Results for 'História da ciência'

1000+ found
Order:
  1. Histórias das ciências e os “fundamentos históricos” da Psicologia.Marcio Luiz - 2018 - Temporalidades 10 (1):129-158.
    RESUMO: O presente texto põe algumas questões referentes à “história” dos fundamentos da Psicologia entre os séculos XIX e XX, mostrando como ocorrem ainda, em História da Psicologia, certos fatores controversos, muitos deles tributários de postulados filosóficos do século XIX, especialmente em torno do positivismo. O artigo concentra-se em mostrar, preliminarmente, de que forma a ruptura da Filosofia Natural e a ascensão da figura do “cientista” no século XIX ensejaram novos motivos de análise, dentre eles certo cientificismo que (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  14
    Biografia como gênero na história das ciências – O caso do físico David Bohm.Olival Freire Junior - 2020 - Circumscribere: International Journal for the History of Science 25:40-56.
    Neste artigo, analisamos os desafios historiográficos relacionados à produção de biografias no âmbito da História da Ciência. Em especial, discutimos as ideias apresentadas pelo historiador francês Jacques Le Goff em seu livro São Luís, publicado em 1996. Essa análise, de natureza teórica e metodológica, é cotejada com o esboço panorâmico da biografia do físico norte-americano David Bohm, recentemente publicada sob o título David Bohm – A Life Dedicated to Understanding the Quantum World. O tema tem relevância também para (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. Goethe ea história da ciência.Jurgen Heirich Maar - 2006 - Episteme 11 (23):95-116.
    Como convém a uma autêntica interdisciplinaridade, é difícil separar comcontornos nítidos os dois aspectos da relação de Goethe com a História daCiência que me propus a discutir: como a História da Ciência vê a ciênciade Goethe? Como Goethe vê a História da Ciência? O estudo dos aspectoscientíficos, filosóficos, éticos, psicológicos, históricos da obra de Goetheainda tem muito a nos oferecer. Apesar da coerência interna, que permiteque “façamos nossos lances” como um enxadrista do livre-arbítrio, talestudo nos (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  4.  17
    Quatro estudos recentes de história das ciências médicas e sociologia da saúde no Brasil.Regina André Rebollo - 2004 - Scientiae Studia 2 (1):135-143.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. A actualidade da história das ciências.Gaston Bachelard & M. M. Carrilho - forthcoming - Epistemologia: Posições E Críticas. Lisboa: Serviço de Educação, Fundação Calouste Gulbernkian.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  6.  18
    Filosofia e História da Ciência no Cone Sul. 3o Encontro.Roberto de Andrade Martins, Lilian Al-Chueyr Pereira Martins, Cibelle Celestino Silva & Juliana Mesquita Hidalgo Ferreira (eds.) - 2008 - Associação de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul, AFHIC.
    A selection of papers presented at the III South Cone Meeting of Philosophy and History of Science. Papers are in Portuguese and Spanish.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  7.  9
    Comentário a “História da ciência, epistemologia e dialética”: ciência, ontologia e realidade: Marx para além da dialética.Antônio José Lopes Alves - 2021 - Trans/Form/Ação 44 (2):175-180.
  8.  37
    Filosofia E História da Ciência no Cone Sul. Seleção de Trabalhos do 5o Encontro.Roberto de Andrade Martins, Cibelle Celestino Silva, Juliana Mesquita Hidalgo Ferreira & Lilian Al-Chueyr Pereira Martins (eds.) - 2008 - Associação de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul, AFHIC.
    This book contains a selection of papers presented at the V South Cone Meeting of Philosophy and History of Science. The language of the chapters is Portuguese, Spanish or English. Published by the South Cone Association for Philosophy and History of Science, www.afhic.org.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  9. Que tipo de História da Ciência esperamos ter nas próximas décadas.R. De A. Martins - 2000 - Episteme 10 (1).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  5
    Themata e pathosformeln: quando a história da ciência e a história da arte revelam afinidades conceptuais.João Barbosa - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (3):98-111.
    Este artigo apresenta uma análise comparativa de dois conceitos propostos e desenvolvidos em duas áreas muito distintas: o conceito de themata, proposto por Gerald Holton na área de história da ciência para dar conta dos processos de produção e difusão do conhecimento científico, e o conceito de Pathosformeln, proposto por Aby Warburg na área de história da arte para dar conta de importantes continuidades históricas e epocais da produção artística. Apesar dos contextos disciplinares tão distintos em que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  12
    Lógica, Filosofia, História E Metafísica da Ciência.Gilson Olegario da Silva - 2023 - Revista Ética E Filosofia Política 1 (26):1-7.
    A presente edição da revista Ética e Filosofia Política conta com uma gama diversa de contribuições originais que abrangem áreas fundamentais da filosofia como a Lógica, História, Metafísica e Filosofia da Ciência. Como um guia prático, mas apenas como isso, apresentamos uma descrição de cada contribuição.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  16
    Transdisciplinaridade, interdisciplinaridade e disciplinaridade na história da ciência.Antonio Augusto Passos Videira - 2004 - Scientiae Studia 2 (2):279-293.
  13.  18
    Percursos Formativos a Caminho da Descolonização Didática: quais Enfrentamentos No Ensino Das Ciências Na Educação Básica?Rosiléia Santana Da Silva & Luiz Marcio Santos Farias - 2021 - Odeere 6 (2):134-150.
    Neste artigo buscamos apresentar um relato de experiência vivenciada numa formação continuada, em 2019, entre docentes de história, biologia, química, física e matemática da Rede de Ensino do Estado da Bahia. A formação é parte da tese de doutorado, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da Universidade Federal da Bahia, que tem como sentido potencializar a descolonização de saberes científicos e do fazer didático no ensino das ciências da educação básica. Mesmo diante (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  14.  61
    O relativismo de Kuhn é derivado da história da ciência ou é uma filosofia aplicada à ciência?Alberto Oliva - 2012 - Scientiae Studia 10 (3):561-592. Translated by Alberto Oliva.
  15. Centro de Logica, Epistemologia e Historia da Ciencia e Departamento de FilosofiajUNlCAMP.Steven French - 1988 - Manuscrito 11.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  12
    A história entre ciência e arte: Wilhelm Windelband e o dilema da teoria neokantiana da história.Jeffrey Andrew Barash - 2021 - Kant E-Prints 16 (2):24-37.
    Este artigo enfoca a originalidade da tentativa de Wilhelm Windelband, o fundador da escola de neokantismo de Baden, de fornecer uma base teórica para a história como disciplina científica. Enquanto Kant, na Crítica da Razão Pura, tomou como modelo para toda a ciência a certeza das leis gerais da ciência da natureza, Windelband pretendia romper com os estreitos limites deste modelo kantiano para fornecer uma teoria de inteligibilidade científica que nenhuma busca por leis gerais poderia enfocar. No (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. Fazendo uma oposição ao presenteísmo com o ensino de filosofia e história da ciência.A. I. Chassot - 1998 - Episteme 3 (7):97-107.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  3
    Modelos de explicação científica, inferência da melhor explicação e a história da dupla-hélice do DNA.Gabriel Chiarotti Sardi - 2023 - Filosofia E História da Biologia 18 (2):147-175.
    O presente artigo objetiva realizar um estudo de caso que aplica o modelo de inferência da melhor explicação (inference to the best explanation, IBE) de Peter Lipton ao episódio histórico da construção do modelo de dupla-hélice do DNA, no século XX. Procura avaliar a eficiência de tal modelo quando confrontado com a história da ciência e em que medida é capaz de rivalizar com ou superar outros modelos de explicação já consolidados na literatura de filosofia da ciência, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  9
    Bachelard: o contexto do racionalismo epistemológico na filosofia das ciências.Gabriel Kafure da Rocha, Marina Ferreira de Sousa, Rosimar Emília Xavier de Sousa & Rosimar Emilia Xavier de Sousa - 2018 - Perspectivas 1 (2):34-51.
    O presente artigo pretende esclarecer a problemática da epistemologia como fundamento para a compreensão filosófica das ciências. Para isso, contamos com a visão do filósofo francês Gaston Bachelard (1884-1962), focando principalmente no seu texto O racionalismo aplicado (publicado em 1949) e a sua teoria que busca demonstrar a complexidade presente nas linhas de pensamento construídas na história da filosofia: o empirismo e o racionalismo.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  23
    Olival Freire, Jr. David Bohm e a controvérsia dos quanta. xviii + 244 pp., table, bibl. Campinas, Brazil: UNICAMP, Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência, 1999. [REVIEW]Osvaldo Pessoa Jr - 2003 - Isis 94 (3):555-555.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. O fim da filosofía da ciencia na história da filosofía analítica.Henrique Jales Ribeiro - 1998 - Revista Portuguesa de Filosofia 54 (3):395-428.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  22.  16
    Fundamentos Metafísicos da Ciência Moderna: Uma análise/Metaphysical Fundaments of Modern Science: An Analysis.Filicio Mulinari - 2015 - Pensando: Revista de Filosofia 6 (12):69-80.
    A visão da ciência enquanto um saber puramente objetivo e, por isso, livre de suposições metafísicas, ainda persiste na contemporaneidade, seja no âmbito ordinário do senso comum, seja nos meios científicos universitários. Sob essa perspectiva, percebe-se que há certo olhar que prevalece como uma máxima: a ciência moderna suplantou a metafísica. Noutros termos, ainda hoje se acredita que, após as descobertas da Revolução Científica, com Copérnico, Galileu, Newton, entre outros, o discurso metafísico foi extinto da ciência. Embora (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  8
    Fundamentos Metafísicos da Ciência Moderna: Uma análise/Metaphysical Fundaments of Modern Science: An Analysis.Filicio Mulinari - 2016 - Pensando - Revista de Filosofia 6 (12):69.
    A visão da ciência enquanto um saber puramente objetivo e, por isso, livre de suposições metafísicas, ainda persiste na contemporaneidade, seja no âmbito ordinário do senso comum, seja nos meios científicos universitários. Sob essa perspectiva, percebe-se que há certo olhar que prevalece como uma máxima: a ciência moderna suplantou a metafísica. Noutros termos, ainda hoje se acredita que, após as descobertas da Revolução Científica, com Copérnico, Galileu, Newton, entre outros, o discurso metafísico foi extinto da ciência. Embora (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. Sociologia da ciência: realismo, idealismo e construtivismo.Vicente de Paula Gomes - 2013 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 1 (2):292-320.
    A virada neopragmática, crítica avassaladora da função fundante dos saberes autodefendida pela filosofia, radical ao ponto de incluir a própria vertente analítica de onde se originou, é, inexoravelmente, a fronteira atual do conhecimento filosófico, o golpe do movimento neopragmático à filosofia e à razão; contudo, deve ser avaliado como positivo. Ele possibilitou o retorno à consciência das matrizes conceituais genuínas desse saber ao apontar as propostas de superação do impasse: naturalismo estrito, naturalismo fraco, idealismo objetivo, contextualismo. Contribuíram, inquestionavelmente, para esse (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  26
    Carnielli, Walter (ed.). Logic and Philosophy of the Formal Sciences: A Festscrift for Itala M. Loffredo D´ Ottaviano. São Paulo: Centro de Lógica, Epistemología e Historia da Ciência, UNICAMP (Número especial de Manuscrito, Revista Internacional de Filosofia, vol. 28, n. 2, jul-dez.) pp. 191-591.(2005). [REVIEW]Tomás Barrero - 2006 - Ideas Y Valores 55 (132):124-126.
  26.  6
    A história das ideias políticas em contexto (em homenagem a Zília Osório de Castro).João Luís Lisboa - 2006 - Cultura:11-16.
    A história das ideias das últimas décadas tem sido, antes do mais, mar­cada pela história das ideias políticas, quer pela quantidade de estudos pro­duzidos e editados, quer pela forma como têm condicionado a reflexão e a imagem do que é trabalhar neste campo. Fizeram-se, é certo, trabalhos importantes sobre ideias científicas, esté­ticas ou filosóficas, domínios de fronteira, que estão vivos também pelas tensões do seu fazer e da sua identificação. O que se faz em História da (...), Históri... (shrink)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  31
    A Idéia da Universalidade da Ciência e sua Crítica Filosófica e Histórica.Michel Paty - 1997 - Discurso 28:7-60.
    A idéia da “universalidade da ciência” é objeto, nos debates atuais, de posições muito opostas, que dependem de o ponto de vista ser o de uma “ciência ideal” ou aquele da “produção social das ciências”. No primeiro caso, a ciência é concebida como o “núcleo duro” de suas proposições e de seus resultados na época considerada, e sua suposta universalidade igno­ra os fatores que tornam relativos seus conteúdos de conhecimento e que podem ser tanto de natureza conceitual (...)
    No categories
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  28. A dupla hélice do DNA: história revisitada à luz da epistemologia kuhniana // DOI: 10.18226/21784612.v22.n3.11.Nyuara Araújo da Silva Mesquita, José Firmino de Oliveira Neto, Aline Prado de Oliveira & Christianne de Lima Borges Moraes - 2017 - Conjectura: Filosofia E Educação 22 (3):598-616.
    O estudo dos fatos e episódios científicos é importante no sentido de possibilitar a compreensão do desenvolvimento das Ciências em contextos tanto do ensino, em diversos níveis, quanto da pesquisa. No entanto, a leitura dessa construção histórica precisa considerar visões de Ciência que superem as perspectivas lineares e neutras sobre a construção do processo de produção científica. Sob tal perspectiva, propõe-se nesse artigo uma releitura do movimento de elaboração do modelo da dupla hélice do DNA a partir do aporte (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  27
    A colecçao de vasos gregos do Museu de História Natural da Faculdade de Ciencias da Universidade de Porto.Maria Helena da Rocha Pereira & Rui Morais - 2007 - Humanitas 59:3-28.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  43
    O marxismo e a "fundamentação das ciências humanas".Alberto Alonso Muñoz - 1993 - Discurso 21:119-136.
    Investigando o projeto merleau-pontiano de fundamentação das ciências humanas, notadamente a sociologia e a antropologia, este artigo procura compreender as críticas de Merleau-Ponty à ontologia marxista (de forma genérica) em Les Aventures de la Dialectique, ressaltando a impossibilidade de descrição, desse ponto de vista, das características ontológicas dos fenômenos históricos nos termos de uma totalização dialética da história.
    No categories
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  15
    A polêmica sobre supostos “empréstimos” do Budismo ao Cristianismo e sua relevância para a fase inicial da Ciência da Religião institucionalizada (The polemics on alleged “borrowings” of Christianity from Buddhism). DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n31p914. [REVIEW]Frank Usarski - 2013 - Horizonte 11 (31):914-943.
    Na segunda década do século XX iniciou-se um debate polêmico sobre a possibilidade de que fontes budistas tenham influenciado escrituras cristãs. Nas décadas seguintes, o assunto tornou-se um tópico intensamente debatido em círculos acadêmicos da época, mas a controversa se acalmou ainda antes da Primeira Guerra Mundial. O presente artigo oferece um resumo sistemático do debate em questão e possibilita a hipótese de que em dois sentidos a discussão era sintomática para os Estudos da Religião da época. Primeiro, o debate (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  47
    Acontecimento e história: pensamento de Deleuze e problemas epistemológicos das ciências humanas.Hélio Rebello Cardoso Jr - 2005 - Trans/Form/Ação 28 (2):105-116.
    O conceito de “acontecimento” foi desenvolvido para o domínio epistemológico da história por P. Veyne, no intuito de ativar determinados problemas foucaultianos que indicavam a estrita ligação entre o trabalho historiográfico e o trabalho filosófico. A definição deste conceito poderia ser aprofundada se fosse extraído do domínio epistemológico para o qual fora elaborado e levado a uma dimensão mais abrangente. Vislumbra-se tal possibilidade a partir da articulação do referido conceito a determinadas injunções do pensamento de Deleuze, particularmente tendo em (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  10
    Ciéncia e poder.Marcos Antonio da Silva - 2010 - Prometeus: Filosofia em Revista 3 (6).
    Neste artigo, discuto o processo de constituição e as implicações – epistêmicas e sociais –da ciência, enquanto conhecimento que apresenta pretensões de verdade e validade que determinamuma forma de poder específico que se exerce na sociedade. No âmbito desta problemática assumeimportância a consideração da historicidade, na medida em que esta é determinante para acompreensão da ciência como uma atividade prática que, reflexivamente, provoca e sofre “efeitos”da sociedade. Dito de outra forma isso implica afirmar que a análise da prática (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  30
    Ação comunicativa e teoria da história: aproximação de Habermas e Rüsen.Luiz Sérgio Duarte da Silva - 2000 - Philósophos - Revista de Filosofia 5 (2):145-161.
    A idéia das ciencias da cultura aproxima o filósofo J.Habermas e o historiador Jörn Rüsen.Os doais possuem propostas sobre o papel do conhecimento dos fenômenos simbólicos hoje.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  35.  9
    Ciência e Tecnologia Na Antiguidade Africana.Nazito Pereira da Costa Júnior - 2021 - REVISTA LIBERTAÇÃO - A FILOSOFIA A EDUCAÇÃO E SUAS INTERFACES 2 (1).
    Este artigo apresenta uma investigação sobre as produções científicas e tecnológicas ocorridas naantiguidade africana. Discute as várias realizações da ciência e tecnologia nas antigas civilizações doNorte da África e da África subsaariana, como também a cultura e os costumes. Desmistifica a falsaideia de que a África não teve uma história nem teria produzido conhecimento nenhum relevante, alémde ter sido injustamente considerada como civilização obscura e atrasada. Através de pesquisasrelevantes de filósofos europeus, estadunidenses e africanos como Cheikh Anta Diop, (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  10
    A Filosofia da História como o lugar de efetivação da liberdade no Sistema da Ciência Hegeliano.José Nicolao Julião - 2014 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 59 (1):86-105.
    In Hegel, more of the one than in any another philosopher who precedes him, history gains philosophical statute basic, therefore your interest for it is present in all part of your philosophy. For Hegel, the philosophy is history, or either, history of the progress in the conscience of the freedom. While process of magnifying of the freedom, history gains a place of prominence in the hegelian system, appears in the last part of the objective spirit, as die Weltgeschichte, effecting, in (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  37. A 'crise de paradigmas' nas Ciências Sociais, uma questão relativa à teoria da história?Diogo da Silva Roiz - 2006 - Topoi 7 (12):261-266.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  10
    A mística neoplatônica cristã como critério de escolha do cômputo pascal egípcio na obra De Paschate, de Dionísio Exíguo.Rodrigo Pires Vilela da Silva - 2020 - Circumscribere: International Journal for the History of Science 26:32.
    Dionísio Exíguo, monge de Cítia, compôs em meados do século VI um conjunto de textos sobre o cálculo da Páscoa, depois reunidos numa obra intitulada De Paschate, na qual apresentou o calendário egípcio e a importância da “lua eclesiástica”. O De Paschate é constituído de uma tradução de textos, de uma tabela pascal e de um manual de argumentos sobre como saber a data do domingo de Páscoa. A pesquisa mostra a relação entre a epistemologia neoplatônica e as práticas litúrgicas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  28
    O conhecimento quilombola e as plantas medicinais como recurso didático para o ensino de ciências.Wagner De Jesus Silva & Milene Maria Da Silva-Castro - 2019 - Odeere 4 (8):364.
    A utilização das plantas pela espécie humana ocorre das mais variadas maneiras, principalmente, na alimentação, vestimenta, no tratamento e cura de doenças. Dentre os grupos culturais que usam as plantas medicinais, encontram-se os povos remanescentes dos quilombos. O conhecimento que os quilombolas possuem é baseado em valores, símbolos, crenças e mitos. Hábitos e costumes estão diretamente envolvidos com o ambiente e esta relação permitiu que estas comunidades acumulassem conhecimentos. Deste modo, a Lei nº 10.639/2003 tornou obrigatório o ensino sobre (...) e Cultura Afro-Brasileira em instituições de ensino. Assim, o presente relato de experiência foi realizado por intermédio de uma intervenção, desenvolvida em três encontros e uma visita à UESB, sendo um conjunto de atividades mediadas pelo professor, que permite aos discentes questionar, sanar dúvidas e realizar ações. Assim, as visitas ao HUESB e ao LPN contribuíram para que os estudantes fizessem uma associação entre o conhecimento popular e o conhecimento científico e entendessem como esses estão entrelaçados, bem como perceber a relevância de ambos os conhecimentos para a história da Ciência. Palavras-chave: Educação informal; Pedagogia crítica; Educação Quilombola. (shrink)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  13
    A institucionalização do ensino universitário de História na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade Federal do Paraná.Diogo da Silva Roiz - 2020 - Dialogos 24 (3):305-330.
    O principal objetivo deste texto será o de procurar reconstituir o processo de institucionalização do ensino universitário de História na Universidade do Paraná entre 1938 e 1971, dando ênfase ao processo de mudança curricular que o curso de Geografia e História passou até se tornarem autônomos no início dos anos 1960. Entre 1938 e 1961 o curso de História esteve unificado ao de Geografia, processo similar ao que ocorreu em São Paulo e no Rio de Janeiro.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  11
    A constituição hermenêutica filosófica das ciências humanas em Hans-Georg Gadamer.Paulo Thiago Alves Sousa - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (2):224-243.
    O presente artigo tem como objetivo analisar, a partir da obra Verdade e Método, as principais perspectivas que dão fundamentação para a tese gadameriana de uma hermenêutica filosófica inerentes as ciências humanas. A hipótese principal é que Gadamer desenvolve uma reflexão não-metodológica para as ciências humanas guiada pela relação inextricável entre hermenêutica crítica e a linguagem, entendida como o modo de ser dialógico da interpretação. Para desenvolver tal hipótese, três momentos são relevantes: primeiro momento apresenta o caminho não-metodológico de Gadamer (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  72
    Acontecimento E história: Pensamento de Deleuze E problemas epistemológicos Das ciências humanas1.Hélio Rebello Cardoso Jr - 2005 - Trans/Form/Ação 28 (2):105-116.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43. Husserl e a história--Sobre o “Im Zickzack Vor- Und Zurückgehen”, no § 9 da Crise das Ciências Europeias.Carlos Morujão - 2007 - Phainomenon 14 (1):143-156.
    O presente ensaio procura compreender a concepção husserliana da história a partir de conceitos tais como Urstiftung, Wiedererinnerung e Nachstiftung. Tentar-se-á, não só perceber as razões subjacentes à concepção teleológica da história, presente no livro da Crise (e nos textos que Ihe andam associados) e na Conferência de Viena de 1935, bem como o tipo de concepção do tempo histórico que é correlativa dela, mas também, sobretudo, detectar a possibilidade - a partir dos textos mesmos de Husserl - (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44. História da Mecânica Estatística.Sr Salinas - 1982 - Cadernos de História E Filosofia da Ciéncia 3:28-42.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  17
    Condillac e a história da química: de Newton a Lavoisier.Lourenço Fernandes Neto Silva - 2018 - Doispontos 15 (1).
    Abordamos aqui a influência do método de Condillac sobre a história da química. Partindo da confessada dívida de Lavoisier com o abade, propomo-nos a avaliar o aporte que o método condillaquiano terá para a filosofia natural da segunda metade do XVIII, colocando-a primeiramente na perspectiva da onda newtoniana que contaminou progressivamente as ciências a partir do fim do XVII. Mostramos então como o método de Newton, via alquimia, é capaz de inserir aspectos alheios ao mecanicismo estrito nas discussões, o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46. Se a ciência é inventada, podemos escrever outra história que não seja a história social da ciência?Regis Cabral - 1998 - Episteme 3 (6):195-207.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  26
    Unidades de conhecimento na teoria da ciência.Osvaldo Pessoa Junior - 2004 - Philósophos - Revista de Filosofia 9 (2).
    Após apresentar, em linhas gerais, a abordagem dos modelos causais em história da ciência, define-se a noção de “avanço” como uma manifestação cultural de natureza cognitiva ou, na linguagem da biologia evolutiva, como um “meme” cognitivo. Discute-se até que ponto tais avanços podem ser considerados verdadeiras “unidades”, e discorre-se sobre a noção problemática de “unidades que se conservariam na passagem de uma história possível para outra”. Comentários são feitos sobre a distinção entre a definição de um avanço (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  2
    Wilhelm Dilthey – O Filósofo das Ciências Humanas.Hans-Ulrich Lessing - 2019 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 2 (1):14-31.
    O impulso filosófico fundamental de Dilthey é uma fundamentação filosófica das ciências humanas. Ele segue esse projeto de uma “Crítica da Razão Histórica”, como ele chegou a chamar seu plano, desde a metade dos anos 60 do século XIX até o final de sua vida em 1911. Essa intenção de uma fundamentação das ciências do homem, da sociedade e da história remete à confrontação da Escola Histórica, cujos representantes principais Dilthey conheceu durante sua época de estudante em Berlim, com (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. Estabelecendo os Marcos da história da sociologia como disciplinas escolar. Entrevista com Celso de souza Machado.Anita Handfas & Alexandre Barbosa Fraga - 2014 - Saberes Em Perspectiva 4 (8):223-237.
    Celso de Souza Machado publicou, em 1987, um artigo intitulado “O ensino da Sociologia na escola secundária brasileira: levantamento preliminar”, escrito quando ainda era aluno do curso de graduação em Ciências Sociais da USP. Esse artigo se tornou referência na área e talvez seja a primeira iniciativa de trabalho científico de que se tem conhecimento sobre o ensino de sociologia no Brasil. Nesta entrevista, o autor relembra o processo de elaboração dessa pesquisa que ganhou projeção por remontar a trajetória histórica (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  5
    O desencanto das utopias: rupturas entre política e poder.Aloirmar José da Silva - 2020 - Educação E Filosofia 33 (69):1703-1717.
    O texto consiste em uma resenha da obra Retrotopia, de Zygmunt Bauman, publicada pela Editora Zahar em 2017. A obra percorre os labirintos da história da utopia e chega a retrotopia, cujo surgimento se dá devido ao divórcio, cada vez mais acentuado, entre poder e política, e o desencanto com ideias, ideais e promessas de futuro. [...]. O autor Zygmunt Bauman, sociólogo e filósofo polonês, tornou-se um dos mais importantes analistas de temas hodiernos, dedicando sua vida ao estudo da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000