Results for 'Redes sociais. Antropologia da Tecnologia. Ciberantropologia. Filosofia'

1000+ found
Order:
  1.  25
    Redes sociais e redes humanas ou a lógica da insociável sociabilidade humana.Agemir Bavaresco, Tiago Porto & Giovane Martins - 2015 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 60 (2):379-400.
    Social networks merge the real and the virtual in virtual actuality that forms the basis of human networks. In this sense, the anthropology of technology, in conjunction with cyberanthropology, allows the diagnosis of a new identity of human beingsstemming from the phenomenon of social networks. Do the intersubjective relations established in different contexts of publicity and pluralism of meanings emerging from the interface with social networks, which dilute the limits of human communication and boundaries, still allow usto understand the real (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. Redes sociais: espaço de aprendizagem digital cooperativo // Social networks: collaborative digital learning space.Marcus Vinícius de Azevedo Basso, Aline Silva de Bona, Cristina Maria Pescador, Cristiane Koehler & Léa da Cruz Fagundes - 2013 - Conjectura: Filosofia E Educação 18 (1):135-149.
    Este artigo propõe-se a discutir a possibilidade de utilizar as tecnologias digitais online e as redes sociais como espaço de aprendizagem digital de uma maneira que favoreça a aprendizagem cooperativa entre os estudantes, alicerçado na Epistemologia Genética de Jean Piaget. Este estudo foi baseado em uma pesquisa-ação, nas aulas de Matemática, realizada com estudantes do ensino médio integrado em informática do IFRS – Campus Osório (RS), em 2011 e 2012-1. Os estudantes demonstraram apropriação deste espaço de aprendizagem digital, como (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. Inovações educacionais versus cultura escolar: as implicações dos paradigmas de formação docente e da incorporação do uso pedagógico das TICs aos processos escolares.Luciene Aparecida da Silva & Lucília Regina de Souza Machado - 2010 - Conjectura: Filosofia E Educação 15 (2):119-131.
    Este ensaio aborda as tensões emergentes do antagonismo entre a demanda pelo fomento à disseminação das inovações educacionais e a cultura escolar vigente. Em face da discussão de conceitos e modelos de disseminação das inovações educacionais, são focalizadas as lacunas dos paradigmas de formação docente e suas implicações na conformação da cultura escolar vigente. Nesse contexto, a incorporação do uso pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) aos processos educacionais escolares é problematizada como estratégia promissora à indução da cultura (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  18
    Panóptico Digital e Estruturas Psicopolíticas.Fabiano Corrêa da Silva Couto - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 9 (2):106-123.
    Este artigo discute o conceito de "panóptico digital" e seu papel na sociedade contemporânea. O filósofo Byung-Chul Han introduz a idéia do "panóptico" - inicialmente desenvolvido por Jeremy Bentham no século 18 - para descrever uma forma de controle e vigilância presente na sociedade moderna. São discutidos os efeitos das tecnologias digitais no acompanhamento e controle do comportamento individual, bem como a ameaça que isso representa para a privacidade e a autonomia. Também discute o conceito de "psicopolítica" e como ele (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  17
    O ‘futuro não é mais como antigamente’.Marcelo Calderari Miguel & Rosa da Penha Ferreira da Costa - 2021 - Logeion Filosofia da Informação 7 (2):202-217.
    Introdução: as inovações tecnológicas que surgem no contexto dos Arquivos estão diretamente ligadas à sua capacidade de evolução e adaptação. Descobrir e estudar quais dessas novas tecnologias podem ser mais bem aproveitadas nos Arquivos pode ser a diferença entre evoluir ou padecer. Objetivo: mapear as tendências recentes encontradas na literatura científica sobre as mudanças que estão ocorrendo nos Arquivos. Metodologia: foi realizada uma revisão de literatura, para determinar as principais tendências encontradas na literatura científica recente, a partir do ano de (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  25
    Redes Sociais e o Negacionismo Como Indiferença.José André Ribeiro Silva - 2023 - ARARIPE — REVISTA DE FILOSOFIA 4 (1):76-91.
    O objetivo deste trabalho é mostrar como a modelagem das redes sociais fortalece a difusão de conteúdos negacionistas e de teorias conspiratórias. Para tanto, detalha-se como as redes sociais possuem uma lógica viciante. Isso se deve ao fato de que o modelo econômico das empresas de tecnologia é centrado na atenção dos usuários. A estratégia é gerar mais engajamento para intervir em comportamentos. Com isso, as redes sociais produzem formas personalizadas de exposição dos conteúdos, para gerar o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  2
    A Sociedade da Desinformação.Fabiano Couto Corrêa da Silva - 2022 - Logeion Filosofia da Informação 9 (1):143-161.
    Desinformação enquanto um fenômeno social criou uma nova desordem global, onde as novas condições de produção, circulação e consumo de informação fizeram das notícias falsas um importante instrumento geoestratégico que, associado às técnicas híbridas, coloca as ações das mídias comunicacionais em sintonia na geração de notícias falsas. Analisamos a maneira como os meios de comunicação disseminam informações tomando como base cinco filtros indicados por Chomsky e Herman (2003): Filtro 1: Importância, propriedade e orientação dos benefícios dos meios de comunicação; Filtro (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  15
    Mudança estrutural da esfera privada? Big data e os desafios à antropologia política da modernidade.Leonardo Da Hora - 2020 - Revista de Filosofia Aurora 32 (57).
    Uma reflexão crítica sobre os caminhos e descaminhos das tecnologias contemporâneas se impõe com cada vez mais força na atualidade. Não se pode mais falar das dimensões “social” e “política” apenas se referindo à interação intersubjetiva; é preciso focar igualmente na interação humana com os aparatos técnicos. Tendo como pano de fundo a crescente digitalização da vida, acompanhada de processos de captação e armazenamento massivos de dados por parte de diferentes mecanismos e instâncias, gostaria de abordar, neste artigo, uma série (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  7
    Karol Wojtyla, Filósofo: Antropologia, Corpo e Relações Sociais.Jonas Matheus Sousa Da Silva - 2021 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 2 (3):104.
    Evidencia a dignidade pessoal do corpo humano, integrado nos atos pessoais, através do pensamento antropológico de Karol Wojtyla. Expõe a dignidade pessoal na integração da reatividade somática na vontade humana, quando orientada pela norma personalista, que dá base à família e à comunidade humana, conforme os conceitos de participação e alienação nas relações “eu-tu” e "nós”.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  6
    As tecnologias da informação e comunicação e sua relação com o ensino de filosofia nas escolas contempor'nea.Ronald Souza da Silva Souza - 2024 - Cadernos Do Pet Filosofia 14 (28):82-104.
    A humanidade vive hoje um processo de aceleração das informações, imagens, conteúdos, pesquisas, tudo em tempo célere e dinâmico, haja visto as contribuições trazidas pelo avanço das tecnologias na atualidade. Percebemos, pois, que as informações vindas por esse canal de desenvolvimento, são uma poderosa ferramenta de construção e formação da sociedade contemporânea. Partindo desse princípio, o presente artigo, tem como objetivo responder alguns questionamentos inerentes aos avanços tecnológicos, bem como seus contributos e problemas causados com a má utilização dessa ferramenta, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  15
    Percursos Formativos a Caminho da Descolonização Didática: quais Enfrentamentos No Ensino Das Ciências Na Educação Básica?Rosiléia Santana Da Silva & Luiz Marcio Santos Farias - 2021 - Odeere 6 (2):134-150.
    Neste artigo buscamos apresentar um relato de experiência vivenciada numa formação continuada, em 2019, entre docentes de história, biologia, química, física e matemática da Rede de Ensino do Estado da Bahia. A formação é parte da tese de doutorado, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da Universidade Federal da Bahia, que tem como sentido potencializar a descolonização de saberes científicos e do fazer didático no ensino das ciências da educação básica. Mesmo diante da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  12.  6
    Ciência, Imaginação e Valores Na Virada Energética Alemã: Um Exemplo da Metodologia de Neurath Para a Tecnologia Social.Ivan F. Da Cunha & Alexander Linsbichler - 2023 - Kriterion: Journal of Philosophy 64 (156):673-700.
    ABSTRACT Neurath’s scientific utopianism is the proposal that the social sciences should engage in the elaboration, development, and comparison of counterfactual scenarios, the ‘utopias’. Such scenarios can be understood as centerpieces of scientific thought experiments, that is, in exercises of imagination that not only promote conceptual revision, but also stimulate creativity to deal with experienced problems, as utopias are efforts to imagine what the future could look like. Moreover, utopian thought experiments can offer scientific knowledge to inform political debates and (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  20
    Sexualidade maquínica contra a diferença sexual: de Deleuze e Guattari a Preciado.Cíntia Vieira da Silva & Letícia Conti Decarli - 2022 - Hybris, Revista de Filosofí­A 13:217-239.
    Preciado caracteriza o regime da diferença sexual como um conjunto de tecnologias sociais que esconde sob o nome de Natureza aquilo que se configura como efeito da ordem política e econômica denominada “patriarcado hetero-colonial”. Deleuze e Guattari, em O Anti-Édipo, constroem uma concepção de sexualidade inseparável das determinações do campo social. Porém, veremos como é pelo conceito de sexualidade maquínica que os autores se furtam a reduzir a sexualidade a um simples efeito do campo social, pois também buscam uma dimensão (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  10
    As ressonâncias da teoria crítica da tecnologia de Andrew Feenberg na prática biomédica.Paulo Thiago Alves Sousa - 2021 - Cadernos Do Pet Filosofia 12 (23):83-99.
    O presente artigo empreende uma reflexão sobre a ressonância política e ética da teoria crítica da tecnologia de Andrew Feenberg, especialmente na prática tecnocientífica biomédica. Referida ressonância ganha destaque no papel exercido pela ativa cidadania técnica no âmbito biomédico. Partindo de uma crítica ao projeto tecnocrático de intervenção paternalista, demonstra-se que abordagem democrática pensada pelo construtivismo crítico da tecnologia de Feenberg orienta criticamente a tradução e a implementação tecnológica de projetos biomédicos socialmente engajados ou enviesados. Para cumprir o exposto serão (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  10
    Habilidades sociais e uso de mídias sociais por adolescentes no ensino médio.Ilana Andretta, Luana Thereza Nesi de Mello, Bianca Ledur, Myllena Diessy da Silva & Vanessa Trintin- Rodrigues - 2021 - Aletheia 54 (2):44-54.
    As mídias facilitam as aprendizagens e oportunizam a expressão das Habilidades Sociais dos estudantes. Este estudo objetiva caracterizar o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação e as Habilidades Sociais de 456 estudantes de escolas privadas do Sul do Brasil. Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo e transversal. Utilizou-se um questionário de dados sociodemográficos, Questionário de Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação e Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes Del-Prette. O celular/ smartphone e as redes sociais foram as (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  8
    Do crepúsculo dos ídolos à adoração do cotidiano: ciberespaço e idealização do mundo virtual.Adriano Martins das Dores Costa - 2023 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 23 (1).
    Resumo: O avanço da internet propiciou uma situação em que a visibilidade que alguns indivíduos, grupos e entidades alcançam dentro de determinados círculos, e até mesmo em todo o globo, tem chegado a níveis de idolatria e reverência que só podem ser comparadas a um culto, uma religião ou seita. Essa construção de significados é processada através da chamada “autocomunicação de massa”, termo cunhado por Manuel Castells, na qual os próprios indivíduos estabelecem quem possui algum tipo de poder. E são (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  11
    Capitalismo como prática social?: os potenciais e desafios de uma aproximação entre o practice turn em teoria social e a interpretação do capitalismo.Leonardo da Hora - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (3):277-302.
    Resumo Este artigo procura apresentar e discutir tentativas recentes em filosofia social de analisar e interpretar o capitalismo, a partir de uma perspectiva praxeológica. O practice turn em teoria social procurou superar o dualismo entre agência e estrutura, ou entre ação e sistema, por meio da noção de prática social. Seria possível então interpretar o capitalismo como um tipo especifico de prática social? Para tentar encaminhar essa questão, explicita-se brevemente, em um primeiro momento, em que consiste o practice turn (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  18.  13
    Surveillance e as “novas” tecnologias de Controle biopolítico.Augusto Jobim do Amaral & Felipe da Veiga Dias - 2019 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 64 (1):e33427.
    O presente estudo tem como tema o surveillance e a sociedade do controle biopolítico, sendo dada ênfase à conexão com o sistema penal e as tecnologias dispostas nas práticas de segurança. Tem-se como problema de pesquisa como e de que forma operam os “novos” mecanismos de surveillance em prol da segurança no modelo biopolítico do Estado penal? Conclui-se que o modelo de controle atual baseado em riscos e algoritmos emprega o surveillance em uma atuação securitária seletiva, adotando o discurso “científico/tecnológico” (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  9
    Mulheres Negras Não Foram Feitas Para Carregar Livros: Tensionamento e Resposta Social Em Rede Na Feira Pan-Amazônica Do Livro No Pará.Rosaly de Seixas Brito, Lorena Cruz Esteves & Jússia Carvalho da Silva Ventura - 2019 - Logeion Filosofia da Informação 6 (1):106-125.
    Este trabalho analisa a repercussão social do cartaz do “Salão do Livro da Região Sul e Sudeste do Pará”, evento da Feira Pan-Amazônica do Livro de 2018, para compreender como o processo de resposta social (BRAGA, 2006) impôs uma mudança institucional por parte da Secretaria de Cultura do Estado. O país homenageado foi a Colômbia e a peça de divulgação destacava uma mulher negra carregando livros na cabeça, representação das palenqueras. O fato gerou repercussão nas redes sociais e na (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  6
    Engajamento e falatório: das redes sociais à filosofia.Ericson Falabretti - 2017 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 1 (2).
    Nesse trabalho discuto duas perspectivas sobre política e engajamento. Para descrever a primeiraforma de engajamento, muito comum nas redes sociais, faço uso do termo heideggerianofalatório. Esse tipo de engajamento se caracteriza pela reprodução do mesmo e pela negação dadiferença. Já a segunda noção de engajamento, pensada a partir das obras de Sartre e Merleau-Ponty, em clara oposição ao falatório, remete a um exame de três características fundamentais doengajamento intelectual: práxis, compromisso, responsabilidade.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  13
    Pós-modernidade, complexidade e suas nuances na ciência da informação.Antonio Gouveia de Sousa, Tâmela Costa, Noemi Andreza da Penha, Michel Batista da Silva, Jetur Lima de Castro & Marta Lígia Pomim Valentim - 2022 - Logeion Filosofia da Informação 8 (2):65-81.
    Os registros históricos humanos sofreram transformações à medida em que evoluíam as tecnologias. Quanto maior a evolução tecnológica, mais informações puderam ser disseminadas. O objetivo desta pesquisa é discutir as possíveis similaridades entre a Ciência da Informação e as nuances pós-modernas. Como procedimentos metodológicos apresenta uma pesquisa de natureza qualitativa e exploratória baseada em uma revisão bibliográfica. O estudo possibilitou a confirmação dos elementos relacionais para uma compreensão dialógica entre a pós-modernidade, a complexidade e a Ciência da Informação. O pensamento (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  22.  8
    Social and institutional presence of the Heads of Government of the Americas on Social Media.Lucas Dejard Moreira Mendonça, Adriano Madureira dos Santos, Harold Dias de Mello Junior, Rita de Cássia Romeiro Paulino, Karla Figueiredo, Fernando Augusto Ribeiro Costa & Marcos César da Rocha Seruffo - 2021 - Logeion Filosofia da Informação 8 (1):104-129.
    This article examined the personal profiles of the Heads of Government of countries in South/North America and how they communicated with their audiences on institutional measures to contain COVID-19. Analyses were carried out on data collected from Twitter from November-2019 to November-2020. This study includes: i)quantitative analysis, measuring categories and emphases in the communication of tweets, retweets, likes, and comments on matters relevant to the pandemic; ii)qualitative analysis that allowed evaluating speeches to identify political interference and the effectiveness of communication (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23. TV Pendrive: o que dizem os professores.Ana Cláudia Cerini Trevisan, Gabriela Spagnuolo Cavicchioli, Mariana Sieni da Cruz Gallo & Doralice Aparecida Paranzini Gorni - 2010 - Conjectura: Filosofia E Educação 15 (2):23-37.
    Este estudo pretende discutir as relações existentes entre mídia e educação, analisando as políticas públicas que influenciaram a criação da TV Pendrive, identificando a percepção dos professores acerca da mesma. Justifica-se pelo fato de que no ano de 2007 o governo federal criou o Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo), com o objetivo de informatizar o ensino, buscando promover uma educação com maior qualidade. Nesse contexto, a Secretaria de Estado da Educação do Paraná, com vistas à inclusão e ao acesso (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  9
    A ambiguidade das redes sociais na dominação oligopólica.Paulo J. Krischke - 2020 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 65 (1):e37006.
    ALBOM, Mitchell David. The First Phone Call from Heaven – a novel. New York: Harper Collins Books, 2014. 324p.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  17
    Redes sociais como ferramentas de transparência em tempos de covid-19.Paulo Ricardo Silva Lima, Francisca Rosaline Leite Mota, Ana Paula Orico Marques Cassé & Tarlane Gomes Tenório Sales - 2021 - Logeion Filosofia da Informação 7 (2):88-107.
    No período pandêmico ocasionado pelo Novo Coronavírus, surgiram muitas Fake News nas redes sociais digitais, gerando desinformação e prejudicando a Administração Pública na contenção de novos casos. Demonstra-se por meio da análise da publicização dos boletins epidemiológicos da Covid-19, disseminados nas redes sociais do Governo do Estado de Alagoas, a importância da transparência nas informações de interesse público. Essas redes, principais meios de comunicação e informação da sociedade, têm alto poder de disseminação informacional, cujo potencial “viral”, proporcionado (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  5
    Globalização do Mercado de Vinhos Finos e o Protagonismo Promocional das Redes Sociais.Miriam Aguiar - 2018 - Logos: Comuniação e Univerisdade 24 (3).
    Fruto de um estudo comparativo entre Brasil e França, este artigo analisa as mudanças em curso no mercado de vinhos finos, resultantes do processo de globalização e ajustes às novas realidades sociais e contextos diferenciados nos quais o produto se insere. A comunicação sobre o vinho, atualmente ampliada e diversificada pelas tecnologias digitais, multiplica consumidores e contribui para a formação de uma opinião especializada de contornos particulares. Aspectos como o perfil singular do mercado, a sensualidade e notoriedade associadas ao consumo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  2
    O Problema da Identidade Nas Tecnologias da Informação e Comunicação.Cleyton Leandro Galvão - 2020 - Logeion Filosofia da Informação 6 (2):104-114.
    Uma das questões mais difíceis de discernir no âmbito do uso das TICs é decidir o que seria aquilo que chamamos de identidade. Há termos que se referem a partes ou momentos específicos da identidade nas TICs, tanto ao uso quanto ao desenvolvimento que essas identidades podem ter em relação ao envolvimento do usuário. Deste modo, afirmamos que existe uma forma de compreender a identidade no uso das TICs como tentativa de se livrar deste emaranhado de termos e conceitos dispersos (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  10
    Os Limites Regulamentadores da Propaganda Eleitoral No Âmbito Das Redes Sociais a Partir da Teoria Dos Sistemas Autopoiéticos.Leonel Severo Rocha, Eduardo Hoffmann & Lucas Paulo Orlando de Oliveira - 2020 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 6 (1):155.
    Diante do contexto complexo da globalização, a formatação dogmática jurídica da modernidade, que legitimava o Estado-nação como detentor do monopólio de produção regulatória, já mais corresponde à necessidade de estruturação das relações sociais. Tem-se na Teoria dos Sistemas Sociais Autopoiéticos uma forma de compreensão da atual realidade contingente e complexa, que pode servir de balizamento para as relações entre o direito e as redes sociais, especialmente no âmbito da propaganda eleitoral nas redes sociais, como o Facebook e o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  8
    Filosofia da Tecnologia: Introdução Ao Pensamento Dos Teóricos Do Século XX.Luiz Raimundo Tadeu da Silva - 2024 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 15 (39):372-381.
    O livro é direcionado tanto para um público mais familiarizado com a temática quanto para um público mais geral da Filosofia, pois abre um grande cenário de possibilidades para estudos sobre a Filosofia da Técnica e da Tecnologia. Apresenta, comenta e atualiza aspectos do pensamento filosófico a respeito da temática. Faz isso apresentando pesquisas que contribuem significativamente para a edificação das temáticas filosóficas que perpassam a Filosofia da Técnica e da Tecnologia enquanto “novo” campo disciplinar filosófico. A (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  26
    Vícios intelectuais e as redes sociais: o acesso constante à informação nos torna intelectualmente viciosos?Felipe Rocha L. Santos - 2017 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 62 (3):657-682.
    Muitos chamam a era em que atualmente vivemos como a Era da Informação. Isso porque vivemos em um mundo altamente conectado onde o fluxo de informação é constante. Uma das principais fontes de informação nos dias de hoje é a Internet, seja através de pesquisas no Google, seja através do testemunho de nossos amigos ou empresas em que confiamos, através das redes sociais. Este artigo visa realizar uma análise desde um ponto de vista da epistemologia social e de uma (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  6
    Proposta teórico-metodológica para o estudo de sujeitos informacionais usuários de sites de redes sociais virtuais.Ruleandson do Carmo Cruz - 2018 - Logeion Filosofia da Informação 5 (1):71-88.
    Revisa os conceitos de sujeitos informacionais, práticas informacionais, redes sociais, e sites voltados à formação de redes sociais virtuais. Destaca a importância contemporânea dos sites de redes sociais no contexto informacional. Apresenta proposta teórico-metodológica para o estudo dos sujeitos informacionais usuários de sites de redes sociais e das práticas informacionais por eles performadas em tais sites. Considera a dificuldade de se encontrar modelos para o estudo social dos sujeitos em contexto virtual.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  50
    Fortalecendo redes sociais: desafios e possibilidade na prevenção ao uso de drogas na atenção primária à saúde fortalecendo redes sociais.Fernando Santana de Paiva, Pedro Henrique Antunes da Costa & Telmo Mota Ronzani - 2012 - Revista Aletheia 37:57-72.
    O presente estudo procurou levantar desafios e possibilidades da incorporação das redes sociais no processo de implementação de ações preventivas ao uso de drogas na Atenção Primária à Saúde (APS). Trata-se de uma pesquisa-intervenção empregando as seguintes técnicas de coleta de dados: observação p..
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33. Capitães de bibocas: casamentos e compadrios construindo redes sociais originais nos sertões cariocas (Capela de Sapopemba, freguesia de Irajá, Rio de Janeiro, Brasil, século XVIII).Manoela da Silva Pedroza - 2008 - Topoi. Revista de História 9 (17):67-92.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  6
    Editorial inaugural de Educação e Filosofia.Educação E. Filosofia - 2008 - Educação E Filosofia 1 (1):3.
    REVISTA EDUCAÇÃO E FILOSOFIA é uma publicação semestral do Departamento de Pedagogia da Universidade Federal de Uberlândia. Este número é o primeiro fruto de um sonho antigo e de um inconformismo com a falta de um veículo como este, entre nós. Pretendemos incentivar e divulgar trabalhos de natureza interdisciplinar nas áreas de Educação e Filosofia. Mas, se a Revista vier a ter uma linha preferencial — e isto depende muito mais dos nossos colaboradores, que da direção — essa (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  17
    Da magia ao ciberespaço: a imagem como mediação das angústias primitivas.Marsiel Pacífico & Luiz Roberto Gomes - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (2):383-401.
    Para lidar com seus medos primitivos, o homem utilizava a imagem como mediação destas tensões. Nas pinturas rupestres das cavernas e nas práticas de magia, rituais buscavam apaziguar as decorrências de nossas fragilidades, sobretudo na dimensão da finitude do homem tensionada pela sua relação com a natureza. A tentativa de superação desta tensão deu-se, historicamente, sob a égide da razão. Todavia, na falência do plano moderno do esclarecimento pautado no desencantamento do mundo, que se daria pela elevação dos sujeitos em (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  40
    Lacunas da educação infantil.Ana Lúcia Soares da Conceição Araújo - 2011 - Filosofia E Educação 3 (2):p - 101.
    O presente trabalho é um recorte de pesquisa do mestrado de Educação, da Universidade do Estado da Bahia a partir das demandas cotidianas de famílias que não possuem poder de escolha como apregoado pelo discurso neoliberal, que acirrou a desregulamentação do Estado e a transferência de responsabilidade das políticas sociais para a sociedade civil. Constituiu-se como objetivo principal do estudo compreender a relação entre a efetivação das políticas públicas para a Educação Infantil e as instituições educativas, sem fins lucrativos, na (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  8
    Do colonialismo histórico ao colonialismo de dados.Fabiano Couto Corrêa da Silva, Thalia da Silva Pires & Lucas George Wendt - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 10 (1):75-90.
    A proposta central deste trabalho é refletir como a relação entre os grandes dados (big data) e o sujeito contemporâneo, explorando o conceito de Colonialismo de Dados. O estudo busca analisar as semelhanças entre as relações de dados na sociedade atual e o colonialismo histórico, examinando as implicações sociais, políticas e econômicas dessa dinâmica. Os autores argumentam que o colonialismo de dados envolve a extração e o gerenciamento universal de dados das pessoas, resultando em uma nova ordem social baseada no (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  10
    O poder político da Sociedade civil ao Estado e o Homo oeconomicus.Natália Pereira Ribeiro da Silva - 2022 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 41 (2):33-44.
    O presente trabalho tem como objetivo principal a compreensão e análise da noção de “sociedade civil” abordada pelo filósofo francês Michel Foucault no curso Nascimento da biopolítica: Curso no Collége de France (1978-1979), onde Foucault se propõe à análise dos princípios teóricos do liberalismo. Dando ênfase especificamente às suas últimas aulas do curso Nascimento da biopolítica, que traz a análise da ideia de “Homo oeconomicus”, como “sujeito de interesse” distinto do “sujeito de direito”, e da noção de sociedade civil, correlativa (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39. O eu quantificado no contexto das tecnologias contemporâneas: uma análise desde a Perspectiva de Segunda Pessoa.Felipe Eleuterio Pereira & Mariana Claudia Broens - 2022 - Revista Ideação 45.
    Neste artigo analisamos o conceito de eu quantificado a partir na Perspectiva de Segunda Pessoa, segundo a qual a eu-dade, ou pessoalidade, é atualizada em relações contexto-dependentes de total ou parcial transparência cognitiva não redutíveis aos aspectos considerados nas perspectivas de primeira ou de terceira pessoa. O eu quantificado designa o indivíduo que realiza medições sobre si mesmo por meio de tecnologias ubíquas em rede para obter um suposto maior autoconhecimento, instanciando, segundo alguns autores, um ponto de vista de Quarta (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  5
    Uma avaliação crítica da implausibilidade teórica do socioconstrutivismo.Marcos Rodrigues da Silva - 2023 - Filosofia Unisinos 24 (3):1-10.
    Apesar de o socioconstrutivismo defender que tanto os critérios epistemológicos quanto os fatores sociocomunitários devem ser levados em consideração na explicação de uma realização científica, os críticos desta concepção insistem na ideia de que os socioconstrutivistas atribuem um papel exclusivo aos fatores sociocomunitários e com isso os fatos científicos deixam de ser uma representação da natureza e se tornam uma mera construção social. O objetivo deste artigo é argumentar, por meio de uma discussão do conceito de construção para os socioconstrutivistas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  3
    Problema Gnosiológico da Representação.Jefferson da Silva & Marcius Tadeu Maciel Nahur - 2023 - Basilíade - Revista de Filosofia 5 (9):41-55.
    Este texto tem o objetivo de refletir sobre o problema gnosiológico da representação e seus impactos metafísicos, antropológico e científicos. Investiga as bases filosóficas primárias do aspecto gnosiológico da representação, enquanto modelo cognoscitivo da realidade, vislumbrando uma ruptura entre a representação e o ser ao longo de um complexo movimento de transformação nos fundamentos da vida espiritual e intelectual da civilização ocidental, operada na concepção nominalista das coordenadas do universo mental do homem antigo-medieval. Reconhece os efeitos mais notáveis da teoria (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  13
    Múltiplas Facetas de Espiritualidade e Religiosidade Na Pandemia da Covid-19 No Brasil.José Aparecido Da Silva, Rosemary Conceição dos Santos, Luis Antonio Monteiro Campos & Raphaela Schiassi Hernandes - 2023 - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação 29:252-266.
    O presente manuscrito apresenta relações de religiosidade e espiritualidade (R∕E) com diferentes indicadores sociais, educacionais e de saúde durante a Pandemia da COVID-19 no Brasil Particularmente, mostra que R∕E tem efeitos positivos nos indicadores de felicidade, bem-estar subjetivo, percepção de dor e nos diferentes índices de saúde mental. Conclui afirmando que a dimensão religiosidade e espiritualidade tem múltiplas facetas, embora seja ainda negligenciada no ensino e na pesquisa em saúde pública, especialmente em saúde mental.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  9
    Uma Investigação a Partir Do Pensamento de Gustav Radbruch: A Proposta de Superação da “Injustiça Extrema” Através da Necessidade de (Re)Construção Conceitual Do Direito.Cristian Kiefer da Silva - 2021 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 7 (1):257.
    Este artigo faz uma análise substancial acerca da concepção do direito em Gustav Radbruch, procurando destacar, dentre outros aspectos, a “injustiça extrema”. É peremptório afirmar que para o grande jurista alemão, a questão da obediência à lei não se resolve pela força, como afirma a tradição. A pergunta essencial não é por que obedecer à “lei injusta”, mas porque se apoia na “lei injusta”, obedecendo-a. Ora, tudo isto significa a rigor, que a positividade no direito se contenta com a validade (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  8
    A insurreição em Levantando do chão: da ordem social às vicissitudes do romance.Thaís Cristina da Silva - 2020 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 2 (1):510-532.
    O artigo realiza uma análise sobre o gênero narrativo por meio da leitura do romance Levantado do chão, de José Saramago. Para isso, discutimos as vicissitudes do romance e da epopeia amparados nas perspectivas teóricas de Bakhtin e Lukács sobre o romance e, posteriormente, analisamos elementos constitutivos da presente obra. A pesquisa constata a subversão das formas narrativas mediante um projeto de reescrita da história portuguesa por Saramago, marcado por um ideário de retomada e valorização do povo português oprimido, à (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  14
    Educação matemática crítica e projetos de trabalho.Breno Cézar da Costa, Bruno Damien, Jefferson Oliveira & Maria Luiza Ferreira - 2023 - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias 27:720-730.
    Este trabalho constitui um recorte de um projeto de Iniciação Científica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, Campus Santos Dumont (IF Sudeste MG-Santos Dumont), realizado por alunos do curso de graduação em Licenciatura em Matemática. Por meio do levantamento bibliográfico, buscou-se responder à pergunta: quais os caminhos percorridos pelas pesquisas em educação matemática crítica no Brasil nos últimos 22 anos? Para tal, consideramos exclusivamente artigos, publicados em periódicos da área de Educação Matemática de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  10
    presença de Habermas na ciência da informaçao no Brasil.Isa Maria Freire - 2022 - Logeion Filosofia da Informação 9:222-237.
    Esta é a terceira vez que tenho a honra de participar dos Colóquios Habermas, o qual tem propiciado aos pesquisadores da Ciência da Informação, no Brasil, um encontro com o pensamento do filósofo e sociólogo Jürgen Habermas. No processo, aprendi com meus colegas pesquisadores e entrei na rede de conexões conceituais que tece o fio de Habermas no tear conceitual da Ciência da Informação, no Brasil. Começou em 2020, quando compartilhei o resultado de exercício sobre o conceito de esfera pública (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  13
    A DIGNIDADE HUMANA A PARTIR DE UMA ÉTICA DO TESTEMUNHO: Entre a desumanização, o relato e a corporeidade.Paulo Henrique Araújo da Silva & Saulo Monteiro Martinho de Matos - 2024 - Complexitas – Revista de Filosofia Temática 8 (2).
    A partir de uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, este artigo busca identificar o potencial do relato de reformular a teoria moral da dignidade humana, tornando a normatividade dela decorrente sensível às peculiaridades das minorias sociais. Este trabalho, dentre várias outras produções, tem como referencial teórico principal a obra Torture and Dignity: An Essay on Moral Injury (2015), de Jay Bernstein, além de utilizar, para fins de compreensão do caráter intergeracional do relato, o livro O que os cegos estão sonhando? (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  11
    A Interconexão Entre Reflexão e Prática - o Modo Franciscano de Educar.Célia de Fátima Rosa da Veiga & Marcos Alexandre Alves - 2023 - Thaumàzein - Rivista di Filosofia 16 (31):33-42.
    O artigo objetiva, em âmbito reflexivo-prático, uma abordagem da essência da Pedagogia Franciscana, como ato emancipatório, crítico e capaz de desenvolver competências técnico-científicas e habilidades humanas. Dimensões estas, necessárias para a construção do conhecimento, do sentido da vida e de um mundo fraterno, voltados para a promoção de relações mais justas e pacíficas. O percurso teórico deste estudo, apresenta a pedagogia franciscana a partir de um processo formativo que age na interioridade, na interação social e fraterna. Para tanto, requer-se um (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  8
    Meu ódio será tua herança.André Januário da Silva & Valéria Cristina Lopes Wilke - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 10:508-528.
    A relação informação e capital tem sido vital para a produção do habitus informacional no século XXI, seja pelo cada vez maior trânsito de usuários interconectados à grande rede, seja pela massificação da produção de artefatos infocomunicacionais que possibilitam a manutenção desse fluxo. Sob o ponto de vista econômico, a informação é a matéria que passa a estruturar a lógica de organização do capital, e, por conseguinte, também a ordem social, política e cultural das sociedades contemporâneas. Desse modo, é na (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  10
    A Carta de Utopia: uma análise bioconservadora a partir do pensamento de Norberto Keppe.Leandro Alves Da Silva - 2023 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 23 (1).
    Resumo: Este artigo tem como objetivo efetuar uma análise bioconservadora da Carta de Utopia (2008), de autoria de Nick Bostrom, tendo como fundamento teórico o pensamento de Norberto Keppe. O transumanismo é um movimento que defende a utilização das novas tecnologias (nanotecnologia, biotecnologia, ciência da informação e ciências cognitivas), para uma transformação da natureza humana. Dessa intervenção tecnológica surgiria uma nova espécie transumana (ou pós-humana), dotada de inteligência, empatia, saúde e longevidade superlativas. O filósofo da ciência Nick Bostrom redigiu uma (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000