Results for 'fé cristã'

1000+ found
Order:
  1.  66
    A fé cristã diante dos desafios da cultura contemporânea.Luis Romera - 2012 - Synesis 4 (2):137-144.
    A cultura contemporânea é normalmente chamada de pós-modernidade. Ela se relaciona com a modernidade de modo dialético, pois se inspira em alguns aspectos modernos e critica algumas das suas pretensões. O resultado é um contexto com luzes e sombras, no qual surgem importantes desafios: a recuperação de uma razão não unilateral e a superação dos reducionismos sociais e antropológicos, causados pela secularização. Se a marginação da religião e o indiferentismo religioso – fenômenos próprios do processo de secularização – provocam um (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  16
    Irradiar a fé cristã na sociedade hoje.Wolfang Gruen - 1997 - Horizonte 1 (1):27-40.
    Irradiar a fé cristã é um anseio legítimo também hoje, se não resvalar em proselitismo ou manipulação. As motivações de hoje não são as mesmas que levaram a "impor" a fé como único caminho de salvação. Irradiar a fé visa a um enriquecimento mútuo, dos cristãos e dos outros, acolhendo as diferenças. O diálogo exige a compreensão do interlocutor e de sua motivação. Esta varia pela complexidade das situações socioculturais e pela diversidade das etapas da vida e ainda pela (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  35
    O Papa precisa do marxismo? Bento XVI e a incompatibilidade entre a fé cristã e a fé marxista (Does Pope need of Marxism? Benedict XVI and the incompatibility between the Christian faith and the Marxist faith).Rudy Albino Assunção - 2012 - Horizonte 10 (27):1042-1059.
    O marxismo aparece insistentemente na teologia e no magistério de Joseph Ratzinger-Bento XVI como um inimigo permanente ao qual o cristianismo deve se contrapor, sem possibilidades de conciliação entre ambos. Mas qual concepção subjaz essa rejeição tão peremptória, tão decidida? Para alcançarmos a resposta a tal questão, aprofundamos a visão de Joseph Ratzinger a partir de alguns de seus escritos teológicos (anteriores ao pontificado) e, em seguida, nas suas três encíclicas, o ponto alto de seu magistério papal ( Deus caritas (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  14
    O clamor dos pobres: uma interpelação à consciência religiosa e à fé cristã.João Luiz Correia Júnior & Drance Elias da Silva - forthcoming - Horizonte:1503-1503.
    The cry of the poor, the theme of this work, challenges the humanitarian consciousness of the people and is a strong questioning of the religious conscience and the Christian faith. Nevertheless, the preferential option for the poor, consecrated in the Final Document of the Episcopal Conference held in Puebla of Los Angeles, is still the cause of much controversy inside and outside the Church. Bearing in mind this context, this article aims to present the resonance of the cry of the (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  7
    Nova Era: seus desafios à fé cristã.João Batista Libanio - 1997 - Horizonte 1 (2):7-16.
    Os movimentos espirituais tem atravessado o Primeiro Mundo e as camadas ilustradas do Terceiro Mundo ocidental. tanto mais surpreendentes quanto mais os profetas da Morte de Deus da década de 70 tinham anunciado um silêncio sepulcral a respeito de Deus. No seu diagnóstico, o mundo moderno se cansara dos discursos de Deus e na sua audaz autonomia ia desfazendo, um por um, os rincões habitados pelo Divino. Nada acontece na história por puro acaso, apesar de fatores aleatórios. Os abalos sísmicos (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  58
    Fé, Razão e Salto no Escuro – Uma Comparação entre Plantinga e Swinburne.Agnaldo Cuoco Portugal - 2011 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 56 (2):18-31.
    O artigo pretende avaliar criticamente o conceito de fé e o modo como a fé cristã é racionalmente justificada por Alvin Plantinga em sua principal obra Warranted Christian Belief (2000). Para tanto, o texto parte de uma comparação com a proposta de Richard Swinburne. Após discutir brevemente a epistemologia geral de Plantinga, o texto expõe a sua aplicação à crença em Deus e à fé cristã. A tese de Plantinga de que a fé não constitui um “salto no (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  7.  12
    Identidades cristãs e práxis judaizante na Ásia Menor romana do século II d.C.: Um exame das epístolas de Inácio de Antioquia.Monica Selvatici - 2020 - Dialogos 24 (2):325-341.
    Este artigo se insere no quadro maior dos estudos sobre as identidades no cristianismo antigo. A questão central é compreender de que formas as práticas populares se relacionam com o desenvolvimento e a manifestação das identidades cristãs. Como práticas populares elegemos as práticas de judaização, entre os não judeus adeptos da fé em Cristo, existentes no contexto das comunidades cristãs. A judaização é assim compreendida porque foge à instrução/controle das autoridades e da elite intelectual cristã. O recorte espaço-temporal do (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  9
    Agostinho: a fé tem olhos próprios.Sílvia Maria Contaldo - 2019 - Trans/Form/Ação 42 (SPE):115-134.
    Resumo: Trata-se de um comentário ao texto de santo Agostinho intitulado De fide rerum quae non videntur, na verdade, um sermão motivado pelos equívocos ou mesmo os enganos daqueles que não professavam a fé cristã. Provavelmente o texto foi escrito entre 420-425, tempo propício para fortalecer a fé nas coisas invisíveis, tendo em vista o horizonte que anunciava o declínio do Império Romano. Na composição do texto, em consonância com o estilo próprio de um sermão, são oito breves partes. (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  33
    Que significa crer em Jesus Cristo hoje? Preâmbulos para uma fé sensata e responsável.Carlos Palácio - 1997 - Horizonte 1 (1):41-54.
    A nossa situação atual, em termos de fé cristã, é muito semelhante à do cego de nascença de que nos fala o evangelho (Jo 9,1-41). A experiência de vinte séculos de cristianismo não impede que Jesus mesmo nos dirija também esta pergunta: “Crês no Filho do Homem?” (Jo 9,35). A questão é saber se teríamos a simplicidade do cego para responder: “Quem é ele, Senhor, para que eu creia?” (Jo 9,36). Porque equivaleria a reconhecer que o conhecemos sem conhecê-lo. (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  56
    O Movimento Nacional Fé e Política: história, concepções, estratégias de atuação e desafios.Geraldo Agostinho Teixeira - 2019 - Horizonte 16 (51):1436.
    A necessidade de homens e mulheres de fé esclarecida e bem fundamentada na política tornou-se preponderante na contemporaneidade. Vive-se em um contexto em que muitos perderam a esperança e não acreditam mais na política. Na perspectiva cristã, a fé se traduz na prática do amor e é alimentada pela esperança. Não é possível sonhar com uma qualidade de vida melhor, em âmbito pessoal e coletivo, se não houver pessoas de fé na política, imbuídas dessa missão. O Movimento Nacional Fé (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  6
    Embates presentes nas cartas trocadas entre Jerônimo (347-420 d. C.) e Agostinho (354-430 d. C.): a expressão de projetos em defesa da educação cristã[REVIEW]Juliana Calabresei Voss Duarte & Terezinha Oliveira - 2024 - Horizonte 21 (64):206312-206312.
    Esse artigo tem por objetivo analisar um conjunto de onze [11] cartas trocadas entre Jerônimo de Estridão (347 -420 d. C.) e Agostinho de Hipona (354-430 d. C.) e reconhecer que mesmo em meio a divergências de pensamento, os dois teólogos defenderam a fé cristã e os ensinamentos de Jesus Cristo como modelo a ser seguido pelo homem. Por meio dessas epístolas é possível perceber a autoridade eclesial mantida por Jerônimo e Agostinho em defesa das concepções e projetos cristãos. (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  25
    Experiência místico-religiosa como ponto de partida da análise da práxis cristã.André Anéas - 2016 - Revista de Teologia 10 (18):61-75.
    Esta pesquisa se propõe a ser uma forma de análise da práxis cristã, tendo como ponto de partida a experiência místico-religiosa. A resposta de Friedrich Schleiermacher ao Iluminismo tem muito a nos beneficiar, principalmente se levarmos em consideração as críticas de Rudolf Otto. A compreensão do “sentimento de dependência” em Schleiermacher, que se torna em Otto “sentimento de criatura”, e a realidade da experiência de Deus que se conecta à práxis, nos fornecem um excelente ponto de partida para compreensão (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  15
    Álvaro Pais O. Min. Marsílio de pádua E o colírio da fé contra as heresias.José Antônio de C. R. De Souza - 2002 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 47 (3):407-424.
    Em sua obra principal, o bispo franciscano Álvaro Pais elenca as principais heresias contra a fé cristã. Reserva uma parte significativa a combater três “erros” de Marsílio de Pádua: as afirnações de que o papa pode ser julgado pelo imperador, que o poder do papa não é superior ao de qualquer presbitero e que, morto o papa, o poder retorna ao imperador. Estuda-se a maneira como tais afirmações são refutadas e conclui-se que Álvaro não dispunha do texto marsiliano, e (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  66
    O coração como atributo hagiográfico de São Benedito do Rosário: hipótese sobre a sua origem e seu modelo subjacente da vida cristã (The heart as hagiographic attribute of Saint Benedict of the Rosary...) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n29p109. [REVIEW]Helmut Renders - 2013 - Horizonte 11 (29):109-132.
    O coração como atributo hagiográfico de São Benedito do Rosário: hipótese sobre a sua origem e seu modelo subjacente da vida cristã The heart as hagiographic attribute of Saint Benedict of the Rosary: hypothesis on its origin and its underpinned understanding of Christian life Neste artigo, investiga-se uma variação incomum dos atributos hagiográficos clássicos de São Benedito: o São Benedito do Rosário com coração. Procura-se explicar tanto a relativa raridade de figuras com esse atributo adicional como a sua existência. (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  32
    Paradigma para a defesa da descrença: Crítica de Friedrich Nietzsche à religião cristã.Me José Moacir de Aquino, Rogério Santos Dos Prazeres & Leandro Elias Marques Vieira - 2012 - Revista de Teologia 6 (9):p - 55.
    O texto apresenta o pensamento de Friedrich Nietzsche sobre os fundamentos da religião cristã. Trata-se de uma abordagem em que se traz à tona criticas, entendidas como posicionamento filosófico do autor de O Anticristo. Considerando-se que a fé e a verdade são temáticas que estão indissociáveis na Crítica de Nietzsche à religião cristã, buscou-se denotar a importância destes assuntos atrelados à convicção religiosa no cristianismo. Isso porque, em conformidade com a perspectiva de Nietzsche, é um posicionamento que desafiou (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  29
    A paróquia: da progênie judaico-helenístico-cristã ao Concílio Vaticano II.Adilson Cristiano Habowski, Daniel Felipe Jacobi & Lucas Luiz Abreu Rocha - 2016 - Revista de Teologia 10 (18):18-33.
    A gênese histórica da paróquia e seu desenvolvimento estrutural em relação à história da Igreja é a problemática central à qual este texto está subordinado. Por esta razão, o texto parte da etimologia do termo paróquia à compreensão de suas origens e matrizes dentro da concepção do cristianismo nascente e em suas raízes bíblicas, sem a pretensão de apresentar críticas e reformulações da estrutura paroquial. O respectivo trabalho toma como alicerce os decorrentes períodos e fatos históricos da Igreja para caracterizar (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  28
    A integração entre razão E fé em agostinho.Adelmo José da Silva - 2003 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 48 (3):337-342.
    Agostinho ocupa um papel importante como ponte entre a filosofia antiga e a Idade Média. Sobre Aristóteles, mostrou conhecer as obras Categorias, Tópicos e Da interpretação, traduzidas por Mário Vitorino. Não obstante isso, Agostinho faz uso muito mais intenso da filosofia de Platão e de Plotino. Assim, este pensador cristão considerou possível conciliar preocupação cristã com reflexão filosófica a partir da tradição grega, bastando somente, neste processo, a realização de algumas correções. Deste modo, apresenta-se a forma como Agostinho incorporou (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  11
    Religião e paz: teses a partir de uma visão cristã em perspectiva evangélico-luterana.Rudolf Von Sinner - 2006 - Horizonte 4 (8):17-30.
    O presente texto, apresentado originalmente numa mesa inter-religiosa, procura, sob forma de teses, contribuir para com uma postura religiosa sincera, autocrítica e crítico-construtiva em relação à sociedade e seus agentes, na busca do bem comum. Longe de serem as únicas atrizes, e ainda que pressupondo um estado laico, as religiões não deixam de ser uma força importante para a legitimação e o exercício de uma cultura da paz. Nessa caminhada, não se deve desconsiderar o aspecto da exclusividade salvífica que, de (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  9
    Tudo que é humano ressoa no coração da fé: discernir a missão universitária à luz dos sinais dos tempos.Pedro Rubens - 2015 - Horizonte 13 (40):2115-2136.
    O Concílio Vaticano II evidenciou a importância de discernir os “sinais dos tempos” para definir a missão cristã no seio do mundo e para exercer o próprio labor teológico. Ao celebrarmos, em 2015, o cinquentenário do concílio Vaticano II e da declaração Gravissimum educationis, bem como o vigésimo quinto aniversário da Constituição Apostólica Ex corde Ecclesiae, uma tarefa importante recai sobre a teologia fundamental, a saber: como discernir e redefinir a missão das universidades católicas no seio das novas situações (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  13
    RUBENS, Pedro. O rosto plural da fé: da ambiguidade religiosa ao discernimento do crer. São Paulo: Loyola, 2008. p. 199. [REVIEW]Fabiano Victor Campos - 2011 - Horizonte 9 (20):183-188.
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  15
    Teologia dogmática e experiência espiritual cristã: Repensando a relação com H.U. von Balthasar.Maria Abrão - 2016 - Horizonte 14 (43):1039-1063.
    In proposing this reflection about the relationship between dogmatic theology and Christian spiritual experience, we want to demonstrate in this article how a great 20 th century theologian, Hans Urs von Balthasar, invites the reader to enter into the reading and understanding of the historical and theological reasons that have guided some options and postures assumed, as well as to recognize the impacts caused both in the theology and in the spiritual experience and yet, more widely, in Christianity and its (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  48
    Suppositions and contradictory syllogisms as Lullian methods of inconsistency resolution.Guilherme Wyllie - 2012 - Trans/Form/Ação 35 (s1):209-224.
    No início do século XIV, Raimundo Lúlio, contrapondo-se aos mestres em Artes por ele identificados como averroistae, desenvolveria não menos que dois métodos resolutivos de inconsistência, a fim de refutar aquelas teses filosóficas que divergem da fé cristã. Um deles serve-se de silogismos contraditórios capazes de expressar a estrutura de um argumento ad hominem, ao passo que o outro nada mais é do que uma reductio ad impossibile elaborada com base em suposições contraditórias. In the early fourteenth century, Ramond (...)
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  9
    O pluralismo eclesial: da contradição à afirmação do Evangelho.Elias Wolff - forthcoming - Horizonte:1544.
    O artigo objetiva analisar o pluralismo eclesial no mundo cristão, as tensões e os conflitos que aí existem, mas também as possibilidades de encontro no testemunho do Evangelho. Pelo método da análise qualitativa da bibliografia pertinente ao tema identifica, de um lado, fatores socioculturais e teológicos do pluralismo que são expressões de contradição na compreensão e vivência da fé cristã. De outro lado, aponta para elementos que podem favorecer a superação das divisões. Mostra que para isso se faz necessário (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  5
    Heidegger e Paulo. Contração da temporalidade e religiosidade “escatológica” na situação do hos me paulino.Bento Silva Santos - 2019 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 64 (3):e34367.
    O artigo destaca a noção de temporalidade com base na interpretação fenomenológica do texto paulino de 1 Cor 7,29-31 na segunda parte da preleção friburgense do semestre de inverno de 1920/1921 intitulada “Introdução à Fenomenologia da Religião. Heidegger volta-se para o que unicamente faz do cristianismo um evento originariamente histórico, a saber: a fé cristã. Dentre os três fenômenos temporalmente eminentes presentes na segunda parte do curso destacamos a partícula grega hōs mē de 1 Cor 7,29-31 como atuação autêntica (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  12
    O esc'ndalo da cruz. Da fenomenologia existencial. À gramática da faticidade.Luiz Hebeche - 2004 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 50 (2):284-291.
    Este artigo pretende mostrar =uma recepção da essência da fé cristã em uma nova chave da filosofia: a gramática da facticidade.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  11
    Estado e Religião Em Santo Agostinho.Matheus Jeske Vahl - 2023 - Basilíade - Revista de Filosofia 5 (9):9-25.
    Situado no norte da África durante a antiguidade tardia, o pensamento político de Santo Agostinho não está sistematizado em um conjunto teórico de obras. É fruto de sua reflexão sobre problemas concretos como a legitimidade de intervenção estatal em querelas religiosas como o conflito entre católicos e donatistas. A visão agostiniana de Estado prevê um engajamento do cristão na esfera política, não no sentido da teocracia medieval, mas tendo em vista sua purificação moral. Acredita que ele deva intervir na esfera (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  34
    Resenhas v. 3 n. 5.Paulo Agostinho Nogueira Baptista & Vinicius Mariano de Carvalho - 2004 - Horizonte 3 (5):195-200.
    TOMITA, Luiza E.; BARROS, Marcelo; VIGIL, José Maria (Org.). Pluralismo e libertação. Por uma teologia latino-americana pluralista a partir da fé cristã DAMEN, Franz et al. Pelos muitos caminhos de Deus . Desafios do pluralismo religioso à Teologia da Libertação. Paulo Agostinho Nogueira Baptista KOSCHORKE, Klaus (Hg.). Transkontinentale beziehungen in der geschichte des außereuropäischen christentums/transcontinental links in the History of non-western christianity. Vinicius Mariano de Carvalho.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  14
    Desobediência Epistêmica e (Des)Colonização do imaginário no “Mito da Capela de Ouro”.Raimundo Nonato De Pádua Câncio, Sônia Maria Da Silva Araújo & Witembergue Gomes Zaparoli - 2018 - Odeere 3 (5):59.
    A Igreja Católica, ao propagar a fé cristã e a conversão das populações indígenas e ribeirinhas da região amazônica, produziu suas ideologias na forma de escritos, as quais também estão presentes nas narrativas orais. Neste artigo, cujo aporte teórico está vinculado aos estudos Pós-coloniais e ao pensamento Decolonial, a partir da articulação das diferenças entre o real e o imaginário, salvação e pecado, deseja-se responder a seguinte questão: a que formação ideológica e formas de educar estaria ligado o “Mito (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  5
    Nietzsche vor dem Phänomen Pascal: Eine Beobachtung.Ulrich Willers - 2001 - Revista Portuguesa de Filosofia 57 (1):73 - 102.
    Having as starting point Nietzsche's controversy with Pascal, this paper intends to demonstrate to what extent, and by what means, he is involved in a constant debate with Christianity. As the previous research of the author has demonstrated, Nietzsche occupied himself all his life with the figure of Jesus, who never ceased both to fascinate and to irritate him. Pascal, on the other hand, took as central point of his reflection Jesus' salvific mediation. The confrontation of the two ways of (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  42
    Os silogismos e as suposições contraditórias de Raimundo Lúlio como métodos resolutivos de inconsistência.Guilherme Wyllie - 2012 - Trans/Form/Ação 35 (s1):209-224.
    No início do século XIV, Raimundo Lúlio, contrapondo-se aos mestres em Artes por ele identificados como averroistae , desenvolveria não menos que dois métodos resolutivos de inconsistência, a fim de refutar aquelas teses filosóficas que divergem da fé cristã. Um deles serve-se de silogismos contraditórios capazes de expressar a estrutura de um argumento ad hominem , ao passo que o outro nada mais é do que uma reductio ad impossibile elaborada com base em suposições contraditórias.
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  17
    Festas devocionais em Mazagão Velho : crenças e rituais na história de uma sociedade.Adriene dos Anjos Noronha - 2017 - Horizonte 15 (47):1076-1077.
    Este trabalho apresenta uma pesquisa sobre a religiosidade em Mazagão Velho, expressa por meio das festas devocionais que ali ocorrem, buscando compreendê-las como um elemento histórico de coesão social. Para tanto, parte-se do estudo da mentalidade formada no Brasil colônia com sua ideologia de expansão da fé cristã. É nesse contexto que toma forma o catolicismo popular. A localidade escolhida como base para este estudo apresenta especificidades que a tornam um caso único. Ela traz a memória das antigas lutas (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  22
    Desconstrução do cristianismo: imperativo ontológico à experiência de Deus na pós-modernidade.Cleusa Caldeira - 2019 - Horizonte 16 (51):1270.
    Com este texto perscruta-se a maneira como a razão secular contribuiu para pensar a experiência de Deus no contexto pós-cristão e pós-metafísico. Neste novo contexto, explicitam-se as principais contribuições do “niilismo místico” à possível experiência religiosa no marco de novas condições culturais. Fundamental será a assunção da desconstrução enquanto método do pensamento crítico. Segue-se o teólogo mexicano Carlos Mendoza Álvarez que, partindo da crítica pós-cristã aos sistemas de crença e de moral, propõe a superação dos obstáculos que impedem o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  34
    Philosophiae portus e arx philosophiae: apropriação e superação agostiniana da tradição filosófica Grego-Romana em relação à felicidade.Marcos Roberto Nunes Costa - 2014 - Trans/Form/Ação 37 (3):131-142.
    Mantendo-se na linha de São Justino, o qual, apesar de valorizar a Filosofia Grego-Romana, defende ser o Cristianismo a "verdadeira filosofia", Agostinho fundamenta ou alicerça seu conceito de felicidade na tradição filosófica que o antecedeu, a qual é concebida por ele como um philosophiae portus . Entretanto, como pensador cristão, buscando superar o eudaimonismo grego-romano, ao distinguir sabedoria e Verdade, sendo esta última identificada com Deus, faz da Fé Cristã o arx philosophiae , a que chama de "nossa Filosofia (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  21
    Pluralismo e religiões: a questão cristológica em foco (Pluralism and religions: Christology in focus).Cláudio de Oliveira Ribeiro - 2013 - Horizonte 11 (29):353-380.
    O texto apresenta uma perspectiva cristológica plural na relação interreligiosa, a partir da visão de que cada expressão religiosa tem a sua proposta salvífica e de fé que devem ser aceitas, respeitadas, valorizadas e aprimoradas a partir de um diálogo e aproximação mútuas. Tal perspectiva não anula nem diminui o valor das identidades religiosas - no caso da fé cristã, a importância de Cristo -, mas leva-as a um aprofundamento e amadurecimento, movidos pelo diálogo e pela confrontação justa, amável (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  18
    Prática pastoral e transformação social.Benedito Ferraro - 2007 - Horizonte 5 (10):19-31.
    Resumo A entrada dos cristãos e cristãs na luta política de libertação dos pobres e excluídos é a grande novidade da(s) Igreja(s) na América Latina e no Caribe. Com base em Medellín (1968), por meio de uma recepção criativa do Concílio Vaticano II, a vivência e a compreensão da fé cristã têm experimentado uma nova dinâmica. As comunidades eclesiais de base (CEBs) e a Teologia da Libertação favorecem um novo modo de se assumir o compromisso social visando à construção (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  8
    Razão e apologética no argumento da Aposta de Pascal.Felipe Fernandes - 2015 - Cadernos Espinosanos 31:144.
    O argumento da Aposta é talvez o fragmento que melhor sintetiza o sentido da apologia que Pascal pretendera realizar nos Pensamentos e a forma de que ele se utiliza da razão para guiar o incrédulo a buscar a fé cristã. A razão parece fornecer somente uma orientação prática ao homem. Impossibilitado de determinar com certeza a existência divina, Pascal pretende demonstrar por meio do cálculo de probabilidade como a aposta cristã é a mais razoável e rentável para o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  5
    Europa ou Cristandade.Massimo Cacciari - 2004 - Revista Portuguesa de Filosofia 60 (2):453 - 472.
    A interrogação filosófica que caracteriza a cultura europeia e que determina o próprio desenvolvimento técnico-científico nasce do carácter intrinsecamente problemático-paradoxal da sua "teologia", da interpretação que essa procura oferecer, desde as suas origens, do nexo entre o Deus veterotestamentário e a figura de Jesus. A inquietude da interrogação, que torna "interroganda" a própria verdade desta Revelação, faz da fé cristã qualquer coisa de dificilmente comparável com a dos outros grandes monoteísmos da "familia" de Abraão. Aparadoxalidade desta fé, que encerra (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  14
    Tempo barroco: as Visitas Pastorais dos Comissários das Ordens Terceiras no século XVIII em Minas Gerais - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2011v9n22p534. [REVIEW]Adriana Sampaio Evangelista - 2011 - Horizonte 9 (22):534-553.
    Tempo barroco: as Visitas Pastorais dos Comissários das Ordens Terceiras no século XVIII em Minas Gerais. (Baroque Time: pastoral visits of the comissioners of the third orders in Minas Gerais, Brazil, during the eighteenth century.). O presente artigo tem por objetivo analisar o aparato que marcava a entrada dos comissários das ordens terceiras em suas visitas às vilas, analisando também o modo como aconteciam essas visitas pastorais. As visitações dos comissários das Ordens Terceiras de Nossa Senhora do Carmo e de (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  12
    Estudos Sociais: thematic paths of a reformist impetus (1905-1911).Pedro Silva - 2009 - Cultura:173-214.
    Publicada entre 1905 e 1911, a revista Estudos Sociais nasceu no âmbito da acção desenvolvida pelo Centro Académico de Democracia Cristã de Coimbra e tinha como finalidades contribuir para a difusão do catolicismo social e para a implantação da democracia cristã em Portugal. Ao longo do período de sete anos em que foi editada, muitos foram os momentos em que se lançou um apelo à Igreja Católica para que ocupasse o lugar que lhe pertencia na civilização actual, reafirmando--se, (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  14
    Evangelização hoje: Cruzamento entre a Religiosidade popular e o Sincretismo do Vodu no Haiti.Jean Anel Joseph - 2014 - Revista de Teologia 8 (13):70-90.
    La présente étude cherche à montrer le croisement de deux manisfestations phénomélogiques dans le processus de l´inculturation de l´Evangile, celle de la réligiosité populaire et du sincrérisme. Primièrement, nous présentons la vision sociologique e historique de ces manifestations en appuiant sur des études cientifiques de certains théologiens e du Magistère de l´Eglise. Ensuite, nous cherchons à montrer que l´activité missionaire dans le contexte atuel ne peut pas les ignorer si elle veut véritablement être fidèle à la Tradition millénaire de l´Eglise. (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  17
    O caminho da mistagogia: uma mística para os nossos tempos (The mystagogy way: a mystic for our time) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2012v10n27p831. [REVIEW]Rosemary Fernandes Costa - 2012 - Horizonte 10 (27):831-853.
    In the early centuries of the nascent Church, we find a fountain experience lived by the Church at its beginnings: mystagogy. In this period of the Church’s history, the pedagogy which inspires the Church Fathers is mystagogy, that is, the pedagogy of Mystery. We believe that in the mystagogy experience, lived in the Church in the 3rd and 4th centuries, one finds a fruitful fountain which may be paradigmatic with regard to the contemporary religious experiences. We invite the reader to (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  37
    “Marketing de Guerra Santa”: da oferta e atendimento de demandas religiosas à conquista de fiéis-consumidores (Holy War's Marketing: supply and meeting of religious demands to the conquest of the faithful-consumers).DOI:10.5752/P.2175-5841.2012v10n25p201. [REVIEW]Eduardo Meinberg de Albuquerque Maranhão Filho - 2012 - Horizonte 10 (25):201-232.
    O artigo apresenta apontamentos sobre “marketing de guerra santa ” , o planejamento estratégico de gerenciamento de mercado religioso aplicado por algumas das igrejas cristãs da contemporaneidade. Vale-se de reflexões a partir de observação participante e de consulta a bibliografia especializada. Apontam-se algumas das formas com as quais essas igrejas se midiatizam e se inserem num contexto de espetacularização e mercadorização próprios da sociedade do tempo presente e imediato. O mercado religioso no qual se inserem as agências que praticam este (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  7
    Theology at the university: requirements of the plural paradigm.Elias Wolff - 2022 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 51:145-173.
    Resumo O cenário religioso mutável e plural do nosso tempo implica na teologia cristã, particularmente aquela produzida nas universidades, espaços catalisadores de questões mundiais, sendo a religiosa uma das mais relevantes. O objetivo deste artigo é verificar como a teologia acadêmica, especialmente aquela produzida na universidade, expressa essa característica da atualidade: a pluralidade. O método é a análise qualitativa de estudos que valorizam o plural na fé e na teologia cristã. A hipótese é que as perspectivas ecumênicas e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  24
    A Palavra de Deus na Bíblia e a Missão Evangelizadora: cinquenta anos depois da Dei Verbum.Johan Konings - 2015 - Horizonte 13 (40):2096-2114.
    Aos 50 anos da Dei Verbum retomam-se alguns textos da última década que atualizam esse documento, especialmente a exortação Verbum Domini de Bento XVI, o Documento de Aparecida, do CELAM, e a Evangelii Gaudium, do papa Francisco. Partindo da consideração da palavra dialogal como espaço para o deixar-ser do outro, sublinha-se o caráter humano-divino da palavra de Deus, criadora e humanada em Cristo. A Tradição viva da Igreja, em cujo seio se configura a Escritura cristã como regra primeira da (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  20
    Uma tradução de Romanos 1 com comentários temáticos.Aislan Fernandes Pereira - 2017 - Revista de Teologia 11 (19):16-36.
    Este trabalho apresenta uma tradução, do grego, do capítulo primeiro da carta de Paulo, aos romanos, a partir do texto crítico de Westcott e Hort, de 1885, com uma significativa divergência, em relação às versões, em inglês, King James e NIV1, em português, ACRF2, ARIB3, Católica, NVI4 e Bíblia de Estudo de Genebra, e, em alemão, Luther. As razões dessa tradução estão comentadas em diversos temas, agrupados em quatro partes: Romanos 1:1-7, Romanos 1:8-14, Romanos 1:15-23 e Romanos 1:24-32. Esse comentário (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  46.  12
    Racionalidade e Credibilidade da Religiosidade Monoteísta.Reiner Wimmer - 2006 - Revista Portuguesa de Filosofia 62 (2/4):739 - 761.
    O ponto de partida do presente artigo consiste na afirmação de que as religiões originárias do Próximo Oriente - Judaísmo, Cristianismo, e Islamismo - contêm em si mesmas inconsistências práticas e teóricas. Mais ainda, o autor afirma que estas religiões estão em contradição umas com as outras no que diz respeito a aspectos teológicos essenciais, para além de que entre elas existe um passado de guerra e de conflito. Ora estas são precisamente as razões pelas quais o autor considera que (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  19
    Teologia, Direitos Humanos e Pensamento Decolonial.Carlos Alberto Motta Cunha - 2017 - Horizonte 15 (47):697-718.
    No livro _ Se Deus fosse um ativista dos direitos humanos _, Boaventura de Sousa Santos defende a ideia de que o diálogo entre os direitos humanos e as teologias progressistas é uma boa possibilidade para o desenvolvimento de práticas interculturais e emancipadoras. Como a teologia pode contribuir para a reconstrução da humanidade dos direitos humanos? A contemporaneidade com toda a sua complexidade reclama a construção de uma teologia consciente da pluralidade cultural e religiosa capaz de abraçar dentro de seu (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  27
    Kierkegaard e Plantinga: a subjetividade e a crença em Deus.Paula Marcio Gimenes de Paula - 2011 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 56 (2).
    O objetivo do presente trabalho é apresentar a discussão da temática da subjetividade como um importante fator para a afirmação da crença religiosa, tanto na obra de Kierkegaard como na obra de Plantinga. A despeito de algumas diferenças conceituais, avaliamos que ambos os autores não se interessam por provar a existência de Deus, mas antes se concentram na experiência como um fator central. Além disso, em ambos os autores, e na tradição cristã em geral, a subjetividade é fundamental para (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  18
    O cristão desafiado pelas religiões.Luiz Eustáquio Santos Nogueira - 1997 - Horizonte 1 (2):44-55.
    No debate teológico acerca da legitimidade salvífica das religiões, as posições entre os teólogos cristãos se distinguem em torno de três linhas básicas: o exclusivismo, o inclusivismo e o pluralismo. Face a essas posições teológicas que situam a controvertida questão da identidade cristã ante o fato do pluralismo religioso, este artigo resgata uma abordagem teológico-antropológica de corte existencial que afirma o Deus de Jesus Cristo como um Absoluto relacional, conferindo ao cristianismo a autocompreensão histórica de uma identidade construída na (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  11
    Morte e ressurreição da Teologia.Raimon Panikkar - 2005 - Horizonte 4 (7):15-29.
    Esta aula inaugural, proferida por Raimon Panikkar no Institut Superior de Ciènces Religioses de Vic, em 2002, analisa o problema da irrelevância a que está condenada a teologia nos dias atuais, a marginalização do teólogo e das faculdades de teologia. O texto procura investigar as causas desta lamentável situação e se pergunta pela possibilidade de mudança deste quadro. Organizada a reflexão nestes três pontos, o escrito diagnostica um desvio da rota evangélica como uma das possíveis causas da perda de relevância (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000