Vícios intelectuais e as redes sociais: o acesso constante à informação nos torna intelectualmente viciosos?

Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 62 (3):657-682 (2017)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Muitos chamam a era em que atualmente vivemos como a Era da Informação. Isso porque vivemos em um mundo altamente conectado onde o fluxo de informação é constante. Uma das principais fontes de informação nos dias de hoje é a Internet, seja através de pesquisas no Google, seja através do testemunho de nossos amigos ou empresas em que confiamos, através das redes sociais. Este artigo visa realizar uma análise desde um ponto de vista da epistemologia social e de uma epistemologia dos vícios para se responder uma pergunta que vem sendo feita em diversas pesquisas de psicologia experimental: O uso da Internet nos torna intelectualmente viciosos? A conclusão a que chego é a de que sim, em determinados contextos, o uso da Internet nos torna intelectualmente viciosos. Para chegar a esta conclusão, analiso um experimento realizado em uma pesquisa de psicologia experimental que afirma que a Internet nos torna intelectualmente arrogantes e uma resposta desde um ponto de vista da epistemologia que defende que este uso pode promover talvez mais virtudes. Em seguida considero a arquitetura da internet dentro de um contexto informacional específico para poder chegar à conclusão de que a internet, em determinados contextos, nos torna sim intelectualmente viciosos.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,853

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Redes sociais na investigação psicossocial.María Piedad Rangel Meneses & Jorge Castellá Sarriera - 2005 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 21:53-67.
Tecendo as redes de apoio na prematuridade.Grace Andreani, Zaira Aparecida O. Custódio & Maria Aparecida Crepaldi - 2006 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 24:115-126.

Analytics

Added to PP
2017-12-30

Downloads
26 (#610,229)

6 months
3 (#973,855)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations