Results for 'Representação política'

1000+ found
Order:
  1. Dilemas teóricos da representação política na origem do estado moderno. Hobbes E sieyès: Tão distantes E tão próximos.Ana Paula Tostes - 2017 - Synesis 9 (1):1-16.
    A hipótese do artigo é que o dilema da constituição da representação política, que não tem por função refletir, mas interferir e operar uma unidade de “vontade política” a um povo ou uma nação, foi enfrentado pelos primeiros pensadores da representação moderna em diferentes contextos de grande transformação política e social: na Inglaterra absolutista no século XVII, por Thomas Hobbes, e na França pós-revolucionaria no século XVIII, pelo Abade Sieyès. O artigo procura identificar nos argumentos (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  14
    A representação política e seus intérpretes: acerca da recepção de Thomas Hobbes.Wladimir Barreto Lisboa - 2016 - Doispontos 13 (2).
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  7
    Hobbes e a democracia moderna: regra da maioria e representação política.Mbaidiguim Djikoldigam - 2022 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 40 (1):98-114.
    O presente artigo pretende discutir a democracia moderna e o pensamento político do filósofo inglês Thomas Hobbes a partir de dois elementos comuns a ambos: a regra da maioria e a noção de representação política. Para tanto, o artigo analisa a importância destas duas noções tanto para a doutrina política hobbesiana como para a concepção moderna da democracia.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  33
    Da representação na política à representação política: um conceito frente à dupla exigência de legitimidade e pluralidade.Antoine Lousao - 2011 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 18:47-71.
    The importance of representation in modern politics leads authors to define this concept with the help of different paradigms – from law to drama. The concern with a higher degree of democracy among populations leads to strength representation and its political premises. This concern is supported by the issue of guaranteeing both legitimacy and plurality. Responses to this issue correspond to the rise of many different normative views of political communities.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  6
    Metafísica da Soberania e da Representação Política.Diogo Bogéa - 2020 - Pensando - Revista de Filosofia 11 (22):23.
    Investigação acerca das bases metafísicas do conceito de soberania. Uma das questões centrais da teoria política moderna diz respeito à soberania, isto é, às formas de exercício e legitimação do poder político absoluto. Recorremos aos conceitos psicanalíticos de “pulsão”, “fantasia” e “alucinação” para situar um tal poder absoluto – um poder pleno, presente a si, dado em si e por si mesmo, livre de qualquer relação, determinação ou condicionamento – como uma espécie de fantasia pulsional. Tratando-se de uma fantasia, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  19
    Estado representativo/governo representativo: sobre os aspectos democráticos da representação política em Hobbes. [REVIEW]Maria Isabel Limongi - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (Especial):147-170.
    Para Hobbes, a representação desempenha um papel decisivo na estruturação do mundo jurídico em que cosiste o Estado. É nisso precisamente que Rousseau o contesta ao dizer que a Sobrerania não pode ser representada. Ao fazer da Soberania uma instância de representação, e, em especial, na maneira de pensar a partir daí o Direito Penal, Hobbes oferece um esquema conceitual promissor para pensar um dos maiores desafios das democracias contemporêneas: como tornar o Direito uma ferramenta de inclusão, já (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. Representação e autoridade política em Hobbes: justificação e sentido do poder soberano.Delmo Mattos - 2011 - Princípios 18 (29):63-98.
    Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4 O objetivo desse artigo consiste em analisar as noções de representaçáo e autoridade presente no argumento contratualista de Hobbes. Essas noções sáo fundamentais para o entendimento do modo como o poder soberano age em relaçáo aos membros que o constitui. Assim, desmitifica-se a interpretaçáo no qual evidencia o Estado político proposto pelo filósofo em questáo contrário aos direitos individuais.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  35
    Estética e política: mal-estar na imagem. O trivial e sua representação.Jean Gallard - 2011 - Discurso 41 (41):29-46.
    Estética e política: mal-estar na imagem. O trivial e sua representação.
    No categories
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  13
    A representação em Carl Schmitt: O catolicismo romano e o caso da política.Roberto Bueno - 2017 - Revista de Filosofia Aurora 29 (47).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  13
    Representação e Transcendência em Catolicismo Romano e Forma Política.Cássio Corrêa Benjamin - 2017 - Revista de Filosofia Aurora 29 (47).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  4
    A Desigualdade de Gênero Na Política e a Sub-Representação Feminina Nos Parlamentos: Uma Discussão Ainda Necessária.Maxwel Gomes dos Santos & Marcelo Barroso Lima Brito de Campos - 2020 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 6 (2):55.
    Este artigo propõe-se a discutir, sob o paradigma do Estado Democrático de Direito, em que medida a aplicação da cota de gênero contribui para fomentar a representatividade feminina na política. Utilizam-se a pesquisa bibliográfica e o método jurídico-dedutivo. Os resultados sinalizam que não há uma correlação necessária entre o preenchimento da cota de gênero e o incremento do número de candidatas eleitas. Os resultados apontam que a superação dessa desigualdade requer a discussão de outras possibilidades, tais como reserva de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  4
    Prolegômenos Schmittianos à energia política: Soberania, Legitimidade, Representação.Michael Marder - 2017 - Revista de Filosofia Aurora 29 (47).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13. Democracia e representação: Rousseau vs. Stuart Mill.Gustavo Hessmann Dalaqua - 2022 - In Carolina Biernat & Nahuel Vassallo (eds.), Historia Contemporánea. Problemas, debates y perspectivas. Editorial de la Universidad Nacional del Sur. pp. 1391-1411.
    Trata-se de relacionar as duas posições concorrentes que pautaram o debate sobre representação e democracia na filosofia moderna. Em um primeiro momento, reconstruiremos a crítica à representação, feita por Jean-Jacques Rousseau, no Contrato social (1762). A incompatibilidade entre democracia e representação postulada neste livro apoia-se nos seguintes pressupostos: 1) a soberania consiste unicamente na vontade; 2) a representação é uma forma de delegação. Em um segundo momento, investigaremos a defesa da democracia representativa, feita por John Stuart (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  16
    Decisão como mediação e representação em Carl Schmitt.Pedro Hermínio Villas Bôas Castelo Branco - 2017 - Revista de Filosofia Aurora 29 (47).
    Este artigo discute como os conceitos de mediação e representação se articulam na reflexão de Carl Schmitt em alguns de seus primeiros escritos e preparam o terreno para a formulação da ideia de representação política em um de seus trabalhos mais conhecidos: Teoria da Constituição. O procedimento mediante o qual se traduz uma realidade amorfa ou um coletivo em forma de representação política se atém à noção de presentificar algo ausente ou tornar visível algo invisível. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  15
    O político e sua tópica: divisão e unidade – identidade e representação. Ou sobre a dupla forma de polarização do espaço público.João Carlos Brum Torres - 2015 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 60 (1):69-91.
    O propósito do artigo é apresentar o conceito de ‘tópica política’ como o recurso teórico necessário para elucidação das determinações formais que estruturam as relações políticas em seu nível mais geral. A primeira seção do texto evoca os contextos doutrinários em que o conceito de tópica foi introduzido com intenções em alguma medida análogas às que animam o artigo, sendo brevemente considerados os usos do termo nas obras de Aristóteles, Kant e Freud. A segunda seção examina os conceitos de (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  8
    Avaliação Educacional e a Representação Conceitual Do Exame Nacional Do Ensino Médio (Enem).Rogério Rodrigues - 2023 - Conjectura: Filosofia E Educação 28:023016.
    Este ensaio busca analisar a representação conceitual do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para além do senso comum. Assim, o nosso objetivo geral é discutir a interface da avaliação educacional e as políticas públicas. _Para tanto, busca se _compreender os determinantes impostos na representação conceitual do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como modelo de gestão do espaço escolar. _Isso se apresenta como forma de romper com a hegemonia que se encontra presente no senso comum do ENEM (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  1
    representación política en Thomas Hobbes.Mbaidiguim Djikoldigam - 2022 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 10 (1):239-253.
    El artículo examina la teoría de la representación por medio de la cual el filósofo inglés Thomas Hobbes construye la más madura y elaborada versión de su doctrina política. La demostración del Leviatán innova y resuelve ciertas ambigüedades de los trabajos anteriores por el uso de la teoría de la representación, apoyo del poder supremo del soberano; abre la ciencia política a la modernidad. Con esta ficción, el razonamiento adquiere una coherencia que aún no había alcanzado ni en (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  21
    Sobre o populismo em Ernesto Laclau e Nadia Urbinati: lógica da política ou desfiguração da democracia?Francisco de Assis Silva - 2023 - Griot 23 (2):99-114.
    O populismo contemporâneo tem suscitado profícuos debates entre os teóricos políticos, tais como Ernesto Laclau, com a sua teoria do discurso atrelada à psicanálise, defendendo a ideia de que o populismo representa a lógica da política; e Nadia Urbinati, que compreende o populismo como a desfiguração da democracia. O desdobramento deste embate de ideias levará à análise de uma figura importante para o populismo: o líder populista. Se para Laclau a noção de _significante vazio_ expressa o sujeito coletivo na (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  1
    Judicialização política: consequência de uma Democracia Procedimental?Bruna Brito Prata Ferreira - 2019 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 17 (2).
    O objetivo desta pesquisa é averiguar se no caso específico brasileiro, a judicialização da política seria ou não uma relação de correspondência a uma condição de subsidiariedade das demandas sociais dentro da arena legislativa que tem como definição cumprir a função de representação do povo, ou seja, o Poder Legislativo segue uma lógica democrática procedimental que provoca a necessidade da atuação do Poder judiciário sobre demandas da sociedade civil?
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  7
    Participação política no Colegiado Setorial de Culturas Populares, do Ministério da Cultura (MinC): Uma análise a partir dos canais participativos.Giordanna Santos - 2016 - Human Review. International Humanities Review / Revista Internacional de Humanidades 5 (1):1-14.
    Os estudos sobre participação e os espaços participativos estão cada vez mais recorrentes nas diversas áreas das políticas públicas, no entanto, nas culturas populares e tradicionais tal debate ainda está incipiente; o que justifica a importância dos estudos desenvolvidos nesse segmento. Dessa maneira, este artigo visa contribuir para a ampliação das investigações e das discussões teóricas no âmbito do campo cultural brasileiro. Assim, são apresentados os resultados da pesquisa de doutorado sobre a participação política no Colegiado Setorial de Culturas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  7
    Contratualismo, Consentimento e Autoridade Política na Filosofia de Hobbes/Contractualism, consent and political authority in the political philosophy of Hobbes.Delmo Mattos da Silva - 2015 - Pensando - Revista de Filosofia 5 (9):167.
    A discussão acerca da constituição da autoridade política descrita no Leviathan, especificamente, no contexto do Cap. XVI, configura-se como uma das questões mais proeminentes referente às pesquisas da problemática filosófica e política de Hobbes na atualidade. Relacionado diretamente com a teoria da representação, o fundamento da autoridade evidencia nitidamente uma articulação entre o processo representativo da pessoa artificial com as exigências do argumento contratualista hobbesiano, cuja consequência direta está na configuração da convergência entre a vontade do poder (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  28
    Política, sexualidade e educação.César Nunes - 2011 - Filosofia E Educação 3 (2):p - 4.
    Apresenta a natureza e identidade filosófica e política dos estudos sobre Sexualidade e Educação Sexual. Apresenta as definições sobre Sexo e Sexualidade a partir de matrizes epistemológicas e políticas: a dimensão procriativa mais próxima do conceito de sexo e a significação cultural, subjetiva e civilizatória ligada à conceituação de Sexualidade. Destaca a concepção emancipatória de pesquisa e educação sexual. Aponta elementos para uma política de formação de educadores no campo da Sexualidade e Educação Sexual. Fundamenta-se numa abordagem histórica (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  9
    Direito, política e tradição: paralelos entre Edmund Burke e Schopenhauer.Rogério Moreira Orrutea Filho - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (2):510-528.
    Inicialmente examina-se a filosofia política de Schopenhauer tal como registrada no Mundo como vontade e representação. Neste ponto, há fortes diferenças em relação a Burke, em especial naquilo que diz respeito à finalidade que legitima o Estado. Porém, veremos que na obra Parerga e Paralipomena, Schopenhauer assume posições extremamente similares àquelas que Burke defendeu nas Reflexões sobre a revolução na França. Em razão da enorme semelhança entre suas concepções, concluímos que o pensamento político mais tardio de Schopenhauer acrescenta (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  11
    Os limites da democracia representativa: atomização, passividade e afastamento da política.Tamiris Moreira Simão - 2021 - Griot : Revista de Filosofia 21 (3):236-247.
    In Democracy against capitalism, Ellen Wood defends two important theses: capitalism inaugurates a new kind of exploitation and extortion of the working class that is not directly dependent on state extortion; this makes it possible for some political rights to be extended to a larger number of people through the establishment of “representative democracy”. On the other hand, workers' political participation is limited: by identifying democracy with political representation, the ruling classes have created an illusion of popular political participation that (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  19
    Onde estão a religião e a política? Compreensões de jovens universitários católicos, evangélicos e sem religião.Cristina Satie de Oliveira Pátaro & Frank Antonio Mezzomo - 2018 - Horizonte 16 (50):812-844.
    A pesquisa aqui relatada problematiza a constituição das identidades juvenis na interface com as dimensões da religião e da política, buscando discutir as influências que as vivências e aprendizagens junto à Universidade trazem às compreensões dos jovens. São analisados dados de três grupos de estudantes universitários: católicos, evangélicos e sem religião, obtidos a partir de survey com questões abertas e fechadas, referentes às temáticas da religião, da política e das vivências junto à Graduação. Os resultados evidenciam compreensões compartilhadas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  5
    Republicanismo e participação política: elementos republicanos na concepção de “democracia aberta”, de Hélène Landemore.Rodrigo Ribeiro de Sousa - 2022 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 40 (1):19-31.
    O domínio persistente das elites políticas no âmbito de diferentes governos representativos contemporâneos, aliado à descaracterização da natureza programática dos partidos políticos têm levado a uma intensa reflexão, nos últimos anos, acerca dos limites e capacidades da democracia como sistema de governo. Problemas como a persistência de profundas desigualdades sociais e a incapacidade de inclusão das minorias – e até mesmo de maiorias, como no caso brasileiro – apontam para um processo de “oligarquização” das democracias, marcado por uma tentativa de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27. Orientações internacionais nas políticas de educação e trabalho para juventude no contexto brasileiro // International orientations in educational policies and work for youth into brazilian context.Jaqueline Puquevis de Souza & Dalarosa - 2014 - Conjectura: Filosofia E Educação 19 (2):84-107.
    Este artigo é um recorte de pesquisa realizada na Universidade Estadual do Centro-Oeste, tendo como objetivo articular as propostas de políticas públicas de educação e trabalho para juventude. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, fundamentada no método do materialismo histórico dialético. Para fundamentarmos nossa proposta, dividimos este texto em quatro momentos. Inicialmente analisamos a construção histórica do conceito de juventude e sua representação no contexto social; posteriormente, foram levantados dados estatísticos das condições sociais, emprego, renda e escolarização em que estes (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28. A refutação da representação poética na estruturação da cidade.Luciano da Silva Façanha, José Assunção Fernandes Leite & Hernani Veloso Carvalho - 2017 - Conjectura: Filosofia E Educação 22 (1):32-51.
    Este artigo tem o objetivo de identificar em primeiro lugar o desdobramento da racionalidade nos mitos ao tempo em que surgem as cidades como novas formas de agrupamento social. Em seguida, analisar a formulação do conceito de justiça como estrutura ideal para a consolidação da República, considerando, em decorrência disto, a demanda por uma reforma educacional que se daria a partir da crítica filosófica à figura do poeta como representante onisciente do saber cuja linguagem ambivalente a distanciava do referencial de (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29. Construtivismo representativo vs. representação descritiva.Gustavo Dalaqua - 2021 - In Everton Maciel (ed.), Textos selecionados de filosofia política. Ed. UFPel: NEPFIL Online. pp. 338-340.
  30.  16
    La idea de representacion en la obra politica de Nicolas de oresme.Antonio D. Tursi - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (3):665-669.
    No presente trabalho é examinado o conceito de "representação" em duas obras de Nicolau de Oresme. No De maneta, o pensador medieval faz pequenas referências ao poder de decisão do povo em questões monetárias. Anos mais tarde, ao traduzir e comentar a Política de Aristóteles, retoma a noção de Marsílio de Pádua a respeito da multidão como legislador, mas define a multidão não como o povo, mas como a congregação de todos os príncipes ou oficiais, entre os principais (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  31
    A poesia política de Walther von der Vogelweide e a Questão das Investiduras.Cybele Crossetti de Almeida & Daniele Gallindo Gonçalves Silva - 2016 - Diálogos (Maringa) 20 (3):69.
    Tendo como base a produção poética de Walther von der Vogelweide, o presente artigo discute a representação da temática política nas cantigas do trovador alemão. Para tanto, propomos um diálogo entre Literatura e História, mais especificamente, entre as cantigas de Walther e a da Questão das Investiduras.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  9
    Resenha do livro Política: Uma pequena introdução a um grande tema, de David Runciman.José Costa Júnior - 2020 - Educação E Filosofia 33 (67).
    Estamos cada vez mais céticos em relação à política e aos políticos nessas primeiras décadas do século XXI. A ausência de respostas aos problemas mais próximos dos cidadãos, a dificuldade de representação, além dos frequentes questionamentos morais sobre as práticas dos políticos são alguns dos motivos que fundamentam esse ceticismo. No entanto, há poucas décadas, mantínhamos expectativas melhores acerca das instituições políticas e dos seus líderes. Após os grandes conflitos, derramamentos de sangue e colapsos sociais do século passado, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  12
    Ontologia, desejo e política em Espinosa.Luiz Carlos Montans Braga - 2019 - Griot : Revista de Filosofia 19 (1):139-158.
    No primeiro movimento o artigo analisa, em panorama, a ontologia espinosana. Após, mostra como, do interior dos conceitos presentes na ontologia, derivam os de homem, desejo, alegria e tristeza, esperança e medo, segurança e desespero, ação e paixão. Da relação entre ontologia, homens e desejo – bem como dos demais afetos –, são extraídas, em breves considerações, algumas teses políticas de Espinosa. Levanta-se, neste movimento argumentativo, a hipótese de que as teses políticas espinosanas derivam de sua ontologia e de sua (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  7
    A linguagem filmográfica e a representação estética de Lula em documentários.Bruno Novaes Araujo - 2021 - Páginas de Filosofía 10 (1):73-95.
    Esse artigo é um resumo de uma tese de doutorado iniciada em 2017 que tem como objetivo analisar onze filmes do gênero documentário que abordam a liderança política de Luiz Inácio Lula da Silva ao longo de sua trajetória no cenário nacional. Discuto, entendendo os documentários como fontes narrativas, o tipo de liderança política de Lula nos momentos específicos de suas produções, analisando esteticamente como ele foi representado pelos diversos diretores. Como objetivo específico, busco identificar traços do fenômeno (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  16
    Discussing Eric Weil’s concept of political representation.Pedro Dias - 2014 - Cultura:253-269.
    A discussão sobre representação é transversal ao estudo teórico da política. Aquilo que nos propomos neste ensaio é levar a cabo uma análise da concepção de representação política presente na filosofia de Eric Weil. Para tal, tomaremos em consideração as categorias enunciadas por Hanna Fenichel Pitkin, em relação às quais colocaremos em confronto o pensamento político weiliano respeitante à representação. Desta confrontação emergirá uma concepção da representação política enquanto domínio de passividade e uma (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  6
    CONSELHO PROFISSIONAL DE ARQUIVOLOGIA : percepção dos arquivistas sobre a sua criação.Natanael Vitor Sobral & Paulo Roberto Meireles da Silva Lessa - 2020 - Logeion Filosofia da Informação 6 (2):157-177.
    Buscou analisar as percepções dos profissionais arquivistas sobre a elaboração de um Conselho Profissional de Arquivologia em âmbito nacional. Sobre os procedimentos metodológicos, distinguem-se as seguintes etapas: 1) Levantamento de literaturas bibliográficas; 2) Pesquisa documental sobre os Conselhos de Classe; 3) Desenvolvimento e aplicação de um questionário com o propósito de conhecer as percepções dos Arquivistas acerca do assunto. Após os envios eletrônicos, obtiveram-se 43 questionários respondidos; 4) Análise das informações obtidas no questionário. Enquanto principais resultados, percebeu-se, que: 95,3% dos (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37. Poder, autoridade e tradição.José N. Heck - 2007 - Princípios 14 (21):05-38.
    O artigo inicia com o enfoque do absolutismo hobbesiano à luz da doutrina tradicional do direito natural. A seguir expõe a complexa relaçáo de Hobbes com a democracia e a noçáo hobbesiana de representaçáo política. Depois de reconstruir algumas das objeções básicas de Hobbes ao pensamento político clássico, o texto procura mostrar que o filósofo inglês opera, em relaçáo a Aristóteles, com um conceito relativamente inalterado de natureza. Objetivo maior do trabalho é configurar o Estado como produto genuíno do (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  22
    A vontade geral não se representa, sempre se presume.João Carlos Brum Torres - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (Especial):69-89.
    A comunicação divide-se em três partes. Na primeira, trata de apresentar os pressupostos conceituais da tese de Rousseau de que a vontade geral é irrepresentável. Na segunda, com base no ocorrido já ao início da Revolução Francesa, mostra que, historicamente, a tese não teve herdeiros. Na terceira parte apresenta as razões que autorizam sustentar a priori que todo poder político é necessariamente representativo e chama atenção para o fato e para o modo em que o Estado de Direito contemporâneo trata (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  39.  13
    Apresentação // Presentation.João Carlos Brum Torres - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (Especial):69-89.
    A comunicação divide-se em três partes. Na primeira, trata de apresentar os pressupostos conceituais da tese de Rousseau de que a vontade geral é irrepresentável. Na segunda, com base no ocorrido já ao início da Revolução Francesa, mostra que, historicamente, a tese não teve herdeiros. Na terceira parte apresenta as razões que autorizam sustentar a priori que todo poder político é necessariamente representativo e chama atenção para o fato e para o modo em que o Estado de Direito contemporâneo trata (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  18
    Contribuições críticas sobre a produção científica na atualidade.Aline Accorssi, Julia Clasen & Anelise Fernandes Silveira - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:207-221.
    O teórico Michael Löwy afirmou que o campo científico é social e politicamente condicionado, não sendo viável estabelecer um distanciamento entre ciência e ideologia. No atual momento, é possível visualizar a clareza dessa afirmação, na medida em que o campo científico se demonstra obstruído diante do cenário político vivenciado. O pensamento crítico e problematizador é tido como um perigo eminente perante a conjuntura conservadora e antidemocrática que se acentua. Com isso, a produção de pensamento crítico e o posicionamento de resistência, (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  6
    Conversação, Mediação e Transformação na cultura da Rede.Henrique Antoun - 2017 - Logos: Comuniação e Univerisdade 23 (2).
    O processo de contínua conversação nas redes sociais aponta para transformações na consciência, no agir coletivo e na sociabilidade. Entretanto muitos se preocupam com a impossibilidade destas mudanças resultarem em transformações substantivas na representação política e na forma do Estado. Procurar avaliar criticamente o caráter da transformação é uma necessidade atual.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  54
    A valencior pars no Defensor Pacis de Marsílio de Pádua.Sérgio Ricardo Strefling - 2012 - Trans/Form/Ação 35 (s1):225-244.
    Marsílio de Pádua (1280-1343) foi um pensador da Idade Média que escreveu duas obras de filosofia política que influenciaram a modernidade. Este estudo analisa o termo valencior pars , da obra Defensor Pacis . Marsílio parece definir essa parte preponderante como sendo a representação do conjunto dos cidadãos que não tem uma natureza débil. Isso sugere que a valencior pars é tanto qualitativamente superior quanto uma maioria numérica dos cidadãos. O apelo a uma mistura de considerações quantitativas e (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  10
    Debates em teoria democrática contempor'nea: notas sobre a relação entre as teorias do mercado político e o princípio da harmonia natural dos interesses. [REVIEW]Nicolay Steffens - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (Especial):117-146.
    As discussões contemporâneas em teoria democrática estão marcadas pelo debate acerca da crise da representação. Importa a tal discussão ressignificar a tensão entre participação e representação, o que, a meu juízo, pode ser elaborado a partir da chave da deliberação. Ou seja, uma antiga tensão entre modelos representativos e participativos estaria superada. Restaria, portanto, redefinir os sentidos da representação, cuja análise, no campo da teoria democrática, foi dominada durante boa parte do século XX por teóricos schumpeterianos ou (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  29
    Hobbes e a invenção da vontade pública.Yves Zarka - 2001 - Discurso 32:71-84.
    Pretende-se, neste artigo, examinar uma das principais inovações introduzidas por Hobbes na filosofia política moderna, que é a invenção da noção de vontade política pública. A dimensão moderna do público é estabelecida por Hobbes por meio da solução do problema da passagem do múltiplo ao uno, da multidão ao povo. presente desde os Elements of law e do De cive . No Levíatã , a emergência da vontade política pública ganha os seus contornos teóricos definitivos. embora Hobbes (...)
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  5
    A Dimensão Anárquica da Democracia.Luiz Felipe Netto de Andrade E. Silva Sahd - 2024 - Revista Dialectus 32 (32):144-158.
    Este artigo questiona a dimensão anárquica da democracia defendida por Jacques Rancière. A crítica de Rancière à democracia convencional pode ser resumida como, em primeiro lugar, uma crítica ao consenso. Ele não condena o desejo de que as partes conflitantes cheguem a um acordo sobre um tópico de disputa. O que Rancière critica é a construção de um consenso básico ao sugerir a participação igualitária no logos, ao mesmo tempo em que expulsa os enunciados dos que não têm parte – (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46. POÉTICA DA VIRTÙ: UM ESTUDO DA COMÉDIA LA MANDRAGOLA DE NICCOLO MACHIAVELLI.José Luiz Ames - 2001 - Tempo da Ciência 8 (15):33-45.
    Niccolõ Machiavelli é universalmente conhecido por sua obra política. Opresente artigo serve-se de uma obra literária, mais precisamente da peça teatral La Mandragola, para desvelar o mundo ético-político do autor. Através da análise deste trabalho, procuramos mostrar que, de certo modo, o universo valorativo da obra de Machiavelli é captado de modo mais preciso na expressão cômico-satírica do que na sua reflexão política propriamente dita, pois enquanto nesta última a visão dos homens permanece como um dado de fundo, (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  14
    Democracia caudillista y desmovilizaciones sociales en Ecuador.José Sánchez Parga - 2009 - Polis: Revista Latinoamericana 24.
    Los conflictos y reivindicaciones de los movimientos sociales, políticamente representables, durante la transición democrática de los 80, entran en crisis con el modelo de acumulación y concentración de riqueza, inaugurado por la dominación neoliberal durante los 90, dando lugar al ciclo de movilizaciones de protesta, que agravan la crisis de todo el sistema de representación política (elecciones, partidos, congreso), el que degenera en un fenómeno nuevo: el representativismo político. El imperativo de “gobernabilidad” de la protesta, la acumulación y concentración (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  14
    teoria do agir comunicativo de Habermas na administração de organizações.Clóvis Ricardo Montenegro de Lima, José Rodolfo Tenório Lima, Lidiane dos Santos Carvalho, Asy Pepe Sanches Neto & Anderson Titonelli - 2022 - Logeion Filosofia da Informação 9:440-462.
    Neste artigo mostra-se os resultados de uma busca em bases de dados internacionais sobre a teoria do agir comunicativo de Habermas na área da Administração de Organizações. A teoria de Habermas foi desenvolvida após a sua guinada linguística, de ruptura com a filosofia da consciência e a metafísica em 1981. Nela os usos da linguagem são modos de expressão e representação, mas também modo de construção de vínculos sociais. A partir desta teoria, Habermas desenvolve a ideia de discurso como (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  27
    Concurso E transferência: Uma crítica espinosana ao contrato social de Hobbes.Daniel Santos da Silva - 2017 - Kriterion: Journal of Philosophy 58 (136):23-43.
    RESUMO O texto propõe um retorno a alguns conceitos e filósofos relevantes para o debate sobre o contrato social no século XVII: a partir de certos princípios sobre os quais se assenta o alcance inovador e crítico da teoria hobbesiana, e vendo no contrato social um suporte causal para o entendimento e a intervenção política, procuro compreender em que sentido o conceito de transferência deve convir ao de poder absoluto do soberano e o que isso implica de crítica à (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  5
    O cinema feminino como um retrato de si: o enquadramento feminino em 'Retrato de uma jovem em chamas'.Ana Paula Penkala & Isadora Ebersol - 2020 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 2 (2):2-36.
    Retrato de uma jovem em chamas, filme de Céline Sciamma, propõe a discussão sobre o “olhar feminino”, tanto na pintura quanto no cinema. O artigo parte da perspectiva dos Estudos Feministas e busca correlações entre o filme e o cânone da literatura, da pintura e do cinema e o sistema patriarcal que lhes dá suporte. Observa como esse cânone instrumentaliza um culto à passividade feminina e sua inscrição enquanto objeto na História, estetizando “a mulher morta” como índice dessa representação. (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000