Results for 'Cultura do Encontro'

1000+ found
Order:
  1.  12
    A Cultura do Encontro: Palavras e Gestos em Francisco.Boris Agustin Nef Ulloa & Adriana Barbosa Guimarães - 2019 - Franciscanum 61 (172):1-19.
    Este estudo pretende compreender a emblemática expressão «cultura do encontro», no marco do magistério e testemunho do Papa Francisco. Desde o início de seu pontificado, a categoria «encontro» recebe destaque em seus pronunciamentos e, principalmente, nos seus gestos. Em diversos momentos da história de Israel, as palavras e os gestos foram a forma escolhida por Deus para se revelar ao seu povo, especialmente por intermédio dos profetas. Pretende-se assim, também considerar a dimensão profética de seus ensinamentos e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  13
    Diálogo e cultura do encontro: um itinerário cristão em tempos de fundamentalismo.Pedro da Silva Morais - 2016 - Revista de Teologia 10 (17):277-286.
    This article presents at first a reflection on fundamentalism and threats in Jesus’ followers’ lives, especially in a society where the immediacy and the "globalization of indifference" has raged. Then identifies and analyzes some features of the acting of Jesus that reveal in their own attitudes the true values of life, true "blessedness" of man, from the encounter with the other, a dialogic movement that generates mutual understanding space, welcoming and listening. Applying this analysis, it shows there are great risks (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  26
    Ética da comunicação: fomentando a cultura do encontro.Eduardo Araújo de Castro - 2014 - Revista de Teologia 8 (14):5-17.
    Estamos inseridos numa sociedade marcadamente comunicativa. O progresso, as novas tecnologias, o avanço da ciência, a cultura e os costumes, são os grandes fomentadores desse “admirável mundo novo”, que ainda estamos aprendendo a conviver. E nesse aprendizado, algumas lacunas na própria comunicação têm deixado apreensivos pensadores modernos e a sociedade. Isso porque uma tese cada vez mais é difundida sem encontrar resposta: numa época na qual as pessoas possuem diversos mecanismos de comunicação, por que as pessoas se comunicam menos?Este (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  18
    O encontro com Jesus como exigência fundamental para a realização do Reino.Viana Maria Alves - 2016 - Revista de Teologia 10 (18):248-252.
    O presente estudo objetiva explicitar o conteúdo da categoria encontro com Jesus em suas diferentes vertentes e sua importância na abordagem cristológica para uma compreensão da Pessoa e Missão de Jesus na perspectiva do Reino de Deus e os desdobramentos de tal compreensão na vida e missão da Igreja hoje. Abordar a questão do encontro como pressuposto norteador da existência humana e exigência para a superação da sobrevalorização da subjetividade, individualismo, tendo como ênfase o êxodo pessoal, a importância (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  12
    Encontro dos Deuses: diálogos sobre violência religiosa e cultura de paz.Claudia Danielle Andrade Ritz - 2017 - Horizonte 15 (48):1552.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  17
    Festas devocionais em Mazagão Velho : crenças e rituais na história de uma sociedade.Adriene dos Anjos Noronha - 2017 - Horizonte 15 (47):1076-1077.
    Este trabalho apresenta uma pesquisa sobre a religiosidade em Mazagão Velho, expressa por meio das festas devocionais que ali ocorrem, buscando compreendê-las como um elemento histórico de coesão social. Para tanto, parte-se do estudo da mentalidade formada no Brasil colônia com sua ideologia de expansão da fé cristã. É nesse contexto que toma forma o catolicismo popular. A localidade escolhida como base para este estudo apresenta especificidades que a tornam um caso único. Ela traz a memória das antigas lutas entre (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  19
    Beyond words. Reflexions about the concept of paradise and the New World.Maria do Rosário Pimentel - 2011 - Cultura:187-201.
    Apesar das grandes transformações do conhecimento, o século XVI conservou numerosos produtos de fantasia que desempenharam uma influência considerável sobre os viajantes e navegadores. O encontro com mundos desconhecidos ou pouco conhecidos fez-se muitas vezes através de categorias mentais anteriormente estabelecidas. A lenda do Paraíso Terreal continuava activa na literatura cristã e teve grande popularidade nessa época. Como figura de estilo ou como firme convicção, os navegadores e os autores descreveram mundos como se fossem jardins edénicos. As imagens transmitidas (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  1
    Let me tell ya what i've got.Gabriel do Nascimento Barbosa, Meri Nádia Marques Gerlin & Taiguara Villela Aldabalde - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 10:406-417.
    O presente resumo expandido refere-se ao trabalho de pesquisa que buscou utilizar as caraterísticas do jazz, enquanto manifestação cultural musical, como referência para elaboração de questões no campo da Ciência da Informação. Para tanto, coloca-se o jazz como expressão que, dentro do mundo globalizado, consagrou dinâmicas de produção que, mesmo que absorvidas pela hegemonia, são antagonistas às formas do pensamento ocidental. Para os fins do presente trabalho, interessa-nos a característica, no jazz, da irreprodutibilidade como valor intrínseco de sua existência. Esse (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  29
    Experiência migratória: encontro consigo mesmo? Percepções de brasileiros sobre sua cultura e mudanças pessoais.Roberta de Alencar-Rodrigues, Marlene Neves Strey & Janice Pereira - 2007 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 26:168-180.
    O objetivo deste trabalho é conhecer a percepção dos(as) brasileiros(as) que moraram temporariamente no exterior sobre a sua própria cultura. Isto é, como eles(as) percebem a cultura brasileira nos aspectos comuns e diferentes em relação à cultura estrangeira. Também serão abordados o significado de..
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10. Anais do 1o. Encontro Nacional de Professores e Pesquisadores da Filosofia Brasileira: Londrina, 7, 8 e 9 de setembro de 1989.Leonardo Prota (ed.) - 1989 - Londrina, PR: Universidade Estadual de Londrina.
    El cuerpo principal de esta obra, en lo que se refiere al interés de esta sección, está compuesto por dos artículos: 'O Modelo de Pesquisa da Filosofia Brasileira', de Antonio Paim y Ricardo Vélez Rodríguez; y 'O Diálogo da Filosofia Brasileira com outras Filosofias Nacionais', de Antonio Paim. Este último autor considera que son características del pensamiento filosófico propiamente brasileño aquellos esfuerzos que tienden a 'dar continuidad al diálogo que venimos emprendiendo con las otras filosofías nacionales'. Y entre ellos selecciona: (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  34
    Modernidade, Cultura e Religião na Ordem Política e Social do Japão (Modernity, Culture and Religion in the Political and Social Order of Japan) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2011v9n23p799. [REVIEW]Domingos Salgado de Sousa - 2011 - Horizonte 9 (23):799-820.
    Dificilmente se encontrará um outro país que foi tão influenciado por outras culturas e civilizações como o Japão. De fato, os grandes pontos de viragem da sua história foram marcados pelo encontro com outras civilizações e culturas. Porém, as grandes mudanças que se operaram como resultado de influências exteriores nunca conseguiram pôr em questão as premissas básicas da cultura japonesa. Prevaleceu sempre um sistema de valores que carece de uma clara orientação transcendental e universalista. Enquanto no mundo ocidental (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  7
    Experiências com o magistério indígena em Angra dos Reis: tessituras em educação, cultura e diferença.William de Goes Ribeiro, Renata Lopes Costa Prado & Silmara Lídia Marton - 2022 - Odeere 7 (3):102-121.
    O objetivo do presente texto é trançar experiências com o magistério indígena, dialogando com nossas memórias e referenciais. O texto sai então do trivial, abrindo espaço-tempo para outro modo de escrita coletiva. O inacabamento caracteriza nossa opção, ressaltando mais a riqueza do processo intercruzado, tecido a partir de nossos encontros e conversas, a princípio, aleatórios e depois mais estruturados para a condução deste texto. No ano de 2019, tivemos a fecunda e singular oportunidade de, a partir de distintas áreas de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  7
    Participação política no Colegiado Setorial de Culturas Populares, do Ministério da Cultura (MinC): Uma análise a partir dos canais participativos.Giordanna Santos - 2016 - Human Review. International Humanities Review / Revista Internacional de Humanidades 5 (1):1-14.
    Os estudos sobre participação e os espaços participativos estão cada vez mais recorrentes nas diversas áreas das políticas públicas, no entanto, nas culturas populares e tradicionais tal debate ainda está incipiente; o que justifica a importância dos estudos desenvolvidos nesse segmento. Dessa maneira, este artigo visa contribuir para a ampliação das investigações e das discussões teóricas no âmbito do campo cultural brasileiro. Assim, são apresentados os resultados da pesquisa de doutorado sobre a participação política no Colegiado Setorial de Culturas Populares, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  56
    O Movimento Nacional Fé e Política: história, concepções, estratégias de atuação e desafios.Geraldo Agostinho Teixeira - 2019 - Horizonte 16 (51):1436.
    A necessidade de homens e mulheres de fé esclarecida e bem fundamentada na política tornou-se preponderante na contemporaneidade. Vive-se em um contexto em que muitos perderam a esperança e não acreditam mais na política. Na perspectiva cristã, a fé se traduz na prática do amor e é alimentada pela esperança. Não é possível sonhar com uma qualidade de vida melhor, em âmbito pessoal e coletivo, se não houver pessoas de fé na política, imbuídas dessa missão. O Movimento Nacional Fé e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  20
    Entre escutas, encontros E pesquisas: A trajetória política E intelectual de Mary Garcia Castro.Eva Fonseca Silva Spinola & Maria Cristina Nascimento De Souza - 2019 - Odeere 4 (7):8.
    Esta entrevista tem como escopo registrar algumas das experiências e saberes de uma das maiores sociólogas do Brasil, Mary Garcia Castro. Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia, mestre em Sociologia da Cultura pela mesma instituição. Também possui mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em Sociologia pela University of Florida. Ela tem um vasto currículo marcado por atuações e publicações nacionais e internacionais. Mary Castro foi professora e pesquisadora (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16. A performance do belo corpo de odisseu se mostra: De.Alessandra Serra Viegas - 2012 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (24):27-34.
    O presente trabalho procurará apontar olhares sobre o corpo de Odisseu, herói e protagonista da segunda obra homérica, a partir da perspectiva do narrador e da personagem Nausícaa, a princesa dos Feaces. Assim, demonstrar-se-ão, ainda que sucintamente, as metamorfoses sofridas pelo corpo de Odisseu ao longo da obra homérica, as quais o fazem transitar entre o ‘proscrito e o príncipe’. Para tanto, buscar-se-á através da análise do Canto VI, o momento em que se dá o encontro de Odisseu e (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  18
    Sexualidade, sensualidade e cultura ancestral.Emanoel Luís Roque Soares - 2017 - Odeere 2 (3).
    Este artigo fala sobre a influência das religiões sobre nossos corpos, primeiramente o catolicismo, que no pretexto de salvar almas bárbaras e hereges tentou catequizar os índios e os negros para domesticar seus corpos, e dos negros que trazem consigo uma forte cultura ancestral centrada no corpo para o Brasil. Durante a colonização e diáspora aconteceu um forte encontro cultural que construiu uma maneira própria de ser no mundo do afrodescendente. O texto em si está fundamentado na mitologia, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  13
    Aspectos da cultura Kyikatêjê em uma experiência de ensino de Matemática.Jefferson Tassio Fonseca Santos & João Pedro Antunes de Paulo - 2023 - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias 27:658-667.
    Neste trabalho apresentamos uma experiência de estágio realizada em uma escola indígena Kyikatêjê, na região norte do Brasil e analisamos aspectos dessa experiência a partir dos conceitos de autoridade e espaço comunicativo transcultural. Para tanto, descrevemos de modo breve o contexto no qual a pesquisa de estágio ocorreu, destacando os objetivos do estágio, o período de realização e os professores envolvidos. Nesse relato, situamos o ponto de interesse que motivou a escrita do presente trabalho. Indicado nosso objeto de estudos, apresentamos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  9
    “Colunas Infinitas” de Daniel Lima e as Poéticas dos Entre-lugares.Celia Maria Antonacci - 2022 - Resistances. Journal of the Philosophy of History 3 (5):e21081.
    A partir da obra fotográfica “Colunas Infinitas”, do artista e ativista Daniel Lima, este artigo percebe o conceito de ‘entreligar’ de Homi Bhabha em diálogo com as teorias de cultura contemporânea de Stuart Hall, em contraponto à dissonância dos encontros culturais e artísticos desde nada menos que a ‘Semana de 22’ e sua celebração da arte brasileira restrita aos modernistas europeizados, mas que perdura aos dias de hoje, quer seja na ausência de outras manifestações estéticas nos currículos de arte (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  15
    Desenvolvimento Sustentável - Cultura e Cidadania.Silvio Pinto Ferreira - 2010 - Horizonte 8 (17):178-186.
    O presente artigo tem como objetivo apresentar a trajetória da valorização da cultura no contexto do crescimento e desenvolvimento sustentável desde o encontro das Nações Unidas no Brasil, que ficou conhecido como ECO-92 e, como a cultura teve sua inserção nos comprometimentos apresentados nas Agendas 21 Global e Local tomando, neste caso, o exemplo da cidade de São Paulo. Hoje, mais do que nunca, os países estão percebendo que o reconhecimento da identidade cultural de sua sociedade é (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  17
    A (re)volta do mito e do imaginário no esquematismo transcendente da epistemologia vintecentista e seu alcance social.Arilson Silva de Oliveira - 2006 - Horizonte 4 (8):114-130.
    A substância deste artigo consiste na leitura de alguns autores que tratam do mito e do imaginário sem acatar as propostas que se fundamentam no racionalismo cartesiano e no influente positivismo do século XIX. Tais autores, como Eliade e Durand, desenvolveram no século XX um estudo do mito e da imagem com a perspectiva de uma orientação epistemológica que surgira na intenção de se constituir como uma nova abordagem científica, levando o elemento imaginativo e mítico ao encontro da realidade (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  15
    A (não) questão do tempo na tradição chinesa.Maria Trigoso - 2006 - Cultura:209-219.
    A filosofia chinesa, tal como de resto a língua (em que ela é elaborada), sugerem que o Tempo, desde sempre no centro do debate filosófico ocidental, não é uma questão colocada na e pela tradição chinesa. Livre da categoria linguística da flexão verbal, que obriga a opor/separar os tempos (presente, passado e futuro) entre si e a escolher, necessária e exclusivamente, uma modalidade temporal, a língua chinesa presta-se melhor a dar conta do processo contínuo das coisas. Não será, portanto, de (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  35
    Mística e Teologia: do desencontro moderno à busca de um reencontro contempor'neo DOI: 10.5752/P.2175-5841.2012v10n27p854. [REVIEW]Ceci Maria Costa Baptista Mariani - 2012 - Horizonte 10 (27):854-878.
    A condição cultural contemporânea desafia a vivência religiosa. Vivemos um momento de nova demanda: busca-se hoje, uma relação com o dogma e uma vivência religiosa mais livres. Corre-se o risco, todavia, que esse desejo, que é de fato um dos grandes valores de nossa cultura, acabe se satisfazendo com propostas espirituais superficiais. A partir dessa preocupação, e entendendo que a mística, enquanto processo vivido pelo sujeito rumo ao encontro com o Mistério Santo, tem contribuições importantes para essa problemática, (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  19
    Cleodon Silva e a Casa dos Meninos: mecanologia, do reco-reco à internet.Guilherme Flynn Paciornik & Pedro Peixoto Ferreira - 2014 - Filosofia E Educação 6 (3):260-300.
    Este texto busca narrar o encontro feliz das trajetórias do ativista Cleodon Silva e da instituição Casa dos Meninos, e como esse encontro pode nos ajudar a repensar o papel daquilo que Gilbert Simondon chamou de “mecanólogo” ou “tecnólogo”: aquele que estuda os indivíduos técnicos completos, que introduz na cultura “a consciência da natureza das máquinas, de suas relações mútuas e de suas relações com o homem, e dos valores implicados nestas relações”.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  14
    A historicidade na leitura colonial dos céus dos Tupinambá no século XVII a partir da perspectiva historiográfica de Ubiratan D’Ambrosio.Deyvid José Souza Santos & Thaís Cyrino De Mello Forato - 2023 - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias 28:124-135.
    Neste trabalho, argumentamos ser a proposta historiográfica de Ubiratan D’Ambrosio (1932-2021), presente em seu Programa Etnomatemática, capaz de nos apoiar nos processos de valorização da historicidade e da diversidade cultural brasileiras. Partindo de uma pesquisa teórica, de abordagem qualitativa e bibliográfica, utilizamos alguns aspectos da perspectiva de D’Ambrosio para fazer o estudo de um episódio histórico do século XVII, baseado na tradução de um livro publicado em 1614 por um missionário francês, que participou do projeto de colonização do Brasil no (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  8
    Pedagogia, sujeito e resistências: verdades do poder e poderes da verdade.Ana Godoy, Gláucia Figueiredo & Nildo Avelino (eds.) - 2013 - Curitiba: Editora Appris.
    Fundado em 14 de janeiro de 1933 como remanescente das associações culturais criadas pelo movimento anarquista e anarco-sindicalista nas primeiras décadas do século XX, o Centro de Cultura Social de São Paulo tem por objetivo o aprimoramento intelectual, a prática pedagógica e os debates públicos. Nesse intuito, organiza palestras, cursos, seminários, filmes, peças teatrais, entre outros, além de manter um acervo de arquivo e biblioteca voltada principalmente para os estudos. Desenvolve formas de ação e formação de militantes e de (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  8
    Nietzsche E as terapias helenistas: Estóicos E epicuristas como precursores do cristianismo.Marta Faustino - 2016 - Philósophos - Revista de Filosofia 21 (2):161-196.
    O presente artigo tem como foco a relação ambivalente de Nietzsche com os filósofos do período helenista, em particular os estóicos e os epicuristas. Mais concretamente, procuraremos determinar por que razão, apesar da extraordinária influência que estas escolas exerceram no seu pensamento, Nietzsche se lhes viria a opor tão violentamente na fase mais tardia da sua obra. Seguindo o trilho da avaliação que Nietzsche faz destes filósofos terapeutas enquanto, ele próprio, "médico da cultura", verificaremos que as principais críticas de (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  13
    Apresentação.Ernildo Stein - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (1):3.
    Os trabalhos que compõem a matéria central deste volume da Veritas são o resultado da pesquisa de um grupo de professores que participaram do Colóquio sobre Existência e Culpabilidade realizado no contexto do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCRS, organizado pelo Centro de Estudos Integrado Fenomenologia e Hermenêutica. Com o título Existência e Culpabilidade se definiu um objetivo que visava à discussão do problema da culpa em Ser e tempo e em alguns autores que propõem outros aspectos da análise (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  1
    Viagem ao fundo do sujo.Manuel Filipe Canaveira - 2005 - Cultura:225-241.
    Foram precisos dois séculos e milhões de mortos para que De Gaulle e Adenauer, primeiro, e Mitterrand e Khol, depois, resolvessem, assim esperamos, uma disputa que, em larga medida, foi iniciada pelo jovem Luís XIV e o grupo de cortesãos arrogantes que o acompanhavam no encontro da Ilha dos Faisões. Das guerras sabe-se quando começam, mas, devido à inclinação dos guerreiros para a "desmesura", é impossível prever quando terminam.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  9
    Filosofias em diáspora: epistemologias de terreiro e transformações do eu.Luís Thiago Freire Dantas - 2022 - Trans/Form/Ação 45 (spe):169-184.
    Resumo: Este artigo trata da diáspora africana como fonte epistemológica e, principalmente, de pensar suas implicações para a produção de filosofia africana, no Brasil. Para isso, o corpo será enfatizado como meio de comunicação com o mundo visível ou invisível, através do terreiro, estabelecendo uma relação entre a vivência e o pensamento filosófico. Em seguida, para fundamentar a diáspora, será interpretada a narrativa da orixá Oyá/Iansã, tendo como eixo o “corpo sem fronteiras” que medeia natureza e cultura. Por fim, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  28
    Educação para a humanização na perspectiva da ética da alteridade.Carlos Alberto Tolovi, João Batista de Albuquerque Figueiredo & Francione Charapa Alves - 2022 - Conjectura: Filosofia E Educação 27:022021.
    Uma das questões que desafia educadores e educador@s [1], inserid@s no campo da relação que envolve os processos de ensino e de aprendizagem, consiste no papel da educação do ponto de vista da vida em sociedade. E uma resposta aceita de forma genérica aponta para a dimensão da humanização. Questiona-se: até que ponto a relação educativa possui a capacidade e potencialidade de humanizar? Como relacionar a construção do conhecimento à perspectiva de valoração que promova a sociabilidade humana? A partir destes (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  8
    O saber de António Ribeiro dos Santos na arrumação dos saberes da Real Biblioteca Pública da Corte.Fernanda Maria Guedes de Campos - 2017 - Cultura:63-79.
    A constituição de um esquema organizativo que permita, ao mesmo tempo, respeitar a hierarquia teórica de saberes e a arrumação prática dos livros que os contêm tem sido, ao longo de séculos, uma das questões mais importantes da história das bibliotecas. Por um lado, a teoria classificativa sobretudo a partir do século XVIII, apresenta estruturas elaboradas para as grandes classes do Saber em que sobressai o princípio da hierarquia que ordena as diferentes áreas do conhecimento, da mais geral para a (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  5
    Uma filosofia do encontro: resenha do livro O tempo e a ocasião, o encontro Espinosa Maquiavel, de Vittorio Morfino.Ricardo Polidoro - 2023 - Cadernos Espinosanos 49:279-283.
    Trata-se da resenha do livro O tempo e a ocasião, o encontro Espinosa Maquiavel, de Vittorio Morfino.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  14
    O embate do encontro: o currículo cultural da educação física como lugar de conflitos.Fidel Machado de Castro Silva & Mário Nunes - 2021 - Educação E Filosofia 34 (71):789-818.
    O embate do encontro: o currículo cultural da educação física como lugar de conflitos Resumo: Neste artigo, tenciona-se aproximar, problematizar e refletir sobre a relação entre duas divindades gregas: Dionísio e Apolo - e o Currículo Cultural da Educação Física. Buscamos amparo metodológico na criação filosófico conceitual, pois sua utilização pode redesenhar relações estabelecidas e permitir jogar com elementos distintos e, inicialmente, não aproximáveis. Influenciados por Dionísio, ao final, trazemos duas criações pedagógicas a fim de transgredir os limites dados (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  24
    Cultura y territorialidad en la tradición del Pantanal de Corumbá y Ladario en Mato Grosso do Sul (Brasil).Aparecido Francisco dos Reis, Eliane Crisóstomo Dias Ribeiro & Cleonice Alexandre Le Bourlegat - 2006 - Polis 14.
    El texto siguiente trae una discusión en el campo teórico y empírico, de las relaciones entre grupos pantaneros y la naturaleza, en el entorno de las haciendas que se encuentran alrededor de Corumbá y Ladario, ciudades situadas a las márgenes del río Paraguay. En este texto, se comunican resultados parciales del proyecto de investigación acerca del conocimiento, de la cultura y de las representaciones producidas en el contexto de esas poblaciones en el proceso de apropiación de los recursos naturales. (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  2
    O Materialismo Do Encontro de Althusser.Jean-Claude Bourdin - 2024 - Revista Dialectus 32 (32):47-66.
    Os últimos textos de Althusser defendem a existência de um materialismo chamado materialismo do encontro ou aleatório. Esse materialismo se distingue do idealismo, do materialismo da necessidade e do materialismo dialético. Ele recusa as noções de Origem, de Fim, de Sujeito, a teleologia, o princípio de razão e recusa a negatividade dialética e a contradição. Recorrendo ao léxico de Epicuro-Lucrécio, ele coloca a contingência dos encontros que constituem o mundo (a história, as instituições, os dispositivos). Fortemente inspirado por Maquiavel, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  23
    Vozes que constrangem: mal-estar (res)sentidos em interações didáticas em uma cultura escolar do interior da Bahia.Fernanda de Castro Modl, Cristiane Campos Marques, Anderson de Jesus Caire, Marina Santos Soares Pereira & Maria do Alívio Pessoa Caires Pereira - forthcoming - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação.
    Este artigo visa analisar indícios verbo-visuais de episódios de mal-estar enunciados por alunos que integram turmas da modalidade Educação de Jovens Adultos (EJA) em uma escola do interior baiano. Dedicamo-nos, especialmente, a compreender como os sujeitos semiotizam situações de embaraço social vivenciadas em salas de aula e(m) seus (d)efeitos. Como referencial teórico, partimos de pressupostos da Análise Dialógica do Discurso, da Clínica da Atividade e de outras categorias discursivas para lermos, a partir de uma dimensão axiológica, o corpus que é (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  17
    "Anamnesis" Intercultural.Juan Masiá Clavel - 2011 - Revista Portuguesa de Filosofia 67 (4):679-694.
    No encontro intercultural e inter-religioso não se converte cada interlocutor à cultura e religiosidade alheia, mas abrem-se ambos à escuta (anamnesis originária) do Mistério que garante a autenticidade da própria vivência espiritual. O resultado deste processo é a transformação das duas religiosidades que se fecundam mutuamente, passando por um caminho de autocrítica, diálogo e práxis em comum. A teologia católica deveria estar preparada para aproveitar este desafio do pluralismo religioso interactivo e deixar-se transformar; mas, para isso, teria que (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39. A cultura dos testes.Cipriano Luckesi - forthcoming - Dois Pontos.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40. Imagens cinematográficas: o prazer do encontro.Cristiane Freitas - forthcoming - Logos. Anales Del Seminario de Metafísica [Universidad Complutense de Madrid, España].
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  2
    Pensar a Estética Do Encontro Intersubjetivo Como Experiência Formativa.Rodrigo Avila Colla - 2014 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 21:89-103.
    Discute-se a experiência intersubjetiva sensível enquanto dimensão autonomamente formativa. Nessa perspectiva, o encontro estetizado entre sujeitos favorece a criação, por qualquer uma das partes, de alternativas de conhecimentos, de vias de subjetivação e de modos de experienciação que não seriam possíveis não fosse o reconhecimento do outro enquanto legítimo e, ao mesmo tempo, fonte de possibilidades de recriação do eu.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  7
    Um encontro de duas almas.Aryane Raysa Araújo dos Santos - 2020 - Cadernos Do Pet Filosofia 11 (22):29-30.
    Foi em 2009 que tive o primeiro contato com o professor Luizir de Oliveira. Nesse período ele atuava como coordenador do curso de filosofia da Universidade Federal no Piauí, e eu havia ingressado naquele ano para dar início à graduação em filosofia. A primeira impressão que tive foi de uma pessoa muito gentil, organizada, competente e sempre disposta a ajudar. Pude perceber também que ele era muito querido pelos veteranos.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  14
    Intelectuais na “selva brasileira”: representações de imigrantes poloneses sobre o Brasil e seus habitantes a partir da perspectiva da “cultura do imperialismo” no final do século XIX.Rhuan Targino Zaleski Trindade - 2018 - Dialogos 22 (3):109-127.
    Durante a “febre brasileira”, parte do processo imigratório polonês para o Brasil, na última década do século XIX, diversos intelectuais poloneses acompanharam o deslocamento, instalação e adaptação dos patrícios nos estados do sul. Os intelectuais provindos a serviço de uma sociedade científica chamada Grupo de Lwów, localizado na parte austríaca da Polônia partilhada, vinham com ideais de analisar a presença dos poloneses já instalados e acompanhar a trajetória dos novos emigrantes. Ao produzirem textos, deixaram suas impressões sobre o Brasil e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  10
    Cultura do estupro: Desengajamento Moral como ferramenta de análise.Fabricio Pontin, Laura Dick Guerim & Camila Palhares Barbosa - 2021 - Conjectura: Filosofia E Educação 1:021002.
    This paper aims to offer an analysis of rape culture through social cognitivism, specially using the moral disengagement mechanisms developed by Albert Bandura. Through this perspective, we intend to critically debate the approaches that explain the recurrence of rape by the evolutionary prism, as proposed by Steven Pinker. Our hypothesis, developed throughout the text, is that rape is a social phenomenon, a consequence of legal, linguistic and cultural permissiveness of violence against women in social contexts marked by sexism and misogyny. (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  8
    A cultura do amor em J. Ortega y Gasset.Margarida Almeida Amoedo - 2020 - Filosofia Unisinos 21 (2).
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46. Anais/Actas dos Encontros Luso-Brasileiros de História da Matemática.Fábio Bertato - 2014
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  8
    Encontro com Adorno.Francisco Venceslau dos Santos, Pate Nuñez & Carlinda Fragale (eds.) - 2004 - Rio de Janeiro: Centro de Observação do Contemporâneo.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48. Cultura da mídia, cultura do consumo: imagem e espetáculo no discurso pós-moderno.Rose de Melo Rocha & Gisela G. S. Castro - 2010 - Logos: Comuniação e Univerisdade 16 (1):48-59.
    Esse artigo discute a intensa imbricação entre mídia, cultura e consumo, tomando esta articulação como um aspecto central no contexto contemporâneo. Será analisado o papel do entretenimento e das paisagens audiovisuais como principais produtos da cultura midiática, sendo a espetacularização e a estetização do cotidiano entendidos como eixos organizadores dos padrões econômicos e socioculturais do mundo atual. Discutiremos a centralidade da visualidade na pós-modernidade, sem descurar da forte pregnância da sonoridade e da escuta nas nossas práticas culturais. Sendo (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  9
    A imagem não pressuposta do encontro: ensaio sobre filosofia e poesia no Antropoceno.José Geraldo Da Silva Junior - 2021 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 19 (1).
    A partir dos problemas colocados ao pensamento na contemporaneidade pelas discussões acerca do Antropoceno, o ensaio propõe uma investigação sobre a possibilidade de uma nova relação da filosofia com a poesia. Para isso, a sugestão do líder indígena e pensador Ailton Krenak de manutenção de “nossas visões, nossas poéticas sobre a existência” é articulada com a filosofia da diferença de Gilles Deleuze, cujos esforços para realizar a gênese de um pensamento sem imagem pressuposta, e a sua concepção de uma natureza (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  16
    Filosofia como ciência ou cultura pós-filosófica: As contendas entre O pragmatismo E o neopragmatismo.Edna Magalhães do Nascimento - 2014 - Revista de Filosofia Aurora 26 (38):405.
    Com a publicação da obra "Philosophy and the Mirror of Nature", Rorty passa a ser criticado pelos intérpretes do pragmatismo clássico e comentadores de John Dewey. Estes críticos consideram que enquanto o pragmatismo clássico é uma tentativa de entender e criar uma estrutura nova que legitime a investigação científica, o pragmatismo de Rorty se afirma como um abandono da própria tentativa de aprender mais sobre a natureza e sobre as condições de adequação da investigação. Dewey nunca virou totalmente as costas (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000