Results for 'Indústria Cultural, Comunicação, Poder'

1000+ found
Order:
  1.  40
    Os meios de comunicação como instrumento de poder: Theodor Ludwig Wiesengrund Adorno (1903-1969) e a Indústria Cultural.Rodrigo Duarte Fernandes dos Passos - 2011 - Cadernos Do Pet Filosofia 2 (3):35-43.
    Resumo : O objetivo do texto é abordar a temática dos meios de comunicação como instrumento de poder à luz da indústria cultural conforme Theodor Adorno. Busca-se responder à seguinte questão: como a indústria cultural reproduz as relações de poder no capitalismo contemporâneo? Para a consecução de tal objetivo, o texto apresenta as seguintes etapas: uma breve contextualização histórica e teórica da Teoria Crítica - vertente filosófica à qual Adorno e outros autores se filiaram - a (...)
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  41
    Os meios de comunicação como instrumento de poder: Theodor Ludwig wiesengrund Adorno (1903-1969) E a indústria cultural.Rodrigo Duarte Fernandes dos Passos - 2011 - Cadernos Do Pet Filosofia 2 (3):35-43.
    O objetivo do texto é abordar a temática dos meios de comunicação como instrumento de poder à luz da indústria cultural conforme Theodor Adorno. Busca-se responder à seguinte questão: como a indústria cultural reproduz as relações de poder no capitalismo contemporâneo? Para a consecução de tal objetivo, o texto apresenta as seguintes etapas: uma breve contextualização histórica e teórica da Teoria Crítica - vertente filosófica à qual Adorno e outros autores se filiaram – a definição da (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. A muzak e as indústrias culturais: os hábitos da escuta e da experiência contemporânea com a criatividade musical.Rodrigo Fonseca Rodrigues - 2011 - Logos: Comuniação e Univerisdade 18 (1).
    A partir de um esforço de definição conceitual do termo Muzak, utilizado para designar um produto da indústria fonográfica que institui hábitos cotidianos de experiência musical, este trabalho tenta aventar as modalidades históricas da escuta e as suas possibilidades criativas nos contextos contemporâneos. A muzak será um pretexto para motivar uma discussão de caráter epistemológico nos estudos da comunicação, que merecem um investimento de retorno a questionamentos de princípios conceituais e de aportes teóricos. Em vez de somente recensear gêneros, (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. Apresentação: A comunicação internacional no contexto da globalização.Sonia Virginia Moreira - 2008 - Logos: Comuniação e Univerisdade 15 (1):7-9.
    Os conceitos que tratam do processo de globalização, originários da economia a partir da década de 1980, se aplicam para a comparação e análise de alguns paradoxos ainda hoje presentes no campo da comunicação internacional. Assim como uma ‘nova ordem econômica’ versou sobre a mundialização dos negócios, na área da comunicação o desequilíbrio na circulação de informação entre países industrializados e em desenvolvimento deu origem a intensos debates internacionais que resultaram no documento oficial que tratava de uma ‘nova ordem da (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  7
    Formas tecnológicas e formas da comunicação nos artefactos e nos media.Edmundo Balsemão Pires - 2020 - Revista Filosófica de Coimbra 29 (58):337-384.
    O senso comum dá-nos motivos para acreditar que a identidade dos seres vivos naturais é diferente da identidade dos artefactos. Alegadamente, a identidade dos artefactos está dependente da forma que lhes é atribuída pelos seus criadores e não lhes vem de dentro, não é imanente. Digamos que é esta a distinção que, em geral, se presume entre “corpos vivos organizados” e “corpos artificiais organizados”. Ao presumir um ato construtivo humano, o corpo organizado artificial recebe de fora o seu princípio organizador (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  11
    Indústria cultural e formação humana.Samoel Cordeiro de Souza Primo & Luciane Neuvald - 2024 - Filosofia E Educação 14 (3):48-72.
    Este texto aborda o paradoxo entre a indústria cultural e a formação humana, com base na teoria crítica. O texto utiliza uma metodologia bibliográfica, discutindo temas como educação, formação, semiformação, indústria cultural, capitalismo e emancipação. O objetivo é debater como a indústria cultural interfere na formação dos indivíduos. A contribuição dos processos educativos para o desenvolvimento da civilização é destacada, enfatizando a importância da criticidade e autorreflexão para evitar a barbárie. Os fundamentos da teoria crítica ressaltam a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  7.  28
    Style of reasoning and technical-cultural capillary action in the Chemistry of 18th century.Ronei Clécio Mocellin - 2015 - Scientiae Studia 13 (4):759-780.
    RESUMO Neste artigo pretendo identificar um "estilo de raciocínio" próprio à química e apontar a disseminação de seus produtos e conceitos. O objetivo é o de explicitar alguns elementos que caracterizam o estilo de pensar e de fazer da química na segunda metade do século XVIII, sua capilarização técnico-cultural. O delineamento de um estilo químico de raciocinar origina-se da constância dos espaços técnico-epistêmicos em que o saber químico é construído. A química é uma ciência de laboratório, eminentemente técnica e operatória, (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  21
    A Relação entre Arte e Sociedade à Luz do Conceito de Autonomia Estética de Adorno.Sinésio Ferraz Bueno & Karina Constancio Sanitá - 2016 - Trans/Form/Ação 39 (s1):155-172.
    RESUMO: Sob a ótica do conceito adorniano de autonomia estética, analisamos aqui de qual forma se dá a relação entre sociedade e arte, passando por discussões quanto à separação entre teoria e práxis, quanto à lógica interna da obra de arte, quanto ao poder de integração da indústria cultural, em relação às obras de arte, e quanto à impossibilidade de controlar os seus efeitos sociais, seja ela autônoma, seja engajada. Trata-se, ainda, de demonstrar o caráter ilusório da proposição (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. La industria cultural y su relación con el valor de la producción musical.José Ramón Fabelo Corzo & Ernesto García Cabrera - 2013 - In Ramon Patino Espino & José Antonio Pérez Diestre (eds.), Universalidad y variedad en la estética y el arte. pp. 259-266.
    El trabajo cuestiona críticamente cierta visión extrema y unilateral apreciable en Adorno y Horkheimer al juzgar la relación de la industria cultural con la música. Es cierto que hoy prácticamente toda actividad humana se encuentra condiciona¬da por el mercado y que la música no es una excepción. Ella también es portadora de valor de cambio que tiende a ser dominante en los marcos de la industrial cultural. Pero es plausible que dentro de las industrias culturales mismas se empezara a hacer (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10. La industria cultural española en la sociedad de la información y el conocimiento.Guillermo Corral van Damme - 2010 - Contrastes: Revista Cultural 57:64-71.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  24
    Indústria cultural: o empobrecimento narcísico da subjetividade.Verlaine Freitas - 2005 - Kriterion: Journal of Philosophy 46 (112):332-344.
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  12.  25
    Indústria cultural: o empobrecimento narcísico da subjetividade.Verlaine Freitas - 2005 - Kriterion: Journal of Philosophy 46 (112):332-344.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  14
    Mimese, idiossincrasia e indústria cultural.Sara Juliana Pozzer Da Silveira - 2019 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 64 (2):e32363.
    Ao tratar de diferentes aspectos do conceito de mimese na estética de Theodor Adorno, o artigo busca evidenciar a permanência do que Adorno designou como mimese primitiva ou originária na sociedade contemporânea. A análise do conceito de idiossincrasia servirá para mostrar esta permanência e, ao mesmo tempo, o seu reforço pela indústria cultural. Como contraponto a essa faceta do conceito de mimese, trataremos da mimese nos âmbitos científico, filosófico e no que Adorno considera obra de arte autêntica.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  9
    A Reificação da Cultura: Uma Análise Do Programa de Educação Patrimonial Do Trem da Vale Sob a Ótica da Indústria Cultural.Ingrid Anastácia de Sousa, Carolina Machado Saraiva de Albuquerque & Rosany Cecília de Sena - 2018 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 29:71-84.
    A mineradora Vale S.A., ativamente atuante na região de Mariana e Ouro Preto, no Estado de Minas Gerais, idealizou um projeto direcionado à Educação Patrimonial que durante 8 anos foi considerado como um dos principais projetos com viés cultural da região. Neste contexto, considerando que a Educação Patrimonial é de extrema importância para a formação da identidade cultural e social do indivíduo autônomo, objetiva-se analisar, sob a perspectiva crítica, as inter-relações entre o Programa de Educação Patrimonial Trem da Vale com (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  13
    Processo de participação coletiva na internet: uma ética para o ciberespaço.Fabio Pezzi Parode, Maximiliano Zapata & Ione Bentz - 2015 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 60 (1):36-46.
    Este ensaio tem como objetivo problematizar o papel da internet como agente de difusão de informação, ferramenta produtora de conhecimento e cultura. Os processos participativos em rede, as comunidades virtuais, colocam em evidência as tensões entre um antigo modelo calcado em estruturas de poderes centralizados, e a emergência de uma ordem dispersiva e fragmentária na dinâmica social. É nesse contexto que surgem as polêmicas em torno do Marco Civil da Internet, nosso objeto de estudo. A instauração do Marco Civil, deu (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16. Empresa multinacional, industria cultural y acción exterior: interacción público-privada en la proyección exterior de la cultura.Jaime Otero Roth & Elvira Marco - 2010 - Contrastes: Revista Cultural 57:72-77.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  9
    Escrituras de la inequivalencia. Para una relectura de la «industria cultural» en Theodor W. Adorno.Luis Ignacio García - 2017 - Claridades. Revista de Filosofía 9 (1):89-126.
    El presente trabajo propone una relectura del concepto de «industria cultural» formulado inicialmente por Horkheimer y Adorno, a partir de otras intervenciones de Adorno. La hipótesis preliminar del trabajo afirma la incorrección de la interpretación usual que lo reduce a ser el concepto operativo de una jerarquización modernista de la cultura, y sostiene la necesidad de situarlo como la pieza clave de una dialéctica de la cultura de masas. Una vez despejado el equívoco modernista, y a partir de una lectura (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  9
    A Construção Identitária Dos Adolescentes Pobres de Periferia Na Era da Sociedade de Consumo e da Indústria Cultural.Angela Maria Pires Caniato, Mônica Salci Palelasso & Naiara Valdelaine Balduino - 2018 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 29:19-28.
    O presente trabalho é decorrente do Projeto de Pesquisa Intervenção “Phenix – a ousadia do renascimento do indivíduo-sujeito – fase IV”, vinculado a Universidade Estadual de Maringá. As teorizações aqui realizadas partiram de encontros realizados entre graduandos e pós-graduandos de psicologia com adolescentes pauperizados de uma escola pública localizada na periferia de Maringá-PR, cujo foco foi propiciar uma reflexão crítica acerca do cotidiano desses adolescentes a partir de Psicanálise e de pressupostos da Teoria Crítica de Adorno. A princípio serão apresentadas (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19. O Tema da Indústria Cultural na Teoria Estética de Theodor Adorno.Rodrigo Duarte - 2004 - In Francisco Venceslau dos Santos, Pate Nuñez & Carlinda Fragale (eds.), Encontro com Adorno. Rio de Janeiro: Centro de Observação do Contemporâneo. pp. 15--33.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. A atualidade da discussão sobre a indústria cultural em Theodor W. Adorno.Jean Henrique Costa - 2013 - Trans/Form/Ação 36 (2):135-154.
    Este ensaio vem problematizar acerca da atualidade do conceito de indústria cultural ( Kulturindustrie ), no projeto da teoria crítica de Theodor W. Adorno, objetivando mostrar que as atuais limitações impostas ao debate derivam mais do fundamento não-dialético dos que apontam sua restrição do que da própria potência da teorização frankfurtiana.
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  11
    Técnica, arte E indústria cultural segundo Adorno.Francisco Rüdiger - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (2):399-411.
    SíNTESE - Partindo de um exame mais cuidadoso e de uma leitura menos linear das fontes, o artigo procura mostrar que as concepções adornianas a respeito da arte na era da técnica, embora críticas, revelam uma abertura dialética, não se deixando prender a dogmas e preconceitos, conforme pretendem seus adversários.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. De la industria cultural.Carlos Vanegas - manuscript
    En medio de tanta charla irresponsable que inunda los diversos medios de comunicación y las tribunas gubernamentales sobre la educación, en el que se figura la viabilidad del país desde lo económico y no desde lo civilizado, recordé las “uvas verdes”, esa referencia que Gombrich utilizó en una de sus tantas conferencias sobre las humanidades. La fábula de Esopo da qué pensar sobre la valoración de las humanidades en la malla de las instituciones de educación superior. Los juicios despreciables que (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  19
    Teoria crítica da indústria cultural.Verlaine Freitas - 2004 - Kriterion: Journal of Philosophy 45 (109):191-198.
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  19
    Teoria crítica da indústria cultural.Verlaine Freitas - 2004 - Kriterion: Journal of Philosophy 45 (109).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  9
    Representações sem'nticas de raça e classe da cultura popular para literatura e para televisão.Viviane Lucy Vilar de Andrade - 2013 - Human Review. International Humanities Review / Revista Internacional de Humanidades 2 (2).
    Há um diálogo entre os estudos antropológicos e literários não só porque a literatura está dentro do âmbito da antropologia cultural, mas também porque a literatura de um povo reflete substancialmente os aspectos da sua cultura e sua visão de mundo. Este trabalho investiga as representações de classe, raça e relações raciais em “O Romance d'A Pedra e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta”, um romance do autor brasileiro contemporâneo, Ariano Suassuna (1927). Em primeiro lugar, pretende-se demonstrar como a representação (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26. Dossiê Comunicação e Entretenimento: Práticas Sociais, Indústrias e Linguagens.Equipe Logos - 2012 - Logos: Comuniação e Univerisdade 19 (1).
    A complexa cultura contemporânea faz emergir expressões através deinúmeras dinâmicas midiáticas, revelando o entretenimento não apenas comoconteúdo de distintas indústrias – música, cinema, literatura, games etc – mas como linguagem que permeia, agora, toda a sociedade. Assim, mesmo aquelessetores que pareciam os mais avessos ao entretenimento – como a educação, apolítica e a religião, por exemplo – passam agora a adotá-lo para tornar maiseficiente seus processos comunicacionais. É dentro dessa perspectiva, com oobjetivo de explorar a hibridização entre cultura, entretenimento e (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  20
    Estelionato cultural os efeitos da indústria cultural e a ação comunicativa nos cursos de direito em Alagoas.Gabriel Soares de Azevedo Filho, Ana Carolina de Araújo Azevedo & Anderson de Alencar Menezes - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 9:182-200.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28. La representación del detenido-desaparecido en la industria cultural de la Argentina reciente.Guillermo Martín Quiña - 2010 - Kairos: Revista de Temas Sociales 26:7.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  9
    O deslocamento do esquematismo do entendimento do sujeito pela indústria cultural que o apresenta como o primeiro serviço prestado ao cliente.Abel Camilo de Oliveira Lage Filho - 2017 - Educação E Filosofia 31 (61):141-167.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  15
    Alexander Kluge y Theodor W. Adorno: Industria Cultural, Cine y Contraesferas Públicas.Eugenia Roldán - 2016 - Trans/Form/Ação 39 (4):197-218.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  18
    Cultura e Patrimônio: A Alimentação e o “savoir-faire” na mercantilização, patrimonialização e outras propostas do turismo e da indústria cultural.Elis Regina Barbosa Angelo & Dolores Martin Rodriguez Corner - 2016 - Ágora – Revista de História e Geografia 18 (1):144.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  16
    O deslocamento do esquematismo do entendimento do sujeito pela indústria cultural que o apresenta como o primeiro serviço prestado ao cliente.Abel Camilo de Oliveira Lage Filho - 2017 - Educação E Filosofia 31 (61):141-167.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  9
    Contemplação estética e alienação: A apropriação da estética de Schopenhauer pelos mecanismos da Indústria Cultural.Francisco Fianco - 2015 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 6 (1):102.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  12
    El poder hegemónico y la apropiación cultural de las festividades de San Pedro y San Pablo en la parroquia Picoazá –Ecuador.Fanny Tubay Zambrano - 2020 - Perseitas 9:232-259.
    Desde la mirada de los estudios de la cultura y la hegemonía del poder esta investigación explora desde la perspectiva de sus habitantes, el sentir popular y la apropiación de la celebración religiosa de San Pedro y San Pablo en la parroquia Picoazá (Portoviejo – Ecuador). Para el fin se acude a la metodología cualitativa, utilizando la entrevista como herramienta de corte etnográfico. Los resultados plantean un colectivo apegado a la religión con connotaciones significativas en la organización social y (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  35. Tiempo y literatura en la industria cultural.José Luis Muñoz de Baena - 2011 - In Joaquín Esteban Ortega & Rafael Argullol (eds.), Palabra y ficción: literatura y pensamiento en tiempo de crisis cultural. Valladolid: Universidad Europea Miguel de Cervantes.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36. Apresentação.Fernando do Nascimento Gonçalves - 2008 - Logos: Comuniação e Univerisdade 15 (2):7-9.
    A crise dos modelos de representação fundadas em unidades coerentes e ordenadas parece ter como um dos traços o que Bruno Latour (1993) chamou de “híbridos”(1). Os híbridos são a figura da multiplicidade que não cabe em categorias e que a modernidade “varia para baixo do tapete”. Atualmente, assistimos ao “retorno dos que nunca foram”, que interpelam de forma contundente nossas formas de vida, fortemente apoiadas na técnica. Mas como apreender os fluxos de discursos e práticas mediatizadas que nos atravessam (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  19
    Algumas interpelações do Pentecostalismo no Brasil (Some questionings of Pentecostalism in Brazil) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2011v9n22p383. [REVIEW]Ari Pedro Oro - 2011 - Horizonte 9 (22):383-395.
    O pentecostalismo ocupa um lugar cada vez mais importante na sociedade brasileira em geral, e no campo religioso em particular. Este texto procura analisar as interpelações que o pentecostalismo provoca na esfera religiosa e na esfera política. Por um lado, no campo religioso, é sobretudo a Igreja católica que o pentecostalismo interpela, especialmente seu caráter hegemônico no campo religioso brasileiro e sua exclusividade na demarcação religiosa da esfera pública, marcando presença na política e nos meios de comunicação de massa. Além (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  39
    Religiões e paz: perspectivas teológicas para uma aproximação ecumênica das religiões (Religion and peace: Theological perspectives for an ecumenical approach of religions) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2012v10n27p917. [REVIEW]Cláudio de Oliveira Ribeiro - 2012 - Horizonte 10 (27):917-936.
    Trata das possibilidades de uma teologia ecumênica das religiões tendo como eixo articulador a preocupação pela paz, pela justiça e pela integridade da criação. O objetivo é analisar temas de destaque para o cenário das análises sociais e teológicas como: a) O valor do humano e da ética social para o diálogo interreligioso, b) As possibilidades de uma unidade aberta, convidativa e integradora no âmbito das religiões; c) A importância pública das religiões; d) As religiões como códigos de comunicação; e) (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  23
    Como trabalhar o repertório cultural dos alunos e a comunicação conforme proposta da BNCC a partir da cultura afrodescendente?Eliane Alves De Oliveira - 2020 - Odeere 5 (9):457.
    A real necessidade de adequar o currículo escolar às chamadas aprendizagens essenciais citadas na Base Nacional Comum Curricular tem sido destaque em discussões e capacitações na área educacional em todo o país. A escola do século XXI, apesar de já ter apresentado alguns avanços, ainda está presa a livros didáticos cuja proposta é a transmissão de conteúdos que supostamente serão cobrados em exames oficiais. Muitas dessas propostas pedagógicas não levam em consideração o aluno como um ser integral com cabeça, coração (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  3
    El poder cultural del bautizado.Jesús Espeja - 1964 - Salmanticensis 11 (1):147-193.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  10
    Ser visibles o no ser nada: industrias culturales en el ojo del huracán.Martín Hopenhayn - 2004 - Polis: Revista Latinoamericana 9.
    Cada vez más gente se enchufa y entra en la cadencia digital y en los símbolos mediáticos. El artículo afirma que las innovaciones tecnológicas precipitan saltos en la industria cultural, y que éstas se convierten en el escenario de una disputa por la voz y la interpelación, en una batalla por la visibilidad. Afirma también que la convergencia digital confluye con la convergencia del dinero. Y se pregunta, ¿cómo entramos, en calidad de latinoamericanos, a la globalización cultural?, para responder que (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  2
    A mídia digital no campo do poder: entre as massas e a comunicação dominante.Jeancarlo Pontes Carvalho - 2022 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 21 (1).
    A obra “No Enxame: Perspectiva do Digital” de Byung-Chul Han faz uma reflexão sobre o campo da mídia digital apresentando-o metaforicamente como uma janela, não apenas para que possamos assistir os acontecimentos do mundo de maneira passiva, como também uma porta que se comunica com outras moradias e pessoas ativamente, embora sem que haja possibilidade de intermediadores, o que justifica as suas potencialidades constitutivas, bem como os seus perigos. Para tanto, o autor aponta que há uma transformação nas relações sociais (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  15
    Política, carisma, poder e mídia: lógicas interpretativas da Igreja Universal do Reino de Deus.Jadir Gonçalves Rodrigues - 2008 - Horizonte 7 (13):39-68.
    No presente artigo, pretendemos discutir algumas possibilidades e limites das categorias de Política, carisma, poder e mídia no conjunto de lógicas interpretativas da Igreja Universal do Reino de Deus. As leituras acadêmicas já concluídas sobre desenvolvimento histórico dessa Igreja trabalham com a idéia de que foi o contexto de crise política, social e econômica presente nas décadas de 1970 e 1980 que propiciaram as condições adequadas ao surgimento e expansão da IURD no Brasil. Propomos uma análise que enfatize a (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  13
    Panfletagem digital – espaço público, comunicação institucional e internet.José Aparecido de Oliveira - 2007 - Horizonte 5 (10):91-105.
    Resumo O presente artigo faz parte de uma pesquisa sobre os espaços de discussão criados, a partir da internet, entre os membros clérigos e leigos da Igreja Metodista, nos meses que antecederam o 18º Concílio Geral, realizado em 2006, conclave que resultou na saída da instituição dos organismos ecumênicos em que atua e que ajudou a fundar. O objetivo consistiu em avaliar as possibilidades e limitações da internet como emergente espaço público ampliado para as instituições. A análise teve como suporte (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  18
    Entre o ‘poder’ das ideias e a ‘eficiência’ da ação política e cultural: os ‘intelectuais’ europeus do século XVIII em questão.Diogo Da Silva Roiz - 2010 - Dialogos 14 (1).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  14
    El giro político-cultural en los estudios del poder urbano.Santiago Leyva Botero - 2012 - Co-herencia 9 (16):215-246.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  11
    Poder sem solidariedade: Foucault e o Colégio Apostólico (Powers without solidarity: Foucault and the Apostolic College) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n29p213. [REVIEW]Luiz Alexandre Rossi - 2013 - Horizonte 11 (29):213-229.
    Poder sem solidariedade” tem como objetivo abordar um texto emblemático do Novo Testamento, isto é, Marcos 10,32-45 com as ferramentas teóricas da teologia bíblica e da teoria foucaultiana a respeito do poder. A metodologia utilizada é de ordem bibliográfica, a partir do diálogo com textos específicos que exploram o texto de Marcos, a sociedade mediterrânea do primeiro século e textos específicos de Foucault sobre o poder. Percebe-se conclusivamente que ao mesmo tempo em que os discípulos de Jesus (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  6
    ¿Industria o Autogestion? Redefinición Del Desempeño Profesional Del Diseñador Industrial a Partir Del Desarrollo de Emprendimientos Autogestionados de Produccion.María Eugenia Correa - 2015 - Astrolabio: Nueva Época 15:387-410.
    En los últimos años, la proliferación de experiencias vinculadas al desarrollo de emprendimientos productivos generó transformaciones en relación al modo de insertarse laboralmente en el mercado. Tal es el caso de los diseñadores, quienes en su mayoría han orientado su desempeño profesional en la búsqueda de un desarrollo de trabajo autónomo, no sujetos a modalidades de dependencia en su relación laboral.Esta búsqueda se enmarca en un contexto de visibilidad del fenómeno del “diseño independiente”, evidenciado principalmente a partir de la última (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  30
    From 'culture industry' to creative industries: an analysis of the mutation of the concept and its contemporary uses.Daniela Szpilbarg & Ezequiel Saferstein - 2014 - Estudios de Filosofía Práctica E Historia de Las Ideas 16 (2):99-112.
    El siguiente artículo toma como punto de partida al concepto de industria cultural desde sus principales exponentes, para exponer sus usos actuales. Este nació como concepto filosófico como parte de la obra de los autores representantes de la llamada Escuela de Frankfurt, Theodor Adorno y Max Horkheimer, con valiosos aportes de Walter Benjamin. En la actualidad ha mutado su definición, siendo utilizado de manera instrumentalpor parte del Estado y organismos internacionales, para definir al grupo de sectores de producción cultural y (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  26
    Ética da comunicação: fomentando a cultura do encontro.Eduardo Araújo de Castro - 2014 - Revista de Teologia 8 (14):5-17.
    Estamos inseridos numa sociedade marcadamente comunicativa. O progresso, as novas tecnologias, o avanço da ciência, a cultura e os costumes, são os grandes fomentadores desse “admirável mundo novo”, que ainda estamos aprendendo a conviver. E nesse aprendizado, algumas lacunas na própria comunicação têm deixado apreensivos pensadores modernos e a sociedade. Isso porque uma tese cada vez mais é difundida sem encontrar resposta: numa época na qual as pessoas possuem diversos mecanismos de comunicação, por que as pessoas se comunicam menos?Este artigo, (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000