Results for 'ressentimento'

28 found
Order:
  1.  3
    Ressentimento e vingança: conservação e desagregação do espaço político em Arendt.Ricardo Gião Bortolotti - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (2):360-379.
    O espaço público é palco para os mais variados conflitos, resultando, em certos casos, em violência. Entretanto, é nesse espaço que os homens experimentam a liberdade, expressando-se frente à pluralidade de opiniões. Por ser um espaço para a livre expressão, nem sempre nossas ações e opiniões são recebidas sem contrariedade, despertando sentimentos rancorosos. Seguindo o pensamento de Arendt, o espaço público é a arena em que todos devem se manifestar espontaneamente, evidenciando-se a partir de sua singularidade diante da pluralidade que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. Niilismo, Ressentimento e Patologia: A Filosofia de Schopenhauer como Sintoma da Decadência Cultural Europeia Segunda a Crítica de Friedrich Nietzsche.Eli Vagner Rodrigues - 2015 - Revista Opinião Filosófica 6 (2).
    Pretende-se neste artigo abordar o problema da relação entre o ressentimento e a formação dos juízos morais presentes na obra de Schopenhauer a partir de uma perspectiva crítica proposta por Nietzsche que tem suas bases na constatação de que existe na ética ocidental um enfraquecimento das posturas afirmativas da vida como resultado de uma decadência fisiopatológica que influencia a ordem dos juízos morais sobre a existência humana. A ética niilista de Schopenhauer seria um exemplo de uma desagregação dos instintos (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  18
    O ressentimento bate à porta: masculinidades e violência em um hospital de trauma.Helen Barbosa dos Santos & Henrique Caetano Nardi - 2021 - Hybris, Revista de Filosofí­A 12:45-74.
    Nesta pesquisa etnográfica, analisamos a intersecção entre práticas de saúde e de segurança pública dirigida aos homens vítimas de conflitos violentos em dois hospitais de trauma no município de Porto Alegre/Brasil. Parte do campo consistiu em acompanhar as narrativas e as interações entre masculinidades criminalizadas e profissionais da segurança pública. Os operadores conceituais centrais são inspirados nos estudos sobre o dispositivo de segurança, Economia moral e no campo das masculinidades e violência. Para homens marcados como sendo do crime, o sofrimento (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  7
    O Ressentimento Em Nietzsche e o Ódio Na Internet.Rodrigo Luis Schilling - 2019 - Prometeus: Filosofia em Revista 11 (31).
    O filósofo alemão do século 19, Friedrich Wilhelm Nietzsche, por meio do seu método genealógico, analisou o tema do ódio e vingança trabalhando e desenvolvendo o conceito de ressentimento, que para ele tem atuação no campo fisiológico, psicológico e social e possui relação com a moral de rebanho e a sentimentos como ódio, inveja e rancor. Nietzsche irá desenvolver amplamente o conceito de ressentimento em sua obra emblemática, Para a Genealogia da moral,obra pela qual desempenha um papel central (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  21
    Ressentimento, poder e valor.Bernard Reginster - 2016 - Cadernos Nietzsche 37 (1):44-70.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. Liberdade e ressentimento.P. F. Strawson & Jaimir Conte - 2016 - In Jaimir Conte & Itamar Luís (eds.), Ensaios sobre a filosofia de Strawson: com a tradução de Liberdade e ressentimento & Moralidade social e ideal individual. Florianópolis: Editora da UFSC.
    Tradução para o português do ensaio "Freedom and Resentment”, de P. F. Strawson. Publicado originalmente em Proceedings of the British Academy, v. 48, 1960. Republicado em Freedom and Resentment and Other Essays. Londres: Methuen, 1974. [Routledge, 2008, p. 2-28]. Publicado na coletânea: Ensaios sobre a filosofia de Strawson: com a tradução de Liberdade e ressentimento & Moralidade social e ideal individual. Organizadores: Jaimir Conte & Itamar Luís Gelain. Editora da UFSC, 2015. ISBN: 9788532807250.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  7.  28
    As formas do ressentimento na filosofia de Nietzsche.Antonio Edmilson Paschoal - 2008 - Philósophos - Revista de Filosofia 13 (1):11-33.
    Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4 /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin:0cm; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:"Calibri","sans-serif"; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-fareast-font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-theme-font:minor-fareast; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-bidi-font-family:"Times New Roman"; mso-bidi-theme-font:minor-bidi;} Nietzsche doesn't open the use of the word resentment in German philosophy. However, what he does is expand the meaning of the term, leading him to cover the idea of a physiological weakness of a psychic indigestion (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. Nilismo e ressentimento na terceira dissertação da Genealogia da Moral.Antonio Paschoal - 2020 - Sofia 8 (2):219-231.
    No prefácio da Genealogia da moral, Nietzsche anuncia que a terceira dissertação daquele livro consiste na interpretação de um aforismo. O aforismo em questão diz respeito ao perigo que representa para o homem a falta de sentido para o sofrimento e também às soluções adotadas no Ocidente para enfrentar esse perigo. De fato, a formulação daquele aforismo corresponde a um desdobramento da seção final de O mundo como vontade e representação, de Schopenhauer. Assim, a compreensão da interpretação que se segue (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. Ensaios sobre a filosofia de Strawson capa-strawson-edufsccom a tradução de Liberdade e ressentimento & Moralidade social e ideal individual.Jaimir Conte & Itamar Luis Gelain - 2005 - Florianópolis, SC, Brasil: Editora da UFSC.
    Sumário. Apresentação. PARTE I. 1. O legado filosófico de P. F. Strawson, Itamar Luís Gelain e Jaimir Conte; 2 . Strawson e o caso dos metafísicos descritivos, Itamar Luís Gelain; 3. Metafísica e linguagem comum: sobre uma conturbada herança wittgensteiniana de Strawson, Jônadas Techio; 4. Strawson e Descartes, Albertinho Luiz Gallina; 5. Strawson: sobre Kant e Berkeley, Robert Calabria; 6. O empirismo pós-kantiano de Strawson, Wenceslao J. González; 7. Reabilitando Strawson, Marco Antonio Franciotti; 8. Strawson e o ceticismo em Individuals, (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10. Ensaios sobre a filosofia de Strawson: com a tradução de Liberdade e ressentimento & Moralidade social e ideal individual.Jaimir Conte & Itamar Luís (eds.) - 2016 - Florianópolis: Editora da UFSC.
    Esta coletânea sobre a filosofia de Strawson é composta de dezesseis textos, dentre os quais oito são inéditos. Inclui também a tradução de dois importantes ensaios de autoria do próprio Strawson – Liberdade e ressentimento e Moralidade social e ideal individual – duas de suas principais contribuições para a filosofia moral. A presente coletânea nasce do desejo de tornar disponível em língua portuguesa uma obra sobre o pensamento do autor. Embora o estudioso da filosofia de Strawson já encontre algumas (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  7
    Da polissemia dos conceitos “ressentimento” e “má consciência”.Antonio Edmilson Paschoal - 2011 - Revista de Filosofia Aurora 23 (32):201.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  10
    Notas Marginais Em Torno da Disseminação Do Ódio e Do Ressentimento Na Contemporaneidade Em Curso: A Negação da Genericidade e o Espraiamento Do Estranhamento Em Marx.João Edson Gonçalves Cabral & Dalila Miranda Menezes - 2022 - Revista Dialectus 25 (25):212-227.
    Em 25 de maio de 2020 um homem negro americano, chamado George Floyd, morreu após ser asfixiado por mais de oito minutos por um policial branco na cidade de Minneapolis, nos EUA. Violentos protestos se seguiram ao longo do país com cartazes contendo as últimas súplicas de Floyd: “I can’t breathe” (Eu não consigo respirar). Pouco tempo depois, ainda sob o calor dos horrores da hora, outro fato também vinculado ao acontecimento recém-referido roubou a cena e chamou a atenção dos (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  9
    Dostoiévski e Nietzsche e a superação do ressentimento como assunção do além do homem.Wesley Barbosa - 2023 - Aufklärung 10 (1):127-142.
    The overcoming of man in the beyond of man is glimpsed in Dostoevsky and Nietzsche, from Memoirs of the Underground and its philosophical translation Genealogia da Moral, to The Idiot and the considerations of The Antichrist. The child reverberates a trait of overcoming resentment, incorporating, philosophically literarily, a deal with life intensified with lightness and vigor, completely ready, without pretensions beyond the world or professions of faith. The beatitude of Jesus takes shape when his childishness as surrender to the present (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  36
    Premissas fundamentais do sistema ético de Max Scheler.Possidônio Ferreira Barbosa Júnior & Antonio Rômullo Pereira Ribeiro de Sousa - 2016 - Cadernos Do Pet Filosofia 7 (14):62-71.
    O artigo constitui-se de uma apresentação sucinta dos elementos principais do sistema ético de Max Scheler. Utilizando-se do método fenomenológico, Scheler afirma que a ética deve basear-se na experiência, pois o valor não é algo que se atribui, mas que é experimentado. O fenomenólogo alemão defende que o homem está rodeado por um cosmos de valores que não necessita ser produzido, apenas reconhecido através do perceber sentimental, possibilitando, inclusive, uma organização hierárquica dos valores. No entanto, este perceber se encontra afetado (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15. Niilismo, neoliberalismo e catástrofe.Ronaldo Pelli Junior & Ádamo Bouças Escossia da Veiga - 2024 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 14 (2):e85259.
    Niilismo, neoliberalismo e catástrofe: A subjetividade neoliberal, como estudada por Foucault, Laval e Dardot, acaba por reforçar o niilismo, que já tinha sido tão bem interpretado e conjurado por Nietzsche, ainda no século XIX. Esse aprofundamento acontece principalmente pelo viés do ressentimento, um dos afetos que está presente tanto na leitura neoliberal como nos estudos sobre o niilismo. No século XXI, a cientista política Wendy Brown atualizou essa correlação do niilismo e do ressentimento com o neoliberalismo, demonstrando que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  7
    Nos degraus do cadafalso.Arthur Freire Simões Pires - 2022 - Educação E Filosofia 36 (76):589-597.
    Esta resenha discute criticamente a obra Reflexões sobre a guilhotina, de Albert Camus (2022). Imerso em seu próprio cosmos de referência, o literato se ampara tanto em sua própria filosofia quanto em memórias pessoais para arquitetar a integridade de seus argumentos, os quais também são nutridos por uma plural literatura que aborda diretamente a temática da punição capital. Na tentativa de preencher uma lacuna, diagnosticada pelo próprio escritor argelino, na sociedade francesa, ele empreende neste ensaio uma demarcação argumentativa contrária à (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  28
    Nietzsche e a Revolução Francesa.Scarlett Marton - 1990 - Discurso 18:97-130.
    Refazendo a crítica de Nietzsche à Revolução Francesa, trata-se de mostrar que o filósofo não se pretende teórico do poder, no sentido estrito da palavra, e tampouco se quer analista político. Intimamente ligadas em seu pensamento, moral, política e religião integram um campo de investigação mais amplo; são objeto da crítica dos valores. A análise do ideário mesmo da Revolução Francesa, com a palavra de ordem " liberdade, igualdade, fraternidade" , ilustra a maneira pela qual o acontecimento histórico se acha (...)
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  18.  10
    Epidemia da insônia: Kopenawa e a equivocidade do esquecimento.Maurício Fernando Pitta - 2021 - Griot : Revista de Filosofia 21 (2):199-220.
    Friedrich Nietzsche dizia que a transcendência e a negação da vida, próprias do niilismo reativo que caracteriza a autofagia do Ocidente, eram subprodutos do excesso de memória, plasmado em ressentimento e “espírito de vingança”. Por outro lado, o xamã yanomami Davi Kopenawa, liderança indígena e autor, junto ao antropólogo Bruce Albert, do livro _A queda do céu_, responsabiliza o esquecimento dos brancos por sua própria derrocada — derrocada que leva todos os povos não-brancos consigo, em um vertiginoso cataclisma ambiental (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  19.  12
    Gênese e estrutura do Fio da Meada: Um panorama da obra de Paulo Arantes.Pedro Rocha de Oliveira - 2022 - Dissertatio 53:101-143.
    No presente texto procuramos apresentar um panorama da obra de Paulo Arantes analisando os pontos de contato entre sete de suas principais obras: Ressentimento da dialética, Sentimento de dialética, O fio da meada, Zero à esquerda, Extinção, O novo tempo do mundo e Um departamento francês de ultramar. Procurando ressaltar a preocupação fundamental que alinhava a diversidade temática dessas obras, nos esforçamos em reconstruir a argumentação de Arantes, em especial na medida que lida com o problema dos limites da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  6
    A interpretação deleuzeana da genealogia da moral.Péricles Pereira de Sousa - 2014 - Griot : Revista de Filosofia 10 (2):1-24.
    O texto tem o objetivo de apresentar como o filósofo francês Gilles Deleuze, a partir da obra Nietzsche e a Filosofia, interpreta a Genealogia da Moral, obra escrita pelo filósofo alemão Friedrich Nietzsche, levando em consideração as formas mais gerais do niilismo: ressentimento, má consciência e ideal ascético.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. Moralidade social e ideal individual.P. F. Strawson & Jaimir Conte - 2016 - In Jaimir Conte & Itamar Luís (eds.), Ensaios sobre a filosofia de Strawson: com a tradução de Liberdade e ressentimento & Moralidade social e ideal individual. Florianópolis: Editora da UFSC.
    Tradução para o português do ensaio "Social Morality and Individual Ideal”. Publicado originalmente em Philosophy: The Journal of the Royal Institute of Philosophy, vol. XXXVI, n. 136, p. 1-17, Jan. 1961. Republicado em: STRAWSON, P. F. Freedom and Resentment and Other Essays. Londres: Methuen, 1974. [Routledge, 2008, p. 26-44]. ]. Publicado na coletânea: Ensaios sobre a filosofia de Strawson: com a tradução de Liberdade e ressentimento & Moralidade social e ideal individual. Organizadores: Jaimir Conte & Itamar Luís Gelain. Editora (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  22.  14
    Nietzsche e a Mnemotécnica: do sofrimento à afirmação da vida pelo artista da dor.Adilson Felicio Feiler - 2020 - Revista de Filosofia Aurora 32 (56).
    Uma das técnicas, pensadas por Nietzsche, para ativar a consciência moral é a técnica da memória, que o filósofo denomina mnemotécnica. Ora, submeter a memória a procedimentos com capacidade de predição e controle, equivale a despi-la daquilo que é sua característica orgânica e vital que lhe confere a capacidade de, para além de todos os enquadramentos técnicos superficiais, a todo o momento superar-se mediante o alcance de pontos mais culminantes de potência. As considerações de Nietzsche em torno do problema da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  20
    O que são ideais ascéticos? Dogville: a imagem invertida.Vânia Dutra Azeredo - 2018 - Discurso 48 (2):177-186.
    Neste artigo, utilizaremos os conceitos nietzschianos de ideais ascéticos, ressentimento e moral de rebanho visando mostrar o entrelaçamento apontado por Nietzsche entre humanidade e doença a partir de uma leitura do filme Dogville de Lars Von Trier.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  8
    Adorno contra Nietzsche?Wesley Barbosa - 2021 - Perspectivas 6 (2):479-513.
    O presente artigo busca aproximar Adorno de Nietzsche, não como a exaltar ressentimentos e picuinhas, mas como a dialogar aspectos da crítica de ambos a uma cultura igualitária formadora de uma humanidade decaída e violenta, além de dócil e pouco crítica. Como leitor de Nietzsche, Adorno acertou ao indicar os processos de nivelamento social promovidas pelas sociedades econômicas contemporâneas. Assim como sua racionalização instrumental que culminou na barbárie(1939-1945). Exporemos uma crítica que busque diminuir os esteriótipos dos autores aproximando mais, o (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  10
    Premissas fundamentais do sistema ético de Max Scheler.Possidônio Ferreira Barbosa Júnior & Antônio Rômullo Pereira Ribeiro de Sousa - 2016 - Cadernos Do Pet Filosofia 17 (14):62-71.
    O artigo constitui-se de uma apresentação sucinta dos elementos principais do sistema ético de Max Scheler. Utilizando-se do método fenomenológico, Scheler afirma que a ética deve basear-se na experiência, pois o valor não é algo que se atribui, mas que é experimentado. O fenomenólogo alemão defende que o homem está rodeado por um cosmos de valores que não necessita ser produzido, apenas reconhecido através do perceber sentimental, possibilitando, inclusive, uma organização hierárquica dos valores. No entanto, este perceber se encontra afetado (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  3
    O Pensamento político de Cunha Leal nos anos 1960.Júlio Rodrigues da Silva - 2017 - Cultura:313-328.
    O pensamento político de Francisco Pinto da Cunha Leal (1880-1970) sofreu uma constante evolução ao longo da sua vida pública. A emergência do Estado Novo, nos anos 30 e 40 do século XX, tornou-o num oposicionista, levando-o a denunciar as suas violências e a desconstruir os seus mitos numa intransigente defesa da democracia. Nos inícios dos anos 60, confrontado com as novas realidades políticas, nascidas da Guerra Fria (1947-1991) e da crise do sistema colonial português (1961), aproveitando a relativa tolerância (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  10
    O conceito de saúde no Ecce Homo de Nietzsche.Flávio Freitas & Leonice Silva - 2022 - Aufklärung 9 (3):67-84.
    O presente artigo pretende explicitar a problematização acerca do conceito de saúde exposta no Ecce homo de Friedrich Nietzsche. Para tanto, o presente artigo está dividido em três momentos. Na primeira parte, trouxemos a relação entre a tríade de pensamentos (teoria das forças, eterno retorno e vontade de poder). Posteriormente, trouxemos a descrição do que seriam os critérios para classificar o processo saúde-doença (método, genealogia e fisiopsicologia), por fim, apresenta-se a classificação das doenças da vida expostas no Ecce Homo, tal (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  16
    Contribuições para um debate sobre a justiça a partir da filosofia de Friedrich Nietzsche.Antonio Edmilson Paschoal - 2013 - Philósophos - Revista de Filosofia 18 (2):43-59.
    The purpose of this article is to provide some evidence to broaden the discussions on certain current challenges of justice and politics with reference to topic of resentment in the philosophy of Friedrich Nietzsche. Thus, based on the thesis that justice does not correspond to the thirst for revenge, but operates a movement opposite to it, we propose a reflection that culminates in the analysis of some borderline cases of our recent history. The first such case is that of totalitarian (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark