Results for 'egkýklios paideía, escolaridade, educação, racionalidade'

1000+ found
Order:
  1.  28
    O conceito grego da egkýklios paideía e sua difusão no período helenístico.Miguel Spinelli - 2016 - Hybris, Revista de Filosofí­A 7 (1):31-58.
    Este artigo se ocupa com o conceito da egkýklios paideía com o qual os gregos definiam o período ou ciclo de escolaridade oferecida à criança tendo em vista a capacitação do uso do intelecto e a qualificação profissional, cívica e humana. O artigo busca explicitar o conceito a partir da opinião dos filósofos ancestrais e também da concepção que se difundiu no período helenístico. Relativo aos filósofos ancestrais, o artigo analisa uma mesma referência atribuída a Górgias, Aristipo e Bíon, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  12
    A paideia de Habermas nas entrelinhas de sua teoria crítica da racionalidade moderna.Diego Augusto Gonçalves Ferreira & Eduardo Soncini Miranda - 2024 - Filosofia E Educação 14 (3):9-30.
    Este artigo busca encontrar na teoria crítica da racionalidade moderna de Jürgen Habermas (1929-) elementos de uma paideia. O primeiro tópico lança o substrato epistemológico sobre a existência das racionalidades estratégica e comunicativa. O segundo, afirma que o desengate entre o sistema e o mundo da vida, e a colonização deste por aquele, causam as patologias modernas e colaboram para a formulação de pedagogias coordenadas pela ação estratégica. O terceiro, propõe que o reacoplamento do sistema ao mundo vivido proporciona (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  3.  5
    Mundo da vida e educação: racionalidade e normatividade.Eldon Henrique Mühl - 2016 - Filosofia E Educação 8 (2):97.
    Habermas passa a atribuir, a partir de 1990, um papel central ao mundo da vida que, como fonte da racionalidade comunicativa, é capaz de se opor ao processo de dominação sistêmica e manter a autonomia dos indivíduos. O texto explicita os argumentos que levam Habermas a considerar a espontaneidade do mundo da vida como fonte que assegura a validade cognitiva e normativa das ações dos indivíduos em interação e avalia o potencial crítico desse posicionamento na educação. A ideia orientadora (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  6
    Racionalidade Comunicativa Como Pressuposto Na Formação Continuada de Gestores de Educação Especial.Allana Ladislau Prederigo, Letícia Soares Fernandes & Mariangela Lima de Almeida - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 10:212-227.
    O trabalho tem como objetivo geral evidenciar a formação continuada de profissionais da educação a partir das contribuições dos pressupostos habermasianos no tocante à racionalidade comunicativa. Advoga-se acerca da necessidade de pensar novas formas de realizar ações formativas com os profissionais da educação, que os tomem como autores da sua própria prática e sujeitos ativos de conhecimento, por meio da pesquisa-ação colaborativo-crítica e da ação comunicativa de Habermas. Constitui-se como um recorte de um trabalho de conclusão de curso, que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  2
    Paideia e physis: os conceitos de “natureza” e “educação” nas obras platônicas.André Rodrigues Bertacchi - 2023 - Revista Ética E Filosofia Política 2 (25):195-210.
    O presente trabalho tem como objetivo examinar o sentido de physis na discussão educacional das obras platônicas, contrapondo-a com o conceito de paideia. Um primeiro momento nessa discussão ocorre no Protágoras, quando o sofista epônimo propõe que todos os homens, por sua própria natureza, partilham da virtude política, afirmando, porém, que essa virtude é ensinável. Essas duas propostas aparentemente conflitantes são conciliadas na República, em que Sócrates determina a physis e a paideia como duas condições para ser integrado à cidade (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  29
    A racionalidade mercantil na educação/evangelização jesuítica no Brasil.Celio Juvenal Costa & Sezinando Luiz Menezes - 2012 - Dialogos 16 (Supl.).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  9
    A Paideia Franciscana: Perspectivas Para Uma Educação Integral.Marco Aurélio Cardoso Feliciano - 2023 - Thaumàzein - Rivista di Filosofia 16 (31):69-77.
    A reflexão sobre a educação franciscana emerge da compreensão do humano, em todas as suas dimensões, tendo como base o modelo grego de formação marcado pelos termos Paideia e Arete. Por estes, consolida-se um olhar educacional de cunho humanista, em que imperam a busca de desenvolver virtudes e não somente oferecer uma formação puramente cognitiva e conceitual. A Paideia franciscana surge como resposta às necessidades deste tempo, visto que a tarefa da escola é formar o humano para o ser e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  13
    A paideia: cultura, cibercultura e a educação à dist'ncia.Juliana Savoy Fonari - 2018 - Filosofia E Educação 10 (1):154-165.
    Apresenta os fundamentos históricos e institucionais da Educação grega clássica e da proposta de educação originada na Paideia Cristã. Aponta aspectos da formação do Cristianismo a partir da missionarização de Paulo e de suas Cartas, destinadas às comunidades cristãs emergentes, distantes de Jerusalém, núcleo originário do Cristianismo. Destaca o papel das Cartas Paulinas na constituição das comunidades cristãs primordiais. Apresenta as atuais definições de Educação à Distância e de Cibercultura, analisando aspectos da dinâmica atual de apresentação de percursos formativos à (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  9
    A Reconstrução Racional Em Educação Como Alternativa Ao Domínio da Racionalidade Estratégica.Jovino Pizzi & Richéle Timm dos Passos da Silva - forthcoming - Dissertatio:71-93.
    As reconstruções racionais da teoria do agir comunicativo exigem um procedimento que coaduna três tipos de ações: comunicativas, instrumentais e estratégicas. A desconfiança em torno das escolhas racionais recai sobre o tipo de agir estratégico. A perspectiva cognitivista alimenta um carácter lógico de tipo meio-fim. Existe o risco de o sujeito limitar-se simplesmente ao autointeresse individual, pois as escolhas podem obedecer a determinados cálculos egocêntricos. Em uma sociedade individualista, as motivações subjetivas freiam escolhas de tipo universal. No caso da educação, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  29
    A gênese da educação grega: da areté homérica à Paideia clássica.Paulo Eduardo Vieira - 2018 - Filosofia E Educação 10 (1):166-183.
    O artigo apresenta a gênese da educação grega e do ideal de formação do homem grego, por meio da compreensão do conceito de areté homérica e do o conceito de Paideia política. De acordo com Nunes “A Paideia grega configura uma vibrante forma de entender e de organizar a sociedade e a cultura humana”.. Contextualiza dois momentos históricos: o primeiro sobre transição da educação homérico para a educação pré-socrática ou cosmológico, cujo momento representa a mudança da ateré homérica para a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  24
    “Ite, eunte omnes docete”, ou seja, “Ide, ensinai a todos os povos”: paradigma da concepção de educação para todos – atitude democrática que diferencia a Paidéia Grega da Paidéia Cristã.Valdirene Pereira Costa - 2018 - Filosofia E Educação 10 (1):37-57.
    O artigo busca delinear a posição da Paidéia Grega na história da Educação e evidenciar a diferença existente entre a Paidéia Grega e a Paidéia Cristã. Mostra-se que a educação é o esforço consciente do conhecimento; que esta não é uma propriedade individual, mas pertence à comunidade que imprime seu caráter em cada um de seus membros; que toda educação, portanto, é resultado da consciência viva que rege uma comunidade humana, quer se trate: de uma família, de uma classe, de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  11
    A perspectiva habermasiana na investigação científica: A racionalidade comunicativa na educação.Nadja Hermann Prestes - 1996 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 41 (162):291-297.
    A formulação habermasiana de racionalidade aponta a possibilidade de renovação da base justificadora da educação, pela emergência do universal na comunicação entre as diferentes experiências dos atores, nutridas pelas particularidades do mundo vivido. Isso permite à educação orientar-se por uma racionalidade que assegure a pluralidade e as diferenças, bem como formar a identidade de sujeitos racionais capazes de assumir compromissos éticos.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  14
    As Tecnologias da Informação e Comunicação em educação e a racionalidade hermenêutica // Information and Communication Technologies in education and the hermeneutic rationality.Tânia Rodrigues Palhano & Jório Mágno Oliveira de Souza - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:020026.
    O presente artigo procura refletir como elementos das tecnologias da informação e comunicação na educação se localizam na epistemologia hermenêutica. Essa realidade acaba gerando um enorme desafio à educação no sentido de encontrar “razões” que justifiquem, não só metodologias, mas o seu sentido de ser no mundo conectado. Partindo da “compreensão” como modo de ser do indivíduo humano e, consequentemente, lócus apropriado para a reflexão e o fazer pedagógico pretende-se apresentar uma abordagem viável da TIC no processo educativo a partir (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  7
    Paideia e Bildung.Vinícius Azevedo & Lucas André Teixeira - 2024 - Filosofia E Educação 14 (3):31-47.
    O presente trabalho tem como objetivo apresentar dois distintos projetos formativos: a paideia grega e a Bildung do esclarecimento alemão representada por Kant e Hegel, bem como o desenvolvimento desta última em Halbbildung no século XX. Para compreender os sentidos e contornos históricos em que essas formulações estavam postas, tornou-se necessário inseri-las no contexto mais geral das formações sociais em que elas estavam inseridas, revelando suas contradições.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  15.  19
    A influência da concepção de educação grega na constituição histórica da paideia cristã.Charles Lamartine de Sousa Freitas - 2018 - Filosofia E Educação 10 (2):287-309.
    Neste artigo, pretendemos abordar os elementos educacionais da Grécia antiga, fundamentais tanto para a formação e o desenvolvimento da cultura ocidental como para a constituição da paideia cristã da antiguidade. Destacamos como a idealização do épos deu lugar à formação do cidadão a partir do ideal de uma areté política que, no período helenístico, tendo seu apogeu na pólis grega, vai ser alternado por outros valores mais ligados à individualidade. Nesse sentido, consideramos que a paideia grega, em seus diferentes momentos, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  19
    Racionalidade empresarial, gestão escolar e avaliação na proposta de Ensino Médio Integral em Pernambuco (2008-2018).Andréia Ferreira da Silva & Nadia Pedrotti Drabach - 2023 - Educação E Filosofia 37 (79):115-144.
    Resumo: O artigo integra pesquisa nacional coordenada por (ADRIÃO, 2018), que realizou um mapeamento das formas de privatização da educação básica pública no país. O presente trabalho tem por objetivo analisar os princípios gerencialistas (LIMA, 2011) identificados no Programa de Ensino Médio Integral implantado em Pernambuco. O Programa é analisado entre 2008 a 2018 a partir de estudos de documentos oficiais do estado com foco nas orientações para a gestão educacional e escolar relacionadas à avaliação da educação e de seus (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  13
    A paideia: a arte de Educar para a Vida toda diante dos desafios de uma Pedagogia da Inf'ncia.Juliana Cristina Costa - 2018 - Filosofia E Educação 10 (1):121-135.
    Estuda as origens do pensamento filosófico ocidental sobre Educação, a partir da sociedade grega antiga, de base escravocrata. Destaca as diferentes etapas de formação da concepção grega de Educação ou Paideia e discute seus significados e desdobramentos. Aponta a Paideia como um ideal de educação plena, educar para a vida, como processo de formação humana. Estuda topicamente as etapas da organização da educação e da escola no Brasil. Analisa as políticas sociais e educacionais e explicita as características autoritárias e excludentes (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  27
    A Paideia grega: aproximações teóricas sobre o ideal de formação do homem grego.Rosane Wandscheer Bortolini & César Nunes - 2018 - Filosofia E Educação 10 (1):21-36.
    A compreensão originária da paidéia grega sempre acompanha a formação de educadores e de pesquisadores em Educação. Trata-se de um tema que nos remete às origens da Educação e da compreensão do discurso filosófico e político sobre a Educação e suas dimensões. Apresenta-se a paidéia como princípio fundante voltado para o entendimento da formação social, política e cultural do povo grego a partir da problemática em torno da constituição histórica e filosófica dessa matriz Educacional. O objetivo foi abordar sobre os (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19. Educação sexual: atitudes, conhecimentos, conforto e disponibilidade para ensinar de professores portugueses.Maria J. Alvarez & Alexandra Marques Pinto - 2012 - Aletheia: Revista Interdisciplinar de Psicologia E Promoção da Saúde 38.
    Após a obrigatoriedade da educação sexual (ES) nas escolas portuguesas em 2009, pretendemos conhecer que perspectiva têm os professores ( N = 307) sobre a ES. Através de um questionário on-line , analisado através de estatística descritiva e de análise factorial e inferencial, avaliámos as atitudes gerais sobre a ES, o conhecimento, o conforto e a disponibilidade para a ensinar, a importância atribuída a diversos tópicos de ES e o nível de escolaridade em que devem ser introduzidos. Os professores revelaram (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  13
    Violência escolar e racionalidade comunicativa.Adrielly Benigno de Moura, Francisco Ribeiro dos Santos Júnior & Edna Gusmão de Góes Brennand - 2022 - Logeion Filosofia da Informação 9:292-307.
    Compreender a violência na sociedade contemporânea requer o mapeamento dos fatores geradores de atos violentos bem como sua prevenção por meio de políticas públicas e de processos educacionais. Este artigo traz algumas reflexões sobre a racionalidade comunicativa e a violência escolar no contexto da crescente exclusão social e a crise de horizontes utópicos para a construção da educação e da formação de sujeitos de direitos. A abordagem metodológica está ancorada na perspectiva da análise de conteúdo de Laurence Bardin (2016), (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  14
    Educação como superação da barbárie.Jarbas Couto E. Lima - 2022 - Educação E Filosofia 36 (77):1075-1105.
    O presente trabalho adota como ponto de partida a crítica do Esclarecimento (Aufklärung) realizada por Adorno e Horkheimer e investiga a hipótese desenvolvida pelo primeiro de uma concepção de educação como superação da barbárie. O artigo discute a fundamentação de noção adorniana de barbárie na teoria freudiana da cultura. Em particular, a hipótese de que a civilização origina e fortalece progressivamente o que é anticivilizatório, procurando distinguir a relação dialética entre determinados processos de socialização e certas formas de objetificação do (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  4
    Educação para a democracia.Etel Matielo & Elizabeth Artmann - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 10:296-313.
    Denominamos agir comunicativo-pedagógico a relação entre comunicação e educação, fundamentada em dois importantes postulados epistêmicos, a teoria do agir comunicativo por Jürgen Habermas, e as bases pedagógicas de Paulo Freire (com o olhar da educação popular em saúde). Este ensaio tem como objetivo refletir como o agir comunicativo-pedagógico pode contribuir para a reflexão sobre processos de formação na área da saúde, pautada nas categorias convergentes destes dois autores como: comunicação/diálogo, interdisciplinaridade, democracia, trabalho e emancipação. O agir pedagógico fundamenta-se nas aprendizagens (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  7
    Autonomia, racionalidade e liberdade: o feminismo liberal está falido?Rafaela Weber Mallmann - 2023 - Educação E Filosofia 37 (79):315-344.
    Resumo: A falência do feminismo liberal é apontada como uma realidade por filósofas feministas como Nancy Fraser. A partir disso, a presente pesquisa tem como objetivo esclarecer ideias centrais do feminismo liberal, as principais críticas direcionadas à teoria e a sua utilidade a um projeto feminista emancipador das mulheres, com base, principalmente, nos escritos de Martha Nussbaum. Autonomia, racionalidade e liberdade são as principais reivindicações do feminismo liberal, e por isso, busca-se demonstrar a interlocução entre essas questões e a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  23
    Educação E persuasão na república de platão.Guilherme Domingues da Motta & Alexandre Schimel - 2014 - Synesis 6 (1):128-141.
    Ao longo da descrição da paideía pela mousik é e gymnastik é proposta por Sócrates na República , mais de uma vez foi considerado que ela concorre para a persuasão dos homens sobre certas crenças que eles deveriam ter. Porém, mais do que as referências explícitas às relações entre poesia e persuasão, o que se deve de ter em vista é que a poesia dirigida aos que são educados na cidade é moldada pelo conhecimento que Sócrates demonstra ter dos elementos (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  20
    Eros, paideia e Filosofia: Sócrates entre Diotima e Alcibíades.Franco Ferrari - 2012 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 9:65-71.
    O propósito deste ensaio é o de investigar as razões pelas quais a educação de Alcibíades por Sócrates não é tão exitosa quanto a educação de Sócrates por Diotima. Em outras palavras: qual é o motivo da derrota de Sócrates enquanto educador? Segundo a minha interpretação, enquanto Sócrates aprende de Diotima a scala amoris com a separação ontológica entre entidades materiais e imateriais, isto é, ideais, Alcibíades não recebe esta mesma teoria de Sócrates. A falta deste conhecimento (isto é, dos (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  5
    Educação e emancipação na teoria crítica da sociedade de Theodor W. Adorno.Cleidson de Jesus Rocha - 2019 - Griot : Revista de Filosofia 19 (2):194-217.
    Este artigo apresenta a contribuição de Theodor W. Adorno para a configuração de uma educação capaz de enfrentar os irracionalismos contemporâneos, por meio de uma retomada da definição da dialética como crítica do pensamento filosófico. Este tem, modernamente, se limitado a enlevar a racionalidade à máxima potência, sem se debruçar sobre os efeitos de suas promessas não cumpridas. A obra de Adorno é reconhecida por uma propugnação segundo a qual cabe à filosofia a tarefa da reflexão crítica e do (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  15
    Educação e emancipação na produção do conhecimento para além do pensamento abissal // Education and emancipation in the production of knowledge beyond abystal thought.Susane da Costa Waschinewski, Alex Sander da Silva & Monalisa Pivetta da Silva - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:020031.
    O presente ensaio tem como objetivo fazer uma reflexão acerca da educação e os desafios da ciência e da produção de conhecimento na busca de emancipação. Como trama de fundo, trazemos uma breve discussão sobre a produção de conhecimento na atualidade para além daquilo que Santos chama de “pensamento abissal”. Assim, num primeiro momento, pretende-se pensar a condição da educação na atualidade, isto é, discutir seus rumos em tempos de regressões políticas e econômicas. Em seguida, objetiva-se indicar a necessidade de (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28. A Paidéia Jesuítica Entre os Itatínes no Século XVII.Neimar Machado de Sousa, Amarilio Ferreira Jr & Antonio Brand - 2010 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 12 (1).
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  6
    Educação ambiental pós-metafísica.Vilmar Alves Pereira - 2023 - Cuestiones de Filosofía 9 (32):55-77.
    Este estudio tiene como objetivo discutir la crisis de la metafísica asociada a la crisis de la Educación Ambiental. Es un acercamiento por el horizonte de la Hermenéutica Filosófica donde, en un primer momento, parte de la identificación y problematización del concepto de racionalidad que orienta la metafísica tradicional, en un segundo, discute la crisis de la metafísica desde Habermas, y, posteriormente, la desde las condiciones del Pensamiento Post-Metafísico y leyendo la concepción de Racionalidad Ambiental de Leff, se sugiere una (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  5
    Educação, Conhecimento e Finitude.Cezar Luís Seibt - 2012 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 18:109-123.
    A complexidade da realidade humana não permite que a razão instrumental esgote explicativamente os elementos que compõe a realidade educacional. Surge a necessidade de uma atitude aberta e atenta para compreender aquilo que se recusa e esconde na cotidianidade. A fenomenologia hermenêutica é consciência dos limites da racionalidade, postura vigilante, um desafio para a responsabilidade e criatividade na atividade pedagógica.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  8
    Educação e cultura.Jefferson da Silva & Marcius Tadeu Maciel Nahur - 2020 - Filosofia E Educação 12 (2).
    Este texto pretende discutir os constantes desafios enfrentados pela educação e cultura, em tempos passados e presentes, colocando em pauta a inquietação de retomar a discussão sobre educação e cultura, dentro de uma linha de racionalidade teórica e prática, ladeando dois intelectuais situados em contextos históricos bastante distintos, Tomás de Aquino e Paulo Freire. Busca-se encontrar aspectos essenciais concebidos por ambos, enquanto intelectuais dedicados a um processo de abertura e emancipação de pessoas e instituições, que não deixam de chamar (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  19
    Política, Educação e a Realidade Educacional e Escolar.Gustavo Bolliger Simões & César Nunes - 2011 - Filosofia E Educação 3 (2):p - 1.
    Apresentamos o segundo volume da produção de textos e artigos derivados do I Simpósio Nacional sobre Política, Ética e Educação, ocorrido em junho de 2008 na Universidade Estadual de Campinas. A proposição e realização deste evento fora efetivada pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia e Educação PAIDEIA, mais precisamente sob a responsabilidade de uma de suas linhas de pesquisas, denominada Política, Ética e Educação. O volume I foi publicado no primeiro semestre desse ano e esse segundo volume versou (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33. Confianza y racionalidad.Fernando Aguiar - 1994 - Educação E Filosofia 8:239-245.
    En este artículo se presenta un análisis de la confianza como un proceso de elección racional, poniéndese en cuestión la capacidad de la teoría de la elección racional estándar para dar cuenta del fenómeno. Por eso se prefiere abordar la confianza desde la perspectiva de la racionalidad limitada.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34. A má educação como a principal causa da ruptura social.Carlos Carvalhar - 2020 - Revista Enunciação 5 (1):102-117.
    Resumo: Este artigo visa explorar a questão da educação em Platão a partir da contextualização histórica, pensando o modelo de Atenas, Lesbos e Esparta, e da perspectiva por onde uma má paideía, a baixa qualidade na formação de cidadãos, se torna a principal causa geradora da ruptura social. Foi feita, então, uma reflexão sobre as possibilidades de educação que atenienses de classes sociais distintas teriam e sobre a proposta platônica fundamentada na combinação entre a ginástica e a música, para que (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  35.  18
    A potencialidade na filosofia da educação antiga e medieval.Lais Boveto & Terezinha Oliveira - 2021 - Educação E Filosofia 35 (74):779-811.
    A potencialidade na filosofia da educação antiga e medieval 1 Resumo: O texto aborda a potencialidade, na filosofia da educação antiga e medieval, como a capacidade de aperfeiçoamento da razão. A noção de paideia conduz essa reflexão, uma vez que perpassa o pensamento educacional desde a antiguidade clássica até a baixa Idade Média. Essa continuidade explicita a tradição da formação integral do homem que considerava os aspectos morais e políticos como uma totalidade indissociável. O encaminhamento teórico segue a concepção de (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  11
    Centralidade e Seletividade da Matemática: Da Paideia Platônica À Contemporaneidade.Milena Fontana & Vicente Zatti - 2023 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 11.
    Nesse trabalho apresentamos os resultados obtidos na pesquisa “A centralidade da Matemática no currículo: um estudo sobre as origens a partir da paideia platônica”. Partimos do estudo bibliográfico da paideia platônica, com o objetivo de demonstrar que a Matemática é central no sistema educacional platônico na medida em que possui a função de instrumentalizar o pensamento e formar homens aptos a guiarem-se pela razão em todos os aspectos da vida. Caberia à Matemática, dada sua dificuldade, o papelde selecionar os homens (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37. Subjetividade, alteridade e educação: aproximações entre Adorno e Levinas // Subjectivity, otherness and education: approaches between Adorno and Levinas.Alex Sander da Silva - 2014 - Conjectura: Filosofia E Educação 19 (1):123-138.
    800x600 Proponho neste trabalho fazer algumas anotações sobre as questões relacionadas à subjetividade, a alteridade e a educação contemporânea, sobretudo, considerar que os desajustes de uma persistente razão instrumental, que interferem no âmbito educacional. A necessidade de uma reflexão crítica para tais temas tornou-se a marca central de nosso tempo. Desse modo, cabem-nos algumas questões importantes: Como situar a educação no horizonte dos nossos problemas contemporâneos? Como pensá-la nesse tempo em que floresce cada vez mais aspectos de barbárie civilizatória do (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  3
    Uma filosofia da educação em ciências no horizonte da hermenêutica filosófica.Ana Paula Carvalho do Carmo, Robson Simplicio de Sousa & Maria do Carmo Galiazzi - forthcoming - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias.
    Entre los diversos temas que permean la Educación en Ciencias (EC), se enfatizan los modos de enseñanza y aprendizaje con foco en los aspectos conceptuales y cognitivos. Este ensayo tiene como objetivo presentar una Filosofía de la Educación en Ciencias (FEC) basada en la Hermenéutica Filosófica (HF) de Hans-Georg Gadamer con el fin de promover un camino ontológico para la EC que pueda sortear el énfasis mencionado. La FEC está constituida por la intersección de tres campos académicos: Filosofía, Filosofía de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39. Autonomia e educação: reflexões e tensões para a formação humana // Autonomy and education: reflections and tensions in ways for human training.Rafael Bianchi Silva - 2015 - Conjectura: Filosofia E Educação 20 (1):38-50.
    800x600 O objetivo deste trabalho é debater a questão da autonomia e sua relação com a formação humana a partir de dois momentos: primeiro, com o conceito de homem proposto pelas filosofias grega e iluminista e, segundo, os valores difundidos na sociedade contemporânea. Observa-se que mesmo em diferentes momentos históricos, há forte presença do ideal de autonomia e liberdade presente nos projetos educativos. Assim, ao discorrer sobre nosso momento atual e o modo de vida nele difundido, o trabalho analisa os (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  24
    As contribuições dos sofistas para O fenômeno da educação numa perspectiva contemporânea.David Velanes de Araújo - 2013 - Cadernos Do Pet Filosofia 4 (7):53-64.
    Os sofistas trouxeram grandes contribuições para a educação, tal como, os próprios fundamentos da pedagogia moderna. A sofística constituiu um fenômeno com um alto significado na história da educação, pois foi com os sofistas que a paidéia ganhou um sentido e um significado mais profundo, isto é, a educação passou a ser tratada de forma mais consciente e racional. Dessa maneira, este artigo busca uma interpretação positiva do movimento sofístico, diferente daquela deixada pela tradição socrático-platônica.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  14
    Diálogos entre neoliberalismo, política e educação: docência em pauta na América Latina.Viviane Klaus & João Abel Pasini Leandro - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:240-257.
    Neste artigo, compreende-se o neoliberalismo como um fenômeno complexo, em constante transformação, dotado de racionalidade. Defendese a Educação como um dos elementos centrais para aplicação e atuação de tecnologias políticas constituintes da racionalidade neoliberal. O artigo resulta da articulação dos achados de duas pesquisas, no sentido de compor uma trama analítica de discursos sobre docência, divulgadas veiculados na contemporaneidade. Trata-se de uma análise macro – campanhas e projetos com foco na docência divulgadas pela Rede Latino-Americana pela Educação – (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  20
    As Ciências Humanas em tempos de mercantilização da educação.Paulo Sérgio Gomes Soares - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:34-54.
    Com o rápido desenvolvimento da técnica e da tecnologia, o campo educacional tem se mostrado estratégico para transformar a racionalidade humana em racionalidade tecnológica, alterando a consecução dos fins da própria Educação. O objetivo do artigo é analisar as contradições entre o processo de reprodução da vida material nas sociedades capitalistas e a perda de liberdade dos indivíduos inseridos e ajustados aos seus critérios e, da mesma forma, o ajustamento dos estudantes às demandas socialmente úteis ao sistema em (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  43.  9
    Entrevista sobre pedagogia queer E educação inclusiva.Aldo Ocampo González - 2018 - Odeere 3 (6):19.
    A compreensão epistemológica da Educação Inclusiva expressa um funcionamento diaspórico, isto é, as formas de construção do seu conhecimento, operam através de uma dispersão do conhecimento, distribuída por uma multiplicidade de geografias epistêmicas, entre elas, Feminismo, Teoria Queer, Estudos Postcolonial, entre outros. Neste caso, as contribuições do Feminismo e dos Estudos Queer, tornam-se instâncias chave do conhecimento para promover a proposta de uma nova racionalidade - cada vez mais ampla em suas propostas e sistemas de raciocínio - para justificar (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  15
    A perspectiva da alteridade na educação.Adilson Cristiano Habowski, Elaine Conte & Natália de Borba Pugens - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (1):179-197.
    O estudo reflete sobre o conjunto de categorias que coloca a alteridade como princípio articulador e compreensivo do saber das diferenças em Emannuel Lévinas. Uma ética da alteridade é um desafio para uma sociedade que uniformiza os processos de ensino e desvaloriza o ser em uma relação de supremacia do eu frente ao alter. A esfera educacional é propícia ao desenvolvimento de uma ética da alteridade, pois tem por princípio o diálogo e o respeito ao outro, enquanto compromisso de abertura (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  10
    Sobre a ética foucaultiana do cuidado, o sujeito e a educação.Pedro Angelo Pagni & Divino José da Silva - 2022 - Educação E Filosofia 36 (78):1631-1657.
    Resumo: Este artigo aborda a relevância da ocupação de si no processo de formação ética do sujeito e discute as possibilidades de seu uso para a educação. Recobra-se, para tanto, a genealogia da história da noção de cuidado, da parresia e da ética da amizade, retratadas no curso Hermenêutica do Sujeito ministrado por Michel Foucault. Objetiva-se problematizar, com isso, os aspectos moralizantes da pedagogia moderna e evidenciar uma dimensão ética da amizade e estética da existência, as quais foram abandonadas na (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46. A formação do ethos contempor'neo: desafios à educação // The formation of contemporary ethos: challenges to education.Roque Strieder & Tedesco - 2014 - Conjectura: Filosofia E Educação 19 (3):96-116.
    Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4 O estudo tem caráter qualitativo e busca em referenciais teóricos . C ontempla uma reflexão aberta a respeito do alvorecer da razão na modernidade, que lança o ser humano ao centro do universo . Ao fazê-lo, fragmenta a formação do ethos, vórtice que alcança a contemporaneidade. Na sequência traz suportes teóricos, com base, principalmente nas concepções de Agamben, Bauman,Vaz, entre outros, acerca da ainda possibilidade formativas de construção da comunidade humana. (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47. O lugar dos gregos na história da educação.Werner Jaeger - forthcoming - Paideia.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  48.  9
    Tristes trópicos: a cultura empresarial aplicada à educação pública.Selma Venco - 2023 - Educação E Filosofia 37 (79):39-68.
    Resumo: O presente artigo analisa a política de ensino integral no estado de Pernambuco, implementada por atores privados desde 2008, com enfoque privilegiado sobre as formas de contratação de docentes e sua incidência no território. A hipótese aqui considerada faz analogia ao pensamento de Lévi-Strauss, por ocasião de sua passagem pelo Brasil em 1930, quando remarcou o arrasamento da população indígena pela cultura do homem branco e seus interesses econômicos sustentados pelo discurso da modernidade. Problematiza-se, assim, em que medida o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  2
    Emancipação intelectual e democracia: para uma filosofia crítica da educação a partir de Jacques Rancière e Paulo Freire.Fernando Gimbo - 2017 - Griot : Revista de Filosofia 16 (2):270-284.
    Trata-se de propor, através da leitura conjunta de Jacques Rancière e Paulo Freire, uma filosofia da educação capaz de nos orientar em uma crítica da atual sociedade neoliberal. Tendo tal objetivo em vista, primeiramente exponho como a igualdade pode aparecer enquanto princípio a orientar nossas práticas educacionais. Com a afirmação da potência própria à inteligência é toda uma compreensão antropológica do homem que se desenha, compreensão essa que afirma o ser humano enquanto um ente que tem no aprendizado uma forma (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  7
    Razão crítica e emancipação no contexto da Educação do Campo: contribuições filosóficas.Maurício Fernandes - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:258-273.
    O conceito de emancipação é central à práxis formativa da Licenciatura em Educação do Campo e expresso em seus documentos fundacionais, ainda no marco das exigências dos movimentos sociais. A Educação possui potenciais emancipatórios que apresentam dificuldades nas sociedades contemporâneas devido a uma reificação gradativa da própria Educação, porém, aqui defendemos que, no âmbito da Educação do Campo, esses potenciais permanecem não reificados e latentes, dadas a condição de irrupção de uma subjetividade campesina e a relação intrínseca entre uma razão (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000