Results for 'Ética ambiental, Hans Jonas, Tecnologia'

1000+ found
Order:
  1.  10
    Hans Jonas: Uma proposta ética à civilização tecnológica.Raimunda Diva Ribeiro Caldas - 2011 - Cadernos Do Pet Filosofia 1 (2):13-29.
    Este artigo discute a crtica de Hans Jonas ao uso da tcnica afastada da racionalidade moral, bem como a proposta tica por ele apresentada que tem como mxima a incluso da tcnica e da natureza na reflexo moral. luz da tica da responsabilidade sero analisadas duas questes: Por que Jonas afirma ser a tica tradicional como a kantiana, por exemplo, incapaz de mediar a relao homem-natureza-tcnica? A reflexo moral jonasiana possibilita ao homo tecnologicus uma conduta tica vivel em relao (...)
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  6
    Tecnologia, ética e meio ambiente em Hans Jonas: um olhar responsável para o futuro.Josenir Lopes Dettoni & Clarides Henrich De Barba - 2020 - Revista de Filosofia Aurora 32 (57).
    O objetivo deste artigo é apresentar os elementos da relação entre Filosofia da Tecnologia e Ética Contemporânea a partir do pensamento de Hans Jonas, bem como sua aplicação ao problema ecológico que enfrentamos em nossos dias. Destacamos como Hans Jonas desenvolve uma consistente argumentação a respeito do avanço tecnológico, do decorrente aumento do poder de nossas ações e, consequentemente, da necessidade de uma nova ética voltada para o futuro capaz de lidar com essa inédita conjuntura. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  7
    De la ética ambiental a la ecología humana. Un cambio necesario.Alfredo Marcos & Luca Valera - 2022 - Pensamiento 78 (298 S. Esp):785-800.
    La ética ambiental nació como justa contestación a los excesos del antropocentrismo. Sin embargo, un énfasis obsesivo en lo ético y en lo ambiental, con el consiguiente olvido de lo antropológico, puede estar dañando la vida humana, la libertad de las personas y la vida en general. Abogamos aquí por la construcción de una ecología humana que vaya más allá y más al fondo que las éticas ambientales al uso. Defendemos que el humanismo es perfectamente compatible con el reconocimiento (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  9
    Ética, tecnologia E responsabilidade: Uma abordagem a partir do pensamento de Hans Jonas.Isabel Cristina Rocha Hipólito Gonçalves & Eryck Kawã Pereira Torres - 2019 - Cadernos Do Pet Filosofia 10 (20):01-11.
    Neste trabalho nos ocupamos centralmente em compreender a proposta ética de Hans Jonas e como ele apresenta o Princípio Responsabilidade como uma categoria ética a ser norteadora das ações humanas. Apresentamos um breve histórico do desenvolvimento da Filosofia da Tecnologia enquanto uma disciplina filosófica específica e, então, discutimos as principais considerações de Jonas sobre a necessidade de uma ética inteiramente nova que tome a técnica como objeto e a proposta que este apresente de uma (...) do futuro pautada na responsabi lidade enquanto princípio. (shrink)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  2
    Ética para la inteligencia artificial sostenible.Antonio Luis Terrones Rodríguez - 2022 - Arbor 198 (806):a683.
    El acelerado proceso de degradación ambiental alerta sobre una grave situación en la que la inteligencia artificial (IA) no puede mantenerse al margen. Las propuestas de Aimee van Wynsbergue y Mark Coeckelbergh sobre una IA comprometida con la sostenibilidad ambiental, suponen un primer paso para plantear un desarrollo alternativo de esta tecnología disruptiva. Sin embargo, es necesario ofrecer un fundamento teórico para plantear una inteligencia artificial sostenible (IAS). Este fundamento puede originarse en dos propuestas éticas familiarizadas con la responsabilidad y (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  10
    Hans Jonas responsabiliza a técnica pela atual crise ambiental?Lilian Simone Godoy Fonseca - 2012 - Revista de Filosofia Aurora 24 (35):465.
    O objetivo deste artigo é prosseguir a reflexão sobre as diferentes questões que compõem o pensamento ético de Hans Jonas, cujo ápice coincide com a publicação do célebre Princípio responsabilidade (1979), como resultado das décadas de estudos voltados para temas, antes excluídos da discussão ética, como a natureza e a técnica. De fato, natureza e técnica são dois importantes temas presentes no pensamento jonasiano posterior ao estudo da gnose e preparam o caminho para a reflexão ética posterior. (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  7
    Para uma ethical turn da tecnologia: por que Hans Jonas não é um tecnofóbico.Jelson R. De Oliveira - 2022 - Trans/Form/Ação 45 (2):191-206.
    Resumo: O objetivo do presente artigo é contrapor à acusação de tecnofóbico, erroneamente dirigida a Hans Jonas, a sua proposta de uma ethical turn da tecnologia, cujas bases estariam na capacidade ética de impor contenções ao avanço utópico do progresso técnico, algo que leva a ética da responsabilidade ao polêmico conceito de “heurística do temor”. Para tanto, parte-se de um exame sobre o projeto jonasiano de uma filosofia da tecnologia, cuja terceira perspectiva seria valorativa, sendo (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  8.  11
    El camino de la ética ambiental a la ecología humana.Margarita Otero Lamas & Ingrid Jaqueline Pratt Rosales - 2024 - Medicina y Ética 35 (2):289-327.
    La ética ambiental se enfoca en la responsabilidad humana hacia el entorno, especialmente debido al abuso de los recursos naturales en la actualidad. Esta relación ha causado impactos graves en el medio ambiente y en la vida humana, señalando la necesidad de un cambio genuino y práctico para que la humanidad asuma su responsabilidad en la preservación del entorno. Al considerar los puntos de vista teológicofilosóficos presentados por el papa Francisco y la propuesta ética de Hans Jonas para (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  4
    Hans Jonas e a promoção da Bioética Global de V. R. Potter.Anor Sganzerla - 2020 - Pensando - Revista de Filosofia 11 (24):60-72.
    A bioética de V. R. Potter comemora em 2020 os seus primeiros 50 anos. O cientista preocupado com os avanços das ciências, sem o devido saber ético, propõe um diálogo entre as ciências com as humanidades, de modo a se alcançar a sabedoria necessária de como usar o conhecimento em vista do bem comum, a fim de assegurar o futuro da humanidade. A partir dessa ponte inicial entre as ciências com as humanidades, Potter mais tarde propõe outras pontes, em especial (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  10.  9
    Hans Jonas e o Niilismo: O Hóspede Mais Sinistro Não Pode Destruir a Casa.Jelson R. De Oliveira - 2023 - Revista Dialectus 30 (30):101-119.
    Pretende-se com este artigo, demonstrar como o niilismo é um dos conceitos centrais da obra de Hans Jonas. Para isso, analisaremos como o problema se desdobra em sua obra a partir de três perspectivas complementares: a identificação de um niilismo cósmico, cujo primeira aparição são os movimentos gnósticos da Antiguidade tardia e seus impactos sobre o cristianismo primitivo; um niilismo antropológico derivado dessa posição gnóstica e agravado pela filosofia existencialista; um niilismo ético e tecnológico, que tanto serve para diagnosticar (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  4
    Virtudes morais a partir do horizonte da ética da responsabilidade de Hans Jonas: pandemia, emergência climática e futuros próximos.Helder Buenos Aires de Carvalho - 2020 - Revista de Filosofia Aurora 32 (57).
    O artigo busca explicitar, a partir da perspectiva da ética da responsabilidade de Hans Jonas, em um diálogo com a ética das virtudes, que virtudes morais são necessárias como componentes da afirmação jonasiana de cuidado pela vida e pela manutenção da existência da humanidade, mesmo em um futuro próximo, diante da ameaça trazida pela emergência climática — produzida pela própria humanidade em seu modus operandi de intensivo uso das tecnologias como correia de transmissão do capitalismo global —; (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12. La tecnología en el ámbito de la ética: El enfoque de hans jonas.Jose Luis Hidalgo Zan - 2007 - Studium : revista de filosofía y teología 47 (2):307-323.
  13.  4
    La responsabilidad humana:Un análisis de la ética de la responsabilidad de Hans Jonas.José Eduardo Yáñez González - 2022 - Revista de Filosofía 20 (2):89-109.
    La principal preocupación ética en una sociedad tecnocientífica es la responsabilidad con la que se manipula el ambiente y las consecuencias que este desate ante un trato desmesurado o despreocupado. Hans Jonas apuesta a favor de la libertad de nuestras acciones como principal eje con el que nos relacionamos responsablemente con el mundo. En el siguiente artículo discutiremos sobre el poder y el deber humano bajo la lupa de la responsabilidad, y en definitiva, sobre la revalorización ontológica de (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  3
    Do design e de uma ética coerente à vida, um ensaio com Hans Jonas.Marli T. Everling - 2022 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 5 (2):210-227.
    Frente aos enormes e complexos desafios em que a tecnologia crescentemente se apodera de processos produtivos e decisórios sem a interferência humana - apesar de refletir sínteses e padrões resultantes de toda a sorte de elementos associados a nossa visão de mundo -, o design se constitui um dos campos do conhecimento que participa da configuração das relações entre o ser, o meio e a cultura material. Nesse sentido, o estudo objetiva compreender o pensamento de Jonas (2006) e investigar (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  9
    Ética, técnica e progresso científico: uma análise do princípio da responsabilidade em Hans Jonas.Marcos Alexandre Alves & Neimir Paulo Mentges - 2017 - Griot : Revista de Filosofia 15 (1):111-127.
    O presente artigo examina a leitura de Hans Jonas sobre o impacto das novas tecnologias nas vidas humana e extra-humana. Destaca, de modo particular, que as novas tecnologias conferiram um poder desmedido ao homem, que não só trazem consequências boas, mas também desastrosas, podendo inclusive acarretar a extinção da vida presente e futura. Ratifica que esse significativo aumento no conhecimento técnico, infelizmente não foi proporcional ao aumento da sabedoria humana. A intenção consiste em apresentar, desde a compreensão de (...) Jonas, a proposta de revisão dos patamares éticos vigentes ao longo da tradição filosófica ocidental; elucidar as principais características da técnica moderna; mostrar as insuficiências da ética tradicional diante dos problemas emergentes no mundo contemporâneo; circunscrever como surge e se constitui o princípio ético da responsabilidade e mostrar em que medida o progresso científico demanda prudência ética. Portanto, defende-se que a ética jonasiana ultrapassa a relação antropocêntrica, preconizando uma ética bio-cosmocêntrica que engloba o extra-humano, tendo em vista o desenvolvimento da consciência ética e a responsabilidade do homem para com o presente e futuro da vida no planeta. (shrink)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  4
    A Crítica de Hans Jonas à utopia do progresso tecnológico e o novo papel da ciência.Jelson R. de Oliveira - 2019 - Perspectivas 2 (2):53-63.
    Pretende-se nesse trabalho analisar a crítica do filósofo judeu-alemão Hans Jonas à ideia de progresso e sua perspectiva prática, a ideia de desenvolvimento. Tal perspectiva, segundo o autor, surge de uma mudança no status do saber na era moderna, o que significa reconhecer que a ciência moderna será colocada a serviço dessa ideia. O avanço da problemática ambiental, contudo, exige uma reavaliação ética de tal cenário, fazendo com que a simples utopia do desenvolvimento seja substituída por medidas de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  4
    Naturaleza orgánica y responsabilidad ética: Hans Jonas y sus críticos.Amán Rosales Rodríguez - 2004 - Trans/Form/Ação 27 (2):97-111.
    In this paper, a few examples of the critical reception of Hans Jonas' ideas are presented and discussed. It is emphasized that Jonas' ethical position it is not a naïve or utopian proposal, but realistic and aware of its limitations. Some critics forget that the Jonasian "principle of responsibility" is linked to a recovery of the free organism as the center of ethical reflection.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  4
    Naturaleza orgánica y responsabilidad ética: Hans Jonas y sus críticos.Amán Rosales Rodríguez - 2004 - Trans/Form/Ação 27 (2):97-111.
    In this paper, a few examples of the critical reception of Hans Jonas' ideas are presented and discussed. It is emphasized that Jonas' ethical position it is not a naïve or utopian proposal, but realistic and aware of its limitations. Some critics forget that the Jonasian "principle of responsibility" is linked to a recovery of the free organism as the center of ethical reflection.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  6
    Naturaleza orgánica y responsabilidad ética: Hans Jonas y sus críticos.Amán Rosales Rodríguez - 2004 - Trans/Form/Ação 27 (2):97-111.
    In this paper, a few examples of the critical reception of Hans Jonas' ideas are presented and discussed. It is emphasized that Jonas' ethical position it is not a naïve or utopian proposal, but realistic and aware of its limitations. Some critics forget that the Jonasian "principle of responsibility" is linked to a recovery of the free organism as the center of ethical reflection.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  14
    A aplicação do princípio responsabilidade de Hans Jonas na prática médica.José Luis de Barros Guimarães - 2011 - Cadernos Do Pet Filosofia 2 (4):75-90.
    O filósofo alemão Hans Jonas dedica-se a questões que estão na agenda da discussão ética contemporânea. Sua teoria ético-metafísica, explicitada no livro O princípio responsabilidade: ensaio de uma ética para a civilização contemporânea retoma e amplia as indagações a respeito da relação existente entre homem e técnica na modernidade. O ponto de partida da sua tese é a afirmação de que as novas dimensões do agir humano - ocasionadas pela tecnologia - tornaram possível a realização de (...)
    Direct download (9 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  17
    Ciência da informação e privacy by design.Jonas Ferrigolo Melo, Moisés Rockembach & Armando Manuel Barreiros Malheiro da Silva - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 9 (2):124-143.
    Este artigo apresenta o mapeamento das possibilidades de pesquisa no âmbito da Ciência da Informação (CI) que tratam sobre o conceito de Privacy by Design (PbD). Se busca responder como a CI e os usos da teoria do PbD podem influenciar no alcance de maior privacidade aos usuários de sistemas de informação desde a concepção de produtos científicos até a pesquisa aplicada. Para responder esta pergunta, foram analisados 202 artigos, que balizaram a composição do mapa de possibilidades de pesquisa. O (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  15
    O princípio responsabilidade E o biocentrismo em Hans Jonas/the responsibility principle and biocentrism on Hans Jonas.Francílio Vaz do Vale - 2012 - Cadernos Do Pet Filosofia 3 (5):73-81.
    RESUMO Hans Jonas na obra O Princípio Responsabilidade: ensaio de uma ética para a civilização tecnológica (2006 [1979]) apresenta o diagnóstico de uma civilização debilitada e perecível, constantemente ameaçada pelos poderes do homem tecnológico. De posse desta análise, constrói uma proposta no sentido de novas fundações para o edifício ético a partir de uma responsabilidade. Jonas constata o caráter antropocêntrico de uma ética que não abrangia as consequências dos impactos oriundas da ação humana sobre o homem e (...)
    Direct download (9 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  6
    Deveres intergeracionais: como defini-los a partir da filosofia?1.Geraldo Alves Teixeira Júnior & Marijane Vieira Lisboa - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (1):31-60.
    Resumo: Conhecer os deveres que temos em relação às gerações futuras é cada vez mais urgente, diante da degradação individual, social e ambiental que a humanidade enfrenta. O presente artigo pretende mostrar, de início, a complexidade filosófica dessa questão, indicando que, nos enunciados sobre o assunto, há três pressuposições filosoficamente problemáticas: 1) haverá gerações futuras; 2) nossas ações são contingentes; e 3) somos responsáveis por nossos impactos sobre as próximas gerações. Discutimos essas suposições, por meio das questões sobre a eternidade (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. Responsabilidade e heurística do temor em Hans Jonas // Responsibility and heuristic of fear in Hans Jonas.Paulo César Nodari & Pacheco - 2014 - Conjectura: Filosofia E Educação 19 (3):69-95.
    Esta pesquisa, norteada pela abordagem metodológica analítica, tem como horizonte de investigação a responsabilidade solidária na época da ciência, especialmente, no que tange ao "futuro da natureza humana" e da vida no Planeta diante das possibilidades que a ciência e a tecnologia nos oferecem. Hans Jonas ressalta que um dos problemas do Século XX é a vulnerabilidade a que todos indistintamente estamos imersos e afetados, exigindo de todos não apenas a constatação, mas, sobretudo, a responsabilidade pela vida humana (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  3
    El sujeto ético en la civilización tecnológica. La propuesta de Hans Jonas.Andrei Zanon & Marcio Trevisol - 2014 - Universitas Philosophica 31 (63).
    Las éticas tradicionales ya no bastan para satisfacer las demandas de los poderes que el ser humano posee mediante la técnica. El desarrollo de la tecnología ha despertado en la humanidad una serie de preocupaciones que demandan reflexiones éticas sobre lo que es realmente valioso: la vida. La humanidad necesita con urgencia sabiduría para emplear responsablemente el poder que viene de la técnica. Kant propone como base de la moralidad la autonomía de la voluntad libre. Con el fin de saber (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  4
    Organic nature and ethical responsability: Hans Jonas and his critics.Amán Rosales Rodríguez - 2004 - Trans/Form/Ação 27 (2):97-111.
    En este trabajo se presentan y discuten algunos ejemplos de la recepción crítica a las ideas de Jonas, en especial las de carácter ético. Se enfatiza que la posición ética de Jonas no es una propuesta utópica o ingenua, sino realista y conciente de sus limitaciones. Algunos críticos olvidan que el “principio de responsabilidad” jonasiano está ligado a una recuperación del organismo libre, concebido como el centro de la reflexión ética.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  27. Inteligência Artificial, Big Data e Crédito Social em Boot et al.: Uma Discussão Ética à luz de Feenberg e Jonas.Arthur Calloni Alves & Breytner Maciel Nascimento - 2022 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 21 (1).
    A construção de modelos artificiais capazes de tomar decisões geralmente é contrastada à fraca estrutura de comportamento ético capaz de compreender o uso de inteligência artificial para a escolha moral. Neste artigo, discutimos o papel da ética de Hans Jonas e da filosofia crítica de Andrew Feenberg na determinação de princípios para uma ética destes modelos, indo na direção oposta às pesquisas e publicações recentes na área. Analisando o caso específico trazido em Boot et al., à luz (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  5
    Hans Jonas: por que a técnica moderna é um objeto para a ética.Hans Jonas - 1999 - Natureza Humana 1 (2):407-420.
  29.  10
    El Problema de la Democracia Ambiental.Eric Pommier - 2019 - Environmental Ethics 41 (9999):133-146.
    La obra de Hans Jonas tiende a ser olvidada por los filósofos de la ética ambiental. Quisiera mostrar como su Principio de Responsabilidad pueda ayudarnos a guiar el desarrollo efectivo de instituciones públicas orientadas hacia metas ambientales. Efectivamente, se puede usar el Principio de Responsabilidad para desarrollar una concepción deliberativa y ambiental de la democracia. Por ende, después de recordar unos aspectos esenciales del Principio jonasiano de Responsabilidad, tomaré en consideración sus implicaciones para el cuadro socio-contractual de la (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30. Ética de la responsabilidad como espejo donde se descifra la civilización tecnológica.Jesus Enrrique Caldera Ynfante - 2021 - In Innovación en la docencia e investigación de las Ciencias Jurídicas, Económicas y Empresariales. Madrid: Dykinson. pp. 193-205.
    La presente investigación se esfuerza en mostrar la impronta del pensador Hans Jonas en relación con la ética de la responsabilidad como el espejo privilegiado donde se descifra la civilización tecnológica. Cuando hablamos de ética en el mundo digital, nos acomete la reflexión filosófica jurídica y política donde se esgrime la revitalización de los valores y el espíritu de responsabilidad como exigente en este mundo, ya Max Weber dejaba las pautas sobre la ética de la responsabilidad (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  92
    Tra eternità e storia: L'immagine dell'essere umano nell'etica di Hans Jonas.Fabio Fossa - 2022 - Syzetesis 9:147-167.
    Between Timelessness and History: The Image of the Human Being in Hans Jonas’ Ethics. This essay offers a contribution to the inquiry into the notion of image of the human being in Hans Jonas’ ethics. More specifically, passages from Das Prinzip Verantwortung and Technik, Medezin und Ethik are discussed to shed light on the complex temporal character that the image exhibits, stretched between the atemporality of what is equal to itself and the vulnerability that is distinctive of historical (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  5
    Das epistemologias do Sul a um novo Ethos Sulista: comunidades tradicionais e responsabilidade ambiental.Jelson R. De Oliveira - 2022 - Trans/Form/Ação 45 (spe):439-454.
    RESUMO: Pretende-se, com este artigo, analisar como a noção de epistemologias do Sul possibilita pensar também em um ethos sulista, no sentido de que a crise ambiental que assola a civilização tecnológica, crescida sob os auspícios do saber científico moderno, acabou por levar ao maior impasse ético da história humana, aquele que põe em xeque a própria possibilidade de sua existência no futuro. Dessa forma, almeja-se analisar como as comunidades tradicionais representam a concretização fática daquilo que o filósofo alemão (...) Jonas descreveu, em sua proposta de uma ética para a civilização tecnológica: um tipo de vida baseado na frugalidade e na temperança, diante da emergência da crise climática e da urgência de uma nova ética amparada na responsabilidade.: In this article we intend to analyze how the notion of epistemologies of the south enables us to think also of a southern ethos, in the sense that the environmental crisis that plagues the technological civilization, grown under the auspices of modern scientific knowledge ended up leading to the greatest impasse ethics of human history, one that calls into question the very possibility of its existence in the future. In this way, we intend to analyze how traditional communities represent the factual fulfillment of what the German philosopher Hans Jonas described in his proposal for an ethics for technological civilization: a type of life based on frugality and temperance in the face of the emergence of the climate crisis and the urgency of a new ethics based on responsibility. (shrink)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  33.  5
    Vita ed etica in Hans Jonas.Francesca Paola Telaretti - 2000 - Iride: Filosofia e Discussione Pubblica 13 (1):151-172.
  34.  8
    La fundamentación material de la ética en Hans Jonas y Max Scheler. Dos respuestas a Kant desde el siglo XX.Miguel Armando Martínez Gallego - 2019 - Pensamiento. Revista de Investigación E Información Filosófica 75 (283 S.Esp):269-287.
    La fundamentación metafísica que sirve de núcleo a la ética de la responsabilidad de Hans Jonas participa de unos determinados presupuestos acerca de la relación entre los aspectos objetivo y subjetivo de la ética, donde la objetividad se atribuye automáticamente a lo teórico y la relatividad subjetiva a lo valorativo. Con ayuda de la crítica que realizó Max Scheler de estos mismos presupuestos en el formalismo ético de Immanuel Kant, se trata de discutirlos y mostrar que suprimen (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  5
    Hans Jonas: Uma proposta ética à civilização tecnológica.Raimunda Diva de Vasconcelos Ribeiro - 2010 - Cadernos Do Pet Filosofia 1 (2):13-29.
    Este artigo discute a crítica de Hans Jonas ao uso da técnica afastada da racionalidade moral, bem como a proposta ética por ele apresentada que tem como máxima a inclusão da técnica e da natureza na reflexão moral. À luz da ética da responsabilidade serão analisadas duas questões: Por que Jonas afirma ser a ética tradicional como a kantiana, por exemplo, incapaz de mediar a relação homem-natureza-técnica? A reflexão moral jonasiana possibilita ao homo tecnologicus uma conduta (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36. A convergência das responsabilidades parental e política na teoria ética de Hans Jonas.Mayra Rafaela Closs Bragotto Barros Peterlevitz - 2013 - Revista Inquietude 4 (1):110-127.
    Facing the progress of science and technology, Hans Jonas believes that traditional ethical theories are insufficient to guide the actions of contemporary man. To formulate his own theory, the philosopher takes as its basis the responsibilities of parents towards their children and the one the public man has in relation with his community. Despite their differences, these forms of liability are intertwined and complementary. Then arise in jonas' theory the concepts of wholeness, continuity and future, which will cover following (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  13
    Progresso tecnológico E a primazia do Mau prognóstico na teoria ética jonasiana.Eduardo José Lima de Oliveira - 2021 - Cadernos Do Pet Filosofia 12 (23):71-82.
    O artigo parte do temerário diagnóstico que Jonas faz da visão unilateral do progresso tecnológico, o qual não leva em consideração seus efeitos negativos que podem deixar como herança, a longo prazo, terríveis e irreversíveis sequelas. Tendo em vista a velocidade que acontece esse desenvolvimento e a incapacidade moral dos seres humanos em lidar com esse novo cenário, chamaremos atenção ao rompimento feito por Jonas com o ideal de que toda tecnologia em toda e qualquer circunstância e custo é (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  7
    A responsabilidade como princípio ético em H. Jonas e E. Levinas: uma aproximação.Evaldo Antonio Kuiava - 2006 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 51 (2):263.
    A responsabilidade enquanto princípio ético, embora seja evocada pelos filósofos clássicos, desde a antiguidade ao existencialismo, assume novas perspectivas a partir do pensamento de Hans Jonas e Levinas. Ambos a colocam como centro da ética. Com Jonas a responsabilidade não é mais centrada no passado e no presente. A sua preocupação é com o futuro da humanidade, com as gerações futuras e com a sobrevivência das mesmas. Diferente de Platão, Jonas não está preocupado com a eternidade, mas com (...)
    No categories
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  2
    Lançado livro TÉCNICA, MEDICINA E ÉTICA de Hans Jonas.Helder Buenos Aires de Carvalho - 2013 - Cadernos Do Pet Filosofia 4 (8).
    Tradução brasileira de importante obra do filósofo alemão Hans Jonas publicada pela Editora Paulus.
    No categories
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  6
    Euristica del virtuale: attualità etica di Hans Jonas.Rita Rocco - 2019 - Lecce: Milella.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  6
    Hans Jonas e o giro empírico da filosofia da tecnologia: notas sobre um diálogo com a pós-fenomenologia.Helder Buenos Aires de Carvalho - 2020 - Filosofia Unisinos 21 (1).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  3
    Responsabilidade e consequencialismo na ética de Hans Jonas.Robinson dos Santos - 2012 - Revista de Filosofia Aurora 24 (35):417.
    O objetivo deste artigo é investigar quais são as bases ontológicas da ética do futuro, tendo como leitmotiv o conceito de reciprocidade ou, sendo mais preciso, justamente a sua prescindibilidade no âmbito ético, a qual repercute como necessidade ontológica de fundamentação. Partiremos de uma análise do próprio conceito de “ética do futuro” para, explicitar, na sequência, por que, com Jonas, o futuro se torna objeto ético e como ele exige a prescindibilidade da reciprocidade. A partir daí, pretendemos mostrar (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  3
    La posibilidad de la historia en la época de la responsabilidad. Vida, historia y ética en Hans Jonas.Eric Pommier - 2017 - Anuario Filosófico 50 (3):575-600.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  4
    Ética e política em Hans Jonas e Hannah Arendt.Éric Pommier - 2016 - Revista de Filosofia Aurora 28 (43):227.
    Para além do fato de comungarem as suspeitas contra os desenvolvimentos modernos da técnica e os riscos que eles representam para o mundo humano, Hans Jonas e Hannah Arendt se distanciam quanto às condições que permitiriam preservar um tal mundo. O primeiro nos convida a desenvolver uma ética da responsabilidade para com a vida enquanto a segunda desenha uma política da ação humana que escapa do ciclo vital. A constatação dessa divergência serve, no entanto, de pretexto para pensarmos (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  45.  4
    A necessidade de um fundamento metafísico para a ética em Hans Jonas.Wendell Lopes - 2009 - Filosofia Unisinos 10 (3):278-290.
  46. Sui limiti dell'uso della tecnica applicata alla vita. L'eredità dell'etica di Hans Jonas.Vanna Gessa Kurotschka - 2003 - Filosofia Oggi 8 (1):175.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  5
    Hans Jonas: por que a técnica moderna é um objeto para a ética.Oswaldo Giacoia Junior - 1999 - Natureza Humana 1 (2):407-420.
  48. As limitações das éticas tradicionais e a fundamentação da ética da responsabilidade segundo Hans Jonas.Daniel Alves da Silva Lopes Diniz - 2012 - Cadernos Do Pet Filosofia 3 (5):02-14.
    Embora elaborada principalmente na década de 1970 a ética de Hans Jonas permanece atual e é particularmente relevante pelo uso da metafísica em um contexto pós-moderno (algo inusitado e ousado) e por sua teoria dos valores que podem ser atribuídos ao ser e ao não-ser. Pretende-se aqui apresentar as limitações que Jonas detectou nas éticas tradicionais (judaico-cristã, kantiana, por exemplo) e analisar as soluções por ele propostas (notadamente heurística do medo e futurologia comparada). Compreender também a fundamentação de (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  3
    Algumas aproximações entre a Ética do Futuro, de Hans Jonas, e o modelo aristotélico para a Ecoética proposto por Pierre Aubenque/Some approximations between Hans Jonas’ ethics of future and the Pierre Aubenque’s proposal for the aristotelian model to the.Sarah Moura - 2015 - Pensando - Revista de Filosofia 5 (10):87.
    Este trabalho pretende evidenciar aproximações entre propostas éticas de Hans Jonas e Pierre Aubenque. Ambos corroboram a tese que defende a prudência como a virtude da ética que se faz necessária nesses tempos de hegemonia tecnocientífica e economia baseada no consumo. Estes eminentes pensadores do século XX também apresentam críticas semelhantes em relação ao pensamento moderno, à ética kantiana e à supremacia da razão calculante. Ambos se inspiraram no imperativo categórico de Kant e elaboraram imperativos categóricos para (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50. La crisis de la naturaleza y la fundamentación ética en Hans Jonas.Joaquín Valdivielso Navarro - 1999 - Laguna 6:209-224.
1 — 50 / 1000