Hannah Arendt sobre Marx e o marxismo

Controvérsia 20 (1):34-57 (2024)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Neste artigo, pretendo analisar alguns pontos centrais que culminam no amadurecimento da reflexão de Arendt em relação ao pensamento de Marx e ao marxismo. Para tanto, será analisado a leitura de Arendt a partir dos excertos presentes em Karl Marx and the Tradition of Western Political Thought, escrito no início da década de 1950, texto que é uma espécie de complementação do The Origins of Totalitarianism (1951) e fazia parte de um projeto pensado por Arendt de escrever um livro sobre os “elementos totalitários do marxismo”. Visto que esse escrito nunca foi finalizado e o esse projeto foi abandonado, considero que a análise desse texto além de esclarecer muitos pontos importantes da crítica de Arendt a Marx e ao marxismo, pode nos servir também de ponte para o seu Magnum Opus The Human Condition (1958). A minha hipótese é de que, na visão de Arendt, a ruptura presente no pensamento de Marx em relação a tradição da filosofia política acontece com base em um tipo de linguagem que é resultado da própria tradição. Portanto, os resultados práticos do pensamento marxiano e dos marxismos seriam consequência da tradição do pensamento político ocidental quando convertido numa práxis radical.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 93,127

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Retórica e verdade na filosofia política de Hannah Arendt.Luciana Costa de Souza - 2022 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 40 (1):158-163.
Aller-retour sur Arendt et Marx – travail, Stoffwechsel, apprentissage.Romildo Gomes Pinheiro - 2013 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 1 (2):107-154.

Analytics

Added to PP
2024-04-04

Downloads
16 (#935,433)

6 months
16 (#172,419)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references