Results for 'Ensino-aprendizagem'

999 found
Order:
  1.  4
    Sobre ensino, aprendizagem e resistência na aula de Filosofia do Ensino Médio.Elisete M. Tomazetti - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 13:41-53.
    Este texto traz algumas reflexões que foram produzidas a partir da interação com professores e futuros professores de Filosofia do Ensino Médio. Procura problematizar os discursos por eles produzidos, os quais indicam a falta de sentido e a impossibilidade de realizarem práticas docentes que efetivem o envolvimento do aluno com a atividade de pensar filosoficamente. Toma como referência o conceito de resistência, de Michel Foucault.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  6
    O Lúdico Como Ferramenta Facilitadora No Processo Do Ensino Aprendizagem Na Disciplina de Matemática Na Escola Estadual José Mota, Manacapuru, Am.Rosileide Barbosa Magalhães - 2022 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 10.
    Esta pesquisa é um estudo sobre o lúdico no ensino da matemática com o objetivo de analisar a importância do lúdico como ferramenta a ser aplicada na disciplina de matemática nas series do 6° ano do ensino fundamental II na Escola Estadual José Mota. A fim de estimular o pensamento crítico e criativo, a capacidade de resolver problemas e desenvolver o raciocínio lógico. Como principal objetivo, buscou-se conhecer como se relacionam as atividades escolares de ensino e a (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  10
    O Mito de Sísifo de Albert Camus e sua relev'ncia no processo de ensino-aprendizagem de Filosofia.Marcelo Barreira - 2019 - Conjectura: Filosofia E Educação 24:019015.
    O artigo preconiza a relevância pedagógica da filosofia da não-significação de Albert Camus, especialmente em O Mito de Sísifo. O eixo argumentativo segue a última frase deste livro: “É preciso imaginar Sísifo feliz”. A certeza da existência e a estranheza de se inserir num cenário de catástrofe, sem esperança, suscita em estudantes, especialmente da rede pública, um “sentimento da absurdidade”, mas esse estado não há de ser visto como maldição. A liberdade paradoxalmente advém quando se assume o absurdo como meio (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  16
    O meme em material didático: considerações sobre ensino/aprendizagem de gêneros do discurso.Marina Totina de Almeida Lara & Marina Célia Mendonça - 2020 - Bakhtiniana 15 (2):185-209.
    RESUMO Este artigo tem como objetivo discutir a presença do gênero meme em materiais didáticos, seja como objeto de ensino, seja como prática de linguagem. Para tanto, partindo dos documentos oficiais, que norteiam as práticas de ensino/aprendizagem brasileiras, o artigo apresenta reflexão sobre estudos discursivos acerca do trabalho com gêneros do discurso no campo escolar. Por fim, apresenta uma análise da presença do referido gênero em um livro que circula na rede particular de ensino, destinado ao (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  4
    Professores, Alunos e a Tecnologia Na Escola Em Tempos de Pandemia: As Relações de Afetividade No Ensino-Aprendizagem.Miriam Galvan Pereira - 2022 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 9.
    Este artigo discutirá a estreita relação entre a afetividade no processo de ensino-aprendizagem e a tecnologia na escola em tempos de pandemia, através da observação de alunos do ensino público do Estado do Paraná, estudantes da escola Estadual Santa Rosa, na Cidade de Curitiba. A Secretaria da Educação do Paraná entendeu que essa relação ficou prejudicada com o fechamento das escolas por um período tão longo e por isso autorizou a reabertura das escolas, na modalidade hibrida, mesmo (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  7
    Linguagem e língua: uma reflexão acerca da dialética ensino-aprendizagem.Sérgio Gomes de Miranda - 2010 - Griot : Revista de Filosofia 1 (1):24-38.
    O conceito de linguagem é parte indispensável no complexo trabalho com a língua. Aqui, tem-se como referencial teórico a Teoria Histórico-Cultural para estruturação dialética ensino-aprendizagem, por considerar a relação existente entre a história, a sociedade e a cultura na constituição dos conteúdos e dos sujeitos no seu contato com esses conteúdos, inseridos nesse contexto sócio-histórico-cultural. Então, tem-se a concepção sociointeracionista da linguagem, como processo de interação e mediação na relação semiótica entre o mundo e o homem, e da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  18
    Estilo, expressividade e axiologia no ensino-aprendizagem da língua em uso.Regina Braz Rocha - 2018 - Bakhtiniana 13 (2):155-175.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  5
    Uso de Memes No Ensino de Filosofia No Ensino Superior: Um Relato de Experiência e Uma Reflexão Sobre o Processo de Ensino Aprendizagem.Felipe Gustavo Soares da Silva - forthcoming - Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo.
    O presente trabalho trata de relatar uma experiência positiva no ensino superior na disciplina Estudos dos saberes Filosóficos a partir do uso de memes como ferramenta útil e como metodologia ativa em sala de aula e, de modo especial, para a avaliação da aprendizagem. Faremos aqui uma análise do surgimento e evolução do termo meme, sua caracterização como gênero textual e, por fim, descrevemos a nossa prática em sala de aula destacando importantes aspectos observados. O uso dos memes (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. O ensino e aprendizagem da compreensão do texto escrito.Aline Elisabete Pereira & Onici Claro Flôres - 2009 - Conjectura: Filosofia E Educação 14 (2):31-47.
    A leitura pode ser analisada sob vários ângulos: social, pedagógico, cultural, cognitivo, dentre outros. Contudo, abordar os aspectos mencionados, em conjunto ou sequencialmente, demanda uma verticalização prodigiosa da pesquisa; por isso este artigo busca apenas apresentar e discutir alguns aspectos cognitivos relevantes para a prática leitora, dando ênfase à memória e, por isso mesmo, ao conhecimento prévio. Acreditamos que, conhecendo melhor os tipos de memória e não ignorando o vínculo necessário entre memória e conhecimento prévio, se torne mais viável para (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  6
    Ensino e Aprendizagem No Método Filosófico de Wittgenstein.Jeff Stickney - 2020 - Thaumàzein - Rivista di Filosofia 13 (26):79-91.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. Laptop no processo ensino E aprendizagem: Meio de mediação E de produção de conhecimento.Maria Cristina Lima Paniago Lopes - 2011 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 13 (1):p - 113.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  5
    As Coreografias Institucionais No Cenário da Pandemia da Covid-19: O Ensino e a Aprendizagem No Modo Remoto Emergencial.Ernandes Rodrigues do Nascimento & Maria Auxiliadora Soares Padilha - 2023 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 11.
    As coreografias institucionais no cenário da pandemia da COVID-19: o ensino e a aprendizagem no modo remoto emergencial,de Ernandes Rodrigues do Nascimento e Maria Auxiliadora Sozares Padilha, último capítulo, trata das experiências de aprendizagemdos estudantes utilizando diversas metodologias ativas de acordo com os objetivos das aulas. Para eles, quando as coreografiasinstitucionais são focadas em melhorarem a experiência dos usuários, a IES termina criando condições que podem lhe dar suporteem momento de crise, minimizando, assim, os impactos negativos.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13. Educação superior e processos de ensino e aprendizagem em EaD: os casos UCS e UFRGS // University education and teaching and learning processes in EaD: UCS and UFRGS cases.Andréia Morés - 2013 - Conjectura: Filosofia E Educação 18 (1):72-86.
    O presente artigo contempla a contextualização da educação superior na contemporaneidade, seus desafios e exigências demandados pelos novos tempos e espaços de formação em relação aos estudos da Educação a Distância (EaD) e aos avanços frente aos processos de ensino e aprendizagem em EaD. Este estudo é parte da investigação qualitativa realizada junto aos cursos de Pedagogia EaD da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O lastro teórico que (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  30
    A noção de compreensão responsiva ativa no ensino e na aprendizagem.Rita Maria Diniz Zozzoli - 2012 - Bakhtiniana 7 (1):253-269.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  15. Os pressupostos ético-epistemológicos do ensino e da aprendizagem em Kant e Habermas.Jayme Paviani - 2011 - Conjectura: Filosofia E Educação 16 (3):12-25.
    O artigo pretende mostrar os pressupostos éticos e epistemológicos das atividades de ensino e aprendizagem em Kant e Habermas e, igualmente, introduzir alguns aspectos relevantes da questão que sirvam para um posterior desenvolvimento.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  36
    A noção de compreensão responsiva ativa no ensino e na aprendizagem/The notion of active responsive understanding in the teaching and learning process.Rita Maria Diniz Zozzoli - forthcoming - Bakhtiniana.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  6
    O Letramento Escolar Como Ferramenta de Aprendizagem No Ensino Fundamental II.Rivalda Lima de Souza Silva - 2018 - Prometeus: Filosofia em Revista 11 (26).
    este artigo discutiu a aquisição da competência textual escrita no Ensino Fundamental em escola pública, tendo por base as práticas de letramento e a crítica às práticas de ensino da Língua Portuguesa nesse nível de ensino regulado pelas disposições normativas vigentes. Metodologicamente utilizou-se o estudo de caso de tipo etnográfico. Tal metodologia subsidiou os resultados alcançados, mediante confronto dos dados com os resultados da prática de produção escrita.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  23
    A aprendizagem baseada em problemas na educação básica.Débora Vieira de Souza Carneiro - 2023 - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias 27 (27):586-594.
    A Aprendizagem Baseada em Problemas é uma das metodologias de ensino que vem sendo adotada em diferentes níveis educacionais. O objetivo deste artigo é promover reflexões sobre a utilização dessa prática na educação básica do Brasil, em particular no campo da educação matemática. Este trabalho é um ensaio teórico que engloba pesquisas teóricos e práticas na área. A partir de inspirações da análise de conteúdo são evidenciados alguns resultados que parecem favorecer tanto a prática docente quanto as aprendizagens (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19. MACHADO, AR et al. Linguagem e educação: o ensino ea aprendizagem de gêneros textuais Campinas: Mercado das Letras, 2009.Vanessa Elisabete Urnau Bones - 2011 - Conjectura: Filosofia E Educação 16 (2).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. Ensino de sociologia E as contribuições de Leontiev E Galperin para elaboração de material didático­pedagógico.Maria Valéria Barbosa & Matheus Bortoleto Rodrigues - 2014 - Saberes Em Perspectiva 4 (8):35-49.
    O presente trabalho é resultado da pesquisa­ação realizado pelo grupo PIBID­ Sociologia de Marília. A pesquisa encontra­se em andamento e tem como objetivo o desenvolvimento de atividades didático­pedagógicas para o ensino de Sociologia com estudantes do Ensino Médio, bem como de materias didático de apoio, baseados na teoria Histórico­Cultural, com especial ênfase em Leontiev (a partir da Teoria da Atividade). Com a perspectiva de melhor compreender os trabalhos realizados, seguem­se as análises com a utilização das contribuições de Galperin (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  12
    O ensino híbrido e o trabalho pedagógico em tempos de pandemia: Revisão de literatura.Franck Wirlen Quadros dos Santos & Yuri Nascimento do Nascimento - 2022 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 9 (9).
    O isolamento social para a contenção da contaminação pela COVID-19 impactou o processo educacional, resultando em efeitos severos na precarização da aprendizagem escolar, principalmente em estudantes de famílias de baixa renda. E como alternativas para que a educação escolar não estagnasse, foi proposta a realização de aulas síncronas através da internet. Entretanto, essa modalidade de ensino não proporciona a universalização do ensino e muito menos o acesso por todos, uma vez que muitos estudantes não possuem acesso à (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  15
    Pressupostos epistemológicos nos processos de ensino e de aprendizagem a partir de uma perspectiva ética. [REVIEW]Jayme Paviani & Vanderlei Carbonara - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (3):541-560.
    No decorrer do artigo, são analisados diferentes pressupostos epistemológicos e suas possíveis implicações nos processos de ensino e aprendizagem no contexto educacional. Para tanto o texto parte de alguns esclarecimentos preliminares sobre a ideia de pressupostos e contextualiza aspectos do debate epistemológico em relação a algumas das matrizes educacionais mais expressivas. Ao propor uma análise da possibilidade de um conhecimento seguro e verdadeiro diante dos processos de ensino e aprendizagem, o artigo alcança seu ponto mais significativo (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  8
    As tecnologias da informação e comunicação e sua relação com o ensino de filosofia nas escolas contempor'nea.Ronald Souza da Silva Souza - 2024 - Cadernos Do Pet Filosofia 14 (28):82-104.
    A humanidade vive hoje um processo de aceleração das informações, imagens, conteúdos, pesquisas, tudo em tempo célere e dinâmico, haja visto as contribuições trazidas pelo avanço das tecnologias na atualidade. Percebemos, pois, que as informações vindas por esse canal de desenvolvimento, são uma poderosa ferramenta de construção e formação da sociedade contemporânea. Partindo desse princípio, o presente artigo, tem como objetivo responder alguns questionamentos inerentes aos avanços tecnológicos, bem como seus contributos e problemas causados com a má utilização dessa ferramenta, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  17
    O ensino da psicologia da educação e a formação de professores: apontamentos sobre o ensinar e o aprender em sala de aula em tempos de pós-pandemia.Rogério Rodrigues - forthcoming - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação.
    Este ensaio tem como objetivo analisar os desafios do ensino da Psicologia da Educação na formação de professores em tempos de pós-pandemia. A nossa metodologia de pesquisa encontra-se no campo da Filosofia da Educação, no sentido de interpretar criticamente o processo formativo dos futuros professores que se encontram nos cursos de licenciaturas. Partimos do pressuposto que o deslocamento do sujeito para atuar no papel de professor se apresenta como resultado das relações que se estabelecem na transmissão do saber crítico (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25. Ensino de filosofia com arte: entre o pensar, o sentir e o escutar.Marton Silmara Lídia - 2017 - Conjectura: Filosofia E Educação 22 (2):342-361.
    Como propiciar um estado permanente de criação filosófica no ensino da Filosofia entre os estudantes do Ensino Superior? Eis o objetivo deste artigo. Essa questão está previamente acompanhada por dois argumentos: um deles relativo ao fato de que o ensino prevê uma atitude de abertura, disposição e curiosidade, condições essas indispensáveis à aprendizagem. O segundo, decorrente do primeiro, é que o ensino de Filosofia está intimamente vinculado à natureza própria da Filosofia que, distante da busca (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  25
    Ensino de Filosofia no Ensino Médio: Uma análise do livro INICIAÇÃO À FILOSOFIA de Marilena Chauí.Thiago Coelho Silveira - 2015 - Cadernos Do Pet Filosofia 6 (11):75-92.
    Este artigo analisa o livro didático “Iniciação à Filosofia” de Marilena Chauí como ferramenta para o ensino de filosofia no Ensino Médio. No Brasil da última década vê-se a reinserção da filosofia como disciplina obrigatória no Ensino Médio, o que provoca a problematização sobre o que ensinar e como ensinar esta disciplina para adolescentes nessa fase de formação. Assim, autores como Marilena Chauí propuseram livros didáticos a serem adotados pelas escolas, a fim de fornecer um subsídio para (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  30
    Ensino de História e História Pública: conhecimento histórico e seu papel social.Ronaldo Cardoso Alves - 2018 - Dialogos 22 (3):20.
    o presente artigo tem como objetivo discutir a relação entre a aprendizagem histórica e sua função pública na sociedade. Partindo da premissa de que há um embate entre diferentes culturas históricas existentes na sociedade brasileira contemporânea, o texto discute a importância que a ciência histórica e seu repertório cognitivo têm para a formação do pensamento histórico, seja no âmbito acadêmico, seja no contexto da educação básica, pois fornece instrumentos de conhecimento importantes para que professores e estudantes possam refletir, autonomamente, (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28. A democratização do ensino em anísio Teixeira E nos ginásios vocacionais.Gerson Senff, Ivan Gonçalves & Maria Aparecida Todeschini de Assunção - 2014 - Saberes Em Perspectiva 4 (9):25-44.
    Este artigo visa apresentar a pesquisa bibliográfica, descritiva com abordagem qualitativa diante do contexto educacional dos anos de 1960 a 1970, com o objetivo de estabelecer as relações entre a democratização do ensino em Anísio Teixeira e as experiências dos Ginásios Vocacionais do estado de São Paulo. Busca-se a interpretação das ações de Anísio Teixeira no âmbito da educação escolar e no projeto pedagógico dos Ginásios Vocacionais, em seu ambiente e contexto social, como resposta aos desafios educacionais. O texto (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  15
    A Leitura No Ensino Superior: Alguns Debates.Siomara Moreira Vieira Borba, Alexandre Augusto E. Souza & Deborah Carvalho de Lima - 2022 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 10.
    Neste texto, debatemos a leitura no ensino superior. O objetivo deste trabalho é apresentar alguns debates sobre a leitura no ensino superior. Foi realizadauma pesquisa bibliográfica com o objetivo de buscar textos em periódicos científicos que tratassem do tema leitura no ensino superior. Os debates identificados convergem para a relevância social da leitura e para o entendimento da leitura como uma habilidade a ser desenvolvida. Destacamos as preocupações com o significado social e com a aprendizagem da (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  13
    Avaliação da Aprendizagem Em Filosofia.Carlos Augusto Pereira de Souza - 2017 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 27:33-41.
    O presente texto se debruçou sobre as questões relacionadas ao ensino e avaliação da aprendizagem em filosofia após sua presença obrigatória nos currículos de ensino médio do país. Documentos como as Orientações Curriculares Nacionais e o Currículo de Filosofia do Estado de São Paulo indicam uma abordagem de seu ensino pautado por competências e habilidades.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  11
    Ensino de História: antigos e novos desafios.Jean Carlos Moreno - 2018 - Dialogos 22 (3):55.
    Partindo de um contexto desafiador, marcado pela pós-verdade e por investidas conscientes de revisionismo histórico e negação da ciência, o presente artigo analisa três abordagens que constatam a instrumentalização política do discurso histórico ao longo do tempo e fazem proposições com vistas à superação dos impasses interpostos ao ensino e à aprendizagem da História. Junto com os autores, o texto procura contribuir para o entendimento histórico, sociológico e cultural dos dilemas que o ensino de História enfrenta contemporaneamente.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  25
    A identidade do Ensino Religioso a partir dos livros (The identity of Religious Education from the books) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2010v8n16p136. [REVIEW]Sérgio Rogério Azevedo Junqueira, Isabel Cristina Piccinelli Dissenha & Sérgio Barbosa Rodrigues - 2010 - Horizonte 8 (16):136-152.
    A identidade do Ensino Religioso como área de conhecimento historicamente pode ser demonstrada a partir dos livros produzidos para sistematizar as reflexões, as pesquisas, enfim os diferentes estudos referentes aos aspectos legais, metodológicos, propostas de conteúdo, sobre a formação de professores e as questões relacionadas ao ensino aprendizagem deste componente curricular. Este artigo deriva do primeiro relatório de uma pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando uma metodologia histórico-analítica apoiada em documentos impressos e visa compreender a identidade de uma (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  83
    QECR E O ENSINO DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA: AUTONOMIA E ALTERIDADE.Alex Pereira De Araújo - 2012 - Ilhéus, Brasil: Editus (Editora da UESC). Edited by Maria D'Ajuda Alomba Ribeiro.
    O presente trabalho busca refletir, no sentido derridiano, sobre o ensino do Português Língua Estrangeira (PLE) à luz do Quadro Europeu Comum de Referência para a aprendizagem, ensino e avaliação de línguas (QECR). Tal documento, juntamente com o Portfólio Europeu das Línguas, se apresenta como um instrumento essencialmente linguístico para a harmonização do ensino de línguas vivas europeias e com uma perspectiva intercultural. Dessa forma, o QECR advoga que o ensino de língua deve promover o (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  34.  13
    Pontes entre colonialidade e a autoafirmação: construindo reflexões para o ensino de ciências e biologia.Eduardo Almeida Silva, Luiz Gustavo Lima Cordeiro & Marta Alencar dos Santos - 2023 - Odeere 8 (2):233-248.
    O presente artigo relata a experiência vivenciada por estudantes de graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Feira de Santana durante uma viagem de campo às cidades de Cachoeira e São Félix, na Bahia, promovida pelo componente curricular Relações Étnico-raciais na Escola. Por meio da observação sensível, os estudantes registraram a realidade dessas cidades no formato de fotografias e discursos. Durante a viagem, foi possível constatar a predominância de uma população negra, cujas vidas diárias estão intimamente ligadas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  73
    O ensino da filosofia segundo Hegel: contribuições para a atualidade.Pedro Geraldo Aparecido Novelli - 2005 - Trans/Form/Ação 28 (2):129-148.
    É possível ensinar filosofia? O filósofo alemão G. W. F. Hegel (1770- 1831) não somente responde afirmativamente à questão posta, como também indica o que deve ser ensinado e como em filosofia. A resposta hegeliana tem como fonte sua atividade como diretor do ginásio de Nürnberg, onde ele procura estabelecer diretrizes e procedimentos para que a filosofia seja ensinada aos jovens. Segundo Hegel, a filosofia sempre é pertinente na medida em que se manifesta sobre o que é fundamental para o (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  36.  12
    Ideias de jovens do ensino médio sobre história: um estudo na perspectiva da educação histórica.Geyso Dongley Germinari - 2016 - Diálogos (Maringa) 20 (3):188.
    Os estudos ancorados nos princípios da Educação Histórica têm centrado suas analises nas estratégias de aprendizagem histórica em contextos de escolarização, tendo como pressuposto que a intervenção na qualidade da Diálogos aprendizagem requer o conhecimento sistemático das ideias históricas dos estudantes e professores. Nessa perspectiva, o artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa sobre as ideias de jovens estudantes do Ensino Médio sobre a disciplina de História. A investigação faz parte do projeto de pesquisa mais amplo, intitulado (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  51
    Geografia em perspectiva: ensino e pesquisa.Nídia Nacib Pontuschka, Ariovaldo Umbelino de Oliveira & Amélia Luisa Domiani (eds.) - 2002 - São Paulo, SP: Contexto.
    Este livro, escrito por vários autores, apresenta e discute os resultados das pesquisas de geógrafos conceituados sobre problemas e temáticas da Geografia em evidência na atualidade. Visa atender tanto os profissionais da área, como pesquisadores e professores, como os alunos em processo de formação intelectual e profissional. Dividido em cinco partes, o livro apresenta um conjunto variado de análises sobre questões diversas como - temas emergentes na geografia, pesquisa e prática de ensino, geografia e interdisciplinaridade, formação de professores, metodologia (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  11
    Arte e a Educação Física No Ensino a Dist'ncia, Desafios e Perspectivas Enfrentados Durante a Pandemia Covid-19: Relatos de Experiências.Inês Rosad Arruda Ribeiro, Andrea Barbosa de Souza, Andreia Aparecida Pinto de Souza, Edwin Gomes de Araujo & Valdiney Pereira de Souza - 2022 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 9.
    Diante de uma crise sanitária mundial, a pandemia do COVID-19, iniciada em 2020, fez com a humanidade se reorganizasse, entrando em uma nova era. Os órgãos de saúde competentes, juntamente com as nações, expuseram suas preocupações, editando decretos e normativas a serem seguidas, com medidas rigorosas de isolamento social. E a Educação foi uma das áreas mais afetadas, por ser um dos pilares mais importante na sociedade moderna. A rotina que antes era totalmente presencial, passou a ser a distância, novas (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39. Redes sociais: espaço de aprendizagem digital cooperativo // Social networks: collaborative digital learning space.Marcus Vinícius de Azevedo Basso, Aline Silva de Bona, Cristina Maria Pescador, Cristiane Koehler & Léa da Cruz Fagundes - 2013 - Conjectura: Filosofia E Educação 18 (1):135-149.
    Este artigo propõe-se a discutir a possibilidade de utilizar as tecnologias digitais online e as redes sociais como espaço de aprendizagem digital de uma maneira que favoreça a aprendizagem cooperativa entre os estudantes, alicerçado na Epistemologia Genética de Jean Piaget. Este estudo foi baseado em uma pesquisa-ação, nas aulas de Matemática, realizada com estudantes do ensino médio integrado em informática do IFRS – Campus Osório (RS), em 2011 e 2012-1. Os estudantes demonstraram apropriação deste espaço de (...) digital, como o Facebook, e apontaram que este potencializa a aprendizagem cooperativa no que tange à disciplina de Matemática, por ações colaborativas com a professora. (shrink)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  11
    Coletivo Transpassando: Os Desafios de Uma Experiência Voluntária Docente a Partir Do Ensino Presencial e Remoto.Viviane Silveira Machado - 2023 - Revista Dialectus 29 (29):161-172.
    O presente trabalho objetiva demonstrar a experiência como professora voluntária da disciplina de Filosofia no programa de Extensão da Universidade estadual do Ceará- UECE (Projeto Pré-Vestibular do Programa de Formação para Travestis e Pessoas Transgêneras – Transpassando). Assim, será feita uma análise sistemática acerca dos desafios referentes à prática de atividades no ensino presencial e remoto. Isso porque, desde 2020, vivenciamos uma Pandemia causada pela COVID-19, que ceifou mais de 600 mil vidas. Dos vários objetivos do trabalho voluntário, a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  6
    Hegel e o Ensino da Filosofia Nos Liceus.José Barata-Moura - forthcoming - Revista Dialectus.
    O texto que ora apresentamos é o conteúdo de uma Palestra proferida em Agosto de 2011, em Lisboa, e discute alguns pareceres de Hegel sobre o ensino da filosofia na Universidade, e especilamente nos Liceus. Nosso objetivo é discorrer sobre as três fundamentais “lições” que se pode inferir das meditações hegelianas acerca do ensino da filosofia, a saber: 1) o professor tem que pensar; 2) a filosofia (e o filosofar) não é tão-somente um mero formalismo; 3) a dialéctica (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42. Concepções sobre a função da escola e do conhecimento nas propostas de Ciclos de Aprendizagem // Conceptions about the role of the school and knowledge in Cycles of Learning projects.Silvana Stremel & Jefferson Mainardes - 2013 - Conjectura: Filosofia E Educação 18 (s):81-97.
    Este artigo apresenta uma análise das concepções do papel da escola e do conhecimento presentes nos textos oficiais de sete redes municipais de ensino brasileiras que adotam os Ciclos de Aprendizagem. A análise evidenciou que os textos das redes pesquisadas apresentavam concepções explícitas sobre o papel da escola e do conhecimento. Os autores argumentam que a) a análise de textos oficiais de políticas ocupa um lugar importante, uma vez que neles estão contidas as declarações de valores, as intenções, (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  13
    A Vocação Conceitual da Filosofia e o Ensino de Filosofia Através de Problemas: Uma Reflexão a Partir de Silvio Gallo.Robert Brenner Barreto da Silva - 2023 - Revista Dialectus 29 (29):41-59.
    O objetivo desse trabalho é refletir sobre a prática do Ensino de Filosofia levando em conta a chave metodológica sugerida por Silvio Gallo em “Metodologia do ensino da filosofia: uma didática para o ensino médio”, a partir da qual se estimula a experiência de ensino-aprendizagem centrada sobre a dinâmica entre conceitos e problemas. A proposta consiste em enfatizar que a pergunta conceitual “o que é?”, característica da filosofia, é movida, em geral, por problemas que provocam (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44. Distúrbios de linguagem e de aprendizagem em crianças canhotos // Language and learning disorders in hander children.Antonino Bucca & Arcoraci - 2015 - Conjectura: Filosofia E Educação 20 (1):13-22.
    Normal.dotm 0 0 1 135 770 111111 6 1 945 12.0 0 false 14 18 pt 18 pt 0 0 false false false Normal.dotm 0 0 1 161 922 111111 7 1 1132 12.0 0 false 14 18 pt 18 pt 0 0 false false false Eles são há muito conhecidas algumas suposições sobre a relação entre a assimetria do cérebro e/ou indecisão hemisférica funcional que, por vezes, caracteriza os indivíduos canhotos e distúrbios de aprendizagem específicas. Até hoje, no (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  4
    Pandemia da Covid-19 e o Ensino Remoto Emergencial.Ernandes Rodrigues do Nascimento - 2023 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 11.
    O penúltimo capítulo, Pandemia da COVID-19 e o ensino emergencial, de Ernandes Rodrigues do Nascimento pretende identificaro nível de domínio dos docentes em relação ao uso de tecnologias digitais e das metodologias ativas nos processos de ensino e aprendizagem. A análise confirmou a percepção dos docentes em como as tecnologias digitais e das metodologias ativas puderam auxiliar nos processo de ensino e aprendizagem. E por outro lado, enquanto isso, numa perspectiva negativa, o impacto do comportamento (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  15
    CUNHA, Luiz Antônio. O ensino profissional na irradiação do industrialismo. 2. ed. São Paulo: Editora UNESP; Brasília, DF: FLACSO, 2005. 270 p. [REVIEW]Renata Cristiane Romanini de Oliveira & José Geraldo Pedrosa - 2013 - Educação E Filosofia 27 (54):755-760.
    CUNHA, Luiz Antônio. O ensino profissional na irradiação do industrialismo. 2. ed. São Paulo: Editora UNESP; Brasília, DF: FLACSO, 2005. 270 p. Apresentado originalmente em 1999 para o Projeto Replanfor, da Secretaria de Formação e Desenvolvimento Profissional, do Ministério do Trabalho, e incorporado como parte dos trabalhos sobre o tema que o autor vem desenvolvendo desde 1972, quando da defesa de sua dissertação de mestrado, o livro é uma relevante contribuição para os estudos sobre a história da educação profissional (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  9
    Pedagogia Das Competências e Seus Tempos de Aprendizagem.Isabella Fernanda Ferreira - 2016 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 24:196-220.
    artigo analisa a crítica de Perrenoud ao sistema seriado de ensino e à pedagogia tradicional como sendo promotores da mera adaptação ao sistema de produção capitalista, propondo que sejam substituídos pela Pedagogia das Competências e sua organização escolar em ciclos, como superação dessa adaptação acrítica. Nesta análise, tecemos um diálogo entre as afirmativas de Perrenoud e os teóricos-críticos da Escola de Frankfurt.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  15
    História ausente é História esquecida? - análise do currículo oficial para o Ensino Básico português.Ana Isabel Moreira & Pedro Duarte Pereira - 2023 - Clío: History and History Teaching 49:1-14.
    Este trabalho tem como principal foco de análise o currículo oficial português relacionado com a componente de História, para o Ensino Básico, em particular as ausências que aí mais sobressaem. Estas podem relacionar-se com os conhecimentos substantivos que se apartam da abordagem preconizada por variadas razões (passados incómodos? temas difíceis? grupos não poderosos? …) ou com as competências de pensamento histórico (multiperspetiva, significância, causalidade, empatia, …) que parecem ter sido esquecidas quando se estruturou certo percurso de aprendizagem para (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  14
    Afeto familiar e desempenho escolar de crianças no ensino fundamental I.Caroline Francisca Eltink, Ana Carolina Chicanelli & Tawane Lankaster de Almeida - 2024 - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias 29:348-364.
    Família e escola são os dois primeiros contextos de desenvolvimento afetivo, cognitivo e social da criança. As experiências vividas nos contextos familiar e escolar interferem nas aprendizagens escolares. O objetivo deste estudo foi investigar os efeitos das relações afetivas familiares no desempenho escolar de alunos do Ensino Fundamental I e conhecer quais orientações são dadas a professores diante de alunos com problemas de aprendizagem ocasionados por afetos negativos nas relações familiares. Foi realizada uma revisão bibliográfica integrativa de artigos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  4
    Os Cinco Métodos Característicos de Um Processo de Aprendizagem Sob a Ótica Do Filósofo e Pedagogo Isaac Watts No Século XVIII.Ingrid Nunes Derossi & Ivoni de Freitas-Reis - 2017 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 28:141-155.
    O objetivo deste trabalho é abordar os métodos para o aperfeiçoamento da mente, desenvolvidos por Isaac Watts em 1741. Por tratar de instruções para o aperfeiçoamento da mente e pretender ser um minucioso guia para tutores e estudantes, essa obra foi bastante utilizada por cientistas comprometidos com o ensinar, tais como os ingleses Michael Faraday e Jane Marcet. Entretanto, apesar de encontrarmos reedições bastante atuais ela ainda é muito pouco discutida.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 999