A caça ao veado e o erro de Waltz

Pensando - Revista de Filosofia 10 (19):74 (2019)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Os argumentos de Kenneth Waltz em Man, State and War, feitos por analogia à caça ao veado de Rousseau apresentada Discurso Sobre a Origem das Desigualdades Entre os Homens, servem de base para uma teoria que considera que os conflitos internacionais decorrem do fato de os Estados não estarem submetidos a uma autoridade comum com o uso exclusivo da força, bem como para determinar certas características inerentes à relação entre Estados. Uma teoria como essa é apresentada por ele em Theory of International Relations. Tal teoria é extremamente influente, tendo ajudado a fundar o modelo neo-realista nas relações internacionais. Acredito, entretanto, que os argumentos que tem sua raiz na caça ao veado de Rousseau surgem de uma interpretação equivocada de tal alegoria e que uma interpretação correta mostraria que, tal como ela é descrita por Rousseau, a caça ao veado não serviria de base para os argumentos de Waltz. Mesmo com pequenas alterações, que permitam uma aproximação ao modo como Waltz interpreta a caça ao veado, creio que ela não levaria a uma total independência de teorias que considerem que os conflitos internacionais decorrem do fato de os Estados não estarem submetidos a uma autoridade comum com o uso exclusivo da força e, o que é ainda mais marcante, não levaria a uma consideração tão elevada da ameaça de conflito nas relações internacionais e como tal consideração tem uma influência tão elevada no comportamento dos Estados em tais relações. Palavras-chave: Realismo Político; Rousseau; Kenneth Waltz, Caça ao Veado.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,438

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Rousseau E As Relações Internacionais Na Modernidade.Evaldo Becker - 2010 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 16:13-32.
Guerra e paz na teoria política de Thomas Hobbes.Lígia Pavan Baptista - 2014 - Prometeus: Filosofia em Revista 7 (16).
Teoria do Erro: uma avaliação crítica.Jamie Parera Rebello - 2017 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 62 (2):453-466.
Realismo político e conflitos.Carlos Nunes Guimarães - 2015 - Griot : Revista de Filosofia 12 (2):13-31.

Analytics

Added to PP
2021-05-13

Downloads
6 (#1,443,383)

6 months
3 (#987,746)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references