Results for 'Genebra'

14 found
Order:
  1.  32
    Voltaire, Genebra e as Ideias republicanas.Lorenzo Bianchi - 2012 - Doispontos 9 (3).
    O presente artigo visa explorar as ricas relações entre Voltaire e Genebra, destacando as questões e o contexto que formam a obra Ideias republicanas e seu combate pela tolerância.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  37
    Merleau-Ponty. Le monde sensible et le monde de l'expression. Cours au Collège de France. Notes, 1953. Texte établi et annoté par Emmanuel de Saint Aubert et Stefan Kristensen. Genebra: MetisPresses, 2011. [REVIEW]Cristiano Perius & Matheus Hidalgo - 2012 - Doispontos 9 (1).
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  19
    Jorge Luís Borges: Nationalist and Cosmopolitan.Vamireh Chacon - 2006 - Cultura:127-135.
    Pouco antes de falecer, Jorge Luís Borges determinou que sua esposa, Maria Kodama, não pu­blicasse seus livros regionalistas de juventude em suas obras completas, que assim ficariam incompletas, uma decisão tipicamente borgiana. A viúva preferiu não cumprir a determinação e as obras editadas se tornaram completas, na medida em que possam ser descobertos manuscritos ainda inéditos. Elas revelam um amplo arco, correspondendo à sua longa vida, da juventude muito argentina e profundamente bonaerense, do seu país e cidade natal Buenos Aires, (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  12
    Rousseau e o paradoxo da censura.José Benedito de Almeida Júnior, Loyana Christian de Lima Tomaz & Luciana Xavier de Castro - 2018 - Griot : Revista de Filosofia 18 (2):176-186.
    Este artigo tem por objetivo analisar a aparente contradição entre a instituição da censura no Contrato Social de Rousseau e a censura que sofreu em Genebra e Paris. Para tanto analisaremos o conceito de censura no Contrato Social e os argumentos utilizados por Rousseau nas obras Cartas escritas da Montanha e a Carta à Christophe Beaumont, com apoio na obra de alguns comentadores da obra política de Rousseau. Nossos estudos nos levam a concluir que Jean-Jacques Rousseau admite, de fato, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  32
    Sobre a imagem rousseauniana da lei acima dos homens.Thomaz Kawauche - 2008 - Trans/Form/Ação 31 (2):97-118.
    Entre o verbete sobre economia política, de 1755, e o Contrato social, de 1762, a noção rousseauniana de lei passa de “voz celeste” para “declaração da vontade geral”. Pretende-se defender aqui a proposição de que tal mudança na definição de lei de um escrito para o outro não implica contradição. Para tanto, será analisada a presença da imagem da “lei acima dos homens” em diversos textos do Cidadão de Genebra, sobretudo no capítulo “Do legislador” no livro II do Contrato, (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  6.  13
    A representação na esfera do teatro segundo Jean-Jacques Rousseau.Luciano da Silva Façanha & Irlene Veruska Batista da Silva - 2022 - Conjectura: Filosofia E Educação 27:022026.
    Objetiva-se fazer uma breve explanação sobre a problemática da representação teatral e os seus efeitos sobre os espectadores a partir do caráter etnológico, através da crítica realizada pelo filósofo Jean-Jacques Rousseau (1712-1778). Fundamenta-se_ _com base na obra _Carta a D’Alembert sobre os espetáculos. _Nesta obra, Rousseau apresenta uma crítica à representação social através do teatro francês do século XVIII. Na _Carta _o autor discorre toda sua crítica ao teatro francês do século XVIII e expressa as razões para não fundar uma (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  6
    Sidney Versus Rousseau: o espírito republicano.Vital Alves - 2022 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 40 (1):126-137.
    O republicanismo é constituído de diversas matrizes, entre elas a matriz inglesa e a matriz francesa às quais vinculam-se os pensadores modernos Algernon Sidney e Jean-Jacques Rousseau respectivamente. Buscando uma provável relação teórica entre o autor inglês e o pensador de Genebra quanto à tradição republicana, o presente artigo promoverá um exame e quiçá uma reflexão acerca do “espírito republicano” em Sidney e Rousseau assinalando as possíveis afinidades e divergências entre eles, embora sejam vinculações a diferentes matrizes. Para tanto, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  4
    Clastres contra Rousseau: a filosofia à luz da etnologia.Mauro Dela Bandera - 2022 - Discurso 52 (1):124-143.
    Leitor atento de Rousseau, embora raramente o citasse em seus textos, Clastres emprega o mesmo vocabulário que ganhou fama sob a pluma do cidadão de Genebra, tomando por vezes distância de suas reflexões: 1) alusão à vontade geral; 2) a encenação do gesto fundador da sociedade civil de cercar um terreno e o discurso possessivo que inaugura a propriedade privada e a acompanha (“isto é meu”); 3) e, por fim e mais importante, a crítica direcionada às duas frentes que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  43
    Rousseau and Geneva.Christopher Bertram - 2015 - Trans/Form/Ação 38 (s1):93-110.
    RESUMO:Os estudiosos vêm se dividindo acirradamente sobre a relevância da política e da história de Genebra na filosofia política de Rousseau. Eu busco chegar a uma visão coerente do compromisso de Rousseau com Genebra, uma que rejeita tanto a ideia de que ela é simplesmente irrelevante ao núcleo das doutrinas políticas do autor, quanto a que essencialmente lê tudo como uma intervenção na política genebrina. Nenhuma dessas concepções parece correta. De fato, Genebra, como Rousseau a concebeu, é (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  47
    A new approach to the Letter to d’Alembert.Israel Alexandria Costa - 2015 - Trans/Form/Ação 38 (s1):81-92.
    RESUMO:A réplica rousseauniana a d’Alembert, autor do verbete Genebra da Enciclopédia, foi batizada como Carta sobre os espetáculos, em respeito ao tema nela tratado após os dez primeiros parágrafos, os quais abordam explicitamente o tema da intolerância religiosa. Contudo, o presente artigo apresenta, sob a perspectiva de uma moral da tolerância que não se resume às questões religiosas, a defesa de que a Carta a d’Alembert é uma integral e avançada Carta sobre a Tolerância, por contemplar, além do discurso (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  2
    Jean-Jacques Rousseau: entre o direito e a política.Fabio Antônio Da Silva - 2019 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 17 (2).
    Hoje se lê a parte final do Contrato Social (1762) à luz do movimento contínuo - que perpassa toda a obra do genebrino - entre o geral e o particular, entre a norma e o fato, as leis como podem/devem ser e os homens como são. A república ideal já fora toda esboçada em cada um dos parágrafos da Dedicatória à Genebra escrita por Rousseau para compor a introdução ao Discurso Sobre a Origem e o Fundamento da Desigualdade entre (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  13
    Teatro, um quadro das paixões humanas: crítica ao etnocentrismo, corrupção do gosto e degeneração dos costumes em Rousseau.Luciano Da Silva Façanha - 2019 - Doispontos 16 (1).
    Na Carta à d’Alembert sobre os espetáculos, Rousseau responde às questões que aparecem no verbete Genebra, publicado no volume VII da Enciclopédia. D’Alembert fazia uma defesa da comédia e dos comediantes, vistos como socialmente inferiores, ao mesmo tempo em que propunha montar uma companhia de teatro em Genebra, o que ajudaria a educar o gosto dos cidadãos. Retomava, assim, o papel do teatro a partir da opinião aristotélica de expurgação dos sentimentos de terror e piedade, adaptando-os da tragédia (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  20
    Uma tradução de Romanos 1 com comentários temáticos.Aislan Fernandes Pereira - 2017 - Revista de Teologia 11 (19):16-36.
    Este trabalho apresenta uma tradução, do grego, do capítulo primeiro da carta de Paulo, aos romanos, a partir do texto crítico de Westcott e Hort, de 1885, com uma significativa divergência, em relação às versões, em inglês, King James e NIV1, em português, ACRF2, ARIB3, Católica, NVI4 e Bíblia de Estudo de Genebra, e, em alemão, Luther. As razões dessa tradução estão comentadas em diversos temas, agrupados em quatro partes: Romanos 1:1-7, Romanos 1:8-14, Romanos 1:15-23 e Romanos 1:24-32. Esse (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  14.  11
    Importancia e implicaciones de un juramento en tiempos de pandemia.Gilberto A. Gamboa Bernal - 2020 - Persona y Bioética 24 (1):5-13.
    _Importance and implications of an oath in times of a pandemic_ _Importância e implicações de um juramento em tempos de pandemia_ La pandemia del SARS-CoV-2, que causa el Covid-19, es un hecho que está desestabilizando no solo los sistemas de salud, sino la misma cultura actual. En torno a ella hay una serie de elementos que complican su contención, mitigación y tratamiento: interrogantes sobre su origen, profusión de información, medidas de aislamiento con efectos diametralmente opuestos, despertar de una pesadilla de (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark