Results for 'assassinato'

21 found
Order:
  1. Ação trabalhista, repressão policial e assassinato em tempos de regime militar.Antonio Torres Montenegro - 2011 - Topoi: Revista de História 12 (22):228-249.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  1
    Se veramente Tommaso d'Aquino, come scrisse Dante, fu assassinato.Rocco Cacòpardo - 1995 - Milano: Rizzoli International Publications.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  20
    “Entre a cólera e o ódio”: justiça popular e assassinatos no Sudoeste do Paraná.Aruanã Antônio dos Passos - 2009 - Dialogos 13 (2).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  9
    L'itinerario Filosofico Di Eugenio Colorni.Geri Cerchiai - 2002 - Rivista di Storia Della Filosofia 3.
    Eugenio Colorni, assassinato dai nazifascisti nel 1944, fu tra i primi pensatori italiani ad abbandonare il tracciato della critica neoidealista per dedicarsi a studi di ambito metodologico ed epistemologico. La prematura scomparsa ha impedito a Colorni di elaborare in sistema compiuto le sue intuizioni filosofiche più originali, che restano dunque per la maggior parte affidate alla frammentarietà di alcuni scritti pubblicati dopo la caduta del regime fascista. L’interesse per il pensiero colorniano non consiste però soltanto nell’epistemologia abbozzata durante gli (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  19
    Textual Coups and Democratic Imaginings in Contemporary Brazilian Literature | Golpes textuais e imaginários democráticos na literatura brasileira contempor'nea.Leila Lehnen - 2021 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 3 (1):93-115.
    This essay examines how Brazilian literature has broached changes in the country’s political and social scenario since 2013. Literary production has not only considered socio-political upheavals such as the 2013 protests, the 2016 impeachment of President Dilma Rousseff, and, more recently, the assassination of Rio city council member Marielle Franco as well as the 2020-21 COVID-19 pandemic. Literature has also expanded the signification of “democracy,” broadening the democratic lexicon by employing a language of both demands and entitlements and dispute. By (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  22
    A Diocese de Nova Iguaçu frente à Chacina da Baixada Fluminense: Memória e Identidade.João Marcus Figueiredo Assis - 2008 - Horizonte 7 (13):69-84.
    Este artigo trata das mudanças ocorridas no universo religioso católico da Diocese de Nova Iguaçu, localizada na Baixada Fluminense, região metropolitana do Estado do Rio de Janeiro, conhecida pela situação de pobreza e pela violência, em especial por ação de grupos de extermínio. O evento que serve de base para investigamos tais mudanças ficou sendo denominado de Chacina da Baixada, que deixou 29 pessoas mortas e uma ferida no bairro da Posse em Nova Iguaçu. A diocese prontamente se mostrou solidária (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. Landauer e la rivoluzione [Landauer and the revolution].Martin Buber - 2006 - la Società Degli Individui 27:165-176.
    Buber ricorda l’amico Gustav Landauer, il rivoluzionario tedesco di origini ebree assassinato a Monaco nel 1919. Landauer incitava alla lotta contro lo Stato, i partiti e il capitalismo perché sosteneva un’idea di trasformazione radicale della società, fondata su uno spirito nuovo, comunitario, che non avrebbe modificato solo le forme esteriori di dominio, ma gli stessi rapporti tra gli uomini. I suoi discorsi non riuscirono tuttavia a catturare le masse. Landauer decise di partecipare alla rivoluzione tedesca non per realizzare la (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  21
    "A Cor de um Crime" nos Arquivos da Memória.Alzira Lobo De Arruda Campos, Marília Gomes Ghizzi Godoy & Paulo Fernando Souza Campos - 2019 - Dialogos 23 (1):266.
    Por meio de processos-crime, reflete-se sobre a organização racial/racista da sociedade no passado. O assassinato de Vicente Crioulo, no ano de 1848, funciona como o primeiro paradigma para que se entenda que o Estado representa apenas um dos canais para a subjugação de povos não-brancos aos brancos dominadores. Esta abordagem filia-se à micro-história, e procura ver a vida cotidiana de homens e mulheres negras, escolhendo três casos paradigmáticos, que caminham da tortura e morte de um homem negro à uma (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. Segredos & enigmas revelados.Frederico Rochaferreira - 2016 - Rio de Janeiro: Multifoco.
    Apesar de ter florescido no século XII, a tradição do Graal, remonta ao século VI, com a história da “Destruição e Conquista da Bretanha”, escrita pelo clérigo Gildas, que não parece querer retratar mais do que fatos da época envolvendo líderes locais com status de Rei, lutas pelo poder, batalhas e assassinatos em família, todavia, se alguma tradição subterrânea (prática comum entre os judeus) havia, envolvendo esses personagens, sobre isso, Gildas, nada falou. -/- A memória desses homens guerreiros volta à (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  13
    The Paneb Case (Papyrus Salt 124). Between Frustration and Sense of Justice.José das Candeias Sales - 2012 - Cultura:13-37.
    Paneb foi um trabalhador da aldeia de Deir el-Medina que viria a ocupar uma posição de relativo destaque a partir do ano 5 de Seti II como «chefe da equipa do lado esquerdo do grupo» e que está associado a um caso judicial em que é acusado por Amennakht, seu tio adoptivo, de uma série de subornos, roubos, abusos de autoridade, ataques físicos, violações, adultério e até assassinato, cometidos na sua aldeia e no Vale dos Reis ao longo de (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  23
    O particularismo moral e a ética Aristotélica.Marco Zingano - 2012 - Dissertatio 36:221-252.
    Este artigo pretende examinar questões centrais no particularismo moral de Jonathan Dancy a partir de uma comparação de suas principais teses com a ética aristotélica. Embora Dancy não reivindique uma linhagem aristotélica, será argumentado que tal comparação pode ser esclarecedora para o particularismo moral, bem com o para a ética aristotélica, especialmente no que concerne às regras que parecem não admitir qualquer exceção, como a proibição moral de agir com crueldade, ou o assassinato.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  17
    A prática do tiranicídio em João de Salisbury.Gerson Leite de Moraes - 2022 - Philósophos - Revista de Filosofia 27 (1).
    João de Salisbury (ca.1120-1180) é uma das grandes figuras do medievo. Nascido na Inglaterra, estudou na França, onde frequentou a escola de Chartres, ali foi aluno de Pedro Abelardo (1079-1142). No seu retorno à Inglaterra, foi secretário do arcebispo de Canterbury, Thomas Becket (1118-1170). O conflito deste com o Rei Henrique II da Inglaterra, que acabou desembocando no assassinato do arcebispo por seguidores do Rei na Catedral de Canterbury, foi decisivo para as posições políticas de João de Salisbury. O (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  12
    O delírio da solidão sobre O assassínio E o fracasso original.Ricardo Timm De Souza - 1999 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 44 (2):375-390.
    Neste artigo, o autor intenta caracterizarde que fonna o fato de um assassinato real seconstitui em um fracasso definitivo em doisdiferentes sentidos: no que tange à impossibilidadedo assassino de romper a autocompreensãode sua solidão no sentido de uma relação éticacom outrem, e noque diz respeito ao fato de que o assassino nãoconsegue anular aquilo que se propõe: a alteridadedo outro propriamente dita.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  9
    A apologia maquiaveliana de Gabriel Naudé ao massacre da noite de São Bartolomeu.Eugênio Mattioli Gonçalves - 2013 - Griot : Revista de Filosofia 8 (2):41-54.
    Em 24 de agosto de 1572, Paris viveu um fato sangrento em sua história: “O Massacre da Noite de São Bartolomeu”, como ficou historicamente conhecido o evento, remete ao assassinato de milhares de huguenotes, a mando da casa real francesa, nas ruas da cidade. Mais um episódio dos conflitos religiosos que dividiram a França do século XVI, o banho de sangue protestante a mando da realeza católica seria, no século seguinte, louvado pelos teóricos seiscentistas da razão de Estado. Seguindo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  5
    EDITORIAL Decolonialidade e política das imagens: tensões e agenciamentos.Fernando Gonçalves, Daniel Meirinho & Michele Salles - 2021 - Logos: Comuniação e Univerisdade 27 (3).
    Dentre os muitos agenciamentos que questionam e esgarçam as políticas neocoloniais eurocentradas ainda vigentes, parte de um amplo legado colonial, o campo das artes parece oferecer um espaço privilegiado de contestação, reivindicação e quebra de hegemonias.Em 2020, ano em que este dossiê é pensado e organizado, o assassinato de George Floyd aprofundou a crise social e moral causada pelo capitalismo racial e suas consequências nefastas, gerando uma forte onda de contestação contra o racismo estrutural, contra a brutalidade policial econtra (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  20
    Il santo che non ti aspetti. Sorprese ed eccentricità dell’agiografia medievale.Rossana Guglielmetti - 2021 - Doctor Virtualis 16:19-58.
    L’agiografia fa parte dei generi letterari nei quali si esprimono con più libertà concezioni teologiche e morali non convenzionali, che ci svelano un Medioevo meno uniforme di come lo si immagina. L’articolo presenta alcuni esempi tratti da testi originari di diverse aree, dal Mediterraneo greco all’Irlanda, dall’epoca tardoantica al basso Medioevo. Di santi come il bretone Macuto, Epifanio di Salamina, i martiri edesseni e svariati abati irlandesi si narrano azioni mosse da permalosità, vendicatività, gelosia, competizione. Ancora nelle storie di santi (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. A resistência armada: Lamarca e Marighella no cinema nacional.Cristiane Gutfreind & Helena Stigger - 2013 - Logos: Comuniação e Univerisdade 20 (1).
    O presente artigo estuda a ditadura militar no cinema brasileiro, e em especial, analisa a representação de dois líderes da esquerda armada: Carlos Marighella e Carlos Lamarca. O assassinato de Marighella foi evidenciado em filmes como Batismo de sangue (Helvécio Ratton, 2007) e Marighella, retrato falado de um guerrilheiro (Silvio Tendler, 2001). Assim como o caráter humanista de Lamarca foi destacado no filme Lamarca – o capitão da guerrilha (Sérgio Rezende, 1994). Portanto, partindo dessa identificação, buscamos estudar a relação (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  7
    Letteratura nella cattedrale. Il sorriso di Becket.Massimo Parodi - 2021 - Doctor Virtualis 16:229-263.
    Nel Medioevo tante volte presentato dalla letteratura come un grande romanzo di avventure, un posto decisamente particolare spetta alla vicenda di Tommaso Becket, prima cancelliere di re Enrico II e poi arcivescovo di Canterbury, assassinato nella sua cattedrale nel 1170. Si tratta di una vicenda che presenta i motivi fondamentali di ogni racconto epico e tragico. Ispirandosi a questa convinzione l’articolo ripercorre alcune delle maggiori opere letterarie che hanno raccontato da diversi punti di vista lo scontro tra Becket e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  21
    Fazer Marielle Franco presente: história de vida, interseccionalidade e sociologia.Camila Santos Pereira - 2021 - Odeere 6 (1):386-398.
    A partir dos questionamentos de uma turma de Sociologia do Ensino Médio, bastante comovida com o assassinato da vereadora Marielle Franco, que causou comoção nacional, foi organizada uma atividade para apresentar sua trajetória pessoal e política. No intuito de fundamentar a aula na perspectiva interseccional, o recurso didático principal representou a silhueta do rosto de Marielle, em forma de desenho, composto de cinco partes indissociáveis. Cada fragmento trazia uma categoria sociológica: classe, raça, gênero, sexualidade e protagonismo, que, debatidas com (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  9
    Racism and the Constitution of an Ideological Sign of Resistence.Maria Helena Cruz Pistori - forthcoming - Bakhtiniana.
    RESUMO Este artigo tem o objetivo de compreender a disseminação e a consolidação de um signo ideológico de resistência, a partir da análise de um enunciado verbo-visual, uma fotorreportagem publicada no jornal português Expresso. A matéria, por meio de uma série de fotografias e um breve texto, mostra uma manifestação ocorrida em Lisboa, em junho de 2020, contrária ao assassinato de George Floyd por policiais nos EUA. A Análise Dialógica do Discurso, advinda da obra de Mikhail Bakhtin e o (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  9
    Racismo e a constituição de um signo ideológico de resistência.Maria Helena Cruz Pistori - forthcoming - Bakhtiniana.
    RESUMO Este artigo tem o objetivo de compreender a disseminação e a consolidação de um signo ideológico de resistência, a partir da análise de um enunciado verbo-visual, uma fotorreportagem publicada no jornal português Expresso. A matéria, por meio de uma série de fotografias e um breve texto, mostra uma manifestação ocorrida em Lisboa, em junho de 2020, contrária ao assassinato de George Floyd por policiais nos EUA. A Análise Dialógica do Discurso, advinda da obra de Mikhail Bakhtin e o (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark