Results for 'Foucault. Estruturalismo. Pós-estruturalismo. Arqueologia do Saber. Genealogia do Poder'

1000+ found
Order:
  1. O lugar da memória e da História na arqueogenealogia foucaultiana.Alex Pereira De Araújo & Nilton Milanez - 2018 - Salvador, Brasil: Eduneb (Editora da Uneb). Edited by Elton Quadros.
    Este estudo tem como objetivo principal discutir qual o lugar da memória nas pesquisas históricas empreendidas pelo filósofo francês Michel Foucault, o qual foi responsável pelo desenvolvimento de duas frentes metodológicas de trabalho: a arqueologia do saber e a genealogia do poder, conhecidas hoje como arqueogenealogia foucaultiana. Ao longo de mais de 30 anos dedicados a estas pesquisas, Michel Foucault ganhou projeção nacional e internacional pela sua inquietante forma de aliar a militância política com o trabalho acadêmico, (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  2.  10
    Foucault e a Educação.Maria Jordana de Brito Gomes - 2024 - Cadernos Do Pet Filosofia 14 (28):37-52.
    O presente artigo tem por objetivo apresentar as contribuições da estética da existência em Foucault para o âmbito da educação. Inicialmente será apresentado, em linhas gerais, os três domínios de sua produção teórica: Arqueologia do Saber, Genealogia do Poder e Estética da Existência. Posteriormente, será exposto mais profundamente a terceira fase de sua obra, destacando as ideias acerca do conceito do Cuidado de Si e a sua relação com o ambiente escolar e a formação docente. A estética (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  6
    Da Arquitetura da Inclusão (Sociedade Disciplinar) à Engenharia da Exclusão (Biopolítica): uma Análise a partir da Arqueologia/Genealogia do Poder em Michel Foucault.Maiquel Ângelo Dezordi Wermuth & Mateus de Oliveira Fornasier - 2015 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 1 (1).
    A partir da análise da arqueologia/genealogia do poder de Michel Foucault, o presente artigo propõe-se a discutir a evolução do conceito de poder disciplinar para o conceito de biopolítica, com base na transição que o filósofo identifica, no que se refere à organização do espaço urbano, da arquitetura e do urbanismo para a engenharia. Procura-se responder, com o artigo, à seguinte objeção: em que medida a arquitetura da sociedade disciplinar a partir da concepção de estruturas de (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  5
    Michel Foucault: Crítico Do Materialismo Ou Materialista Radical.Pablo Severiano Benevides - 2024 - Revista Dialectus 32 (32):82-102.
    A partir da pergunta que dá título a este artigo, pretendemos posicionar o pensamento de Michel Foucault em relação ao materialismo através de uma análise que contemple as três fases de seu pensamento, a saber, a arqueologia, a genealogia e a ética. Mediante esta análise, concluímos não só pela filiação do pensamento de Michel Foucault no campo mais amplo e plural dos materialismos, mas também pela radicalidade que o filósofo assume em relação ao materialismo em todas as fases (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  8
    A genealogia como expansão da crítica no pensamento de Michel Foucault.Kelin Valeirão, Belkis Souza Bandeira & Júlia Bandeira Schmidt - 2021 - Conjectura: Filosofia E Educação 26:021030.
    Este artigo faz um traçado temporal/metodológico na obra de Michel Foucault, a partir dos eixos teórico-metodológicos da arqueologia e da genealogia e busca demonstrar que a passagem de um eixo para outro significa, igualmente, uma alteração de método e de objeto de pesquisa. Todavia a dimensão arqueológica não é posta de lado, trata-se, antes, de uma expansão da crítica, pois essa se mantém de forma contundente, apesar de o tipo de questão metodológica mudar, e a análise passar a (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. A NOÇÃO DE FÓRMULA DE KRIEG-PLANQUE SOB A ORDEM DO DISCURSO DE FOUCAULT.Alex Pereira De Araújo - 2015 - Revista Eletrônica de Estudos Integrados Em Discurso E Argumentação 5 (1):5-21.
    Este artigo empreende uma discussão acerca da noção de fórmula discursiva nos trabalhos de Krieg-Planque e de um possível diálogo com o trabalho desenvolvido por Foucault, sobretudo, a partir do modo como o filósofo percebe o discurso, uma vez que ambos pertencem a uma tradição epistemológica francesa. Dessa forma, vamos adentrar pelo percurso de lapidação da noção de fórmula, tomando, para isso, a entrevista que Krieg-Planque concedeu a Philippe Schepens do Laboratoire de Sémio-linguistique, didatique e informatique (LASELDI) e do livro (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  7.  15
    Foucault E a questão da expansão metodológica.Leonardo Lima Ribeiro & Janaina de Souza Monteiro - 2014 - Synesis 6 (1):149-176.
    O presente trabalho tem o objetivo de compreender como o pensador francês Michel Foucault expande argumentativamente sua prática metodológica, à medida que acresce uns aos outros, e ao passo em que os descobre, métodos para pesquisas históricas. Tencionando alcançar tal intento, efetua-se estudo acerca: do modo como seus métodos se estruturam no bojo; dos objetos de estudo para os quais esses métodos se voltam ; das conclusões a que chega o autor em suas pesquisas históricas, sob a mediação dos métodos (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. Foucault Genealógico: Considerações de Método para a Possibilidade de uma análise do poder.João Lourenço Borges Neto - 2012 - Revista Inquietude 3 (2):286-299.
    Em entrevista a Alexandre Fontana intitulada “Verdade e Poder”, publicada na coletânea organizada por Roberto Machado, Microfísica do Poder, Michel Foucault esclarece que em seus primeiros escritos, História da Loucura (1961) e Nascimento da Clínica (1963), o campo de análise acerca do poder não estava a sua disposição, deixa claro ao leitor que a situação política a qual se achava no momento o incapacitava para tal empreendimento. Segundo Foucault, somente após os acontecimentos revolucionários de 1968 houve fecundidade (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  7
    “A guerra civil é a matriz de todas as lutas de poder”: o debate com o marxismo na analítica do poder de Michel Foucault.Lorena de Paula Balbino - 2018 - Griot : Revista de Filosofia 18 (2):281-294.
    Fazer a genealogia do poder nunca foi o propósito claro de Foucault. No entanto, a questão do poder foi tema recorrente em suas investigações a ponto de estudiosos do trabalho do filósofo sugerirem uma divisão e organização de seu trabalho a partir de três eixos teóricos. Dentro dessa perspectiva, a analítica do poder marcaria a trajetória filosófica de Foucault na década de 1970. De fato, até 1994, ano de publicação do conjunto de textos, entrevistas e conferências (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  5
    A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de Frances, pronunciada em 2 de dezembro de 1970.Michel Foucault - 1996 - São Paulo: Edições Loyola.
    Por Laura Fraga de Almeida Sampaio, tradutora do livro A aula inaugural, que Foucault pronunciou ao assumir a cátedra vacante no Collège de France pela morte de Hyppolite, pode ser considerada um texto de ligação entre suas obras, datadas dos anos 60, como História da loucura, As palavras e as coisas, A arqueologia do saber, centradas predominantemente na análise das condições de possibilidade das ciências humanas, e as que se seguiram a maio de 68, como Vigiar e punir, voltados (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   12 citations  
  11.  8
    Foucault y la Pedagogía Nosopolítica de Los Discursos Biomédicos En Colombia Entre Finales Del Siglo XIX y Principios Del XX.William González & Juan Carlos Alegría - 2013 - Praxis Filosófica:163-201.
    Este artículo aborda dos aspectos de la obra de Michel Foucault: 1. La relación existente entre la medicina higienista y la pedagogía, constituyó entre los siglos XIX y XX en Europa, lo que podría denominarse una “nosopolítica”. 2. Utiliza la técnica foucaultiana de rastreo del archivo, es decir, “convertir los documentos en monumentos”, para mostrar cómo durante la misma épistèmé nuestros pueblos latinoamericanos, y en especial Colombia, atravesaban igualmente por un tipo específico de reglas constitutivas del saber, “no dichas y (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12. Sobre a questão do Sujeito em Michel Foucault.Marcio Miotto & Giovana Temple - 2017 - In Giovana Temple (ed.), Subjetividade no Pensamento Contemporâneo - Uma Introdução. Appris. pp. 227-266.
    O presente capítulo compõe a obra organizada por Giovana Temple, "Subjetividade no Pensamento do Século XX - uma introdução". Como tal, o capítulo sobre Foucault se reúne com outros de demais autores importantes sobre a questão da "subjetividade" no século XX. No capítulo em questão, aborda-se a questão do "sujeito", sob panorama geral, desde os escritos dos anos 50 até o fim da obra. A respeito dos textos dos anos 50, busca-se uma breve dedução de como os textos de 1954 (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  14
    Discontinuidad y dispositivo.Manuel Eduardo Moreno García - 2023 - Cuadernos de Filosofía Latinoamericana 44 (129).
    El presente artículo reconoce que las dos grandes metodologías de Foucault (la arqueología y la genealogía) surgieron en dos momentos diferentes de su enfoque metodológico, y argumenta que a partir de la década del setenta se desarrolla el concepto de dispositivo en el filósofo debido a una discontinuidad en su investigación. Se sostiene que este problema surgió a raíz de una serie de situaciones: el descubrimiento de un nuevo problema de investigación y su relación con la ocurrencia de una coyuntura (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  85
    FOUCAULT AND THE SEARCH FOR MEANING: OTHER WORDS AND THINGS.Amilcar Groschel - manuscript
    Este trabalho tem como objetivo examinar a obra As Palavras e as Coisas, do filósofo francês Michel Foucault. Buscaremos destacar esta nova fase de seus estudos que se concentram em descrever uma arqueologia do saber, que repousa sobre uma pesada crítica ao modo de se pensar da modernidade. A centralidade do homem é uma destas características modernas e ele discorre sobre três áreas relativas ao homem em especial: o trabalho, a linguagem e a vida. As atenções do século XIX (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  12
    Michel Foucault: As lutas em torno do poder E a dinástica do Saber.Cesar Candiotto - 2016 - Kriterion: Journal of Philosophy 57 (135):659-675.
    RESUMO Neste artigo, objetivamos explorar os cruzamentos entre as lutas empreendidas por Michel Foucault no início dos anos setenta e o desenvolvimento de conceitos, como os de sobressaber e sobrepoder no curso "Théories et institutions pénales", a fim de entender como a insurreição dos saberes sujeitados, mencionada em "Il faut défendre la société", pode ser também identificada nos movimentos operários e em outras formas de luta, diante do excesso de saber posto ao serviço da concentração e burocratização do poder. (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  7
    A construção da genealogia de Foucault a partir de Nietzsche.Rodrigo de Oliveira Figueiredo - 2022 - Filosofia E Educação 14 (2):257-274.
    Este artigo tem como objetivo abordar o tratamento dado por Foucault ao tema da produção dos sujeitos e objetos do conhecimento. A partir de conceitos fundamentais de Foucault como saber, poder, prática e discurso, procuro ressaltar a influência que os textos de Nietzsche dedicados ao conhecimento tiveram sobre a abordagem genealógica foucaultiana. Passando por alguns textos de teor metodológico de Foucault, pretendo mostrar como a sua genealogia é marcada por uma crítica do conhecimento em que se questiona, a (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  14
    Especificidades e usos da noção de signo em Arqueologia do Saber.Erenildo João Carlos - 2021 - Educação E Filosofia 35 (74):617-642.
    Especificidades e usos da noção de signo em A Arqueologia do Saber Resumo: O reconhecimento da noção do signo em diferentes domínios do saber com significados, sentidos e usos diversos sinaliza sua relevância estruturante e operante nos processos de produção do conhecimento, da comunicação e da sociabilidade humana. Considerando esse fato, o presente ensaio objetivou identificar e localizar as formas de aparecimento da noção de signo em A Arqueologia do Saber (2008), a fim de analisar e sistematizar seu (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  9
    Método científico e os paradigmas da pós-modernidade.Patricio Dugnani - 2024 - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias 29:138-148.
    Este artigo tem como objetivo fazer uma reflexão sobre uma metodologia para analisar a relação entre pós-modernidade e comunicação. Com isso, busca fortalecer um método que pode auxiliar na compreensão da organização da sociedade pós-moderna, relacionada ao uso de dois meios de comunicação. Para atender a esses objetivos, pretendemos partir das visões de Marshall Mcluhan, estudamos dois meios de comunicação; Michael Foucault, sua Arqueologia do Saber constitui dois paradigmas de uma época; e por Giorgio Agamben e seu método baseado (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  7
    A analítica do poder pastoral na genealogia das artes de governo em Foucault.Helrison Silva Costa - 2018 - Griot : Revista de Filosofia 18 (2):421-434.
    No curso de 1978 Segurança, Território, População Foucault toma como objeto de análise o poder pastoral desenvolvido e ampliado pela Igreja Católica do século III ao século XVI. Como podemos situar esse estudo no percurso foucaultiano? Pensamos que a analítica do poder estendida ao âmbito pastoral serve à realização da genealogia da governamentalidade moderna, de modo que a arte de governar cristã é inserida no interior da história das práticas políticas racionalizadas. Procuramos demonstrar a tese do autor (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. A ordem do discurso de Michel Foucault: 50 anos de uma obra que revelou o jogo da rarefação dos sujeitos e a microfísica dos discursos (19th edition).Alex Pereira de Araújo - 2020 - Unidad Sociológica 5:14-23.
    Este ensaio celebra as cinco décadas da publicação do livro A ordem do discurso de Michel Foucault, realizando uma reflexão acerca de sua repercussão entre as ciências sociais e sobre seus usos, principalmente, no campo da linguagem na parte relacionada à análise do discurso de linha francesa. Portanto, trata-se de uma retrospectiva crítica cuja análise começa com a entrevista que Foucault concedeu algumas semanas antes de proferir esta aula aos brasileiros Sergio Paulo Rouanet e José Guilherme Merquior. Em seguida, o (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   6 citations  
  21.  12
    Um pre'mbulo ao curso O Poder psiquiátrico: o problema da antipsiquiatria em Foucault.Carlos Eduardo Ribeiro - 2020 - Educação E Filosofia 33 (67):371-400.
    Como um preâmbulo à leitura de O poder psiquiátrico, o artigo discute como a questão da antipsiquiatria deve ser a chave de leitura do curso dado por Foucault entre 1973-1974 no Collège de France. A antipsiquiatria está associada ao paradoxo que constituiu o saber psiquiátrico segundo o qual, ao procurar determinar a doença mental, o poder psiquiátrico eliminou o sofrimento real do indivíduo adoecido. O poder psiquiátrico teria como sua tese mais básica a proposta de que sobre (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  12
    Uma Genealogia da Biopolítica: A Noção de Vida em Canguilhem e Foucault.Maria Muhle - 2021 - Revista de Filosofia Aurora 33 (58).
    No primeiro volume de História da Sexualidade, Michel Foucault apresenta o que iria tornar-se um conceito polêmico em sua obra, bem como para seus intérpretes. Desde então, a noção de biopolítica tem polarizado as leituras da teoria de poder de Foucault e talvez haja desempenhado um papel bem mais importante do que ele jamais pretendeu. Para propor um estudo genealógico do termo “biopolítica”, é importante olhar mais de perto a noção de vida que pode haver inspirado a análise foucaultiana. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  16
    Foucault e a arqueologia do impensado: paragens fenomenológicas.Claudinei Aparecido De Freitas da Silva - 2016 - Revista de Filosofia Aurora 28 (45):859.
    Foucault inscreve a fenomenologia num movimento de desconstrução da racionalidade. Esse registro será arqueologicamente operado em As Palavras e as Coisas como signo de uma subversão radical vinda a lume pela “modernidade” em franca oposição à “idade clássica” da cultura no Ocidente, tendo como pano de fundo algo que se revela aquém do cogito: o “impensado”. O que emerge, aqui, é a dimensão mais profunda da razão e da epistémê, ou seja, a camada subterrânea pela qual o acontecimento e a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  65
    Espacio, Saber y Poder.Michel Foucault - 1984 - In The Foucault Reader. Vintage.
    “ S pace, K no w l edge and P o w e r ” , en tr ev i s t a r ea l i z a d a en 1982 y pub li cada en P aul R ab i no w , The Foucau l t R eade r , N ueva Y o r k, 1984. A quí se pub li ca de acue r do a l a ve r s i ón f r (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   312 citations  
  25.  6
    O ver e o dizer em “As palavras e as coisas”: ecos de Nietzsche na arqueologia foucaultiana.Carolina de Souza Noto - 2023 - Cadernos de Filosofia Alemã 28 (3):49-62.
    O presente artigo parte de um possível estranhamento que o livro de Foucault “As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas” pode nos causar. Retomando principalmente o prefácio do livro, procuraremos, contudo, desfazer o estranhamento inicial, ao apontar para certa familiaridade que a obra parece ter com alguns temas já presentes na história da filosofia. A hipótese é a de que os problemas filosóficos mais gerais enfrentados pelo livro dizem respeito à tese do conhecimento como interpretação e (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  5
    El discuros en acción: Foucault y una ontología del presente.Ángel Gabilondo - 1990 - Barcelona: Anthropos.
    Los límites del lenguaje - Una escuela para Foucault - Foucault : de la fenomenología a un estructuralismo - El lenguaje y el discurso. Para una arqueología del saber - La historia efectiva : de una arqueología del saber y una genealogía del poder - El saber y la verdad : para una genealogía del poder - La constitución de sí : de una genealogía del poder y una ética y estética de la existencia.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  23
    A ontologia como Uma possibilidade em Michel Foucault.Celso Kraemer - 2014 - Synesis 6 (1):12-25.
    RESUMO O presente estudo, ainda em caráter exploratório, pretende verificar as possibilidades de uma ontologia no pensamento de Michel Foucault. Parte-se do pressuposto de que, embora Foucault não tenha abordado diretamente o tema da ontologia, encontram-se, em seus escritos, referenciais que permitem colocá-la como questão. Entende-se, também, que o tema da ontologia está relacionado, por um lado, com o tema do homem e do sujeito e, por outro, com a ética. Geralmente a ética em Foucault é discutida a partir dos (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28. Consolidación de un Estado nación en Noticia de un secuestro (1996), mediante una política criminológica.Jesús Miguel Delgado Del Aguila - 2018 - Resonancias. Revista de Filosofía 2 (5):71-84.
    Para el desarrollo de este estudio, tomo en cuenta la novela periodística de Gabriel García Márquez, titulada Noticia de un secuestro (1996), la misma que sirve como referente para abordar una etapa crítica por la que atravesaba Colombia durante los dos últimos decenios del siglo XX. Este lapso se caracterizó por la presencia de corrupción gubernamental, el tráfico de drogas y la lucha armada. Ante esta situación social y política, se plantea como solución legal la incorporación de una política criminológica, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  5
    Método Arqueológico Em Angela Davis e Bell Hooks Para a Construção de Narrativas Decoloniais.Bruna Lessa & Maria Luiza Ferreira Crosara - 2024 - Logeion Filosofia da Informação 10 (2):e-6870.
    Este artigo tem como objetivo destacar o impacto da metodologia da pesquisa arqueológica nas obras de Angela Davis (2016) e bell hooks (2023), respectivamente, “Mulher, Raça e Classe”, e “E eu não sou uma Mulher? Mulheres negras e feminismo”, que buscam reexaminar, de modo imersivo, a experiência e luta contra a violência da escravidão na história de mulheres negras. As intelectuais feministas negras estadunidenses abrem as portas para um pensamento científico menos tolerante à misoginia, ao racismo, e outras formas de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  15
    Uma breve análise arqueológica foucaultiana da escola integral.Milton Luiz Torres & Aimê Heloína Cândido da Silva Santos - 2019 - Conjectura: Filosofia E Educação 24:019037.
    O presente estudo analisa a Lei de Diretrizes e Bases, o Plano Nacional de Educação e o Programa Mais Educação São Paulo, especificamente as partes que tratam da política curricular da ampliação da jornada de aulas na rede pública de ensino de São Paulo, conhecida como escola integral. Metodologia: A análise se dá a partir da perspectiva arqueológica de Michel Foucault, sua terminologia e análise discursiva. Objetivo: O objetivo da pesquisa foi valer-se da contribuição do filósofo e de sua analítica (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31. Travessias de uma pesquisa: mapeando algumas ferramentas metodológicas da análise do discurso em Michel Foucault. [REVIEW]Garré Bárbara Hees & Henning Paula Corrêa - 2017 - Conjectura: Filosofia E Educação 22 (2):300-319.
    O presente trabalho trata-se de uma discussão sobre algumas ferramentas da análise do discurso de Michel Foucault. Tal estudo se deu a partir de uma tese de doutorado que analisou o modo pelo qual a revista Veja coloca em funcionamento e potencializa um dispositivo da Educação Ambiental no século XXI. As análises situam-se a partir das reportagens de capa da revista Veja de 2001 até a atualidade. Evidencia-se uma determinada constituição discursiva de Educação Ambiental na revista, porém esta funciona em (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  18
    Geertz e os usos da diversidade: uma perspectiva pós-estruturalista.Alexandre De Oliveira Fernandes - 2016 - Odeere 1 (1).
    Este ensaio coloca em questão os “usos da diversidade” em uma perspectiva pós-estruturalista. Para tanto, faz surgir um discurso agonístico e ambivalente dos estudos antropológicos de Clifford Geertz. Ali, dá-se a ver um saber e uma clivagem abertos à Filosofia e à Ética comprometidas com o poder decolonial. Palavras-chave: Diversidade; Antropologia; Pós-estruturalismo.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  5
    Arqueologia foucaultiana E morte do homem.Tárcito Raidan de Sousa Silva - 2014 - Cadernos Do Pet Filosofia 5 (9):01-07.
    O presente trabalho tem um duplo propósito, a saber: primeiro, analisar a arqueologia, como procedimento metodológico, pensado por Michel Foucault para investigar a constituição dos saberes. Segundo, mostrar como, a partir dessa metodologia de pesquisa, o filósofo francês falou do fenômeno da morte do Homem. Precisamente, Foucault identificou que o Homem foi produzido recentemente, há cerca de 200 anos, como um duplo empírico-transcendental, entretanto, devido a uma mutação profunda na disposição do saber, o Homem encontra-se em vias de desaparecimento.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34. A presença de Nietzsche na obra de Foucault: mais do que uma afinidade filosófica.Luiz Celso Pinho - 2009 - Princípios 16 (26):167-187.
    As referências a Nietzsche proliferam de tal forma ao longo dos quase trinta anos de produçáo teórica de Foucault que fica evidente o forte elo que há entre ambos. Além disso, um exame atento das análises foucaultianas sobre a emergência de um saber sobre o indivíduo na modernidade revela que existem, do ponto de vista programático, afinidades consistentes. No entanto, deixar de levar em conta eventuais dissonâncias ou mesmo antagonismos resulta, ao mesmo tempo, numa abordagem superficial e incompleta. É justamente (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  25
    Da transgressão à pureza: saber, poder e política no Édipo de Foucault.Fabiano Incerti - 2019 - Universitas Philosophica 36 (72):305-327.
    Foucault reconhece, em suas análises da década de 1970, que Édipo significa uma ruptura entre o saber específico e o poder político. Para ele, há tanto em Platão como em Sófocles resistência ao modelo social no qual o soberano detinha o poder da mântica, da justiça e da vida política. O que deve desaparecer, para ambos, é a imagem do rei sábio, que sustenta, governa, pilota, endireita a cidade e a livra da peste e da fome, e a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  22
    Pressupostos teórico-metodológicos da genealogia: composições para um debate na educação.Andrea Braga Moruzzi & Anete Abramowicz - 2010 - Filosofia E Educação 2 (2):p - 168.
    Este trabalho procura mapear, a partir de um estudo bibliográfico, a genealogia enquanto referencial teórico metodológico pós-estruturalista. Como resultado, observa-se que a genealogia aparece de forma contínua e com muitas similaridades em Nietzsche, Foucault e Deleuze, contudo, na educação trata-se ainda de uma perspectiva teórica metodológica pouco explorada. São elementos da genealogia: questionar o conhecimento, o saber e as verdades; questionar quem as produzem e em que condições, fazendo emergir as relações de poder que as tornam (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37. Heterotopias e utopias na construção de corpos no cinema francês contemporâneo de horror: lugares de memória para uma arqueologia do medo.Alex Pereira De Araújo - 2014 - Rio de Janeiro: Dialogarts. Edited by Flávio Garcia, Marcello de Oliveira Pinto & Júlio França.
    Os corpos no cinema estão sob a ordem de um olhar soberano que nos diz para onde devemos olhar e como devemos fazer isso. É um olhar poderoso que tudo sabe e tudo pode. Um olhar que nos posiciona não como simples espectadores, mas como sujeitos. É a partir daí que buscamos compreender como se arquitetam o medo, ou seja, qual é a ordem do cinema de horror, tecido com a pena do medo? Nessa arquitetura, os corpos aparecem como lugares (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  38.  6
    Foucault, Deleuze e o Papel Dos “Intelectuais”.Ernani Chaves - 2019 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 1 (2):7.
    O objetivo deste artigo é apresentar e analisar a questão do papel dos “intelectuais” a partir de um diálogo entre Foucault e Deleuze, publicado no Brasil com o título de “Os intelectuais e o poder”, no livro Microfísica do poder. A partir deste diálogo, mostramos em que medida Foucault e Deleuze, posteriormente, vão conceber a relação entre a figura do intelectual e ação política, de maneira nem sempre congruente e, muitas vezes, oposta. Trata- se, portanto, de indagar as (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  1
    Michel Foucault: Fecundidade e Impasses da Arqueologia.Carlos Roberto Drawin - 2024 - Síntese Revista de Filosofia 51 (159):145.
    DOMINGUES, Ivan. Foucault, a arqueologia e ‘As palavras e as coisas”. Cinquenta anos depois. Segunda edição revista e ampliada. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2023. 411 pp. ISBN 978-6558580966. A obra de Michel Foucault (1926-1984) é vasta, complexa e ramificada, testemunhando a contínua mutação de seu inquieto pensamento ou, como observa César Candiotto, constituída por experiências de pensamento de um “camaleão filosófico”, como registra no final da “Introdução” de A arqueologia do saber: “não me pergunte quem sou eu e (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40. A Genealogia Da Guerra Das Raças E A Origem Do Estado Moderno: Verdade E Poder No Curso "em Defesa Da Sociedade" De Foucault.Alexandre Alves - 2002 - Xxxxxxx 5.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  8
    ¿Muerte o descentramiento del sujeto en Michel Foucault?Juan Carlos Sanchez Antonio - 2018 - Claridades. Revista de Filosofía 10 (1):107-149.
    El presente artículo busca analizar la complejidad de la categoría del sujeto en la obra de Michel Foucault. Para ello, argumentaremos, en un primer momento, que la “muerte del hombre”, anunciada en Les mots et les choses (1966), no implica una “cancelación del sujeto” en el periodo arquelógico y genealógico, como argumentan Jürguen Habermas y Axel Honneth, y poco despues, un “retorno del sujeto” en L ́usage des plaisirs y Le souci de soi (1984). Esta lectura convencionalmente aceptada, será cuestionada, (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  9
    Ontopolítica e diagramas históricos do poder: maioria e minoria segundo Deleuze e a Teoria das Multidões segundo Peirce.Hélio Rebello Cardoso Jr - 2012 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 57 (1).
    Este artigo procura desenvolver o âmbito da assim chamada ontopolítica como contribuição original do pensamento do G. Deleuze para a filosofia política contemporânea. Com este objetivo, veremos que Deleuze toma o conceito de poder em Foucault e lhe confere alçada ontológica. Este conceito de poder dá acesso a outro elemento importante da filosofia política deleuzeana, ou seja, o estudo dos diagramas históricos do poder nas denominadas sociedades disciplinar e de controle. Com o diagrama de funcionamento das mesmas (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  43.  37
    Ontopolítica e diagramas históricos do poder: maioria e minoria segundo Deleuze e a Teoria das Multidões segundo Peirce.Hélio Rebello Cardoso Jr - 2012 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 57 (1).
    Este artigo procura desenvolver o âmbito da assim chamada ontopolítica como contribuição original do pensamento do G. Deleuze para a filosofia política contemporânea. Com este objetivo, veremos que Deleuze toma o conceito de poder em Foucault e lhe confere alçada ontológica. Este conceito de poder dá acesso a outro elemento importante da filosofia política deleuzeana, ou seja, o estudo dos diagramas históricos do poder nas denominadas sociedades disciplinar e de controle. Com o diagrama de funcionamento das mesmas (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  10
    Entre erros férteis e verdades anódinas: sobre “Foucault, a arqueologia e as palavras e as coisas: cinquenta anos depois”, de Ivan Domingues.Cesar Candiotto - 2023 - Trans/Form/Ação 46 (4):109-126.
    The aim of this paper is to provide an appreciation of Michel Foucault’s The Order of Things reception, from the latest book by Ivan Domingues entitled “Foucault, a arqueologia e As palavras e as coisas: cinquenta anos depois” (Ed. UFMG, 2023). One of the scopes of the book is to examine the range of The Order of Things and its archaeological strategy to account for the presentation of the birth of human sciences, as well as its fragility and instability (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  45.  15
    Michel Foucault y el problema del método: reflexiones en torno a la arqueo-genealogía.Iván Gabriel Dalmau - 2021 - Escritos 29 (62):84-100.
    The purpose of this paper is to review Foucault´s problematization of method within the framework of his conception of philosophy as a critical diagnostic activity of the present. First, we will reconstruct the way in which the philosopher problematizes the critique as a diagnostic activity and focuses repeatedly on archival work on thediscourse of the human sciences. Then, we will focus on the archaeological problematization of method and what we call "archaeological echoes of genealogy". Therefore, we will show the way (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  7
    Foucault e as heterotopias: espaço, poder-saber.Fabio Batista - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (2):1-16.
    Este artigo trata do tema e problema da heterotopiaa partir do pensamento de Michel Foucault, noção essa pouco explorada por ele, no entanto, potencialmente profícua para o pensamento filosófico contemporâneo. Nele mostramos o que o filósofo francês chama de heterotopia e o modo como ela implica as noções de espaço, poder e saber. Para tanto abordamos textos foucaultianos especialmente da década de 1960 e 70. Interpretamos e nos reportamos assim às heterotopias que fazem parte dos estudos e trajetória de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47. Michel Foucault: Devir Do Pensamento E Multiplicação De Práticas.Gustavo Ruiz da Silva (ed.) - 2023 - Campinas, SP - Brasil: Editora Pontes.
    > Tradução do Livro (colaboração com Maurício Pelegrini): Michel Foucault: Devir Do Pensamento E Multiplicação De Práticas (Editora Pontes, 2023) ||| o Capítulo (Inglês – Português): Foucault e a genealogia do saber moderno sobre a sexualidade: De São Paulo às Confissões da Carne | Autor: Daniele Lorenzini ||| Capítulo (Inglês – Português): Os Sujeitos do Capitalismo: De Marx a Foucault | Autor: Johana Oksala ||| o Capítulo (Inglês – Português): A práxis filosófica de Michel Foucault: Sobre o devir da (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  11
    Acontecimento e Prática Filosófica em Michel Foucault.Miguel Ângelo Oliveira do Carmo - 2019 - Hybris, Revista de Filosofí­A 10 (2):179-201.
    El presente trabajo tiene como objetivo elucidar en qué sentido la idea de acontecimiento está presente en la filosofía de Michel Foucault, más como operador práctico en el modo de investigación que como puro concepto teórico. Pasando puntualmente por algunos trabajos reunidos en la obra Dits et Écrits, se intenta mostrar la real aparición de tal concepto a través de la aproximación del filósofo con la historia, en la elucidación de las relaciones entre el saber y el poder. Los (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  18
    A articulação entre saber e poder em tempos de Covid-19: uma reflexão a partir de Foucault.Ricardo Max Lima Cavalcante - 2020 - Investigação Filosófica 11 (2):163.
    O objetivo deste artigo é resgatar na obra de Michel Foucault reflexões acerca da articulação entre o saber médico moderno e o poder do Estado em instalar políticas públicas de saúde como a que vemos em todo o mundo de isolamento social como medida preventiva contra o avanço da pandemia do Covid-19 no ano de 2020, demonstrando que esta estratégia não é uma novidade dos dias de hoje e como as reflexões de Foucault acerca do surgimento da medicina moderna (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  22
    La verdad del poder y el poder de la verdad en los cursos de Michel Foucault.Edgardo Castro - 2016 - Tópicos 31:42-61.
    Este artículo se ocupa de las relaciones entre poder y verdad en los cursos de Michel Foucault. Busca mostrar cómo se ha pasado de una concepción en la que se insistía en las instancias de poder como productoras de discursos verdad al análisis de la fuerza de la propia verdad como límite del poder. En este contexto, luego de haberse ocupado de la introducción de la idea de voluntad en la arqueología de saber y sus consecuencias, aborda (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
1 — 50 / 1000