Results for 'sociedade do conhecimento.'

1000+ found
Order:
  1.  52
    A política na sociedade do conhecimento.Odílio Alves Aguiar - 2007 - Trans/Form/Ação 30 (1):11-24.
    O artigo enseja discutir os dilemas e as possibilidades da política na atual configuração societária. Partiremos da definição de sociedade do conhecimento como sociedade em rede apresentada pelo sociólogo Manuel Castells e, em seguida, exporemos os conceitos arendtianos de totalitarismo e ação, importantes para uma reflexão sobre a política nos dias atuais. Abordaremos as implicações da questão judaica na teoria política arendtiana, na qual sobressai uma perspectiva agônica do poder, isto é, o poder não como lugar das forças (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. Educação Superior e sociedade do conhecimento: entre as orientações econômicas e pedagógicas do Banco Mundial na década de 90.Cezar Luiz de Mari - 2009 - Conjectura: Filosofia E Educação 14 (1):167-190.
    A década de 90 e o início do século XXI estão marcados por reformas que atingem as estruturas do Estado brasileiro e com ela também a Educação Superior. Reformas que recambiam a noção de direito público à educação, ao conhecimento, à função do Estado, aos financiamentos, regidas pela agência Banco Mundial (BM). Nesse movimento, a terminologia sociedade do conhecimento emerge como fundamento epistemológico condicionando à universidade o papel de produtora de conhecimentos de valor econômico e de consenso. Mobiliza-se, assim, (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  9
    A função docente na Sociedade do Conhecimento.Maria das Graças Vieira, Iracema Campos Cusati & Fernanda Matos de Moura Almeida - 2014 - Human Review. International Humanities Review / Revista Internacional de Humanidades 3 (1).
    Nos últimos anos o mundo passou a conviver com um processo de expressivas mudanças sociais, culturais e econômicas. O novo século iniciou mitificado como a nova era, em que os avanços são tão acelerados que o futuro se torna, de certa forma, desconhecido. O mundo depara-se com uma nova forma de ver o tempo, o poder, o trabalho, a comunicação, a informação, as instituições e, especialmente, a educação e a função docente, foco da reflexão neste trabalho. A abordagem propõe a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. A filosofia na sociedade do conhecimento.Everaldo Cescon - 2007 - Conjectura: Filosofia E Educação 12 (1):75-86.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. O que é a Educação Infantil?Khyara Fantollini dos Santos - manuscript
    Entendemos a Educação Infantil em amplo sentido, isto é, há um leque de conceitos em que pode-se gozar dentro da Pedagogia e as Ciências da Educação, é nessa modalidade de ensino que podem-se englobar todas as esferas educativas vivenciadas pelas crianças de, conforme Lei, 0 à 5 anos de idade, pela família e, também, pelo próprio corpo social, antes mesmo de atingir a idade educativa obrigatória que é, vide Lei, aproximadamente a partir dos 7 anos de idade. A EI também (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  15
    Representações obscuras na antropologia de Kant: cultivo de si e civilização.Aline Brasiliense dos Santos Brito - 2023 - Kant E-Prints 17 (2):36-53.
    Este artigo pretende apresentar as “representações obscuras” como parte da via disponível para se conceber um cultivo de si e da civilização, de acordo com a perspectiva de uma antropologia pragmática tal como concebida por Kant. As representações obscuras marcam a existência de um campo de representações intelectuais, estéticas e morais ocultas à consciência. Estas representações possuem, de um lado, a finalidade de fornecer um _cultivo de si_, espécie de conhecimento da natureza humana, por meio de sua funcionalidade empírica na (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  5
    Pensamento científico moderno e abalo à esfera pública: uma reflexão com base em Hannah Arendt.Claudio Ricardo Martins dos Reis - 2018 - Griot : Revista de Filosofia 17 (1):304-314.
    Este trabalho tem por objetivo refletir sobre a emergência da modernidade, a consolidação do pensamento científico moderno e suas consequências especificamente indesejáveis no domínio da política. Para isso, baseio-me no pensamento de Hannah Arendt. Arendt destaca três eventos como os principais precursores da era moderna: a exploração dos continentes, a Reforma e a invenção e utilização do telescópio. Discuto brevemente a relação desses eventos com a alienação do mundo, tal como entendida por Arendt, e me aprofundo nas novidades relativas à (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  11
    A religião como fundamento ético para os direitos humanos segundo o pensamento de John Finnis.Laura Souza Pires do Rio - forthcoming - Horizonte:1651.
    A presente pesquisa propõe apresentar, pela primeira vez na área de conhecimento das Ciências da Religião, a análise do pensamento jusnaturalista de John Finnis acerca do aspecto humano da religião. Nas obras de sua autoria, Finnis apresenta uma reconstrução inovadora da teoria do direito natural de Aristóteles e Tomás de Aquino. Tal inovação foi publicada em 1980, sob a orientação de Herbert Lionel Adolphus Hart, que foi seu mentor quando na conclusão de seu doutorado, sendo que este último lhe propôs (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  18
    O existencialismo em Sartre: subjetividade e sociedade do conhecimento.Thiago Reginaldo & Maria Elivete da Silva Pereira - 2015 - Filosofia E Educação 7 (1):109.
    Este artigo relaciona a teoria existencialista de Sartre com os aspectos atuais da sociedade do conhecimento atrelados à educação. Para tanto o ser é tomado a partir da sua subjetividade que se estabelece na relação consigo mesmo, com o outro e com o mundo. A partir da trama dessas relações o conhecimento disseminado passa a ser filtrado e orientado entre os sujeitos. Para que haja um resgate à subjetividade, autonomia da consciência humana assentada no desenvolvimento das capacidades cognitivas e (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  11
    O Currículo e a Nova Racionalidade da Sociedade Do Conhecimento.Laura Cristina Vieira Pizzi & Roseane Maria de Amorim - 2015 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 23:107-130.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  19
    Sociedade do Cansaço e a Invisibilidade do infoproletariado: as fronteiras éticas que as novas tecnologias impõem a classe trabalhadora.Leonardo Silveira Maika - 2023 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 23 (1).
    Resumo: Nas últimas décadas, a transformação da economia e do mercado de trabalho tem despertado questionamentos éticos relacionados ao advento e à prevalência das novas tecnologias. Neste cenário, destaca-se a emergência do "infoproletariado", uma classe trabalhadora cada vez mais subjugada à lógica do trabalho digital e da economia do conhecimento. Paralelamente, essa transformação se dá em um contexto de "sociedade do cansaço", onde o ritmo acelerado e incessante das atividades produtivas impõe um esgotamento físico e mental às pessoas. Este (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  1
    Representação Do Conhecimento Como Ato Ideológico.Aline Elis Arboit - 2017 - Logeion Filosofia da Informação 4 (1):154-166.
    Reflete sobre a representação do conhecimento como atividade interpretativa da realidade, responsável por elaborar produtos que expressam determinadas visões de mundo. Ao entrar em contato com os documentos em conjunto com seus contextos de produção e uso, o indexador/classificador deve decide quais os melhores rótulos para representá-los. Tal escolha se trata de tomar posição diante de um olhar espaço-temporal do mundo, atribuindo valor a índices, termos e notações, transformando sinais em signos. Como são resultado da vivência em sociedade em (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  11
    O caráter histórico-social do conhecimento no pensamento de marx.Reginaldo Aliçandro Bordin - 2017 - Trans/Form/Ação 40 (3):157-174.
    Resumo: Este texto tem por objetivo discutir a teoria do conhecimento em Marx e em Engels, além de pontuar os estudos que realizaram sobre a ciência. Esses pensadores do século XIX não se destacaram por elaborar reflexões filosóficas sobre o tema, tal como os modernos fizeram; para compreender o momento histórico deles, caracterizado pela produção capitalista, as preocupações orientavam-se para revisar as filosofias idealistas, considerando-as ideológicas e insuficientes para pensar o que entendiam por realidade material, social. Em contraposição, elaboraram um (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  9
    A construção do conhecimento no mestrado em serviço social da pucrs.Leonia Capaverde Bulia, Jairo Melo Araujo, Francisco Arselí Kern & Ldilia Fernandes - 1996 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 41 (164):715-727.
    Este estudo discute a possibilidade de o Serviço Social construir conhecimentos a partir da realidade em que atua. Conclui-se que, embora aplicando conhecimentos oriundos de outras ciências, o Serviço Social produz conhecimentos em sua área específica. As dissertações de mestrado produzidas no período de 1981 a 1995 desvelam esses conhecimentos, sua relevância social, trazendo aportes para a solução dos problemas sociais da sociedade brasileira. Sua contribuição teórica situa-se, sobretudo, no campo das demandas e políticas sociais, embora também seja significativa (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  14
    O difícil desafio na disseminação do conhecimento acadêmico-científico.Marilda Pasqual Schneider & Tailândia Guzzi Danielewicz - 2019 - Conjectura: Filosofia E Educação 24:019025.
    O presente trabalho tem por objetivo efetuar estudo sobre a evolução histórica do periódico, enquanto mecanismo estruturado e formal de comunicação e disseminação do conhecimento científico, evidenciando transformações por que passou e resistências ao longo de sua trajetória evolutiva até tornar-se um dos instrumentos da atualidade mais utilizados na difusão do conhecimento acadêmico-científico. O estudo segue pressupostos da pesquisa exploratória fazendo uso de técnicas da investigação teórica, documental e empírica. Discorre sobre o surgimento dos periódicos científicos, demonstrando sua evolução nos (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16. O problema da autenticidade do conhecimento: uma breve apresentação.César Schirmer dos Santos - 2016 - Sképsis 9 (13):85-103.
    Minha proposta, nesta introdução a “Autoconhecimento e os limites da autenticidade”, texto de Sven Bernecker traduzido e publicado neste número de Sképsis, é dar razões para que defensores do anti-individualismo que sejam partidários da estratégia do autoconhecimento básico, no que diz respeito ao debate sobre a compatibilidade entre anti-individualismo e conhecimento de si, mudem de posição, e passem a defender anti-individualismo com teoria da autenticidade.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. Análise dos Museus e Centros Culturais Virtuais como mediadores entre sujeitos e o conhecimento // Analysis of Virtual Museums and Cultural Centers as mediators between subjects and knowledge.Daniel Mill & Pierobon - 2015 - Conjectura: Filosofia E Educação 20 (2):202-222.
    Esse trabalho analisa os museus e centros culturais virtuais em suas funções de interação e mediação entre o sujeito e o conhecimento. Partindo da caracterização dos MCCV como forma objetiva da relação sujeito-conhecimento, foram escolhidas oito experiências de MCCV para avaliação técnica e pedagógica. Com base na literatura avaliação de softwares e ambientes computacionais, criou-se uma matriz taxonômica para a análise de cada MCCV. Como resultados, o estudo indicou que há experiências de museus e centros culturais muito bem elaboradas e (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  10
    A sociedade da informação e o niilismo do século XXI.Gabriel Bonesi Ferreira - 2023 - Griot 23 (3):66-78.
    Byung-Chul Han escreve sobre uma nova forma de niilismo que emerge principalmente a partir do século XXI na _sociedade da informação_. A partir disso, analiso como esse niilismo decorre da eliminação da verdade como critério orientativo individual e coletivo. Para Han, isso decorreria da emergência da informação como o novo critério de conhecimento, que se impõe como um dispositivo da sociedade atual por meio de sua grande produtibilidade rápida e quantitativa, voltada à aceleração, produção e exploração. Desse modo, as (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  10
    Humanismo cívico e sociedade organizada.A. atuação do Poder Legislativo - 2004 - In Luiz Carlos Bombassaro, Arno Dal Ri Júnior & Jayme Paviani (eds.), As interfaces do humanismo latino. Porto Alegre: EDIPUCRS.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  28
    A descolonização do pensamento e a perspectiva em Ciência, Tecnologia e Sociedade.Ana Paula Nascimento Lourenço, Antônio Haliski & Rogério Baptistella - 2021 - Conjectura: Filosofia E Educação 26:021017.
    A filosofia e os filósofos ocidentais, desde sua gênese na Grécia Antiga, acreditavam que apenas os gregos possuíam epistemologias e racionalidades. As sociedades africanas, por exemplo, eram consideradas a-históricas e tinham sua contribuição na estruturação do conhecimento científico negada pelos filósofos ocidentais. Durante muitos séculos, essa ideia foi difundida ao redor do mundo, inclusive, durante o projeto de colonização das Américas. Assim, o objetivo deste artigo é compreender, através de uma revisão bibliográfica, como a falta de reconhecimento dos povos diásporos (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  24
    S. Tomás de Aquino e o Conhecimento Negativo de Deus.Carlos Arthur R. Do Nascimento - 2008 - Revista Portuguesa de Filosofia 64 (1):397-408.
    O presente artigo visa apresentar o carácter negativo do conhecimento humano de Deus, de acordo com S. Tomás de Aquino. Tal dá-se por causa do objecto próprio do conhecimento intelectual humano e por causa da transcendência de Deus, que está acima de tudo o que existe e que podemos apreender. Esta característica do conhecimento humano de Deus afecta mesmo a revelação divina e a sagrada doutrina. Com efeito, se a revelação alarga o alcance do conhecimento humano, não lhe altera o (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  6
    Pensando a Escola.Wanderson Flor do Nascimento - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 6 (6/7):76-100.
    Através da problematização das noções de controle - na acepções das sociedades de controle -, autonomia e diálogo, o texto se propõe a repensar, criticamente, a idéia de formação como propiciadora e como experiência ou exercício da liberdade, articulando a escola como espaço onde os encontros propiciem esta formação transformadora rumo a práticas subjetivadoras mais livres, mais autônomas, menos opressoras.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  48
    O caminho intermediário: alguns limites do conhecimento intelectual humano, segundo Tomás de Aquino.Carlos Arthur Ribeiro do Nascimento - 1996 - Trans/Form/Ação 19:205-210.
    This work intends to present the scope and limits of the human intellectual knowledge according to Saint Thomas Aquinas, mainly on the ground of questions 84 and 85 of the first part of his Theological Summa.O presente trabalho tem a intenção de apresentar o alcance e os limites do conhecimento intelectual humano de acordo com Tomás de Aquino, tendo como base sobretudo as questões 84 e 85 da primeira parte de sua Suma de Teologia.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  24.  12
    Analisando a produção do conhecimento.Régis Henrique dos Reis Silva - 2014 - Filosofia E Educação 6 (2):1-2.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  15
    A primazia do conhecimento intuitivo diante do conhecimento abstrato em Schopenhauer.Daniel Ramos dos Santos - 2010 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 1 (2):137.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  16
    Produção do conhecimento em Educação Física: início de análise epistemológica no Estado da Paraíba.Lívia Tenorio Brasileiro, João Derli de Souza Santos & Manoel Francisco do Amaral - 2016 - Filosofia E Educação 8 (3):219.
    O artigo apresentar os resultados de uma pesquisa em rede, dados do estado da Paraíba, a qual procurou rastrear a produção do conhecimento dos mestres e doutores que atuam nos cursos de educação física nesse estado e as condições para a sua realização. Para tanto, foi preciso resgatar o processo histórico e articular os elementos epistemológicos e políticos que sustentam os programas da pós-graduação no Brasil, com o objetivo de revelar as instituições do estado da Paraíba que oferecem o curso (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  18
    Valores, Estratégias de Pesquisa e Aplicação do Conhecimento: Os Campos Sulinos em Questão.Claudio Ricardo Martins dos Reis & Valerio De Patta Pillar - 2018 - Principia: An International Journal of Epistemology 22 (3):461-483.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  28.  10
    Conhecimento e política.Roberto Mangabeira Unger - 2022 - [São Paulo, Brazil]: LeYa. Edited by Edyla Mangabeira Unger.
    Fazer filosofia, para Roberto Mangabeira Unger, é pensar radicalmente. É insistir em tratar dos assuntos mais importantes, ainda que tenhamos de fazê-lo na fronteira do que seja possível pensar e dizer. Resignado ao colonialismo mental, o pensamento brasileiro não está acostumado a tal ousadia. Neste primeiro livro, Mangabeira leva o leitor pela mão e se oferece como guia de seu despertar para a ambição de compreender o mundo das ideias mais básicas e influentes. Seu alvo é rever tudo em nossos (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  14
    Willard Van Omar Quine e a naturalização da epistemologia: aproximações com o legado de Dewey.Edna Maria Magalhães Do Nascimento - 2019 - Revista Filosófica de Coimbra 28 (56):355-370.
    Este estudo resulta de uma investigação sobre as aproximações teóricas entre o pensamento de Willard Van Omar Quine e o pragmatismo filosófico de John Dewey. O enfoque desta abordagem é a concepção naturalista e realista de conhecimento desenvolvida por estes dois teóricos. Busca-‑se compreender as conexões conceituais presentes na epistemologia de ambos, sobretudo, as referências de Quine a um empirismo radical e sem dogmas. O critério de análise comparatória será as seguintes teses: a ruptura com a filosofia apriorística, o naturalismo (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  10
    Uma avaliação contempor'nea das críticas de Rousseau à ciência/A contemporary assessment of Rousseau's criticisms to the Science.César Frederico dos Santos - 2014 - Pensando: Revista de Filosofia 5 (10):49-65.
    No Discurso sobre as Ciências e as Artes, seu primeiro discurso, Rousseau defende a polêmica tese de que o progresso das ciências e das artes, contrariamente ao que pretendia o Iluminismo, estava contribuindo mais para a degeneração dos costumes e da sociedade do que para seu aperfeiçoamento. O Primeiro Discurso foi escrito em 1749, há quase 300 anos. Nesse período, a ciência e a nossa compreensão sobre ela mudaram profundamente. Mais importante, nesse período surgiu da ciência algo imprevisto para (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  33
    Análise da produção do conhecimento: pesquisa em rede com base no materialismo histórico-dialético.Kátia Oliver Sá, Ivson Conceição Silva & Gilson Trindade dos Santos - 2013 - Filosofia E Educação 5 (2):p - 264.
    Este trabalho é parte de um relatório de investigação que tem oito projetos de pesquisa integrados em rede, atrelados à pesquisa matricial do Grupo LEPEL/FACED/UFBA, que se articula ao grupo PAIDÉIA/FAE/UNICAMP, que coordena uma pesquisa cujas bases têm vinculação e é intitulada: Produção do conhecimento em Educação Física: Impacto do sistema de pós-graduação das regiões sul e sudeste do Brasil na formação e produção de mestres e doutores que atuam nas instituições de ensino superior da região nordeste – EPISTEFNORDESTE. A (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32. Literatura infantil e gênero: subjetividade e auto conhecimento.Salete Rosa Pezzi dos Santos - 2009 - Conjectura: Filosofia E Educação 14 (2).
    Resumo: Palavras-chave: : Keywords: Child literature. Female subject. Representation. The child literature is inhabited by female characters as central figures of the narrative, some of them famous and popular. The decade of 1980 saw the raise of authors who introduce works that have recognized aesthetic value in which female characters play a prominent role. For example, Isabel (Bel), narrator character from the work Bisa Bia, Bisa Bel (1981), by Ana Maria Machado, who is lead through a path toward her autonomy. (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  5
    A import'ncia das humanidades na construção do conhecimento.João Alberto Mendonça Silva, Álisson Muryel dos Reis & Josemar de Campos Maciel - 2019 - Filosofia E Educação 11 (1):195-217.
    O presente artigo abordará a construção do conhecimento em Giambattista Vico embasando-se no discurso De Nostri Temporis Studiorum. Com a troca da “imaginação” pela “racionalidade”, colocou-se de lado a engenhosidade humana, anulando assim a verossimilhança que fora negada por não apresentar verdades factuais levando à atrofia do engenho. O intuito aqui é analisar o desenvolvimento imaginativo proposto por Vico, gerando uma nova crítica. Conclui-se sobre uma possível epistemologia das humanidades, na qual cada sujeito possa, com seus próprios instrumentos, desenvolver um (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  25
    Victor Klemperer: a linguagem do mal e a nazificação da sociedade alemã.Marcelo Leandro Dos Santos - 2018 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 63 (1):150-189.
    Este artigo contextualiza o nazismo como projeto de degradação da multiplicidade humana a partir da instrumentalização da língua alemã e consequentemente da linguagem como experiência humana. Tal contextualização se inicia apresentando os projetos amplamente conhecidos do nazismo, que se dão à sombra de Auschwitz, para, em seguida, partir à análise das observações de Victor Klemperer sobre a aplicação da LTI na sociedade alemã no período que envolveu o entreguerras e o final da Segunda Guerra Mundial, precisamente na cidade de (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  19
    SABERES, TRAJETÓRIAS E ESPAÇO SOCIAL: cartografia da alteridade e etnografia reflexiva entre comunidades quilombolas.Luiz Augusto Sousa Do Nascimento - 2020 - Odeere 5 (9):313.
    A pesquisa a priori se propôs realizar um esboço etnográfico das quatro comunidades quilombolas no médio sertão maranhense, atentando para os elementos intrínsecos da produção de conhecimentos. Como suporte metodológico, as interlocuções seguiram pelo viés dos estudos que privilegiam as alteridades e os saberes locais como pressupostos analíticos fundamentais. Nessa perspectiva, procuramos nos afastar da maioria dos estudos voltados para comunidades quilombolas que trazem como abordagem central, as lutas fundiárias, o reconhecimento por direitos, no entanto, compreendemos que essas abordagens são (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  27
    Tomás de Aquino e a metafísica.Carlos Arthur Ribeiro Do Nascimento - 2020 - Revista Filosófica de Coimbra 26 (52):233-254.
    O presente texto é uma exposição do proêmio do Comentário de Tomás de Aquino à Metafísica de Aristóteles. Segue pari passu o texto do proêmio, mostrando sua articulação lógica e esclarecendo alguns conceitos utilizados no mesmo. Contém em anexo uma tradução em português do texto do proêmio, o plano do mesmo e o detalhamento deste quanto ao item referente “ao que é inteligível ao máximo segundo o conhecimento intelectual”, isto é, “de acordo com a separação da matéria”.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37. As relações de assimetria presentes nas fábulas de fedro sobre a prepotência.Aline Chagas dos Santos - 2010 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (20):73-86.
    A presente pesquisa tem como objeto a análise de algumas fábulas de Fedro sobre a prepotência, um dos costumes da sociedade na época do autor, que apresentam uma relação de assimetria entre os personagens. Julgamos que nas fábulas, veem-se refletidos os costumes corrompidos da vida humana, representados através das atitudes dos animais. Neste trabalho, serão feitos alguns comentários históricos, literários e estilísticos.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  17
    Filosofia No Ensino Médio: Sobre Como Os Conhecimentos Filosóficos Podem Contribuir Para o Exercício da Cidadania.Valdson dos Remédios Silva Amorim & Jonh Elvis Costa Martins - 2021 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 1 (1):58.
    Este trabalho compõe-se de algumas reflexões sobre o ensino de filosofia na educação básica brasileira. Especificamente, analisar-se-ão dois pontos relativos à atividade filosófica na educação básica, a saber: 1) o ensino de filosofia concebido como exercício de pensamento, de modo a reivindicar, a partir da prática filosófica, um filosofar na educação; 2) as contribuições que a filosofia pode oferecer para a formação do aluno do ensino médio, sobretudo no que diz respeito ao exercício da cidadania. Esses dois pontos serão analisados (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39. A memória episódica, o problema da cotemporalidade, e o senso comum.César Schirmer Dos Santos - 2020 - In Giovanni Rolla & Gerson Albuquerque de Araújo Neto (eds.), Ciência e Conhecimento. Editora da Universidade Federal do Piauí. pp. 151-180.
    Os realistas diretos sobre a memória episódica alegam que um sujeito que lembra está em contato direto com um evento passado. No entanto, como seria possível estar em contato direto com um evento que deixou de existir? Este é o assim-chamado problema da cotemporalidade. A solução padrão para este problema, a qual foi proposta por Sven Bernecker, consiste em distinguir entre, por um lado, a ocorrência de um evento, e, por outro lado, a existência de um evento, de modo que (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  24
    A crítica de Rorty à teoria do conhecimento como essência especular.Jaciara Ribeiro da Silva Cardoso & Edna Maria Magalhães do Nascimento - 2018 - Cadernos Do Pet Filosofia 9 (18):12-44.
    O presente trabalho investiga a crítica de Rorty à teoria do conhecimento como essência especular. Considerando a ideia presente na tradição filosófica de que o conhecimento verdadeiro é aquele que representa fidedignamente a realidade, Rorty se insurge contra esta posição, argumentado que, o pensamento representacionista se ergueu a partir da crença de que é possível construir descrições do mundo que espelhem sua própria natureza, ou seja, descrições que representem de maneira fidedigna realidade, que é objeto do conhecimento e do mundo, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  8
    Análise epistemológica da produção do conhecimento em Educação Física da Universidade do Estado do Pará em Altamira/PA.Laine Rocha Moreira, Luiz Felipe dos Santos & Peterson de Castro Pereira - 2021 - Filosofia E Educação 12 (3).
    Trata-se de uma pesquisa de natureza bibliográfica, com abordagem quanti-qualitativa, de caráter descritivo-exploratório que objetiva analisar a produção do conhecimento do Curso de Educação Física da Universidade do Estado do Pará em Altamira, no período de 2011-2018. Os achados apontam uma evolução do modo de produzir conhecimento, pois constatou-se uma redução dos vazios analíticos presentes nas pesquisas analisadas. Conclui que há um aumento no rigor cientifico presente nas produções devido uma maior utilização de técnicas, metodologias e teorias consistentes para a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  8
    Editorial – n.71 v.34 - maio/ago. 2020.Vanessa Matos dos Santos - 2021 - Educação E Filosofia 34 (71):479-482.
    Com muito orgulho, apresentamos esta nova edição, de número 71, da Revista Educação e Filosofia. Publicada em meio a um cenário marcado pelas instabilidades, esta edição, composta por 5 artigos que abordam o tema específico do dossiê Fenomenologia e mais 11 artigos nas áreas de Educação e de Filosofia, se coloca como voz de resistência em um contexto pandêmico que alterou não apenas as estruturas da sociedade, mas sobretudo a dimensão dos nossos afetos, nossas formas de sentir e interagir (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  12
    Unamuno religioso: la incapacidad de la ciencia para dar un sentido trascendente a la propia vida.Emanuel José Maroco dos Santos - 2016 - Cuadernos Salmantinos de Filosofía 43:107-123.
    El presente estudio intenta poner de relieve la posición filosófica de don Miguel frente a la “ciencia” y la “religión”. El insigne rector salmantino, al partir del hecho de que la “ciencia” no puede satisfacer las últimas inquietudes y aspiraciones vitales de la existencia humana, presentó la “religión” como único movimiento espiritual capaz de otorgar un sentido ultraterreno al hombre, irremediablemente abocado a la muerte terrenal. Su tesis podría ser condensada en la siguiente proposición: ninguna “sociedad perfecta”, sea entendida como (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  6
    A Análise Sartriana Sobre a Construção Ego Do Escritor Jean Genet Frente a Sua Liberdade.Siloe Cristina do Nascimento Erculino & Silênia de Azevedo Silveira Rangel - 2022 - Revista Dialectus 27 (27):25-34.
    A partir da psicanálise existencial sartriana, descrita na obra Saint Genet: Ator e Mártir, analisaremos os caminhos tortuosos que a subjetividade percorre na tentativa de se plenificar como objeto. Nosso propósito é demonstrar que Genet buscou identificar-se com seu ego para se colocar como um objeto de desprezo para a sociedade, porém, sua busca fracassa, pois, segundo Sartre, o homem jamais será completamente objetividade alienada no mundo. Nesse intuito, descreveremos brevemente os principais momentos da vida de Genet. Em sua (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  19
    Heidegger E os limites da matematização no conhecimento dos organismos vivos.Róbson Ramos dos Reis - 2017 - Kriterion: Journal of Philosophy 58 (138):691-710.
    RESUMO No Curso de Inverno de 1928/29, Heidegger afirmou que a matematização irrestrita no conhecimento dos seres vivos resultaria numa falha no propósito de elaborar a ontologia da vida orgânica. No presente artigo, examino as razões que justificam essa concepção. Com base em interpretações das investigações de biólogos como Hans Driesch J. v. Uexküll e Hans Spemann, o argumento de Heidegger integra quatro passos: 1) uma abordagem mereológica do corpo orgânico, concebido como uma unidade funcional de aptidões e intrinsecamente relacionado (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  46. O ensino de sociologia junto aos acadêmicos de enfermagem da universidade estadual do sudoeste da bahia: Entrelaçando conhecimento E formação profissional.Silvano da Conceição & Irma Tereza Ribeiro Mimongi - 2014 - Saberes Em Perspectiva 4 (8):93-108.
    O trabalho problematiza os impactos do ensino de Sociologia junto aos acadêmicos do curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, ou seja, analisa as implicações do conhecimento sociológico para esses futuros profissionais. O enfermeiro lida com o contexto social continuamente, seja nas relações multiprofissionais, nas relações com os pacientes ou na compreensão do espaço onde está inserido. Nesse sentido, o conhecimento do campo social, cultural, político e econômico é fundamental para que o mesmo compreenda a dinâmica do (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  9
    O lugar legado à filosofia diante da Reforma do Ensino Médio e as orientações da BNCC.Franc Lane Carvalho do Nascimento & Maria Nathália Bastos Lima - 2024 - Filosofia E Educação 14 (3):190-208.
    Este trabalho analisa a importância da disciplina Filosofia no Ensino Médio em vista das atuais políticas públicas educacionais brasileira. Abordamos a Filosofia no Ensino Médio de acordo a Lei n.13.415/17 que alterou o Artigo 36 da Lei n. 9. 394/96 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional-LDBEN, Lei n.11.648 de 2008, Resolução de n° 04 de 2010, as denominadas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e a Base Nacional Comum Curricular – BNCC/2017. Nesta pesquisa bibliográfica de caráter (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  48. Jean Jacques Rousseau’s concept of freedom and equality in the Social Contract.Trang Do - 2023 - TRANS/FORM/AÇÃO: REVISTA DE FILOSOFIA 46 (2):305–324.
    Resumo: Uma das características comuns dos primeiros filósofos modernos da Europa Ocidental é a ênfase na liberdade e na igualdade. Os filósofos desse período buscavam respostas para “o que é liberdade e igualdade?” e transformaram a liberdade e a igualdade em direitos humanos fundamentais. De John Locke a Montesquieu e Jean Jacques Rousseau, todos consideram a liberdade e a igualdade como direitos naturais do ser humano. O conceito de liberdade e igualdade de Rousseau é refletido em O Contrato Social. No (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  16
    Um grito de revolta: Notas sobre o discurso midiático afro-pessimista e a narrativa do filme Death Metal Angola.Melina Aparecida Dos Santos Silva, Juremir Machado Da Silva & Cristiane Freitas Gutfreind - 2021 - Logos: Comuniação e Univerisdade 27 (3).
    O artigo procura abordar como produtos audiovisuais sobre cenas do metal em territórios africanos ao mesmo tempo em que se propõem a divulgar um outro olhar sobre as culturas africanas, também parecem reproduzir os discursos ocidentais construídos historicamente sobre suas sociedades e suas culturas locais. Para tanto, realizaremos uma análise fílmica do documentário Death Metal Angola, a qual apresentou mundialmente a existência de uma rede musical angolana dedicada ao subgênero death metal. Refletiremos até que ponto as economias, as sociedades e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  7
    Justiça e Direito em Arthur Schopenhauer.Bruna Lourenço dos Santos - 2020 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 18 (1).
    Arthur Schopenhauer, filósofo do século XIX, conhecido como o “filósofo da vontade”, aborda a questão sobre o que é justiça e qual o papel do Estado em alguns parágrafos da sua obra ‘O mundo como vontade e representação’. Ele trata sobre conceitos morais e menciona o direito positivo como regulador da sociedade, mesmo tendo um embasamento no direito natural. O presente artigo pretende evidenciar qual a visão do filósofo sobre o conceito de vontade e como ela influencia diretamente na (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000