Escolas e professores indígenas: Reflexões sobre a formação e o uso das línguas indígenas

Odeere 7 (3):87-101 (2022)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O texto apresenta uma discussão sobre como a formação de professores indígenas se articula com a escola para refletir sobre a língua própria e seus espaços de uso, bem como o ensino da língua portuguesa como segunda língua. As reflexões são resultado de trabalhos realizados no curso de Pedagogia Intercultural Indígena durante as disciplinas do componente Estágio Supervisionado. As análises nos levam a afirmar a importância de a formação garantir espaços de discussão sobre a língua própria pelos professores indígenas e a pesquisa nas suas aldeias sobre a questão. Outro ponto relevante é dedicar um espaço significativo para essas questões na proposta formativa e que dialogue com os projetos societários desses povos.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 93,891

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

O DISCURSO OFICIAL E A QUESTÃO DA IDENTIDADE NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA.Alex Pereira De Araújo - 2009 - Anais Do Spel Seminário de Pesquisa Em Estudos Linguísticos da Uesb 4 (1):213-217.
Língua portuguesa, cidadania e temas transversais.Ricardo Santos David - 2017 - Revista Opinião Filosófica 8 (1):510-520.
Ensinar como um filólogo- bases formativas para os professores de língua portuguesa.Célia Zeri de Oliveira - 2021 - Saberes y Prácticas. Revista de Filosofía y Educación 6 (1):1-17.

Analytics

Added to PP
2023-01-06

Downloads
7 (#1,405,108)

6 months
4 (#1,005,419)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references