica’ versou sobre a mundialização dos negócios, na área da comunicação o desequilíbrio na circulação de informação entre países industrializados e em desenvolvimento deu origem a intensos debates internacionais que resultaram no documento oficial que tratava de uma ‘nova ordem (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  10
    Inserção de Moçambique na Geopolítica Energética Regional e Global: Desafios e Perspectivas de Autonomia.Carmona Bila - 2022 - Ágora – Revista de História e Geografia 24 (2):20-35.
    O artigo faz uma reflecção sobre o processo de inserção de Moçambique na Geopolítica Energética Regional em plena mudança global do paradigma energético. Recorrendo ao uso dos métodos histórico e comparativo e da técnica bibliográfica, o artigo faz uma análise baseada na teoria construtivista das Relações Internacionais (RI), procura explicar a influência de um Estado, das capacidades objetivas e subjectivas, necessárias para estabelecer pontes interdependentes entre Estados com interesses convergentes. A principal constatação produzida é que Moçambique não dispõe (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  10
    O cosmopolitismo exclui a guerra? Leibniz crítico da ideia de paz perpétua.Paul Rateau & Abel Beserra - 2023 - Cadernos Espinosanos 49:65-128.
    O objetivo deste artigo é examinar a natureza do cosmopolitismo leibniziano e os fundamentos sobre os quais ele repousa. Procura-se resolver a aparente contradição entre, por um lado, a defesa de um cosmopolitismo científico e teológico-moral e, por outro, um certo “realismo” político, orientado pelo conhecimento preciso das relações internacionais, com a consideração dos interesses particulares dos Estados e a preocupação de preservar o “equilíbrio da Europa”. O artigo busca mostrar como esse cosmopolitismo não implica uma rejeição, por (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  11
    Contribuições da América Latina para os estudos sobre delimitação de fronteiras.Marcelino Teixeira Lisboa - 2019 - Dialogos 23 (1):287.
    As fronteiras são um tema conceitualmente polissêmico e um objeto multidisciplinar. Estudos que tratam desse tema são de grande valia para os campos da Geografia, Relações Internacionais, Direito, História, entre outros. Visando contribuir com esse debate, essa resenha apresenta uma visão do livro Formação das Fronteiras Latino-Americanas, que caracteriza-se como uma importante contribuição, com diversas questões diferenciadas na discussão realizada.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  6
    A caça ao veado e o erro de Waltz.Fernando Nunes Oliveira - 2019 - Pensando - Revista de Filosofia 10 (19):74.
    Os argumentos de Kenneth Waltz em Man, State and War, feitos por analogia à caça ao veado de Rousseau apresentada Discurso Sobre a Origem das Desigualdades Entre os Homens, servem de base para uma teoria que considera que os conflitos internacionais decorrem do fato de os Estados não estarem submetidos a uma autoridade comum com o uso exclusivo da força, bem como para determinar certas características inerentes à relação entre Estados. Uma teoria como essa é apresentada por ele em (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  1
    Consenso Sobreposto e Estabilidade Internacional.Fernando Nunes Oliveira - 2019 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 64 (3):e34633.
    Apresentamos aqui uma introdução à teoria que denominamos Legitimidade como Equidade. Tal teoria tem como finalidade dar suporte à tese de que a estabilidade internacional oferecida pela busca de um consenso sobreposto de Estados, que se procura atingir pelo método do equilibrio reflexivo, é mais eficiente do que quatro alternativas que denomino “standard” nas práticas internacionais e na teoria que informa práticas políticas. São elas: Estabilidade oferecida por uma instituição internacional com o uso exclusivo da força; Estabilidade oferecida por (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  10
    Política Externa brasileira no imediato pós-Segunda Guerra: Imposição do Alinhamento.Luiz Alfredo Fernandes Lottermann - 2020 - Ágora – Revista de História e Geografia 22 (1):138-147.
    O presente trabalho visa discutir a política exterior brasileira no imediato pós-Segunda Guerra Mundial sob a ótica do conceito de imposição do alinhamento. O fim do conflito trouxe consigo uma nova configuração das relações internacionais. O posicionamento brasileiro durante o período foi alvo de diversas análises que buscavam compreender a maneira como o presidente Eurico Gaspar Dutra conduziu a política externa do país. O momento de disputa por áreas de influência entre Estados Unidos da América e União Soviética (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  7
    Maquiavel leitor de Políbio: os povos.Fernanda Elias Zaccarelli Salgueiro - 2022 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 40 (1):46-58.
    A primeira parte do artigo trata das discussões sobre a possibilidade de leitura de Políbio por parte de Maquiavel. Na segunda, aponta-se o limite epistemológico exposto pela teoria política do historiador grego, que coloca as causas externas de corrupção da cidade no lugar de ininteligível. Assinala-se, ainda, a centralidade da ideia de equilíbrio e concórdia entre as partes da cidade. Na última seção, indica-se como Maquiavel insere as relações internacionais na equação política da cidade, ponto em que entra (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  42
    Contract and confederation: notes on the role of international relations in Jean-Jacques Rousseau's political thought.José Oscar de Almeida Marques - 2010 - Trans/Form/Ação 33 (1):19-30.
    When we read Rousseau's Social Contract, we tend to focus on its explicit goal, which is to investigate and establish a safe and legitimate rule of administration for a single political community. In accordance with the abstract character of the work, we tend to see this community as something pre-existing and isolated, without asking what those individuals who decide to submit to the rule of his general will had initially in common, and how the political body thus formed is related (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  17
    El retorno a la política:. Intento explicativo de la nueva preponderancia de la dimensión política en las relaciones internacionales.Daniel Bello & Armando Di Filippo - 2010 - Polis: Revista Latinoamericana 25.
    En este artículo buscamos explicar lo que llamamos “la nueva preponderancia de la dimensión política en las relaciones internacionales”, entendiendo por aquello la creciente importancia que han adquirido últimamente tanto los actores políticos como el apostar por estrategias multidimensionales en política exterior –en contraposición a estrategias unidimensionales basadas en el contractualismo económico-comercial-, para tratar de dar respuesta a las inquietantes y complejas interrogantes que presenta el actual escenario mundial. La tesis del trabajo es que esta “vuelta a la política” en (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  14
    Justiça internacional e direitos humanos: uma abordagem contratualista.Marcelo de Araújo - 2007 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 52 (1).
    Minha intenção é mostrar, contra o realismo em relações internacionais, que, ao abordarmos os conceitos de justiça internacional e de direitos humanos, a partir de uma perspectiva contratualista, o denominado conflito entre o interesse nacional e as exigências da moralidade se mostra bem menos problemático. Apresento os principais argumentos em favor do contratualismo através de uma reconstrução da teoria moral de David Gauthier. Em seguida, procuro mostrar que o tipo de contratualismo defendido por Rawls e seus seguidores não (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  45
    Justiça internacional e direitos humanos: uma abordagem contratualista.Marcelo de Araújo - 2007 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 52 (1):137-165.
    Minha intenção é mostrar, contra o realismo em relações internacionais, que, ao abordarmos os conceitos de justiça internacional e de direitos humanos, a partir de uma perspectiva contratualista, o denominado conflito entre o interesse nacional e as exigências da moralidade se mostra bem menos problemático. Apresento os principais argumentos em favor do contratualismo através de uma reconstrução da teoria moral de David Gauthier. Em seguida, procuro mostrar que o tipo de contratualismo defendido por Rawls e seus seguidores não (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  14
    teoria do agir comunicativo de Habermas na administração de organizações.Clóvis Ricardo Montenegro de Lima, José Rodolfo Tenório Lima, Lidiane dos Santos Carvalho, Asy Pepe Sanches Neto & Anderson Titonelli - 2022 - Logeion Filosofia da Informação 9:440-462.
    Neste artigo mostra-se os resultados de uma busca em bases de dados internacionais sobre a teoria do agir comunicativo de Habermas na área da Administração de Organizações. A teoria de Habermas foi desenvolvida após a sua guinada linguística, de ruptura com a filosofia da consciência e a metafísica em 1981. Nela os usos da linguagem são modos de expressão e representação, mas também modo de construção de vínculos sociais. A partir desta teoria, Habermas desenvolve a ideia de discurso como (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  9
    Compliance e Legislação Anti-Corrupção: Uma Perspectiva Comparada.Diogo de Almeida Viana dos Santos - 2018 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 4 (1):260.
    Crescimento econômico, combate à pobreza, a eficiência produtiva e a livre concorrência são afetados pela corrução. A globalização estreitou relações entre países e possibilitou um salto no fluxo de negócios em todo o mundo. Este movimento trouxe para empresas que operam em mercados globais, a necessidade de produzir com mais eficiência e agilidade. Por outro lado, criou ambiente mais favorável à corrupção. Governos e empresas se engajam no compromisso de tentar diminuí-la. Convenções internacionais promovem ações práticas para atingir (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  13
    A reconstrução habermasiana do projeto kantiano de constitucionalização do direito internacional.Jorge Adriano Lubenow - 2019 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 64 (2):e32718.
    Este artigo trata da crítica habermasiana ao projeto kantiano de constitucionalização do direito internacional, reconstruído da perspectiva procedimental do direito e da democracia deliberativa. Embora Kant tenha dado um passo importante modificando a compreensão do direito internacional de um direito de Estados para um direito cosmopolita, e esse se institucionalizado em organizações e instituições internacionais, a simples extensão da constitucionalização do direito para o âmbito das relações interestatais não seria mais suficiente para reequacionar a atual relação assimétrica entre (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  9
    Diáspora africana na espoliação e restituição de bens culturais: um ensaio acerca das discussões contempor'neas.Amanda Patrycia Coutinho De Cerqueira - 2020 - Odeere 5 (9):379.
    Durante o período colonial, milhares de artefatos culturais foram levados do continente africano pelos europeus. Nos últimos anos, a restituição de bens culturais tem chamado atenção de teóricos, governos, órgãos internacionais e regulamentações jurídicas. Contudo, há pouca informação sobre a forma como essa realidade se apresenta e é discutida. Este ensaio é uma proposta de investigação sobre a restituição dos bens culturais retirados no contexto do colonialismo, considerando a relação de países europeus com países africanos. Trata-se de analisar a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30. Olhares internacionais: correspondentes sediados no Rio de Janeiro.Faculdade de Comunicação Social Fcs - 2008 - Logos: Comuniação e Univerisdade 15 (1):105-118.
    Apresentação Agradecemos à presença dos professores do mestrado em Comunicação da Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, aos alunos da graduação e da pós e aos quatro convidados pela gentileza de estarem no campus da Universidade para tratar de um assunto pouco estudado na área de comunicação. Nos currículos antigos, em especial aqueles na década de 1980, havia uma disciplina intitulada Sistemas Internacionais de Comunicação. Hoje esse é um tema ausente da grade de (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31. Orientações internacionais nas políticas de educação e trabalho para juventude no contexto brasileiro // International orientations in educational policies and work for youth into brazilian context.Jaqueline Puquevis de Souza & Dalarosa - 2014 - Conjectura: Filosofia E Educação 19 (2):84-107.
    Este artigo é um recorte de pesquisa realizada na Universidade Estadual do Centro-Oeste, tendo como objetivo articular as propostas de políticas públicas de educação e trabalho para juventude. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, fundamentada no método do materialismo histórico dialético. Para fundamentarmos nossa proposta, dividimos este texto em quatro momentos. Inicialmente analisamos a construção histórica do conceito de juventude e sua representação no contexto social; posteriormente, foram levantados dados estatísticos das condições sociais, emprego, renda e escolarização em que estes jovens (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32. AS RELAÇÕES ENTRE “FINS” E “MEIOS” E A RELEVÂNCIA MORAL DA PHRONESIS NA ÉTICA DE ARISTÓTELES.Lucas Angioni - 2009 - Revista Filosófica de Coimbra 18 (35):185-204.
    I discuss three kinds of relationship between ends and means (or "things that promote ends") in the Aristotelian ethical theory, in order to clarify how moral virtues and phronesis are related both in adopting ends and in determining means for virtuous actions. Phronesis seems to be mainly charged with determining means for an end given by the moral virtues, but it must involve some conception of ends too. Phronesis cannot be parasitic on moral virtue concerning the conception of ends, for (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   21 citations  
  33. Relações causais entre eventos na ciência aristotélica.Lucas Angioni - 2004 - Analytica. Revista de Filosofia 8 (1):13-25.
    This paper discusses whether there is room for knowledge of causal relations between events in Aristotle's theory of science as developed in the Posterior Analytics. My focus is on Aristotle's analysis of the fourth sense of kath' hauto or per se predication.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   23 citations  
  34.  13
    Colonialidade, relações étnico-raciais e o ensino de Geografia: reflexões a partir das epistemes decoloniais.José Valdir Jesus de Santana, Vilmar Joaquim dos Santos & Maria de Fátima de Andrade Ferreira - 2022 - Odeere 7 (2):71-92.
    Todas as dimensões do ensino de geografia contribuem para a construção de referenciais de leitura do mundo, conferem poder a indivíduos e grupos em suas interações e relações, do mesmo modo que os posiciona, tanto do ponto de vista geográfico quanto social. A Geografia tem, portanto, na perspectiva de Santos (2009), relação direta com a constituição da ideia de raça e com a instauração de formas de relações raciais. Neste artigo tem-se como objetivo identificar como as dimensões das (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  20
    As relações entre O proêmio da ética eudêmia E o restante da obra – Uma discussão a partir da análise de ética eudêmia I 7.Raphael Zillig - 2014 - Philósophos - Revista de Filosofia 19 (2):221-265.
    Aristotle’s research on happiness in the Eudemian Ethics has its proper start at EE I 7, as the first six chapters of the book are described as a preamble. This being so, a question arises about the kind of relation that obtains between the preamble and the main text. Is the preamble a mere introduction to the research, or is it possible that the arguments developed in the research of the EE depend on what has been presented in the preamble? (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  36. Relações interpessoais e processos grupais no ensino.J. A. E. Hernandez - 1997 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 5 (1).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  29
    Relações entre percepção corporal, autoconceito e traços depressivos em crianças escolares com e sem excesso de peso.Suelen Bordignon & Maycoln Lm Teodoro - 2011 - Revista Aletheia 34:19-31.
    Ainda é controversa a existência de associações entre construtos psicológicos e estados nutricionais. O presente trabalho teve por objetivo verificar as relações entre autoconceito, traços depressivos, satisfação e percepção corporal entre crianças com e sem excesso de peso. Participaram do estudo 4..
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  15
    Relações étnico-raciais e de gênero em debate nos Ateliês de Pesquisa: (re)invenções nas Práticas Pedagógicas.Marleide Alves de Oliveira Medeiros, Vaneza Oliveira De Souza & Ana Lúcia Gomes Da Silva - 2021 - Odeere 6 (1):311-341.
    Este artigo tem como objetivo discutir os principais resultados apresentados pelas pesquisas “Relações étnico-raciais e de gênero no contexto das práticas pedagógicas: escrevivências e invenções na educação básica” e a pesquisa “Ensino de História e Cultura Afro-brasileira, Africana e Identidade: desafios e implicações nas Práticas pedagógicas”[1]. Dialogamos com os métodos adotados nas pesquisas, a etnoescrevivência e a pesquisa ação colaborativa, tomando os Ateliês de Pesquisa como dispositivo de construção de dados e intervenção, que possibilitou a construção de um movimento (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  3
    As relações interdisciplinares em Ciências das Religiões.Elisa Pereira Gonsalves Possebon & Fabricio Possebon - forthcoming - Horizonte:1252.
    O artigo apresenta uma reflexão, no ambiente acadêmico, sobre as relações interdisciplinares, que são distintas da disciplinaridade e da multidisciplinaridade, estas já bem sedimentadas. Para tanto, compreende a disciplina como um campo específico de conhecimento, em termos teóricos e metodológicos, situando a interdisciplinaridade como uma resposta às limitações impostas pela especialização disciplinar. A partir de uma metodologia que utiliza a revisão bibliográfica como elemento central, conclui que a vocação do campo de conhecimento das Ciências das Religiões para a interdisciplinaridade (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  17
    Relações Especiais de Sujeição e Direitos Fundamentais: A Liberdade de Expressão Dos Agentes Públicos Militares.Carlos Pinna de Assis Junior & Lucas Gonçalves da Silva - 2017 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 3 (1):82.
    O estudo analisa a compatibilidade das relações especiais de sujeição com os direitos fundamentais, examinando, em especial, o alcance da restrição à liberdade de expressão dos agentes públicos militares prevista no artigo 166 do Código Penal Militar. Defender-se-á que tal limitação justifica-se apenas quando efetivamente prevalentes interesses institucionais ou públicos, reforçando, assim, o sistema hierárquico e disciplinar com vistas à salvaguarda da própria sociedade. Para tanto, invoca-se a necessidade de utilização das técnicas da proporcionalidade e ponderação na análise casuística. (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  7
    Instituições internacionais: comércio, segurança e integração.Paulo Luiz Esteves & Alcides Costa Vaz (eds.) - 2003 - Belo Horizonte: Editora PUC Minas.
  42.  36
    Relações entre estilos parentais e valores humanos: um estudo exploratório com estudantes universitários.Marco Antônio Pereira Teixeira & Franciella Maria de Melo Lopes - 2005 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 22:51-62.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  9
    Relações Étnicas e Relações Raciais: diferenças e aproximações.Josildeth Gomes Consorte - 2019 - Odeere 4 (8):30.
    A diversidade humana, temática de origem e por isto mesmo crucial da Antropologia, tem sido objeto de inúmeras abordagens ao longo da história da nossa disciplina. Quer se trate da diversidade física ou biológica, quer se trate de costumes ou modos de ser ou existir, o interesse em compreender suas origens, suas relações e suas razões de ser tem motivado antropólogos das mais diversas orientações teóricas. Palavras-chave: Etnicidade; Raça; Etnia.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  44.  6
    Relações de vontade a vontade.Ianni Barros Luna - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 1.
    Este artigo tem como intenção investigar as maneiras segundo as quais as inter- relações didático-pedagógicas nas "comunidades de investigação filosófica", possam ser lidas a partir de uma ótica que enfatize os processos de (auto)construção subjetiva constantemente realizados por seus/suas participantes. Utilizando a noção de ―relação de vontade a vontade‖ articulada por Jacques Rancière, procurarei desenvolver algumas possíveis interpretações das interações entre pensamento e afetos, em especial, sua condição latente de ocupar posição privilegiada nas dinâmicas de auto-percepção e hetero-reconhecimento intelectuais. (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. Gerações, Relações Intergeracionais, Política Geracional. Um Compêndio Multilíngue.Kurt Lüscher, Andreas Hoff, Andrzej Klimczuk, Giovanni Lamura, Marta Renzi, Paulo de Salles Oliveira, Mariano Sánchez, Gil Viry, Eric Widmer, Ágnes Neményi, Enikő Veress, Cecilia Bjursell, Ann-Kristin Boström, Gražina Rapolienė, Sarmitė Mikulionienė, Sema Oğlak & Ayşe Canatan - 2016 - Universität Konstanz.
    K. Lüscher, M. Sánchez, A. Klimczuk, Generations, intergenerational relationships, generational policy: A multilingual compendium, 12 languages, Universität Konstanz, Konstanz 2016, 300pp.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  5
    Relações possíveis entre felicidade, sociabilidade e justiça social a partir de uma ótica agostiniana.Ricardo Evangelista Brandão - 2020 - ARARIPE — REVISTA DE FILOSOFIA 1 (1):133-149.
    RESUMO: Desde o primeiro capítulo do Livro XIX do “Sobre a Cidade de Deus” Agostinho explica e confronta, ou melhor, explica na intenção de confrontar as várias interpretações dos filósofos acerca do que seria o sumo bem e o sumo mal, com o objetivo de explicitar qual seria o sumo bem mais adequado à Cidade de Deus, e obviamente apontar se a cidade terrena compartilha com a primeira cidade esse sumo bem. Nesse breve artigo, iremos analisar se segundo o hiponense, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47. As relações de assimetria presentes nas fábulas de fedro sobre a prepotência.Aline Chagas dos Santos - 2010 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (20):73-86.
    A presente pesquisa tem como objeto a análise de algumas fábulas de Fedro sobre a prepotência, um dos costumes da sociedade na época do autor, que apresentam uma relação de assimetria entre os personagens. Julgamos que nas fábulas, veem-se refletidos os costumes corrompidos da vida humana, representados através das atitudes dos animais. Neste trabalho, serão feitos alguns comentários históricos, literários e estilísticos.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  9
    Relações Étnico-raciais, Branquitude e Decolonialidade na Educação - Apresentação do Dossiê.Maria de Fátima de Andrade Ferreira, José Valdir Jesus de Santana & Rosa de Lourdes Aguilar Verástegui - 2022 - Odeere 7 (2):1-4.
    Apresentação do Dossiê "Relações Étnico-raciais, Branquitude e Decolonialidade na Educação".
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  2
    As relações étnico-raciais nas narrativas de professores de ciências dos anos iniciais: uma experiência de formação.Benedito Eugenio & Daniela Marques Alexandrino - 2024 - Odeere 9 (1):50-64.
    As pesquisas sobre formação de professores têm muito a contribuir com a abordagem das relações étnico-raciais. Neste artigo apresentamos os resultados de uma pesquisa-formação realizada com licenciandos em Pedagogia. A questão a ser respondida foi: Quais saberes são mobilizados por professores em formação inicial no curso de Pedagogia ao participarem de uma pesquisa- formação sobre as relações étnico-raciais no ensino de Ciências? Os resultados evidenciam que o processo formativo possibilitou a construção e mobilização de diferentes saberes, particularmente os (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  15
    Agroecologia, relações produtivas e de gênero na agricultura familiar: o estudo de caso da associação de produtores agroecológicos sementes do futuro de Atalanta - SC.Jardel Gores - 2015 - Ágora – Revista de História e Geografia 17 (2):131.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000