Results for 'História do dogma'

1000+ found
Order:
  1.  11
    O Transcorrer do Tempo em Schopenhauer: Recorrência, Lembrança, Memória e História.Eduardo Ribeiro da Fonseca - 2021 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 12:e24.
    Este artigo é uma reflexão acerca dos sentidos da transitoriedade em Schopenhauer, na medida em que conhecemos as conclusões da metafísica imanente sobre o Nunc Stans ao fundo do transcorrer do tempo, a roda da Vontade Cósmica girando fora do tempo, do espaço e da causalidade. O diálogo que aparece ao fundo do texto será estabelecido a partir do contraste das concepções de eterno retorno em Schopenhauer e Nietzsche, mas abrange noções da Psicanálise de Freud e os comentários literários de (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  31
    Com efeito, a elite portuguesa no Brasil foi o principal agente de difusão do discurso panlusitano e de uma aproximação luso-brasileira. Assim, para comemorar o primeiro centenário da independência brasileira, foi publicada a História da colonização portuguesa do Brasil, cujo primeiro volume foi lança-do em 1921. O escritor e jornalista português Carlos Malheiro Dias, uma das.História da Colonização Portuguesa Do Brasil - 2008 - In Reis Filho, Daniel Aarão & Denis Rolland (eds.), Modernidades alternativas. Rio de Janeiro, RJ, Brasil: FGV Editora.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  24
    Considerações sobre a controvérsia judaico-cristã no Pseudo-Barnabé.José da Cruz Lopes Marques - 2016 - Revista de Teologia 10 (17):28-40.
    By having as focus of analysis the pseudoepigraph of Barnabas, this article aims to discuss, as of an introductory way, the main elements that marked the Judeo-Christian controversy in the early centuries of the Church. More specifically, the view that the Pseudo-Barnabas has on traditional Judaism.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  27
    Vaticano II, cincuenta años después (Vatican II, fifty years later) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2011v9n24p1207.José Comblin - 2011 - Horizonte 9 (24):1207-1220.
    Resumen El artículo parte de una situación que tendrá gran importancia para la posterior evolución del Concilio en la Iglesia: la existencia de una minoría conciliar conservadora, representada por la Curia Romana, estratégicamente presente en las comisiones preparatorias. De las tensiones entre renovadores y conservadores, resultaron documentos ambiguos, anunciando temas nuevos, a los que se contraponían viejas facetas de la tradición papal. Paralelamente a lo que el Concilio representó en términos de renovación de la Iglesia, el artículo traza el perfil (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  10
    Leyes científicas: dos dogmas de la filosofía analítica.María Alicia Pazos - 2018 - Ciudad de México: UACM, Universidad Autónoma de la Ciudad de México.
    Se aborda el problema de qué es una ley científica. Se analiza la concepción tradicional hempeliana sobre la posibilidad de caracterizar una forma lógica para los enunciados de ley científica, que las distinguiría de las regularidades accidentales, concluyendo que ello no es posible. Se analiza entonces el problema de cómo es posible la predicción a partir de enunciados de ley, si no hay diferencia lógica con afirmaciones de regularidad, buscando criterios que permitan el establercimiento de afirmaciones proyectables. Correlativamente se trata (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  6
    A situação e os mitos da mulher a partir de Simone de Beauvoir.Gabriela Do Espírito Santo Marchiori - 2020 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 18 (2).
    Em sua obra O segundo sexo “fatos e mitos”, Simone de Beauvoir se propõe uma genealogia do ser mulher considerando a questão do que fez da mulher o “outro”. Isto porque, em sua análise existencial, a filósofa percebe a situação da mulher como a do inessencial e inautêntico. A mulher estranha a si mesma pois se constitui como o outro do homem. E, por sua vez, vista pelo olhar masculino, a mulher é o misterioso de duas faces, é tudo aquilo (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  8
    Dos dogmas del antiplatonismo.Patricio Peñalver Gómez - 2000 - Daimon: Revista Internacional de Filosofía 21:107-128.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  15
    Histórias de Mulheres: Identidade Étnica, Resiliências nas Alterizações - Apresentação do Dossiê.Luzia Wilma Santana da Silva, Maria de Fátima Araújo Di Gregório, Ana Angélica Leal Barbosa & Júlio César dos Santos - 2023 - Odeere 8 (2):1-2.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. “A História do Futuro”“The History of the Future”: Jesuit Mobile Prophecies from Naples to India to Brazil.Inês Zupanov - 2007 - Cultura:119-154.
    Através de uma leitura densa das fontes hagiográficas jesuítas que celebraram a vida de um jesuíta napolitano, Marcelo Mastrilli (1603-1637), procuro mostrar que as visões e narrativas proféticas foram importantes lugares de comunicação social, memória colectiva e mobilização política. O reposicionamento profético foi uma linguagem específica da tecnologia do eu, a partir da qual o sujeito fabricava a sua própria identidade, dentro e contra os limites externos da autoridade e das instituições. Marcelo Mastrilli – que viajou pela Itália, Espanha, Portugal, (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  11
    A história dos discursos sobre as paixões nas Tusculanas de Cícero.André Menezes Rocha - 2010 - Cadernos Espinosanos 24:93.
    Como as paixões apareciam na dialética de Platão? Como apareciam na escrita retórica? Como apareciam na lógica dos estoicos? Nas Tusculanas, Cícero examina formas diversas de discurso sobre as paixões e as virtudes em busca de fundamentos para a filosofia moral. Este exame, que se assemelha a uma história dos discursos antigos, também põe em confronto as grandes escolas materialistas da Antiguidade: a medicina hipocrática, o estoicismo, o cirenaísmo e o epicurismo. O estudo das Tusculanas de Cícero nos permite (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  33
    A história do direito como recurso e objetivo de pesquisa.Andrei Koerner - 2012 - Dialogos 16 (2).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  12
    Outras histórias do povo de santo, feiticeiras e curandeiros soteropolitanos.Iris Verena Oliveira - 2017 - Odeere 2 (3).
    Esse texto preocupa-se com universo religioso afro-brasileiro, em Salvador, no período que compreende as décadas de 1930 e 1960. A partir dos indícios de práticas religiosas identificadas em processos criminais e jornais que envolveram supostos curandeiros, adeptos do candomblé e feiticeiros. Buscando diversificar as práticas religiosas analisadas, o estudo contemplou casos e que evidenciam o cotidiano religioso baiano com características que destoam da propalada “baianidade nagô”. O debate sobre pureza iniciado pelos pesquisadores na década de 1980 abriu espaço para 926 (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13. História do Pensamenlo Social.H. Becker, H. Elmer Barnes & Nataniel Costa - 1954 - Revista Portuguesa de Filosofia 10 (2):210-210.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  50
    Historia do Futuro.Karl A. Kottman - 1979 - Journal of the History of Philosophy 17 (3):343-344.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15. História do materialismo.F. A. Lange - 1945 - Revista Portuguesa de Filosofia 1 (1):107-107.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  12
    Exercício no campo da história do tempo presente: o indigenismo político equatoriano no 'mbito da CONAIE e do Pachakutik.Hoyêdo Nunes Lins & Jonatan Pozzobon Müller - 2019 - Dialogos 23 (2):202.
    O Equador sobressai na América Latina pela intensidade do indigenismo. A Confederação de Nacionalidades Indígenas do Equador e o Movimento de Unidade Plurinacional Pachakutik – Novo País são pilares desse destaque. Concebido como história do tempo presente, o artigo examina a trajetória desse indigenismo, discutindo alguns dos seus principais resultados, como a inclusão da referência à plurinacionalidade e interculturalidade do Estado e da sociedade na Constituição do país. Utilizando fontes orais, com testemunhos vivos, o estudo ocupa-se de uma (...) em construção e em devir, e mostra que esse indigenismo enfrenta desafios que clamam por equacionamento. (shrink)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  9
    Urbanismo e historia. Dos claves interpretativas de la recepción de Ernesto Volkening a Gómez Dávila.Alfredo Abad - 2023 - Co-herencia 20 (38):109-136.
    Este artículo analiza en primera instancia la lectura y consideración hermenéutica que Ernesto Volkening realiza de la obra de Nicolás Gómez Dávila. Tras una presentación de las pautas interpretativas que se dan en el Diario de lectura de Volkening, se considera luego el interés de losautores por la arquitectura y el urbanismo modernos, como claves para la crítica del modo de vida reificante del hombre actual. Posteriormente, se ilustran las pautas que abordan la historia y la historicidad, bajo la idea (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18. História do Ateísmo.Georges Minois - forthcoming - Teorema: International Journal of Philosophy.
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  19.  43
    Escrever a História através da culpa: as beatas do Juazeiro nos Arquivos do Vaticano.Edianne dos Santos Nobre - 2015 - Horizonte 13 (39):1450-1479.
    In the late nineteenth century the Diocese of Ceará has started a trial to investigate about the transformation of the Holy Particle in flesh and blood in the mouth of devout Maria Magdalena do Espírito Santo de Araújo. The phenomena occurred in March 1889 and the inquiries were produced between 1891 and 1892 that were sent to the Holy See in 1893. In 1894, the Holy See ditacte a decree in which, it condemned Maria de Araújo and eight other women (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. A história do primeiro parque infantil municipal de Sorocaba: o contexto histórico e as circunstâncias específicas da criação e da instalação da escola.Ribeiro de Oliveira & Suad Aparecida - 2010 - Conjectura: Filosofia E Educação 15 (3).
    O estudo divulga pesquisa sobre o contexto histórico e as circunstâncias da criação e instalação do Parque Infantil "Antonio Carlos de Barros", o primeiro da cidade de Sorocaba/SP, no atendimento de pré-escolar municipal. Essa instituição surgiu pela necessidade de atender criança e família. Faz-se aqui, ainda, um breve histórico das primeiras instituições de atendimento infantil no Brasil e na cidade de São Paulo, observando-se que a preocupação era com a saúde, alimentação, higiene e sobrevivência, visto o precário saneamento e as (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. Pequeña história do azul. O azul como imagem e limite do visível. Manlio Brusatin ea perspectiva pictórica.Ana Cravo - 2010 - Philosophica: International Journal for the History of Philosophy 36:9-25.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. "História do ser. Verwindung" pensamiento fraco".Rossano Pecoraro - 2007 - A Parte Rei 54:8.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  17
    Quine e os dogmas do Empirismo.Luiz Henrique Lopes dos Santos - 1975 - Discurso 5 (6):187-200.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  28
    História do Paraná em debate.Jonathan Marcel Scholz - 2013 - Dialogos 17 (1).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25. História do direito.Faculdades Associadas de Ariquemes & Cronogramas Das Aulas - 2010 - História 7:06.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26. SOUTO, Maria Helena, História do Design em Portugal I.Leonor Ferrão - 2009 - Cultura:293-296.
    Importa, antes de mais, saudar uma publicação que se inscreve num registo disciplinar no qual escasseiam os contributos, embora o título prometa o que não cumpre. O número romano aposto ao título História do Design em Portugal sugere o arranque de uma série subordinada à mesma temática, mas acaba por induzir em erro, ao fazer prever uma obra com outra extensão e coesão interna. Dispersos, subsídios ou contributos para a História do Design em Portugal seriam algumas das possibilidades (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  3
    A história do conceito de história - doi: 10.4025/dialogos.v18i2.871.Flavia Renata Machado Paiani - 2014 - Dialogos 18 (2).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  26
    Uma história dos paulistas no seu desejo de ter uma filosofia: duas entrevistas com Paulo Arantes.Duas Entrevistas Com Paulo Arantes - 1995 - Trans/Form/Ação 18:183-198.
  29. Os bastidores de uma pesquisa em história da educação: a Faculdade Católica de Filosofia de Rio Grande/RS.Giane Lange do Amaral & Josiane Alves da Silveira - 2012 - Conjectura: Filosofia E Educação 17 (2):166-182.
    O presente trabalho apresenta os bastidores de uma pesquisa realizada sobre a Faculdade Católica de Filosofia de Rio Grande (1960- 1969), cuja criação marcou o início dos cursos superiores voltados à formação docente na cidade. Para destacar sua história, recorre-se a diferentes fontes, como documentos institucionais, jornais locais e relatos orais, cuja utilização será aqui abordada. Nesse sentido, tem-se como base os caminhos abertos pela História Cultural as quais vêm propiciando a ampliação de problemas, objetos e temas de (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  6
    Foucault e a História do Pensamento.Marcela Alves de Araújo França Castanheira - 2023 - Dois Pontos 19 (3).
    O presente trabalho tem o propósito de apresentar alguns desenvolvimentos teóricos e metodológicos operados na formulação do projeto intelectual de Michel Foucault denominado História do Pensamento. Perfazemos em linhas gerais os deslocamentos operados por Foucault para estabelecer uma determinação recíproca entre experiência e pensamento.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  6
    O contador de histórias do curso de filosofia da ufpi: Uma homenagem ao professor Gerson Albuquerque de araújo Neto.José Luís de Barros Guimarães - 2020 - Cadernos Do Pet Filosofia 11 (22):34-35.
    São poucos os professores/as que podemos dizer que a sua história de vida se confunde literalmente com a história de um determinado curso. Que sabe contar com riqueza de detalhes as mudanças arquitetônicas que o prédio sofreu, como se deu o início do curso, quem eram os professores/as, qual era o nome das disciplinas do antigo currículo, bem como das transformações pedagógicas e curriculares realizadas ao longo da história para que ele se tornasse aquilo que ele é (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  32
    Jean-Jacques Rousseau: os princípios do Direito Político e a História.Milton Meira do Nascimento - 2011 - Discurso 41 (41):47-76.
    Jean-Jacques Rousseau: os princípios do Direito Político e a História.
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33. A organização da produção E do trabalho numa indústria manufatureira.Liliana Bueno Dos Reis Garcia - 1990 - História 9:59-81.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  3
    Blondel y la crisis modernista: análysis de "Historia y dogma".César Izquierdo - 1990 - Pamplona: Ediciones Universidad de Navarra.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  35
    História de Polifemo: entre vida primitiva e idade de ouro.Vladimir Chaves dos Santos - 2019 - Dialogos 23 (2):4.
    O encontro do herói Odisseu com o ciclope Polifemo na Odisséia de Homero em dado momento saiu do terreno do mito e chegou até o da história. Polifemo tornou-se uma figura do mundo primitivo, em que reina violência, antropofagia, irracionalidade, paixão e música. O problema do valor da vida primitiva na antiguidade clássica conduzia a dois pólos antagônicos de interpretação. De um lado, a perspectiva progressista que via na história a saída de um estado primitivo e selvagem através (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36. Teoria marxista na história do pensamento político.A. Moraes - forthcoming - Filosofia.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37. A louca história dos multimédia.Renaud La Baume & Jean-Jérôme Bertolus - forthcoming - Teorema: International Journal of Philosophy.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  18
    Para o “descanço dos Mestres, e utilidade dos Discipulos”.Fernando Ripe & Giana Lange do Amaral - 2021 - Educação E Filosofia 34 (72):1379-1408.
    Para o “descanço dos Mestres, e utilidade dos Discipulos”: direções para a educação dos infantis no manual pedagógico Nova Escola de Meninos (Portugal, século XVIII) Resumo: O presente estudo, de natureza historiográfica e filosófica, pretende desenvolver uma análise dos discursos relativos à boa educação de sujeitos infantis que estão presentes na obra Nova escola de meninos [...]. Publicado em Coimbra no ano de 1784. O impresso de autoria do presbítero português Manoel Dias de Sousa (1753-1823) tinha como principal objetivo apresentar (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  20
    Hegel: A pertinência da arte E sua função na história do homem.Me Wagner Alves Guedes - 2012 - Revista de Teologia 6 (10):p. 75-80.
    A pesquisa procura não só conceituar e expor a estética de Hegel, mas também elucidar seu pensamento referente à questão. Em suas palavras, estética seria o belo artístico, criado pelo homem. Nesse sentido, a ascendência da arte está na precisão que o homem tem de objetivar seu espírito, morfosiando o mundo e também se transformando. Assim, nas páginas que se seguem há uma exposição do conceito vulgar de estética em contraponto a visão hegeliana, para tanto, o filósofo cita a ascensão (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  24
    Hegel: A pertinência da arte E sua função na história do homem.Prof Me Wagner Alves Guedes - 2012 - Revista de Teologia 6 (10):75-80.
    A pesquisa procura não só conceituar e expor a estética de Hegel, mas também elucidar seu pensamento referente à questão. Em suas palavras, estética seria o belo artístico, criado pelo homem. Nesse sentido, a ascendência da arte está na precisão que o homem tem de objetivar seu espírito, morfosiando o mundo e também se transformando. Assim, nas páginas que se seguem há uma exposição do conceito vulgar de estética em contraponto a visão hegeliana, para tanto, o filósofo cita a ascensão (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41. Concepções de história dos primeiros cronistas régios portugueses: Intelectuais e história.Susani Silveira Lemos - 2001 - História 20:117-134.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  15
    Percurso E reflexo do esquecimento na perspectiva de Paul Ricoeur.Ozeli Oliveira Dos Santos - 2021 - Cadernos Do Pet Filosofia 12 (24):39-45.
    O presente texto tem como objetivo trazer para discussão como o processo de esquecimento é refletido no terreno da memória individual e da memória coletiva. Tomamos como base teórica os estudos do filosofo francês Paul Ricoeur, em sua obra “A memória, a história, o esquecimento” edição publicada no Brasil em 2007, especificamente, seu estudo sobre o esquecimento. Neste sentido, buscaremos entender como essas questões se problematizam e quais seus reflexos.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  18
    Congada e Reinado: história religiosa da irmandade negra em Jequitibá-MG. 2011. 134 folhas. Dissertação (Mestrado)–Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, Belo Horizonte. [REVIEW]Carlos Roberto Moreira dos Santos - 2012 - Horizonte 10 (26):650-652.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  6
    O Paradigma Do Animal-Máquina Como Gênese da Ciência Reducionista.Bruno Henrique do Rosario Xavier & Anor Sganzerla - 2023 - Dissertatio 57:188-213.
    A consciência dos animais é um tema marginal na história da filosofia ocidental. Algunsautores, no entanto, aventuraram-se em desbravar a temática. O mais paradigmático representantedessa tradição, René Descartes, erigia nos anos de 1630 um debate acerca da insensibilidade animalque perduraria por toda a modernidade. Quatro séculos mais tarde, o filósofo alemão Hans Jonasdesignaria a ciência materialista como a herdeira mais bem-sucedida do dualismo cartesiano. QueDescartes tenha exercido tamanha influência sobre a ciência moderna, contudo, não é um pontopacífico. Teria Jonas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  43
    Resenha de 'História do ceticismo de Erasmo a Spinoza' (Richard H. Popkin).José Neto - 2000 - Manuscrito 23 (1):219-230.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  13
    História de uma instituição escolar secundária e sua cultura material: o Ginásio Mineiro de Uberl'ndia.Giseli Cristina do Vale Gatti, Geraldo Inácio Filho & Décio Gatti Junior - 2009 - Educação E Filosofia 23 (46):119-144.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  21
    O discurso do livro didático de física: Por Uma escolha pela diferença.Mariana Fernandes Dos Santos, Nathalia Helena Alem & Jorge Ferreira Dantas Junior - 2018 - Odeere 3 (6):290.
    O discurso didático que a escola vem construindo ao longo da história da educação brasileira tem em seu bojo o centralismo epistemológico eurocêntrico institucionalizado. Sendo assim, entendemos ser necessário a constante problematização em torno desses discursos na ação docente. Neste artigo, temos como objetivo analisar a forma como são discursivizadas a História e Cultura Afro-Brasileiras, Africanas, e Indígenas no discurso didático do livro de Física do Ensino Médio Integrado ao Técnico em uso no IFBA, campus Eunápolis. Realizamos uma (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  44
    A história do pensamento político como história do discurso político: considerações acerca do Whiggism no contextualismo lingüístico de John Pocock -doi: 10.4025/dialogos.v17i2.762. [REVIEW]André Luiz Silva - 2013 - Dialogos 17 (2).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  2
    O Lugar Da História Dos Animais Na Obra De Aristóteles.António Pedro Mesquita - 2006 - Philosophica: International Journal for the History of Philosophy 14 (28):285-295.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50. Para a história do cartesianismo entre os Jesuítas portugueses do século XVIII.Domingos Mauricio - 1945 - Revista Portuguesa de Filosofia 1:26-44.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000