Results for 'Ensino de sociologia'

1000+ found
Order:
  1. O ensino de sociologia em debate: Entrevista com amaury cézar Moraes.Amurabi Oliveira - 2014 - Saberes Em Perspectiva 4 (8):239-252.
    O Ensino de Sociologia tem se tornado um tema cada vez mais discutido amplamente no campo das Ciências Sociais e da Educação, especialmente a partir de 2008, quando a disciplina é reintroduzida no currículo escolar em nível nacional. A trajetória de Amaury Cesar de Moraes está diretamente ligada ao debate em nível nacional, uma vez que esteve envolvido nas lutas pela reintrodução da disciplina, tendo sido um dos elaboradores das Orientações Curriculares Nacionais de Sociologia, publicadas em 2006, (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. O ensino de sociologia junto aos acadêmicos de enfermagem da universidade estadual do sudoeste da bahia: Entrelaçando conhecimento E formação profissional.Silvano da Conceição & Irma Tereza Ribeiro Mimongi - 2014 - Saberes Em Perspectiva 4 (8):93-108.
    O trabalho problematiza os impactos do ensino de Sociologia junto aos acadêmicos do curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, ou seja, analisa as implicações do conhecimento sociológico para esses futuros profissionais. O enfermeiro lida com o contexto social continuamente, seja nas relações multiprofissionais, nas relações com os pacientes ou na compreensão do espaço onde está inserido. Nesse sentido, o conhecimento do campo social, cultural, político e econômico é fundamental para que o mesmo compreenda a (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. Ensino de sociologia E as contribuições de Leontiev E Galperin para elaboração de material didático­pedagógico.Maria Valéria Barbosa & Matheus Bortoleto Rodrigues - 2014 - Saberes Em Perspectiva 4 (8):35-49.
    O presente trabalho é resultado da pesquisa­ação realizado pelo grupo PIBID­ Sociologia de Marília. A pesquisa encontra­se em andamento e tem como objetivo o desenvolvimento de atividades didático­pedagógicas para o ensino de Sociologia com estudantes do Ensino Médio, bem como de materias didático de apoio, baseados na teoria Histórico­Cultural, com especial ênfase em Leontiev (a partir da Teoria da Atividade). Com a perspectiva de melhor compreender os trabalhos realizados, seguem­se as análises com a utilização das contribuições (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. Práxis pedagógica, ensino de sociologia E desenvolvimento humano: Um estudo sobre os jovens rurais em abelardo Luz (sc).Jaqueline Russczyk - 2014 - Saberes Em Perspectiva 4 (8):210-219.
    A temática do estudo é o ensino de sociologia no ensino médio direcionado aos jovens do campo. Tem-se o seguinte problema de pesquisa: A práxis pedagógica do ensino de sociologia está embasada no modo de vida dos jovens rurais e dos jovens rurais assentados, contribuindo para o desenvolvimento humano (capacitações)? Para responder a esta questão foram pesquisadas três escolas no município de Abelardo Luz, Santa Catarina, uma escola em área urbana e duas escolas no assentamento (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. Percurso E singularidades do ensino de sociologia em alagoas.Amurabi Oliveira, Vanessa do Rêgo Ferreira & Claudovan Freire - 2014 - Saberes Em Perspectiva 4 (8):13-33.
    A Sociologia é reintroduzida em nível nacional nos currículos escolares em 2008, o que tem fomentado a discussão em torno do seu ensino na Educação Básica, contudo, as realidades regionais são bastante diversas, e em alguns estados a introdução de seu anteriormente, como no caso de Alagoas que examinamos aqui. Realizamos uma análise considerando alguns eixos principais: a) a institucionalização das Ciências Sociais em Alagoas; b) a introdução da Sociologia no processo seletivo para o ingresso na Universidade (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. Tecendo redes E construindo conhecimentos: Caminhos para O ensino de sociologia na educação básica.Rogerio Mendes de Lima & Fátima Ivone de Oliveira Ferreira - 2014 - Saberes Em Perspectiva 4 (8):165-182.
    Este artigo discute o papel da Sociologia na escola básica brasileira, que a despeito do arcabouço científico construído em sua trajetória, ainda consolida o seu espaço enquanto disciplina escolar. Nos últimos anos, com a obrigatoriedade da presença da Sociologia nos currículos escolares, novos desafios vêm sendo enfrentados pela disciplina. Um deles é fazer da Sociologia uma ferramenta para que os estudantes e a comunidade escolar possam ter um papel ativo no debate e na construção da realidade social, (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  5
    As Novas Configurações Para o Ensino de Sociologia Frente a Base Nacional Comum Curricular Para o Ensino Médio.Elizabeth José Campos - 2022 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 10.
    Este artigo tem como objetivo analisar os objetivos educacionais quanto ao ensino da disciplina Sociologia, historicamente construídos, e suas possíveis implicações no presente, frente as novas formulações legais para o ensino médio, BNCC (2018), enfatizando o desenvolvimento de competências e habilidadespara as decisões pedagógicas do ensino. São utilizadas produções teóricas sobre politicas de currículo, assim como as produções de diferentes autores sobrea história da inserção da Sociologia no ensino médio. Tais questões, destaca que a (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. EDITORIAL: Dossiê sobre o Ensino de Sociologia no Brasil.Silvano da Conceição & Danilo Cesar Souza Pinto Cezar Souza Pinto - 2014 - Saberes Em Perspectiva 4 (8):7-10.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. A sociologia contemporânea como perspectiva para O ensino Das ciências sociais no ensino médio.Fernanda Feijó - 2014 - Saberes Em Perspectiva 4 (8):149-164.
    Este trabalho discute os resultados de uma pesquisa de mestrado cujo objetivo foi propor um modo de trabalhar a sociologia no ensino médio através de uma de suas vertentes contemporâneas: a de Zygmunt Bauman. Tal perspectiva foi escolhida devido à complexidade apresentada pelo atual estágio da modernidade, que impacta fortemente as sociedades contemporâneas. A maneira como Bauman revisa a contemporaneidade pode ser um caminho profícuo para que os estudantes compreendam melhor os seus próprios dilemas na medida em que (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10. Sociologia na escola: A abordagem de temáticas clássicas Das ciências sociais nos livros didáticos.Julia Polessa Maçaira - 2014 - Saberes Em Perspectiva 4 (8):111-131.
    Este artigo apresenta resultados parciais de pesquisas desenvolvidas no Laboratório de Ensino de Sociologia Florestan Fernandes da UFRJ e faz uma análise comparativa de três livros didáticos de Sociologia para o Ensino Médio no que diz respeito a alguns temas ditos “clássicos” das Ciências Sociais, a saber: Trabalho, Desigualdades Sociais, Movimentos Sociais e Violência/Criminalidade. Para tal, foram mobilizados conceitos do campo da sociologia da educação, que auxiliam na compreensão das estratégias pedagógicas adotadas nos livros. Foram (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. Estabelecendo os Marcos da história da sociologia como disciplinas escolar. Entrevista com Celso de souza Machado.Anita Handfas & Alexandre Barbosa Fraga - 2014 - Saberes Em Perspectiva 4 (8):223-237.
    Celso de Souza Machado publicou, em 1987, um artigo intitulado “O ensino da Sociologia na escola secundária brasileira: levantamento preliminar”, escrito quando ainda era aluno do curso de graduação em Ciências Sociais da USP. Esse artigo se tornou referência na área e talvez seja a primeira iniciativa de trabalho científico de que se tem conhecimento sobre o ensino de sociologia no Brasil. Nesta entrevista, o autor relembra o processo de elaboração dessa pesquisa que ganhou projeção por (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12. A escolha do livro didático de sociologia em Porto alegre.Luiza Helena Pereira - 2014 - Saberes Em Perspectiva 4 (8):133-145.
    Dando continuidade à Pesquisa sobre a Sociologia no Ensino Médio no Rio Grande do Sul, examinou­se o processo de escolha do livro didático de sociologia nas escolas públicas de Porto Alegre, pois a disciplina só veio a ser contemplada pelo Ministério de Educação e Cultura ­ MEC, no Programa Nacional do Livro Didático – PNLD a partir de 2011. Essa escolha gerou uma interessante investigação do ponto de vista sociológico, pois possibilita pensar a vigilância epistemológica sobre nossos (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  14
    Quando a Religião Vai À Escola: Desafios e Perspectivas No Campo Educacional Brasileiro.Andréa Lúcia da Silva de Paiva - 2023 - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação 29:47-66.
    Este trabalho propõe analisar a presença da religião em alguns espaços públicos educacionais. Por meio da metodologia da observação participante identificamos dois momentos que se articulam entre si: a influência da Escola sem Partido ao longo dos estágios docentes do curso de Ciências Sociais Licenciatura em Campos dos Goytacazes; e a presença de movimentos missionário cristãos, originários dos EUA, que visam influenciar a juventude estudantil evangélica a uma transformação social, nacional e mundial, no espaço universitário. Tais descrições nos traz questionamentos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. Sociologia e juventude no Ensino Médio: formação, PIBID e outras experiências.Marcelo Pinheiro Cigales - 2014 - Saberes Em Perspectiva 4 (8):273-279.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15. Laboratórios de pesquisa E prática pedagógica: A experiência do curso de licenciaturas em ciências sociais.José Marciano Monteiro, Paulo Cesar Oliveira Diniz Cezar Oliveira Diniz & Valdonilson Barbosa dos Santos - 2014 - Saberes Em Perspectiva 4 (8):74-91.
    A presente proposta tem por objetivo refletir sobre a experiência didático­ pedagógica dos Laboratórios de Pesquisa e Prática de Ensino em Ciências Sociais – LAPPCS, componente curricular necessário à formação de professores de sociologia para o ensino médio, do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido – CDSA/UFCG. Os LAPPCS podem ser caracterizados como espaços de análise crítico­reflexivo das escolas de Ensino Médio, predominantemente, em suas dimensões organizacional, pedagógica e cultural, (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  10
    Televisão, Educação e Religiosidade: Experiências No Campo Do Ensino Religioso e da Sociologia.Taciana Brasil & Paulo Vinícius Faria Pereira - 2023 - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação 29:240-251.
    O programa Se Liga na Educação foi uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, para atendimento dos estudantes da rede estadual durante a pandemia. Após o término do isolamento social, o programa continuou sendo exibido em televisão aberta e através da internet. Este trabalho apresenta relatos de experiência docente nos conteúdos Ensino Religioso e Sociologia, enfatizando os desafios e potenciais de trabalhar questões relacionadas à religião e religiosidade em condições de ampla exibição. Concluímos que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. A construção E implantação dos cursos de licenciatura em sociologia na universidade federal de santa Maria.Ceres Karam Brum, Fátima Perurena & Rúbia Machado - 2014 - Saberes Em Perspectiva 4 (8):51-73.
    Neste texto objetivamos historiar o processo de construção e implantação dos cursos de Licenciatura de Sociologia na Universidade Federal de Santa Maria, refletindo sobre a significação da elaboração de um programa de sociologia para o ensino médio efetuado por docentes do Departamento de Ciências Sociais. O programa foi solicitado pela COPERVES (Comissão Permanente de Vestibular) e será utilizado na UFSM como base para as provas do vestibular a partir de 2013. A elaboração deste programa tem como uma (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  6
    Crítica à dogmática e hermenêutica jurídica.Plauto Faraco de Azevedo - 1989 - Porto Alegre, RS, Brasil: S.A. Fabris Editor.
    Resultado de pessquisas e reflexões sobre o redimensionamento das idéias jurídicas, o ensino do direito, as bases dogmáticas, filosóficas e sociológicas. O autor propõe a abertura de uma nova visão judicial para a moderna interpretação e aplicação do direito. Obra redigida com concisão e clareza de linguagem, serve aos interesses acadêmicos nas disciplinas de introdução ao direito, teoria geral do direito, sociologia e filosofia do direito, de todos quantos militam na atividade judiciária e necessitam ter compreensão da correta (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  4
    Crítica à dogmática e hermenêutica jurídica.Plauto Faraco de Azevedo - 1989 - Porto Alegre, RS, Brasil: S.A. Fabris Editor.
    Resultado de pessquisas e reflexões sobre o redimensionamento das idéias jurídicas, o ensino do direito, as bases dogmáticas, filosóficas e sociológicas. O autor propõe a abertura de uma nova visão judicial para a moderna interpretação e aplicação do direito. Obra redigida com concisão e clareza de linguagem, serve aos interesses acadêmicos nas disciplinas de introdução ao direito, teoria geral do direito, sociologia e filosofia do direito, de todos quantos militam na atividade judiciária e necessitam ter compreensão da correta (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  9
    Ensino da Filosofia no Brasil.Gonzalo Armijos Palácios - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 1.
    Gostaria de discutir algumas idéias de um filósofo brasileiro que muito admiro e sobre quem já escrevi anteriormente. Trata-se de Oswaldo Porchat Pereira, professor do Departamento de Filosofia da USP e criador do Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência (CLE) da Unicamp. Recebi de um estudante de pós-graduação em Sociologia Política da UFSC a cópia de uma conferência que Oswaldo Porchat ministrara em maio de 1998 sob o título “Discurso aos estudantes de Filosofia da USP sobre a (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  21.  24
    Fazer Marielle Franco presente: história de vida, interseccionalidade e sociologia.Camila Santos Pereira - 2021 - Odeere 6 (1):386-398.
    A partir dos questionamentos de uma turma de Sociologia do Ensino Médio, bastante comovida com o assassinato da vereadora Marielle Franco, que causou comoção nacional, foi organizada uma atividade para apresentar sua trajetória pessoal e política. No intuito de fundamentar a aula na perspectiva interseccional, o recurso didático principal representou a silhueta do rosto de Marielle, em forma de desenho, composto de cinco partes indissociáveis. Cada fragmento trazia uma categoria sociológica: classe, raça, gênero, sexualidade e protagonismo, que, debatidas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  2
    O caso das Artes, Filosofia e Sociologia no Paraná: colocando o fim da Educação em prática.Camila Sant'Ana Vieira Ferraz Milek - 2021 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 20 (1).
    O presente artigo aborda a recente decisão do Secretário de Educação do Estado do Paraná de retirar metade da carga-horária das aulas de Artes, Filosofia e Sociologia no Ensino Médio. Ao analisarmos, podemos associar tal medida com a lenta e gradual redução do Ensino Médio a um ensino profissionalizante, e não mais com o desenvolvimento global dos estudantes, afastando-o assim do Ensino Básico.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  14
    O campo de saber artístico nos currículos de formação de pedagogos e seu eco nas escolas.Ana Cristina Moraes & Luis Távora Furtado Ribeiro - 2020 - Educação E Filosofia 33 (69):1373-1400.
    * Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professora na Universidade Estadual do Ceará. E-mail: [email protected]. ** Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará. Professor titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. Professor-pesquisador do convênio de colaboração entre a l’Université Paris I Panthéon-Sorbonne, a linha de pesquisa Marxismo, educação e luta de classes do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará e o Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  89
    QECR E O ENSINO DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA: AUTONOMIA E ALTERIDADE.Alex Pereira De Araújo - 2012 - In Maria D'Ajuda Alomba Ribeiro (ed.), Português como língua estrangeira na UESC : questões identitárias. Ilhéus: Editus. pp. 209-223.
    O presente trabalho busca refletir, no sentido derridiano, sobre o ensino do Português Língua Estrangeira (PLE) à luz do Quadro Europeu Comum de Referência para a aprendizagem, ensino e avaliação de línguas (QECR). Tal documento, juntamente com o Portfólio Europeu das Línguas, se apresenta como um instrumento essencialmente linguístico para a harmonização do ensino de línguas vivas europeias e com uma perspectiva intercultural. Dessa forma, o QECR advoga que o ensino de língua deve promover o desenvolvimento (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  25. Vida de criança cigana: O brincar no seu processo de escolarização.Letícia Santos Azevedo & Marilete Calegari Cardoso - 2012 - Saberes Em Perspectiva 2 (4):13-27.
    A vivência das crianças ciganas no mundo apresenta várias lacunas que vêm sendo estudadas por pesquisadores da área da sociologia, antropologia, psicologia e educação, com a intenção de compreender a forma como as escolas enfrentam o desafio de ensinar, com êxito, crianças de etnias diferentes. Discutir acerca da vida da criança cigana e o brincar no seu processo de escolarização frente aos olhos dos professores se constitui no nosso principal objetivo. A ênfase maior deste estudo está centrada na percepção (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  52
    BNCC e o ensino de Português: uma normativa curricular para a língua [em face do pretuguês] ou a linguagem [dos falantes] sob força de lei?Alex Pereira De Araújo - 2024 - Tabuleiro de Letras. E-Issn: 2176-5782.
    Este trabalho apresenta algumas considerações a respeito da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no referente às questões ligadas ao ensino da língua portuguesa no Brasil, à territorialidade e ao pertencimento racial, processos históricos, que envolvem, no campo da educação, a formação docente e a construção da cidadania dos educandos e das educandas nestes tempos de reafirmação do Estado democrático de direito e da vaga decolonial. Portanto, trata-se de uma abordagem política em termos do pensamento de Paulo Freire, patrono da (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  19
    O ensino de literatura em língua inglesa no curso de Letras: uma abordagem dialógico-pragmática.Orison Marden Bandeira de Melo Júnior - 2015 - Bakhtiniana 10 (1):87-103.
    RESUMO Este artigo objetiva participar das discussões sobre o ensino de literatura em língua inglesa (LLI) no cotidiano da sala de aula do Curso de Letras. Para tal, discute os desafios propostos pelas DCN de Letras, bem como a realidade do professor que trabalha com um número pequeno de horas de LLI na matriz curricular e um número alto de alunos com conhecimento limitado dessa língua estrangeira. A partir da concepção dialógica de linguagem e da possibilidade de cooperação entre (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  10
    O ensino de filosofia no processo de resistência.Alex Fabiano Correia Jardim & Adhemar Santos de Oliveira - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (2):332-346.
    O presente artigo propõe levantar uma série de problemas para tentar pensar as possibilidades do ensino de filosofia como um processo de resistência e luta contra àquilo que Deleuze e Guattari chamaram de ‘inimigos da filosofia: os pós-kantianos,o filósofo alemão Friedrich Hegel e especialmente, o marketing. A partir da crítica desenvolvida, abordaremos também como o ensino de filosofia poderia criar linhas de fuga àquilo que Silvio Gallo chamou de ‘educação maior’. Pretendemos pensar a filosofia e a educação tendo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  10
    O Ensino de Filosofia a Partir de Problemas: Uma Proposta Para a Educação Popular.Rafaela Missaggia Vaccari & Cainã Link de Lima - 2020 - Thaumàzein - Rivista di Filosofia 13 (25):67-74.
    Este artigo visa apresentar a abordagem de um ensino de filosofia pautado majoritariamente em problemas filosóficos, e busca defendê-la como um método eficaz para o uso em sala de aula, especialmente na educação popular. O método conforme endossado por este trabalho consiste na utilização de problemas como mote principal para a elaboração e condução de uma aula de filosofia. No aspecto prático, o artigo se vale da experiência adquirida em dois anos (2018 e 2019) de aulas ministradas no âmbito (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  5
    ensino de história da África e cultura afro-brasileira: um estudo com jovens e adultos (CESEC-Uberl'ndia, MG).Astrogildo Fernandes da Silva Júnior & Maria Joana Costa Muniz de Resende - 2024 - Odeere 9 (1):123-143.
    Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de História da Universidade Federal de Uberlândia (ProfHistória/UFU). Nos limites do texto o objetivo consistiu em apresentar o processo que culminou na elaboração do Curso intitulado “Por uma educação antirracista: o estudo da história da África, cultura afro-brasileira e relações étnico-raciais” produzido como resultado da pesquisa desenvolvida no mestrado profissional, tendo como base e público alvo estudantes jovens e adultos. O estudo está fundamentado em (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  23
    Ensino de história: questão estatal ou pública?Margarida Maria Dias de Oliveira - 2011 - Dialogos 15 (3).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  11
    Pensando bem: estudos de sociologia e antropologia da moral.Alexandre Werneck & Luís R. Cardoso de Oliveira (eds.) - 2014 - Rio de Janeiro, RJ: Casa da Palavra.
    Este livro é o resultado de três anos de debates entre estudiosos interessados em entender o modo como diferentes dimensões da vida podem ser lidas sob a perspectiva da moral. Afinal, embora este tenha sido sempre um tema importante para a sociologia e a antropologia, raros têm sido os esforços brasileiros para a realização de pesquisas empíricas nessa área. Considerando essa lacuna, os autores dos 22 ensaios que fazem parte de Pensando bem se concentram na discussão prática da moral (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33. Metodologias para o Ensino de Lógica em Libras: Notas sobre o desenvolvimento de uma aula de Lógica para o projeto IFSP FILOLIBRAS.Rafael Testa, Lucimar Bizio & João Antonio de Moraes - 2022 - CLE E-Prints 20 (3).
    Resumo -/- A partir da experiência de produção de uma videoaula de Lógica em Libras (Testa, Moraes, Bizio e Caló, 2021) para o IFSP FILOLIBRAS, inserida no contexto do projeto ‘O Ensino de Filosofia para Surdos: elaboração de material didático em uma perspectiva de inclusão escolar’ (Moraes e Bizio, 2021), levantamos algumas questões relativas ao arcabouço teórico do projeto. Após introduzirmos as motivações do projeto, explicamos como sua metodologia foi tratada no contexto da aula de Lógica, expondo as principais (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  21
    Inovações Metodológicas No Ensino de Filosofia Na Universidade.Rita Helena Sousa Ferreira Gomes, Deni Elliot Noronha Lopes, Elias Sá de Lima, Eliandro Antonio do Nascimento, Yorrana Ferreira Tomaz de Lima & Alexandre Willians Nascimento - 2023 - Cadernos Do Pet Filosofia 14 (27):282-304.
    O artigo pretende contribuir com as discussões sobre o ensino de filosofia, partilhando achados de uma pesquisa realizada com duas turmas de estudantes universitários na disciplina de Estética (Curso de Música -Licenciatura). As inovações metodológicas aplicadas nas turmas buscaram valorizar o ensino de filosofia em diálogo permanente com as vivências cotidianas e artísticas dos estudantes através de atividades em sala sistematicamente vinculadas aos temas previstos no programa da disciplina. Os resultados dos dados apontaram que as estratégias metodológicas de (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  6
    Olhares, Vozes, Corpos e Ensinos de Filosofias.Flávio de Carvalho - 2020 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 34:190-201.
    Este artigo oferece uma discussão sobre Ensino de Filosofia, adotando a compreensão da diferença e da diversidade como elementos constitutivos do fazer Filosofia e do ensinar Filosofia. O ponto de partida que adoto são questões sobre a docência e a formação de professores, e apresento sua vinculação com questões epistêmicas, pedagógicas, políticas e éticas. Por meio da apresentação das relações entre sujeito, saber, discurso, poder e sujeição poderemos pensar a vida dinâmica e tensa no exercício de filosofar e de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  17
    Pensando num ensino de ciências decolonial a partir da poesia eu-mulher de Conceição Evaristo.Bárbara Simões Barreto de Araújo, Davi Maia Rocha & Fábio Pessoa Vieira - 2021 - Filosofia E Educação 13 (1):1917-1937.
    A partir de uma perspectiva decolonial do ensino, este artigo objetiva fazer uma reflexão sobre a dinâmica homogênea do ensino de ciências, a qual se comporta como veículo de reprodução de uma visão de mundo eurocentrada, visando universalizar o conhecimento ocidental em detrimento das demais culturas. Tal objetivo justifica-se na importância de analisarmos o espaço de prestígio que ainda é reservado para a racionalidade científica, a qual é propagada sem a devida contextualização histórico-filosófica. Tomaremos como base a poesia (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  45
    Tema: o retorno do ensino de filosofia ao segundo grau.João de Fernandes Teixeira & Maria Eunice Quilici Gonzales - 1983 - Trans/Form/Ação 6:1-3.
  38.  3
    Ensino de história e cultura popular numa nação imperial: o caso da Grã-Bretanha na segunda metade do século XIX.Thiago de Alencar - 2019 - Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas 25 (2):64-88.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  13
    Colonialidade, relações étnico-raciais e o ensino de Geografia: reflexões a partir das epistemes decoloniais.José Valdir Jesus de Santana, Vilmar Joaquim dos Santos & Maria de Fátima de Andrade Ferreira - 2022 - Odeere 7 (2):71-92.
    Todas as dimensões do ensino de geografia contribuem para a construção de referenciais de leitura do mundo, conferem poder a indivíduos e grupos em suas interações e relações, do mesmo modo que os posiciona, tanto do ponto de vista geográfico quanto social. A Geografia tem, portanto, na perspectiva de Santos (2009), relação direta com a constituição da ideia de raça e com a instauração de formas de relações raciais. Neste artigo tem-se como objetivo identificar como as dimensões das colonialidades, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  12
    O ENSINO DE FILOSOFIA E A LEI 10.639 (Resenha).Rodrigo dos Santos - 2012 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 18:98-108.
    Resenha do livro "O ensino de Filosofia e a Lei 10.639" de Renato Noguera.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41. Trabalho, formação integral e ensino de língua estrangeira: encontros no Ensino Médio integrado ao Técnico // Work, integral formation and foreign language teaching: meetings in the high school integrated with technical.Daniella de Souza Bezerra & Jovanovic - 2015 - Conjectura: Filosofia E Educação 20 (1):101-118.
    96 Normal 0 false false false PT-BR JA X-NONE : Recorre-se aqui à história, aos construtos teóricos e às políticas curriculares com vistas a apreender como o que é historicizado, almejado e prescrito impacta a materialização desse conjunto na elaboração da dimensão do planejamento de ensino do Componente Curricular Língua Estrangeira-Inglês do Ensino Médio Integrado ao Técnico. Para tanto, o presente trabalho caracteriza-se como exploratório e descritivo e faz uso das pesquisas bibliográfica e documental. No total, são analisados, (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  38
    Ensino de filosofia: Onde reside O problema?Mauricio Silva Alves - 2016 - Cadernos Do Pet Filosofia 7 (14):72-79.
    Desde a aprovação da Lei nº 11.684, de 02 de junho de 2008, as questões sobre o Ensino da Filosofia tem tomado amplamente diversos âmbitos teóricos. De um lado tem-se a abordagem de autores que defendem o ensino de filosofia numa perspectiva filosófica e não pedagógica. O que se quer dizer aqui, é que o Ensino de Filosofia no Ensino Médio em sua essência não é intelectualmente inferior à docência universitária, já que ambos possuem suas técnicas (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  11
    Ensino de filosofia.Augusto Rodrigues & Rodrigo Pelloso Gelamo - 2021 - Educação E Filosofia 35 (74):813-853.
    Ensino de filosofia: notas sobre o campo e sua constituição Resumo: Objetiva-se perspectivar as discussões sobre o campo científico-filosófico "Ensino de Filosofia” e seu estatuto epistemológico, reconstituindo historicamente alguns acontecimentos e uma percepção possível de sua emergência na realidade brasileira. Primeiramente, retoma-se o debate através das pesquisas de Velasco, figura de destaque e agenciadora do assunto nos últimos anos. Apresentam-se suas teses e posicionamentos, cujos desdobramentos apontam para a existência de um campo científico-filosófico consolidado na última década. Posteriormente, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  67
    O ensino de filosofia: a leitura e o acontecimento.Ricardo Nascimento Fabbrini - 2005 - Trans/Form/Ação 28 (1):7-27.
    O curso de filosofia deve desenvolver no aluno uma habilidade técnica na interpretação de diferentes modalidades discursivas – análoga ao “exercício de escuta”, no sentido psicanalítico – que lhe permita a experiência da “dominação intelectual”: da posse, ainda que provisória, de uma “língua da segurança” que coloque em “suspensão” os “lugares de conversa ção”. Quebrando a barreira entre os gêneros dos discursos, entre as diferentes disciplinas, e entre os diversos interlocutores, o curso de filosofia – seja na universidade, no (...) médio e mesmo fora dos cursos regulares – poderá, desse modo, estimular a produção de um diálogo intenso, laicizado, entre múltiplos sujeitos de enunciação, contribuindo para a constituição do “espaço público”. Somente assim a filosofia conquistará definitivamente entre nós, sua madureza. (shrink)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  45.  18
    O Ensino de Filosofia: uma via para emancipação, criticidade e autonomia do educando.Vinicius Britto Moraes - 2023 - Educação E Filosofia 37 (79):577-598.
    Resumo: neste artigo, apresenta-se um prelúdio de ideias e vivências acerca da importância do ensino de Filosofia, apontando também para um caminho, onde, a partir de experiências e estudos, acredita-se que esse ensino possa ser melhor conduzido. Assim, como escopo, busca-se desenvolver breves considerações em torno da premissa de que o ensino de filosofia, este sendo aplicado em um novo paradigma educacional, pode ser uma via profícua para o processo de emancipação, esclarecimento (aufklarung) e autonomia do indivíduo. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  16
    O Ensino de Filosofia Através da Cinematografia No Novo Ensino Médio.Andreia Brito Araujo - 2023 - Cadernos Do Pet Filosofia 14 (27):250-267.
    Neste trabalho, trataremos primeiramente sobre o ensino de filosofia no novo ensino médio. Iremos abordar algumas das competências e habilidades presentes na nova BNCC e apontar como elas apresentam um cunho filosófico. Além disto, falaremos também um pouco sobre as novas metodologias, principalmente a partir da perspectiva de Silvio Gallo, e pensaremos novas maneiras de adotar estas metodologias dentro do ensino de filosofia do novo ensino médio a partir da perspectiva do uso da cinematografia no (...) de Filosofia. O objetivo deste trabalho é propor um ensino de filosofia através da cinematografia. Após análises feitas sobre o novo ensino médio e levando em conta a nova BNCC, refletimos sobre a relação entre cinema e filosofia, apresentando como e quais pensadores já a reconheceram, dando um maior enfoque no pensamento de Julio Cabrera e em sua perspectiva sobre como se fazer filosofia através do cinema. Pensamos também em como a filosofia, desde o início de sua história, usou recursos imagéticos para a apresentação e representação de teorias e conceitos importantes dentro do pensamento filosófico. Tampouco o uso de filmes no ensino é novidade. Porém, aqui pretendemos explorar o uso da cinematografia no que se refere ao ensino de filosofia, previsto dentro da nova base. (shrink)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  16
    Filosofia Afro-Brasileira Como Contribuição Formativa Para o Ensino de Filosofia.Antonio Filogenio de Paula Junior - 2022 - Conjectura: Filosofia E Educação 27:022013.
    Neste artigo apresentamos uma perspectiva de compreensão da história da filosofia, na qual é possível acessar outros modos de como essa história pode ser interpretada. Nesta perspectiva ocorre a desconstrução epistêmica eurocentrada de legitimação da ideia de um “milagre” grego que permite o surgimento da filosofia nessa região em detrimento a outros lugares. O pressuposto indicado é o da pluriversalidade de Mogobe Ramose (2011) que apresenta a ideia de pensamento reflexivo e crítico como condição humana, independente de local. Em relação (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48. Princípios de sociologia jurídica.Eusebio de Queiroz Lima - 1941 - Rio de Janeiro [etc.]: Freitas Bastos.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  30
    A modernidade e suas sombras: problemas historiográficos no ensino de filosofia.Rodrigo Marcos de Jesus - 2018 - Filosofia E Educação 10 (1):90-120.
    Este artigo analisa a chamada Modernidade apontando como seu estudo no ensino superior e no ensino médio apresenta uma historiografia marcada pela colonialidade do saber e pelo eurocentrismo. Propõe, assim, observar alguns problemas historiográficos da filosofia, entender suas causas e buscar ver o que está nas sombras da tradição filosófica.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  18
    Influência da Religiosidade Na Compreensão de Evolução Por Ouvintes da Mesa-Redonda “Desmistificando o Ensino de Evolução”.Luciana Aguilar-Aleixo & Luiz Alberto Machado de Souza - 2023 - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação 29:307-320.
    A Evolução Biológica é considerada um eixo unificador da Biologia, por estabelecer conexões entre diferentes áreas, tornando o conhecimento biológico mais coerente e inteligível. A Evolução frequentemente é considerada polêmica, com mal-entendidos historicamente difundidos que dificultam sua compreensão. Embora não seja objetivo da Evolução deslegitimar a fé, a religião foi abalada pela publicação de “A Origem das Espécies”. Com o intuito de aproximar o conhecimento evolutivo do cotidiano das pessoas, o programa de extensão “Evolução Para Todos” realiza divulgação científica abordando (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000