Results for ' democratização'

37 found
Order:
  1. A democratização do ensino em anísio Teixeira E nos ginásios vocacionais.Gerson Senff, Ivan Gonçalves & Maria Aparecida Todeschini de Assunção - 2014 - Saberes Em Perspectiva 4 (9):25-44.
    Este artigo visa apresentar a pesquisa bibliográfica, descritiva com abordagem qualitativa diante do contexto educacional dos anos de 1960 a 1970, com o objetivo de estabelecer as relações entre a democratização do ensino em Anísio Teixeira e as experiências dos Ginásios Vocacionais do estado de São Paulo. Busca-se a interpretação das ações de Anísio Teixeira no âmbito da educação escolar e no projeto pedagógico dos Ginásios Vocacionais, em seu ambiente e contexto social, como resposta aos desafios educacionais. O texto (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  4
    DEMOCRATIZAÇÃO E GLOBALIZAÇÃO – É possível uma gestão democrática dos processos de globalização econômica, social e política?Alessandro Pinzani - 2001 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 46 (4):503-515.
    O controle político sobre o fenômeno da globalização, que é um fenômeno predominantemente econômico, é possível, mas requer que os Estados particulares acelerem o processo de integração internacional e criem uma ordem jurídica global. Neste texto, serão apresentadas e refutadas algumas objeções a tal ordem.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. Democratização do ensino: As disputas em torno da educação nacional.Eduardo Norcia Scarfoni & Jonathan Xavier Borges - 2014 - Saberes Em Perspectiva 4 (9):45-53.
    Esse artigo tem como objetivo contribuir para o debate sobre a privatização do ensino no Brasil desde os anos 60 até o período de redemocratização em 1988. Com os debates sobre a educaçãosendo travados em diversos momentos históricos, a diferença entre as frentes únicas formadas, seja do lado do ensino público como do privado serão demonstradas. A Campanha em defesa da escola pública no processo de tramitação da LDBEN aprovada em 1961, o golpe militar e sua reformas assim como o (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. Apresentação do dossiê “a democratização do ensino: Do ensino secundário ao ensino médio".Daniel Ferraz Chiozzini - 2014 - Saberes Em Perspectiva 4 (9):9-12.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  15
    “Creo Ergo Sum”: A Democratização do Produto Cultural ea Liberdade Criativa.Alberto Ferreira - 2006 - E-Topia: Revista Electrónica de Estudos Sobre a Utopia 5.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  12
    Competência Em Informação e Os Desafios Para a Sua Democratização.Maria da Graça Gomes Almeida - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 9 (2):144-156.
    Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a importância da educação para a informação em diferentes contextos e etapas da vida humana, com vistas à consolidação da aplicação prática e democratização da competência em informação na sociedade brasileira, que, ainda, carece de atenção e novos esforços. Apoiadas na literatura da Ciências da Informação e áreas afins, a exemplo de Kuhlthau (2001), ACRL(2016), Belluzzo (2017), Dudziak (2005, 2016), Pereira e Alcará (2020), Menze (1981) e Le Boterf (2000, 1982), as reflexões (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  8
    Regime ou cultura no estudo da democratização.Paulo J. Krischke - 2000 - Lua Nova: Revista de Cultura e Política 50 (50).
  8.  2
    O Supremo Tribunal Federal e os Media: Entre a Democratização da Informação e o Espetáculo.Hilbert Reis Silva - 2016 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 2 (1):145.
    O presente artigo se propõe a analisar a relação entre o Supremo Tribunal Federal e os media, e como as notícias jurídicas do Plenário da mais importante Corte do país são transmitidas pela TV Justiça, pelos canais comerciais, e pelos novos media. Ademais, busca-se explorar a influência dos novos media na democratização da informação referente ao Judiciário. Em termos metodológicos, será utilizada abordagem hipotética dedutiva, com base em pesquisa bibliográfica e documental. Não obstante, este trabalho pretende demostrar como os (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. MacBride, a NOMIC e a participação latino-americana na concepção de teses sobre a democratização da comunicação.José Marques de Melo - 2008 - Logos: Comuniação e Univerisdade 15 (1):42-59.
    Qual a influência exercida pela América Latina na construção do Relatório MacBride e na formulação das teses que embasaram a proposta de uma Nova Ordem Mundial da Informação e da Comunicação? A intenção deste trabalho é esclarecer o episódio histórico protagonizado pela UNESCO no ocaso da guerra-fria, ao focalizar as teses sobre a democratização da comunicação e discutir a significação daquela plataforma política na presente conjuntura internacional.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  10
    Participação social institucionalizada para a democratização da democracia.Yara Frateschi - 2016 - Doispontos 13 (2).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. Universidade pública brasileira: Por um espaço da não exclusão E da democratização do acesso.Paulo Gomes Lima & Alex Fraga - 2011 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 13 (1):p - 147.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  7
    O mundo da partilha: a democratização das instituições de poder.Rita de Cássia Ferreira Lins E. Silva - 2019 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 17 (2).
    O presente estudo se propõe a discutir a relação entre a identidade política coletiva (populista) e a crise de representatividade das instituições de poder que consiste no paradoxo do poder constituinte, em sua estrutura conceitual, inspirada nas leituras de Jacques Rancière (1940) e Chantal Mouffe (1943).
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  12
    Educação Pública no Brasil: a democratização inconclusa.Raylane Andreza Dias Navarro Barreto & Rosa Fátima de Souza Chaloba - forthcoming - Araucaria.
    Como forma de pensar a educação brasileira na efeméride dos 200 anos de independência do Brasil, elegemos como objeto de analise a trajetória da educação pública no Brasil a partir da expansão da sua rede escolar. Com base no método de investigação histórica a partir de pesquisa bibliográfica e documental e tendo por fontes, leis, decretos e dados estatísticos, o artigo foi dividido em duas partes: A primeira, dedicada aos irresolutos percursos da Educação pública do Brasil, depois de sua anunciada (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  5
    Meios Digitais Como Garantia Do Acesso Ao Direito À Educação.Hayalla Stephanie Lisboa Marques Santa Rosa & Jefison De Andrade Das Chagas - 2022 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 7 (2):95.
    O presente estudo se destina a fazer uma breve análise sobre o direito social à educação, sua influência para o alcance da dignidade da pessoa humana e o seu alcance no formato EAD no Brasil. O artigo trata das metodologias de ensino viabilizadas pelo EAD, qual a sua contribuição na formação desses jovens e crianças e se a fruição dos benefícios desse método de ensino são possível por todas as classes sociais de forma isonômica. A pretensão é analisar como o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  13
    Panfletagem digital – espaço público, comunicação institucional e internet.José Aparecido de Oliveira - 2007 - Horizonte 5 (10):91-105.
    Resumo O presente artigo faz parte de uma pesquisa sobre os espaços de discussão criados, a partir da internet, entre os membros clérigos e leigos da Igreja Metodista, nos meses que antecederam o 18º Concílio Geral, realizado em 2006, conclave que resultou na saída da instituição dos organismos ecumênicos em que atua e que ajudou a fundar. O objetivo consistiu em avaliar as possibilidades e limitações da internet como emergente espaço público ampliado para as instituições. A análise teve como suporte (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  4
    Valores estéticos, acervos imagéticos e procedimentos estruturados: ampliando e descolonizando a reflexão filosófica sobre a tecnologia.Cristiano Cordeiro Cruz - 2021 - Trans/Form/Ação 44 (spe):207-230.
    ABSTRACT: Since the 1980s, technical-scientific knowledge, instrumental and cognitive values as well as ethical-political values are acknowledged as constitutive parts of technology and its development. However, a fourth category of elements that shapes design continues to be largely neglected or unknown: image collections, aesthetical values, and structured procedures. Disregarding such elements impose limits on the technical development. In this manuscript, I present this fourth category elements, its impact on the designing practice, and a way of pluralizing its contents. I also (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  17.  1
    Let me tell ya what i've got.Gabriel do Nascimento Barbosa, Meri Nádia Marques Gerlin & Taiguara Villela Aldabalde - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 10:406-417.
    O presente resumo expandido refere-se ao trabalho de pesquisa que buscou utilizar as caraterísticas do jazz, enquanto manifestação cultural musical, como referência para elaboração de questões no campo da Ciência da Informação. Para tanto, coloca-se o jazz como expressão que, dentro do mundo globalizado, consagrou dinâmicas de produção que, mesmo que absorvidas pela hegemonia, são antagonistas às formas do pensamento ocidental. Para os fins do presente trabalho, interessa-nos a característica, no jazz, da irreprodutibilidade como valor intrínseco de sua existência. Esse (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  12
    Imaginação E potencialidades tecnológicas: Uma aproximação entre Andrew Feenberg E Richard Rorty.Ruan Pedro Gonçalves Moraes - 2021 - Cadernos Do Pet Filosofia 12 (23):40-51.
    O presente artigo propõe analisar as concepções de Andrew Feenberg e de Richard Rorty em suas críticas antiessencialistas. Feenberg tem seu foco numa crítica às posições substantivistas e deterministas das tecnologias. Para ele, as tecnologias não são pré-determinadas por alguma natureza ou essência própria. Sua crítica coloca o modelo atual de produção e desenvolvimento tecnológico enquanto limitado pelos valores exaltados por grupos dominantes e que excluem a multiplicidade de valores em jogo numa sociedade. Já Rorty parte do pragmatismo para realizar (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  11
    Arca FM: trajetória de uma rádio comunitária na luta pelo direito à voz em Açail'ndia-MA.Leonan Alves de Sousa Moraes & Roseane Arcanjo Pinheiro - 2017 - Logos: Comuniação e Univerisdade 24 (1).
    Rádios comunitárias podem ser um dos caminhos para o debate acerca de uma democratização da comunicação no Brasil. Elas discutem sobre os direitos e deveres da população e são ferramentas na luta para conquistá-los. Isso justifica a espera de nove anos de uma emissora de rádio comunitária maranhense, a Arca FM, de Açailândia, para conseguir ir ao ar legalizada, processo que se estendeu de abril de 1998 a junho de 2007. Abordam-se o longo processo de resistência e a espera (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  12
    A humilhação nacional como instrumento de construção da identidade e da estabilidade política na China.Victor Carneiro Corrêa Vieira - 2018 - Dialogos 22 (3):128.
    A ampliação de políticas econômicas liberais desencadeará na democratização da China. Esse argumento repetido por artigos acadêmicos encontra suas expectativas frustradas diariamente por notícias de recrudescimento do poder do Partido Comunista da China sobre sua sociedade. O artigo analisa a construção da identidade nacional fundada na humilhação nacional como estratégia de difusão da legitimidade da elite política chinesa a partir de uma percepção do nacionalismo como essencial para manutenção da estabilidade do regime. Para isso estuda a formação da identidade (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  14
    Vaidapé na Rua: uma proposta dialógica da Rádio Comunitária.Júlia Lúcia De Oliveira Albano da Silva - 2017 - Logos: Comuniação e Univerisdade 24 (1).
    Este texto objetiva mostrar no contexto das mídias digitais em rede, a experiência de interação baseada no diálogo entre a Rádio Comunitária Cidadã FM e o programa Vaidapé na Rua que integra a programação semanal da emissora localizada na região Oeste do município de São Paulo. Partindo da compreensão das dinâmicas dialógicas e discursivas inerentes aos processos comunicacionais e estudadas pelo jornalista e teórico Vilém Flusser, o texto objetiva evidenciar as possibilidades que um ambiente comunicacional pode desencadear para uma prática (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  31
    Educação, hegemonia e formação de dirigentes.Roberta Ravaglio Gagno, Anita Helena Schelesener & Andréa Garcia Furtado - 2010 - Filosofia E Educação 2 (1):p - 237.
    O objetivo deste artigo é compreender a ação da escola na qual se faz necessária a formação de lideranças que pressupõe a luta pela democratização da educação. Estas lideranças irão desempenhar funções diversificadas na sociedade, como afirma Gramsci, intelectuais, contribuindo para transformar uma concepção de mundo, de forma a assegurar a hegemonia social e o domínio estatal da classe que representam. The aim if this paper is to understand the action of the school that is required in leadership training (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  5
    Ensino superior e os paradigmas da política neoliberal.Hebert de Melo - 2010 - Griot : Revista de Filosofia 1 (1):16-23.
    Este artigo científico procurou investigar o processo de adaptação da Universidade Brasileira aos novos paradigmas impostos pelas políticas neoliberais. A análise se faz a partir de breve histórico do liberalismo e de suas imbricações no ensino. Apontando também a relativização da suposta democratização e modernização do ensino pelas novas perspectivas impostas pelo mercado. São levantadas também questões como autonomia universitária e legitimação da instituição de ensino superior.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  3
    Ceticismo versus cosmopolitismo: uma análise das perspectivas de Robert Dahl e de David Held sobre o sentido da democracia no contexto da globalização.Alexsandro Eugenio Pereira - 2015 - Human Review. International Humanities Review / Revista Internacional de Humanidades 4 (2).
    O propósito deste artigo é comparar duas perspectivas analíticas que interpretaram as possibilidades de democra-tização das organizações internacionais (OIGs) nos anos 1990 e 2000. A primeira dessas perspectivas é sustentada por autores como Robert Dahl e Philippe Schmitter que consideram improvável a realização da democracia fora do espaço dos Estados nacionais. Eles seriam “céticos”, para empregar o termo utilizado por Dahl para se referir à sua perspectiva. De outro lado, David Held sustentou uma interpretação mais otimista ao defender que a (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  5
    Meninas Desamparadas? A Pastoral da Mulher Marginalizada e o nascimento do movimento brasileiro de prostitutas | Helpless Girls? The Pastoral da Mulher Marginalizada and the birth of the Brazilian prostitutes’ movement.Meg Weeks - 2021 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 3 (1):239-271.
    ResumoEste artigo aborda o nascimento do movimento de prostitutas no Brasil partindo de uma análise da Pastoral da Mulher Marginalizada, uma iniciativa da Igreja Católica que realizou um trabalho assistencialista e de conscientização política com mulheres prostitutas no Brasil a partir da década de 1970. Minha pesquisa examina as tensões entre as participantes e os agentes da Pastoral que deram origem a um movimento autônomo de profissionais do sexo em meados da década de 1980. Eu argumento que a Rede Brasileira (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  3
    Profanar a Constituição: política e direito na construção de um constitucionalismo fraco.Mauricio Wosniaki Serenato - 2019 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 17 (2).
    A pesquisa envereda, primeiro, a demonstrar teoricamente a necessidade de democratização do debate constitucional, tanto nas chamadas pautas institucionais,quanto nas pautas de direitos. Se nas pautas institucionais o ânimo de democratização é mais aceito, inobstante não verificado na prática, nas pautas de direitos há severas discordâncias quanto à possibilidade de debate e decisão pública. Sequencialmente, procura-se pensar como operacionalizar essa democratização e investigar os eventuais limites da atuação popular na construção da Constituição.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27. Diferenças de gênero no trabalho docente na universidade federal de sergipe.Susana Rezende Lima - 2013 - Saberes Em Perspectiva 3 (5):137-152.
    A presente pesquisa sobre uma abordagem de gênero propõe­se a analisar as trajetórias de Trabalhadores docentes, focalizando os fatores que impulsionam as mulheres a seguir a carreira na educação superior na Universidade Federal de Sergipe. O estudo de caso organizacional desenvolveu­se na Universidade Federal de Sergipe/Campus de Itabaiana­-SE, que integra 84 docentes (58 homens e 26 mulheres). Fontes utilizadas: revisão bibliográfica abordando conceitos orientadores da literatura; documentos da instituição e dados estatísticos sobre o perfil. As estatísticas de imediato descobrem a (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28. Educação do campo e direitos humanos: uma conquista, muitos desafios // Field of education and human rights: a conquest, many challenges.Geraldo Augusto Locks & Graupe - 2015 - Conjectura: Filosofia E Educação 20 (Espec):131-154.
    Neste texto, refletimos acerca da educação escolar no meio rural brasileiro estabelecendo interface com os direitos humanos. Para alcançar este objetivo, fazemos uma retrospectiva histórica da educação oferecida pelo Estado à população rural, demonstrando que sistematicamente tem sido direito negado do ponto de vista do acesso, da continuidade e da qualidade social do ensino. Contudo, com o processo de democratização da sociedade na década de 1980 e da emergência de movimentos sociais, é reivindicado o direito universal à educação consignado (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29. A Educação A Dist'ncia Na Sociedade Da Informação: Uma Análise Histórica Da Educação Superior A Dist'ncia Na Formação De Gestores Públicos No Cenário Brasileiro.Rejane Esther Vieira - 2010 - Conjectura: Filosofia E Educação 15 (3):155-164.
    O presente artigo versa sobre Educação a Distância na sociedade da informação e destaca o novo enfoque da Educação Superior a Distância voltada à formação de gestores públicos no cenário brasileiro. Em primeira instância, pretende-se, de maneira breve, fazer uma reconstrução da história da Educação a Distância no País e sua trajetória no Ensino Superior brasileiro. O novo século está marcado por intensas transformações nas relações sociais, políticas, econômicas, pelo acelerado desenvolvimento tecnológico e eletrônico. Acredita-se que hoje estamos nos primórdios (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  6
    Poesia brasileira e ditadura: memória e desaparecimento em Ricardo Domeneck, Eduardo Sterzi, Paulo Ferraz e Priscila Figueiredo.Pádua Fernandes - 2020 - Aletheia: Anuario de Filosofía 11 (21):e065.
    O artigo analisa poemas de Ricardo Domeneck, Eduardo Sterzi, Paulo Ferraz e Priscila Figueiredo, que tratam de questões sobre graves violações de direitos humanos cometidas pelo Estado brasileiro, como a memória dos desaparecidos ou das vítimas da ditadura militar. A análise enquadra-se no campo da literatura e justiça de transição, com o objetivo de estudar o cruzamento entre invenção literária e memória social, no tocante ao legado dos crimes contra a humanidade praticados pelo Estado brasileiro. Todos esses autores nasceram nos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  13
    questão da democracia na África.Francisco Antonio de Vasconcelos & Lílian Lopes de Araújo - 2022 - Logeion Filosofia da Informação 9 (1):6-21.
    Com a saída do colonizador do controle político, nos países do continente africano, abriu-se um espaço de poder que passou a ser disputado. É neste contexto que consideramos aqui os processos voltados a implantar regimes democráticos, em solo africano. Assim, a pesquisa de PIBIC que deu origem a este escrito investigou o seguinte problema: Como definir a questão da democracia em África? Dito de outro modo: Quais são as características principais presentes nesta discussão? Utilizando como metodologia de trabalho a pesquisa (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  27
    A democracia como transformação global da sociedade e dos indivíduos em Norbert Elias.Maria José de Rezende - 2012 - Polis: Revista Latinoamericana 32.
    Este artigo objetiva mapear, no interior dos livros A sociedade dos indivíduos, Norbert Elias por ele mesmo e Envolvimento e alienação, bem como na coletânea Escritos e ensaios, a discussão de Norbert Elias sobre a democratização como um processo de transformação global da sociedade. Através de análises de longa duração, ele demonstrou que os processos civilizacionais foram constituídos pelos embates em torno da desconcentração do poder. Assim, a busca por melhores formas de distribuição de recursos e de oportunidades de (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  11
    AQUINO, Orlando Fernandez; PUENTES, Roberto Valdéz. Trabalho didático na Universidade: estratégias de formação. Campinas: Alínea, 2011. 146p. [REVIEW]Acir Mário Karwoski & Benedita Kátia de Araújo Santos - 2013 - Educação E Filosofia 27 (54):765-770.
    AQUINO, Orlando Fernandez; PUENTES, Roberto Valdéz. Trabalho didático na Universidade: estratégias de formação. Campinas: Alínea, 2011. 146p. Um dos mais novos trabalhos publicados pelos professores Orlando Fernández Aquino e Roberto Valdéz Puentes intitula-se Trabalho Didático na Universidade: estratégias de formação e apresenta como proposta a estratégia de trabalho metodológico para formação do docente universitário no contexto do desenvolvimento em serviço. O trabalho metodológico é, segundo os autores, além de um processo dinâmico e complexo, processo que pode ser utilizado com outras (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  24
    Gobernabilidad, democratización y conflictividad social en Chile: escenarios posibles para un nuevo equilibrio.Marcelo Mella Polanco & Camila Berrios Silva - 2013 - Polis: Revista Latinoamericana 35.
    Luego de veinte años desde la recuperación de la democracia en Chile, el modelo transicional basado en el pensamiento concertacionista, ha demostrado carecer de flexibilidad y capacidad de adaptación a los nuevos contextos. La matriz de gobernabilidad establecida por éste modelo, bajo supuestos de verticalidad en las relaciones y estabilidad en la estructura institucional se ha visto confrontada por el surgimiento de nuevos actores con capacidad de veto social que exigen inclusión y participación en la toma de decisiones, lo que (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  22
    La democratización de los espacios regionales y el trabajo político de la organización campesina en Colombia.Diego Fernando Silva Prada - 2011 - Polis 28.
    El artículo pretender mostrar y analizar las formas de acción colectiva de la Asociación de Trabajadores Campesinos del Carare (ATCC), en cuanto actor social y político de la región del Magdalena Medio colombiano. Las lógicas de acción desarrolladas nos conducen a señalar a la organización campesina como una forma de potenciar la dimensión política de los colectivos al ser constructores de procesos de democratización de la territorialidad regional. La dinámica campesina propuesta incluye a los distintos actores armados del conflicto, los (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  18
    A trajetória dos primeiros embates do Movimento Pró-Participação Popular na Constituinte — MPPC : afetos e temores na “transição política”. [REVIEW]Ozias Paese Neves - 2019 - Dialogos 23 (3):176-195.
    Este artigo investiga algumas tensões que atravessam o período inserido nos anos 1980 no Brasil conhecido como o Momento Constituinte. Analisa a trajetória e atuação do Movimento pró-Participação Popular na Constituinte, a partir de fontes como as cartilhas de diferentes atores do período, sem esgotar o assunto. Exercita como ferramental teórico-metodológico um olhar sobre afetos, expectativas e temores externados nas fontes, assinala o conflito discursivo e as disputas políticas numa época conhecida no país como “de transição” e que representou a (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  36
    El Estado y la Religión en las sociedades industrializadas y de innovación y cambio (The State and Religion in industrialized societies and also of innovation and change) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2010v8n19p9. [REVIEW]Marià Corbí - 2010 - Horizonte 8 (19):9-20.
    Resumen En sociedades preindustriales con estado, la religión como sistema de creencias que era simultáneamente sistema de programación colectiva y modo de expresar y vivir la dimensión absoluta de la realidad, el estado necesitaba de la religión y la religión del estado. La industrialización, las sociedades de innovación y cambio, y la subsiguiente democratización, han roto ese pacto y dependencia mutua. En las nuevas sociedades industriales, las religiones no podrán ofrecer sistemas de creencias con la pretensión de que se conviertan (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark