Results for 'Estrangeiro'

63 found
Order:
  1.  6
    Ritual de nominação de estrangeiros em sociedades Jê-Timbira: endonimismo, “preensão” e multiplicadores nas relações sociais.Luiz Augusto Sousa Nascimento - 2018 - Odeere 3 (5):83.
    Analisa os processos rituais e político do ritual de nominação de estrangeiro em sociedades Jê Timbira no contexto das relações intersocietárias. Como categorias reflexivas, utilizo algumas noções perspectivistas tais como “preensão, “predação”, “multinaturaslimo” e “reciprocidade” que são empregadas para correlacionar a outros grupos Jê, sobretudo, os Xikrin-kayapó, que apresenta um ritual de nominação cuja estrutura assemelha-se a dos Timbira. A pesquisa é o resultado de um intenso trabalho de campo descontínuo, porém associado que iniciou-se no inicio do ano de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  10
    O estranho e o estrangeiro: ensaios sobre a contemporaneidade.Olgária C. F. Matos & Javier Amadeo (eds.) - 2020 - São Paulo, SP: Editora Unifesp.
    O mundo contemporâneo é o do exílio e não o da pátria, o da errância e não o do lugar. Razão pela qual nosso tempo foi denominado de “século breve”, em que os acontecimentos e os desaparecimentos de modos de vida e valores são acelerados, não permitindo o repouso para constituição de uma memória reparadora. Exílio, expatriamento e dispersão espacial são, pois, o emblema das migrações forçadas por guerras, perseguições políticas e diferentes formas de conflito, que produzem a “nostalgia do (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. O estrangeiro na comédia grega antiga1.Maria de Fátima Silva - 1999 - Humanitas 51:23.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  28
    Funes E o estrangeiro de eléia.Eliane Christina de Souza - 2004 - Revista de Filosofia Aurora 16 (19):43.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  17
    Passos e pensamentos de estrangeiros em solo brasileiro: algumas reflexões sobre a utilização de cartas e diários na pesquisa sobre imigração italiana.Rejane Silva Penna & Leonor Baptista Schwartsmann - 2010 - Dialogos 14 (2).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. O sentimento do estrangeiro na esfera intelectiva e afetiva [The foreigner's feeling in the inletective and affective sphere].Robson Barcelos - 2021 - Ekstasis: Revista de Hermenêutica E Fenomenologia 10 (1):101-119.
    This article deals with the feeling of strangeness in the human being. When it comes to being human, it is traditionally understood as beings containing reasons and emotions. Thus, to better understand the feeling of the foreigner, its context is analyzed on the perspective of humean moral sentimentalism and on the intertwining, proposed by Husserl, between the intellectual and affective spheres. From these philosophers one can see the convergence between the intellectual and affective spheres, as well as between reason and (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. A Promoção dos direitos LGBTI no estrangeiro: uma visão geral das experiências da UE e dos EUA.Artem Patalakh - 2017 - Janus.Net, E-Journal of International Relations 8 (2):75-94.
    O presente artigo problematiza a incorporação da promoção dos direitos LGBTI nas políticas externas dos EUA e da UE. Em primeiro lugar, examina os principais documentos, discursos e políticas dos dois atores sobre à promoção dos direitos LGBTI no estrangeiro, e as semelhanças e diferenças entre as abordagens de ambos, atendendo às tendências da sua evolução e desenvolvimento contínuo. Em segundo lugar, o artigo analisa as condições internas nos países alvo que são propícias ao sucesso e ao fracasso do (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. Estudo da natureza do homem em Kant a partir do caso do estrangeiro e o conceito de hospitalidade: Série 2.Claudia Belfort - 2007 - Kant E-Prints 2:127-142.
    Este artigo tem como tema o estudo da natureza do homem em Kant a partir do caso do estrangeiro e o conceito de hospitalidade. O direito cosmopolítico está fundado no direito à hospitalidade, mas este tem assimetrias e limites, o que contraria um tratamento igualitário previsto por Kant no âmbito da lei jurídica e da lei moral. O cosmopolitismo dá aos povos de nações ou de repúblicas distintas o mesmo direito de propriedade comum sobre a superfície da terra. O (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  32
    Armadilhas do multiculturalismo: análise psicossocial da integração à francesa dos estrangeiros.Toshiaki Kozakai & Rafael Pecly Wolter - 2007 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 26:11-26.
  10.  14
    A formação da imagem do mundo russo como aspecto da adaptação cultural de cidadãos estrangeiros no processo de ensino de língua russa.Nina Aleksandróvna Kozlovtseva & Natália Nikoláevna Tolstova - 2019 - Bakhtiniana 14 (1):74-105.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. MONTANDON, Alan. O livro da hospitalidade: acolhida do estrangeiro na história e nas culturas.Sandra Patricia Eder Comandulli - 2015 - Conjectura: Filosofia E Educação 20 (1):183-190.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12. Os significados dos conceitos de hospitalidade em Kant e a problemática do estrangeiro.Daniel Omar Pérez - 2007 - Philosophica 31:43-53.
    Este artículo tiene como objetivo mostrar el alcance y el límite del concepto de hospitalidad en Kant, conforme a su significado moral y político. En primer lugar, trataré del significado de "hospitalidad" en general y según algunas consideraciones de Derridá y Levinas, a fin de poder introducir el concepto kantiano en la problemática del extranjero. En segundo lugar, trataré el significado moral de la hospitalidad según Kant. En tercer lugar analizaré su significado jurídico; esto llevará a consideraciones de carácter histórico-político. (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13. O mundo natural eo erotismo das gentes no Brasil Colônia: a perspectiva do estrangeiro.Jean Marcel Carvalho França - 2010 - Topoi: Revista de História 11 (20):15-26.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  4
    Reconceptualizing an idealistic ancient China: refraction and transcreation in the English renderings of Chuang Tzu.Jiaxin Lin & Xinbing Yu - 2024 - Trans/Form/Ação 47 (4):e0240081.
    Resumo: O clássico cultural chinês Chuang Tzu foi amplamente traduzido para versões em inglês, durante o século passado. Como resultado, essas traduções em inglês refletem, parcialmente, a conceituação da China antiga que mudou, ao longo do tempo, entre os falantes de inglês de outras nações. Desse modo, o presente artigo investiga as imagens reconstruídas da China antiga, tal como se manifestam nas refrações e transcriações das traduções inglesas de Chuang Tzu, as quais foram interpretadas por tradutores estrangeiros, a partir da (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15. The influence of Western culture on the Central Asian States’ and Kazakhstan’s science.Sanat Ainakulov, Mereke Tulekova & Nurzhamal Oshanova - 2024 - Trans/Form/Ação 47 (3):e02400186.
    Resumo: A relevância do estudo deve-se ao fato de que a cultura da Ásia Central é de grande interesse para a ciência sociológica moderna, enquanto objeto de estudo da interação intercultural, como um fenômeno multifacetado, complexo, controverso e dinâmico. O tópico da influência da cultura e da filosofia ocidentais na ciência das regiões mais orientais, de acordo com os autores, tem sido bastante negligenciado. O objetivo do artigo é estudar a influência da cultura ocidental na ciência dos estados da Ásia (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  13
    Luta estratégica para obter lealdades: discurso e políticas em direção a huaqiao华侨 através de relatórios de conferência na China.David Ibarra Arana - 2020 - Dialogos 24 (1):137-177.
    No contexto da Guerra Fria, são analisados os relatórios das conferências relacionadas aos Huaqiao, ou chineses estrangeiros, entre 1951 e 1953. Esse foi um período inicial de políticas divididas entre as comunidades chinesas no exterior, entre o governo da República Popular da China e Guomindang, em Taiwan. Mais do que apoiar as populações chinesas no exterior, enfrentando dinâmicas de exclusão e discriminação nos países em que residiam, esses governos chineses encontraram nos compatriotas estrangeiros um cenário de luta por lealdade através (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. Cognition and Content.João Branquinho - 2005 - Lisboa, Portugal: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa.
    Os tópicos e problemas filosóficos discutidos no volume são de natureza bastante variada: a natureza da complexidade computacional no processamento de uma língua natural; a relação entre o significado linguístico e o sentido Fregeano; as conexões entre a a agência e o poder; o conteúdo semântico da ficção; a explicação dos impasses éticos; a natureza dos argumentos cépticos; as conexões entre as dissociações cognitivas e o carácter modular da mente; a relação entre a referência e o significado. Estes tópicos deixam-se (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  10
    O sentido histórico da formação de colônias europeias no Paraná: o exemplo de Superagui.Caiubi Martins Dysarz - 2018 - Dialogos 22 (3):186.
    A formação de colônias de estrangeiros no Paraná, durante o século XIX, foi explicada pela historiografia local em virtude da necessidade de formação de uma agricultura de abastecimento e de uma suposta carestia de gêneros alimentícios. Para embasar tal linha argumentativa, utilizou-se a manifestação de um empresário colonizador: o suíço Carlos Perret Gentil, fundador da Colônia do Superagui. O objetivo deste trabalho é discorrer sobre suas ideias a respeito de colonização europeia e agricultura no Paraná dos oitocentos e a posterior (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  5
    Palavras Mágicas.Luiz Roberto Gomes, Andreas Georg Gruschka & Antonio Álvaro Soares Zuin - 2021 - Educação E Filosofia 35 (73):199-229.
    Palavras Mágicas: solução instantânea para questões pedagógicas? Resumo: O objetivo desse artigo é analisar, com base no aporte teórico-epistemológico da hermenêutica objetiva, a presença, a razão e utilização das palavras mágicas no contexto escolar, especialmente nas relações estabelecidas entre os alunos e professores. Para tanto, o cartaz “Palavras Mágicas”, uma imagem captada em uma escola pública do ensino fundamental, no município de São Carlos – SP, em 2018, foi reconstruído empiricamente e interpretado por um grupo de pesquisadores brasileiros e um (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  14
    O tempo e as réplicas.Armando Marques Guedes & Nuno Canas Mendes - 2006 - Cultura:275-309.
    O recrutamento de diplomatas pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros português é levado a cabo por intermédio de um concurso público. O formato desse concurso tem variado ao longo do tempo. Muito pouco é conhecido quanto à progressão diacrónica desse formato. Parece, no entanto, haver um consenso geral tácito de que os Concursos não são transparentes, e um artigo recente assevera-o explicitamente no que diz respeito ao período do Estado Novo. O presente estudo mostra que, pelo contrário – pelo menos ao (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  1
    Por um mundo menos tolerante e mais hospitaleiro.Luis Alberto Méndez Gutierrez - 2023 - Revista Ética E Filosofia Política 1 (25):186-198.
    Na atualidade estamos enfrentando uma forte onda de intolerância e tolerância, potencializando e valorizando a Tolerância como sendo um modelo a seguir, e seria a solução para as fortes condutas violentas, discriminatórias e criminosas que estamos sendo vítimas nas relações interpessoais e nas relações entre culturas e países. Tolerar o desigual, o assimétrico é uma luta desigual, do mais forte contra aquele que pela sua realidade social, tem sido enfraquecido. Como formar uma consciência e uma cultura, não do tolerar-aguentar a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. Apresentação do número temático de filosofia medieval.Guy Hamelin - 2011 - Philósophos - Revista de Filosofia 16 (1):5-8.
    O VIIº Colóquio de História da Filosofia Medieval , realizado em novembro de 2009 em Brasília, foi dedicado ao tema: “Argumentação e interpretação na Filosofia Medieval”. Na ocasião, sete medievalistas brasileiros e estrangeiros encontraram-se para apresentar seu trabalho e discutir o assunto. O encontro foi possível graças à ajuda financeira do Departamento de Filosofia da Universidade de Brasília e da CAPES. Aproveitamos o espaço para agradecê-los. Apresentamos, no presente número temático, seis artigos ligados direta ou indiretamente a essa questão.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  6
    “Estando autorizado pelo Sr. Conselheiro Barão de Andrada”: percursos e limitações da trajetória do diplomata Luiz Augusto de Pádua Fleury em Buenos Aires (1876)1.Gabriel Passetti - 2020 - Dialogos 24 (3):88-108.
    O artigo analisa os ofícios enviados por Luiz Augusto de Pádua Fleury, Encarregado de Negócios em Buenos Aires no ano de 1876, quando foi assinada a paz entre Argentina e Paraguai. O objetivo é verificar como um diplomata em ascensão na carreira, oriundo de uma típica família da elite imperial de província periférica, tinha sua atuação limitada pela hierarquia do ministério. A análise busca verificar como suas observações e análises eram marcadas pelo fato de ser monarquista e estrangeiro vivendo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  38
    A Etnografia e o Campo Dos Novos Estudos Sociais Das Inf'ncias.Patrícia Maria Uchôa Simões, Douglas Vasconcelos Barbosa & Milene Morais Ferreira - 2023 - Childhood and Philosophy 19.
    O campo interdisciplinar dos novos estudos sociais das infâncias parte de uma ruptura epistemológica com as abordagens clássicas das ciências que adotam visões biologizantes, essencialistas e universais da criança e encontra na etnografia uma possibilidade de conceituação de criança enquanto sujeito ativo e de infância enquanto categoria social geracional. O reconhecimento desses conceitos de criança e de infância pela etnografia na pesquisa com crianças implica voltar-se para a criança como o outro, o diferente, o estrangeiro. A proposta de ruptura (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  13
    Gilberto Freyre: Adaptação, Mestiçagem, Trópicos e Privacidade em 'Novo Mundo Nos Trópicos' | Gilberto Freyre: Adaptation, Miscigenation, Tropics and Privacy in 'New World in the Tropics'.Lilia Mortiz Schwarcz - 2021 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 3 (1):137-169.
    ResumoO objetivo deste artigo é produzir uma reflexão crítica sobre a produção de Gilberto Freyre, mais verticalizada em dois aspectos. Em primeiro lugar, buscar-se-á entender a seleção feita por esse antropólogo de uma certa mestiçagem e adaptação cultural, símbolos da singularidade brasileira. Em segundo lugar, procura-se entender de que maneira esse tipo de interpretação desloca a análise de fenômenos mais sociais e econômicos, investindo profundamente na esfera privada. Como se costuma dizer, Freyre teria descrito a escravidão brasileira, tendo como foco (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  14
    Inteligência artificial e computação cognitiva em unidades de informação.Barbara Coelho Neves - 2020 - Logeion Filosofia da Informação 7 (1):186-205.
    Este artigo trata da inteligência artificial, com ênfase na computação cognitiva, como uma problemática contemporânea no contexto da cibercultura. Teve como objetivo investigar na literatura científica os principais aspectos da computação cognitiva em unidades de informação. Procurou levantar as perspectivas da computação cognitiva em unidades de informação e mapear como essas unidades têm utilizado (ou podem utilizar) a inteligência artificial em suas atividades e interação com o usuário. A metodologia utilizada se inscreve como pesquisa bibliográfica. Reflete com ênfase, principalmente, em (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  4
    Bove, Laurent (2014). Albert Camus, de la transfiguration – pour une expérimentation vitale de l’immanence.Bernardo Bianchi - 2015 - Cadernos Espinosanos 33:247.
    Publicado em 2014, "Albert Camus, de la transfiguration", constitui, ao lado de “Vauvenargues ou le séditieux”, de 2010, mais um esforço realizado por Laurent Bove no sentido de valorizar o tema pascaliano da “segunda natureza” através de um ponto de vista espinosista. Por aí se vê que Bove é consequente ao se distanciar tanto do tema da “filosofia do absurdo”, reiteradas vezes associada à obra de Camus pela interpretação hegemônica que dele se faz, quanto da imagem de um moralista, associada (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  14
    Apresentação.Luis Alberto De Boni - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (3):473.
    O número do terceiro trimestre da revista Ventas, há diversos anos, é dedicado ao pensamento medieval. A qualidade dos trabalhos nele publicados, a periodicidade garantida e quantidade de colaboradores tornaram-no ponto de referência não só no Brasil, mas também no exterior. De fato, não são muitas, no mundo todo, as revistas que publicam anualmente um número voltado para a Filosofia Medieval.Como organizador da publicação durante todo este período, procurei ouvir outros colegas há mais tempo trabalhando na área e, em conjunto, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  22
    Apresentação do Dossiê -.Alexandre Guimarães Tadeu de Soares - 2021 - Educação E Filosofia 34 (72):1051-1053.
    Sob o patrocínio da CAPES, PROPP da Universidade Federal de Uberlândia-MG/ UFU, FAPEMIG, FAPESP e Fundação Fausto Castilho, esforços conjuntos da UFU, da Academia Polonesa de Ciências, da Universidade do Salento e da Universidade de Nápoles possibilitaram a realização, no final de 2017, da I Bienal Internacional de Filosofia de Uberlândia. Além da XX Semana de Filosofia da UFU, organizada em torno do tema A propósito da humanidade, cinco eventos compuseram a nossa primeira Bienal: o III Congresso Internacional “Vico” – (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  62
    A contribuição brasileira de Alcindo Flores Cabral à classificação periódica dos elementos.Juergen Heinrich Maar & Eder João Lenardão - 2012 - Scientiae Studia 10 (4):773-798.
    Este artigo apresenta a contribuição de Alcindo Flores Cabral (1907-1982) - professor de química da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, hoje incorporada à Universidade Federal de Pelotas - ao ensino de química, uma contribuição quase desconhecida pela própria comunidade química brasileira, embora reconhecida como relevante por diversos químicos estrangeiros importantes, como W. Hückel, G. Charlot, F. Strong, E. Fessenden e outros. A inovadora representação helicoidal de Cabral é apresentada não só em conexão com representações contemporâneas, mas também inclui-se uma incursão (...)
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  81
    Palavras da editora.Clélia Aparecida Martins - 2013 - Trans/Form/Ação 36 (1):7-7.
    Caro leitor de TRANS/FORM/AÇÃO, neste último fascículo regular de 2012 você encontrará dois textos de filosofia antiga, um artigo e uma tradução; de moderna, dois artigos, um tematizando o teísmo entre Kant e Fichte e outro sobre a criação em Goethe. Em contemporânea o fascículo é farto: um texto sobre a relação entre escrita e reconhecimento; um outro relativo a conceitos freudianos concernentes à sociedade, um sobre Goldstein e Merleau-Ponty; um relativo a Foucault e a Escola de Frankfurt tendo como (...)
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  14
    A linguagem do dizer em um corpo que se apresenta como ético.Magali Mendes de Menezes - 2007 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 52 (2).
    O objetivo deste texto é apresentar o movimento que vai de Totalité et Infini à Autrement qu’être au-delà de l’essence, ou seja, da diferença vista como separação absoluta entre Eu e o Outro para uma diferença que atravessa a própria Subjetividade, uma diferença que passa a compor o tecido mesmo desta Subjetividade e, por sua vez, o tecido mesmo do próprio texto. O dizer não se apresenta aqui como um movimento verbal, mas é passividade extrema de exposição ao Outro. Podemos (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  15
    Jean Piaget no século XXI: escritos de epistemologia e psicologia genéticas.Adrian Oscar Dongo Montoya & Silvia Parrat-Dayan (eds.) - 2011 - [São Paulo, Brazil]: Cultura Acadêmica Editora.
    O I Colóquio Internacional de Epistemologia e Psicologia Genéticas: atualidade da obra de Jean Piaget, organizado pelo Grupo de Estudos de Psicologia e Epistemologia Genética e Educação – GEPEGE –, em setembro de 2009, na Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista – Unesp, na cidade de Marília –SP, teve o objetivo de promover o encontro de pesquisadores nacionais e estrangeiros, bem como de grupos de estudo e de pesquisa brasileiros, que se dedicam ao estudo da obra de (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  16
    Sobre questões de imprevisibilidade na cultura: o legado de Lótman para a compreensão dos mecanismos e trabalhos de semioses culturais.Andréia Guimarães Moura, Douglas Galan & Lívia Machado - 2019 - Bakhtiniana 14 (4):211-231.
    RESUMO O presente artigoapresenta reflexões sobre o conceito de “imprevisibilidade” advindas a partir do exercício de tradução para a língua portuguesa da obra Os mecanismos culturais imprevisíveis1, último livro publicado por Iuri Lótman. Mais do que uma explicação completa e definitiva das acepções sobre os trabalhos imprevisíveis da cultura, esboçamos nestes escritos fundamentos de interesse para a constituição de processos semiósicos de nossas particulares preocupações. Dessa forma, apresentam-se para as análises relações imprevisíveis em processos relacionados à ciência e à tecnologia, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35. Sob o signo da juventude: Pensar a educação eo ensino de filosofia a partir da figura do bárbaro.Wigvan Pereira - 2010 - Revista Inquietude 1 (1):110-131.
    A pergunta “o que se pode esperar da educação?”, se não é tão fácil respondê-la, é porque a própria noção de educação não é clara para todos e ainda nos é apresentada atrelada às noções de autonomia, cidadania e moral, o que faz parecer que educados são os “bons moços”, aqueles que não questionam e que aprenderam a língua falada nas sociedades civilizadas: a mudez, a cegueira e a surdez voluntárias – a indiferença! Neste trabalho pretendemos, a partir de um (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36. A performance do belo corpo de odisseu se mostra: De.Alessandra Serra Viegas - 2012 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (24):27-34.
    O presente trabalho procurará apontar olhares sobre o corpo de Odisseu, herói e protagonista da segunda obra homérica, a partir da perspectiva do narrador e da personagem Nausícaa, a princesa dos Feaces. Assim, demonstrar-se-ão, ainda que sucintamente, as metamorfoses sofridas pelo corpo de Odisseu ao longo da obra homérica, as quais o fazem transitar entre o ‘proscrito e o príncipe’. Para tanto, buscar-se-á através da análise do Canto VI, o momento em que se dá o encontro de Odisseu e Nausícaa, (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  8
    O corpo transversal. Notas sobre a estranheza da aprendizagem dos nomes.Eugénia Vilela - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 12:37-45.
    Um livro, uma criança, uma escritora louca, uma língua sem tradução literal: os sentidos descentram-se de um significado despótico. Todos são estrangeiros a todos. Não existe uma figura única do ser estrangeiro. Há, aí, uma condição poética. Aprender é traduzir: viver a irredutibilidade de ser outro. Indefinidamente. Desde um gesto pelo qual a educação se desenha na forma de interrogação das condições de im-possibilidade de leitura e de escrita da vida. Aprender faz-se no gesto de sobreviver, resistir, criar na (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  27
    Passos levinasianos rumo à evasão da teologia ocidental.Luis Carlos Dalla Rosa - 2019 - Horizonte 16 (51):1218.
    Este artigo abre espaço para discutir a relação entre teologia e ontologia, a partir da ética da alteridade de Emmanuel Lévinas. Trata-se de analisar e compreender o movimento de êxodo ou de evasão ética em relação à força ontológica, ao peso do ser, que impacta também à teologia. O sujeito, exposto à aventura do ser, é alguém cativo de si mesmo. Por outro lado, cabe refletir sobre algumas possíveis repercussões teológicas que emergem da epifania do rosto do/a Outro/a. Pois, embora (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  13
    Por uma filosofia da migração.Mauro Cardoso Simões - 2020 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 65 (1):e36152.
    O objetivo deste texto é participar do debate sobre uma filosofia da migração. Em uma época que se destaca pela discussão sobre o fechamento de fronteiras e se procura estabelecer critérios para aceitação de refugiados e migrantes, a filosofia pode auxiliar na compreensão do que se passa na atualidade. Nesse sentido, o tema das migrações, dos estrangeiros, da soberania e das atribuições do estado-nação ganham contornos demasiado importantes e que merecem um tratamento renovado. Mais do que fornecer ferramentas para a (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  8
    Univocality and finitude.Renaud Barbaras - 2018 - Revista Filosófica de Coimbra 27 (54):299-312.
    O âmbito da fenomenologia pode ser circonscrito pelo que Husserl chamou de a priori universal da correlação entre o ente transcendente e seus modos subjetivos de doação. Este a priori significa ao mesmo tempo que a essência do ente envolve sua relação com uma consciência e que o sentido de ser do sujeito consiste em se relacionar com o ente transcendante, em fazê‑lo aparecer, o que equivale a dizer que uma consciência que não fosse cons-ciência de algo, ou seja, intencionalidade, (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  10
    Altivez e resistência na representação do Outro em Dulce Sudor Amargo de Miguel Rio Branco.Rafael Castanheira - 2021 - Logos: Comuniação e Univerisdade 27 (3).
    Este artigo tem como objetivo analisar algumas fotografias de Miguel Rio Branco que, diferente de muitos de seus predecessores que atuaram na documentação de determinados grupos sociais no Brasil, buscou romper com a representação do Outro segundo uma visão externa, estereotipada e unívoca. Ao documentar grupos marcadamente oprimidos como prostituas e moradores de ruas, ele produziu não apenas imagens libertas do olhar romântico predominante entre fotógrafos viajantes que percorreram o território brasileiro a partir da segunda metade do século XIX, mas, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  22
    LEBABIMIBOME: espiritualidade africana e resistência à escravização.Hildebrando de Almeida Cerqueira - 2021 - Odeere 6 (2):202-236.
    Neste artigo eu revisito a minha tese de doutoramento em antropologia social: “Esclavage et Inventions Spirituelles Afro-Brésiliennes: Du Vudum Lebabimibome aux Contes Populaires”, onde tentamos demonstrar um dos impactos marcantes da escravização na história dos povos africanos e afrodescendentes, como este fato marcou a vida espiritual e intelectual das diasporas nas Américas, especialmente da brasileira. Mostramos como estas populações dialogaram entre si, apropriaram-se e transformaram os valores culturais dos povos que as subjugaram. Adaptando-se aos novos quadros-sociais souberam preservar suas memórias (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  19
    Jorge Luís Borges: Nationalist and Cosmopolitan.Vamireh Chacon - 2006 - Cultura:127-135.
    Pouco antes de falecer, Jorge Luís Borges determinou que sua esposa, Maria Kodama, não pu­blicasse seus livros regionalistas de juventude em suas obras completas, que assim ficariam incompletas, uma decisão tipicamente borgiana. A viúva preferiu não cumprir a determinação e as obras editadas se tornaram completas, na medida em que possam ser descobertos manuscritos ainda inéditos. Elas revelam um amplo arco, correspondendo à sua longa vida, da juventude muito argentina e profundamente bonaerense, do seu país e cidade natal Buenos Aires, (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44. A εἰκαστική no Sofista de Platão.Lethicia Ouro de Oliveira - 2014 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 13:53-60.
    No diálogo Sofista de Platão, os personagens Estrangeiro e Teeteto estão à caça da definição do sofista. Ambos concordam em que o sofista produz imitações, ficções. Seguindo o método dialético, será preciso responder: que tipo de imitação é produzido pela sofística? Para isso, o Estrangeiro divide a mimética em εἰκαστική e φανταστική . Essa divisão, feita sem grandes explicações, gerou, contudo, bastante controvérsia na tradição comentarista. Nesse texto pretendemos esclarecer o sentido de um desses gêneros miméticos, a εἰκαστική (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  27
    Laicidade: o direito à liberdade (Secularity: the right to freedom) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2010v8n19p53.Marilia De Franceschi Neto Domingos - 2010 - Horizonte 8 (19):53-70.
    O presente artigo apresenta uma análise baseada em pesquisa bibliográfica e documental e tem como objetivo apresentar a relação entre a laicidade e o direito à liberdade de consciência, diferenciando-a da liberdade religiosa. Apresenta uma retrospectiva de pensadores estrangeiros e nacionais que refletiram sobre o tema da laicidade e de fatos que conduziram à separação entre Igreja e Estado na França (considerada a pátria da laicidade) e no Brasil. Esclarece alguns conceitos básicos, inclusive o próprio conceito de laicidade, muitas vezes (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  18
    Políticas da diferença e políticas públicas em educação no Brasil.Sílvio Gallo - 2017 - Educação E Filosofia 31 (63):1331-1337.
    *Doutor pela Universidade Estadual de Campinas. Professor da Universidade Estadual de Campinas. ** Docteur à la Université de Paris 8. Professeur de philosophie de l'éducation, Université de Rouen. Apoio: CAPES-COFECUB. A noção de diferença ganhou o mundo, no final do século vinte, e chegou ao campo teórico da educação e às escolas. Educar a diferença; educar na diferença; educar para a diferença passaram a ser palavras de ordem em planos de educação de órgãos governamentais, em projetos políticos pedagógicos de escolas, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  14
    A escrita feminina entre a fronteira e o não lugar: discursos femininos em ascensão na Literatura Italiana de Migração.Laura Gherlone - 2019 - Bakhtiniana 14 (2):6-24.
    RESUMO Durante o processo da Perestroika soviética, Iuri Lotman escreveu reflexões sobre o conceito de fronteira. Como testemunhou migrações em massa, expulsões forçadas e reconfigurações etnogeográficas sem precedentes, sabia o quanto uma fronteira pode ser carregada de significado cultural que transcende sua dimensão espacial. Ter esse tipo de consciência era ainda mais urgente tendo em vista ser esse um período histórico de transição, reconstrução e abertura, quando as políticas linguístico-culturais poderiam ser um meio de promover integração e aceitação do " (...)". Esta contribuição parte desse quadro histórico-conceitual e busca analisar um fenômeno cultural de grande interesse na literatura italiana contemporânea: a presença "intrusa" crescente de escritoras das antigas colônias que escolheram escrever suas obras em uma língua estrangeira, o italiano, usando a escrita como um campo de experimentação, hibridismo cultural e criação de um espaço discursivo público que traz o olhar da mulher migrante.ABSTRACT In the midst of the Soviet Perestroika process, Yuri Lotman wrote his reflections on the concept of boundary. Having witnessed massive migrations, forced expulsions and unprecedented ethno-geographical reconfigurations, he knew how much a border can be loaded with a cultural meaning that transcends its spatial dimensions. To be aware of this was all the more urgent at a historic time of transition, rebuilding and opening, when linguistic-cultural policies could be a means of promoting integration and accepting the "foreigner." This contribution takes this historical and conceptual framework as its starting point and aims to analyze a cultural phenomenon of great current interest in contemporary Italian literature: the increasingly "intrusive" presence of women writers from the former colonies who choose to produce their works in a "foreign" language, using writing as a field of experimentation, cultural hybridization, and generation of a public discursive space, bearer of the female migrant gaze. (shrink)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  5
    Repatriados, deslocados ou refugiados? A descolonização da África portuguesa (1974-1977).Alexandra Marques - 2013 - Human Review. International Humanities Review / Revista Internacional de Humanidades 2 (2).
    Este artigo centra-se na hipótese dos portugueses de Angola e de Moçambique (nascidos nesses territórios ultramarinos ou neles domiciliados) não se terem sentido repatriados nem retornados à pátria de nacionalidade, por terem sido forçados a deixar as duas antigas colónias antes das respectivas independências devido ao estado de violento conflito armado em Angola e de emergência social vigente em Moçambique. O acelerado processo de descolonização e a transferência de poderes para os governantes africanos tornou insustentável a permanência da esmagadora maioria (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  3
    “Vais te maravilhar ao ouvires!” — Conservação, mousikḗ e o elogio de Platão à arte egípcia em Leis II, 653c — 654a.Ana Clara Meneguzzi & Rafael Brunhara - 2022 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 32:e03207.
    Em Leis, a mousikḗ é restabelecida na constituição da cidade (Magnésia) como um instrumento para a educação dos cidadãos. Segundo o Estrangeiro Ateniense, a regulação e preservação das formas corretas da mousikḗ, através de mélos e skhē̂ma, é também responsável pela manutenção da estabilidade cultural e política de Magnésia. Neste contexto, Platão enuncia um elogio à arte egípcia, que teria mantido o seu estilo e, consequentemente, a política egípcia estáveis por um longo tempo. Este artigo apresentará uma tradução do (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  9
    Ensaio Sobre o Estrangeirismo Referencial.Elvis Rezende Messias - 2017 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 28:50-64.
    O objetivo deste artigo é refletir sobre o problema da formação intelectual no ambiente acadêmico brasileiro, a partir de uma crítica à ênfase constante aos referenciais teóricos estrangeiros e à pouca valorização dos pensadores do Brasil. Será problematizada a necessidade de formação constante do “espírito” do povo brasileiro a partir do contato compromissado com o nosso próprio solo cultural, de tal modo que referenciais não nacionais sejam bem acolhidos, desde que isso não aconteça à custa de um certo epistemicídio local. (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 63