Niilismo, neoliberalismo e catástrofe

Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 14 (2):e85259 (2024)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Niilismo, neoliberalismo e catástrofe: A subjetividade neoliberal, como estudada por Foucault, Laval e Dardot, acaba por reforçar o niilismo, que já tinha sido tão bem interpretado e conjurado por Nietzsche, ainda no século XIX. Esse aprofundamento acontece principalmente pelo viés do ressentimento, um dos afetos que está presente tanto na leitura neoliberal como nos estudos sobre o niilismo. No século XXI, a cientista política Wendy Brown atualizou essa correlação do niilismo e do ressentimento com o neoliberalismo, demonstrando que os atuais grupos de extrema-direita, com receio de perderem suas posições de privilégio, decidem por, de forma ressentida, atacar segmentos da sociedade que foram historicamente ostracizados. Por sua vez, Nietzsche ainda se mantém uma boa ferramenta para estudar as agremiações extremistas ao demonstrar que o problema não é a liberação da vontade de poder desse grupos extremistas, mas que tal vontade de poder é reativa, age em chave negativa, nunca de maneira a criar novos valores afirmativos. O resultado dessa mistura de neoliberalismo e niilismo ressentido é o agravamento da catástrofe climática. Como Latour explica, a destruição do mundo, esse niilismo elevado à máxima potência, foi uma decisão deliberada de parte da elite neoliberal exatamente quando tal formato político-econômico se tornou hegemônico no Ocidente.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 92,953

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Niilismo e decadência.Samuel Mendonça & Igor Hideo Kato da Silva - 2010 - Filosofia E Educação 2 (2):p - 523.
Niilismo. [REVIEW]Franklin Ferreira Silva - 2012 - Cadernos Do Pet Filosofia 3 (6):102-103.
Repensando o Niilismo e Seus Reflexos Na Educação.Silmara Cristiane Pinto - 2016 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 25:224-235.
O refúgio esquivo: Nietzsche e Heidegger sobre arte e niilismo.Claudia Drucker - 2004 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 49 (1):4-22.
Violência e niilismo: o segredo e a tarefa da filosofia.Marcelo Perine - 2002 - Kriterion: Journal of Philosophy 43 (106):108-126.

Analytics

Added to PP
2024-05-23

Downloads
0

6 months
0

Historical graph of downloads

Sorry, there are not enough data points to plot this chart.
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

Add more references