Results for 'Primeira Meditação'

1000+ found
Order:
  1.  9
    Descartes e a rejeição da loucura enquanto argumento na primeira Meditação.Jonathan Alvarenga - 2022 - Cadernos Espinosanos 46:83-104.
    No presente artigo discutimos a inserção, a natureza e a problemática da rejeição à loucura enquanto argumento na primeira das Meditações de Descartes. Para isso, nos direcionaremos à análise do local, textualmente dito, em que tal rejeição está posta. Em um segundo momento, passaremos a dialogar com outros autores que já realizaram interpretações a respeito da loucura em Descartes. Com isso, poderemos ter um rico panorama de teses já formuladas sobre o tema aqui em questão, além de entender sob (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. Sobre algumas condições para a dúvida na Primeira Meditação de Descartes.César Schirmer dos Santos - 2007 - Barbarói 26:173-186.
    Descartes propõe, como atitude àquele que pretende fazer ciência, colocar tudo em dúvida. Como veremos, tal proposta restringe-se ao plano ou domínio da investigação da verdade, o qual é distinto do plano ou domínio da conduta da vida. Tal restrição é fundamental para a própria possibilidade da dúvida metódica, e torna o método da dúvida um análogo das posições críticas usuais dos cientistas em relação aos discursos não justificados. Além de ser possibilitado pela restrição ao domínio da investigação científica, e (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  4
    “Tornar-se ateu” (AT I, 150, 13). Sobre uma passagem controversa da Primeira Meditação (AT VII, 21, 17-19; IX, 16).Jean-Marie Beyssade - 2022 - Analytica. Revista de Filosofia 24 (1-2):66.
    Observações sobre divergência entre G. Moyal (1988) e V. Carraud (1991) sobre as relações entre a prova a priori apresentada na Quinta Meditação de Descartes e a hipótese de uma possível objeção levantada por ateus.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  12
    Notas sobre o argumento da loucura na Primeira Meditação.Ethel Menezes da Rocha - 2011 - Educação E Filosofia 25 (Especial):103-116.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. Ainda o cogito: uma reconstrução do argumento da Segunda Meditação.Lia Levy - 2004 - In Marco Zingano, Fátima Regina Évora, Paulo Faria, Andrea Loparic & Luiz Henrique Lopes dos Santos (eds.), Lógica e Ontologia. Ensaios em Homenagem a Balthazar Barbosa Filho. São Paulo: Discurso Editorial. pp. 209-232.
    O termo “cogito” designa de modo genérico e impreciso um argumento que Descartes propõe em diversos momentos de sua obra. De um modo geral, os comentadores, tal como o fizeram os interlocutores contemporâneos ao autor, consideram que a expressão “penso, logo existo” (cogito ergo sum), ausente das Meditações Metafísicas, resume adequadamente este argumento único e procuram esclarecê-lo ou criticá-lo, nem sempre levando em consideração as diferentes formulações que recebe e os diferentes contextos em que ocorre. Meu objetivo neste texto é (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. Ainda o cogito II: A recusa da definição de homem como animal racional na Segunda Meditação (2a Parte).Lia Levy - 2009 - Analytica. Revista de Filosofia 13 (2):149-179.
    Este artigo prolonga a análise do argumento apresentado por Descartes em favor da primeira certeza no início da Segunda Meditação, iniciada em um artigo anterior. É examinada a passagem subsequente ao referido argumento com vistas a estabelecer que sua compreensão aponta para um debate velado entre Descartes e seus leitores versa- dos na doutrina escolástica, mais particularmente nas concepções da definição como estruturada pela composição do gênero e da diferença e de específica e de conceito universal abstrato. Procuro (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  15
    Ainda o cogito II: A recusa da definição de homem como animal racional na Segunda Meditação (1a Parte).Lia Levy - 2009 - Analytica. Revista da Filosofia 13 (1):257-284.
    Este artigo prolonga a análise do argumento apresentado por Descartes em favor da primeira certeza no início da Segunda Meditação, iniciada em um artigo anterior (Ainda o Cogito). É examinada a passagem subsequente ao referido argumento com vistas a estabelecer que sua compreensão aponta para um debate velado entre Descartes e seus leitores versa- dos na doutrina escolástica, mais particularmente nas concepções da definição como estruturada pela composição do gênero e da diferença e de específica e de conceito (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  8.  2
    A Segunda Prova Cartesiana da Existência de Deus: Causa Sui Na Terceira Meditação.Luis Fernando Biasoli - 2023 - Thaumàzein - Rivista di Filosofia 16 (32):53-64.
    O objetivo do filósofo Descartes (1596-1650), com as duas provas da existência de Deus na Terceira Meditação, é provar o conhecimento da certeza da verdade da existência de Deus por meio, unicamente, da razão como causalidade. Ao se valer de duas provas, surge entre outros problemas de interpretação o seguinte questionamento: a nova prova da existência de Deus apresenta novidades em termos metafísicos ou é apenas mais uma explicação da primeira prova? O presente artigo visa mostrar que a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  6
    Apreciação dubitativa do realismo e seu impacto sobre a cosmologia cristã realista.Carlos Eduardo Pereira Oliveira - 2012 - Cadernos Espinosanos 26:81.
    O presente artigo deseja expor a apreciação dubitativa do realismo na Primeira Meditação, no intuito de mostrar o impacto dessa ação cartesiana sobre a doutrina da creatio ex nihilo, consolidada filosoficamente por Tomás de Aquino como autêntica cosmologia cristã, em substituição à cosmologia pagã erguida sobre o princípio ex nihilo nihil fit. Faremos, primeiramente, uma breve exposição dos fundamentos realistas que embasam as provas da criação elaboradas pelo Aquinate. Em seguida, apresentaremos como a submissão do realismo ao método (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  8
    Nota Sobre a Dúvida Cartesiana.Alexandre N. Machado - 2007 - Dois Pontos 4 (2).
    Esta nota tem como objetivo formular questões que mostram certas dificuldades na compreensão da dúvida metódica cartesiana. Trata-se de uma avaliação crítica que parte da seguinte hipótese: ou a dúvida metódica não é inteligível ou ela não é uma dúvida. Prima facie, a dúvida metódica parece ser irracional, pois em seu escopo estão proposições que parecem ser paradigmas de racionalidade. Algumas explicações da inteligibilidade da dúvida metódica parecem destituí-la do caráter de dúvida, como aquelas que procuram compatibilizar a dúvida metódica (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. A Função das Dúvidas Céticas nas Meditações de Descartes.Flavio Williges - 2007 - Dois Pontos 4 (2).
    O objetivo central deste artigo é sustentar que as hipóteses céticas presentes na Primeira Meditação, especialmente a dúvida acerca das coisas materiais, devem ser entendidas como uma espécie de exe rc í c io me ntal proposto como ex p e d ie nte para fragilizar a confiança nos sent idos e pre p a rar o leitor das Meditações para a apre e nsão de verda de s acessíveis à luz da razão. Nesse sent ido, pre t (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  50
    O argumento cartesiano do sonho.Eneias Forlin - 2001 - Discurso 32:235-248.
    Este artigo examina o argumento do sonho que aparece na Meditação primeira , procurando mostrar que ele não põe em causa a objetividade intrínseca ao mundo de nossa experiência, mas apenas a sua correspondência com uma realidade exterior. Isto significa que a utilização que Descartes faz de um tal argumento não deveria sugerir aquela imagem negativa que se costuma fazer do ceticismo.
    No categories
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  13.  4
    A noção de “minha natureza” nas “Meditações Metafísicas” de Descartes: sobre um eu-prático no cartesianismo.Bruno Santos Alexandre - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (1):106-117.
    Qual o estatuto da noção de “minha natureza” nas “Meditações Metafísicas” de Descartes? Esta é a questão do presente artigo. Para respondê-la, o estudo se divide em duas partes. Num primeiro momento, mais enxuto, trata-se de investigar a referida noção tal como ela aparece, sobretudo, nas duas primeiras meditações, a saber: como a natureza do senso comum, a qual requer ser superada com vistas a dar lugar a uma noção de natureza propriamente filosófica, guiada pelo que se denomina nas “Meditações” (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  47
    The cogito and the madness: revisiting the discussion between Foucault and Derrida around the continuity and descontinuity of knowledge.Ronaldo Filho Manzi - 2013 - Synesis 5 (2):148-166.
    Em 1963, Derrida criticatrês páginas da A história da loucura naidade clássica (1961) de Foucault. Trata-se da interpretação de Foucault deuma passagem da Primeira Meditação deDescartes. Segundo Derrida, a leitura de Foucault está mergulhada no que eledenomina metafísica da presença. Istoé, apesar de se tratarem apenas de três páginas, para Derrida, Foucault não étão radical em sua obra ao pensar na noção de episteme, não vendo certa continuidade na tradição filosófica noque concerne ao seu fundamento: a presença viva. (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15. Meditação sobre a Filosofia.Maria do Carmo Tavares de Miranda - 1959 - Revista Portuguesa de Filosofia 15 (2):142-148.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  22
    A primeira assembleia do povo de deus : uma faceta da recepção do Concílio Vaticano II na Arquidiocese de Belo Horizonte.Jotaci Brasiliano Conceição de Oliveira - 2015 - Horizonte 13 (40):2313-2314.
    Thesis summary: OLIVEIRA, Jotaci Brasiliano Conceição de. The first assembly of the people of God, a facet of the reception of the Second Vatican Council in the Archdiocese of Belo Horizonte.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  8
    A primeira concepção filosófica de Schopenhauer.Matthias Koßler - 2018 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 9 (1):11.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  18.  48
    A primeira teoria evolucionista de Wallace.Marcio Rodrigues Horta - 2003 - Scientiae Studia 1 (4):519-530.
    No categories
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  9
    A Primeira República Portuguesa : partidos e sistema político.Manuel Baiôa - 2014 - Arbor 190 (766):a114.
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  6
    Primeiras vontades: da liberdade política para tempos árduos.André Barata - 2012 - Lisboa: Documenta.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  8
    Neurofenomenologia e Meditação: Breves Apontamentos Para o Diálogo Entre Práticas Contemplativas e as Ciências Cognitivas Enativistas No Século XXI a Partir da Noção Emergentista de Determinação Descendente.Leonardo Ferreira Almada - 2018 - Simbio-Logias Revista Eletrônica de Educação Filosofia e Nutrição 10 (13):119-140.
    From an investigation of the theoretical, structural, methodological, and conceptual rudiments of the neurophenomenology, such as developed by Francisco Javier Varela, I seek, at first, to investigate the possibility of a theoretical model whose purpose consists in the integration between the subjective experience and the cerebral dynamic. To the study of the fundamental diagnosis of neurophenomenology — namely, the interpretation which Varela offers to the theoretical and methodological position of Chalmers’ ‘hard problem’ of consciousness —, I will associate the conception (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  6
    Primeira carta provincial de Blaise Pascal.Ricardo Vinícius Ibañez Mantovani - 2015 - Cadernos Espinosanos 33:255.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23. A primeira Categoria da Lógica de Hegel.Bertrando Spaventa - 2013 - Revista Opinião Filosófica 4 (2).
    Este tradução é um capítulo da obra Scritti Filosofici org. Giovanni Gentile, Nápoles: Ed. Morano & Figlio: 1901, pp. 186-203. Tradução de Danilo Vaz-Curado R. M. Costa, email: [email protected]. Betrando Spaventa, 1817-1883, Professor de filosofia do Direito na Universidade de Modena e após na Universidade de Bolonha, é um dos mais importantes filósofos italianos, sua influência estende-se por diversos países, a exemplo da Itália, do Brasil, da Alemanha, etc. Suas obras principais são: La filosofia di Kant e la sua relazione (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. Desenvolvimento emocional. Características da primeira infância.Donald Woods Winnicott - forthcoming - Natureza Humana.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  3
    Primeiras luzes do pensamento.Evaldo Pauli - 1965 - [São Paulo,: Impresso por Edições O Livreiro].
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  13
    A primeira formulação do imperativo categórico de Kant.John Rawls - 2006 - Critica.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  2
    Linguagem e Meditação: Considerações de Um Corredor de Longas Distâncias.César Fernando Meurer Meurer - 2018 - Simbio-Logias Revista Eletrônica de Educação Filosofia e Nutrição 10 (13):55-67.
    Can a lonely long-distance run instantiate a meditation? Based on personal experience with running, I develop an affirmative answer to this question. First, I distinguish contemplation from meditation, proposing that the former is a non-reflexive activity focused on the monitoring of one’s own body, and that the latter is a reflexive activity that includes a “self” in memories of episodes from the personal past as well as in episodic counterfactual thoughts and in episodic future thinking. Next, I suggest that meditation, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  6
    SOTO, Luís G.: Meditação sobre a saudade, Zéfiro, Sintra, 2015, 139p.Hugo Monteiro - 2016 - Agora 35 (1).
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29. Observações sobre a Sexta Meditação de Descartes.Ethel Rocha - 2006 - Cadernos de História E Filosofia da Ciéncia 16 (1).
    O objetivo do artigo é examinar o argumento cartesiano em favor da distinção corpo/alma à luz da tese, também cartesiana, da união corpo/alma no homem. A hipótese a ser defendida é a de que a prova da distinção real entre corpo e alma envolve um conceito de substância segundo o qual um atributo principal não pode coexistir com outro numa mesma substância. Mais ainda, será sustentado que interpretando assim o argumento em favor da distinção é possível admitir que Descartes ao (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  30.  1
    Em primeira Pessoa.Alfredo Naffah Neto - 2019 - Revista Natureza Humana 21 (2).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  23
    A primeira proposta de um supercontinente primitivo no opúsculo de 1764 do barão von Hüpsch-Lonzen.Nelson Papavero, Pablo Rubén Mariconda & Maurício de Carvalho Ramos - 2003 - Scientiae Studia 1 (3):337-353.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  6
    Analítica e Dialética na primeira Filosofia de Fichte.João Geraldo Martins Da Cunha - 2015 - Revista de Filosofia Aurora 27 (42):759.
    A primeira parte deste artigo mostra que tanto A. Philonenko quanto T. Rockomore, cada um a seu modo e por vias bastante distintas, parecem relativizar a importância dos ‘princípios’ da Doutrina da ciência. Num caso como no outro, em termos muito gerais, talvez pudéssemos dizer que a relação Kant-Fichte seria avaliada em função da dialética da primeira Crítica, tanto porque o uso da lógica geral como órganon só pode ser dialético, quanto porque a natureza hipotética da argumentação de (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  9
    A primeira filósofa.Fernando Santoro - 2019 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 28:e02802.
    É possível considerar o poema Títônio de Safo como um texto filosófico pré-socrático? Certas características nos fazem considerar estes versos em sua filosofia: 1) Retrata uma situação de aprendizagem amorosa, amor ao saber; 2) A presença de uma sentença de caráter universal sobre a humanidade: “Não envelhecer, para o homem, é um caso impossível.”; 3) Uma crítica ao senso comum e um aprofundamento de sabedoria; em particular a consideração da humanidade pela corrupção do devir mais do que pela mortalidade; 4) (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  12
    Existência e predicação de existência na crítica de Gassendi à prova ontológica cartesiana da quinta meditação.Elane Maria Farias de Carvalho - 2010 - Cadernos Espinosanos 22:27.
    O objetivo deste artigo é examinar a noção de ‘existência’ na crítica de Gassendi à prova ontológica cartesiana da Quinta Meditação, a fim de tentar avaliar que pressupostos lógicos e metafísicos estão implicados tanto na afirmação de Gassendi segundo a qual a existência não é uma perfeição, como em sua outra objeção adicional, na qual ele utiliza a lógica dos predicáveis para combater a tese cartesiana de que a existência é uma propriedade.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  35
    Os primórdios da primeira lei dos movimentos planetários na carta de 14 de dezembro de 1604 de Kepler a Mästlin.Claudemir Roque Tossato - 2003 - Scientiae Studia 1 (2):195-206.
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  10
    Paulo Borges, Meditação, Liberdade Silenciosa. Da Mindfulness ao Despertar da Consciência. [REVIEW]Carlos João Correia - 2018 - Philosophica: International Journal for the History of Philosophy 26 (51):165-173.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37. A Filosofia Primeira ea Primeira Filosofia: una perspectiva husserliana.C. Bizzaro Morais - 1986 - Revista Portuguesa de Filosofia 42 (3-4):310-324.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38. Edmund Husserl -A Quinta Meditação Cartesiana.Paul Ricœur - 2004 - Phainomenon 9 (1):245-270.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  18
    Defesa psíquica na primeira tópica freudiana: por que as pulsões são reprimidas?Aline Sanches & Josiane Cristina Bocchi - 2021 - Revista de Filosofia Aurora 33 (58).
    Desde o início da teorização freudiana, inibição, defesa e censura são processos que devem incidir sobre as pulsões. O primitivo pulsional precisa ser reprimido ou transformado. Este artigo problematiza a relação entre as pulsões sexuais e a defesa psíquica, ao longo do período pré-psicanalítico e da primeira tópica freudiana. Situamos o conflito entre sexualidade e repressão, apontado por Freud como característico das psiconeuroses, enquanto que nas neuroses atuais a angústia está relacionada a um registro quantitativo e não exatamente a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  12
    A prova da existência da multiplicidade de corpos na Sexta Meditação.César Augusto Battisti - 2011 - Educação E Filosofia 25 (Especial):181-214.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41. Origem e Fundação da Primeira Faculdade de Engenharia de Sorocaba (FACENS)-Uma História de Contribuição para o Desenvolvimento Tecnológico da Região.Christina Camilla Antunes de Almeida - 2008 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 10 (1).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  8
    As duas primeiras hipóteses de Parmênides, αὐτὰ τὰ ὅμοιά e o espanto de Sócrates.Renato Matoso - 2020 - Filosofia Unisinos 21 (2).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43. Função do Conceito de Idéia Inata na Prova da Existência da Subst'ncia Infinita Apresentada na V Meditação de Descartes.Ethel Rocha - 2007 - Cadernos de História E Filosofia da Ciéncia 17 (2).
    No presente artigo pretendo examinar a função do conceito de idéia inata no contexto da argumentação cartesiana da V Meditação das Meditações Metafísicas. Minha hipótese é a de que se trata de um conceito fundamental para garantir a distinção entre idéias de essências forjadas pelo pensamento de idéias de essências verdadeiras e imutáveis. Com essa análise pretendo mostrar que a V Meditação, bem como todas as outras tem um caráter fundamentalmente epistemológico: Descartes ali pretende apresentar os critérios para (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  9
    A questão primeira de Deus: O desafio humanitário da eclesiologia do século XXI.Everaldo dos Santos Mendes & Clélia Peretti - 2022 - Franciscanum 64 (177).
    Neste artigo, objetivamos refletir sobre a experiência cristã de Deus diante da tentação do vazio cultural que assola as «teologias» da secularização e o vazio de Deus nas «contra-teologias». No percurso investigativo, revisitamos a literatura teológica da tradição católica, mapeando as contribuições das teologias da experiência cristã de Deus como a experiência de uma plenitude. Por este caminho, delineamos uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa. No seio da sociedade contemporânea, desafiada por «crises permanentes», corrupção, barbáreis e pandemia aflora a carência (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  35
    Suma Teológica. Primeira Parte, Questão 15: Sobre as Ideias.Tomás de Aquino - 2010 - Discurso 40 (40):309-328.
    Suma Teológica. Primeira Parte, Questão 15: Sobre as Ideias.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  7
    A filosofia na primeira universidade da América Latina (Universidad de San Marcos 1551).Alfredo Culleton - 2021 - Educação E Filosofia 35 (74):977-985.
    A filosofia na primeira universidade da América Latina (Universidad de San Marcos 1551) Resumo: O artigo se propõe trazer a público um momento fundante da história da Filosofia nas Américas a partir do estudo da historia das Universidades e em especial a decana Universidad de San Marcos (1551), a sua fundação, funcionamento e legado. Neste contexto pretende igualmente apresentar dois notáveis intelectuais nativos que respiram o ar dessa universidade nas primeiras décadas: Jerónimo Valera e Juan de Espinosa Medrano. Palavras-chave: (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  16
    Homenagem à primeira geração do GEN: A amizade como um caso sério da filosofia.Ivo da Silva Jr & Márcio José Silveira Lima - 2022 - Cadernos Nietzsche 43 (1):9-12.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  4
    Análise das primeiras diretrizes metodológicas de Kant – O caso da solução kantiana à polêmica cartesiana-leibniziana das forças vivas.Fábio César Scherer - 2022 - Kant E-Prints 17 (1):49-74.
    O presente artigo busca fazer uma análise do papel das questões metodológicas no primeiro escrito publicado por Kant. Iniciamos com a apresentação dos preceitos práticos de pesquisa do jovem Kant e da problemática das forças vivas; depois, analisamos o método propagado por Kant enquanto o principal recurso para a solução da polêmica e a sua origem no método de Mairan. Na sequência, expomos os pressupostos metodológicos sobre os quais Kant construiu a sua solução para os problemas das forças vivas; por (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. São joão Marcos: A primeira cidade que fora tombada E destombada pelo sphan.Rodrigo Machado - 2010 - História 18:08.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50. Catolicismo e Monarquia na Primeira República.Teresa Maria Malatian - 1992 - História 100:259-69.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000