Results for ' fisiologia da arte'

994 found
Order:
  1.  7
    A fisiologia da arte em Nietzsche: entre a décadence moderna e a arte da transfiguração.Clademir Luís Araldi - 2024 - Trans/Form/Ação 47 (1):e0240075.
    In this paper I investigate how Nietzsche’s approaches to the physiology of art become operative in the last year of his philosophical production to consummate the critique of modern décadence. Through intoxication, transfiguration, and increased power, the physiology of art could reveal new ways to express the values of ascendant life as opposed to decadential movements. I question, finally, whether the will to power is a satisfactory criterion for the artistic affirmation and transfiguration of existence.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  2. Comentário a “A fisiologia da arte em Nietzsche: entre a décadence moderna e a arte da transfiguração”.Adilson Felicio Feiler - 2024 - Trans/Form/Ação 47 (1):e02400139.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  39
    Considerações sobre o ator: uma introdução ao projeto nietzschiano da fisiologia da arte.Ernani Chaves - 2007 - Trans/Form/Ação 30 (1):51-63.
    Contemporâneo ao projeto da transvaloração de todos os valores, o esboço de uma “fisiologia da arte” adquire um papel central nos últimos escritos de Nietzsche. Trata-se de uma perspectiva que supõe uma superação tanto da “metafísica de artista” da fase inicial, quanto da crítica ao romantismo, da chamada segunda fase. Partindo da discussão a respeito da pertinência e do uso do termo fisiologia na obra de Nietzsche, este artigo pretende apresentar, nas suas linhas gerais, o alcance desse (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  4.  26
    Nietzsche e a fisiologia da arte.Camilo Lelis Jota Pereira - 2015 - Cadernos Nietzsche 36 (2):177-200.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  5
    De la estética como fisiología en Nietzsche a la curación como obra de arte en Gadamer.Lourdes Otero León - 2016 - Contrastes: Revista Internacional de Filosofía 13.
    RESUMENPara Gadamer, la medicina es un arte que, a diferencia de las otras artes (las artes de los artistas), no produce obras de arte. Pero en este saber hacer, vacío de arte, «sin obra» radica su valor hermenéutico más propio. Esto da lugar a una declaración gadameriana que, en la época del positivismo científico, parece una ofensiva injuria: «La medicina es un arte». Estos vínculos entre Estética y Medicina nos pueden parecer sorprendentes, sin embargo ya en (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  6. Sociologia da arte: ensaios.Ovídio da Cunha - 1983 - [Rio de Janeiro]: Academia de Letras do Estado do Rio de Janeiro. Edited by Ovídio da Cunha.
    Considerações acerca da emenda da sociologia das religiões -- Conceito da sociologia da arte.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  15
    A tese do “Fim da Arte” e o caráter de atualidade do Belo: Reflexões Hermenêutico-Filosóficas.Almir Ferreira da Silva Jr - 2018 - Pensando - Revista de Filosofia 8 (16):193.
    Discute-se a importância da tese do fim da arte, anunciada por Hegel em suas Preleções sobre a estética, como condição de possibilidade para uma reflexão hermenêutico-filosófica sobre a atualidade do belo. Mesmo considerando-se o conjunto de críticas hermenêuticas dirigidas à estética hegeliana, quando se trata de pensar a arte moderna a tese do “ fim da arte” sobressai como paradigmática, seja no que se refere a interpretação das mudanças das configurações artísticas, seja no tocante à sua ressignificação (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. Wittgenstein e a imanência da Arte na Ética.José Fernando da Silva - 2015 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 3 (1):49-67.
    Esse artigo mostra o significado da unicidade da ética e da estética no Tractatus Logico-Philosophicus. Primeiro, ele apresenta os principais aspectos ética tractatiana: que ela não hierarquiza fatos, que ela é eudemonista, e que ela não propõe qualquer finalidade externa às ações do sujeito ético. Segundo, ele mostra que a obra de arte é a expressão da vida de um ponto de vista ético, ou seja, ela é a expressão do significado da vida de um ponto de vista da (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. Commentarij Collegij Conimbricensis Societatis Iesu, in Libros de Generatione Et Corruptione Aristotelis Stagiritae Hac Secunda Editione Graeci Contextus Latino È Regione Respondentis Accessione Auctiores.Colégio das Artes, Manuel de Goes, Franciscus Vatablus, Joannes Albinus & Aristotle - 1599 - In Officina Typographica Ioannis Albini.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  6
    Commentarii Collegii Conimbricensis Societatis Jesu, in tres libros De anima Aristotelis Stagiritae: Hac quarta editione, Graeci contextus Latino è regione respondentis accessione auctiores & emendatiores, ob studiosorum philosophiae usum, in Germania editi. Cum indice rerum praecipuarum.Colégio das Artes, Aristotle & Haeredes Lazari Zetzneri - 1609 - Sumptibus Hæedum Lazari Zetzneri.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. Commentarii Collegii Conimbricensis Societatis Iesu, in Libros de Generatione Et Corruptione Aristotelis Stagiritae.Colégio das Artes, Jesuits, Aristotle & Haeredes Lazari Zetzneri - 1633 - Sumptibus Haeredum Lazari Zetzneri.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  5
    Hermenêutica em Montaigne e Gadamer: Da Arte da Conversação (III, 8) e a Linguagem como Médium da Experiência.Gilmar Henrique da Conceição - 2017 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 1 (1):205-217.
    Este trabalho busca argumentar que a hermenêutica pode ser compreendida como a busca pela interpretação do sentido em Montaigne e em Gadamer. Para Montaigne o acontecimento faz o conhecimento, e não o conhecimento faz o acontecimento. Em Gadamer somente temos a ‘explicação’ e a ‘descrição’. Ambos, porém, constatam que outras possibilidades de inquisição ficaram ocultas pela abstração e pelo logos. Neste sentido, a hermenêutica escava estas camadas esquecidas, soterradas ou desprezadas. Em suma, investigamos como se dá esta busca pelo sentido (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  21
    Arte e Verdade: da imitação à apresentação da verdade em Platão e Hegel/Art and Truth: from mimesis to presentation of truth in Plato and Hegel.Almir Ferreira da Silva Jr - 2012 - Pensando: Revista de Filosofia 3 (6):16-26.
    A comunicação tem como propósito uma análise comparativa sobre o problema filosófico da arte como expressão de verdade, tendo em vista o idealismo platônico e o idealismo estético moderno de G.W.Hegel. Parte-se da hipótese que a presente análise sustenta uma relação paradoxal entre ambas propostas idealistas, na medida em que se em Platão é afirmada a tese da arte como distanciamento da verdade, considerando o seu caráter essencialmente mimético, em Hegel, a arte ao constituir-se como momento de (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. Fragmentos da arte clássica no espelho do século XIX: Uma alusão à arquitetura.Adriana Medeiros - 2013 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (26):77-88.
    O espelho da arte clássica se multiplicou em fragmentos e influenciou a arquitetura grega e seus desdobramentos, verificados no decorrer do que rotulamos chamar de história da arte. A arquitetura e o urbanismo praticados pelos gregos, e mais tarde pelos romanos, foi elemento de inspiração para personalidades de liderança e artistas nos grandes períodos históricos da humanidade, onde a cidade era tida como elemento principal da vida política e social dos povos. Do clássico ao neoclássico, o desdobramento inspirado (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15. Formação da obra de arte O formar como “fazer” que, enquanto faz, inventa o “modo de fazê-lo”: uma perspectiva estética em Luigi Pareyson.Íris Fátima da Silva - 2009 - Princípios 16 (26):135-148.
    Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4 /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin-top:0cm; mso-para-margin-right:0cm; mso-para-margin-bottom:10.0pt; mso-para-margin-left:0cm; line-height:115%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:"Calibri","sans-serif"; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-fareast-language:EN-US;} O propósito do presente texto é trazer à luz breves considerações acerca do formar como “fazer” que, enquanto faz, inventa o “modo de fazê-lo”: uma perspectiva estética em Luigi Pareyson, para quem, “produçáo é ao mesmo tempo e indivisivelmente, invençáo”. A (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  15
    Os modos de conhecimento da ciência e da arte em Schopenhauer e Freud.Eduardo Ribeiro Da Fonseca - 2017 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 8 (2):55.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  27
    Reflexões sobre a experiência e o ensino de arte: o conceito benjaminiano de “perda da aura” como par'metro para a análise / Reflections on experience and art teaching: the Benjamin concept of “loss of aura” as a parameter for analysis.Rui Bragado Sousa, Diego Silva Rodrigues da Costa & Eduardo Oliveira Sanches - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:020018.
    Com a análise conceitual da arte e da expressão artística, este artigo situa a discussão do ensino de arte em síntese aos pressupostos críticos de Walter Benjamin. Busca-se, primeiramente, o sentido da arte no contexto de seu surgimento, sua valorização cultural e sua função social, para, posteriormente, mediante pressupostos da Teoria Crítica da Sociedade, verificar-se as contradições com sua desintegração na atualidade, apropriada pela indústria cultural como valor de mercadoria. Nesse trajeto, a reprodução técnica da obra de (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  8
    Caminhos da religiosidade: ética, arte e imaginário.Kátia Mendonça, Jones da Silva Gomes, da Serra Netto & Helio Figueiredo (eds.) - 2022 - Belém: EDUEPA.
    A proposta principal dese livro é fazer uma tessitura entre ética, arte e imaginário, elementos primordiais que se entrelaçam na relação com a sagrado e com as experiências religiosas. A obra é fruto de algumas pesquisas decorrentes do grupo Imagem, Arte, Ética e Sociedade, coordenado pela Profa. Dra. Kátia Mendonça e pelo Prof. Dr. Jones Gomes, em parceria entre as Universidade do Estado do Pará, Federal do Pará e Metodista de São Paulo por meio do Programa de Cooperação (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  5
    Como se faz um artista (ensaio de filosofia da arte).Manuel da Cruz Malpique - 1941 - Pôrto,: Editora Educação.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. Ontologia da Arte.António Lopes - 2013 - Compêndio Em Linha de Problemas de Filosofia Analítica.
    Este artigo aborda as principais teorias sobre a natureza metafísica das obras de arte, cobrindo as propostas eliminativistas, monistas e pluralistas. Entre estas últimas, é dado destaque ao trabalho sobre a ontologia das artes performativas, e em particular, da música. Termina-se com uma referência à recente viragem da discussão para o campo da meta-ontologia e a polémica sobre a plausibilidade do revisionismo ontológico no caso de artefactos ou objectos sociais.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  6
    Da Estética Como Instância Mística Para Uma Estética Pragmática: Considerações Acerca da Arte a Partir Do Tractatus e Das Aulas Sobre Estética de Wittgenstein.Marco Aurélio Gobatto da Silva - 2022 - Revista Guairacá de Filosofia 38 (1).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. Das artes de governo do espírito cativo: Pontos de encontro entre Nietzsche E Foucault.Walquiria Pereira Batista - 2013 - Revista Inquietude 4 (2):57-71.
    Este estudo trata de algumas relações possíveis entre as concepções dos filósofos Friedrich Nietzsche e Michel Foucault, no tocante à constituição do Estado moderno e de um novo sujeito. Analisa-se o surgimento das artes de governo a que se debruça Foucault, com um enfoque voltado para a construção da subjetividade moderna. Ao mesmo tempo, examina-se o conceito de espírito cativo postulado por Nietzsche, em que um indivíduo é forjado pela modernidade em nome de uma suposta implantação da paz. Nesse sentido, (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23. Formação da obra de arte O formar como 'fazer' que, enquanto faz, inventa o 'modo de fazê-lo': uma perspectiva estética em Luigi Pareyson.Íris Fátima da Silva - 2009 - Princípios 16 (26):135-148.
    Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4 /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin-top:0cm; mso-para-margin-right:0cm; mso-para-margin-bottom:10.0pt; mso-para-margin-left:0cm; line-height:115%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:"Calibri","sans-serif"; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-fareast-language:EN-US;} O propósito do presente texto é trazer à luz breves considerações acerca do formar como “fazer” que, enquanto faz, inventa o “modo de fazê-lo”: uma perspectiva estética em Luigi Pareyson, para quem, “produçáo é ao mesmo tempo e indivisivelmente, invençáo”. A (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  12
    Arte e Verdade: da imitação à apresentação da verdade em Platão e Hegel/Art and Truth: from mimesis to presentation of truth in Plato and Hegel.Almir Ferreira da Silva Jr - 2013 - Pensando - Revista de Filosofia 3 (6):16.
    A comunicação tem como propósito uma análise comparativa sobre o problema filosófico da arte como expressão de verdade, tendo em vista o idealismo platônico e o idealismo estético moderno de G.W.Hegel. Parte-se da hipótese que a presente análise sustenta uma relação paradoxal entre ambas propostas idealistas, na medida em que se em Platão é afirmada a tese da arte como distanciamento da verdade, considerando o seu caráter essencialmente mimético, em Hegel, a arte ao constituir-se como momento de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  34
    Filosofia das artes: Introdução à estética.Aires Almeida - forthcoming - Critica.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  9
    Biographie établie par Jean Da Silva sur les indications de Karen O’Rourke.Jean Da Silva & Karen O’Rourke - 2024 - Nouvelle Revue d'Esthétique 2:129-137.
    À la croisée de la philosophie et de l’histoire de l’art, Bernard Teyssèdre a ouvert des champs de recherche très divers, ce qui a suscité l’enthousiasme de ses étudiants, mais aussi déconcerté ceux qui restaient attachés à leur pré carré disciplinaire. Présenter aujourd’hui son parcours intellectuel revient à faire redécouvrir certains de ses travaux oubliés en esthétique afin de montrer leur singularité et leur cohérence profondément hégélienne, bien que ses recherches aient pris des formes très différentes et abordés avec érudition (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  13
    Da educação enquanto afirmação da vida entre a arte e a filosofia segundo Nietzsche no filme “Sociedade dos poetas mortos”.Luiz Carlos Mariano Da Rosa - 2022 - Griot : Revista de Filosofia 22 (2):121-138.
    Based on the film “Dead Poets Society”, the article points out the chaos created within the traditional North American school Welton through the work of Professor John Keating in the establishment of new teaching and learning methods for literature, as it tends to to encourage the questioning about the meaning and value of life and the cultivation of oneself as a possibility of producing a new and extemporaneous content and knowledge as an affirmation of the forces of life. Thus, based (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  36
    Nietzsche: Fisiologia dell'arte e decadence (review).João Tiago Proença - 2007 - Journal of Nietzsche Studies 33 (1):92-93.
    Direct download (9 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29. Fisiologia de Henry Thoreau.Juan David Almeyda Sarmiento & Rogerio Da Silva Lima - 2022 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 10 (2):299-319.
    O presente artigo busca compreender o conceito de corpo em Henry David Thoreau. Para isso, o texto se divide em três momentos: o primeiro, que tem por objetivo expor como se entende, inicialmente, o corpo como um dualismo preso entre as experiências do civilizatório e o selvagem; o segundo, que parte de uma compreensão desde a experiência dos rios para expor uma corporalidade líquida como ponto conhecimento e de relação com o mundo; e, finalmente, o terceiro expõe a filosofia thoreauviana (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30. Rileggere la Fisiologia dell'arte di nietzsche.Chiara Piazzesi - 2005 - Rivista di Estetica 45 (28):93-107.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  10
    A fisiologia como complemento do idealismo kantiano.Katia Cilene da Silva Santos - 2018 - Revista de Filosofia Aurora 30 (49).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  8
    Filosofia da arte como metacrítica: algumas questões a partir de Noël Carroll.Daniel Pucciarelli - 2023 - Discurso 53 (2):130-145.
    O artigo investiga a proposta de revitalização da filosofia da arte como metacrítica, de Noël Carroll. Interroga-se particularmente o teor normativo da metacrítica carrolliana tal como ele se revela em seu conceito de crítica de arte e na sua doutrina da avaliação crítica. A hipótese defendida pelo artigo é a de que Carroll erige à condição de norma configurações transitórias do mundo da arte e da ontologia da obra de arte, o que contribui para que sua (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  3
    Pedagogia Radical Inclusiva Nas Provocações da Educação Estética Em Museus de Ciência.Katia Franklin Da Silva - 2024 - Conjectura: Filosofia E Educação 28:023036-023036.
    Apresentamos como tema, a Pedagogia Radical Inclusiva nas provocações da Educação Estética em Museus de Ciência. Objetivamos discutir, como o museu de ciências pode ser também espaço, de suscitar níveis mais elevados de consciência provocados pela educação estética. Museus de arte são indiscutivelmente lugares de educação estética e os museus de ciências geralmente são relacionados a espaços de conhecimento, com foco no inteligível e não no sensível. O aporte teórico de sustentação contou com Franklin (2019), Gascón (2014,2018), Kant (2003, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  5
    Considerações acerca da cultura filistina: A seriedade da existência e a Arte como distração e entretenimento.João Eduardo Navachi da Silveira - 2018 - Pensando - Revista de Filosofia 8 (16):130.
    O presente artigo analisa as críticas que o jovem Nietzsche dirigiu à concepção de arte vigente na cultura alemã da segunda metade do século XIX, em particular as críticas apresentadas em O nascimento da tragédia e na Primeira consideração intempestiva. Longe do potente significado que a arte possuía nas tragédias de Ésquilo e Sófocles, a arte moderna, diante da “seriedade da existência” e na esteira da tendência de Eurípides, seria apenas representação de uma cultura vazia e sem (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  4
    O pós-modernismo crítico pluralista, o modernismo e a minimal art: um debate em perspectiva.Larissa Ferreira Da Costa - 2021 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 20 (1).
    O artigo analisa a recontextualização da minimal art apresentada pelas teorias do pós-modernismo na arte. Especificamente, analisa o pluralismo crítico dos autores da revista October como Rosalind Krauss e Hal Foster, críticos que recontextualizam o minimalismo e a neovanguarda em direção às práticas do pós-modernismo. A partir dessa recontextualização, serão analisadas as contribuições da fenomenologia e do estruturalismo para o debate sobre a arte minimalista.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  29
    Filosofia da arte E arte de filosofar. Arte, linguagem E religião em Fichte E Schelling.Federico Ferraguto - 2015 - Kriterion: Journal of Philosophy 56 (132):473-494.
    RESUMO Este trabalho desenvolve aspectos da controvérsia entre Fichte e Schelling em relação aos elementos estéticos, linguístico-filosóficos e da filosofia da religião de ambos, que é foco das "Investigações sobre a liberdade humana de Schelling", assim como das exposições da doutrina da ciência e da ética do Fichte tardio. As divergências entre Fichte e Schelling não envolvem apenas problemas especulativos, mas sim variadas implicações e consequências dos seus sistemas filosóficos, que podem ser destacadas por uma análise da função da analogia (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  17
    Das artes liberais à filosofia nas universidades medievais.Scott Randall Paine - 1997 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 42 (3):569-578.
    O presente ensaio não se entende como uma pesquisa crítico-histórica das artes liberais e do seu papel nas universidades medievais, mas antes como uma reflexão filosófica sobre a lógica intrínseca destas artes e a sua interação com a filosofia aristotélica.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  8
    Em Torno Do Conceito de Arte de Theodor Adorno: Ecos da Dialética Do Esclarecimento Na Teoria Estética.Sara Juliana Pozzer da Silveira - 2022 - Síntese Revista de Filosofia 49 (154):347.
    O presente trabalho procura mostrar que apesar das imensas diferenças entre as obras Dialética do Esclarecimento e Teoria Estética, a sofisticada concepção de arte de Theodor Adorno na Teoria Estética deve muito à Dialética do Esclarecimento, ou seja, se realiza a partir de pressupostos desenvolvidos nessa. Por exemplo, um dos pressupostos fundamentais da Dialética do Esclarecimento é que a origem da arte foi o resultado da separação entre a práxis mimética, situada na pré-história, e a práxis cujo núcleo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  70
    A estética do corpo na filosofia e na arte da Idade Média: texto e imagem.Ricardo Luiz Silveira da Costa - 2012 - Trans/Form/Ação 35 (s1):161-178.
    A ideia de beleza – e sua consequente fruição estética – variou conforme as transformações das sociedades humanas, no tempo. Durante a Idade Média, coexistiram diversas concepções de qual era o papel do corpo na hierarquia dos valores estéticos, tanto na Filosofia quanto na Arte. Nossa proposta é apresentar a estética do corpo medieval que alguns filósofos desenvolveram em seus tratados (particularmente Isidoro de Sevilha, Hildegarda de Bingen, João de Salisbury, Bernardo de Claraval e Tomás de Aquino), além de (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  4
    Estética e filosofia da arte.Jayme Paviani - 1973 - Porto Alegre,: Sulina.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  9
    Arte cristã, paradoxo e Pós-modernidade.Ronel Alberti Da Rosa - 2021 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 66 (1):e39063.
    A história da arte no Ocidente é a história da arte cristã. Imagens, motivos, símbolos, técnicas, personagens: o Cristianismo deu a marca distintiva da arte europeia e ocidental por dois mil anos; o Cristianismo balizou a arte do Ocidente. As raízes mais profundas da arte cristã, contudo, não estão expostas: sua natureza e suas mais legítimas pulsões são ignoradas, mesmo pelo público confessional. O resultado inevitável é a eclosão periódica de polêmicas e mal-entendidos. O objetivo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  2
    O caso das Artes, Filosofia e Sociologia no Paraná: colocando o fim da Educação em prática.Camila Sant'Ana Vieira Ferraz Milek - 2021 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 20 (1).
    O presente artigo aborda a recente decisão do Secretário de Educação do Estado do Paraná de retirar metade da carga-horária das aulas de Artes, Filosofia e Sociologia no Ensino Médio. Ao analisarmos, podemos associar tal medida com a lenta e gradual redução do Ensino Médio a um ensino profissionalizante, e não mais com o desenvolvimento global dos estudantes, afastando-o assim do Ensino Básico.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  24
    Hegel: A pertinência da arte E sua função na história do homem.Prof Me Wagner Alves Guedes - 2012 - Revista de Teologia 6 (10):75-80.
    A pesquisa procura não só conceituar e expor a estética de Hegel, mas também elucidar seu pensamento referente à questão. Em suas palavras, estética seria o belo artístico, criado pelo homem. Nesse sentido, a ascendência da arte está na precisão que o homem tem de objetivar seu espírito, morfosiando o mundo e também se transformando. Assim, nas páginas que se seguem há uma exposição do conceito vulgar de estética em contraponto a visão hegeliana, para tanto, o filósofo cita a (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44. Estética e Filosofia da Arte: Coletânea de artigos e ensaios.Inês Morais (ed.) - 2023 - UFPel.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. Teorias da Arte” in Crítica.Rg Collingwood - forthcoming - Revista de filosofía (Chile).
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  13
    Teorias da arte.Cláudio Costa - 2005 - Critica.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47. Linguagens da arte símbolos.Nelson Goodman - 2006 - Critica.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48. O Valor da Arte.António Lopes - 2014 - Compêndio Em Linha de Problemas de Filosofia Analítica.
    O artigo parte do consenso sobre a facto de que a arte tem valor para a exploração dos vários problemas sobre esse valor cujas soluções dividem os filósofos da arte. O enfoque é especialmente sobre a dimensão mais actual do debate em torno do tema, que se debruça não tanto sobre questões como o realismo quanto aos valores estéticos e a objectividade e justificação dos juízos de valor estético, mas acima de tudo sobre a natureza do valor artístico (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  8
    Da arte administrada à práxis da forma.Robison Tramontina - 1999 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 44 (2):417-431.
    Este artigo tem como propósito básicoexplicitar a compreensão adorniana de arte e arelação desta com a sociedade. Num primeiromomento aborda-se, tendo como referência a obraDialética do esclarecimento, a inserção e cooptaçãoda arte pela industria cultural e, posteriormente, onovo papel atribuído por Adorno à instância artística,o de uma "nova to~dade ético-veritativa"distinta da realidade social vigente.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  8
    As cartas de Nietzsche: educação e arte como instrumento de combate a favor da cultura.Enock da Silva Peixoto - 2021 - Griot : Revista de Filosofia 21 (1):320-330.
    The following text is a fragment of a doctoral work and will cover a specific period of the young Nietzsche's life, when he served as a nurse-soldier in the Franco-Prussian war. It was the moment of writing his first book The birth of tragedy. The struggle for culture figured as the weapon used to prevail in favor of its elevation. It was intended that she return to the classics of Antiquity and Germany as horizons to guide a thought as an (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 994