Results for ' Função Epistêmica da Argumentação'

991 found
Order:
  1.  9
    Cultura e Filosofia Latino-Americana no Século XXI.Ronie Alexsandro Teles da Silveira - 2023 - Revista Latinoamericana de Filosofia 49 (1):23-39.
    O problema da especificidade do trabalho filosófico na América Latina é discutido em termos do ambiente cultural do Século XXI. Assim, não se reivindica nesse artigo nenhum gesto de independência com relação à filosofia de matriz europeia. Embora isso seja legítimo, trata-se sempre de um tipo frágil de argumentação, uma crítica externa de pouca capacidade de convencimento. Aqui preferimos defender a necessidade de um ajuste do trabalho filosófico em função da falência dos procedimentos filosóficos tradicionais pela pós-modernidade. Essa (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  8
    LACKEY, Jennifer. The Epistemology of Groups. Oxford: Oxford University Press, 2021. 224 p.Luiz Paulo Da Cas Cichoski - 2023 - ARGUMENTOS - Revista de Filosofia 30:213-217.
    A obra The Epistemology of Groups de Jennifer Lackey apresenta uma posição singular, não tão comumente defendida, no campo da Epistemologia Coletiva. Característico da posição da autora em outros temas (onde o aspecto crítico, a argumentação negativa, é sempre muito saliente), a posição defendida se estrutura a partir de um meio-termo entre as posições consolidadas na literatura. O campo da Epistemologia Coletiva é dividido por abordagens individualistas e coletivistas. Individualistas argumentam que uma análise restrita às propriedades dos indivíduos que (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  6
    Analítica e Dialética na primeira Filosofia de Fichte.João Geraldo Martins Da Cunha - 2015 - Revista de Filosofia Aurora 27 (42):759.
    A primeira parte deste artigo mostra que tanto A. Philonenko quanto T. Rockomore, cada um a seu modo e por vias bastante distintas, parecem relativizar a importância dos ‘princípios’ da Doutrina da ciência. Num caso como no outro, em termos muito gerais, talvez pudéssemos dizer que a relação Kant-Fichte seria avaliada em função da dialética da primeira Crítica, tanto porque o uso da lógica geral como órganon só pode ser dialético, quanto porque a natureza hipotética da argumentação de (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  11
    A configuração funcional da argumentação epistêmica: uma releitura do layout de Toulmin em perspectiva multidisciplinar.Paulo Roberto Gonçalves-Segundo - 2020 - Bakhtiniana 15 (3):236-266.
    RESUMO O objetivo deste artigo é discutir uma releitura do layout de argumentos proposto originalmente por Stephen Toulmin e desenvolvido posteriormente por Toulmin; Rieke; Janik no sentido de enquadrá-lo como: um instrumento útil para a análise da configuração funcional da argumentação epistêmica e, por conseguinte, para a avaliação da consistência da argumentação, o que está ligado à faceta justificatória de tal atividade; um instrumento válido para a análise do dissenso e do dialogismo, característicos da faceta comunicativa da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. Klaus Günther e a nova perspectiva sobre a teoria da argumentação: justificação e aplicação // Klaus Günther and the new perspective on the argumentation theory: justification and application.Keberson Bresolin - 2016 - Conjectura: Filosofia E Educação 21 (2):338-361.
    O presente artigo visa apresentar, dialogar e também levantar algumas críticas à teoria da argumentação de Klaus Günther. O jusfilósofo demonstra que há dois tipos de discurso, a saber, o discurso de justificação e o discurso de aplicação. O discurso de justificação parte do princípio universal “U” – já conhecido da ética do discurso. Sua função é a justificação por meio da consideração de todos os interesses envolvidos. Segundo Günther, o engano do discurso de justificação foi entender a (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. Função do Conceito de Idéia Inata na Prova da Existência da Subst'ncia Infinita Apresentada na V Meditação de Descartes.Ethel Rocha - 2007 - Cadernos de História E Filosofia da Ciéncia 17 (2).
    No presente artigo pretendo examinar a função do conceito de idéia inata no contexto da argumentação cartesiana da V Meditação das Meditações Metafísicas. Minha hipótese é a de que se trata de um conceito fundamental para garantir a distinção entre idéias de essências forjadas pelo pensamento de idéias de essências verdadeiras e imutáveis. Com essa análise pretendo mostrar que a V Meditação, bem como todas as outras tem um caráter fundamentalmente epistemológico: Descartes ali pretende apresentar os critérios para (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  1
    A filosofia da história entre a política e as virtudes epistêmicas: o caso de Louis Rougier.Alexandra Dias Ferraz Tedesco - 2023 - Revista Ética E Filosofia Política 1 (26):29-50.
    O presente texto parte de um diálogo com um artigo publicado recentemente na revista HOPOS (Journal of the International Society for the History of Philosophy of Science), de autoria dos pesquisadores Fons Dewulf e Massimiliano Simons, intitulado “Positivism in Action: The case of Louis Rougier” (2020). No artigo, os pesquisadores abordam a trajetória pouco frequentada de Louis Rougier, filósofo francês cuja fortuna crítica associou-se à sua participação na rede de intelectuais liberais do pós-guerra e a sua função central na (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  14
    A função da imitação no projeto educativo da República e a questão do estilo imitativo dos diálogos de Platão.Guilherme da Costa Assunção Cecílio - 2017 - Educação E Filosofia 31 (62):943-957.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  10
    Universidade Pública e desejo de viver: o acolhimento enquanto dispositivo de escuta em tempos nefastos.Fernanda Mara da Silva Lima, Marília Etienne Arreguy & Fernanda Ferreira Montes - forthcoming - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação.
    O cerne desse artigo remete à instauração de um dispositivo de acolhimento e escuta de orientação psicanalítica numa instituição educacional pública de nível superior. Sustentamos a práxis em uma experiência político-clínica de acolhimento na Universidade, salientando sua função terapêutica como forma de resistência coletiva a um modus operandi absolutamente individualista. Cada investida neoliberal em nossa sociedade é capaz de produzir engendramentos subjetivos da pulsão de morte, resultando em sofrimento e adoecimento na medida em que o sujeito é abandonado à (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  40
    Pensamento crítico: o poder da lógica e da argumentação.Jairo José da Silva - 2012 - Manuscrito 35 (2):312-319.
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  19
    Argumentação teológica: a existência de Deus. Entender a necessidade da existência de Deus para o sentido da vida e a racionalidade da fé.Alex da Silva Mendes - 2016 - Revista de Teologia 10 (17):154-167.
    At first, it must be said that the existence of God is the great affirmation presupposed by the Bible. The Bible does not attempt to prove the existence of God, it simply takes this existence as a fact. The great Reformed theologian Louis Berkhof says: "For us the existence of God is the great presupposition of theology." In fact, no theologian could deny the existence of God, as this automatically would cause him to be without profession. But throughout history, philosophers (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  13
    A função lógica desempenhada pelas fotografias nos pensamentos acerca dos objetos fotografados.Guilherme Ghisoni da Silva - 2015 - Philósophos - Revista de Filosofia 20 (2):29-54.
    The main objective of this paper is to understand the logic role played by photographs in thoughts about entities known only through photographs. I will contrast two general interpretative lines: photography as knowledge by acquaintance and as knowledge by description. The analyses of those interpretations will take into account possible relations with discussions about metaphysics of time and episodic memory. Throughout the paper I will criticize the treatment of photography as acquaintance, based on John Zeimbekis' interpretation. In its treatment as (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  4
    Colonialidade da Educação Infantil: Análise Crítica Das Práticas Pedagógicas Em Uma Instituição Em Contexto Periférico.Otavio Henrique Ferreira da Silva - 2024 - Childhood and Philosophy 20:01-28.
    Busca-se neste artigo problematizar a manifestação da colonialidade nas práticas pedagógicas de uma instituição de educação infantil situada em contexto periférico a partir da percepção de professoras e famílias. A argumentação e análise teórica adotada partem dos estudos da infância e teoria decolonial/contracolonial. Serão analisadas as conversas estabelecidas com adultos participantes da pesquisa, sendo quatro entrevistas realizadas com professoras e mães de crianças de uma instituição de educação infantil de contexto periférico e negro, localizada no município de Betim – (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  17
    Cinderela do sertão: apropriações da imagem da Miss Brasil na imprensa interiorana em 1950.André Azevedo da Fonseca - 2019 - Dialogos 23 (1):240.
    A partir de uma investigação no campo da história cultural, o artigo analisa as representações construídas na imprensa local em torno da visita da Miss Brasil, Jussara Marquez, a uma cidade do interior mineiro, em 1950. Os métodos empregados foram a análise documental em fontes primárias e a narrativa histórica. Constatamos que a devoção dedicada pelos jornais à figura de Jussara estava ligada à necessidade de as elites locais obterem distinção social a partir da apropriação de sua imagem. Contudo, o (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  24
    A filosofia como modo de vida: Sócrates, Descartes, Foucault.Anderson Aparecido Lima da Silva - 2023 - Dois Pontos 19 (3).
    No curso A hermenêutica do sujeito, Michel Foucault propõe-se a refletir sobre duas concepções de filosofia que encontraram respectivamente nas figuras de Sócrates e de Descartes seu ponto de ancoragem. Por um lado, o “cuidado de si”, que compreende o exercício filosófico como um modo de vida que articula as dimensões epistêmicas, éticas, políticas e estéticas como constante construção de si; por outro lado, o “conhecimento de si”, que circunscreve a filosofia ao caráter epistêmico de uma busca da verdade do (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  13
    Efeitos da capacidade de mentalização sobre sintomas psicopatológicos em uma amostra de usuários de um Ambulatório de Saúde Mental no Nordeste do Brasil.Rosilene Pereira da Silva, Aline Alvares Bittencourt, Luan Paris Feijó & Fernanda Barcellos Serralta - 2022 - Aletheia 55 (2):86-99.
    Mentalização é a capacidade do indivíduo de perceber estados mentais próprios ou de outros, ponderando os aspectos implícitos e explícitos da realidade. Função reflexiva refere-se a um conjunto de operações psicológicas necessárias para a mentalização, constituídas por meio do self reflexivo. Ambos os conceitos estão relacionados com diferentes transtornos psicopatológicos. O estudo objetivou investigar a associação entre mentalização e sintomas psiquiátricos, examinando se prejuízos na capacidade de mentalização explicam a severidade de diferentes agrupamentos de sintomas. Trata-se de estudo com (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. A Construção Das Noções De Espaço E Tempo Nas Crianças Da Educação Infantil.João Alberto da Silva & Júnior Saccon Frezza - 2010 - Conjectura: Filosofia E Educação 15 (1):45-53.
    O presente trabalho tem por finalidade abordar, em aspectos psicogenéticos, a importância da construção das noções de tempo e espaço na Educação Infantil. A criança, desde muito cedo, procura se adaptar ao espaço e ao tempo em que está situada. As primeiras estruturas mentais se constroem em função das coordenações do corpo no espaço e das sequências temporais das ações. Sendo então a criança um ser ativo, acreditamos que podem ser desenvolvidas práticas pedagógicas na Educação Infantil que se ocupem (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  8
    O valor da Ciência: O debate entre a concepção epistêmica e o reducionismo utilitarista na Filosofia da Ciência de Illka Niiniluoto.Vinicius Carvalho da Silva - 2019 - Pensando - Revista de Filosofia 10 (20):1.
    No presente artigo analisamos o debate entre duas concepções de ciência. De um lado, temos o que vamos chamar de imagem epistemicista, conforme a qual a ciência possui um valor intelectual e cultural intangível, e por isso é um fim em si mesmo. Tal concepção pode ser atacada como cândida, como se defendesse uma imagem de ciência como “Torre de Marfim”. Do outro temos uma imagem de ciência que reduz a pesquisa científica a um meio para alcançarmos fins práticos, como (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  5
    A Imparcialidade Do Juiz Das Garantias Sob a Ótica de Aristóteles.Guilherme Amorim Campos da Silva & Enedino Januário de Miranda E. Silva - 2021 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 7 (1):238.
    O magistrado justo equidistante manifesta-se no âmbito interno do processo livre dos interesses conflituosos sobretudo no freio estatal do jus puniendi. Logo, a função jurisdicional do juiz caracteriza-se pela imparcialidade nos processos, referenciando-se, por exemplo, no conceito de justiça corretiva e de equidade de Aristóteles. Neste diapasão jurídico, o artigo discorre sobre a sistemática filosófica da justiça em Aristóteles, recepcionando o conceito do juiz das garantias inserido na lei 13.964/2019, e sua aplicabilidade.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  9
    A função docente na Sociedade do Conhecimento.Maria das Graças Vieira, Iracema Campos Cusati & Fernanda Matos de Moura Almeida - 2014 - Human Review. International Humanities Review / Revista Internacional de Humanidades 3 (1).
    Nos últimos anos o mundo passou a conviver com um processo de expressivas mudanças sociais, culturais e econômicas. O novo século iniciou mitificado como a nova era, em que os avanços são tão acelerados que o futuro se torna, de certa forma, desconhecido. O mundo depara-se com uma nova forma de ver o tempo, o poder, o trabalho, a comunicação, a informação, as instituições e, especialmente, a educação e a função docente, foco da reflexão neste trabalho. A abordagem propõe (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  12
    Desobediência Epistêmica e (Des)Colonização do imaginário no “Mito da Capela de Ouro”.Raimundo Nonato De Pádua Câncio, Sônia Maria Da Silva Araújo & Witembergue Gomes Zaparoli - 2018 - Odeere 3 (5):59.
    A Igreja Católica, ao propagar a fé cristã e a conversão das populações indígenas e ribeirinhas da região amazônica, produziu suas ideologias na forma de escritos, as quais também estão presentes nas narrativas orais. Neste artigo, cujo aporte teórico está vinculado aos estudos Pós-coloniais e ao pensamento Decolonial, a partir da articulação das diferenças entre o real e o imaginário, salvação e pecado, deseja-se responder a seguinte questão: a que formação ideológica e formas de educar estaria ligado o “Mito da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. Apontamentos sobre função social dos princípios.Anderson Souza da Silva Lanzillo & Patrícia Borba Vilar Guimarães - 2013 - Revista Fides 4 (2):99-118.
    APONTAMENTOS SOBRE FUNÇÃO SOCIAL DOS PRINCÍPIOS.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23. As diferentes manifestações da juventude na escola: uma visão dos impassses e das perspectivas.Mariane Brito da Costa - 2010 - Conjectura: Filosofia E Educação 15 (1):93-105.
    Este artigo dialoga com autores que estudam a temática juventude e escola, problematizando a função da escola como locus de socialização. Parte do pressuposto de que muitos problemas enfrentados pelos jovens na escola é resultado de uma realidade em que as culturas juvenis, caracterizadas por determinadas formas de comportamento, como, gostos, atitudes, estilo de vida, forma de ser, vestir, dançar, falar, se divertir e se relacionar não podem se fazer presentes. Em virtude disso, analisa a desarticulação da escola com (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  5
    Comentário a “Fundamentos e aplicações da sentiômica: a ciência da capacidade de sentir”: o lugar e a função dos afetos e das emoções: uma crítica psicanalítica dos fundamentos e aplicações da sentiômica.Manuel Moreira da Silva - 2023 - Trans/Form/Ação 46 (spe1):93-102.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  18
    A abstração matemática de Tomás de Aquino.Marco Aurélio Oliveira da Silva - 2022 - Philósophos - Revista de Filosofia 27 (1).
    O presente artigo é voltado à recepção da questão matemática na filosofia aristotélica de Tomás de Aquino. O _Comentário ao tratado da Trindade de Boécio_ é o texto de Tomás que permite uma maior reflexão deste tema. Particularmente, a geometria era o paradigma de prática matemática. Ora, tanto na demonstração quanto na definição matemática, o conceito de forma é central, daí a denominação abstração da forma. A tese principal do artigo é que a abstração matemática necessita produzir uma definição claramente (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  11
    Educação e Filosofia para além dos processos de domesticação e bestialização dos indivíduos.Davi Da Costa Almeida - 2021 - Educação E Filosofia 34 (71):765-787.
    Educação e filosofia para além dos processos de domesticação e de bestialização dos indivíduos Resumo: O presente artigo traça um paralelo entre a educação, a ética e o ensino de filosofia para além dos processos de domesticação e de bestialização dos indivíduos na contemporaneidade. Tal problemática tem seu ponto de partida com a crise do humanismo que afeta toda a estrutura educacional. Dentro deste contexto da crise do humanismo podemos nos perguntar: qual é a função da escola desde as (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  10
    O Críton de Platão e a Dignidade Do Direito.Guilherme Domingues Da Motta & Silvia Regina da Silva Barros da Cunha - 2018 - Prometeus: Filosofia em Revista 11 (27).
    Uma noção que perpassa tanto o Estatuto da Advocacia e da OAB quanto o Código de Ética e Disciplina da OAB é a noção da dignidade da profissão de advogado. Essa alta dignidade também se encontra refletida na solenidade que costuma acompanhar os atos jurídicos, cujos sinais visíveis vão desde a indumentária jurídica até o tratamento especial que se dispensa a todos os agentes envolvidos na produção da justiça. Que tudo isso atinja até mesmo os cidadãos que servem temporariamente à (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  61
    As políticas educacionais hegemônicas na industrialização tardia do Paraná: a proposta de Erasmo Pilloto, matrizes, alcances e contradições.Adálcia Canedo da Silva Nogueira - 2011 - Filosofia E Educação 3 (2):p - 56.
    As políticas educacionais materializam as ideias dominantes de uma determinada época e tempo histórico, no campo da Educação. A tradição educacional e pedagógica denominada Educação ou Escola Nova, em sua implementação ou ordenamento identitário próprio, tal como se constituiu na realidade do Brasil, emergente a partir dos anos 1930, quando se estrutura um novo modelo de economia e sociedade no país, constituído a partir da superação das relações pré-capitalistas e da construção da hegemonia das relações orgânicas de natureza capitalista, urbano-industriais, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  44
    EPISTEMOLOGIA DO TESTEMUNHO: críticas à refutação do reducionismo local quanto ao desempenho justificacional do testemunho.Ronaldo Miguel Da Silva - 2014 - Cadernos Do Pet Filosofia 5 (9):17-32.
    A epistemologia do testemunho tem reacendido forte interesse entre a classe dos atuais epistemólogos. Tem sido redescoberta a sua indispensabilidade epistêmica e reassumida a posição de que o testemunho é uma fonte de crenças penetrante e natural, no qual muitas das crenças nele fundamentadas constituem conhecimento e estão justificadas. Reducionistas e antirreducionistas se alternam, repetidamente, para explicar o papel epistêmico do testemunho na justificação da crença testemunhal, gerando um acirrado debate na epistemologia contemporânea. Advogada do Reducionismo local, Elizabeth Fricker (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  20
    Racionalidade empresarial, gestão escolar e avaliação na proposta de Ensino Médio Integral em Pernambuco (2008-2018).Andréia Ferreira da Silva & Nadia Pedrotti Drabach - 2023 - Educação E Filosofia 37 (79):115-144.
    Resumo: O artigo integra pesquisa nacional coordenada por (ADRIÃO, 2018), que realizou um mapeamento das formas de privatização da educação básica pública no país. O presente trabalho tem por objetivo analisar os princípios gerencialistas (LIMA, 2011) identificados no Programa de Ensino Médio Integral implantado em Pernambuco. O Programa é analisado entre 2008 a 2018 a partir de estudos de documentos oficiais do estado com foco nas orientações para a gestão educacional e escolar relacionadas à avaliação da educação e de seus (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  39
    Autorização epistêmica e acidentalidade.Roberto Hofmeister Pich - 2005 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 50 (4):249-276.
    Esta é uma análise de um item do “externalismo de função própria” de Alvin Plantinga. A seguir, exponho o argumento de Peter Klein, contra o conceito de autorização [warrant] de Plantinga, no qual é mostrado por que ela não contém condições suficientes para o conhecimento, bem como as reações de Plantinga, nas quais se verifica um aprimoramento da mesma teoria. Sugiro uma avaliação teórica dos conteúdos propostos e exponho revisitas à condição do ambiente cognitivo, enfocada no debate. Proponho, ao (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  12
    Capitalismo como prática social?: os potenciais e desafios de uma aproximação entre o practice turn em teoria social e a interpretação do capitalismo.Leonardo da Hora - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (3):277-302.
    Resumo Este artigo procura apresentar e discutir tentativas recentes em filosofia social de analisar e interpretar o capitalismo, a partir de uma perspectiva praxeológica. O practice turn em teoria social procurou superar o dualismo entre agência e estrutura, ou entre ação e sistema, por meio da noção de prática social. Seria possível então interpretar o capitalismo como um tipo especifico de prática social? Para tentar encaminhar essa questão, explicita-se brevemente, em um primeiro momento, em que consiste o practice turn em (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  33.  34
    Verdade e Decisão: sobre a relação entre verdade objetiva e decisão subjetiva (a partir de Kierkegaard).Gabriel Ferreira da Silva - 2012 - Guairacá 28 (1):09-25.
    O problema da relação entre sujeito e objeto em suas diversas instanciações – epistemologia, ética e metafísica – constitui um dos panos de fundo mais amplos da história da filosofia e deve ser visto como um dos problemas centrais que atravessa sua história. De Kant a Husserl e Heidegger, mas também Frege, Wittgenstein, Armstrong e Plantinga, as conexões entre os conceitos de sujeito e objeto nas diversas áreas de problemas apontados encontram muitas soluções e explicitações. Podemos dizer que a filosofia (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  20
    Verdade e decisão: sobre a relação entre verdade objetiva e decisão subjetiva.Gabriel Ferreira da Silva - 2013 - Revista Guairacá 28 (1):9-25.
    O problema da relação entre sujeito e objeto em suas diversas instanciações – epistemologia, ética e metafísica – constitui um dos panos de fundo mais amplos da história da filosofia e deve ser visto como um dos problemas centrais que atravessa sua história. De Kant a Husserl e Heidegger, mas também Frege, Wittgenstein, Armstrong e Plantinga, as conexões entre os conceitos de sujeito e objeto nas diversas áreas de problemas apontados encontram muitas soluções e explicitações. Podemos dizer que a filosofia (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  12
    A aporía democrática: o caminho de Prometeu.Luiz Maurício Bentim da Rocha Menezes - 2020 - Investigação Filosófica 11 (1):85.
    Desde a antiguidade, a democracia apresenta-se como uma espécie de _aporía_ política, pois ao mesmo tempo em que permite a liberdade a todos os cidadãos, ela também nos traz a problemática do conhecimento para governar. Afinal, todos os cidadãos são tão aptos a governar como o são para votar ou haveria uma autoridade epistêmica para se julgar as decisões políticas? Segundo o mito de Prometeu, há uma aporia sobre a humanidade que será solucionada através do roubo do fogo e (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  10
    Ciéncia e poder.Marcos Antonio da Silva - 2010 - Prometeus: Filosofia em Revista 3 (6).
    Neste artigo, discuto o processo de constituição e as implicações – epistêmicas e sociais –da ciência, enquanto conhecimento que apresenta pretensões de verdade e validade que determinamuma forma de poder específico que se exerce na sociedade. No âmbito desta problemática assumeimportância a consideração da historicidade, na medida em que esta é determinante para acompreensão da ciência como uma atividade prática que, reflexivamente, provoca e sofre “efeitos”da sociedade. Dito de outra forma isso implica afirmar que a análise da prática científica deve (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  4
    Hobbes e a segurança.Delmo Mattos Da Silva - 2023 - Dois Pontos 20 (3).
    O objetivo deste artigo é problematizar a questão da segurança em Hobbes. Para tanto, discute-se a função do medo como um elemento fundamental para a obtenção da vida agradável, demonstrando o vínculo entre o medo e a razão instrumental como requisito fundamental na obtenção dos meios adequados para a instauração da segurança, a garantia das coisas que são necessárias para o estabelecimento da vida agradável. A hipótese que se pretende evidenciar é aquela segundo a qual a obtenção da segurança (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38. Literatura, educação E alteridade - a escritura como experiência de formação.Tatielle Rita Souza da Silva - 2014 - Childhood and Philosophy 10 (19):155-178.
    RESUMO O presente artigo toma como objeto de investigação a relação entre literatura e educação. Nossa posição hiante de professor-pesquisador é aquela que nos autoriza a recolher testemunhos de experiência docente, bem como extrair elementos interrogantes de ambas as margens, arriscando pensar a respeito da potência deste encontro entre “experiência estética da literatura” e “discurso pedagógico”. Alguns estudos tem nos apontado que a relação intrigante entre literatura e educação convida os protagonistas e espectadores da cena escolar cotidiana a inaugurarem outros (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  12
    Nós temos livre-arbítrio?Ângelo Roberto Ilha Da Silva & Daison Nelson Ferreira Dias - 2021 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 66 (1):e38524.
    Adotei uma abordagem experimental para essa questão. Atos de vontade livre são precedidos por uma mudança elétrica específica no cérebro 3, que inicia 550 milissegundos antes do ato. As pessoas tomaram consciência da intenção de agir 350-400 milissegundos depois do início do RP e 200 milissegundos antes do ato motor. O processo volitivo é, portanto, iniciado inconscientemente. Mas a função consciente ainda poderia controlar o resultado; pode vetar o ato. O livre-arbítrio não é, portanto, excluído. Essas descobertas impõem restrições (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40. O Páthos do Herói na Ilí­ada.Elizabeth Maia da Nóbrega - 1997 - Princípios 4 (5):103-113.
    Esse trabalho procura demonstrar; que o paqoV do heroi, de Aquiles em particular, se instaura, entre outras coisas, em funçáo de seu desejo de reconhecimento.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  5
    Notas de um pensamento da circulação e da travessia em Achille Mbembe.Alex Sander da Silva & Christian Muleka Mwewa - 2022 - Trans/Form/Ação 45 (spe):33-50.
    Resumo: Neste ensaio, pretende-se uma aproximação crítica e interpretativa sobre o conceito de “devir negro”, na atualidade, trazido, sobretudo, pelo pensador camaronês Achille Mbembe. Seu pensamento se insere num contexto de fluidez da compreensão desses temas, a partir da lógica capitalista, no continente africano e no mundo. Dessa maneira, buscou-se refletir acerca da constituição do pensamento de Mbembe e da forma como ele compreendeu as práticas de governamentabilidade, na superação da dominação colonial. Defende-se que é preciso afirmar-se negro, para negar (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  34
    Paradoxos da lógica deôntica: Indícios de um equívoco.Ricardo Tavares da Silva - 2017 - Kriterion: Journal of Philosophy 58 (138):673-690.
    RESUMO De acordo com a teoria das funções de verdade, a verdade/falsidade de uma proposição é computável a partir da verdade/falsidade das suas proposições “internas”: para cada proposição há uma função entre valores de verdade. Aplicada a proposições modais, origina a semântica dos mundos possíveis e, aplicada a proposições normativas, origina uma semântica que reduz os conceitos normativos aos conceitos modais, a semântica modal. Esta redução fica posta em questão com a existência dos chamados ‘paradoxos da lógica deôntica’. Estes (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43. "Weltanschauungen" e modos-de-ser dos entes intramundanos: o conteúdo concreto do "In-der-welt-sein" do "Dasein".José Fábio da Silva Albuquerque - 2012 - Revista Portuguesa de Filosofia 68 (3):461-482.
    Resumo O presente artigo trata do conceito heideggeriano In-der-Welt-Sein. O objetivo, por sua vez, é o esclarecimento do significado e da função do artigo “der” que encontramos na referida expressão. Para tanto, o artigo foca predominantemente nos modos-de-ser dos entes intramundanos e no fenômeno da Weltanschauung, tomando-os como os elementos fundamentais para uma compreensão satisfatória e global do evento do In-der-Welt-Sein, enquanto sinônimo geral da existência do Dasein. Desta forma, tanto os modos-de-ser dos entes intramundanos como a estrutura da (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  18
    A distinção entre abdução e inferência da melhor explicação: a abordagem de Daniel Campos.Marcos Rodrigues da Silva & Gabriel Chiarotti Sardi - 2021 - Cognitio 21 (2):321-334.
    Este artigo pretende oferecer uma apresentação e análise do artigo “On the distinction between Peirce’s abduction and Lipton’s Inference to the best explanation”, de Daniel Campos. Apresentamos uma reconstrução da argumentação de Campos a favor da distinção entre abdução e inferência da melhor explicação, enfatizando a interpretação de Campos sobre inferência da melhor explicação na perspectiva de Peter Lipton. Em contraposição a Campos, que defende uma distinção parcial entre abdução e a inferência da melhor explicação, neste artigo sugerimos uma (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  16
    O problema da extensão do conhecimento na hipótese regulacionista da iluminação em agostinho de hipona.Daniel Rodrigues da Costa - 2020 - Kriterion: Journal of Philosophy 61 (146):363-380.
    RESUMO O objetivo deste artigo é analisar o problema da extensão e do conteúdo da iluminação uma vez que se adote a interpretação regulacionista para a teoria do conhecimento de Agostinho. O regulacionismo, tese defendida por Etienne Gilson, afirma que a iluminação divina do intelecto humano diz respeito ao caráter necessário dos conhecimentos alcançados pela inteligência, e não sobre o conteúdo do conhecimento; assim, a iluminação não teria por função auxiliar na formação de conceitos, mas teria a função (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  14
    Tessituras.Maura Corcini Lopes & Alfredo José da Veiga-Neto - 2022 - Educação E Filosofia 36 (78):1489-1517.
    Celebrando os quarenta anos de A Hermenêutica do Sujeito — o curso ministrado por Michel Foucault no Collège de France, em 1982 —, este texto propõe-se a estabelecer conexões, gerais e específicas, entre aquele curso e a Educação. É feita uma discussão acerca da perspectiva analítica não metafísica adotada por Foucault, em contraste com o atual discurso pedagógico interpretativo dominante. São discutidos os sentidos que se pode dar a alguns insights daquele curso, em suas relações com a Educação contemporânea. Propondo-se (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  2
    La Figura Del Autor.Carlos Eduardo da Silva Carvalho, Fábio Parra Furlanete & Ana Cristina de Albuquerque - 2024 - Logeion Filosofia da Informação 10 (2):e-6914.
    O presente trabalho procura discutir a função-autor a partir de Michel Foucault em suas possíveis contribuições ao campo da Ciência da Informação. Tratando-se de trabalho de caráter qualitativo, a partir de material bibliográfico, realizou-se a leitura da literatura pertinente à temática em textos de Michel Foucault e Paul Otlet, a fim de identificar o tratamento dispensado à figura do autor em ambos, procedendo à realização de um exercício comparativo. Identificou-se em Paul Otlet a presença da atribuição à figura do (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  27
    Reflexões sobre a experiência e o ensino de arte: o conceito benjaminiano de “perda da aura” como par'metro para a análise / Reflections on experience and art teaching: the Benjamin concept of “loss of aura” as a parameter for analysis.Rui Bragado Sousa, Diego Silva Rodrigues da Costa & Eduardo Oliveira Sanches - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:020018.
    Com a análise conceitual da arte e da expressão artística, este artigo situa a discussão do ensino de arte em síntese aos pressupostos críticos de Walter Benjamin. Busca-se, primeiramente, o sentido da arte no contexto de seu surgimento, sua valorização cultural e sua função social, para, posteriormente, mediante pressupostos da Teoria Crítica da Sociedade, verificar-se as contradições com sua desintegração na atualidade, apropriada pela indústria cultural como valor de mercadoria. Nesse trajeto, a reprodução técnica da obra de arte tornase (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  11
    As notas do período militar de Nietzsche: Para uma reavaliação das influências de juventude.João Pereira da Silva Neto - 2020 - Cadernos Nietzsche 41 (2):85-115.
    Resumo Para a elaboração de sua crítica da questão teleológica Nietzsche parte de uma leitura particular das filosofias de Kant, Albert Lange e Schopenhauer. Mais especificamente, sua argumentação em torno da concepção teleológica de mundo, que se constitui em um tema de importância significativa para o posterior desenvolvimento de sua concepção de conhecimento, é fundamentada em uma releitura das posições de Kant e Schopenhauer a partir de uma fundamentação científica. Este posicionamento mais próximo da ciência, uma conquista oriunda da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  15
    Sobre a negatividade conceitual do sentimento ou a filosofia schopenhaueriana da linguagem.Luan Corrêa da Silva - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (1):173-188.
    Resumo: Arthur Schopenhauer possui uma concepção acerca da natureza do conceito que atravessa o seu pensamento, desde o início de sua produção filosófica. Inicialmente abordado a partir de sua acepção racional abstrata, em O mundo como vontade e como representação, o conceito adquire traços mais profundos em função do sentimento. O conceito “não-conceito” sentimento determinará os rumos da filosofia de Schopenhauer, ao evidenciar os limites da linguagem. A linguagem filosófica, por consequência, exprime um paradoxo, pois pretende expressar em linguagem (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 991