Results for 'Diálogo. Paulo Freire. Gadamer. Educação'

996 found
Order:
  1. A dialogicidade no pensamento de Paulo Freire E de Hans Georg Gadamer E implicações na cultura escolar brasileira.Maria Jesus Santos - 2014 - Cadernos Do Pet Filosofia 5 (10):1-11.
    RESUMO: Este ensaio investiga um conceito que tem origem entre os gregos - o diálogo – e se desloca para o campo educacional brasileiro. O trabalho pedagógico de Paulo Freire e o pensamento do hermeneuta Hans Georges Gadamer constituem nossa base teórica. Deseja-se demonstrar que a dialogicidade é um elemento relevante e emancipatório e interfere na formação dos sujeitos e na construção de saberes de forma significativa. Paulo Freire na obra Pedagogia do oprimido realiza uma análise fenomenológica do (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  9
    A dialogicidade no pensamento de Paulo Freire E de Hans Georg Gadamer E implicações na cultura escolar brasileira.Maria de Jesus dos Santos - 2014 - Cadernos Do Pet Filosofia 5 (10):01-11.
    Este ensaio investiga um conceito que tem origem entre os gregos - o diálogo – e pode se deslocar para o campo educacional brasileiro. O trabalho pedagógico de Paulo Freire e o pensamento do hermeneuta Hans Georges Gadamer constituem nossa base teórica. Deseja-se demonstrar que a dialogicidade é um elemento relevante e emancipatório e interfere na formação dos sujeitos e na construção de saberes de forma significativa. Paulo Freire na obra Pedagogia do oprimido realiza uma análise fenomenológica do (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. Pedagogia do oprimido.Paulo Freire - 2002 - [Lima?: Biblioteca Nueva.
    O livro apresenta o Método Paulo Freire, a mais importante proposta pedagógica pensada a partir da realidade do Terceiro Mundo. Apesar dos mais de vinte anos que o separam da primeira edição, o Método mantém atual a avaliação do papel da educação, o vigor de suas perspectivas e sua aplicabilidade.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   84 citations  
  4.  12
    Pedagogia da tolerância.Paulo Freire - 2005 - São Paulo: Editora UNESP. Edited by Ana Maria Araújo Freire.
    'Pedagogia da tolerância' é o resultado da reunião de uma coletânea de reflexões e diálogos do Professor Paulo Freire, organizados em oito conjuntos de depoimentos, testemunhos, seminários e cartas, que revelam e atualizam, com outras palavras e imagens, a discussão central presente em toda sua obra, especialmente na tríade Pedagogia do oprimido, Pedagogia da esperança e Pedagogia da autonomia - a necessária coerência entre o discurso e a prática, o diálogo como método e suas implicações na transformação social, que (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  5.  20
    Ética e Educação: um diálogo entre o pensamento de Paulo Freire e de Jürgen Habermas.José Renato Polli - 2018 - Filosofia E Educação 10 (1):5-20.
    Neste trabalho apresentamos alguns resultados da pesquisa de doutorado desenvolvida junto à faculdade de Educação da Universidade de São Paulo entre 2002 e 2006, com o título: Ética do discurso e Ética Universal do Ser Humano: convergências entre Paulo Freire e Jurgen Habermas. Trata-se de uma breve descrição dos resultados obtidos, no intuito de aproximar o pensamento de dois autores complexos e de grande importância no pensamento filosófico mundial. Por um lado temos Paulo Freire e sua (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  6.  16
    Tomás de Aquino e Paulo Freire: pioneiros da inteligência, mestres geniais da educação nas viradas da história.Felipe Gustsack - 2019 - Horizonte 16 (51):1454.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  34
    Diálogo, alteridade e agir ético na educação: um encontro entre Martin Buber, Mikhail Bakhtin e Paulo Freire.Alexandra Coelho Pena - 2017 - Educação E Filosofia 31 (62):751-781.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  21
    A Espiritualidade Na Educação de Paulo Freire e Bell Hooks.Teresa Christina da Cruz Bezerra, Henrique de Moraes Junior & Ivanilde Apoluceno de Oliveira - 2023 - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação 29:168-183.
    O objetivo desde artigo é analisar a espiritualidade na educação em Paulo Freire e bell hooks. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que tem como fundamentação teórica: Freire, hooks, Oliveira, Boff, Dullo, entre outros. Considera-se nesta análise que os educadores percebem a educação como um processo de libertação de toda forma de dominação, a partir do diálogo, do desenvolvimento do pensamento crítico, da construção coletiva do conhecimento, da práxis e do respeito aos saberes e as experiências de educandos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  18
    A pedagogia da libertação em Paulo Freire.Ana Maria Araújo Freire (ed.) - 2001 - São Paulo, SP: Editora UNESP.
    Por incorporar a esperança na pedagogia crítica para, um só tempo, humanizar radicalmente a educação e transformar a sociedade, ele faz aumentar nossas expectativas sobre o que são capazes de fazer uma teoria e uma pedagogia ao construir um caminho que demonstra a indissociabilidade de ordem teórica e prática.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  10
    Educação para a liberdade em Paulo Freire.Rubens Luiz Rodrigues - 2022 - Educação E Filosofia 36 (77):729-756.
    Resumo: Este artigo analisa a educação para a liberdade em Paulo Freire, considerando seus desafios e perspectivas em tempos de construção da resistência. Considera-se que as formulações freireanas de uma educação para a liberdade permitem a mobilização e a organização das lutas x se manifestam no contexto da crise do Capital. O artigo cumpre os seguintes objetivos na análise dos contributos de Paulo Freire: abordar sua atuação política e intelectual em favor de uma educação para (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  12
    O Desafio da Emancipação Humana na Educação de Jovens e Adultos a Partir dos Postulados de Paulo Freire.Charles Lamartine de Sousa Freitas & Rosilene da Costa Bezerra Ramos - 2022 - ARARIPE — REVISTA DE FILOSOFIA 3 (1):148-163.
    O ensaio teórico-reflexivo tem como objeto de discussão uma reflexão sobre a relação entre a alfabetização de jovens e adultos e o sentido da educação emancipatória a partir dos postulados de Paulo Freire, educador brasileiro que trouxe uma nova visão de educação, caracterizada como revolucionária. Uma análise das políticas públicas de EJA, com destaque para a alfabetização de adultos na década de 1990 até os dias atuais, é apresentada com o objetivo de compreender como a descontinuidade e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  10
    Paulo Freire e os direitos humanos.Luciana Barbosa Gerbasi - 2020 - Filosofia E Educação 12 (2).
    Com base na pesquisa sobre a presença de Paulo Freire na produção da Pós-graduação Brasileira este artigo tem o objetivo de destacar as categorias antropológico-filosóficas que embasam a concepção de Educação do autor e que são reveladas nessas produções. Essas concepções estão presentes em forma direta em 233 dissertações e 138 teses localizadas em 32 universidades onde foram defendidas as teses que pesquisaram sobre esse autor. Os resultados revelam que as categorias filosóficas de “ser no mundo”, “ser com (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  8
    A pedagogia de Paulo Freire e seus horizontes indicativos para uma dialogicidade igualitária e personalista.Antonio Marcos Chagas & Antonio Glauton Varela Rocha - 2014 - Griot : Revista de Filosofia 9 (1):99-115.
    O presente artigo busca apresentar a perspectiva educativa de Paulo Freire a partir da relação com o personalismo de Emmanuel Mounier. O ponto de destaque em tal relação é a visão da construção de uma educação pautada na autonomia e na abertura à comunidade, uma educação não meramente técnica, mas que seja capaz de preparar o ser humano para o fazer e para o ser. Esta educação, segundo Paulo Freire, não pode esquecer a importância do (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  10
    A constituição hermenêutica filosófica das ciências humanas em Hans-Georg Gadamer.Paulo Thiago Alves Sousa - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (2):224-243.
    O presente artigo tem como objetivo analisar, a partir da obra Verdade e Método, as principais perspectivas que dão fundamentação para a tese gadameriana de uma hermenêutica filosófica inerentes as ciências humanas. A hipótese principal é que Gadamer desenvolve uma reflexão não-metodológica para as ciências humanas guiada pela relação inextricável entre hermenêutica crítica e a linguagem, entendida como o modo de ser dialógico da interpretação. Para desenvolver tal hipótese, três momentos são relevantes: primeiro momento apresenta o caminho não-metodológico de Gadamer (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  11
    Tradução e Diferença na construção do Documento Curricular Referencial da Bahia para a Educação Escolar Indígena.Paulo de Tássio Borges Silva, Rosilene Cruz de Araújo & José Carlos Batista Magalhães - 2022 - Odeere 7 (3):122-139.
    A proposta tem como análise o movimento de construção do Documento Curricular Referencial da Bahia (DCRB) para a Educação Escolar Indígena, tensionado pelo Fórum de Educação Indígena da Bahia (FORUMEIBA), juntamente com as lideranças dos 30 povos indígenas da Bahia, que pontuaram a ausência de diálogos específicos acerca da Educação Escolar Indígena no DCRB, aprovado pelo Conselho Estadual de Educação da Bahia em dezembro de 2019. O DCRB é uma tentativa de tradução da Base Nacional Comum (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  15
    Religião, Ética e Psicanálise: um diálogo possível?Paulo César Nodari & Sandra Krindges - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (Especial):181-206.
    Resumo : Constatando, na atualidade, uma espécie de vazio ético, e, tendo presente que a religião deixou de ser fonte articuladora e aglutinadora de sentido, a partir das críticas descerradas por Freud à religião, e, também, a evidência do declínio da representatividade da lei paterna e de autoridade, este artigo tem o objetivo de apresentar, por um lado, uma possível conexão entre vazio ético e existencial com o campo religioso nos dias atuais, podendo, por exemplo, o trânsito religioso ser visto (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  18
    As interconexões da pedagogia crítica de Paulo Freire.Afonso Celso Scocuglia - 2018 - Filosofia E Educação 10 (1):200-232.
    Desde seu início a pedagogia de Paulo Freire se alimenta das suas leituras de base, convergências e conexões com outros pensadores das ciências humanas/sociais e da educação. A partir dos ideais do catolicismo progressista e do nacionalismo-desenvolvimentista das décadas de 1950 e 1960 – presentes em suas obras Educação e atualidade brasileira e Educação como prática da liberdade –, do progressismo marxista – presente de maneira crescente em Pedagogia do oprimido, Ação Cultural para a liberdade e (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18. A formação do sujeito de direitos humanos pela educação: bases ético-filosóficas da educação em direitos humanos // Education to formation of the human rights subject: ethical and philosophical bases of human rights education.Paulo César Carbonari - 2015 - Conjectura: Filosofia E Educação 20 (Espec):14-38.
    O artigo aborda a noção de sujeito de direitos humanos como central nos processos educativos de modo a entender a educação em direitos humanos não como uma tarefa ou uma atividade específica dentro da educação em geral, mas como parte substantivamente integrante da educação em geral. A formação do sujeito de direitos humanos é tarefa da educação como formação atual e presente, dado que os participantes dos processos educativos não só se preparam para ser sujeitos, mas (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  6
    “Inteirando” a Língua: O Patxohã e suas paisagens híbridas no Território Kaí-Pequi (Comexatiba).Paulo de Tássio Borges Silva - 2022 - Odeere 7 (3):07-24.
    O presente texto faz parte de reflexões com o Povo Pataxó do Território Indígena Kaí-Pequi, na proposição de diálogos sobre Currículo, Cultura, Diferença, Educação Escolar Indígena e Revitalização Linguística. Os diálogos aqui apresentados fazem parte de extratos da tese de doutorado em educação, intitulada Paisagens e Fluxos Curriculares Pataxó: processos de hibridização e biopolítica, defendida na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e em pesquisas realizadas no Programa de Mestrado em Linguística e Línguas Indígenas do Museu (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  14
    Filosofia africano-brasileira: ancestralidade, encantamento e educação afrorreferenciada.Adilbênia Freire Machado & Eduardo David De Oliveira - 2022 - Cuadernos de Filosofía Latinoamericana 43 (126).
    Ancestralidade é leitura epistemológica e política da tradição negro-africana recriada no Brasil. Uma categoria analítica com densidade política e epistemológica que se faz no tempo e no espaço e dá origem ao encantamento. Este é uma experiência que transforma, a partir de si mesmo, numa relação com o coletivo, relação de práxis, pensar-fazer, não separando estética de ética e política de cultura. São conceitos que dão sustentação para que possamos dialogar com as filosofias africanas, produzindo uma filosofia africano-brasileira. Pensar-criar-filosofar-educar em (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. Relações educacionais do podcast com as hierarquias expressivas online // Educational relations of brazilian podcast with expressive hierarchies online.Eugênio Paccelli Aguiar Freire - 2014 - Conjectura: Filosofia E Educação 19 (2):55-67.
    Dominique Wolton sustenta que as tecnologias da informática encontram-se aptas a promover um exercício tecnológico nos quais os usuários se encontrem em situação de igualdade. A partir dessa perspectiva, torna-se válido esperar que a vasta disseminação do uso de ferramentas on-line no Brasil repercuta o fenômeno referido, constituindo um contexto pautado pela cessão igualitária de visibilidade à expressão dos diversos indivíduos ali inseridos, instituindo, assim, um cenário apto ao diálogo educativo por permear-se por um tratamento igualitário dispensado a seus diversos (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  22
    A natureza da filosofia e seu ensino.João Paulo Silva Martins - 2020 - Filosofia E Educação 11 (3).
    O trabalho que aqui se propões tem por objetivo analisar as obras de Immanuel Kant buscando sintetizar suas contribuições para a compreensão da filosofia enquanto atitude filosófica, num diálogo com as pedagogias ativas, bem como refletir sobre os métodos para o seu ensino. A pesquisa partirá de um viés bibliográfico a fim de trazer os conceitos de autonomia e esclarecimento para uma reflexão sobre os métodos adequados para o despertar de uma consciência filosófica. Embora distante de sua finalidade, a (...) deve manter-se em constante busca por melhorias, pelo desenvolvimento da humanidade em todas as suas esferas. (shrink)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  37
    Pedagogy of Solidarity.Paulo Freire, Ana Maria Araújo Freire, Walter F. de Oliveira, Henry A. Giroux & Donaldo Macedo - 2014 - Left Coast Press.
    Famous Brazilian educational and social theorist Paulo Freire presents his ideas on community solidarity in moving toward social justice in schools and society in a set of talks and interviews shortly before his death, supplemented with ...
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  24.  14
    Diálogo, dialogismo e dialogicidade em Buber, Bakhtin e Freire: algumas observações. [REVIEW]José Anchieta de Oliveira Bentes & Rita de Nazareth Souza-Bentes - 2019 - Conjectura: Filosofia E Educação 24:019017.
    O diálogo, a dialogia, o dialogismo, a dialogicidade são termos recorrentes em inúmeras teorias. São orientadores de práticas pedagógicas que buscam uma educação transformadora. Neste artigo faz-se uma reflexão sobre esses termos a partir de quatro teóricos: Martin Buber, Mikhail Bakhtin e Paulo Freire. A tarefa principal é analisar em obras destes filósofos as semelhanças e diferenças. A questão que nos interessa focalizar refere-se à suposição de que há uma convergência entre esses autores. Nessa direção, o investimento na (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  9
    Aprendiz E a (im)possibilidade da autonomia.Débora Cristina Vasconcelos Aguiar & Paulo Meireles Barguil - 2021 - Filosofia E Educação 13 (2):2516-2546.
    Atores com distintas perspectivas educacionais têm utilizado, cada vez mais, o vocábulo autonomia de acordo com os seus interesses. Objetivamos com este artigo, que é uma revisão de literatura, discutir sobre a autonomia a partir de enfoques da Filosofia, da Psicologia e da Sociologia. As contribuições de autores como Rousseau, Kant, Freud, Adorno, Agamben, Piaget, Kamii, Martins, Freire, Barguil, dentre outros, enriquecem uma leitura interdisciplinar da complexa relação entre autonomia e Educação. Concluímos que a autonomia não é uma característica (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26. Pedagogy of the oppressed.Paulo Freire - 1986 - In David J. Flinders & Stephen J. Thornton (eds.), The Curriculum Studies Reader. Routledge.
  27.  10
    Paulo Freire, o direito à educação como prática emancipatória e a identidade da educação infantil.Juliana Cristina Costa, Valdirene Costa & André Luis de Andrade Melo - 2021 - Filosofia E Educação 13 (2):2357-2384.
    O presente artigo trata de abordar a temática da busca de identidade do profissional da Educação Infantil no Brasil, fazendo um contraponto com a concepção de Educação de Paulo Freire e com a concepção de “Direito à Educação”. Analisa a luta pela Educação Infantil efetivada pelos movimentos sociais e educacionais do país. Destaca a integração da Educação Infantil e as contradições de compreensão da reorganização da Escola e do espaço pedagógico em vista do protagonismo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  46
    Learning to question: a pedagogy of liberation.Paulo Freire - 1989 - New York: Continuum. Edited by Antonio Faundez.
    Discusses the role of education in liberating the oppressed people of the Third World.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   32 citations  
  29. Desafios da supervisão escolar: o papel do supervisor escolar no planejamento participativo escolar // DOI: 10.18226/21784612.v22.n3.5. [REVIEW]Mariana Barbosa de Souza, Mateus Silva Skolaude, João Paulo Reis Costa & Bibiana Barbosa de Souza - 2017 - Conjectura: Filosofia E Educação 22 (3):482-499.
    O presente artigo é marcado por reflexões acerca dos desafios da supervisão escolar: o papel do supervisor escolar no planejamento participativo-escolar. O objetivo geral é identificar os desafios do supervisor escolar quando da elaboração do planejamento participativoescolar. São objetivos específicos: conceituar supervisor escolar, analisar sua previsão legal, suas responsabilidades e atribuições; conceituar planejamento participativo, bem como indicar sua importância na comunidade escolar. O planejamento participativo-escolar é de extrema importância à gestão democrática da escola, que é parte integrante da rede de (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  77
    Paulo Freire: vida e obra.Ana Inês Souza (ed.) - 2001 - São Paulo: Expressão Popular.
    A organizadora explica que tudo começou com um desafio: criar uma visão abrangente da obra de Paulo Freire, retomando seus temas mais queridos - o diálogo e a partilha na construção de um mundo novo e a prática educativa transformadora e libertadora. O Grupo de Estudos e Pesquisas em Paulo Freire aceitou a proposta, produzindo coletivamente textos que dialogam com as principais obras e ideias do mestre numa linguagem acessível, voltada aos militantes dos movimentos sociais e das escolas (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  5
    Paulo Freire 'Etica, Utopia E Educaðcäao'.Danilo Romeu Streck (ed.) - 1999 - Petrópolis: Editora Vozes.
    A obra aborda dois específicos temas - a ética e a utopia em sua relação com a educação. Os textos aqui apresentados sinalizam temas novos a serem explorados e outros nem tão novos a serem revisitados para que possa haver novos avanços, para além de Paulo Freire.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  12
    Paulo Freire, mais do que nunca: uma biografia filosófica.Walter Kohan - 2019 - Belo Horizonte, MG: Vestígio.
    Paulo Freire está hoje no meio de uma acirrada disputa ideológica. Mas este não é um livro sobre a ideologia ou a política partidária de Paulo Freire. Aqui não se entende por política o que se faz dentro da lógica do sistema democrático representativo, mas sim, num sentido mais amplo, o modo como se exerce o poder nas relações estabelecidas com outros e outras numa trama social e, mais especificamente, os modos de exercer o poder ao ensinar e (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33. Pedagogy of hope: reliving Pedagogy of the oppressed.Paulo Freire - 1994 - New York: Continuum. Edited by Ana Maria Araújo Freire & Paulo Freire.
    In this book, we come to understand the author's pedagogical thinking even better, through the critical seriousness, humanistic objectivity, and engaged ...
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   54 citations  
  34.  4
    Educação para a democracia.Etel Matielo & Elizabeth Artmann - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 10:296-313.
    Denominamos agir comunicativo-pedagógico a relação entre comunicação e educação, fundamentada em dois importantes postulados epistêmicos, a teoria do agir comunicativo por Jürgen Habermas, e as bases pedagógicas de Paulo Freire (com o olhar da educação popular em saúde). Este ensaio tem como objetivo refletir como o agir comunicativo-pedagógico pode contribuir para a reflexão sobre processos de formação na área da saúde, pautada nas categorias convergentes destes dois autores como: comunicação/diálogo, interdisciplinaridade, democracia, trabalho e emancipação. O agir pedagógico (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  1
    Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do oprimido.Paulo Freire - 1992 - São Paulo, SP: Paz e Terra. Edited by Ana Maria Araújo Freire & Paulo Freire.
    Em Pedagogia da esperança, escrito em 1992, Paulo Freire faz uma reflexão sobre Pedagogia do oprimido, publicado em 1968, durante o seu exílio no Chile. Nesse reencontro, analisa suas experiências pedagógicas em quase três décadas nos mais diferentes países. Um relato valioso, elaborado com cientificidade, humildade e coerência, que recusa o determinismo e mostra a história humana como um feixe de possibilidades. O livro conta ainda com a colaboração de Ana Maria Araújo Freire, através das notas explicativas, e prefácio (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   13 citations  
  36. SAUL, Ana Maria. Paulo Freire: uma prática docente a favor da educação crítico-libertadora. São Paulo: EDUC, 2016. 54p.Mariana Parise Brandalise Dalsotto - 2017 - Conjectura: Filosofia E Educação 22 (3):623-626.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  11
    Paulo Freire: uma arqueologia bibliográfica.Sandro de Castro Pitano, Danilo Romeu Streck & Cheron Zanini Moretti (eds.) - 2019 - Curitiba, PR: Appris Editora.
    O livro Paulo Freire: uma arqueologia bibliográfica é fruto de um denso esforço investigativo que reuniu pesquisadores(as) brasileiros(as) sobre o pensamento freireano, buscando analisar e evidenciar o conjunto de influências presentes em sua obra. Na forma de uma arqueologia, escava o conjunto de escritos de Freire desde o final dos anos de 1950, até as obras publicadas postumamente. Como resultado, elenca e analisa no formato de verbetes 501 presenças identificadas nos seus livros, incluindo autores e autoras, instituições, pessoas, lugares (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  91
    Mentoring the Mentor: A Critical Dialogue with Paulo Freire.Paulo Freire, James W. Fraser, Donaldo P. Macedo & Tanya McKinnon - 1997 - Peter Lang Gmbh, Internationaler Verlag Der Wissenschaften.
    "Mentoring the Mentor" recreates a Freirian dialogue in a printed format. In this volume, sixteen distinguished scholars engage in a critical and thoughtful exchange with Paulo Freire. While some contributors voice appreciation for Freire's ideas and for what it means to -reinvent Freire- in a North American context, others offer sharp critiques of Freire's philosophy and, of equal importance, of the various interpretations of his work. A variety of chapters describe specific uses which have been made of Freire's ideas (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   8 citations  
  39.  9
    Conciencia crítica en Paulo Freire. Notas para una interrupción del modelo hegemónico de la filosofía eurocéntrica.Noelia Zalazar - 2021 - Saberes y Prácticas. Revista de Filosofía y Educación 6 (2):1-14.
    Paulo Freire, preocupado por una educación que salga al encuentro del pueblo que estaba emergiendo como sujeto político y de su historia, en la apertura democrática que atravesaba Brasil, avanzó hacia una lectura estratégica de fuentes europeas y de su tradición. Entabló un diálogo crítico, para la construcción de una teoría del ser humano, con el existencialismo, marxismo, fenomenología y la Escuela de Frankfurt. El objetivo de nuestro trabajo es analizar la categoría de conciencia crítica presente en este modelo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  16
    Paulo Freire e a pedagogia libertadora.Danillo Silva Feitosa, Geisa Ferreira dos Santos & Sandra Regina Paz da Silva - 2022 - Filosofia E Educação 14 (1):201-221.
    O presente artigo objetiva apresentar alguns dos fundamentos da Pedagogia freiriana, a fim de compreender as justificativas para os constantes ataques que esse autor tem sofrido por parte da extrema direita do país. Nesse sentido, buscamos responder à seguinte problemática: quais as principais perspectivas e os fundamentos da Pedagogia freiriana que ameaçam a extrema direita do Brasil? Para tanto, buscamos responder às seguintes questões norteadoras, a saber: quem foi Paulo Freire? Em qual contexto emergiu a Pedagogia libertadora? Qual a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  2
    Emancipação intelectual e democracia: para uma filosofia crítica da educação a partir de Jacques Rancière e Paulo Freire.Fernando Gimbo - 2017 - Griot : Revista de Filosofia 16 (2):270-284.
    Trata-se de propor, através da leitura conjunta de Jacques Rancière e Paulo Freire, uma filosofia da educação capaz de nos orientar em uma crítica da atual sociedade neoliberal. Tendo tal objetivo em vista, primeiramente exponho como a igualdade pode aparecer enquanto princípio a orientar nossas práticas educacionais. Com a afirmação da potência própria à inteligência é toda uma compreensão antropológica do homem que se desenha, compreensão essa que afirma o ser humano enquanto um ente que tem no aprendizado (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  7
    Paulo Freire ontem e hoje: da origem ao atual discurso do formador em educação de jovens e adultos do Instituto Paulo Freire.Maria Rita Nascimento Pereira - 2017 - Rio de Janeiro, RJ: Gramma.
    O que temos em nossas mãos: uma obra acadêmica a mais, uma outra produção intelectual da Professora Maria Rita? Vários motivos nos conduziram a ter diante dos olhos o presente livro desta admirável profissional, educadora competente e mulher cristã que revela não conseguir pensar sua própria existência senão sendo-com tantas-outras-e-outros... É assim que a percebemos, quando no correr destas páginas vislumbramos bem mais do que um texto escrito. É que, ao apresentar com cuidado e rigor científico o fruto de sua (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  13
    The Paulo Freire reader.Paulo Freire - 1998 - New York: Continuum. Edited by Ana Maria Araújo Freire & Donaldo P. Macedo.
    These readings have been chosen by Ana Maria Araujo Freire and Donaldo Macedo, who also provide a cogent introduction to the life and times: -- From Pedagogy of the Oppressed, The Fear of Freedom, The "Banking" Concept of Education -- From Education for Critical Consciousness, Education and Conscientizacao -- From Pedagogy in Process, the introduction -- A dialogue between Freire and Macedo, Literacy in Guinea-Bissau Revisited -- Selections from Learning to Question -- From Pedagogy of the City, The Challenges of (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  44.  13
    Crise da democracia e da educação no Brasil.Sergio Roberto Moraes Corrêa - 2022 - Educação E Filosofia 36 (78):1315-1357.
    Esse artigo é fruto de um projeto de pesquisa, que busca estabelecer um diálogo Sul-Sul entre o pensamento do educador Paulo Freire e o sociólogo Boaventura Santos, com foco nos temas da democracia e da educação pública na atualidade da sociedade brasileira (2014-2020). Essa pesquisa se assentou numa abordagem qualitativa, priorizando a pesquisa bibliográfica e documental. No entanto, para fins de delimitação desse artigo e de socialização de alguns resultados, centro a análise na contribuição do pensamento de (...) Freire a partir das margens do Sul, tomando como base seu conceito de “ser mais”, para debater sobre essa crise da democracia e da educação pública na atualidade do país. Ao tomar como base esse conceito de “ser mais”, foi possível identificar tanto os limites estruturantes da democracia liberal na sociedade, em particular na educação, e a necessidade de fazer emergir outras interpretações não eurocêntricas a respeito desses temas, bem como evidenciar um cenário de agudo retrocesso democrático, que demonstra avançar na condição do “ser menos” e, por conseguinte, distorcer, profundamente, a vocação ontológica de ser mais. Palavras-Chave: Paulo Freire; Ser mais; Democracia; Educação Pública; Margens do Sul. Democracy and education crisis in Brazil: a contribution of freirean thought to the debate Abstract: This article is the result of a research project, which seeks to establish a South-South dialogue between the thought of educator Paulo Freire and sociologist Boaventura Santos, focusing on the themes of democracy and public education in the current situation of Brazilian society (2014-2020). This research was based on a qualitative approach, prioritizing bibliographic and documentary research. However, for the purpose of delimiting this article and sharing some results, I focus the analysis on the contribution of Paulo Freire's thought from the Southern margins, based on his concept of “being more”, to debate this crisis of democracy and public education in the country's current situation. Based on this concept of “being more”, it was possible to identify both the structuring limits of liberal democracy in society, in particular in education, and the need to bring out other non-Eurocentric interpretations of these themes, as well as showing a scenario of acute democratic setback, which demonstrates advancing in the condition of “being less” and, therefore, profoundly distorting the ontological vocation of being more. Keywords: Paulo Freire; Being more; Democracy; Public education; Southern margins. Crisis de la democracia y educación en Brasil: una contribución del pensamiento freireano al debate Resumen: Este artículo es el resultado de un proyecto de investigación, que busca establecer un diálogo Sur-Sur entre el pensamiento del educador Paulo Freire y el sociólogo Boaventura Santos, centrándose en los temas de la democracia y la educación pública en la sociedad brasileña actual (2014-2020). Esta investigación se basó en un enfoque cualitativo, dando prioridad a la investigación bibliográfica y documental. Sin embargo, para efectos de delimitación de este artículo y socialización de algunos resultados, centro el análisis en el aporte del pensamiento de Paulo Freire desde los márgenes del Sur, tomando como base su concepto de "ser más", para discutir esta crisis de la democracia y la educación pública en la situación actual del país. Tomando como base este concepto de "ser más", fue posible identificar los límites estructurales de la democracia liberal en la sociedad, particularmente en la educación, y la necesidad de sacar a la luz otras interpretaciones no eurocéntricas de estas cuestiones, así como poner de manifiesto un escenario de aguda regresión democrática, que demuestra avanzar en la condición de "ser menos" y, en consecuencia, desvirtuar profundamente la vocación ontológica de ser más. Palabras clave: Paulo Freire; Ser más; Democracia; Educación Pública; Márgenes del Sur. Data de registro: 18/02/2022 Data de aceite: 26/10/2022. (shrink)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  14
    Educação emancipatória e atualidade do pensamento ético-político de Paulo Freire.José Renato Polli - 2020 - Filosofia E Educação 12 (2).
    Este trabalho tem como propósito contribuir para a desmistificação das atribuições pejorativas sugeridas por diferentes atores do campo não progressista, sustentadas em desinformação e falta de referenciais sólidos de análise, sobre o sentido emancipatório da obra de Paulo Freire e suas incidências sobre a educação em direitos humanos. Também tem o objetivo de analisar as sugestões teóricas de Freire como caminhos para a construção de mecanismos de consolidação de uma radicalidade democrática no seio da sociedade brasileira. Setores da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  14
    A Polêmica Paulo Freire e Ivan Illich.Gildemarks Costa E. Silva - 2016 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 24:102-120.
    O objetivo deste texto é explorar aproximações e divergências no pensamento de Paulo Freire e Ivan Illich na forma como eles vêem a relação entre educação e transformação social. Acredita-se que a retomada da polêmica Freire e Illich sobre o problema educação e transformação social pode contribuir para melhor compreender e esclarecer a verdadeira natureza desse problema, já clássico na história da educação moderna.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  9
    Modelo libertário de educação como encontro entre liberdade e responsabilidade.André Chirindza, Alberto Constâncio Langa & Gimo Arnaldo Facela - 2023 - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias 28:160-171.
    O objetivo do trabalho consiste em apresentar o modelo libertário de educação como um encontro entre a liberdade e a responsabilidade. Para tanto, usou-se o método hermenêutico, que permitiu uma análise das interfaces entre a Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire e o Princípio da Responsabilidade de Hans Jonas. O método dialético permitiu um diálogo entre os dois modelos, investigando as relações entre a liberdade e a responsabilidade. Essas relações entre os dois modelos surge do fato de que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  11
    Cultural Action for Freedom.Paulo Freire, Marta Soler-Gallart & Bárbara M. Brizuela - 1972 - Harvard Educational Review.
    In this volume, we have chosen to highlight the importance of education to human rights by reprinting two articles written by Paulo Freire in 1970 for the _Harvard Educational Review_. These articles contain many of Freire's original ideas on human rights and education—issues that are central to his work. Freire was a pioneer in promoting the universal right to education and literacy as part of a commitment to people's struggle against oppression. As Jerome Bruner recognized after Freire's death in (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   35 citations  
  49. Teachers as cultural workers: letters to those who dare teach.Paulo Freire - 1998 - Boulder, Colo.: Westview Press.
    Upon its recent publication in Portuguese, Paulo Freire’s newest book became an instant success. This English translation is sure to meet with similar acclaim. In Teachers as Cultural Workers, Freire speaks directly to teachers about the lessons learned from a lifetime of experience as an educator and social theorist. No other book so cogently explains the implications for classroom practice of Freire’s latest ideas and the pathbreaking theories found in Pedagogy of the Oppressed and other treatises.This book challenges all (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   34 citations  
  50. Entrevistas con Paulo Freire.Paulo Freire & Carlos Alberto Torres Novoa - 1977 - México: Ediciones Gernika. Edited by Carlos Alberto Torres.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 996