Results for ' faculdade de designação'

961 found
Order:
  1. Olhares internacionais: correspondentes sediados no Rio de Janeiro.Faculdade de Comunicação Social Fcs - 2008 - Logos: Comuniação e Univerisdade 15 (1):105-118.
    Apresentação Agradecemos à presença dos professores do mestrado em Comunicação da Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, aos alunos da graduação e da pós e aos quatro convidados pela gentileza de estarem no campus da Universidade para tratar de um assunto pouco estudado na área de comunicação. Nos currículos antigos, em especial aqueles na década de 1980, havia uma disciplina intitulada Sistemas Internacionais de Comunicação. Hoje esse é um tema ausente da grade de (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  8
    Eduardo Abranches de Soveral: o pensador, o filósofo, o humanista.Maria Celeste Natário, António Braz Teixeira & Renato Epifânio (eds.) - 2009 - Sintra: Zéfiro Edições.
    No vigor intelectual dos seus 75 anos desapareceu do nosso convívio em Junho de 2003 Eduardo Abranches de Soveral A sua dimensão humana como especulativa permite situá-lo naquele patamar de homens a que podemos chamar Mestres Distinto pelo saber, pela compreensão e carácter, e com a profunda marca que deixou na Faculdade de Letras do Porto, sobretudo no curso de Filosofia, o Grupo de Investigação Raízes e Horizontes da Filosofia e da Cultura em Portugal, do Gabinete de Filosofia Moderna (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. História do direito.Faculdades Associadas de Ariquemes & Cronogramas Das Aulas - 2010 - História 7:06.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. Estudos filosóficas na Faculdade de letras de Lisboa.Mattos Romão & João Antonio de[From Old Catalog] - 1942 - Lisboa: ["Oficinas Fernandes"].
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  25
    A designação id quod summum omnium e os 'nomes divinos' em Anselmo de Cantuária.Paulo Martines - 2012 - Trans/Form/Ação 35 (s1):67-78.
    Anselmo de Cantuária investiga no Proslogion (caps. 5-12) se o conteúdo de nossas palavras se refere de modo adequado à substância criadora. Essa obra de Anselmo pode ser considerada como uma meditação realizada por um espírito que busca entender aquilo que inicialmente crê a respeito do ser divino. O Proslogion nos oferecerá um caminho para pensar o sentido da busca de razões no domínio exclusivo da fé, do esforço da palavra humana para encontrar aquilo que já fora dito por outra (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. Origem e Fundação da Primeira Faculdade de Engenharia de Sorocaba (FACENS)-Uma História de Contribuição para o Desenvolvimento Tecnológico da Região.Christina Camilla Antunes de Almeida - 2008 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 10 (1).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  15
    De um tom de modéstia a adoptar para já em filosofia: sobre os cem anos de filosofia na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.Mário Santiago de Carvalho - 2011 - Revista Filosófica de Coimbra 20 (40):451-484.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  22
    Filosofia e Universidade em torno de um episódio da história da Filosofia na Faculdade de Letras de Coimbra).Mário Santiago de Carvalho - 2008 - Revista Filosófica de Coimbra 17 (33):7-38.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  40
    Dossiê Kant.Ubirajara Rancan de Azevedo Marques - 2009 - Trans/Form/Ação 32 (1):35-35.
    O III Colóquio Kant de Marília, realizado em setembro de 2008 a partir do tema “A ‘Crítica da Faculdade de Julgar Teleológica’”, contou com doze conferencistas, três deles provindos do exterior, dois dos quais, ao lado de outros três colegas, têm suas exposições ora publicadas pela Trans/Form/Ação.
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10. Socialização do direito: (oração do paraninfo á turma dos bacharelandos, de 1940, da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo).Rodrigues de Rezende & Gabriel José - 1941 - [São Paulo]: Universidade de São Paulo, Faculdade de Direito. Edited by Ulysses Silveira Guimarães.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  14
    A cultura organizacional real e idealizada de Faculdades de Licenciatura e a percepção de suas práticas e qualidades.José Augusto Dela Coleta, Marília Ferreira Dela Coleta & Simão Pedro De Lima - 2008 - Educação E Filosofia 19 (37):51-67.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  2
    Faculdade Nacional de Filosofia.Maria de Lourdes de Albuquerque Fávero & Eloísa Guimarães (eds.) - 1989 - RJ [i.e. Rio de Janeiro]: Editora UFRJ.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  29
    Do canto da voz ao batuque da letra: a presença africana em narrativas orais inscritas no Brasil. 2012. 200 folhas. Tese (Doutorado)–Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Letras, Belo Horizonte. [REVIEW]Josiley Francisco de Souza - 2012 - Horizonte 10 (25):302-303.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. Anotações à Margem das duas Introduções à Crí­tica da Faculdade de Julgar, com Vistas à Identificação dos Pressupostos da Arte não Figurativa.Maria Marta Guerra Husseini - 1995 - Princípios 2 (3):119-139.
    o presente artigo busca identificar na Critica da faculdade de julgar os pressupostos de que se serviram os artistas plasticos nao figurativos para suas concepções artisticas, atraves do rnetodo de uma analise de conteudo das duas introduções escritas por Kant para sua terceira critica.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  7
    Benedito Nunes, estudante de Direito: a formação do filósofo na Faculdade de Direito do Pará (1948-1952).Victor Russo Fróes Rodrigues - 2021 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 3 (5):167.
    Benedito Nunes, aclamado filósofo e crítico literário, guarda em sua biografia um período de formação jurídica na Faculdade de Direito do Pará, entre os anos de 1948 e 1952. Este é um dado que normalmente fica isolado na observação de sua trajetória, sobretudo em relação aos aspectos intelectuais da formação jurídica, fator que pode permitir uma maior compreensão sobre a construção do pensamento do filósofo. Diante dessa percepção, o presente trabalho tem como objetivo analisar a formação jurídico-filosófica propiciada pela (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  34
    O conceito kantiano de máxima e a solução da antinomia da faculdade de julgar teleológica na terceira Crítica.Renato Valois Cordeiro - 2007 - Trans/Form/Ação 30 (2):135-149.
    O presente artigo visa explicar o conceito kantiano de máxima. Seu propósito é aduzir uma interpretação capaz de identificar as diferentes funções deste conceito na filosofia de Kant. Além disso, o autor explora as consequências da sua análise na esfera da solução da antinomia da faculdade de julgar teleológica na terceira Crítica. No cerne desta antinomia está a alegação de Kant, segundo a qual toda a “aparência” (Anschein) de conflito entre as máximas mecânica e teleológica provém da confusão de (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  13
    Carta de Gilda de Mello e Souza a Oswaldo Porchat.Gilda de Mello E. Souza - 2023 - Discurso 53 (1).
    Carta escrita por Gilda de Mello e Souza, remetida ao colega Oswaldo Porchat, que se encontrava em Berkeley, quando a ditadura civil-militar brasileira, recrudescida desde a implantação, em agosto de 1968, do AI-5, representava uma verdadeira ameaça a estudantes e docentes da Universidade de São Paulo, especialmente se lhe fizessem qualquer tipo de oposição. Porchat trocou uma sequência de cartas com Gilda nessa época, nas quais relata sua desilusão com a Faculdade de Filosofia, e com os acontecimentos políticos no (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  6
    Meio século de Filosofia na Faculdade de Letras de Coimbra (1945-1995).Alexandre Fradique Morujão - 1995 - Revista Portuguesa de Filosofia 51 (2):243 - 252.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  40
    Economy and religious tourism: the phenomenon of pilgrimages to Marian sanctuaries. 2018. Dissertação – Mestrado em Economia, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas , Universidade da Beira Interior, Covilhã Portugal.Matheus Belucio - 2019 - Horizonte 16 (51):1439.
    For centuries pilgrimages are present in Christianity. For Catholics, the importance of devotions and visits to the Marian sanctuaries is indisputable. The number of visitors and pilgrims to these temples make the local economy an important destination of religious tourism. In order to understand the economic determinants of religious tourism, two sanctuaries were studied, namely, Aparecida and Fatima. Given the large collection of statistical information of the Portuguese Sanctuary, it was verified through the Vector Autoregressive model that Gross Domestic Product (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  13
    A institucionalização do ensino universitário de História na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade Federal do Paraná.Diogo da Silva Roiz - 2020 - Dialogos 24 (3):305-330.
    O principal objetivo deste texto será o de procurar reconstituir o processo de institucionalização do ensino universitário de História na Universidade do Paraná entre 1938 e 1971, dando ênfase ao processo de mudança curricular que o curso de Geografia e História passou até se tornarem autônomos no início dos anos 1960. Entre 1938 e 1961 o curso de História esteve unificado ao de Geografia, processo similar ao que ocorreu em São Paulo e no Rio de Janeiro.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  10
    Proposta de Período Extraclasse: A Formação Permanente No Centro de Formação Carolina Garcia Em Macaé/Rj.Alice de Souza Pereira, Juliana Godói de Miranda Perez Alvarenga & Mariana Godoy de Miranda Queiroz - 2022 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 8.
    A presente proposta busca sistematizar a importância da valorização do docente através do período extraclasse, prevista pela Lei do Piso Salarial Profissional Nacional docente (PSPN), observando a proposta de formação continuada, e, também, formação permanente, desenvolvida no Centro de Formação Carolina Garcia (CFCG), localizado no município de Macaé/RJ. A discussão aprofundada por meio da monografia de pedagogia da extinta Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé – FAFIMA, tem como base os relatos apresentados nos questionários semiestruturados respondido pelas (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. Distinções em torno da faculdade de distinguir : o gosto na obra intermediária de Nietzsche.Kathia Hanza - 2006 - In Scarlett Marton (ed.), Nietzsche abaixo do Equador: a recepção na América do Sul. Ijuí, RS: Editora UNIJUI.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  27
    A técnica como modo de existência em Gilbert Simondon: Tecnicidade, alienação e cultura.Diego Viana de Oliveira - 2015 - Doispontos 12 (1).
    resumo : Redescoberta a partir da década de 1990, a obra de Gilbert Simondon coloca a técnica em uma posição central na reflexão filosófica. Mais do que uma faculdade do humano, a técnica aparece em Simondon como uma afecção determinante para todo regime do coletivo e do psíquico, fundadora de configuração do modo de estar no mundo. Este artigo visa retraçar o caminho pelo qual Simondon encontra a técnica como um problema filosófico antigo e escamoteado, cuja recuperação se torna (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  30
    Hipponax Walter De Sousa Medeiros: Hipponactea. Subsídios para uma nova edição crítica do iambógrafo de Éfeso. Pp. 107. Coimbra: Faculdade de letras da Universidade, 1969. Paper. [REVIEW]M. L. West - 1971 - The Classical Review 21 (01):12-13.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  27
    A colecçao de vasos gregos do Museu de História Natural da Faculdade de Ciencias da Universidade de Porto.Maria Helena da Rocha Pereira & Rui Morais - 2007 - Humanitas 59:3-28.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  41
    A conclusão da dedução do gosto na dialética da faculdade de juízo estética em Kant.Manuel Sánchez - 2013 - Trans/Form/Ação 36 (2):45-62.
    In this paper, it is argued that only in the section on dialectic in the Critique of Judgment does Kant reach a definitive and conclusive version of deduction, after discovering the concept of the supersensible. In the section on the deduction of pure aesthetic judgments, Kant does not satisfactorily explain the critical distinction between the sensible nature of humanity and the supersensible nature of human reason presupposed in the concept of universal communicability. While the concept of the supersensible illustrates this (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  25
    A imaginação na teoria da alma de Christian Wolff.Juliano Bonamigo Ferreira de Souza - 2020 - Doispontos 17 (1).
    Este artigo analisa a especificidade da imaginação enquanto faculdade da alma na obra do metafísico Christain Wolff. Limitaremos nosso recorte às obras Metafísica alemã, Discurso preliminar sobre a filosofia em geral, Psychologia empirica e Psychologia rationalis. Orimeiramente investigamos o lugar de ambas as Psicologiæ no interior do sistema de Wolff, ressaltando a centralidade do estudo da alma [Seele]. Num segundo momento, analisamos as principais características da alma e sua vis repræsentativa como operador da relação entre a sensibilidade e as (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28. Eduardo Abranches de Soveral e a refundação da faculdade de letras.Luis A. Oliveira Ramos - 2009 - In Maria Celeste Natário, António Braz Teixeira & Renato Epifânio (eds.), Eduardo Abranches de Soveral: o pensador, o filósofo, o humanista. Sintra: Zéfiro Edições.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  7
    Direito Natural, justiça e política: II Colóquio Internacional do Instituto Jurídico Interdisciplinar, Faculdade de Direito da Universidade do Porto.Paulo Ferreira da Cunha (ed.) - 2005 - Coimbra: Coimbra Editora.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  38
    A força das coisas: "etapas do desenvolvimento histórico" - notas de pesquisa.Reginaldo Carmello Corrêa de Moraes - 1982 - Trans/Form/Ação 5:43-53.
    This text slightly modified, became the first chapter of our M.A. thesis - The Tropical Phoenix: a critical note about dualism and the theory of dependency, presented to the "Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas" of the University of São Paulo. The main themes of this thesis are: I - "Philosophy of History", Marxism and "objectivity"; II - Brazilian social thinking: the theories of/about development and the apologetic Marxism: 1.º Werner Baer: conservative "objectivity" against the reformist "passions"; 2.º (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  6
    A (im)possibilidade do “conhecimento” de Deus em Kant: o Sumo Bem, objeto necessário da razão.Luiz Rohden & Valdinei Vicente de Jesus - 2016 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 61 (3):440-455.
    O sumo bem, tal qual apresentado na CRPr, consiste na união da moralidade com a felicidade. Como esta ligação não pode ser assegurada necessariamente pelo próprio homem durante a sua finita e imperfeita existência, resta que se existe uma síntese; a mesma apenas pode ser elucidada em um suposto juízo sintético a priori que possa unir a vida terrena virtuosa com a felicidade post mortem que é o que parece exigir uma síntese desta natureza. Frente a esta questão, defendemos que (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  24
    Querer ter razão: vontade e intelecto na Dialética erística de Schopenhauer.André Henrique Mendes Viana de Oliveira - 2023 - Cadernos de Filosofia Alemã 28 (3):63-79.
    Este artigo propõe uma interpretação acerca do embate entre intelecto e vontade na Dialética erística de Schopenhauer. Apresentamos a problemática advinda da crítica que esse pensador faz à faculdade de conhecimento humana, sobretudo à concepção que atribui a essa faculdade um status ontológico superior em relação às demais funções do organismo em seu conjunto, e propomos que a concepção de conhecimento em Schopenhauer comporta um proto-perspectivismo, ao supor que o intelecto seja direcionado pela vontade. Por fim, consideramos acerca (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  87
    O de Anima de aristóteles E a concepção Das faculdades da Alma no kitáb al-nafs (livro da Alma, de Anima) de Ibn Sina (avicena).Jamil Ibrahim Iskandar - 2011 - Trans/Form/Ação 34 (3):41-49.
    Este artigo apresenta uma comparação conceitual entre a obra De anima, de Aristóteles, e a concepção das faculdades da alma no Kitáb al-Nafs – edição árabe – (Livro da Alma, De anima), de Ibn Sina (Avicena), com o intuito de mostrar similitudes e in#uências de Aristóteles sobre o pensamento de Ibn Sina, nessa temática. Destaca, ainda, como e a época em que o estagirita foi recebido em terras do Islã, indicando o seu primeiro receptor, o &lósofo Al-Kindi, assim como, de (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  47
    Juízos reflexivos teleológicos e sua relação com o sentimento de prazer e desprazer.Vera Cristina de Andrade Bueno - 2009 - Trans/Form/Ação 32 (1):73-84.
    Depois de ter estabelecido uma conexão geral entre a faculdade do juízo e o sentimento de prazer e desprazer na “Primeira introdução” à Crítica da faculdade do juízo, Kant, na “Introdução publicada”, restringe, gradativamente, essa conexão aos juízos estéticos e aos juízos que lidam com a sistematização da natureza. Essa restrição acaba por deixar os juízos teleológicos fora da conexão geral anteriormente estabelecida. O objetivo do artigo é propor os passos necessários para restabelecer a conexão entre os juízos (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  4
    A sociabilidade e o interesse empírico pelo belo em Kant.Jéssica de Farias Mesquita - 2024 - Perspectivas 8 (3):140-156.
    O presente artigo tem o intuito de apresentar a concepção kantiana acerca do belo empírico e sua contribuição para o modo de civilizar humano. O primeiro ponto do artigo trata de contextualizar o interesse pelo belo empírico apontando a concepção de juízo estético e do belo em Kant a fim de contextualizar a abordagem kantiana sobre os elementos estéticos da obra Crítica da Faculdade de Julgar (1790). O segundo ponto introduz as características próprias concernentes ao processo de sociabilidade humana, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  6
    Mário Santiago de Carvalho, A Síntese Frágil. Edição digital publicada pelo Instituto de Estudos Filosóficos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 2022. DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.6345442. [REVIEW]Robert Junqueira - 2024 - Revista Filosófica de Coimbra 33 (65):188-189.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  67
    Homem idoso: vivência de papéis desempenhados ao longo do ciclo vital da família.Ivanilza Etelvina dos Santos & Cristina Maria de Souza Brito Dias - 2008 - Revista Aletheia 27 (27):98-110.
    A presente pesquisa teve como objetivo geral investigar a vivência de papéis desempenhados por idosos durante o Ciclo de Vida Familiar. Participaram 12 homens, sendo que seis pertenciam ao Grupo Reviver, da Universidade Aberta à terceira idade, de uma faculdade situada em Paulo Afonso; e seis não participavam do referido projeto. Todos os participantes são da camada média e moradores da área urbana. Eles foram entrevistados individualmente, tendo sido as entrevistas analisadas a partir dos seguintes temas: fase de aquisição, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  53
    Francisco de Oliveira, Maria De Fátima Silva: O Teatro de Aristófanes. (Colecção Estudos, 14.) Pp. iv + 249. Coimbra: Faculdade de Letras, 1991. Paper. [REVIEW]Douglas M. Macdowell - 1992 - The Classical Review 42 (2):433-433.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  24
    Desenvolvimento de Estômatos em Folhas e Caule de Cobaea scandens.B. L. De Morretes & N. L. Menezes - 1969 - Boletim da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, Universidade de São Paulo. Botânica 24:49.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  13
    A revalorização da faculdade imaginativa na ciência Nova de Giambattista Vico.Priscila Aragão Zaninetti - 2020 - Cadernos Espinosanos 42:253-271.
    Criado por homens de natureza poética e, portanto, obra por excelência da imaginação, o mundo civil dos primeiros tempos poderia ser conhecido, segundo Giambattista Vico, mediante a elaboração e a adoção de um aparato metodológico-científico que estabelece os princípios dos desenvolvimentos humanos. Tal aparato consistiria na própria Ciência Nova, obra viquiana que pretende conferir legitimidade ao conhecimento histórico, tão desprestigiado pela tradição cartesiana, mesmo de tempos remotos nos quais a faculdade imaginativa excedera à razão. Trata-se, então, neste artigo, de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  13
    Ciclo Evolutivo de Pilacrella delectans Möll.B. L. De Morretes - 1949 - Boletim da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, Universidade de São Paulo. Botânica 7:1.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  24
    Mecanismo Estomático de Alocasia Macrorhiza Variegata em Relação À Anatomia Foliar e ao Papel Desempenhado pelo Parênquima Clorofilado.B. L. De Morretes & P. T. Alvim - 1969 - Boletim da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, Universidade de São Paulo. Botânica 24:239.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43. O Eu impertinente: Romantismo, Eu agonal e filme de gângster.Carla Milani Damião, Talita Trizoli, Edson Lenine G. Prado, Jadson Teles Silva & Joyce Neves de Campos - 2012 - Revista Inquietude 3 (2):234-285.
    A elaboração deste artigo conjunto tem por base a continuidade de um plano editorial do Grupo Kinosophia junto a Revista Inquietude, articulada a um conjunto de aulas do Prof. Früchtl, ministradas em agosto de 2011 na Faculdade de Filosofia da UFG. Sua teoria sobre filosofia do cinema contribuiu para a formação do Grupo de Estudos Kinosophia, ao promover a discussão de suas ideias no exercício de tradução de suas aulas e textos, bem como da revisão da filmografia por ele (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  18
    A herança Greco-árabe na filosofia de maimônides: Profecia E imaginação.Rosalie Helena de Souza Pereira - 2015 - Kriterion: Journal of Philosophy 56 (131):107-128.
    Para elaborar sua profetologia, Maimônides retoma conceitos relativos às teorias do intelecto de Al-Fārābī e de Avicena, que, por sua vez, se baseiam nas noções sobre a alma de Aristóteles. Dessa perspectiva, a Revelação divina deve ser considerada um fato natural inserido na totalidade da natureza criada por Deus. Compreender a Revelação significa, portanto, compreendê-la a partir do homem, uma vez que o profeta, apesar de se tratar de alguém que se destaca do conjunto da humanidade, é sempre um ser (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  12
    RANCIÈRE, J. As margens da ficção. Tradução de Fernando Scheibe. São Paulo: Editora 34, 2021.Luiz Felipe Netto de Andrade E. Silva Sahd - 2023 - ARGUMENTOS - Revista de Filosofia 30:207-212.
    Publicado originalmente em 2017, As margens da ficção reúne textos criteriosamente selecionados e ordenados a dar ao livro uma unidade sólida construída em torno de um projeto central, ampliar o projeto iniciado por Jacques Rancière em A palavra muda. Ensaio sobre as contradições da literatura (1998) e A política da literatura (2007), de uma poética da ficção moderna. Como tal, constitui uma possível introdução ao conjunto maior da vertente estética de sua obra. A noção de poética é tomada de empréstimo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  12
    Jaspers, Karl. La fe filosófica. Buenos aires, Losada, 2003. 175 P. isbn: 9789500392181.José Mauricio de Carvalho, Thais Caroline Reis de Ávila & Edna Rogéria Durães Queiroz - 2017 - Cadernos Do Pet Filosofia 8 (15):77-83.
    A editora Losada publicou uma série de conferências de Karl Jaspers pronunciadas na Universidad de laBasilea a convite da Fundação Acadêmica livre e da Faculdade de História da Filosofia daquela Instituição. Esse conjunto de conferências importantes para entender como o filósofo pensava o significado da Filosofia foi reunido em livro com o título de La fe filosófica. O livro integra a coleção da editora argentina denominada Obras Maestras delPensamiento e ainda não teve edição em português. Portanto, La fe filosófica (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  31
    Contribuição ao Conhecimento da Ecologia das Plantas das Dunas do Litoral do Estado de São Paulo.M. A. B. De Andrade - 1966 - Boletim da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, Universidade de São Paulo. Botânica 22:7.
  48.  7
    Contribuição para o Conhecimento da Anatomia de “Hymenaea stilbocarpa” Hayne.P. N. De Camargo - 1960 - Boletim da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, Universidade de São Paulo. Botânica 17:11.
  49.  27
    Aspecto Anatômicos do Desenvolvimento do Fruto de Punica granatum L.B. L. De Morretes & W. R. Monteiro-Scanavacca - 1969 - Boletim da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, Universidade de São Paulo. Botânica 24:33.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  33
    Contribuição ao Estudo da Anatomia das Folhas de Plantas do Cerrado.B. L. De Morretes & M. G. Ferri - 1959 - Boletim da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, Universidade de São Paulo. Botânica 16:7.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 961