Results for ' bem comum'

1000+ found
Order:
  1. Do Bem Comum da Visão Platônico-Aristotélica à Lógica Hobbesiana do Contrato Social.Luiz Carlos Mariano da Rosa - 2013 - Revista Opinião Filosófica 4 (1):267-298.
    Detendo-se na investigação dos dois grandes modelos que caracterizam o pensamento político, a saber, o modelo clássico e o modelo jusnaturalista, o artigo em questão, distinguindo no âmbito daquele as teorias idealistas e realistas, empreende uma abordagem que nas fronteiras deste último sublinha desde a questão que envolve Como nasceu o Estado?, proposta pela perspectiva historicista, que traz como fundamento o homem como animal político, até a leitura racionalista, que acena com o problema Por que existe o Estado?, identificando o (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  8
    O Bem Comum Como Elo Entre Ética e Política a Partir de Aristóteles e Hannah Arendt: Um Debate Atual e Necessário.João Gabriel Moraes de Souza - 2021 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 2 (4):88.
    O artigo tem o objetivo de debater o pensamento político de Hannah Arendt e sua interpretação da política no século XX, onde se destaca a retomada por parte da autora de um dos principais expoentes sobre tal tema, que foi o Filósofo da antiguidade clássica: Aristóteles, ele compreendia a ética indissociável da política, através do conceito de bem comum. Assim, o texto que se segue, busca levantar algumas questões sobre ética e política.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  4
    Bem comum: público e/ou privado?João Pato, Luísa Schmidt & Maria Eduarda Gonçalves (eds.) - 2013 - Lisboa, Portugal: Imprensa de Ciências Sociais.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  11
    Bem comum e cidadania numa era emotivista.Victor Sales Pinheiro, Lucas Oliveira Vianna & Matheus Thiago Carvalho Mendonça - 2022 - Isonomía. Revista de Teoría y Filosofía Del Derecho 55.
    Bien común y ciudadanía en una era emotivista: la política identitaria como vector de crisis y renovación del debate público Este artículo analiza los conceptos de ciudadanía y bien común, considerando la crisis del debate público provocada, entre otras causas, por una distorsión de las políticas identitarias, en el contexto del emotivismo moral moderno. Para ello, este trabajo adopta la metodología de la revisión bibliográfica para desarrollar un análisis teórico de conceptos centrales de la filosofía práctica contemporánea, abarcando diversas referencias, (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  2
    Bem comum dos portugueses.Jorge Braga de Macedo - 1999 - Lisboa: Vega. Edited by José Adelino Maltez & Mendo Castro Henriques.
  6.  9
    Bem egológico e bem comum: entre antigos e helênicos.Ana Rosa Luz - 2022 - Griot : Revista de Filosofia 22 (1):1-11.
    The article that is presented has as its main object to be a crossing between the notions of common good and individual good. Thus, it was intended to develop the explanation of the historical-philosophical path, from where the passage and interposition between the ethical conceptions of common and individual goods took place; with regard, likewise, to the passage between Greek antiquity and Hellenic world. Therefore, the present writing will deal with the presentation of a general panorama of theoretical transposition and (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  4
    Ética, Moral e Direito: Os Fundamentos da Ação Humana e o Bem Comum Como Garantia Do Florescimento Humano.Guilherme Dorneles da Silva - 2023 - Thaumàzein - Rivista di Filosofia 16 (32):1-24.
    O trabalho que se segue tem como objetivo principal abordar o conceito de bem comum de John Finnis, apresentando-o como um requisito prático-razoável e uma garantia material para a realização do florescimento humano. A fim de alcançar tal propósito, é necessário percorrer o caminho epistemológico que o autor traçou, analisando alguns dos seus conceitos fundamentais, para então chegar na sua noção de bem comum como uma comunidade política perfeita. Desse modo, inicia-se a pesquisa estudando o processo de entendimento (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  12
    As duas faces do decisionismo: constitucionalismo do bem comum e democracia iliberal.Wladimir Barreto Lisboa & Nikolay Steffens - 2020 - Doispontos 17 (2).
    Poder-se-ia afirmar que os valores e ideais da modernidade conduzem à constituição das instituições do Estado Democrático de Direito. Trata-se de um longo e intrincado processo de feitura cujo resultado pode ser rastreado a partir de um complexo conjunto de visões teóricas e compromissos institucionais: princípios dos liberalismos político e filosófico, constitucionalismo e democracia deliberativa. Tal percurso revela-se acidentado, no entanto há uma presença constante entre os críticos da modernidade. Trata-se da perspectiva antiliberal de algumas posições conservadoras. Contemporaneamente, o quadro (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  11
    Leis, educação e sociedade: o bem comum na Alta Idade Média.Terezinha Oliveira - 2007 - Diálogos (Maringa) 11 (1-2).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  11
    Leis, educação e sociedade: o bem comum na Alta Idade Média.Terezinha Oliveira - 2007 - Dialogos 11 (1e2).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  5
    A era do nós: propostas para uma democracia do bem comum.João Ferro Rodrigues - 2021 - Lisboa: Objectiva.
  12.  10
    Trabalho E história: Espinosa E a gênese do direito comum.Antônio David - 2019 - Cadernos Espinosanos 41:173-215.
    Assunto pouco estudado na obra de Espinosa, o trabalho ocupa centralidade em seu pensamento acerca do direito comum. Através do exame das ocorrências do trabalho nos dois tratados políticos, bem como da observância da correta tradução de _ opera mutua _, procura-se jogar nova luz sobre a história em Espinosa, em particular sobre a gênese do direito comum e sobre as ideias de justiça e injustiça nesse autor.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  53
    Ética, moral, axiologia e valores: confusões e ambiguidades em torno de um conceito comum.Ana Paula Pedro - 2014 - Kriterion: Journal of Philosophy 55 (130):483-498.
    Este artigo tem por objetivo essencial contribuir para o esclarecimento teórico-filosófico do uso de conceitos como ética, moral, axiologia e valores, habitualmente empregues para nos referirmos a uma mesma realidade. Para tal, começaremos por analisar as respetivas etimologias que os caracterizam, examinaremos os diversos matizes dos seus sentidos diferenciados, bem como a sua relação de complementaridade, e terminaremos referindo o que entendemos por valores e qual a sua natureza e importância, principais características, bem como o universo a que se reportam. (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  14.  9
    Hans Jonas e a promoção da Bioética Global de V. R. Potter.Anor Sganzerla - 2020 - Pensando - Revista de Filosofia 11 (24):60-72.
    A bioética de V. R. Potter comemora em 2020 os seus primeiros 50 anos. O cientista preocupado com os avanços das ciências, sem o devido saber ético, propõe um diálogo entre as ciências com as humanidades, de modo a se alcançar a sabedoria necessária de como usar o conhecimento em vista do bem comum, a fim de assegurar o futuro da humanidade. A partir dessa ponte inicial entre as ciências com as humanidades, Potter mais tarde propõe outras pontes, em (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  15.  11
    Religião e paz: teses a partir de uma visão cristã em perspectiva evangélico-luterana.Rudolf Von Sinner - 2006 - Horizonte 4 (8):17-30.
    O presente texto, apresentado originalmente numa mesa inter-religiosa, procura, sob forma de teses, contribuir para com uma postura religiosa sincera, autocrítica e crítico-construtiva em relação à sociedade e seus agentes, na busca do bem comum. Longe de serem as únicas atrizes, e ainda que pressupondo um estado laico, as religiões não deixam de ser uma força importante para a legitimação e o exercício de uma cultura da paz. Nessa caminhada, não se deve desconsiderar o aspecto da exclusividade salvífica que, (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  42
    Vontade geral e decisão coletiva em Rousseau.Cláudio Araújo Reis - 2010 - Trans/Form/Ação 33 (2):11-34.
    Nos termos rousseaunianos, a questão fundamental sobre o que de vemos fazer coletivamente (ou seja, o problema da decisão coletiva) se traduz como a questão sobre como podemos conhecer a vontade geral. Só podemos responder adequadamente a essa questão, porém, se prestarmos atenção a uma duplicidade importante no conceito de vontade geral. Rousseau usa a mesma expressão para se referir a duas coisas diferentes: às próprias decisões coletivas, consubstanciadas nas leis (a vg-decisão), e ao padrão do bem comum, em (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   4 citations  
  17. A formação do ethos contempor'neo: desafios à educação // The formation of contemporary ethos: challenges to education.Roque Strieder & Tedesco - 2014 - Conjectura: Filosofia E Educação 19 (3):96-116.
    Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4 O estudo tem caráter qualitativo e busca em referenciais teóricos . C ontempla uma reflexão aberta a respeito do alvorecer da razão na modernidade, que lança o ser humano ao centro do universo . Ao fazê-lo, fragmenta a formação do ethos, vórtice que alcança a contemporaneidade. Na sequência traz suportes teóricos, com base, principalmente nas concepções de Agamben, Bauman,Vaz, entre outros, acerca da ainda possibilidade formativas de construção da comunidade humana. (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18. Os processos de governamentalidade na escola e as lutas transversais // Governmentality process at school and the transversal struggles.Marcos Carneiro Silva - 2015 - Conjectura: Filosofia E Educação 20 (3):38-55.
    O texto apresenta um modesto diagnóstico do presente, em tempos de muitas manifestações e inquietudes, inclusive, no meio educacional. Aceita a provocação de pensar o presente e, como tal, alia-se aos pensamentos de Michel Foucault, tentando refletir, ética e politicamente, desconfiando de todos os projetos políticos voltados ao pretenso bem comum. Segundo o filósofo francês, vivemos agora, mais do que antes, no interior de uma combinação complexa de técnicas de individuação e processos totalizantes, que mascaram as relações de poder. (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  7
    A divisão civil como base da organização social livre: análise do capítulo 4 dos Discursos sobre a primeira década de Tito Lívio.Veronica Calado - 2020 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 18 (2).
    O presente artigo parte da enunciação da tese de que são os tumultos uma das principais razões para o ordenamento republicano. A partir da análise do capítulo quatro do livro I dos Discursos sobre a primeira década de Tito Lívio, da autoria de Nicolau Maquiavel, é possível afirmar que a república, forma de governo que na tipologia maquiaveliana se opõe à monarquia ou principado, encontra na duplicidade dos humores existentes no tecido social a causa de sua liberdade, na medida em (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  15
    MacIntyre contra MacIntyre.Luana Adriano Araújo, Renato José De Moraes & Arthur Cezar Alves De Melo - 2021 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 66 (1):e40175.
    Esta investigação, partindo do diagnóstico da modernidade empreendido por Alasdair MacIntyre, destina-se a avaliar a possibilidade de conciliação entre o discurso universalizante dos direitos humanos e a ética particularista sustentada pelo autor citado a partir do referencial ético aristotélico. A convergência entre os bens individuais, consubstanciados em direitos, e o bem comum, componente essencial da prática e do pensamento éticos, pode representar relevante contribuição teórica no campo de estudos dos direitos humanos. Neste trabalho, dada a limitação da sua natureza, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  8
    De selvagem a cidadão: os caminhos percorridos pelo homem até a constituição do corpo moral e coletivo.Caius Brandão - 2010 - Griot : Revista de Filosofia 2 (2):95-104.
    A partir do sistema político-filosófico de Jean-Jaques Rousseau, o objetivo deste artigo é iniciar uma possível compreensão genealógica acerca da relação entre o bem comum e o bem de si mesmo. Através de uma análise parcial do arcabouço teóricoconceitual sobre a natureza humana e do modelo de soberania popular e de estruturação da sociedade civil proposto pelo filósofo, será posta em discussão arelação entre a vontade geral – que sempre quer o bem comum – e as vontades particulares (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. De Selvagem A Cidadão: Os Caminhos Percorridos Pelo Homem Até A Constituição Do Corpo Moral E Coletivo.: From Savage To Citizen: The Path Followed By Mankind Toward The Establishment Of The Moral And Collective Body.Caius Brandão - 2010 - Griot 2 (2):95-104.
    A partir do sistema político-filosófico de Jean-Jaques Rousseau, o objetivo desteartigo é iniciar uma possível compreensão genealógica acerca da relação entre o bemcomum e o bem de si mesmo. Através de uma análise parcial do arcabouço teóricoconceitualsobre a natureza humana e do modelo de soberania popular e deestruturação da sociedade civil proposto pelo filósofo, será posta em discussão arelação entre a vontade geral – que sempre quer o bem comum – e as vontadesparticulares – que sempre buscam o bem (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  6
    Declaração Universal Dos Direitos Humanos: A Visão de Jacques Maritain.Lafayette Pozzoli & Luana Pereira Lacerda - 2017 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 3 (2):91.
    Os ensinamentos de Jacques Maritainpara com os direitos humanosafirmam a dignidade humana como um valor caríssimo a ser preservado, bem como a liberdade da pessoa humana. Nessa vereda, o ser humano é reconhecido como tal pela sua natureza, portanto, sujeito de direitos e deveres. Com isso, a pessoa humana, dotada de razão, deve ser capaz de viver emsociedade de forma harmônica, buscando o bem comum e fazendo uso do direito, além dopositivismo, ou seja, fundamentando-se na Lei Natural. Primou-se pela (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  20
    La Discusión Sobre Vita Activa, Nobilitas y Libertad en La Utopía de Tomás Moro.Manuel Méndez Alonzo - 2011 - Revista Portuguesa de Filosofia 67 (2):355-376.
    The objective of this work is to analyze the relation between active life, nobility and liberty in Thomas More s Utopia. In Quentin Skinners interpretation, Moro argues that the true nobility should not be understood as abundance of wealth, but as willingness to provide good services for the commonwealth. In first place, this paper will show some classical interpretations in favor and against of active and contemplative life. Second, it will contrast the propositions of two strands of Humanism found in (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  40
    Machiavelli versus Rousseau: the social divisions and their role in a well-ordered republic.Renato Moscateli - 2015 - Trans/Form/Ação 38 (s1):121-138.
    RESUMO:As relações de conflito entre os grupos sociais constituem um tópico relevante para a filosofia política, e as maneiras distintas como elas são interpretadas dependem de uma visão mais ampla sobre as condições apropriadas a um Estado bem-ordenado. Maquiavel, por exemplo, ao refletir sobre o caso da Roma Antiga, procurou refutar aqueles que condenavam os tumultos entre os nobres e a plebe da cidade, como se eles tivessem provocado apenas males à república. Para o autor, tais tumultos estavam entre as (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  10
    Uma análise da relação indivíduo e coletividade segundo Edith Stein.Fabio Maia Sobral & Kátia Gardênia da Silva Coelho - 2016 - Griot : Revista de Filosofia 13 (1):277-286.
    A presente pesquisa tem por objetivo trabalhar o tema da liberdade na relação indivíduo e coletividade segundo o pensamento steiniano. Parte-se de uma investigação do indivíduo em relação consigo mesmo, com o outro para daí abstrair a essência da peculiaridade das influências externas do convívio do indivíduo na coletividade. Sendo assim, Stein analisa fenomenologicamente a pessoa humana em todas as suas dimensões e reconhece que é preciso averiguar as manifestações subjetivas da espiritualidade e examinar suas consequências na vida coletiva. Assim (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  12
    Os fins da política no De regno de Tomás de Aquino.Sérgio Ricardo Strefling - 2022 - Philósophos - Revista de Filosofia 27 (1).
    O presente artigo visa demonstrar que os fins da política podem ser considerados como fins transpolíticos na medida em estão imbricados com o fim último do homem. O pensamento político de Tomás de Aquino (1225-1274) está exposto na sua filosofia prática ou moral, por exemplo, nas suas questões sobre as virtudes, de um modo especial quando trata da prudência e da justiça, bem como nas discussões sobre as formas de governo, as leis, o bem comum e o direito. Santo (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  15
    Educação de jovens e formação para a cidadania no ensino médio.Heitor Lopes Negreiros, Franceila Auer & Rennati Taquini - 2021 - Filosofia E Educação 13 (1):2126-2147.
    Este artigo, sob a forma de análise documental crítica, objetiva analisar as DCNEM no intuito de discutir como o conceito de cidadania vem sendo delineado nesses documentos normativos e os reflexos dessas diferentes concepções na formação da juventude no ensino médio, à luz das contribuições teóricas de Platão e Adorno. Os resultados indicam concepção oscilante de cidadania, ora aproximada de ideais mercadológicos, ora da formação cidadã para humanidade e para o trabalho, no sentido ontológico. Conclui-se que a formação para o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  26
    Democracia republicana e cidadania contestatória em Philip Pettit.Alberto Paulo Neto - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (2):363-382.
    A filosofia política de Philip Pettit realiza a leitura normativa da matriz republicana de pensamento político. Na sua construção historiográfica e normativa do significado do republicanismo é reafirmada a centralidade da liberdade como não-dominação. Pettit mantém o intuito de releitura da cidadania republicana como sendo inclusivista e que possui o cunho de realidade política em sua notória preocupação com a condição social dos cidadãos. O republicanismo apregoa que a liberdade como não-dominação é o princípio necessário para avaliação de qualquer organização (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  34
    The paradox of the origin of political power in Rousseau.Ligia Pavan Baptista - 2015 - Trans/Form/Ação 38 (s1):111-120.
    RESUMO:O presente artigo pretende abordar a forma original com a qual Rousseau focaliza a questão da origem do poder político, tema que é central na teoria política moderna. Em sua obra Do Contrato Social, o autor examina as razões, aparentemente paradoxais, pelas quais alguém, nascido livre, se escravizaria voluntariamente, obedecendo a outro e não a si próprio. Distanciando-se da influência de Hobbes e Locke, o autor apresenta a tese do contrato social, fundado no conceito de vontade geral, como o único (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  2
    Por outra escrita filosófica: metafísica, poesia e excrita – a partir de Jean-Luc Nancy.Carlos Cardozo Coelho - 2018 - Griot : Revista de Filosofia 18 (2):362-374.
    Neste artigo, apresentamos a necessidade de se repensar o estilo de escrita da Filosofia a partir de uma mudança de paradigma conceitual. O que importa à Filosofia e à “forma tratado de ontologia” é encontrar uma forma de dizer a Verdade, de dizer aquilo que é invariável. Ao encontrar esta forma, busca-se criar uma hierarquia de estilos, começando por aquele que diz a Verdade que, de fato, seria a única forma de escrever sobre o Ser e a existência, indo até (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  3
    Política: para não ser idiota.Mario Sergio Cortella - 2012 - Campinas, São Paulo, Brasil: Papirus 7 Mares. Edited by Renato Janine Ribeiro.
    Este livro apresenta um debate sobre os rumos da política na sociedade. São abordados temas como a participação na vida pública, o embate entre liberdade pessoal e bem comum, os vieses de escolhas e constrangimentos, o descaso dos mais jovens em relação à democracia, a importância da ecocidadania. Além dessas questões, são apontadas ações indispensáveis como o trabalho com política na escola, o papel da educação nesse campo, como desenvolver habilidades de solução de conflitos e de construção de consensos.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  5
    virtudes sociais no pensamento do filósofo e imperador, Marcus Aurelius.Eugénio Lopes - 2023 - Eikasia Revista de Filosofía 117:721-746.
    As virtudes sociais são sem dúvida alguma fundamentais para preservar a harmonia e o desenvolvimento social, bem como a nossa autorrealização. Apesar de nunca ter escrito um tratado filosófico sobre este argumento, recorrendo à sua obra, Mediações, podem-se conhecer as virtudes sociais às quais o filósofo e imperador romano, Marco Aurélio, dá mais importância, a fim de garantir-se o bem-comum. Portanto, neste artigo, exponho estas virtudes sociais, mostrando, assim, como elas fundamentais para criar-se uma sociedade mais harmónica.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  12
    O Pacto Educativo Global Do Papa Francisco: Interlocuções Com o Brasil.João Felipe Silveira Ribeiro, Diego Carlos Zanella, Márcio Paulo Cenci & Marcos Alexandre Alves - 2023 - Thaumàzein - Rivista di Filosofia 16 (31):79-90.
    Desde o Concílio Vaticano II, a Igreja Católica tem motivado o progresso social da humanidade em prol de uma educação que envolva o “bem comum” e o “direito universal”. O Papa Francisco propõe a celebração de um Pacto Educativo Global, unindo toda a sociedade para que se renove o amor por uma educação mais aberta e inclusiva em prol das futuras gerações. Através de políticas públicas coerentes com as múltiplas realidades, valorizando uma educação centrada na pessoa em consonância com (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  6
    A política no fim da idade média e sua influência no renascimento: entre o “De regno – ad regem cypri”, de São Tomás, e “Il principe”, de Maquiavel.José Arlindo Aguiar - 2019 - Griot : Revista de Filosofia 19 (2):265-283.
    O presente artigo pretende esboçar um paralelo entre duas obras da filosofia política: o opúsculo inacabado “Do reino ou do governo dos príncipes ao Rei de Chipre” de São Tomás de Aquino, e o conhecido “O Príncipe” de Nicolau Maquiavel. O cotejo dos textos permite aproximações diretas entre dois momentos filosóficos distantes através da temática similar, pelo tratamento filosófico da tradição clássica, e pela sutileza do argumento que relaciona o bem comum com o privado, nas relações políticas. A análise (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  18
    Considerações sobre a crítica de Rorty a Foucault.Thiago Rêgo Alves - 2014 - Cadernos Do Pet Filosofia 5 (10):62-71.
    O presente trabalho discute a crítica realizada pelo filósofo Richard Rorty ao também filósofo Michel Foucault, e tem como objetivo elucidar em quais aspectos a crítica de Rorty seria ou não adequada a este último. Richard Rorty ficou conhecido pelas árduas análises que fez à filosofia tradicional, preocupada em representar o mundo e sua complexidade e desinteressada em resolver os problemas humanos, e a determinados filósofos do século XX, notavelmente Heidegger e Foucault, interessados menos em apresentar soluções viáveis aos problemas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  9
    Teófilo Braga e a ética republicana positiva.Luís Crespo de Andrade - 2017 - Cultura:285-298.
    Ao oscilarem entre a noção ética de bem comum e o conceito político de interesse público, as representações da república firmam-se em considerações simultaneamente axiológicas e de institucionalização da soberania popular.Pretende-se, com este artigo, proceder à compreensão do pensamento de Teófilo Braga, tanto no que respeita à moralidade que imputou à ordem republicana, quanto no modo como concebeu a relação entre ética e política à luz da doutrinação positivista de que foi incansável interprete e divulgador.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38. Em busca de uma Teologia Pública da Saúde.Alex Villas Boas Oliveira Mariano - 2016 - Horizonte 14 (41):88-120.
    A proposta de uma teologia pública da saúde visa o diálogo entre antropologia teológica e antropologias médicas e da saúde de modo a ampliar a percepção da saúde, não somente como fato, mas como valor. Mesmo um Estado Laico, suas tradições religiosas possuem hermenêuticas de saúde, ao interpretar a doença e a morte com razões religiosas distintas, ora conflitantes, ora cooperativas com as ciências da saúde. Ampliar essas hermenêuticas religiosas compondo a sabedoria de vida presente nas expressões religiosas e o (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  4
    Fenomenologia e Educação na perspectiva de Creusa Capalbo.Constança Terezinha Marcondes César - 2021 - Educação E Filosofia 34 (71):555-564.
    Fenomenologia e Educação na perspectiva de Creusa Capalbo Resumo: Creusa Capalbo fez seu doutorado em Filosofia na Universidade Católica de Louvain. Faleceu em 2017, aos 83 anos, e deixou uma obra centrada na meditação sobre Fenomenologia e Ciências Humanas. Editou um livro com esse título, cujo sexto capítulo aborda o tema Fenomenologia e Educação. Mostrando invulgar erudição e fazendo a crítica de pensadores que reduzem a educação à adequação ou à revolta contra a sociedade industrial, Creusa Capalbo entende que o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  11
    A religião como fundamento ético para os direitos humanos segundo o pensamento de John Finnis.Laura Souza Pires do Rio - forthcoming - Horizonte:1651.
    A presente pesquisa propõe apresentar, pela primeira vez na área de conhecimento das Ciências da Religião, a análise do pensamento jusnaturalista de John Finnis acerca do aspecto humano da religião. Nas obras de sua autoria, Finnis apresenta uma reconstrução inovadora da teoria do direito natural de Aristóteles e Tomás de Aquino. Tal inovação foi publicada em 1980, sob a orientação de Herbert Lionel Adolphus Hart, que foi seu mentor quando na conclusão de seu doutorado, sendo que este último lhe propôs (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  3
    A Impossibilidade da Escolha Social – Um Estudo da Racionalidade Em Decisões Coletivas.Carlos Roberto Bueno Ferreira - 2023 - Síntese Revista de Filosofia 50 (157):301.
    Objetiva-se, com o presente trabalho, uma efetiva contribuição às pesquisas interdisciplinares nas áreas de epistemologia social, direito, filosofia, economia e teoria política, que, em nossos dias atuais de incertezas e de cenários cada vez mais complexos, demandam dos agentes e legisladores justificações precisas de seus processos decisórios para implementar políticas públicas e ações coletivas que promovam efetivamente o bem comum em nossas democracias. Trata-se, em última análise, de uma aposta pragmática na busca por uma solução que melhor se adeque (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  21
    Pluralismo e religiões: a questão cristológica em foco (Pluralism and religions: Christology in focus).Cláudio de Oliveira Ribeiro - 2013 - Horizonte 11 (29):353-380.
    O texto apresenta uma perspectiva cristológica plural na relação interreligiosa, a partir da visão de que cada expressão religiosa tem a sua proposta salvífica e de fé que devem ser aceitas, respeitadas, valorizadas e aprimoradas a partir de um diálogo e aproximação mútuas. Tal perspectiva não anula nem diminui o valor das identidades religiosas - no caso da fé cristã, a importância de Cristo -, mas leva-as a um aprofundamento e amadurecimento, movidos pelo diálogo e pela confrontação justa, amável e (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  16
    A complexa convivência humana e os processos educativos libertadores (The human coexistence and the process of the liberating education) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n29p254. [REVIEW]Sergio Rogerio Junqueira & Terezinha Sueli de Jesus Rocha - 2013 - Horizonte 11 (29):254-278.
    Este artigo objetiva traçar o itinerário da educação libertadora na realidade social brasileira e refletir sobre a necessidade de se repensar a ação dessa modalidade de educação nos dias atuais. Ao se articular a realidade da época do surgimento da educação libertadora, que pretendia responder aos apelos de libertação dos povos Latino-Americanos, com a realidade dos tempos atuais e suas implicações, este artigo busca respostas às questões postas por essa educação libertadora na atualidade. Para abordar as funções do processo educativo (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  28
    A identidade do Ensino Religioso no contexto da laicidade (The identity of Religious Education in the context of secularism) - DOI: 10.5752/ P.2175-5841.2010v8n19p101. [REVIEW]Sergio Rogerio Junqueira & Edile Fracaro Rodrigues - 2010 - Horizonte 8 (19):101-113.
    A discussão sobre o Ensino Religioso na escola pública das diferentes unidades da Federação é uma polêmica constante ao longo da história da República brasileira. A imposição legal do Ensino Religioso no âmbito escolar pode remeter à ideia de um Estado não laico e acarretar mais preocupações e discussões do que propriamente promover uma formação integral que favoreça os estudantes. No Estado laico, as religiões são livres contanto que respeitem a neutralidade confessional da esfera pública e a garantia de cuidar (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  9
    Etica e política.Adriano Naves de Brito, José N. Heck & Suzana Albornoz Stein (eds.) - 1997 - Goiânia: Editora UFG.
    O livro reúne 19 artigos apresentados no I Simpósio Internacional de Ética e Política (Mestrado em Filosofia da UFG, 1996). Embora demarcado por limites - sejam inerentes à própria reflexão filosófica, sejam contigentes à abordagem conceitual do tema -, o tema da ética na política oferece contribuições para uma ação com o bem comum. Os textos recuperam aspectos da história do pensamento político ocidental, como também dão seguimento a essa história, oferecendo argumentos para a abordagem teórica da ética e (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  17
    Sidney E o direito de resistência.Alberto Ribeiro Gomes de Barros - 2018 - Cadernos Espinosanos 38:15-32.
    A intenção do artigo é examinar a reflexão de Algernon Sidney no que se refere ao direito de resistência do povo contra governos tirânicos. Amplamente discutido por autores das mais diversas vertentes políticas, o direito de resistência ocupou um lugar de destaque no debate jurídico, teológico e político no decorrer dos séculos XVI e XVII. Além dos tradicionais argumentos apresentados por huguenotes franceses, monarcômacos escoceses e defensores da causa parlamentar durante as guerras civis inglesas, a defesa de Sidney do direito (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47. Desafios da supervisão escolar: o papel do supervisor escolar no planejamento participativo escolar // DOI: 10.18226/21784612.v22.n3.5. [REVIEW]Mariana Barbosa de Souza, Mateus Silva Skolaude, João Paulo Reis Costa & Bibiana Barbosa de Souza - 2017 - Conjectura: Filosofia E Educação 22 (3):482-499.
    O presente artigo é marcado por reflexões acerca dos desafios da supervisão escolar: o papel do supervisor escolar no planejamento participativo-escolar. O objetivo geral é identificar os desafios do supervisor escolar quando da elaboração do planejamento participativoescolar. São objetivos específicos: conceituar supervisor escolar, analisar sua previsão legal, suas responsabilidades e atribuições; conceituar planejamento participativo, bem como indicar sua importância na comunidade escolar. O planejamento participativo-escolar é de extrema importância à gestão democrática da escola, que é parte integrante da rede de (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  4
    Os Seis Tipos de Bens No Tratado da Felicidade de Tomás de Aquino.André Ricardo Randazzo Gomes - 2023 - Thaumàzein - Rivista di Filosofia 16 (32):25-41.
    O Tratado da Felicidade (ou Tratado da Bem-Aventurança), escrito por Tomás de Aquino como parte de sua Suma de Teologia, procura determinar qual é o fim último da vida humana, ou seja, o bem supremo da vida humana, e quais são os outros bens que não podem ser isso de nenhum modo. Tomás mostra conhecer uma divisão tríplice dos bens do homem, que inclui os bens exteriores, os bens do corpo e os bens da alma. A estes Tomás acrescenta um (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  10
    Heidegger Na Cidade De Benjamin.Jeff Malpas - 2010 - Natureza Humana 12 (2):1-14.
    O lugar comum, no que tange à imagem de Heidegger, é a de um filósofo firmemente enraizado, não na cidade de Freiburg, na qual passou grande parte de sua vida, mas na região rural alemânico-suábia, nos arredores do povoado de Messkirch, onde nasceu. Poderia parecer que a distância entre Heidegger e Benjamin, entre Messkirch e Berlim, ou Paris, não poderia ser maior. Mas até que ponto estão as predileções pessoais de Heidegger pelo provinciano e o bauerlich de fato ligadas (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  21
    A reconfiguração do empirismo: química, medicina e história natural a partir do programa baconiano de conhecimento.Luciana Zaterka - 2018 - Doispontos 15 (1).
    O conceito de empirismo evoca tanto uma tradição histórica quanto uma rede de questões filosóficas. Ambas frequentemente associadas a nomes como os de Francis Bacon, John Locke, George Berkeley e David Hume. Porém, lembremos que nenhum desses filósofos utilizaram o termo empirismo, e nem compartilharam de uma única escola epistemológica. Do ponto de vista histórico é comum encontrarmos estudos de História e Filosofia da Ciência que relacionam o conceito de ‘empirismo’ com a chamada Escola Empírica Médica, desenvolvida na Grécia (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000