Results for 'Povos indígenas'

874 found
Order:
  1. Povos indígenas e relações internacionais: das malocas à aldeia global.Felip Kern Moreira - 2008 - Humanitas - Cadernos do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Pará 14.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  10
    Desenvolvimento, meio ambiente, povos indígenas e comunidades tradicionais no Brasil de hoje: uma mirada a partir da Antropologia pública.Henyo T. Barretto Filho - 2021 - Aisthesis 70:263-286.
    El artículo presenta una lectura antropológica de las transformaciones recientes en la política y el escenario socioambientales brasileños, con énfasis en los efectos sociales de los programas y proyectos nacionales de desarrollo en los derechos territoriales y otros de los pueblos indígenas y comunidades tradicionales. Se intenta comprender la situación política reciente del país a partir de la producción de las comisiones y comités de la Asociación Brasileña de Antropología, en particular su Comité Pueblos Tradicionales, Medio Ambiente y Grandes (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  12
    Heranças africanas e povos indígenas: novas linguagens para o ensino de história na Rede Anísio Teixeira - BA.Telma Gonçalves Santos & Valdineia Oliveira Dos Santos - 2016 - Odeere 1 (1).
    O presente artigo aborda a produção audiovisual da Rede Anísio Teixeira, em especial os episódios Revolta dos Malês e Povos Indígenas, que fazem parte do programa Intervalo. A Rede Anísio Teixeira é um ambiente de produção e compartilhamento de mídias de licença livre, possíveis de serem acessadas através do Ambiente Educacional Web. Este repositório de conteúdos digitais educativos tem como público alvo a comunidade escolar da rede pública. Os episódios Revolta dos Malês e Povos Indígenas fazem (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  10
    Desenvolvimento, meio ambiente, povos indígenas e comunidades tradicionais no Brasil de hoje: uma mirada a partir da Antropologia pública.Henyo T. Barretto Filho - 2021 - Aisthesis 70:263-286.
    The article presents an anthropological understanding of recent transformations in Brazilian socio-environmental policy and arena, with an emphasis on the social effects of national development programs and projects on territorial rights of indigenous peoples and traditional communities. It is an attempt to understand the country's recent political situation based on the production of the commissions and committees of the Brazilian Association of Anthropology – specifically its Committee on Traditional Peoples, Environment and Large Projects – understood as peculiar loci of knowledge (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  6
    Biopolítica Na Perspectiva de Giorgio Agamben: Dispositivos e a Vida Nua Dos Povos Indígenas Brasileiros.Thayse Edith Coimbra Sampaio & Flávia de Ávila - 2018 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 4 (1):97.
    O presente artigo busca compreender as manifestações de poder que conduzem o indígena à vida sacra. Todo o aprofundamento acerca da política moderna parte de fragmentos do pensamento agambiano: dispositivo, força-de-lei, iustitium; vida nua e Povo – povo. A análise se inicia com a “suspensão de segurança”. Esta escolha se explica pelo papel paradigmático que desempenha na temática indigenista, conduzindo os autóctones a um vazio normativo. Indaga-se: a aplicação do instituto da suspensão de segurança, pelos tribunais de justiça nacionais, em (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  23
    Educação escolar indígena: Um olhar a partir de Freire, ldb E estatuto dos povos indígenas.Ian Lima Santana & Nivaldo Vieira De Santana - 2020 - Odeere 5 (9):391.
    A condição indígena no Brasil se apresenta atualmente de forma complicada. Tendo suas garantias constitucionais violadas, a existência desses povos tem sofrido sérios danos. A situação se torna mais complexa quando se olha para a Educação Escolar Indígena, cuja existência é garantida pela Constituição Federal e pela Lei 9.394/96. Este trabalho tem por objetivo analisar e discutir a revisão bibliográfica pertinente de modo a ampliar a produção de conhecimento sobre o tema. É uma pesquisa bibliográfica e analítica que justifica (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  10
    Cosmopolítica e Plantas Mágicas em Pesquisas com Povos Indígenas do Nordeste Brasileiro: uma conversa com Clarice Novaes da Mota.Paulo de Tássio Borges Da Silva - 2018 - Odeere 3 (5):12.
    A entrevista foi articulada durante a visita da antropóloga Clarice Novaes da Mota no mês de abril de 2018 ao Rio de Janeiro – RJ, sendo os diálogos articulados virtualmente durante os meses de maio e junho de 2018. A entrevista traz um dos primeiros trabalhos antropológicos com os Povos Indígenas do Nordeste, sendo este construído pela Clarice Novaes da Mota com os Xokó no Estado de Sergipe. Os diálogos foram construídos diante das categorias: Cosmopolítica, Plantas Mágicas, Etnogênese, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  13
    Calafate, Pedro y Da Silveira Loureiro, Silvia Maria, 'As origens do direito internacional dos povos indígenas. A Escola Ibérica da paz e as Gentes do Novo Mundo', Porto Alegre, Sergio Antonio Fabris Editor, 2020, pp. 392. [REVIEW]José Luis Mora García - 2020 - Anales Del Seminario de Historia de la Filosofía 37 (3):507-510.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  13
    Ditadura militar e o genocídio indígena: caso do Povo Waimiri Atroari e a construção da estrada BR 174.Nathanael Pereira - 2023 - Resistances. Journal of the Philosophy of History 4 (8):e230115.
    O genocídio indígena esteve presente na ditadura civil-militar brasileira (1964-1985), assim como em todos os períodos após as invasões portuguesas de 1500. A partir do uso dos ideais coloniais e da estrutura capitalista, as políticas de desenvolvimentismo com as invasões às terras indígenas culminaram no genocídio que foi protagonizado pelo Exército Brasileiro. Segundo a Comissão Nacional da Verdade, mais de 8.350 indígenas foram mortos durante o período de 1946 a 1988, número este que pode ser bem maior, dado (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  5
    Direitos indígenas no Brasil: uma reconstituição filosófica.Gustavo Fontes - 2023 - Griot 23 (2):171-194.
    Este artigo propõe um levantamento do contato entre o pensamento europeu e os povos ameríndios, com ênfase na genealogia dos conceitos filosóficos que vieram a embasar as posições teológicas e as normas jurídicas responsáveis por regular, ao menos em teoria, as práticas históricas para a dinâmica de invasão e conquista dessas terras baixas da América do Sul. Pois, entendemos que nesta trilha encontraremos os fundamentos da dialética entre os direitos indígenas e as regulamentações do Estado nacional, de onde (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  3
    História indígena no Brasil independente: da ameaça do desaparecimento ao protagosnismo e cidadania diferenciada.Gersem Baniwa - 2022 - Araucaria 24 (51).
    O indígena brasileiro sempre foi uma parte constitutiva do processo de formação territorial, social e política do Brasil e sua conformação sociocultural, econômica e geopolítica não pode ser compreendida sem considerar as populações aqui estabelecidas desde milhares de anos, com suas formas de organização sociocultural e domínio territorial. Os povos indígenas contribuíram com as riquezas de suas terras, com seus conhecimentos milenares e com seu suor e sangue para a construção da nação brasileira. Este exercício narrativo da história (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  14
    Culturas indígenas e a ideia de nação brasileira | Indigenous cultures and the idea of a Brazilian nation.Maria de Fátima Souza da Silveira - 2021 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 3 (1):219-238.
    ResumoO Estado brasileiro buscou apagar a diversidade de povos e culturas que caracterizam o país por meio da imposição da ideia de uma "brasilidade homogênea". Para a historiografia “nacional” que surgia após a Independência, o início da história do Brasil significava o fim dos povos indígenas, que “foram excluídos enquanto atores históricos” e “invisibilizados pelos discursos políticos e intelectuais” até a década de 1980, momento em que emergem “como sujeitos de sua história”. Partindo do diálogo entre a (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  8
    La violencia ejercida sobre el ingenio de los indígenas: una lectura desde Spinoza.Luciano Espinosa Rubio & Flávia Roberta Busarello - 2021 - Cadernos Espinosanos 44:153-176.
    Spinoza afirma na proposição 31 da Ética III que por natureza todos os sujeitos desejam que os demais vivam conforme seu ingenium. A partir dessa proposição o presente artigo procura refletir sobre os povos indígenas que vivem em contexto urbano na cidade de Blumenau/Santa Catarina. Para a análise, são utilizas as impressões de uma pesquisa ação--participante realizada com mulheres indígenas que migraram para a cidade há mais de cinco anos. No texto é observado que a legislação do (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  7
    Escolas e professores indígenas: Reflexões sobre a formação e o uso das línguas indígenas.Célia Aparecida Bettiol - 2022 - Odeere 7 (3):87-101.
    O texto apresenta uma discussão sobre como a formação de professores indígenas se articula com a escola para refletir sobre a língua própria e seus espaços de uso, bem como o ensino da língua portuguesa como segunda língua. As reflexões são resultado de trabalhos realizados no curso de Pedagogia Intercultural Indígena durante as disciplinas do componente Estágio Supervisionado. As análises nos levam a afirmar a importância de a formação garantir espaços de discussão sobre a língua própria pelos professores (...) e a pesquisa nas suas aldeias sobre a questão. Outro ponto relevante é dedicar um espaço significativo para essas questões na proposta formativa e que dialogue com os projetos societários desses povos. (shrink)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  10
    Educação escolar indígena em São Gabriel da Cachoeira/AM: um pouco de história.Josiani Mendes Silva - 2020 - Odeere 5 (10):70-100.
    Nesse artigo pretendemos identificar, descrever e caracterizar o contexto em que se inseriu uma pesquisa de doutorado, desenvolvida no programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, onde fizemos uma breve retrospectiva histórica da educação escolar indígena no município de São Gabriel da Cachoeira, região do Alto Rio Negro, no estado do Amazonas. Através de pesquisa de natureza básica, descritiva, quanto aos objetivos, bibliográfica quanto aos procedimentos, partimos da seguinte questão: como foi o processo inicial de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  9
    A evangelização dos indígenas como projeto de expansão da Junta de Missões Nacionais da Convenção Batista Brasileira (1926-1939). [REVIEW]Paulo Julião Silva & Julia Rany Campos Uzun - forthcoming - Horizonte:e206112.
    O artigo busca discutir as propostas e métodos batistas para a conversão e evangelização dos povos indígenas brasileiros, no período compreendido entre as décadas de 1920 e 1930, analisando a ação da Junta de Missões Nacionais da Convenção Batista Brasileira, o órgão centralizador da atividade missionária da instituição no universo da Primeira República. O objetivo deste artigo é compreender a inserção batista dentro do contexto das missões indígenas deste período, tendo como ponto de partida as indicações de (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  12
    Tradução e Diferença na construção do Documento Curricular Referencial da Bahia para a Educação Escolar Indígena.Paulo de Tássio Borges Silva, Rosilene Cruz de Araújo & José Carlos Batista Magalhães - 2022 - Odeere 7 (3):122-139.
    A proposta tem como análise o movimento de construção do Documento Curricular Referencial da Bahia (DCRB) para a Educação Escolar Indígena, tensionado pelo Fórum de Educação Indígena da Bahia (FORUMEIBA), juntamente com as lideranças dos 30 povos indígenas da Bahia, que pontuaram a ausência de diálogos específicos acerca da Educação Escolar Indígena no DCRB, aprovado pelo Conselho Estadual de Educação da Bahia em dezembro de 2019. O DCRB é uma tentativa de tradução da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  3
    Os discursos pluriversos de uma ativista indígena e a interseccionalidade cosmopolítica como o movimento indígena.Luiz Augusto Sousa Nascimento - 2023 - Odeere 8 (3):235-251.
    Os povos originários do Brasil ao longo dos processos intersocietários foram reduzidos pelo domínio colonial a sujeitos tutelados, quando a estrutura política do Estado impôs o aniquilamento pleno do exercício político aos indígenas, estabelecendo o cerceamento aos direitos fundamentais da condição humana. A partir da Constituição federal brasileira de 1988, o Estado brasileiro pela primeira vez na história estabeleceu aos povos indígenas, o fim da tutela, ascendendo a emancipação dos povos indígenas como sujeitos políticos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  10
    Niilismo À Prova Dos Nove: Há Sentido Em Se Falar de “Niilismo” No Pensamento Indígena?Maurício Fernando Pitta - 2023 - Revista Dialectus 30 (30):160-180.
    Neste ensaio, busca-se pensar de que forma a questão do niilismo é enfrentada pelo pensamento de povos indígenas das terras baixas da América do Sul: se interpretarmos o niilismo como perda de parâmetros diante da “morte de Deus”, que sentido o problema do niilismo faz para povos que não estipularam um Deus unitário como fundamento axiológico? Para desdobrar essa questão, fez-se uso da obra Ideias para adiar o fim do mundo, de Ailton Krenak, bem como de referenciais (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  8
    Adecuación cultural y capacitación acerca del proceso de consentimiento informado en proyecto sobre nutrición escolar en un pueblo indígena Aymara de Perú.Agueda Munoz del Carpio Toia - 2017 - Persona y Bioética 21 (1).
    Background: Research must respect ethical norms and informed consent, with appropriate cultural adaptation and verification of its understanding in indigenous communities of the Andean and Amazonian regions, including social and medical research. Objective: Determine to what extent IC is understood in an Aymara community in Peru, specifically as concerns a school nutrition project. Methodology: A prospective, quasi-experimental field study of an educational intervention was conducted in Puno during 2015. The objectives and procedures of the school nutrition project in question were (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  3
    Da Aldeia à Academia, da Academia à Aldeia: os desafios da Universidade frente às demandas dos Povos Originários.Claudecir dos Santos & Maria Silvia Cristofoli Cristofoli - 2022 - Odeere 7 (3):25-44.
    Este artigo é fruto de experiências no ensino superior envolvendo orientações de pesquisas científicas com estudantes indígenas. O objetivo do artigo é problematizar os alcances do fazer ciência com estudantes indígenas, seguindo os moldes acadêmicos tradicionais. As reflexões partem da hipótese de que a linguagem é o dispositivo limiar tanto para emancipação quanto para a continuidade de uma exclusão para com estudantes indígenas. Fundamentado em diferentes documentos e pesquisas sobre o tema, o artigo discute sobre as dificuldades (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  2
    Biodiversidades étnicas e ancestralidades: ontologias indígenas e ética para futuros sustentáveis.Regina Suama Ngola Marques - 2023 - Odeere 8 (3):119-139.
    Neste ensaio observamos que a biodiversidade é a multiplicidade de recursos existentes no contexto da vida da natureza do planeta Terra. Ela implica também a presença do elemento humano e sua condição étnica que é também, no mundo globalizado, étnico racial. A vida humana a partir das ancestralidades étnicas nos indicam que o caminho para um futuro sustentável sempre foi protagonizado por populações indígenas, povos das florestas, tradicionais e quilombolas. Estas civilizações humanas, indígenas, ribeirinhos, população do campo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  10
    Educação, resistência e politização: sobre o sentido da educação na literatura indígena brasileira contempor'-nea.Leno Francisco Danner, Julie Dorrico & Fernando Danner - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (3):211-228.
    Argumentamos, no artigo, a partir de uma análise sistemática da produção literária de escritores/as indígenas brasileiros/as, que, desde a segunda metade do século XX, os povos indígenas passaram a afirmar a e a utilizar-se da esfera pública, sob a forma de ativismo, de militância e de engajamento, enquanto a estratégia e o lugar por excelência para a tematização da questão indígena no país, como forma de reação a processos de expansão socioeconômica e de negação político-cultural que punham (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  7
    Trajetória e meandros da Educação Escolar Indígena em países colonizados por Espanha.Paulo Roberto Vilarim, Décio Ruivo Martins & Sérgio Paulo Jorge Rodrigues - 2022 - Odeere 7 (3):140-166.
    A Espanha foi uma das maiores “colonizadoras” em todo o mundo, e sua chegada em terras estrangeiras provocou um grande choque na educação dos indígenas, iniciando-se uma nova etapa na “educação” dos povos originários. Neste sentido, este artigo pretende apresentar um estudo sobre a trajetória da Educação Escolar Indígena (EEI) em seis países colonizados pela Espanha. A partir de um estudo bibliográfico, foi feito um recorte histórico da EEI, desde a chegada das missões religiosas e imposições culturais aos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  5
    Epidemias, protagonismos e direitos específicos de saúde: a criação do Distrito Sanitário Yanomami e a Política de Saúde Indígena no Brasil (1991-2021). [REVIEW]Adriana Romano Athila - 2022 - Astrolabio: Nueva Época 28:50-82.
    São reconhecidas as condições historicamente desiguais de povos indígenas, em múltiplos determinantes sociais, graus de reconhecimento e acesso a direitos específicos, com especial impacto sobre sua saúde. Estudos contemporâneos evidenciam uma consistente replicação de desigualdades nas condições de vida e saúde de indígenas, quando comparados a não indígenas, na América Latina como em países de diferentes continentes. Através de uma análise sociopolítica e histórica, calcada na etnografia de documentos produzidos sobretudo em meio ao curso das epidemias (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  9
    As etnogêneses, os índios do Nordeste e a territorialidade dos povos Jê dos Sertões do Leste: o caso Pataxó do Extremo Sul da Bahia.Tamires Santos Pereira - 2018 - Odeere 3 (5):120.
    No texto ora apresentado, procuramos para além da discussão sobre o território e a territorialidade Pataxó, desenvolver uma contextualização breve sobre os povos Jê dos Sertões e como estes grupos foram categorizados ao longo da história, um esforço que contribui para entendermos a dinâmica da conquista da região aqui estudada e de como os grupos indígenas, dentre eles os Pataxó, foram ao longo da história da colonização sendo representados, categorizados e submetidos à situação de territorialização, ao ponto de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  14
    Retomada, Luta e Resistência na Construção da Aldeia Agricultura no Território Indígena de Coroa Vermelha.Maria Hilda Santana Dos Santos Pataxó - 2018 - Odeere 3 (5):206.
    O presente relato tem como objetivo descrever os movimentos e as resistências na construção da Aldeia Agricultura no Território de Coroa Vermelha. A metodologia utilizada na pesquisa segue uma abordagem qualitativa, inspirada numa pesquisa-ação, por esta ser mais próxima aos movimentos que se deram no trabalho. Neste sentido, essa partilha é a tentativa de deixar registrado um pouco da história deste povo, que muitas vezes é esquecida na história dos Pataxó em Coroa Vermelha.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  27
    Cosmologia Karipuna: um estudo sobre o ritual do Turé.Jussara de Pinho Barreiros - 2020 - Circumscribere: International Journal for the History of Science 25:57.
    A tese aborda a concepção dos mundos visível e invisível dos indígenas Karipuna, tendo o pajé como líder e xamã que possui habilidade ancestral de comunicação com os seres sobrenaturais, manifestação cultural desse grupo étnico que faz parte dos povos indígenas do Oiapoque, investigados no período de 2016/2019. O viés particular da tese propõe foco nas ideias cosmológicas como substrato do ritual denominado Turé, dentro da perspectiva da história da ciência e da etnociência, buscando estabelecer uma interface (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  8
    Filosofía Intercultural y Nuestra Améfrica Profunda.Magali Mendes de Menezes - 2022 - Cuestiones de Filosofía 8 (31):133-148.
    O presente texto pretende refletir sobre a interculturalidade e sua necesidade histórica, através de dois autores centrais, Raúl Fornet-Betancourt e LéliaGonzalez. O conhecimento dos porvos indígenas e negros foi apagado e nem sequer reconhecido como conhecimento filosófico. Qusndo se reconhece a filosofia amerindia, se faz em comparação com a filosofia ocidental e com tudo que esta produziu. Neste sentido, la Filosofia Intercultural coloca o desafio de repensar la filosofia desde outras experiências de pensamento. O epistemicidio expõe o racismo em (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  13
    Conhecimento tradicional Kaingang: o uso de ervas medicinais.Jéssica Gaudêncio, Sérgio Paulo Jorge Rodrigues, Décio Ruivo Martins & Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira - 2021 - Odeere 6 (2):35-53.
    O povo Kaingang é o mais populoso do Sul do Brasil e está entre os mais numerosos povos indígenas do país. Neste trabalho faz-se uma relação entre as informações encontradas na literatura e a atualidade na Terra Indígena Kaingang em relação ao conhecimento que possuem sobre o uso de plantas para a cura de doenças e como interpretam a ação da erva no organismo. Para isto, realizou-se uma pesquisa de campo em uma Terra Indígena Kaingang no Paraná, cujo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  31.  18
    Ritualística tabajara: O toré como meio de avivamento étnico.Tiago Alves Callou & Miguel Ângelo Silva De Melo - 2018 - Odeere 3 (5):147.
    A etnia Tabajara da Paraíba está passando por um processo de etnogênese e luta para a sua autoafirmação e reconhecimento como povo indígena, bem como lutam pela retomada das suas terras que foram retiradas pelo processo de colonização e devido a ambição dos grandes proprietários de terras. Nesse processo, surge a profecia Tabajara, que traz um avivamento da sua espiritualidade, cultura e ritualística, reagrupando assim, um povo que estava espalhado e afastado das suas origens. O ritual do Toré ganha grande (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  10
    To be or not to be “subtly” philosophically colonized.Felipe G. A. Moreira - 2022 - Kriterion: Journal of Philosophy 63 (151):121-142.
    ABSTRACT An often-adopted use of the predicate, “to be colonized”, is one that applies it loosely, not in reference to original Africans or indigenous people enslaved by Europeans or heirs of enslaved persons, but to academics who are citizens of former colonies like Brazil, their ways of thinking, philosophical works, academic communities, etc. But under what conditions one is to do that? And how can one avoid the attribution of such predicate to oneself or one’s works? These issues have not (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  11
    Apresentação do Dossiê Governo das diferenças e as cartografias do ingovernável na educação.Pedro Angelo Pagni & Divino José da Silva - 2021 - Educação E Filosofia 34 (70):23-30.
    1 Os artigos reunidos em torno deste título, retratam a segunda parte das discussões ocorridas nas mesas redondas do VIII Simpósio Internacional em Educação e Filosofia, ocorrido de 27 a 29 de agosto de 2019, na UNESP, Campus de Marília/SP. Agradecemos a FAPESP, CAPES pelo apoio financeiro que nos possibilitou a apresentação dos resultados da proposta. O presente Dossiê tem como tema o governo das diferenças empreendidos pelas políticas estatais no neoliberalismo, as quais têm repercussão na educação. As reflexões aqui (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34. A queda pandêmica do céu: contágios entre o palácio e a floresta.Maurício Fernando Pitta - 2024 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 14 (2):e85084.
    O que significa dizer, como fez o coletivo Indigenous Action em meio à pandemia de covid-19, que “o capitalismo é pandêmico” e que “nós [indígenas] somos os anticorpos”? Quais os vínculos entre crises pandêmicas, o capitalismo em seu estágio globalizado e a emergência climática que ficou conhecida como “Antropoceno”? De que modo esse vínculo é visto por aqueles, como os povos indígenas, que, não obstante à margem do processo, são os mais diretamente afetados por seus efeitos deletérios? (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  14
    Pesquisa e produção de conhecimento sobre quilombos: entrevista com José Maurício Arruti.Benedito Eugenio & Wesley Santos de Matos - 2020 - Odeere 5 (9):23.
    A pesquisa sobre quilombos tem se ampliado consideravelmente nos últimos anos, incorporando diferentes referenciais teóricos. Dentre os pesquisadores que têm contribuído para a renovação dos estudos sobre comunidades quilombolas está José Maurício Arruti, doutor em Antropologia Social e professor da Universidade Estadual de Campinas. O professor Arruti pesquisa comunidades quilombolas e povos indígenas, em especial sobre os temas Políticas de Reconhecimento, Território, Memória e Educação. Apresentamos, a seguir, a entrevista por ele concedida, em que discute aspectos de sua (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  17
    O desafio das teologias índias (The challenge of indigenous theologies) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2009v7n14p12.Faustino Luiz Couto Teixeira - 2009 - Horizonte 7 (14):12-20.
    O presente artigo pretende situar a candente questão das teologias índias no tempo atual e o desafio essencial do reconhecimento da alteridade indígena e dos direitos que acompanham essa singularidade. Inicia-se com a reflexão sobre as controvérsias que envolvem o tema das teologias índias no contexto eclesial contemporâneo. A seguir, discute-se o difícil aprendizado que envolve a tomada de consciência dos povos indígenas como “povos distintos”. Nota-se na atual conjuntura da Igreja católica romana um particular embaraço nesse (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  26
    Uma “Relação circunstanciada... de Porto Seguro”: memória e história dos índios em um manuscrito colonial.Francisco Eduardo Torres Cancela - 2018 - Odeere 3 (5):36.
    O documento aqui transcrito é uma memória descritiva das povoações da antiga capitania de Porto Seguro. Depositado no Arquivo Nacional do Rio de Janeiro, o documento foi escrito pelo ouvidor interino João de Almeida Freire e é datado de 1817. Dentre as inúmeras informações contidas no manuscrito, destacam-se as narrativas, as imagens e as memórias formuladas sobre a presença e participação dos povos indígenas na história do atual extremo sul da Bahia.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  2
    10 years of affirmative actions for indigenous persons in the UESB: a reading based on institutional data.Danilo César Souza Pinto & Francislene Cerqueira de Jesus - 2023 - Odeere 8 (3):178-199.
    It has been one decade since the affirmative actions were implemented in Brazil, and the State University of Southwestern Bahia has been promoting them since 2009. Over these first 10 years, dozens of indigenous persons entered and graduated from this institution. Our goal is to reflect on such context based on institutional data by establishing comparisons with other segments that also access the university, as well as data from other higher education institutions. Despite the policy and good academic performance, the (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  13
    Etnoconhecimento Terena na literatura científica: um estudo bibliográfico para o Estado da Arte.Paulo Roberto Vilarim, Décio Ruivo Martins & Sérgio Paulo Jorge Rodrigues - 2021 - Odeere 6 (2):16-34.
    O povo Terena é uma etnia indígena com vasto material de pesquisa e com um número de membros Terena que são pesquisadores e que produz um número considerado de material científico. Atualmente os Terena são uma população de cerca de 28 mil indivíduos no estado do Mato Grosso do Sul e que se distribuem por várias terras indígenas em todo o estado, além de outras em São Paulo e Mato Grosso, bem como em diversas cidades. Sua produção cultural e (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  40.  5
    Escola Pẽptykre Parkatêjê: saberes dialogados a partir das pinturas Gavião.Elizete de Lima Queiroz & Ribamar Ribeiro Júnior - 2022 - Odeere 7 (3):64-86.
    Este trabalho é parte da pesquisa que vem sendo realizada a partir de um olhar sobre o cotidiano da Escola Estadual Indígena de Educação Infantil, Fundamental e Médio Pẽptykre Parkatêjê, tem como objetivo trazer a experiência curricular dessa escola, articulada com dinâmica do povo Parkatêjê que habita a Terra Indígena Mãe Maria, no município de Bom Jesus do Tocantins, numa área que denominamos como o etnoterritório Gavião. Neste sentido, o trabalho traz reflexões e análise da metodologia desenvolvida no currículo em (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  12
    Os Moxihatëtë Thëpë e a Educação Matemática?Michela Tuchapesk da Silva, Carolina Tamayo & Elizabeth Gomes Souza - 2023 - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias 27:421-442.
    A floresta amazônica é um espaço disputado por diferentes atores, que possuem distintas formas de entendimento e relações com a floresta. Essas diferenças se tensionam, pois se de um lado, a terra e seus seres naturais são entendidos como ‘recursos’ que podem ser explorados a partir de uma lógica privada, por outro lado, para o povo Moxihatëtë thëpë da amazônia - povo Yanomami-, os seres humanos são coabitantes da terra-floresta, entendida como um ser vivo composto de incontáveis seres vivos. Os (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  14
    Potencialidades da Educação Intercultural na Aldeia Muã Mimatxi.Maria Regina Lins Brandão Veas & Karla Cunha Pádua - 2022 - Odeere 7 (3):45-63.
    Este artigo buscou problematizar dados de uma pesquisa de viés socioantropológico, realizada em uma comunidade indígena Pataxó localizada na cidade de Itapecerica- MG, acerca da educação intercultural. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utilizou a revisão de literatura, entrevistas narrativas, bem como análise documental como método de pesquisa. Apoiando em estudos sobre interculturalidade, e em uma coletânea das histórias indígenas contadas na comunidade em questão, foi possível entrecruzar as vozes da comunidade indígena, constatando que a educação intercultural é uma (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  8
    The relationship between the debate on the monetary system during the Eastern Jin and Southern Dynasties and East Zhejiang economic region.Yi Yang, Jie Tong & Zhou Chan - 2023 - Trans/Form/Ação 46 (spe):349-360.
    Resumo: Não apenas as famílias aristocráticas indígenas, mas também as famílias de imigrantes do norte que viviam no Leste de Zhejiang, estavam envolvidas nos debates sobre teoria monetária e pensamento político, na Dinastia Jin Oriental e Dinastias do Sul. Os debates geralmente se concentravam nos preços das commodities e no trabalho forçado no Leste de Zhejiang. Esse fenômeno histórico especial reflete duas questões. Por um lado, o caos causado pela guerra no Norte e as famílias de estudiosos, migrando para (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  44. Interculturalidade no Ensino Superior: ações e reflexões desde os direitos humanos // Interculturality in higher education: actions and reflections from the human rights.Guillermo Williamson & Coliñir - 2015 - Conjectura: Filosofia E Educação 20 (Espec):101-130.
    O artigo – desde uma perspectiva da educação como direito humano universal que reconhece a diversidade – realiza um recorrido panorâmico por uma série de dimensões da educação intercultural no ensino superior do Chile, especialmente universitária, discute criticamente a situação atual da interculturalização na universidade – entendida genericamente – e conclui com algumas perguntas que podem orientar pesquisas ou decisões que levem a que o ensino superior considere os direitos indígenas, permita a expressão de sua cultura, promova a interculturalidade, (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  10
    Epidemia da insônia: Kopenawa e a equivocidade do esquecimento.Maurício Fernando Pitta - 2021 - Griot : Revista de Filosofia 21 (2):199-220.
    Friedrich Nietzsche dizia que a transcendência e a negação da vida, próprias do niilismo reativo que caracteriza a autofagia do Ocidente, eram subprodutos do excesso de memória, plasmado em ressentimento e “espírito de vingança”. Por outro lado, o xamã yanomami Davi Kopenawa, liderança indígena e autor, junto ao antropólogo Bruce Albert, do livro _A queda do céu_, responsabiliza o esquecimento dos brancos por sua própria derrocada — derrocada que leva todos os povos não-brancos consigo, em um vertiginoso cataclisma ambiental (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  46.  7
    “Inteirando” a Língua: O Patxohã e suas paisagens híbridas no Território Kaí-Pequi (Comexatiba).Paulo de Tássio Borges Silva - 2022 - Odeere 7 (3):07-24.
    O presente texto faz parte de reflexões com o Povo Pataxó do Território Indígena Kaí-Pequi, na proposição de diálogos sobre Currículo, Cultura, Diferença, Educação Escolar Indígena e Revitalização Linguística. Os diálogos aqui apresentados fazem parte de extratos da tese de doutorado em educação, intitulada Paisagens e Fluxos Curriculares Pataxó: processos de hibridização e biopolítica, defendida na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e em pesquisas realizadas no Programa de Mestrado em Linguística e Línguas Indígenas do Museu Nacional (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  15
    Identidades étnicas e Etnociências nas práticas de Rezadeiras.Graciela Souza Almeida & Natalino Perovano Filho - 2021 - Odeere 6 (2):79-95.
    O presente estudo acerca das atividades praticadas por rezadeiras no Brasil teve o intuito de identificar as identidades étnicas e as etnociências que compõem a pluralidade dos grupos sociais nos quais elas atuam e qual a sua importância para os meios. O objetivo, portanto foi identificar as diferentes identidades étnicas que influenciam as práticas das rezadeiras. Para isso, foi adotada a metodologia da pesquisa bibliográfica de cunho exploratório descritivo e qualitativa a fim de obter uma visão sistemática do assunto. O (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  48.  2
    Apresentação - Dossiê “Relações étnico-raciais e Ensino de Ciências”.Benedito Eugenio, Christiana Andréa Vianna Prudêncio & Ivanderson Pereira da Silva - 2024 - Odeere 9 (1):1-4.
    Este estudo explora alternativas de gênero e sexualidade construídas por grupos étnicos subalternizados que antagonizam com o que estabelece a norma resultante da cosmovisão dos colonizadores europeus. Sustentamos a tese de que a resistência de grupos étnicos subalternizados, dispersos pelo mundo, evidencia cosmovisões alternativas. Como resultado principal, consideramos que, tendo em vista que no Brasil a Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008 estabelece a obrigatoriedade do ensino de “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena” em todos os componentes (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  14
    Trançados e letramentos : relatos de um projeto de Pesquisa e Prática Pedagógica na Escola Tupinikim da Aldeia Comboios- Aracruz/ES.Aline F. R. Elisiário Tupinikim, Edinalva F. Rodriguês Tupinikim, Joselda C. Passos Tupinikim, Larissa D. Florêncio Tupinikim & Luzia F. Rodrigues Tupinikim - 2018 - Odeere 3 (5):223.
    O presente relato nasce de um projeto pedagógico desenvolvido na Aldeia Tupinikim de Comboios, município de Aracruz- ES, durante a disciplina Projetos de Pesquisa e Prática Pedagógica – PPPP III, no curso de Licenciatura Intercultural Indígena Tupinikim e Guarani, do Programa de Licenciaturas Indígenas – PROLIND, oferecido pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES. O projeto teve como objetivos: Pesquisar com os mais velhos os tipos de trançados, colaborando na reafirmação cultural do nosso povo Tupiniquim; Reconhecer os tipos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  12
    Educação, estudos pós-coloniais e decolonialidade: Diálogos com a Lei 11.645/08.Cledineia Carvalho Santos - 2018 - Odeere 3 (5):161.
    Este artigo surge das inquietações que foram nascendo à medida que fui tendo acesso as leituras de teóricos Pós-coloniais e Decoloniais no Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade - IAHC/UFBA e realçado ao participar do Curso Pensar em Movimento: Diálogos de saberes na sala de aula. No decorrer das leituras, debates e experiências fui motivada a relacionar os discursos promovidos com o campo da educação tanto no âmbito da sala de aula e enquanto atuante em programas de formação de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 874