Trançados e letramentos : relatos de um projeto de Pesquisa e Prática Pedagógica na Escola Tupinikim da Aldeia Comboios- Aracruz/ES

Odeere 3 (5):223 (2018)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O presente relato nasce de um projeto pedagógico desenvolvido na Aldeia Tupinikim de Comboios, município de Aracruz- ES, durante a disciplina Projetos de Pesquisa e Prática Pedagógica – PPPP III, no curso de Licenciatura Intercultural Indígena Tupinikim e Guarani, do Programa de Licenciaturas Indígenas – PROLIND, oferecido pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES. O projeto teve como objetivos: Pesquisar com os mais velhos os tipos de trançados, colaborando na reafirmação cultural do nosso povo Tupiniquim; Reconhecer os tipos de trançados Tupiniquim; Confeccionar alguns tipos de trançados; Produzir textos coletivos a partir dos trançados e analisar o processo de letramento a partir de atividades contextualizadas. O projeto se apoiou metodologicamente na pesquisa-ação com intuito de identificar as técnicas e manuseios dos trançados Tupinikim, construindo momentos de partilhas com os anciãos e intercâmbios entre outras aldeias Tupinikim.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,219

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Escola, periodismo e vida urbana-notícia sobre um projeto de pesquisa.Luiz Carlos Barreira - 2002 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 4 (2):p - 133.
Ação pedagógica, ação comunicativa e Didática.Alexandre Zaslavsky - 2017 - Conjectura: Filosofia E Educação 22 (1):69-81.

Analytics

Added to PP
2020-09-24

Downloads
11 (#1,075,532)

6 months
4 (#698,851)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references