Results for 'Phillio Marcou'

35 found
Order:
  1.  60
    Die wahrheit Des mythos.Phillio Marcou - 1988 - Erkenntnis 28 (1):139-143.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  37
    Violence, communication, and civil disobedience.Andreas Marcou - 2021 - Jurisprudence 12 (4):491-511.
    The proliferation of civil disobedience in recent times has prompted questions about violence and justified resistance. Non-violence has traditionally been associated with civil disobedience. If ci...
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  3.  46
    Dichtung, Mythos, Wissenschaft.Ph Marcou & W. Balzer - 1988 - Erkenntnis 29 (2):201 - 225.
    In der vorliegenden Arbeit wird ein Begriffsrahmen entwickelt, in dem sich Gemeinsamkeiten und Unterschiede zwischen drei Arten von Kulturprodukten klar aufzeigen lassen: Dichtung, Mythos und Wissenschaft. Die allen drei Phänomenen gemeinsame Struktur erfassen wir in §II und §III mit dem Begriff eines Repräsentationssystems, welcher in Anlehnung an die formale Modelltheorie semiotische Vorstellungen mit einem Denken in Systemen zusammenbringt. Die relevanten Unterschiede werden durch Differenzierung (§IV) jenes Begriffs festgemacht, d.h. die drei Phänomene werden durch jeweils spezielle Arten von Repräsentationssystemen erfaßt (§V). (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  4.  69
    Obedience and Disobedience in Plato’s Crito and the Apology: Anticipating the Democratic Turn of Civil Disobedience.Andreas Marcou - 2020 - The Journal of Ethics 25 (3):339-359.
    Faced with a choice between escaping without consequences and submitting to a democratic decision, Socrates chooses the latter. So immense is Socrates’ duty to obey law, we are led to believe, that even the threat of death is insufficient to abrogate it. Crito proposes several arguments purporting to ground Socrates’ strong duty to obey, with the appeal to the Athenian system’s democratic credentials carrying most of the normative weight. A careful reading of the dialogue, in conjunction with the ‘Apology’, reveals, (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  15
    Charles Lyell on North American Geology. Hubert C. SkinnerJules Marcou on the Taconic System of North America. Hubert C. Skinner. [REVIEW]Michele L. Aldrich - 1980 - Isis 71 (1):181-181.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  24
    “Pensamento dialético” na “Teoria dos Cinco Elementos” na China antiga.Vo Van Dung - 2023 - ARGUMENTOS - Revista de Filosofia 29:253-263.
    A Teoria dos Cinco Elementos é uma das primeiras teorias na história da filosofia chinesa. O nascimento da doutrina marcou uma virada no processo de percepção do mundo com os cinco elementos básicos de metal, madeira e água, fogo e terra. Esses cinco fatores são percebidos na forma de experiência, o nível de consciência ainda é rudimentar e as características mais gerais da matéria ainda não foram generalizadas. No entanto, com as duas leis dos Cinco Elementos do nascimento mútuo, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  10
    Sobre a clivagem antropocêntrico/ecocêntrico na filosofia ambiental.Dante Carvalho Targa - 2023 - Griot 23 (2):210-226.
    A filosofia ambiental surge na década de 1970 movida pelo ímpeto de reflexão sobre a iminência de uma crise ecológica e suas causas mais profundas. E a questão central que motivou os trabalhos pioneiros neste campo foi a crítica ao centramento humano em termos de valor moral, isto é, a assunção de que o _homo sapiens_ constitui o único _locus_ de valor frente às demais espécies e à natureza mais que humana como um todo. A demanda por uma nova ética, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  13
    Um pedagogo da democracia: retratos e memórias sobre o padre Manuel Antunes, SJ.Manuel Antunes (ed.) - 2011 - Lisboa: Gradiva.
    Testemunhos na primeira pessoa dados por quem aceitou recordar os factos, os dramas e os sucessos do tempo de mudança e transformação vertiginosa que constituiu o período de vida do Padre Manuel Antunes, professor que marcou indelevelmente várias gerações.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  18
    Uma Vida dedicada à filosofia: As contribuições do professor luizir de Oliveira ao curso de filosofia da ufpi.José Luís de Barros Guimarães - 2020 - Cadernos Do Pet Filosofia 11 (22):36-40.
    Nós, seres humanos, somos a única espécie viva da face da terra que literalmente somos submetidos a um processo de instrução formal. E dentro desta amplo processo de formação cultural que experienciamos intensamente ao longo da nossa trajetória existencial - desenhada por meio dos traços intersubjetivos que estabelecemos com as instituições educacionais que contribuíram efetivamente para que nos tornássemos aquilo que somos do ponto de vista intelectual, afetivo, moral e profissional - arrisco a dizer que, todos nós, de algum modo, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  10
    A Guerra Fria vista a partir do Sul.Beatriz Bissio - 2018 - Dialogos 22 (1):115.
    Em 1955, chefes de Estado de 29 nações asiáticas e africanas e representantes de movimentos de libertação reuniram-se em Bandung, Indonésia. Pela primeira vez, uma significativa parcela da Humanidade, antes marginalizada, fez ouvir a sua voz, rejeitando o enquadramento na rígida racionalidade da Guerra Fria. O “espírito de Bandung” marcou o processo de libertação do mundo colonial, colocando ênfase no “respeito à soberania e integridade territorial de todas as nações” e na defesa da “não intervenção”. O artigo analisa o (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  32
    Conflitos de gerações: Gustavo Corção e a juventude católica (Generation conflict: Gustavo Corção and Catholic Youth).Christiane Jalles de Paula - 2012 - Horizonte 10 (26):619-637.
    Este artigo aborda o combate que empreendeu Gustavo Corção à juventude católica brasileira nas páginas do Diário de Notícias e d’ O Globo entre as décadas de 1950 e de 1960. No caso em tela, interessa-nos entender as reações de Gustavo Corção às mudanças na sociedade e na Igreja Católica entre 1957 e 1964. A hipótese é que as críticas de Corção explicitam o conflito entre duas gerações de católicos: uma conservadora; a dele; e outra progressista, a das organizações de (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  10
    Heidegger E a filosofia medieval: Notas de um encontro.Rodrigo Guerizoli - 2001 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 46 (3):475-487.
    O presente texto consiste num relato do Encontro “Heidegger e a Filosofia Medieval”. Do conjunto das importantes comunicações, resulta que a interpretação heideggeriana do pensamento medieval não exerceu grande influência em estudos recentes. Contudo, o questionamento acerca da atividade do pensamento como experiência humana fundamental marcou a obra de muitos medievistas.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  5
    Os métodos de prova nos Primeiros Analíticos de Aristóteles e sua natureza normativa.Ralph Leal Heck - 2021 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 65 (3):e35620.
    Este artigo se divide em duas etapas. A primeira etapa tem o objetivo de apresentar, dos tópicos 1 ao 5, três métodos de prova e um de contraprova presentes nos Primeiros Analíticos de Aristóteles. Fornecendo uma notação de fácil acesso, compreensão e relativamente neutra à interpretações com o objetivo de demonstrar que a silogística preserva interessantes ferramentas de dedução e questões intuitivamente férteis para investigação filosófica, em especial, àqueles que desejam compreender leituras filosóficas à lógica de Aristóteles, como as presentes (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  14
    A Copa do Mundo ao cair da Tarde: a cobertura jornalística da conquista da seleção alemã.João Batista de Abreu Junior & Roberto Falcão - 2016 - Logos: Comuniação e Univerisdade 23 (1).
    O trabalho analisa, por meio da cobertura do diário A Tarde, de Salvador, a convivência entre a delegação alemã de futebol e a população local de Santa Cruz Cabrália, no sul da Bahia, que serviu de base para a seleção que conquistou a Copa do Mundo de futebol em 2014. A partir dos critérios de identidade cultural, globalização e seleção jornalística, mostra que a estratégia de aproximação com os moradores marcou a cobertura de A Tarde e criou um clima (...)
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  8
    São Martinho de Dume: entre conselhos ou preceitos morais como preocupação prática.Janilce Silva Praseres - 2023 - Griot 23 (1):296-306.
    A reflexão a seguir centra-se na leitura e interpretação opúsculo moral intitulado _Regra da Vida Virtuosa_, de São Martinho de Dume. Nesse sentido, apresentamos as quatro virtudes cardeais como uma reflexão moral, pois trata-se de dar conselhos que visam uma preocupação sobre a ação prática, apontamos, ainda que São Martinho, no século VI, marcou o início da cultura portuguesa.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  17
    Oficina de criação do e no pensamento: o acontecimento como abertura da filosofia às artes.Juliana Soares Bom-Tempo & Humberto Guido - 2017 - Educação E Filosofia 31 (63):1527-1537.
    * Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professora do curso de Dança e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Uberlândia.** Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professor do curso de Filosofia, do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia. O ano de 2015 marcou os vinte anos da morte de Gilles Deleuze, a data foi celebrada com a realização de eventos (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  12
    Sobre o terrorismo legal de Estado contempor'neo.Emanuel Lucas de Sousa Nobre - 2019 - Perspectivas 3 (1):78-94.
    O presente artigo se propõe a examinar criticamente o atual e dominante paradigma político, que aqui definiremos como terrorismo legal de Estado. Para tanto, fez-se necessário o recurso a três autores cujas reflexões buscam compreender a sua natureza e os seus principais modos de atuação, a saber, o filósofo italiano Giorgio Agambem, o jurista argentino Raúl Zaffaroni e o sociólogo francês Loic Wacquant. A partir das obras agambenianas Homo Sacer. O poder soberano e a vida nua I e Estado de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  4
    Entre a razão E a experiência: Ensaios sobre tecnologia E modernidade.Keyliane Carvalho Lima - 2019 - Cadernos Do Pet Filosofia 10 (19):73-86.
    O autor da coletânea de ensaios, Andrew Feenberg, nasceu em Nova York, nos Estados Unidos, em 1943. Filho de um proeminente físico teórico esteve desde muito cedo em contato com a ciência, com cientistas e com os aparatos técnicos por eles utilizados. Os seus interesses nas áreas de humanidades levaram-no a trilhar a formação em filosofia. Graduou-se na Universidade de John Hopkins em 1965, obteve o título de mestre em 1967 na Universidade da Califórnia em San Diego. Mudou-se para a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  21
    LEBABIMIBOME: espiritualidade africana e resistência à escravização.Hildebrando de Almeida Cerqueira - 2021 - Odeere 6 (2):202-236.
    Neste artigo eu revisito a minha tese de doutoramento em antropologia social: “Esclavage et Inventions Spirituelles Afro-Brésiliennes: Du Vudum Lebabimibome aux Contes Populaires”, onde tentamos demonstrar um dos impactos marcantes da escravização na história dos povos africanos e afrodescendentes, como este fato marcou a vida espiritual e intelectual das diasporas nas Américas, especialmente da brasileira. Mostramos como estas populações dialogaram entre si, apropriaram-se e transformaram os valores culturais dos povos que as subjugaram. Adaptando-se aos novos quadros-sociais souberam preservar suas (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. Os bastidores de uma pesquisa em história da educação: a Faculdade Católica de Filosofia de Rio Grande/RS.Giane Lange do Amaral & Josiane Alves da Silveira - 2012 - Conjectura: Filosofia E Educação 17 (2):166-182.
    O presente trabalho apresenta os bastidores de uma pesquisa realizada sobre a Faculdade Católica de Filosofia de Rio Grande (1960- 1969), cuja criação marcou o início dos cursos superiores voltados à formação docente na cidade. Para destacar sua história, recorre-se a diferentes fontes, como documentos institucionais, jornais locais e relatos orais, cuja utilização será aqui abordada. Nesse sentido, tem-se como base os caminhos abertos pela História Cultural as quais vêm propiciando a ampliação de problemas, objetos e temas de pesquisa (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. A Escola Menonita de Curitiba: manutenção da identidade étnica e religião // Mennonite school of Curitiba: maintenance of ethnic identity and religion.Valquiria Elita Renk & Oliveira da Cruz - 2014 - Conjectura: Filosofia E Educação 19 (2):178-197.
    Neste artigo pretende-se analisar a Escola do Boqueirão, da Comunidade Menonita de Curitiba. Os menonitas são um grupo étnico alemão, anabatistas, que vieram ao Brasil nos anos de 1930, oriundos da Rússia. O objetivo é compreender a experiência de escolarização numa comunidade étnica e a importância da escola na manutenção da identidade cultural. As questões de pesquisa são: como se caracterizava esta escola? Como a escola era um espaço que contribuiu na manutenção da identidade étnica? Como a nacionalização marcou (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  1
    VERGÈS, Françoise, “Nègre je suis, nègre je resterai”. Entretiens avec Françoise Vergès.Catarina Madeira Santos - 2007 - Cultura:278-280.
    Neste livro Françoise Vergès relata o seu encontro com o poeta, dramaturgo, ensaísta e político, Aimé Césaire, nascido em 1913, na então colónia francesa da Martinica, e de alguma forma procura resgatar para o século XXI uma figura que, juntamente com Léopold Senghor, marcou profundamente a História do pensamento africano do século XX, através da fundação e formulação daquele que foi o movimento literário e ideológico da Negritude, estreitamente associado aos projectos anti-colonialistas e ao...
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  18
    As interconexões da pedagogia crítica de Paulo Freire.Afonso Celso Scocuglia - 2018 - Filosofia E Educação 10 (1):200-232.
    Desde seu início a pedagogia de Paulo Freire se alimenta das suas leituras de base, convergências e conexões com outros pensadores das ciências humanas/sociais e da educação. A partir dos ideais do catolicismo progressista e do nacionalismo-desenvolvimentista das décadas de 1950 e 1960 – presentes em suas obras Educação e atualidade brasileira e Educação como prática da liberdade –, do progressismo marxista – presente de maneira crescente em Pedagogia do oprimido, Ação Cultural para a liberdade e outros escritos, Educação e (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  11
    “Liberté, Égalité, Fraternité” − “eu”, “tu”, “nós”: o filosofar político de Fichte1.Günter Zöller - 2015 - Revista de Filosofia Aurora 27 (42):651.
    No ano de 2014, não só ocorreu o bicentenário da morte de Johann Gottlieb Fichte, mas também completou cem anos o começo da Primeira Guerra Mundial ou Grande Guerra, como ainda é denominada no ocidente. O desembarque dos aliados na Normandia completou cinquenta anos. Além disso, esse ano marcou os doze séculos que nos separam, ou melhor, nos unem à morte de Carlos Magno e dois milênios à de Júlio César Otaviano, conhecido como Augusto — todos eles aniversários de (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  12
    Dora Ferreira da Silva: Caminhos em Direção ao Sagrado.Constança Marcondes Cesar - 2011 - Revista Portuguesa de Filosofia 67 (2):289 - 303.
    Procuramos apresentar a via em direção ao sagrado trilhada por Dora Ferreira da Silva, poetisa brasileira contemporânea, partindo de uma aproximação aos mitos gregos e chegando à mística cristã para expressar sua experiência do sagrado. A busca de Dora é um dos aspectos da meditação sobre o sagrado que marcou as indagações da "Escola de Sao Paulo", grupo de poetas, escritores, artistas e filósofos que se caracterizou por uma interpretação crítica do mundo e da cultura atuais. We try to (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26. O mal em um mundo sem Deus-The evil in a world without god.Jean-Christophe Merle - 2012 - Conjectura: Filosofia E Educação 17 (1).
    À luz da secularização da sociedade, que marcou a época moderna e a contemporânea e, sobretudo, com a larga difusão do ateísmo, trata-se de discutir a questão do mal, mostrando, por um lado, que a crença em Deus poderia atribuir uma importância cada vez maior à questão do mal, mas, por outro, poder-se-ia esperar, à luz da influência do ateísmo, que o mal assumisse uma significação inédita, ou seja, o deslocamento da questão do mal, exclusivamente, à perspectiva moral. Neste (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27. O mal em um mundo sem Deus.Jean Christophe Merle - 2012 - Conjectura: Filosofia E Educação 17 (1):83-100.
    À luz da secularização da sociedade, que marcou a época moderna e a contemporânea e, sobretudo, com a larga difusão do ateísmo, trata-se de discutir a questão do mal, mostrando, por um lado, que a crença em Deus poderia atribuir uma importância cada vez maior à questão do mal, mas, por outro, poder-se-ia esperar, à luz da influência do ateísmo, que o mal assumisse uma significação inédita, ou seja, o deslocamento da questão do mal, exclusivamente, à perspectiva moral. Neste (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  26
    O papel de Tomás de Aquino no universo “científico” do século XIII.Rogério Miranda de Almeida - 2018 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 63 (3):956-975.
    Estas reflexões têm como finalidade mostrar as aporias e dificuldades que afetaram, de maneira essencial, as diferentes tentativas de se erigir uma “ciência da religião” e, mais especificamente, de se lerem “cientificamente” os dados da fé, ou da revelação. Esta é a razão pela qual damos uma atenção especial ao século XIII e, principalmente, ao papel de Tomás de Aquino, quando se intensificaram de maneira mais explícita as relações, e os conflitos, entre a ciência, a filosofia e a teologia. Certo, (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  8
    Schopenhauer e a fisiologia.Tiago Santos Almeida - 2019 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 10 (2):71.
    Desde a publicação, em 1628, do Exercitatio anatomica, de William Harvey, fisiologia e filosofia passaram a manter relações tanto de crítica quando de reforço mútuo. Nesse artigo, examinamos um momento particularmente interessante dessa longa história, a emergência, com Schopenhauer, da interpretação do intelecto como produto do homem físico. Pretendemos, assim, mostrar como o recurso à fisiologia engendrou uma crítica da filosofia kantiana que marcou o lugar de Schopenhauer na história do pensamento filosófico moderno, a saber, entre dois limiares: Kant (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  3
    Brasil 2018-2020: um exercício fotográfico em processo | Brasil 2018-2020: a photographic exercise in process.Ricardo Henrique Ayres Alves - 2021 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 3 (1):460-474.
    O projeto Brasil parte da seguinte premissa: a cada ano, selecionar quatro fotografias que apresentam um exercício de significação sobre o país a partir do cotidiano. Tal iniciativa se inscreve no período posterior à deposição criminosa da presidenta Dilma Rousseff no ano de 2016, evento que marcou o início de uma série de retrocessos na sociedade brasileira, procurando de alguma forma debater essa nova realidade social. Com duração indefinida, procura-se construir ao longo dos anos um conjunto de imagens que (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  6
    Reflexões sobre o conhecimento moderno frente aos avanços científicos e tecnológicos contempor'neos.Carlos Alvim & Elemar Kleber Favreto - 2011 - Griot : Revista de Filosofia 4 (2):74-83.
    A partir de uma analise da relação entre o conhecimento e o conceito de corpo, este artigo percorre o caminho que se iniciou com o filósofo que marcou a modernidade, René Descartes. Tendo em vista a perspectiva de refletir sobre as mudanças consideráveis que ocorreram na concepção desse filósofo em relação ao que ele entendia por corpo, buscamos na realidade contemporânea da inteligência artificial meios de explicar a nova perspectiva de homem. Os avanços científicos e tecnológicos produzem instrumentos capazes (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  42
    A narrativa que constitui mundos: a literatura de Mircea Eliade (The narrative that constitutes worlds: the literature of Mircea Eliade).Vitor Chaves de Souza - 2012 - Horizonte 10 (25):255-267.
    O filósofo Mircea Eliade, dentre seus ofícios, foi um escritor. Para ele, a literatura busca investigar e compreender os significados universais da criação e dos fenômenos – em especial, em seus romances, os fenômenos religiosos. Herdeiro da tradição literária existencialista que marcou, sobretudo, os grandes filósofos e romancistas franceses (como Jean-Paul Sartre e Albert Camus), sua obra literária possui uma unidade fundamental: a inquietação com o tempo e o sagrado. O objetivo desta pesquisa é apresentar a relação de Mircea (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  5
    Discurso do método.René Descartes - 1968 - Rio de Janeiro,: Ed. de Ouro.
    Cogito ergo sum. "Penso, logo existo." Tal proposição resume o espírito de René Descartes (1596-1650), sábio francês cujo Discurso do método inaugurou a filosofia moderna. Em 1637, em uma época em que a força da razão tal qual a conhecemos era muito mais do que incipiente, e em que textos filosóficos eram escritos em latim, voltados apenas para os doutores, Descartes publicou Discurso do método, redigido em língua vulgar, isto é, o francês. Ele defendia o "uso público" da razão e (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34. Helena, sempre Helena..Dulcileide Virginio do Nascimento - 2012 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (24):93-98.
    A literatura cria e recria personagens femininos que marcaram gerações, mas nenhuma personagem foi tão “recriada” nem marcou tanto quanto Helena. Este artigo resgata uma dessas recriações, como uma doce lembrança que apazigua os corações: a versão de Eurípides, encenada em 412 a.C. A sedutora, mas traidora Helena passa a ser um ardil divino, pois a verdadeira Helena é virtuosa e não está em Tróia, mas no Egito, esperando que o desígno dos deuses se cumpra, que Tróia seja destruída (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  7
    Da revolução ao constitucionalismo: uma análise das propostas de escolarização de adultos em Portugal (1974-1986) / From revolution to constitutionalism: an analysis of the proposals for schooling adults in Portugal. [REVIEW]Rubens Luiz Rodrigues - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:020019.
    O presente artigo pretende analisar as propostas de escolarização de adultos em Portugal, no período demarcado entre os anos de 1974 a 1986. As lutas sociais impulsionadas pela revolução de 25 de abril de 1974 potencializaram propostas de escolarização de adultos orientadas pelas concepções de mundo, pelos valores políticos e pelas tradições socioculturais da classe trabalhadora. Destaca-se a crítica à concepção reducionista, supletiva e aligeirada da escolarização de adultos, bem como a permanência de um ensino voltado para a adaptação dos (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark