Results for 'autonomia da arte'

994 found
Order:
  1. A autonomia da arte na estética de Benedetto Croce.Romano Galeffi - 1966 - Coimbra,: Atlântida Editora.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  20
    Sobre o problema da autonomia da arte e suas implicações hermenêuticas e ontológicas.Sandra Abdo - 2005 - Kriterion: Journal of Philosophy 46 (112):357-366.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  16
    Sobre o problema da autonomia da arte e suas implicações hermenêuticas e ontológicas.Sandra Abdo - 2005 - Kriterion: Journal of Philosophy 46 (112):357-366.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. O compromisso ético E político.Ea Construção Do Educador & da Escola da Autonomia - 1999 - Quaestio: Revista de Estudos de Educaç̧ão 1 (2):9.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  9
    As finalidades da arte: a autonomia e a liberdade na estética hegeliana.Cilene Nascimento Canda - 2010 - Griot : Revista de Filosofia 2 (2):40-51.
    O objeto de estudo do presente texto assenta-se na discussão sobre as finalidades da arte referentes à liberdade e à autonomia humana, tendo como aporte teórico a estética hegeliana. O estudo pretende, ainda que de modo conciso, ser um caminho reflexivo de suporte para a compreensão da estética, enquanto área de conhecimento humano. A metodologia adotada refere-se ao estudo de cunho teórico sobre a arte enquanto expressão, forma de produção de conhecimento sensível e de criação humana. Visa-se (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  13
    A estética em Karl Philipp Moritz: entre a psicologia e a autonomia da obra de arte.Pedro Augusto Franceschini - 2023 - Discurso 53 (2):84-98.
    Conhecido por textos que promoveram uma concepção autônoma de obra de arte, Karl Philipp Moritz foi também um destacado representante da tradição da psicologia – posições que pareceriam contraditórias a princípio, quando assumimos o desenvolvimento da estética na segunda metade do século XVIII. Seu ensaio Sobre a imitação formadora do belo possibilita, todavia, uma compreensão mais matizada da passagem entre essas perspectivas. Partindo de uma análise psicológica “profunda”, por assim dizer, da produtividade artística, Moritz aponta para uma força plástica (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  23
    La autonomía del arte en Benjamin y Heidegger: a propósito de la interpretación de Burkhardt Lindner.Ricardo Ibarlucía - 2014 - Revista Latinoamericana de Filosofia 40 (2):219-239.
    Este trabajo discute la aproximación que Burkhardt Lindner establece entre las concepciones del arte de Walter Benjamin y Martin Heidegger. Reexaminando las tesis de "Das Kunstwerk im Zeitalter seiner technischen Reproduzierbarkeit" y "Der Ursprung des Kunstwerkes", contrapone los argumentos por medio de los cuales en estos textos se rechaza la autonomía del arte, mostrando las distintas constelaciones teóricas que componen en ellos los conceptos de estética y arte, tékhne y phýsis, Erfahrung y Erlebnis. Finalmente, amplía su análisis (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  8. Commentarij Collegij Conimbricensis Societatis Iesu, in Libros de Generatione Et Corruptione Aristotelis Stagiritae Hac Secunda Editione Graeci Contextus Latino È Regione Respondentis Accessione Auctiores.Colégio das Artes, Manuel de Goes, Franciscus Vatablus, Joannes Albinus & Aristotle - 1599 - In Officina Typographica Ioannis Albini.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. Commentarii Collegii Conimbricensis Societatis Iesu, in Libros de Generatione Et Corruptione Aristotelis Stagiritae.Colégio das Artes, Jesuits, Aristotle & Haeredes Lazari Zetzneri - 1633 - Sumptibus Haeredum Lazari Zetzneri.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  6
    Commentarii Collegii Conimbricensis Societatis Jesu, in tres libros De anima Aristotelis Stagiritae: Hac quarta editione, Graeci contextus Latino è regione respondentis accessione auctiores & emendatiores, ob studiosorum philosophiae usum, in Germania editi. Cum indice rerum praecipuarum.Colégio das Artes, Aristotle & Haeredes Lazari Zetzneri - 1609 - Sumptibus Hæedum Lazari Zetzneri.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  17
    Da morte da arte em Hegel a sua existência autônoma.Custódio Luís S. De Almeida - 1997 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 42 (4):869-889.
    Este artigo é um diálogo com Hegel e Gadamer, partindo da pergunta: "O que é arte?''. Hegel é um divisor de águas; pode-se dizer que a arte antes de Hegel é uma coisa e depois de Hegel outra. Com Hegel diremos que a arte "morreu" ou foi supra assumida pelo espírito absoluto; se isso não significa morte, é, pelo menos, perda de identidade - de autonomia. Com Gadamer diremos que a arte é arte, sem (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12. Leo Tolstoy’s tragic death and his impacts on Max Weber and György Lukács: On autonomy of arts and science/ O tema da morte trágica de Liev Tolstói e set impacto em Max Weber e György Lukács: Sobre a autonomia nas ciências e na arte.Luis F. Roselino - 2014 - Revista História E Cultura 3 (1):150-171.
    The tragic death in Tolstoy's writings has helped both Max Weber and György Lukács in characterizing the modern pathos as a tragic contemplation of the emptiness of life. Through Tolstoy's readings, Weber and Lukács found an interesting source of denying arts and modern sciences autonomy, considering, from the aesthetics sphere, the meaningless of this new immanent reality. Both has assumed Tolstoy main theme from the same perspective, contrasting ancient and modern worldviews. Max Weber presented this theme in his disenchantment of (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  10
    Pensando a arte após o fim da Arte: a autoria como processo.Pedro Dolabela - 2018 - Doispontos 15 (2).
    Proposição do cruzamento entre a filosofia e a sociologia em suas abordagens-padrão do fenômeno artístico: a mediação da apreciação da obra acabada com a descrição do seu processo de produção, em seu condicionamento material e institucional. Sob o referencial teórico e metodológico dos estudos da complexidade, investigam-se as implicações daquele cruzamento sobre conceitos clássicos da tradição estética, como os de “obra”, “autoria”, “autonomia” e “inovação”. A contrapelo da estética romântica, discute-se o resgate de elementos da filosofia da arte (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  22
    Adorno e Beckett: aporias da autonomia do drama.Luciano Gatti - 2014 - Kriterion: Journal of Philosophy 55 (130):577-596.
    O artigo procura situar a interpretação proposta por Theodor W. Adorno para a peça "Fim de partida", de Samuel Beckett, no contexto de sua concepção de autonomia da arte. Segundo a hipótese do trabalho, o conceito de autonomia subjaz ao diagnóstico histórico de Adorno a respeito do gênero dramático, o qual justifica sua leitura da peça como uma paródia do drama. O artigo busca mostrar os acertos dessa leitura perante a recepção inicial da peça, e também seus (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15. Pedagogia Radical Inclusiva Nas Provocações da Educação Estética Em Museus de Ciência.Katia Franklin Da Silva - 2024 - Conjectura: Filosofia E Educação 28:023036-023036.
    Apresentamos como tema, a Pedagogia Radical Inclusiva nas provocações da Educação Estética em Museus de Ciência. Objetivamos discutir, como o museu de ciências pode ser também espaço, de suscitar níveis mais elevados de consciência provocados pela educação estética. Museus de arte são indiscutivelmente lugares de educação estética e os museus de ciências geralmente são relacionados a espaços de conhecimento, com foco no inteligível e não no sensível. O aporte teórico de sustentação contou com Franklin (2019), Gascón (2014,2018), Kant (2003, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16. Sociologia da arte: ensaios.Ovídio da Cunha - 1983 - [Rio de Janeiro]: Academia de Letras do Estado do Rio de Janeiro. Edited by Ovídio da Cunha.
    Considerações acerca da emenda da sociologia das religiões -- Conceito da sociologia da arte.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  3
    Arte e Ética na Teoria Humanista da Pintura | Art and Ethics in the Humanist Theory of Painting.Carole Talon-Hugon - 2021 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 3 (2):151-166.
    Não há dúvida de que uma intenção moral presidiu ou, no mínimo, acompanhou grande parte da arte do passado. Esquecemos suficientemente de falar da arte, em geral, como um domínio em que as considerações éticas não têm lugar e em relação a qual seria inconveniente falar em moral, isso porque belo e bom são valores não apenas distintos, mas independentes, e dentre esses importa conservar-lhes essa independência. Uma visão sensata do estado histórico da questão supõe, no entanto, que (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18. Wittgenstein e a imanência da Arte na Ética.José Fernando da Silva - 2015 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 3 (1):49-67.
    Esse artigo mostra o significado da unicidade da ética e da estética no Tractatus Logico-Philosophicus. Primeiro, ele apresenta os principais aspectos ética tractatiana: que ela não hierarquiza fatos, que ela é eudemonista, e que ela não propõe qualquer finalidade externa às ações do sujeito ético. Segundo, ele mostra que a obra de arte é a expressão da vida de um ponto de vista ético, ou seja, ela é a expressão do significado da vida de um ponto de vista da (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  20
    Arte e Verdade: da imitação à apresentação da verdade em Platão e Hegel/Art and Truth: from mimesis to presentation of truth in Plato and Hegel.Almir Ferreira da Silva Jr - 2012 - Pensando: Revista de Filosofia 3 (6):16-26.
    A comunicação tem como propósito uma análise comparativa sobre o problema filosófico da arte como expressão de verdade, tendo em vista o idealismo platônico e o idealismo estético moderno de G.W.Hegel. Parte-se da hipótese que a presente análise sustenta uma relação paradoxal entre ambas propostas idealistas, na medida em que se em Platão é afirmada a tese da arte como distanciamento da verdade, considerando o seu caráter essencialmente mimético, em Hegel, a arte ao constituir-se como momento de (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  5
    Hermenêutica em Montaigne e Gadamer: Da Arte da Conversação (III, 8) e a Linguagem como Médium da Experiência.Gilmar Henrique da Conceição - 2017 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 1 (1):205-217.
    Este trabalho busca argumentar que a hermenêutica pode ser compreendida como a busca pela interpretação do sentido em Montaigne e em Gadamer. Para Montaigne o acontecimento faz o conhecimento, e não o conhecimento faz o acontecimento. Em Gadamer somente temos a ‘explicação’ e a ‘descrição’. Ambos, porém, constatam que outras possibilidades de inquisição ficaram ocultas pela abstração e pelo logos. Neste sentido, a hermenêutica escava estas camadas esquecidas, soterradas ou desprezadas. Em suma, investigamos como se dá esta busca pelo sentido (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  15
    Os modos de conhecimento da ciência e da arte em Schopenhauer e Freud.Eduardo Ribeiro Da Fonseca - 2017 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 8 (2):55.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  21
    A Relação entre Arte e Sociedade à Luz do Conceito de Autonomia Estética de Adorno.Sinésio Ferraz Bueno & Karina Constancio Sanitá - 2016 - Trans/Form/Ação 39 (s1):155-172.
    RESUMO: Sob a ótica do conceito adorniano de autonomia estética, analisamos aqui de qual forma se dá a relação entre sociedade e arte, passando por discussões quanto à separação entre teoria e práxis, quanto à lógica interna da obra de arte, quanto ao poder de integração da indústria cultural, em relação às obras de arte, e quanto à impossibilidade de controlar os seus efeitos sociais, seja ela autônoma, seja engajada. Trata-se, ainda, de demonstrar o caráter ilusório (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  13
    Da educação enquanto afirmação da vida entre a arte e a filosofia segundo Nietzsche no filme “Sociedade dos poetas mortos”.Luiz Carlos Mariano Da Rosa - 2022 - Griot : Revista de Filosofia 22 (2):121-138.
    Based on the film “Dead Poets Society”, the article points out the chaos created within the traditional North American school Welton through the work of Professor John Keating in the establishment of new teaching and learning methods for literature, as it tends to to encourage the questioning about the meaning and value of life and the cultivation of oneself as a possibility of producing a new and extemporaneous content and knowledge as an affirmation of the forces of life. Thus, based (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  14
    A tese do “Fim da Arte” e o caráter de atualidade do Belo: Reflexões Hermenêutico-Filosóficas.Almir Ferreira da Silva Jr - 2018 - Pensando - Revista de Filosofia 8 (16):193.
    Discute-se a importância da tese do fim da arte, anunciada por Hegel em suas Preleções sobre a estética, como condição de possibilidade para uma reflexão hermenêutico-filosófica sobre a atualidade do belo. Mesmo considerando-se o conjunto de críticas hermenêuticas dirigidas à estética hegeliana, quando se trata de pensar a arte moderna a tese do “ fim da arte” sobressai como paradigmática, seja no que se refere a interpretação das mudanças das configurações artísticas, seja no tocante à sua ressignificação (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  11
    Governo e subjetividade: liberdades insurgentes e mundos possíveis.Rafael Rocha da Rosa & Thayana Cristina de Góes Corrêa Netto - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (3):404-420.
    Este artigo tem por objetivo geral investigar, numa perspectiva foucaultiana, as relações entre governo e subjetividade, através das artes de governar e a constituição do Estado moderno. Nessa tarefa, consideramos os cursos ministrados por Foucault, Segurança, Território, População e O nascimento da biopolítica, para tratar da presença do poder pastoral na constituição da governamentalidade. O objetivo específico é investigar outras possibilidades de organização social, associados a princípios democráticos, como solidariedade e autogestão em oposição aos efeitos gerados pelo neoliberalismo, com a (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  2
    Knights of the industrial revolution: art and social change in the medievalist imagination of Carlyle, Ruskin, Morris and other Victorian thinkers.Muhammed Al Da'mi - 2013 - Denver, Colorado: Outskirts Press.
    This volume is by no means out of place for a reader in the twenty first century as resemblances between the age of the machine and our own digital age are surprisingly numerous, particularly with reference to the patterns of intellectual response to unprecedented stimuli. The worrisome parallelisms and analogues are purposefully kept off stage for the imaginative audience to complement the plot of the real drama of the Industrial Revolution as it was witnessed by such imaginative medievalist 'knights' as (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27. Formação da obra de arte O formar como “fazer” que, enquanto faz, inventa o “modo de fazê-lo”: uma perspectiva estética em Luigi Pareyson.Íris Fátima da Silva - 2009 - Princípios 16 (26):135-148.
    Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4 /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin-top:0cm; mso-para-margin-right:0cm; mso-para-margin-bottom:10.0pt; mso-para-margin-left:0cm; line-height:115%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:"Calibri","sans-serif"; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-fareast-language:EN-US;} O propósito do presente texto é trazer à luz breves considerações acerca do formar como “fazer” que, enquanto faz, inventa o “modo de fazê-lo”: uma perspectiva estética em Luigi Pareyson, para quem, “produçáo é ao mesmo tempo e indivisivelmente, invençáo”. A (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  5
    Como se faz um artista (ensaio de filosofia da arte).Manuel da Cruz Malpique - 1941 - Pôrto,: Editora Educação.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29. Black Holes: Artistic metaphors for the contemporaneity.Gustavo Ruiz da Silva & Gustavo Ottero Gabetti - 2023 - Unigou Remote 2023.
    This paper investigates the cultural significance of black holes and suns as metaphors in continental European literature and art, drawing on theoretical insights from French continental authors such as Jean-François Lyotard and Ray Brassier. Lyotard suggests that black holes signify the ultimate form of the sublime, representing the displacement of humanity and our unease with our place in the cosmos. On the other hand, Brassier views black holes as a consequence of the entropic dissolution of matter, reflecting physical reality's indifference (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  20
    Unsaying Life Stories: The Self-Representational Art of Shirin Neshat and Ghazel.DÃ Aphrodite - 2007 - Journal of Aesthetic Education 41 (2):39-66.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  15
    Resenha de 'Carta a Diogneto'.Felipe Gustavo Soares da Silva, Vinycius Bezerra Ferreira Cavalcanti Mattoso & Jannyelle Vitória Cabral - 2019 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 1 (1):270-275.
    O manuscrito original é de língua grega e sua tradução para o português é realizada por Ivo Storniolo e Euclides M. Balancin, sendo publicada pela editora Paulus numa coleção chamada Patrística, em referência aos textos produzidos no período inicial da Filosofia Cristã, escritos pelos chamados “padres da Igreja”, que prepararam a Filosofia Medieval. Apesar da inserção na coleção de textos da editora, a Carta a Diogneto não é claramente um texto produzido por um dos tais padres patrísticos, todavia, levando em (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  2
    “Inside Out of Mind”: Alternative Realities, Dementia and Graphic Medicine.Laboni Das & Sathyaraj Venkatesan - 2024 - Journal of Medical Humanities 45 (2):171-184.
    Graphic medicine, an interdisciplinary field situated at the crossroads of comics and healthcare, operates as a medium through which the intricate nature of experiences with illness can be articulated, challenging orthodox medical dogmatism in an engaging and accessible way. Combining the affordances of comics and the narrative power of storytelling, graphic medicine elucidates the socio-cultural stigmatization of dementia influenced by a multitude of discourses. Diverging from existing discourses that depict individuals with Alzheimer’s disease (AD) as zombies, brain-dead, or empty shells, (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  1
    O objecto estético como mundo, na phénoménologie de l’expérience esthétique i, de mikel dufrenne.Carlos Nogueira da Silva - 2001 - Phainomenon 3 (1):57-66.
    With this article we intend to explore the concept of «esthetical object» proposed in Dufrenne’s text entitled La Phénoménologie de l’experience estéthique I. The potentiality/activity binomial appears as the ground for Dufrenne’s definition of esthetical object as perceived work of art. According to this, the happening of any artwork truly finds its proper place in esthetical experience, which arises as the meeting point of art’s expressive potentiality and the spectator’s perception act. Establishing an accurate distinction between esthetical perception and other (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  8
    Em Torno Do Conceito de Arte de Theodor Adorno: Ecos da Dialética Do Esclarecimento Na Teoria Estética.Sara Juliana Pozzer da Silveira - 2022 - Síntese Revista de Filosofia 49 (154):347.
    O presente trabalho procura mostrar que apesar das imensas diferenças entre as obras Dialética do Esclarecimento e Teoria Estética, a sofisticada concepção de arte de Theodor Adorno na Teoria Estética deve muito à Dialética do Esclarecimento, ou seja, se realiza a partir de pressupostos desenvolvidos nessa. Por exemplo, um dos pressupostos fundamentais da Dialética do Esclarecimento é que a origem da arte foi o resultado da separação entre a práxis mimética, situada na pré-história, e a práxis cujo núcleo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  4
    Autonomia e Liberdade Em Tempos de Vida Administrada.Divino José da Silva - 2013 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 20:64-86.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  6
    Da Estética Como Instância Mística Para Uma Estética Pragmática: Considerações Acerca da Arte a Partir Do Tractatus e Das Aulas Sobre Estética de Wittgenstein.Marco Aurélio Gobatto da Silva - 2022 - Revista Guairacá de Filosofia 38 (1).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  13
    As cartas de Nietzsche: educação e arte como instrumento de combate a favor da cultura.Enock Da Silva Peixoto - 2021 - Griot : Revista de Filosofia 21 (1):320-330.
    O texto a seguir é fragmento de um trabalho de doutorado e abordará um período específico da vida do jovem Nietzsche, quando ele atuou como soldado-enfermeiro na guerra franco-prussiana. Foi o momento da escrita do seu primeiro livro O nascimento da tragédia. A luta pela cultura figurou como a arma utilizada para vigorar a favor de sua elevação. Visava-se que ela retomasse os clássicos da Antiguidade e da Alemanha como horizontes para orientar um pensamento como “instrumento de combate”. Para além (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  23
    A topo-ontology of Heidegger and Bachelard.Gabriel Kafure da Rocha - 2020 - Ideas Y Valores 69 (172):33-56.
    RESUMO Este artigo pretende traçar as possibilidades de aproximação entre ambos os filósofos por meio do prisma do espaço, do mundo, da terra, do habitar e da casa. Para isso, foram utilizadas, principalmente, leituras que permeiam o segundo Heidegger, nas obras entre 1936 e 1969, e as obras de Bachelard mais ligadas a terra e ao espaço, entre 1933 e 1948. Desse modo, após várias reflexões sobre as semelhanças e dessemelhanças de ambos os filósofos, foi possível encontrar os pontos de (...)
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  39.  9
    Arte cristã, paradoxo e Pós-modernidade.Ronel Alberti Da Rosa - 2021 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 66 (1):e39063.
    A história da arte no Ocidente é a história da arte cristã. Imagens, motivos, símbolos, técnicas, personagens: o Cristianismo deu a marca distintiva da arte europeia e ocidental por dois mil anos; o Cristianismo balizou a arte do Ocidente. As raízes mais profundas da arte cristã, contudo, não estão expostas: sua natureza e suas mais legítimas pulsões são ignoradas, mesmo pelo público confessional. O resultado inevitável é a eclosão periódica de polêmicas e mal-entendidos. O objetivo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  7
    Copernicanismo, autonomia científica e autoridade religiosa em Marin Mersenne.Paulo Tadeu da Silva - 2004 - Scientiae Studia 2 (2):239-250.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  7
    Biographie établie par Jean Da Silva sur les indications de Karen O’Rourke.Jean Da Silva & Karen O’Rourke - 2024 - Nouvelle Revue d'Esthétique 2:129-137.
    À la croisée de la philosophie et de l’histoire de l’art, Bernard Teyssèdre a ouvert des champs de recherche très divers, ce qui a suscité l’enthousiasme de ses étudiants, mais aussi déconcerté ceux qui restaient attachés à leur pré carré disciplinaire. Présenter aujourd’hui son parcours intellectuel revient à faire redécouvrir certains de ses travaux oubliés en esthétique afin de montrer leur singularité et leur cohérence profondément hégélienne, bien que ses recherches aient pris des formes très différentes et abordés avec érudition (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  11
    Ler a arte como confronto.Denise Ferreira da Silva - 2021 - Logos: Comuniação e Univerisdade 27 (3).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  13
    Estudo a partir da fundamentação das ciências humanas em Dilthey: implicações para a educação.Mauricio Bueno Da Rosa & Rosana Silva De Moura - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (1):217-227.
    Nesse ensaio destacamos alguns elementos do horizonte filosófico diltheyano para pensar a educação. Dilthey se insere no território da educação, via pedagogia, pois considerava que a filosofia representa um instrumento teórico que serve de guia para a ação social do homem ou, em outras palavras, para a atividade pedagógica. Segundo nossa perspectiva, a educação é o principal objetivo da filosofia, pois a formação humana tem culminância no filosofar e este é efeito daquela, além disso, a filosofia diltheyana faz sua reflexão (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  23
    Alfabetização como empoderamento da cidadania em idosas com doença crônica.Luzia Wilma Santana da Silva, Ítalo Oliveira Chaves, Letícia Santos Azevedo, Neuziele Miranda da Silva, Carla Manoela Oliveira de Araújo, Leiliane Hilário Gonçalves dos Santos Correia, Eulina Patrícia Oliveira Ramos Pires & Juciara de Santana Silva - 2020 - Odeere 5 (9):408-437.
    O artigo verificou se após um programa de alfabetização, pessoas adulto-idosas com doenças crônicas apresentaram capacidade cognitiva à autonomia e autoconfiança aos cuidados de saúde. De método qualitativo na transversalidade com a pesquisa-ação, realizado no interior da Bahia com um grupo de mulheres, idade entre 53 a 73 anos, de um núcleo interdisciplinar de cuidados à saúde, todas com déficit de autocuidado potencializado pelo analfabetismo. Os resultados demonstraram que no ciclo vital tardio, mães/avós encontraram na alfabetização o empoderamento da (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. Formação da obra de arte O formar como 'fazer' que, enquanto faz, inventa o 'modo de fazê-lo': uma perspectiva estética em Luigi Pareyson.Íris Fátima da Silva - 2009 - Princípios 16 (26):135-148.
    Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4 /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin-top:0cm; mso-para-margin-right:0cm; mso-para-margin-bottom:10.0pt; mso-para-margin-left:0cm; line-height:115%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:"Calibri","sans-serif"; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-fareast-language:EN-US;} O propósito do presente texto é trazer à luz breves considerações acerca do formar como “fazer” que, enquanto faz, inventa o “modo de fazê-lo”: uma perspectiva estética em Luigi Pareyson, para quem, “produçáo é ao mesmo tempo e indivisivelmente, invençáo”. A (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  21
    A crítica de Adorno à ontologia fundamental de Heidegger a partir da interpretação heideggeriana de Kant.Sara Juliana Pozzer da Silveira - 2015 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 60 (2):366-378.
    Este artigo analisa a crítica de Adorno à ontologia de Heidegger. Para tal, utiliza como leitmotiv a interpretação heideggeriana de Kant. Procuraremos mostrar que para Adorno a edificação da ontologia fundamental a partir da filosofia de Kant é uma interpretação indevida desta. Por fim, procura apontar uma possível saída na filosofia de Adorno para o problema da necessidade de fundamentação do discurso filosófico. Tal saída passa pela constatação da importância da arte para a construção da universalidade na filosofia.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  12
    Anti-book. On the art and politics of radical publishing.Filipe Carreira da Silva - 2018 - Contemporary Political Theory 17 (4):201-204.
  48.  13
    Os territórios da subjetividade artística a partir do olhar da modernidade.Ursula Rosa da Silva - 2004 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 50 (2):407-415.
    Este artigo apresenta uma leitura da estética contemporânea a partir de elementos instaurados pelo olhar da Modernidade, tais como o caráter efêmero e uma nova forma de percepção, inquietante e acelerada. Assim, os territórios da arte demonstram que ela revela o Eu e seus vários espaços.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  4
    O pós-modernismo crítico pluralista, o modernismo e a minimal art: um debate em perspectiva.Larissa Ferreira Da Costa - 2021 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 20 (1).
    O artigo analisa a recontextualização da minimal art apresentada pelas teorias do pós-modernismo na arte. Especificamente, analisa o pluralismo crítico dos autores da revista October como Rosalind Krauss e Hal Foster, críticos que recontextualizam o minimalismo e a neovanguarda em direção às práticas do pós-modernismo. A partir dessa recontextualização, serão analisadas as contribuições da fenomenologia e do estruturalismo para o debate sobre a arte minimalista.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  15
    Kandinsky e a relação entre música e pintura na metafísica do belo de Schopenhauer.Gabriel do Carmo Aguiar & Eduardo Ribeiro da Fonseca - 2023 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 14 (1):e71798.
    O presente texto tem por objetivo compreender a pintura de Wassily Kandinsky a partir da metafísica do belo de Arthur Schopenhauer, especialmente a partir da relação entre pintura e música estabelecida pelo pintor.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 994