Results for 'Metapsicologia freudiana'

159 found
Order:
  1.  14
    Representação e consciência na metapsicologia freudiana.Fatima Caropreso - 2016 - Doispontos 13 (3).
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  6
    Realismo e antirrealismo na interpretação da metapsicologia freudiana.Richard Theisen Simanke - 2009 - Natureza Humana 11 (2):97-152.
    Este artigo discute e contrapõe as leituras realistas e antirrealistas da metapsicologia freudiana. Para tanto, parte de um comentário da interpretação tipicamente antirrealista apresentada no livro O método especulativo de Freud, de Leopoldo Fulgencio. A seguir, discute a possibilidade alternativa de uma interpretação realista da metapsicologia, tomando por base alguns autores que assumem essa orientação e analisando algumas passagens da obra de Freud que parecem poder subsidiar essa leitura. Por fim, procura distinguir algumas implicações e consequências de (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  18
    Obra de arte y naturaleza en la lectura trascendental de la metapsicología freudiana de Paul Ricoeur.Adrián Bertorello & Julieta Bareiro - 2016 - Areté. Revista de Filosofía 28 (1):7-30.
    The purpose of this article is to investigate the aporia of the epistemological status of Freudian metapsychology as represented by Ricoeur’s hermeneutics. This aporia centers on the concept of psychic nature as the ultimate target of metapsychological speculation. The question this article addresses is whether the psychic apparatus that emerges from metapsychological speculation responds to a conception of nature that belongs to a physical model or a phenomenological model. This question has an ambiguous answer in Ricoeur’s work. In order to (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  5
    La tensión oculta en la metapsicología freudiana como índice del debate contemporáneo entre los paradigmas humanista y naturalista.Pedro Jesús Teruel - 2013 - Cuadernos Salmantinos de Filosofía 40:379-392.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  5.  31
    Inconsciente, cérebro e consciência: reflexão sobre os fundamentos da metapsicologia freudiana.Fátima Caropreso - 2009 - Scientiae Studia 7 (2):271-282.
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  6.  19
    A autonomia da pulsão de morte na metapsicologia freudiana.Fabio Caprio Leite de Castro - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (2):62-101.
    Em Além do Princípio do Prazer, Freud propõe uma especulação sobre a pulsão de morte, mas percebe desde logo a dificuldade de isolá-la da pulsão de vida. A pulsão de morte possui autonomia em relação à pulsão de vida no quadro da teoria pulsional freudiana? Para responder essa questão, delimitando-a à psicanálise freudiana, propõe-se uma abordagem em quatro etapas. Em um primeiro ponto, faz-se um exercício hermenêutico baseado no texto Além do Princípio do Prazer. Logo depois, em um (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  11
    A introdução da fantasia na metapsicologia freudiana: A realização alucinatória de desejo E o signo de realidade.Clovis Eduardo Zanetti - 2005 - Revista de Filosofia Aurora 17 (20):25.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  33
    A função da angústia na metapsicologia freudiana.Lara Cristina D' Avila Lourenço, Milena de Barros Viana & Danúbia Cristina de Paula - 2011 - Natureza Humana 13 (1):65-83.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  7
    A linguagem de órgão esquizofrênica E o problema da significação na metapsicologia freudiana.Fátima Caropreso & Richard Theisen Simanke - 2006 - Revista de Filosofia Aurora 18 (23):105.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  26
    A metafísica freudiana: um estudo para a demarcação metodológica da filosofia freudiana a partir de Kant.Eberth Eleutério dos Santos - 2015 - Studia Kantiana 18:148-181.
    Da exposição oferecida por Kant em seu tratado Investigação sobre a evidência dos princípios da teologia natural e da moral, aproveitamos as observações acerca da forma metodológica adequada às investigações em filosofia, distinguindo-a daquela que é própria da construção do conhecimento matemático. Essas observações servirão de base para uma tentativa de aproximação entre a forma metodológica oferecida pela metafísica, entendida como ontologia, e a metapsicologia freudiana que poderá, então, ser concebida como uma ontologia funcionando no interior de sua (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. O debate entre cultura e metapsicologia na obra freudiana.Maria Vilela Pinto Nakasu - 2003 - Princípios 10 (13):23-39.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  14
    Do transitar: corpo, envelhecimento e morte em chave freudiana.Carlota María Ibertis - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (2):252-263.
    O presente artigo examina o fenômeno do envelhecimento no que diz respeito ao corpo, à temporalidade e à morte do ponto de vista tanto de vivências subjetivas quanto da metapsicologia. Para tanto, considera-se a elaboração teórica que Freud desenvolve entre 1914 e 1920 que culmina com a publicação de Além do princípio do prazer.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  17
    Aportes ricoeurianos para la transformación metapsicológica del psicoanálisis de D.W. Winnicott: fuerza, sentido y transicionalidad.Julieta Bareiro - 2019 - Areté. Revista de Filosofía 31 (2):283-296.
    El presente artículo se inscribe dentro de la tradición interdisciplinaria e intenta hacer un aporte en el campo de las relaciones entre psicoanálisis y fenomenología hermenéutica. Puntualmente, la contribución se centra en señalar la transformación que Winnicott realiza de la metapsicología freudiana. Para lograr este propósito, se asume como criterio de análisis de la obra de Winnicott las reflexiones fenomenológico-hermenéuticas de la lectura que P. Ricoeur hace de la metapsicología freudiana en _Freud: una interpretación de la cultura_.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. O conceito de consciência no Projeto de uma psicologia de Freud e suas implicações.Richard Theisen Simanke & Fátima Siqueira Caropreso - 2005 - Trans/Form/Ação 28 (1).
    No Projeto de uma psicologia, de 1895, está exposta uma ampla reflexão sobre o conceito de consciência, a qual, embora apresente algumas dificuldades, permite esclarecer como a relação entre a consciência, a representação e a linguagem era pensada por Freud nesse momento. O objetivo deste artigo é circunscrever o sentido da noção de consciência presente no Projeto de uma psicologia e discutir algumas de suas implicações para o modo como a consciência será abordada nos desenvolvimentos posteriores da metapsicologia (...). (shrink)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  44
    Heidegger and Winnicott.Zeljko Loparic - 1999 - Human Nature 1 (1):103-135.
    O presente artigo apresenta três teses principais. A primeira diz que, nos Seminários de Zollikon, Heidegger desenvolveu projeto de uma antropologia, patologia e terapia daseinsanalíticas no qual ele rejeita a metapsicologia de Freud, mas preserva suas descobertas fatuais e procedimentos de cura. A secunda tese sustenta que Winnicott introduziu um novo paradigma na psicanálise que igualmente rejeita a metapsicologia freudiana e centra a pesquisa e a cura psicanalíticas sobre problemas de amadurecimento pessoal e não mais sobre o (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   10 citations  
  16.  10
    La memoria impedida en Paul Ricoeur.Lythgoe Esteban - 2018 - Kriterion: Journal of Philosophy 59 (141):849-865.
    RESUMEN El objetivo del presente artículo será sostener que la memoria impedida, carente de una dimensión simbólica y ‘sustraída del tiempo', tratada en "La memoria, la historia, el olvido" plantea un límite originalmente no contemplado a la solución narrativa de la aporía del tiempo presentada en "Tiempo y narración". Sin embargo, observamos varios elementos que llevan a desdibujar la diferencia entre la memoria impedida y la manipulada. Nuestra hipótesis es que el recurso a la metapsicología freudiana, y específicamente, su (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  13
    Life as “Dis-Living” or Schreber, Theorist of the Drives. About Freud’s “Endopsychical Myths”.Felipe Henríquez Ruz & Niklas Bornhauser Neuber - 2019 - Eidos: Revista de Filosofía de la Universidad Del Norte 30:322-350.
    Resumen: El llamado “caso Schreber” es uno de los textos más visitados, tanto por la tradición psicoanalítica como por los distintos debates interdisciplinares que se entretejen alrededor de él. En el interior de la abundante riqueza de lecturas filosóficas, literarias, clínicas y otras, hay un aspecto al que, sorprendentemente, se le ha prestado poca atención, a saber, la relación entre el delirio de Daniel Paul Schreber y el forjamiento, del lado de Sigmund Freud, de una teoría no solo de la (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  52
    O conceito de consciência no Projeto de uma psicologia de Freud e suas implicações metapsicológicas.Richard Theisen Simanke & Fátima Siqueira Caropreso - 2005 - Trans/Form/Ação 28 (1):85-108.
    Freud's Project for a psychology presents a wide reflection on the concept of consciousness, which, in spite of certains difficulties, casts some light on how Freud then conceived the relations between consciousness, representation and language. The aim of this paper is to circumscribe the meaning of the concept of consciousness found in the Project for a psychology and to discuss some of its consequences for the way consciousness is approached later in Freudian metapsychology.No Projeto de uma psicologia, de 1895, está (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   4 citations  
  19.  26
    Da ontogênese à filogênese: uma velha diretriz metodológica de Freud em "Além do princípio do prazer".Marcelo Galletti Ferretti - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (2):195-211.
    Este trabalho visa a mostrar que se pode identificar uma diretriz metodológica a qual guia as especulações de Freud em Além do princípio do prazer e que foi concebida pelo autor no manuscrito de 1895 Projeto de uma psicologia. Ela se prestou a criar condições para o recurso a explicações de ordem ontogenética e filogenética para os fenômenos detectados pela clínica freudiana. A fim de mostrar esses aspectos, primeiramente se resgata a referida diretriz em Projeto de uma psicologia e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  34
    The concept of consciousness in Freud's Project for a psychology and its metapsychological consequences.Richard Theisen Simanke & Fátima Siqueira Caropreso - 2005 - Trans/Form/Ação 28 (1):85-108.
    Freud's Project for a psychology presents a wide reflection on the concept of consciousness, which, in spite of certains difficulties, casts some light on how Freud then conceived the relations between consciousness, representation and language. The aim of this paper is to circumscribe the meaning of the concept of consciousness found in the Project for a psychology and to discuss some of its consequences for the way consciousness is approached later in Freudian metapsychology.No Projeto de uma psicologia, de 1895, está (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  21. Kant e as especulações metapsicológicas em Freud.Leopoldo Fulgencio - 2003 - Kant E-Prints 2 (9):1-31.
    Este artigo pretende analisar a natureza e a função da teoria metapsicológica napsicanálise freudiana. Mostra-se que a teoria psicanalítica de Freud é composta por umaparte empírica – a sua psicologia dos fatos clínicos – e outra, especulativa – ametapsicologia. Esta última é considerada por ele uma superestrutura especulativa de valorapenas heurístico, passível de ser substituída por outras superestruturas do mesmo tipo.Sustenta-se, ainda, que sua metapsicologia é fruto do método especulativo, cujosfundamentos foram elaborados por filósofos e epistemólogos anteriores a (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  22.  15
    O conceito freudiano de pulsão e o estatuto epistemológico da psicanálise: o olhar de Heidegger e de Ricoeur.Caroline Vasconcelos Ribeiro - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (2):300-327.
    Com esse artigo pretendemos examinar duas posições distintas em relação ao conceito metapsicológico de pulsão e à identidade epistemológica da psicanálise. Ao investigar as bases ontológicas da metapsicologia, o filósofo Martin Heidegger encaixa a psicanálise freudiana no rol das ciências da natureza. Para Heidegger, ao usar o conceito de pulsão para descrever as nossas urgências e ímpetos, Freud estaria usando um constructo teórico carregado de uma objetividade não-humana. Ricoeur, por sua vez, advoga que o conceito de pulsão teria (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  16
    Las lógicas de lo mental.Pablo Quintanilla - 2022 - Análisis Filosófico 42 (2):413-421.
    El psicoanálisis surgió, hacia fines del siglo XIX, como una teoría científica que pretende explicar el aparato psíquico y como una forma de psicoterapia que es una aplicación de ella. Desde entonces, su metapsicología y sus técnicas de intervención han cambiado mucho, sobre todo como consecuencia del contraste permanente con la evidencia clínica. En muchos casos, sin embargo, su epistemología y su filosofía de la mente siguen siendo deudoras de los presupuestos teóricos con los que nació. Eso es doblemente negativo. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  18
    "Além do princípio de prazer": monismo ou dualismo pulsional?Eduardo Ribeiro da Fonseca - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (2):23-40.
    O problema com o qual nos defrontamos no presente texto é o da necessidade dos dualismos pulsionais freudianos, especialmente aquele apresentado em “Além do Princípio de Prazer”. Tal problema persiste como uma marca da Überbau metapsicológica freudiana e, do ponto de vista deste artigo, reivindica uma análise mais pormenorizada, no sentido de sabermos, afinal, se essa marca dualista das teorias se sustenta efetivamente, ou se, inadvertidamente, Freud possa ter criado condições para que ela pudesse ser questionada, e, nesse caso, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  25.  22
    Estrutura conceitual e impasses teóricos em "Além do princípio do prazer".Fátima Caropreso - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (2):41-61.
    A teoria elaborada por Freud em Além do Princípio do prazer apresenta uma série de impasses, muitos dos quais tampouco são solucionados em sua obra subsequente. Em especial, as hipóteses da oposição entre as duas classes de pulsões e do caráter regressivo das pulsões de vida apresentam inconsistências que fragilizam a teoria do segundo dualismo pulsional. Nesse artigo, é realizada uma análise passo a passo das principais ideias apresentadas no texto, com o objetivo de discutir algumas das questões que permanecem (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  8
    Metapsicologia do perdão.José Luiz Caon - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (1):81-90.
    SÍNTESE - O autor serve-se de dois textos de Sófocles, Édipo-Tirano e Édipo em Colono, e de dois textos de Freud, O chiste e sua relação com o inconsciente e O humor. Extrai dos textos de Sófocles uma prefiguração da noção de autoperdão e, dos textos de Freud, elementos de uma metapsicologia do autoperdão. O texto freudiano de 1927 aprofunda e amplia a concepção de sobreeu. Assim, é mais que uma instância de aparelho anímico cruel, severa, tirana, intolerante e (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  7
    A Bruxa Metapsicologia e seus Destinos.Guilherme Almeida de Lima - 2023 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 22 (1).
    Investigar a substância epistemológica da psicanálise pressupõe o atravessamento de um conjunto de autores que navegam por essas marés, e que nos convidam a nós leitores a desbravar os mares agitados e taciturnos da jornada psicanalítica. A aventura sobre a qual o leitor é convidado a atravessar em psicanálise certamente é bordeada por um percurso incerto, arriscado, e naturalmente angustiante. No entanto, vez ou outra, as circunstâncias do Real fazem emergir alguns personagens que tornam essa jornada mais fluida e encorajadora, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  19
    Dualidades freudianas nas origens da Psicanálise.Janaina Namba - 2019 - Discurso 49 (1):91-100.
    O texto propõe que as relações entre psicanálise e filosofia estão postas a partir do momento em que nova ciência concebida por Freud teve de tomar distância em relação aos saberes médicos nos quais, no entanto, ela se origina. Cabe dizer que, pela natureza mesma do objeto que ela delineia em seu horizonte de conhecimento, a psicanálise não apenas recorre, desde o seu ensejo, à filosofia, mas ganha necessariamente uma dimensão filosófica.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29. Metapsicologia X Monismo Anômico - Uma Leitura Possí­vel?Léa Silveira Sales - 2003 - Princípios 10 (13):41-55.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  18
    Defesa psíquica na primeira tópica freudiana: por que as pulsões são reprimidas?Aline Sanches & Josiane Cristina Bocchi - 2021 - Revista de Filosofia Aurora 33 (58).
    Desde o início da teorização freudiana, inibição, defesa e censura são processos que devem incidir sobre as pulsões. O primitivo pulsional precisa ser reprimido ou transformado. Este artigo problematiza a relação entre as pulsões sexuais e a defesa psíquica, ao longo do período pré-psicanalítico e da primeira tópica freudiana. Situamos o conflito entre sexualidade e repressão, apontado por Freud como característico das psiconeuroses, enquanto que nas neuroses atuais a angústia está relacionada a um registro quantitativo e não exatamente (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31. La concepción freudiana del sueño.Iván. Villalobos Alpízar - 2002 - Revista de Filosofía de la Universidad de Costa Rica 40 (100):77-86.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  14
    Metafísica E metapsicologia em confronto: Aristóteles E lacan no seminário VII.Vincenzo Di Matteo - 2007 - Revista de Filosofia Aurora 19 (24):111.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33. ¿Es la teoría psicoanalítica freudiana pseudocientífica con el criterio de demarcación de Karl Popper?A. Grünbaum - 1983 - Teorema: International Journal of Philosophy 13 (1):179.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34. La psicolinguistica freudiana secondo Lacan.Augusto Guzzo - 1973 - Filosofia:35.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35. ? Es la teoria psicoanalitica freudiana pseudocientifica con el criterio de demarcacion de Karl Popper?Ch Thiel - 1983 - Teorema: International Journal of Philosophy 13 (1-2):179-199.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  5
    La galassia filosofica freudiana: Freud e i filosofi alla luce della eredità morale kantiana.Ivan Rotella - 2014 - Roma: Aracne editrice S.r.l..
  37.  11
    Notas sobre o estatuto da morte na concepção freudiana de vida.Pedro Fernandez de Souza - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (2):152-174.
    Este artigo tenta compreender o estatuto da morte dentro da concepção de vida que se pode depreender das teorizações freudianas. Para isso recorremos a uma leitura comparativa entre dois momentos fundamentais da obra de Freud: o empreendimento metapsicológico (com destaque ao artigo sobre as pulsões, de 1915) e a publicação, em 1920, do Além do princípio de prazer. Verificamos que, em linhas gerais, as características mais essenciais com que a vida é descrita mantêm-se as mesmas em ambos esses momentos; o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  18
    A psicanálise freudiana e a dualidade entre ciências naturais e ciências humanas.Richard Theisen Simanke - 2009 - Scientiae Studia 7 (2):221-235.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  39.  20
    Richard Thesein Simanke, 2002: Metapsicologia lacaniana: os anos de formação.Osmyr Faria Gabby Jr - 2004 - Natureza Humana 6 (1):125-134.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  6
    Uma Leitura da Pulsão Freudiana: entre a Primeira Guerra e a Segunda Tópica Freudiana.Giovanni Vieira de Carvalho Novelli - 2023 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 22 (1).
    Esse artigo visa apresentar como foi forjado o conceito de pulsão de morte pelo pai da Psicanálise, Sigmund Freud. Nesse sentido, estaremos envoltos com as respectivas modificações do conceito inicial de pulsão principalmente no decorrer no período da Primeira Guerra Mundial até o final da década em questão. Esse momento é chave na teoria da pulsão almejada por Freud nos anos de 1914 até a dualismo pulsional - de pulsões de vida e pulsões de morte - em 1920 com a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  13
    Acerca da sensitividade tátil na teoria freudiana.Carlota Ibertis - 2019 - Discurso 49 (1):79-90.
    Como é sabido, o empirismo freudiano dá especial relevância para as sensações visuais e auditivas. Por outro lado, não fica claro, por falta de explicitação, se Freud valoriza as sensações táteis da mesma forma que essas, embora elas estejam presentes em vários momentos-chave da vida psíquica. Com base nisso, o presente artigo explora o significado das sensações táteis na teoria freudiana, examinando suas funções na figuração onírica, nas pulsões parciais da infância e na instauração do eu. A análise mostra (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  49
    Da reminiscência platônica à construção em análise: um estudo sobre a memória freudiana.Maria Celina Lima Peixoto & Débora Passos de Oliveira - 2012 - Revista Aletheia 38:173-185.
    O objetivo do presente trabalho consiste em investigar o caráter inventivo da memória freudiana. Para Platão, a memória é pensada a partir de dois tempos, o da inscrição do traço e o de sua reminiscência, a relação que o traço mantém com a percepção é, desde então, problematizada. O filósofo grego, ..
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  4
    A sexualidade entre a psicanálise freudiana e a fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty.Diego Luiz Warmling - 2017 - Perspectivas 2 (1):77-93.
    Dos estudos que Merleau-Ponty dedica à noção de corpo, este projeto versará sobre os modos como a relação entre sexualidade e existência pode ser compreendida à luz de uma reinterpretação ontológica e fenomenológica da psicanálise freudiana. Com efeito, a partir de Três Ensaios sobre e Teoria da Sexualidade, veremos, num primeiro instante, como os atos humanos não são determinados apenas por um inconsciente falho e involuntário; dado que as produções do inconsciente do outro influem sobre as fontes do inconsciente (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44. Uma interface entre o eu-corpo na psicanálise freudiana e o corpo próprio na fenomenologia do corpo.Fabio Caprio Leite de Castro & Cristian Marques - 2019 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 64 (3):e34968.
    O presente artigo tem por objetivo mostrar, desde a psicanálise freudiana, um caminho possível que a leva ao encontro da filosofia de orientação fenomenológica. Em O eu e o isso, de 1923, Sigmund Freud emprega uma nova noção pouco explorada na literatura psicanalítica: o eu-corpo. O escopo de nossa análise delimita-se à interpretação e à explicitação da noção de eu-corpo tal como esta foi apresentada por Freud, confrontando-a com a fenomenologia em Merleau-Ponty e Michel Henry. Para tanto, propomos uma (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  47
    Cérebro, percepção e linguagem: elementos para uma metapsicologia da representação em Sobre a concepção das afasias (1891) de Freud.Richard Theisen Simanke - 2007 - Discurso 36:55-94.
    The aim of this paper is to show that Freud’s Conception of aphasia is the first step towards the framing of a doctrine of representation whose main features remain unchanged throughout the further developments of his work. The right comprehension of such a doctrine is a fundamental requirement in the study of Freud’s metapsychology conceived as a naturalistic science of the mind.
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  46.  28
    ¿Qué implica la posibilidad de una «estética freudiana»? Aportes para la historia de la filosofía.Rubén C. Fasolino - 2021 - Revista de Filosofía 46 (1):191-212.
    Lo que aquí se presenta es una introducción a las posibles implicaciones de una «estética freudiana», estética que estaría atravesada por el proyecto inacabado de Freud: la fundamentación de la Trieblehre.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  47.  16
    A crítica de Wilhelm Reich à pulsão de morte freudiana.Felipe Shimabukuro - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (2):328-347.
    O objetivo deste artigo é reconstituir a crítica de W. Reich à noção freudiana de pulsão de morte. Para tanto, apresentaremos inicialmente três pressupostos de sua crítica: o projeto mais geral de sua obra, sua concepção de ciência e leitura da obra de Freud. Em seguida traçaremos as linhas gerais do conteúdo da crítica propriamente dita. Num terceiro momento, veremos em que consiste a teoria das pulsões proposta por Reich como alternativa à segunda teoria das pulsões de Freud. A (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  15
    La concepción freudiana de la historia.Jesús Antonio Marcos Carcedo - 2005 - Estudios Filosóficos 54 (155):5-32.
    El constante interés de Freud por la historia ha sido, generalmente, menospreciado. Sin embargo, de la lectura de sus obras se desprende que llegó a elaborar y a manejar una teoría propia, con la que pretendía tener la llave para acceder a los ingredientes capaces de explicar los aspectos fundamentales de la evolución histórica de la humanidad. Sin conocer esta concepción de la historia no puede apreciarse en sus justas dimensiones el edificio teórico freudiano ni valorarse adecuadamente su posición respecto (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  49.  9
    Narrativa e temporalidade: sobre os conceitos de Nachträglichkeit e Unheimliche na teoria clínica freudiana/ Narrative and temporality: about the concepts of Nachträglichkeit and Unheimliche in Freud’s clinical theory.Virginia Costa - 2014 - Natureza Humana 16 (2).
    Este artigo aborda dois importantes conceitos freudianos que são mobilizados para a explicação do sintoma: o inquietante e o só-depois. Tais noções aparecem como complementares mediante a formação composta do sintoma que se dá entre elementos inconscientes e as vivências posteriores que permitem o retorno do recalcado. Essa composição nos permite tratar a teoria clínica freudiana a partir de um viés temporal, uma vez que a formação do sintoma se dá em etapas descontínuas na trajetória da vida subjetiva. Por (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  20
    A historicização da herança geracional segundo a teoria freudiana: um imperativo para os estudos psicanalíticos feministas.Virginia Helena Ferreira da Costa - 2021 - Revista de Filosofia Aurora 33 (58).
    Procuramos expor o pluralismo de leituras da obra freudiana mediante a exploração da hipótese de historicização da formação psíquica dos sujeitos, especialmente relativa ao complexo de Édipo e Supereu. Partindo da perspectiva de estudos feministas, verificamos no corpus teórico freudiano se há a possibilidade de que o avanço sócio-histórico seja um fator de modificação de concepções que, na leitura freudiana clássica, seriam lidas como imutáveis, fixas e rígidas cultural e historicamente. Madelon Sprengnether, Nancy Chodorow e Judith Butler serão (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 159