Results for 'A vida no tempo presente'

1000+ found
Order:
  1.  17
    Oficina de criação do e no pensamento: o acontecimento como abertura da filosofia às artes.Juliana Soares Bom-Tempo & Humberto Guido - 2017 - Educação E Filosofia 31 (63):1527-1537.
    * Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professora do curso de Dança e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Uberlândia.** Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professor do curso de Filosofia, do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia. O ano de 2015 marcou os vinte anos da morte de Gilles Deleuze, a data foi celebrada com a realização de eventos promovidos (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  23
    O tempo presente no processo teatral.Vera Lúcia Gonçalves Felício - 1992 - Discurso 19:43-58.
    Rejeitando a noção de um teatro burguês, comercial, sinônimo de recepção passiva, Peter Brook reflete sobre dois outros tipos de teatro que tentam responder à proposta de um teatro vivo: o “Teatro Sagrado" e o “Teatro Bruto". Ele se propõe a reabilitar o sentido do Sagrado e do Popular (Bruto) levando em conta as condições vigentes atuais e o contexto em que a prática teatral se efetiva.
    No categories
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  5
    Arendt e Foucault: Considerações Sobre Filosofia e Democracia.Anderson A. Lima Da Silva - 2019 - Prometeus: Filosofia em Revista 11 (30).
    A condenação legal de Sócrates pelo júri democrático ateniense no ano de 399 a. C. ofereceu copiosa matéria reflexiva no que toca às relações entre filosofia e política. Segundo Hannah Arendt, trata-se de um ponto de inflexão que viria a respaldar, a confeccionar certo estatuto e “lugar” ao filósofo – e sobretudo ao “pensador profissional” –, estabelecendo, concomitantemente, “nossa tradição do pensamento político”. Ressalta, nessa direção, a abertura do “hiato entre filosofia e política”, entre pensamento e ação, a cisão entre (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  9
    O Reino Consumado de Cristo na Terra Engenho, Utopia e Ação Requerida no Tempo Presente.A. M. Coelho - 2010 - Páginas de Filosofía 2 (2):13-36.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  16
    A narrativa de eventos traumáticos na história do tempo presente: os desafios para o historiador.Edson José Perosa Junior - 2018 - Dialogos 22 (1):190.
    A construção de uma narrativa sobre eventos traumáticos de extrema violência e horror esbarra nas dificuldades e limites da representação de acontecimentos e fenômenos históricos com verossimilhança. A linguagem escrita impossibilita que eventos como o Holocausto sejam representados e apreendidos completamente, devido a escala de horror perpetrado que não encontra paralelo na vida cotidiana. Discute-se o conceito de História do tempo presente, o processo de produção de uma narrativa, a natureza dos eventos traumáticos e a dicotomia vítimas-perpetradores.The (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  6
    O Passado Presente, ou como se escrevia a história do tempo presente no século XIX. Gonçalves de Magalhães e a Memória Histórica da Revolução da Província do Maranhão.Eliete Lucia Tiburski - 2018 - Dialogos 22 (1):205.
    O artigo apresenta a questão da história do tempo presente e suas relações com o conceito de história no início do século XIX no Brasil. As reflexões serão feitas a partir do trabalho de Gonçalves de Magalhães intitulado Memoria Historica e Documentada da Revolução da Provincia do Maranhão desde 1839 até 1840, publicado na Revista do IHGB em 1848. Trata-se de analisar a condição do historiador enquanto sujeito que intervém em seu próprio tempo, a delimitação do campo (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  14
    Ou a vida ou o lucro: a disjuntiva neoliberal e a gestão política da morte em tempos de pandemia.André Constantino Yazbek - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11:e47.
    Partindo da disjuntiva neoliberal entre a vida e o lucro, o propósito deste artigo é o de discutir, no contexto da crise provocada pelo coronavírus, o conceito central de biopolítica em termos de uma gestão da morte ou, mais exatamente, de uma necropolítica.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  9
    Jóvenes y trayectorias a la vida adulta. Desigualdades, retos y nuevas formas en un contexto de crisis.Mercedes Alcañiz & Vicent A. Querol - 2015 - Recerca.Revista de Pensament I Anàlisi 16:7-12.
    la juventud se ha convertido, desde el inicio de la crisis en 2008, en un tema mediático y objeto de estudio e investigación así como de diseño de políticas públicas que incluyan el objetivo de paliar la situación de dificultad y precariedad en la que se encuentran muchos jóvenes en la actualidad. Jóvenes con una gran formación y que tienen que abandonar el país por no encontrar empleo adecuado en españa; jóvenes que abandonaron el sistema educativo para incorporarse al mercado (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  5
    Estado de exceção e a governamentalidade da vida: a guerra como paradigma político.Evandro Pontel - 2019 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 64 (3):e34648.
    A presente reflexão visa investigar a concepção de estado de exceção enquanto dispositivo de governamentalidade que inclui a vida por meio do direito, pelo uso da exceção firmada como norma, o que coloca a Vida e o Direito em uma íntima relacionalidade. Esse dispositivo instituído pela exceção jurídica firmada pela decisão soberana estabelece mecanismos e estratégias de poder que insere e produz novas modalidades de controle sobre a vida, - paradigma de decisionismo soberano – que faz (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  12
    Alfabetização, discurso e produção de sentidos sociais: dimensões e balizas para a pesquisa e para o ensino da escrita.Cecilia M. A. Goulart & Maria Cristina Corais - 2020 - Bakhtiniana 15 (4):76-97.
    RESUMO Este texto apresenta parte de pesquisa recém-concluída, que delineia dimensões e balizas para o que vem sendo denominado perspectiva discursiva de alfabetização. Princípios da teoria da enunciação e de estudos que analisam as relações entre sujeito e linguagem e o papel das interações discursivas nos processos de ensino e aprendizagem organizam a base teórico-metodológica do estudo, em que se analisam relatos escritos por cinco professoras alfabetizadoras durante 18 meses. Duas dimensões teórico-metodológicas de análise são trabalhadas: discursiva e indiciária. Mergulha-se (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  8
    Teoria da educação: contributos ibéricos.João Boavida & Ángel García del Dujo (eds.) - 2007 - Coimbra: Impr. da Universidade de Coimbra.
    A educação sempre foi um fator determinante na vida dos homens e das sociedades, mas hoje ganhou enorme relevância sendo um dos grandes temas da atualidade pela sua importância tanto no presente como para o futuro. Para a educação confluem hoje inúmeros contributos científicos, tanto das ciências sociais e humanas como das ciências empíricas, sem que o fundo social, cultural, espiritual e moral que a educação é deixe de correr incessantemente como um rio profundo que, todavia, os ventos (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  5
    Implicações críticas da imunização biopolítica da vida humana em tempos de pandemia viral: reflexões a partir de Roberto Esposito.William Costa - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11:e55.
    O presente artigo tem como objetivo analisar as implicações críticas da imunização biopolítica da vida humana a partir das reflexões de Roberto Esposito, problematizando a seguinte questão: em tempos de pandemia viral e, consequentemente, de Estados emergenciais, de que maneira o paradigma imunitário atua sobre a vida humana? A hipótese que gostaríamos de desenvolver parte do relevo de que, em crises agudas, o paradigma imunitário é tensionado ao seu limite, convergindo para a produção de Estados de emergência (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  4
    Filosofía y cultura.Moisés González García & M. Allendesalazar (eds.) - 1992 - Madrid: Siglo Veintiuno.
    La filosofía nace y hunde sus raíces en ese tempestuoso navegar en el que se desenvuelve la vida de los hombres, tratando siempre de responder a necesidades históricas concretas y de buscar respuestas a los problemas de su propio tiempo. Esta solidaridad de la palabra filosófica con ese continuo variar que constituye la vida humana es lo que explica el hecho de que las concepciones filosóficas sean inevitablemente múltiples y diversas, y que los textos de los filósofos no (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  7
    Linguista, teórico da literatura, poeta e enxadrista. Em memória do professor Nikolai Vassíliev.Svetlana A. Dubrovskaya, Oleg E. Osovsky & Vladimir I. Laptun - 2022 - Bakhtiniana 17 (2):183-192.
    RESUMO No artigo, apresenta-se um panorama da vida e da obra do professor, filólogo e cientista russo N. Vassíliev, com ênfase em sua contribuição para os estudos bakhtinianos internacionais. A longa convivência e parceria dos autores com N. Vassíliev permite-lhes não só desenhar o perfil de um pesquisador sério das humanidades, mas também mostrar seu mundo de paixões pessoais e o papel de sua biografia na escolha do núcleo de suas pesquisas científicas: a problemática dos estudos bakhtinianos. Dedica-se atenção (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  10
    Materiales de ontología estética y hermenéutica: los hijos de Nietzsche I.Teresa Oñate Y. Zubía - 2009 - Madrid: Dykinson. Edited by Paloma Oñate Y. Zubía.
    Este libro va dirigido esencialmente a los estudios de Postgrado de las Facultades de Filosofía de la UNED y de la UAM, en primer lugar, y de las universidades españolas e iberoamericanas en general. Pero sin duda interesará a cualquier persona que quiera estar al tanto del pensamiento filosófico actual. Es decir, de las Ideas propias de nuestro tiempo-espacio del pensar y de su diferencia histórica y mediática. La cuestión de la Filosofía de la Historia y la Historia Universal puesta (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  14
    Tempo barroco: as Visitas Pastorais dos Comissários das Ordens Terceiras no século XVIII em Minas Gerais - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2011v9n22p534. [REVIEW]Adriana Sampaio Evangelista - 2011 - Horizonte 9 (22):534-553.
    Tempo barroco: as Visitas Pastorais dos Comissários das Ordens Terceiras no século XVIII em Minas Gerais. (Baroque Time: pastoral visits of the comissioners of the third orders in Minas Gerais, Brazil, during the eighteenth century.). O presente artigo tem por objetivo analisar o aparato que marcava a entrada dos comissários das ordens terceiras em suas visitas às vilas, analisando também o modo como aconteciam essas visitas pastorais. As visitações dos comissários das Ordens Terceiras de Nossa Senhora do Carmo (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  29
    Music Listening as a Strategy for Managing COVID-19 Stress in First-Year University Students.Dianna Vidas, Joel L. Larwood, Nicole L. Nelson & Genevieve A. Dingle - 2021 - Frontiers in Psychology 12.
    The COVID-19 pandemic brought rapid changes to travel, learning environments, work conditions, and social support, which caused stress for many University students. Research with young people has revealed music listening to be among their most effective strategies for coping with stress. As such, this survey of 402 first-year Australian University students examined the effectiveness of music listening during COVID-19 compared with other stress management strategies, whether music listening for stress management was related to well-being, and whether differences emerged between domestic (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  8
    Desporto, ética e transcendencia.Alfredo Teixeira & José Tolentino Mendonça (eds.) - 2016 - Porto: Edições Afrontamento.
    Trecho da obra: "Nos itinerários históricos mais recentes, o corpo atlético, de alto rendimento, tornou-se metáfora da superação de si e lugar de sacralização de quase ilimitados recursos tecnocientíficos. (...) O desempenho dos corpos no campo desportivo pode ser compreendido como concretização daquela mitologia do progresso que moldou a experiência do tempo na modernidade. (...) Os trânsitos entre desporto, ética e transcendência foram o objecto de estudo e reflexão de um colóquio internacional realizado na Universidade Católica Portuguesa, e o (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  14
    La actualidad de Leibniz: alcances y perspectivas sobre su obra filosófica y científica.Roberto Casales García, Velasco Guzmán, Luis Antonio, Paniel Reyes Cárdenas & Laura E. Herrera Castillo (eds.) - 2020 - Granada: Editorial Comares, S.L..
    A pesar de que los filósofos modernos se caracterizan por ser versados en muchas disciplinas y ciencias, pocos son los intelectuales que, como Leibniz, logran formular una comprensión del mundo en la que cada una de estas disciplinas se articula con las demás. Esto hace que la propuesta filosófica y científica del hannoveriano, a diferencia de otras propuestas filosóficas de la modernidad, sea lo suficientemente compleja y robusta como para responder muchas problemáticas contemporáneas. Dada la amplia diversidad de temáticas que (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  4
    Imaginarios educativos y espacios arquitectónicos.Elsa María Bocanegra - 2017 - Bogotá, Colombia: Universidad Externado de Colombia, Centro de Investigaciones sobre Dinámica Social.
    Este libro aborda la relación entre arquitectura y mentalidades educativas. Muestra cómo los imaginarios dominantes son materializados en los espacios arquitectónicos de los colegios oficiales de Bogotá, al captar los movimientos sociales y culturales que los impulsan. Se parte del hecho de que los espacios arquitectónicos nos rodean y nos en-vuelven, y están presentes en cada detalle de nuestras vidas; así, un espacio particular, un rincón, una esquina, un salón o una habitación, que por momentos son o fueron parte de (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. 55 años de mayo del 68 … y de la Humanae vitae. Una reflexión bioética.Gilberto A. Gamboa-Bernal - 2022 - Vida y Ética 24:9-24.
    En 1968 ocurrieron dos hechos sobre los cuales cabe hacer una reflexión orientada por la bioética: la llamada Revolución del 68 y la aparición de la Carta encíclica Humanae Vitae. El Concilio Vaticano II, que fue presentado como una actualización de la Iglesia católica al mundo moderno, fue el escenario de los estudios previos a la redacción del documento pontificio, donde Pablo VI dejó clara la postura del Magisterio de la Iglesia sobre la moral sexual y anticipa los errores prácticos (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  6
    Odio, violencia, emancipación.Manuel Cruz & Néstor García Canclini (eds.) - 2007 - Barcelona: Gedisa.
    Odio, violencia y emancipación son, sin duda, categorías hetero-géneas, que remiten a esferas nítidamente diferenciadas de la vida humana. Así, la primera —el odio— ha tendido tradicionalmente a ser recluida en la esfera de lo privado, esto es, a ser considerada como un sentimiento estrictamente individual. En consecuencia, se interpretaba que de su estudio debían ocuparse determinadas disciplinas (en especial la psicología, aunque no sólo ella), especializadas en el conocimiento de los diversos aspectos de la individualidad. Ahora bien, en (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23. ¿Es operativo el concepto de generación?Manuela Caballero Guisado & A. Baigorri - 2013 - Aposta 56:1.
    El concepto de generación, con casi dos siglos de presencia en las Humanidades y las Ciencias Sociales, si bien conserva todo su vigor para la construcción de imaginarios, o simples imágenes, con las que captar la atención, y por tanto reaparece de tanto en tanto, sigue planteando no obstante serios problemas conceptuales, epistemológicos y sobre todo metodológicos, cuando intentamos aplicarlo desde presupuestos positivos en la Sociología, más allá del colorismo de los “estudios culturales”, los “estudios de juventud” o el marketing. (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  35
    A Spätphilosophie de F. W. Schelling e o desdobrar da consciência humana.Cristiane A. De Azevedo - 2014 - Kriterion: Journal of Philosophy 55 (130):549-560.
    Em 1821, Friedrich W. Schelling inaugura um novo caminho para o seu pensamento. Esse novo caminho, como afirma o próprio filósofo, divide sua filosofia em duas partes, a saber, a filosofia negativa, que diz respeito a toda sua produção anterior, e a filosofia positiva que se inaugura a partir das aulas de Erlangen. Contudo, como veremos neste artigo, suas duas filosofias estão unidas na busca pelo pensamento da Unidade. Essa busca traduz-se na Spätphilosophie como busca do Absoluto. O presente (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  14
    Passado, presente E futuro: O tempo da consciência E a consciência do tempo no pensamento de santo agostinho.José Renivaldo Rufino - 2003 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 48 (3):351-360.
    Agostinho teoriza sobre o tempo partindo de dois pontos especificos: o tempo interior e o tempo exterior à consciência. Uma e outra abordagem só se tomam possíveis por conta do aspecto criatural do tempo. Assim, o tempo, em seu caráter de criatura, é anterior ao ser humano e, portanto, interior à consciência. Por outro lado, o filósofo vincula o tempo à eternidade. Ao se falar do tempo, a idéia de eternidade está ali implícita.O (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  7
    El retorno teológico-político de la inocencia: (los hijos de Nietzsche II ).Teresa Oñate Y. Zubía - 2010 - Madrid: Dykinson. Edited by Paloma Oñate Y. Zubía.
    Este libro va dirigido esencialmente a los estudios de Postgrado de las Facultades de Filosofía de la UNED y de la UAM, en primer lugar, y de las universidades españolas e iberoamericanas en general. Pero sin duda interesará a cualquier persona que quiera estar al tanto del pensamiento filosófico actual. Es decir, de las Ideas propias de nuestro tiempo-espacio del pensar y de su diferencia histórica y mediática. La cuestión de la Filosofía de la Historia y la Historia Universal puesta (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27. Perspectivas e actualidade da filosofia augustiniana.A. De Miranda Barbosa - 1988 - Revista Portuguesa de Filosofia 44 (1):3 - 15.
    Se é o transcorrer do tempo que nos permite medir a justa grandeza dos homens, quando o génio se eleva as alturas demiúrgicas de modelar uma civilização, a sua grandeza só pode avaliar-se na larga perspectiva da História. É este o caso de Agostinho. Sendo o mats profundo e duradoiro influenciador da nossa cultura, dezasseis séculos o restituem vivo e presente à nossa admiração como Doutor do Ocidente.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  1
    Sistemas abertos e sistemas isolados no contexto da flecha entrópica do tempo: uma análise termodin'mica do conflito entre os seres vivos e a atividade capitalista.Amanda Bueno de Oliveira - 2021 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 19 (1).
    Tendo em vista a emergência do pensamento ecológico em tempos do atual cenário antropocênico, o presente artigo procura refletir acerca da relação entre os seres vivos e o capitalismo, de modo a corroborar um conflito termodinâmico que permeia entre eles, tendo a entropia como mediação. Deste modo, constitui-se, por um lado, os sistemas abertos, que são capazes de trocar matéria e energia com o meio e, assim, esfriar seu sistema, de modo a impedir ou desacelerar sua autodestruição entrópica; e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  3
    A experiência do tempo no expressionismo musical de Schoenberg, segundo Adorno.Philippe Curimbaba Freitas - 2014 - Griot : Revista de Filosofia 9 (1):55-65.
    O presente artigo pretende sustentar que o diagnóstico adorniano sobre perda da experiência qualitativa do tempo no expressionismo de Schoenberg pode ser desdobrado a partir da mobilização de dois conceitos da musicologia: o trabalho temático e a harmonia tonal. Ambos os conceitos estão associados a procedimentos compositivos em virtude dos quais logrou-se, na música anterior ao expressionismo, uma continuidade temporal que obedecia a uma necessidade, isto é, não contingente, ou fortuita. A dissolução da continuidade temporal na obra expressionista (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  13
    A semântica de Eros no tempo patrístico.Ulysses Roberto Lio Tropia - 2006 - Horizonte 5 (9):106-128.
    O objetivo deste artigo é mostrar a semântica da palavra Eros dentro da tradição cristã. Limita-se a algumas dessas significações. A reflexão mostra a limitação dessa expressão na língua portuguesa. Seu significado é muito mais rico na língua grega. Se a tradição cristã carregou esta palavra de forma negativa, outros Padres leram-na em sintonia com Ágape e com outros significados. A relação mística a interpreta como uma relação “erótica” entre homem e Deus. Esta intimidade procura explicar o aspecto do desejo (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  23
    Voyance, Precession and Screen in Merleau-Ponty’s Later Philosophy in Mauro Carbone’s The Flesh of Images. [REVIEW]Glen A. Mazis - 2017 - Chiasmi International 19:449-455.
    Mauro Carbone’s The Flesh of Imagesexplores the status of images as the precession of the invisible and the visible in Merleau-Ponty’s notion of “sensible ideas” ideas, but is at the same time a concise, original, and illuminating exploration of Merleau-Ponty’s sense of the flesh and his later philosophy, as well as speculating on an important historical shift in the sense of Being. Carbone articulates the flesh as the traversal, by Visibility, of the seer as Being, where the invisible is shown (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  8
    A prática pedagógica e o ensino de filosofia no contexto da pandemia da COVID-19.Altair Alberto Fávero, Talia Leite de Faria & Evandro Consaltér - 2022 - Filosofia E Educação 14 (2):23-37.
    No contexto da pandemia, vivemos a incerteza de quando a vida tornará a sua normalidade. Esse momento de incerteza nos impulsiona a reflexão sobre o atual cenário, os desafios e possibilidades dessa nova forma de viver. Pensando nisso, o presente estudo de cunho bibliográfico hermenêutico busca refletir acerca da prática pedagógica e do ensino de filosofia no atual contexto, atendo-se aos seguintes problemas: é possível uma prática pedagógica de qualidade em meio a esse cenário? De que modo o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  25
    O Pai devorador de seus filhos. Do mito de Saturno à interpretação fenomenológica e analítica do tempo/The voracious Father: From Saturn to the phenomenological and analytic reading of time.Irene Borges‑Duarte - 2013 - Natureza Humana 15 (2).
    Reequacionar o papel do Pai no amadurecimento pessoal da criança implica uma análise da triangulação relacional pela qual ela se abre ao mundo circundante. O presente trabalho propõe-se tratar o lugar que nessa abertura tem a experiência do tempo. Partindo da leitura mitológica do fenômeno «tempo» no mito de Kronos-Saturno, contrasta-se a experiência que ela expõe com a vivência de plenitude, alheia ao tempo, ligada ao momento da relação fusional do bebê com a mãe. A integração (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  15
    A Angústia Na Obra Literária de Haruki Murakami a Partir de Uma Leitura Filosófica e Psicanalítica.Marcos Antonio da Silva Santos Ferreira & Marcos A. Ferreira - 2022 - Cadernos Do Pet Filosofia 13 (26):94-125.
    Essa pesquisa teve como proposta realizar um estudo acerca da angústia na obra do escritor Haruki Murakami (1949-), tendo como ponto de apoio secundário a teoria de Sigmund Freud (1858-1939) da angústia. Visamos, com esse estudo, lançar luz sobre a literatura como modelo de leitura da vida humana, em nosso caso, uma leitura das angústias humanas a partir da literatura. Para isso, iremos abordar o próprio gênero literário em que a obra de Murakami está circunscrita, os principais conceitos que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  4
    Pensar outramente o futuro: do desespero de ser em tempos sombrios à sabedoria da esperança messi'nica na contemporaneidade.Nilo Ribeiro Junior - 2023 - Revista Ética E Filosofia Política 1 (25):40-70.
    Essa reflexão visa debruçar-se sobre a questão da esperança movida pela interpelação advinda do fato de estarmos a iniciar um ano novo, em meio aos tempos sombrios marcados não apenas pela trágica questão sanitária global da pandemia da Covid-19 que tem ceifado milhões de vidas e trazido o sofrimento a outros tantos milhões de pessoas, mas, sobretudo, por estarmos a assistir a uma exacerbação da Necropolítica enraizada em todas as dimensões da vida social, política, econômica, cultural, religiosa etc., a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  6
    Corpos Em Fluxo e Gestão da Vida Conectada: Notas Sobre a Constituição de Si a Partir Das Práticas de Uso de Telefones Celulares.Claudia Dipolitto de Oliveira Scire - 2016 - Astrolabio: Nueva Época 16:33-60.
    Este trabalho tem como objetivo principal chamar a atenção para algumas questões que se inauguram a partir de uma reflexão sobre as práticas de uso de objetos extremamente presentes na vida social atual a saber, os telefones celulares. O intuito é descrever e analisar alguns dos fenômenos imbricados nas novas possibilidades de se conceber e interpretar práticas e relações sociais e, ao mesmo tempo, trazer à tona reflexões sobre os sujeitos que se constroem em meio a este processo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  11
    Exercício no campo da história do tempo presente: o indigenismo político equatoriano no 'mbito da CONAIE e do Pachakutik.Hoyêdo Nunes Lins & Jonatan Pozzobon Müller - 2019 - Dialogos 23 (2):202.
    O Equador sobressai na América Latina pela intensidade do indigenismo. A Confederação de Nacionalidades Indígenas do Equador e o Movimento de Unidade Plurinacional Pachakutik – Novo País são pilares desse destaque. Concebido como história do tempo presente, o artigo examina a trajetória desse indigenismo, discutindo alguns dos seus principais resultados, como a inclusão da referência à plurinacionalidade e interculturalidade do Estado e da sociedade na Constituição do país. Utilizando fontes orais, com testemunhos vivos, o estudo ocupa-se de uma (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  37
    Humanização dos Cuidados Paliativos em Contexto Domiciliário. Interpretação Clínica e Conclusões Principais de um Inquérito com o Questionário SERVQVAL.M. S. Marques, H. Bacelar-Nicolau, V. Tomé, A. Oliveira, P. Maio, J. G. Ferreira, A. Sousa Ferreira, O. Dias, J. Fonseca & P. Frade - 2010 - Revista Portuguesa de Filosofia 66 (2):427-459.
    Apresentam-se os resultados clínicos principais de uma primeira investigação efectuada a familiares de doentes sob tratamento paliativo no domicílio da área de Lisboa, com o instrumento de medida da satisfação SERVQUAL Modificado. Dos 58 familiares/doentes que responderam ao questionário apenas uma minona estava insatisfeita (uma classe de 5 indivíduos mostra-se francamente insatisfeita), uma classe de 15 estava moderadamente satisfeita, havendo 38 individuos fortemente satisfeitos com a qualidade e prontidäo dos serviços prestados. Porém urna percentagem elevada de doentes, segundo a opinião (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  5
    Calidoscopios comenianos.Aguirre Lora & Georgina María Esther - 1997 - México: Universidad Nacional Autónoma de México.
    El texto presenta un estudio sobre Juán Amós Comenio (1592-1670) como clásico del pensamiento educativo, el hilo conductor ha consistido en tener presente el carácter sociocultural de la educación, es decir, en no perder de vista una verdad elemental: las aportaciones en el ámbito educativo, trátese de discursos, de prácticas, o bien de ambos, aún cuando pudieran presentarse ante nuestros ojos con cierto grado de abstracción, son elaboraciones que proceden de personas concretas que viven coordenadas de tiempo y espacio (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  5
    Dicionario enciclopedia do pensamiento galego.Andrés Torres Queiruga & Manuel Rivas García (eds.) - 2008 - Santiago de Compostela: Consello da Cultura Galega.
    Este Dicionario Enciclopedia do Pensamento Galego, coordinado por Andrés Torres Queiruga e Manuel Rivas García e redactado por corenta e seis persoas, trata de conxuntar un dicionario de pensadores galegos e unha visión temática que permita encadrar o labor máis directamente filosófico no campo xeral da nosa cultura. De aí a súa división en dúas partes: a primeira, un dicionario de autores, e a segunda, unha enciclopedia que complementa temas, ideas e persoeiros que propiamente non caben na primeira. Deste xeito, (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  14
    Agostinho e o tempo da alma.Cristiane Negreiros Abbud Ayoub - 2021 - Dois Pontos 18 (1).
    Um marco sobre a questão do tempo na História da Filosofia, o livro XI das Confissões de Agostinho de Hipona (354–430) ainda hoje recebe interpretações. O presente artigo menciona pontos que já apresentei noutro texto sobre o tempo como espelho da alma, no entanto ele recebe o acréscimo de dois pontos que mudam a ênfase de minha interpretação prévia: (1) a citação a Josué e (2) a escolha de Deus creator ominum para exemplificar a relação, via (...), entre ser humano, Deus e o mundo. Mediante a análise textual do livro XI, a seguinte conclusão será encaminhada: embora Agostinho não recuse a existência do tempo como uma realidade independente das vivências humanas, ele privilegia outro aspecto do tempo, medular nas Confissões, a saber, a relação humana com o tempo em correspondência com a intenção da vontade pela qual a vida humana é governada. Em Agostinho, o tempo da vida se compromete com a ética, e reflete o modo como a vontade habita a vida. Tempo e alma, nas Confissões, são interdependentes a ponto de a experiência humana do tempo ser um espelhamento da vontade. (shrink)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42. Eros and Anxiety.Vida Yao - 2023 - Synthese 202 (200):1-20.
    L.A. Paul argues that “transformative experiences” challenge our hopes to live up to an ideal that she believes is upheld within western, wealthy cultures. If these experiences reveal information to us about the world and ourselves that is in principle unavailable to us before we undergo them, it seems that there is no hope for us to be rational, authentic and autonomous masters of our own lives. Supposing that Paul is right about this, how concerned should we be? Here, I (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43. A Vida do poeta Henrique caiado E os seus possíveis amores.Márcio Luiz Moitinha Ribeiro - 2012 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (24):71-77.
    Tendo defendido a minha tese na USP, em maio de 2011, acerca de o Estudo e a Tradução dos dois livros de Epigramas, de Henrique Caiado, pesquisa acadêmica com mais de 500 laudas, deveras de cunho original e hercúleo, visto que laboramos com poemas epigramáticos renascentistas, nunca antes traduzidos na íntegra para o vernáculo ou para qualquer língua estrangeira. Na presente pesquisa, colocaremos em foco a vida do poeta e os seus possíveis amores. Perguntamo-nos: O que sabemos acerca (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  5
    A teoria da contingência do Instante de tempo presente em Duns Scotus.Ernesto Dezza & Uellinton Valentim Corsi - 2021 - ARARIPE — REVISTA DE FILOSOFIA 2 (1):116-139.
    Este estudo tem por finalidade investigar a teoria da contingência do tempo presente em Duns Scotus, pela qual é afirmada a liberdade humana. O Doutor Sutil parte do conceito de contingência e de possibilidade para fundamentar a contingência das ações divinas e humanas, lançando luzes à problemática das ações livres da vontade humana. Vincula-se a esse assunto o conceito de faculdade natural e de faculdade racional, aos quais o Sutil relaciona à natural o intelecto e à racional a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. Boredom and the Divided Mind.Vida Yao - 2015 - Res Philosophica 92 (4):937-957.
    On one predominant conception of virtue, the virtuous agent is, among other things, wholehearted in doing what she believes best. I challenge this condition of wholeheartedness by making explicit the connections between the emotion of boredom and the states of continence and akrasia. An easily bored person is more susceptible to these forms of disharmony because of two familiar characteristics of boredom. First, that we can be – and often are – bored by what it is that we know would (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  46.  14
    Um palco de tensões e disputas: tempo presente e lembranças do passado no evangelho de Marcos.Daniel Brasil Justi, André Leonardo Chevitarese & Lair Amaro dos Santos Faria - 2019 - Horizonte 17 (52):315-344.
    Subject of constant reflections in other works and published studies, the theme of memory and its relations between past and present always provokes renewed perspectives regarding the readings of the ancient texts in our academic discussions. Analyzing the present time of a community behind an ancient document is likewise always challenging. However, in the present document (Mark’s Gospel), when analyzed in the light of heuristic concepts - such as memory, for example - there are very effective indications in proposing new (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  54
    Giorgio Levi Della Vida: Remembered Ghosts (Extracts).Giorgio Levi Della Vida - 2004 - Diogenes 51 (4):59-79.
    Giorgio Levi Della Vida (1886-1967) was not only an eminent Islamologist, he was also a man with solid roots in his own time. He taught in Naples and Rome, then for the ten years 1939-1948 at the University of Pennsylvania. He was one of the few university teachers who, when the oath of loyalty to the Italian fascist regime was introduced in October 1931, opted not to accept that act of submission. His memoirs, Fantasmi ritrovati, were published in 1966; (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  9
    Das modulações do silêncio em Heidegger: uma leitura a partir de Ser e tempo.José Reinaldo Felipe Martins Filho - 2023 - Griot 23 (2):67-78.
    Este artigo explora uma das questões que, embora de maneira discreta, engendra e motiva muitos aspectos da leitura proposta por Heidegger em _Ser e Tempo _a respeito do fenômeno humano tomado da vida cotidiana, isto é, o _Dasein_. Embora não se pretenda uma leitura completamente autoral do tema, há na exploração praticada certo ineditismo. Em suma, procura-se ler a questão do silêncio em suas diferentes _modulações_, isto é, nos diferentes acentos por meio dos quais o filósofo alemão quis (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. Temporalidades na Vida de Professoras // Temporalities in the life of teaching.Luciana P. Marques & Gabriel - 2015 - Conjectura: Filosofia E Educação 20 (3):74-87.
    Nossos estudos na área da Educação e Diversidade no/do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Diversidade, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora, têm sido direcionados à compreensão das diferenças, tanto no que se referem aos fundamentos históricos, filosóficos, sociológicos que implicam a atualidade de outra forma de homens e mulheres serem, estarem e se relacionarem no e com o mundo, como também nos reflexos de toda essa mudança na e para (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  11
    Apontamentos Sobre a Questão Do Tempo Na Grécia: Καιρόσ, Χρόνοσ e Αίων.Laura Elizia Haubert - 2019 - Prometeus: Filosofia em Revista 11 (31).
    O presente artigo pretende de modo breve apresentar os conceitos de χρόνος, καιρός e αἰών, ressaltando suas particularidades e diferenças. Para alcançar o objetivo traçado parte-se de uma introdução geral sobre o tema do tempo na antiga Grécia, em seguida divide-se os capítulos respectivamente em cada uma das formas do tempo, a saber, αἰών, Χρόνος e Καιρός; e encerra-se com uma introdução que sumariza os apontamentos. As três formas do tempo revelam como o tempo foi (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000