Results for 'referencial físico, invariância, relatividade, filosofia da física'

1000+ found
Order:
  1.  24
    É Possível Apresentar uma Definição de Referencial Físico com Base na Noção de Invariância?Claude Comte - 1995 - Discurso 25:185-203.
    Este artigo analisa a questão do referencial físico, especialmente no que concerne às condições de aplicação das leis físicas em situações onde é possível a reprodução dos fenômenos. Mostra-se, em vários casos, que as considerações de simetria e as transformações de invariância desempenham um papel fundamental na ciência física e impõem severas restrições à forma de suas leis e princípios.
    No categories
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  4
    Teoria qu'ntica, física nuclear e filosofia grega: ensaio sobre os físicos filósofos do século XX.Vinícius Carvalho da Silva - 2017 - Griot : Revista de Filosofia 15 (1):233-250.
    No início do século XX seria impensável, entre cientistas europeus, separar ciência natural e filosofia. Os físicos filósofos foram cientistas como Einstein, Bohr, Heisenberg, Schrödinger, dentre outros, que refundaram a física ao lançar as bases da mecânica quântica e da relatividade especial e geral. Neste artigo analisamos brevemente como alguns desses pensadores encararam as questões do valor da ciência, da relação entre ciência e filosofia, e da importância da filosofia grega para a física nuclear e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  6
    A recepção de Kant na filosofia da física de Heisenberg.Vinícius Carvalho Da Silva & Judikael Castelo Branco - 2019 - Griot : Revista de Filosofia 19 (3):266-279.
    No presente artigo analisamos o entendimento e o uso da filosofia kantiana pelo físico filósofo alemão Werner Heisenberg, prêmio Nobel de Física de 1932, formulador do princípio de incerteza. Heisenberg parece adotar uma compreensão neokantiana da natureza da ciência, segundo a qual a ciência não trataria do real em si, mas apenas do modo como ele aparece, o que depende, inescapavelmente, da interação entre o sujeito e o objeto do conhecimento. No entanto, a despeito de tal posição, Heisenberg (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  4.  11
    Filosofia Natural, Física Teórica e Metafísica.Vinicius Carvalho da Silva - 2021 - Perspectivas 6 (1):274-297.
    No presente artigo buscamos explorar as variadas e complexas relações entre ciência e metafísica. Defendemos que o recurso à metafísica é inevitável para a pesquisa científica e a elaboração de teorias e modelos. Estes devem partir de pressupostos metafísicos acerca da natureza da realidade e do conhecimento. Primeiro, apresentamos a metafísica, tanto em sentido histórico quanto filosófico. Em seguida, oferecemos uma definição breve, mas clara, do que entendemos por metafísica no escopo desse trabalho. Por último, recorremos a diversos filósofos naturais (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  12
    O tempo E a física.Solon Pereira da Cruz Filho - 1996 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 41 (162):323-331.
    A principal proposta desse trabalho é mostrar a relatividade do tempo. Inicialmente, o ponto de vista clássico é explorado: a) a entropia do universo crescendo como uma medida de tempo; b) o tempo como algo independente do observador. Depois de um experimento muito especial, a velocidade da luz - ideia introduzida por Einstein - como uma simples matemática, a relatividade do tempo é mostrada. Finalmente, o conceito de "continuo" tempo-espaço é apresentado.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  32
    The Eulogy of Urbanity.Paula Cristina Moreira da Silva Pereira & Fernando Manuel Brandão Alves - 2011 - Cultura:217-236.
    As transformações a que as cidades estão sujeitas têm suscitado um discurso ambivalente sobre a cidade, um discurso que tem desenhado, não raras vezes, os seus limites na própria delimitação do espaço físico urbano. No entanto, não devemos esquecer que a revitalização da vida comunitária deverá considerar outras dimensões, compreendendo os patrimónios político, social, arquitectónico e urbanístico. Acima de tudo, a cidade contemporânea de carácter multicultural requer uma renovada urbanidade do pensamento.Propomos, então, uma abordagem que tentará, pela partilha cruzada da (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. Física e Filosofia Antiga em Werner Heisenberg: apropriações do legado clássico por um físico do século XX.Anderson Cleiton Fernandes Leite & Samuel Simon - 2013 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 11:21-31.
    O objetivo deste artigo é analisar os usos que Werner Heisenberg fez da filosofia grega em sua obra. Pretende-se relacionar tais usos não apenas com a argumentação interna presente nos textos do físico alemão, mas também com o contexto histórico, conflitos e debates entre as diversas interpretações da teoria dos quanta durante a primeira metade do século XX. Faremos, inicialmente, uma apresentação geral da teoria quântica e da presença da filosofia na obra de Heisenberg e, em seguida, um (...)
    No categories
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  8.  8
    O anti-realismo na filosofia da física de Werner Heisenberg: da potentia aristotélica ao formalismo puro.Vinicius Carvalho da Silva - 2011 - Griot : Revista de Filosofia 3 (1):109-120.
    Qual a Filosofia da Natureza que podemos inferir da Física Contemporânea? Para Werner Karl Heisenberg, prêmio Nobel de Física de 1932, a ontologia da Ciência Moderna, estruturada no materialismo, no mecanicismo e no determinismo já não pode servir de fundamento para a nova Física. Esta requer uma nova base ontológica, onde o anti-realismo, seguido de um formalismo puro, aparece como o princípio basilar de uma nova Filosofia Natural.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  19
    La noción de simetría en física: una reconstrucción. Aproximación a la filosofía de la física.Ruth Castillo - 2018 - Madrid, España: Editorial Académica Española.
    A través de una reconstrucción histórica y análisis de conceptos básicos, que da cuenta de la importancia de la historia y filosofía de la física, este libro resume un arduo trabajo de investigación en torno a la significación de la noción de simetría en física abordando tres problemas: 1) la existencia o no del término simetría en la antigüedad, 2) la posición kantiana en referencia a la comprensión del problema inercial y sus repercusiones y 3) la naturaleza de (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  83
    A filosofia da ciência da mecânica quântica E a desconstrução da ontologia materialista.Vinicius Carvalho Da Silva - 2010 - Cadernos Do Pet Filosofia 1 (2):30-43.
    A mecânica quântica empreendeu a substituição do materialismo científico, por uma visão cada vez mais “formal” da natureza, dentro da qual a própria matéria seria uma conseqüência física de um outro estado natural que precede o nível das partículas subatômicas, constituído por relações de simetrias, forças e processos, para além das possibilidades observacionais, e ao alcance, tão somente, da reflexão racional pura. Além disto, a Física Contemporânea trabalha com conceitos e problemas filosóficos de extrema importância, como “Causalidade”, “Origem (...)
    Direct download (9 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  26
    Da física do intensivo a uma estética do intensivo: Deleuze e a essência singular em Espinosa.Cíntia Vieira da Silva - 2010 - Cadernos Espinosanos 22:37.
    A noção de intensidade é de extrema importância para o pensamento deleuziano, fazendo-se presente não apenas na elaboração de sua própria filosofia da diferença, como também nas leituras que faz dos outros filósofos que lhe são caros, especialmente na sua reconstrução do espinosismo. Deleuze concebe a essência singular espinosana em termos intensivos. Sendo assim, este artigo procura reunir elementos para mostrar a importância da noção de intensidade no projeto deleuziano de unificação dos dois sentidos de estética e o papel (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  4
    É possível fazer física sem filosofar?Vinícius Carvalho da Silva - 2020 - Perspectivas 5 (1):54-66.
    Neste ensaio apresentaremos uma visão sobre o campo da filosofia da física e suas principais linhas de pesquisa. Questionamos em que medida é possível fazer física sem filosofar. Nossa ideia é a de que a história da física revela que em todos os tempos, os grandes acontecimentos no interior do campo foram protagonizados por cientistas que não dissociavam a atividade física da filosófica, considerando a análise filosófica como um pressuposto epistêmico da produção do conhecimento científico. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13. Filosofia Da Física Qu'ntica: A TÍTULO DE PREFÁCIO.DÉcio Krause & OtÁvio Bueno - 2010 - Manuscrito 33 (1):7-18.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  14.  10
    Relações Entre Física e Metafísica a Partir Do Realismo Científico.Vinícius Carvalho da Silva & Antonio Augusto Passos Videira - 2023 - Perspectivas 7 (2):233-264.
    No presente artigo procuramos demonstrar por meio das posições de inúmeros físicos e filósofos da física que a relação entre física e metafísica é inevitável para o trabalho científico, isto é, que todo físico assume alguma metafísica de modo mais ou menos crítico. Defendemos que o realismo os físicos, com diferentes graus de conhecimento e elaboração filosófica, assumem o realismo científico como seu pressuposto metafísico. Argumentamos que há uma imbricação entre pressupostos metafísicos e princípios axiológicos. Assim, o realismo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  18
    Percursos Formativos a Caminho da Descolonização Didática: quais Enfrentamentos No Ensino Das Ciências Na Educação Básica?Rosiléia Santana Da Silva & Luiz Marcio Santos Farias - 2021 - Odeere 6 (2):134-150.
    Neste artigo buscamos apresentar um relato de experiência vivenciada numa formação continuada, em 2019, entre docentes de história, biologia, química, física e matemática da Rede de Ensino do Estado da Bahia. A formação é parte da tese de doutorado, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da Universidade Federal da Bahia, que tem como sentido potencializar a descolonização de saberes científicos e do fazer didático no ensino das ciências da educação básica. Mesmo diante (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  16.  44
    A interdisciplinaridade como proposta pedagógica para a inclusão nas aulas de educação física escolar.Carlos Eduardo Raimundo da Silva, Camila da Cunha Nunes & Fabio Zoboli - 2011 - Filosofia E Educação 3 (2):p - 142.
    O presente trabalho tem como objetivo compreender os desafios da cultura inclusiva para a Educação Física escolar tendo a interdisciplinaridade como proposta pedagógica. Num primeiro momento a Educação Física é apresentada como campo interdisciplinar de conhecimento por não ser uma ciência e sim uma área que tem como objeto as manifestações da cultura corporal de movimento. Posteriormente apresentamos a interdisciplinaridade como proposta pedagógica que nos permite um pensar mais complexo e dialógico. Ao final trazemos ao texto a interdisciplinaridade (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  14
    Filosofia da física e filosofia em geral.Lawrence Sklar - 2006 - Critica.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  21
    O conceito de essência humana a partir da concepção antropológica de Ludwig Feuerbach.Jéfferson Luiz Shafranski da Silva & Charles Feldhaus - 2018 - Revista Dialectus 12 (1).
    O presente artigo busca apresentar a concepção de essência humana materialista antropológica de Feuerbach. Ao longo de seu pensamento, Feuerbach, procura esclarecer que pensar o homem, significa pensá-lo dentro dos limites da condição humana material sensível e física. Portanto é enfatizado que Feuerbach sustenta que o acesso a nossa essência está relacionado com a maneira como acessamos a nossa consciência e que a maneira como acessamos essa última tem uma condição estritamente material e, portanto, deveríamos abordá-la exatamente dessa maneira (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  12
    Ethical potentialities on physical education as a vehicle for ethical education through sports.Luísa Ávila da Costa, Michael McNamee & Teresa Lacerda - 2016 - Recerca.Revista de Pensament I Anàlisi 18:29-48.
    Sports occupy an interesting ethical space from a pedagogic point of view, being included in physical education curricula in most Western countries. The approach of physical education to sports as vehicle for ethical education is too limited when it is restricted to their minimal functional, constitutive and regulatory goals. This essay’s aim is to argue the extent to which the ethical potential of physical education can embrace more than functional purposes, or whether that will be neglected in terms of limited (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  8
    Acerca de mi Concepción Del mundo, de Erwin schrödinger.Vinícius Carvalho da Silva - 2011 - Cadernos Do Pet Filosofia 2 (3):83-87.
    Ao pesquisar onde poderia achar a referida obra, travei contato com dezenas das mais tradicionais e maiores bibliotecas do Brasil. Infelizmente, não encontrei ao menos um exemplar. E também, nenhum indício de que a mesma possuísse qualquer edição em língua portuguesa. A encontrei-a em língua espanhola, numa edição de 1988, e fui buscá-la na Biblioteca Nacional da República Argentina, em Buenos Aires, de onde trouxe cópia em língua espanhola. Vejo, portanto, como preciosa, para mim, e, sobretudo para a comunidade acadêmica (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  25
    O corpo como base da ética na teoria da motricidade humana: o desporto como foco de análise.Fabio Zoboli, Renato Izidoro da Silva & Adolfo Ramos Lamar - 2011 - Filosofia E Educação 3 (1):p - 135.
    A teoria da Motricidade Humana criada na década de 1980 pelo português Manuel Sérgio é uma presunção que tenta dar bases epistemológicas para criar um novo paradigma a fim de pautar as práxis da Educação Física. As bases da teoria se assentam numa perspectiva de corpo centrada na filosofia e ciências humanas para contrapor e somar as bases históricas das práxis da Educação Física historicamente fundadas no corpo anatomo-biológico. Neste sentido, o presente artigo tem como objetivo discutir (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  15
    A DIGNIDADE HUMANA A PARTIR DE UMA ÉTICA DO TESTEMUNHO: Entre a desumanização, o relato e a corporeidade.Paulo Henrique Araújo da Silva & Saulo Monteiro Martinho de Matos - 2024 - Complexitas – Revista de Filosofia Temática 8 (2).
    A partir de uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, este artigo busca identificar o potencial do relato de reformular a teoria moral da dignidade humana, tornando a normatividade dela decorrente sensível às peculiaridades das minorias sociais. Este trabalho, dentre várias outras produções, tem como referencial teórico principal a obra Torture and Dignity: An Essay on Moral Injury (2015), de Jay Bernstein, além de utilizar, para fins de compreensão do caráter intergeracional do relato, o livro O que os cegos estão (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  31
    A harmonia mecanicista em Mersenne.Paulo da Silva - 2007 - Discurso 37:75-102.
    A relação entre música e ciência é um capítulo importante na história da ciência e da filosofia. Este artigo procura discutir alguns aspectos das investigações de Marin Mersenne sobre a música e a acústica, tendo em vista o desenvolvimento da teoria da coincidência da consonância e seu compromisso com uma visão mecânica da natureza, pela qual ele estabeleceu as propriedades físicas do som e proporções matemáticas dos intervalos musicais.
    No categories
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  5
    O Mal no mundo: uma breve abordagem filosófica com enfoque em Sto. Agostinho e Spinoza.José Soares das Chagas - 2016 - Perspectivas 1 (1):29-47.
    A problemática clássica do mal na Filosofia. As atitudes teóricas diante da questão. As dificuldades enfrentadas no campo racional quando se apresenta Deus como causa de todas as coisas. Como Santo Agostinho (354-430) justifica a existência do mal a partir da noção de livre-arbítrio e da distinção daquele em ontológico, moral e físico. O confronto entre a concepção calvinista (agostiniana) de Blijenbergh e a de Spinoza (1632-1677) nas cartas do mal. A desantropomorfização de Deus e das noções de "bem" (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  14
    Filosofia e Educação Ambiental Aula de Campo e as Possibilidades e Reflexões.Francisco José Assunção da Silva & Matheus Lima Lopes - 2023 - Revista Dialectus 29 (29):92-103.
    O presente trabalho vem apresentar o relato de experiência docente da atividade de aula de campo no Parque Botânico do Ceará e sua relação com a disciplina de filosofia e suas possibilidades. Por entender que a educação não se limita ao espaço físico da escola, a aula de campo se manifesta como uma prática de ensino e uma construção de novas vivências e processos de ensino e aprendizagem. A atividade desenvolvida foi fruto do processo de formação e supervisão de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  11
    Trabalho como unidade estruturante de educação matemática de alunos do campo.Simone Ferreira da Silva & João Pedro Antunes de Paulo - 2023 - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias 27:689-698.
    Neste trabalho apresentamos os resultados de uma pesquisa desenvolvida por uma aluna de graduação durante a realização de seu estágio docência. O objetivo da pesquisa foi investigar a relação entre trabalho e ensino de matemática em uma escola do campo na região sudeste do estado do Pará, na região norte do Brasil. A metodologia utilizada foi de inspiração etnográfica e os dados foram registrados no caderno de campo da pesquisadora. Também constitui material de análise as produções dos alunos e as (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  4
    Da parte ao todo: a cisão cartesiana na epistemologia de Heisenberg.Vinícius Carvalho da Silva - 2018 - Griot : Revista de Filosofia 18 (2):1-13.
    Neste trabalho buscamos investigar como o físico filósofo alemão Werner Heisenberg compreendeu a importância da filosofia cartesiana na construção do pensamento científico da modernidade. Para Heisenberg o elemento central da grande influência de Descartes nas ciências da natureza é a separação entre “Deus”, “homem” e “mundo”. O físico filósofo analisa tal separação e propõe que a partir da mecânica quântica, a cisão entre sujeito e objeto, homem e natureza, tornou-se insustentável.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  11
    Quatro formas de silenciamento.Guilherme Ghisoni da Silva - 2023 - Philósophos - Revista de Filosofia 28 (1).
    Este artigo tem como objetivo explorar as diversas formas de silenciamento, a partir da análise de Rae Langton sobre a subordinação e o silenciamento das mulheres na pornografia. Ao longo do artigo, separarei a noção de silenciamento da temática da pornografia, abordando-a em uma perspectiva mais geral. Langton, baseando-se em John Austin, distingue três formas de silenciamento: locucionário, ilocucionário e perlocucionário. O artigo propõe a separação entre o silenciamento do ato de proferimento e o silenciamento do ato locucionário. Isso permitirá (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  19
    Pensamento pós-moderno e educação física: o marxismo como possibilidade.Vilmar José Both, Maristela da Silva Souza & Ecléa Vanessa Canei Baccin - 2010 - Filosofia E Educação 2 (2):p - 141.
    Procuramos apontar as implicações do pensamento pós-moderno para a Educação Física diante do contexto atual de mundialização do capital que vem provocando mudanças significativas no mundo do trabalho. A partir do materialismo histórico e dialético, analisamos o que propõe o pensamento pós-moderno e concluímos que tal pensamento não apresenta avanços no que se refere às necessidades históricas colocadas à Educação Física. Apontamos para a importância do marxismo como ferramenta para compreender os aspectos contraditórios que se apresentam na realidade (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  4
    Limites e possibilidades dos Comitês de Érica em Pesquisa (CEP): Por uma reflexão sobre as pesquisas médicas que envolvem a utilização de seres humanos/Limits and Possibilities of Research Ethics Committees (CEP): For a reflection on medical research.Delmo Mattos Da Silva - 2013 - Pensando - Revista de Filosofia 3 (6):113.
    As demandas por pesquisas envolvendo seres humanos são cada vez mais frequentes no âmbito da pesquisa médica. Tal fato deve ser acompanhado por diretrizes bem determinadas para garantir a integridade física e moral daqueles que são objetos de experimentação científica. O objetivo fundamental desse artigo consiste em examinar os mecanismos de controle que envolve os projetos de pesquisa que utilizam humanos como objeto de experimentação na tentativa de evidenciar os procedimentos da proteção dos direitos e da dignidade desses. Para (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31. A refutação da representação poética na estruturação da cidade.Luciano da Silva Façanha, José Assunção Fernandes Leite & Hernani Veloso Carvalho - 2017 - Conjectura: Filosofia E Educação 22 (1):32-51.
    Este artigo tem o objetivo de identificar em primeiro lugar o desdobramento da racionalidade nos mitos ao tempo em que surgem as cidades como novas formas de agrupamento social. Em seguida, analisar a formulação do conceito de justiça como estrutura ideal para a consolidação da República, considerando, em decorrência disto, a demanda por uma reforma educacional que se daria a partir da crítica filosófica à figura do poeta como representante onisciente do saber cuja linguagem ambivalente a distanciava do referencial (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  9
    Representações femininas e as lutas pela emancipação por meio da educação e da escrita.Cassandra Rúbia Marques da Silva & Luciene Maria Bastos Bastos - 2021 - Filosofia E Educação 13 (1):1891-1916.
    Este trabalho visa discutir as representações femininas e o trajeto histórico da mulher em busca de emancipação mediante a instrução e a escrita. Tal discussão se insere no processo de expansão das fontes e dos objetos históricos. Este trabalho foi fundamentado na abordagem da História Cultural, tendo como referencial teórico fundamental o historiador Roger Chartier. Aqui também se objetiva compreender como as representações contribuíram para a construção dos papeis sociais femininos, bem como entender sua influência na manutenção/ transgressão desses (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  16
    Nota Sobre o Tomismo Transcendental de Luís Carlos Silva de Sousa.Luiz Marcos da Silva Filho - 2023 - Síntese Revista de Filosofia 50 (157):277.
    Esta Nota pretende pensar limites da atualização de Tomás de Aquino por Luís Carlos Silva de Sousa em seu artigo “Conhecimento e participação nas razões eternas em Tomás de Aquino: duas leituras” (Síntese, v. 48, n. 151, 2021), com a hipótese de que uma metafísica tomista sem lastro na física aristotélica torna-se inconsistente e uma mitologia. Palavras-chave: Tomismo. Transcendental. Hermenêutica. Ontologia. Metafísica.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  9
    Veiled reality and hylomorphic structure.Rodolfo Petrônio da Costa Araújo - 2023 - Perspectivas 8 (1):312-328.
    A ciência experimental se concentra de forma peculiar, embora não exclusiva, no exame dos componentes materiais presentes na natureza e em suas relações quantitativas. Esta abordagem tem sido extremamente bem-sucedida, mesmo que haja lacunas e perplexidades a serem superadas, que, por sinal, também fazem parte do modus operandi da investigação experimental. Entretanto, se esta investigação é necessária para compreender a totalidade da natureza, ela já não é suficiente, o que é também corroborado por um sentimento de incompletude presente nas teorias. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  8
    Tempo E narrativa.Maria da Glória Bordini - 1996 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 41 (162):339-347.
    A palestra versa sobre a noção de tempo na antiguidade clássica e na modernidade e sua presença na narrativa literária, explorando as posições de Aristóteles e Paul Ricoeur sobre o modo como o discurso poético organiza o tempo físico. Para tanto, parte do modo fundamental de registro do tempo: o histórico, apoiado na experiência e na memória e secundado pelos sistemas sígnicos e pelos aparelhos ideológicos, e examina as transformações que a concepção de tempo sofre ao integrar uma narrativa literária (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  11
    Prevalência de Sobrepeso e Obesidade: Um Estudo Com Adolescentes de Uma Escola Rural Do Município de Manacapuru, Am.João Messias da Silva Furtado - 2022 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 10.
    Este artigo contempla os resultados da pesquisa de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ci ncias da Educação da Universidad de la Integración de lasAméricas.Objetivamos investigar a prevalência de excesso de peso em escolares na faixa etária de 13 a18 anos, matriculados no 9ºano do Ensino Fundamental e nos 1.º, 2.ºe 3.º anos do Ensino Médio de uma escola pública do município de Manacapuru/AM. Trata-se de um estudo transversal, de base populacional,com cunho quantitativo e qualitativo, observacional de prevalência. Constatamos que (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  47
    Práxis e educação em Gramsci.Maria das Graças de Almeida Baptista - 2010 - Filosofia E Educação 2 (1):p - 181.
    O presente trabalho tem por objetivo apontar a práxis como condição pedagógica necessária à educação em Gramsci. Nesse sentido e à luz do referencial gramsciano, busca-se analisar algumas das contradições constitutivas do fazer educativo e ressaltar a práxis na superação dessas contradições, situando a Universidade como lócus privilegiado de construção dessa condição pedagógica.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  6
    A reabilitação da Tradição Humanista como experiência de verdade em Hans-Georg Gadamer/The rehabilitation of the humanist tradition as experience of truth on Hans-Georg Gadamer.Cristiano Capovilla & Almir Ferreira da Silva Júnior - 2016 - Pensando - Revista de Filosofia 7 (13):239.
    O trabalho parte da investigação de Gadamer sobre o desdobramento do projeto iluminista e sua pretensão de envolver a totalidade do saber humano, condicionando seus caminhos e determinando seus meios a partir do sucesso e eficácia do horizonte físico-matemático. As repercussões dessa influência na própria autofundamentação das ciências humanas representam um grande risco, pois transcende as questões das diferenças entre métodos, dizendo respeito aos próprios objetivos do conhecimento humano. Trata-se, pois, da finalidade do conhecimento, isto é, das questões referentes à (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  8
    Do paradigma físico, às lutas e campo simbólico na Ciência da Informação.Alessandra Nunes de Oliveira & Jetur Lima de Castro - 2022 - Logeion Filosofia da Informação 8 (2):116-129.
    Considerando as concepções epistemológicas do paradigma físico da CI, constituindo-o como o dominante na gênese da CI, baseando-se nas relações das Ciências Empírico-Analíticas sistematizadas em regras técnicas do conhecimento empírico e constituindo os demais paradigmas cognitivo e social, o paradigma físico da CI é problematizado produzindo simbolicamente obstáculos epistemológicos ao conceito de informação no campo científico, como é discutido por Bourdieu (1989), Capurro (2003) e Gonzalez de Gomez (2000). Além disso, destaca-se a concepção central no texto de Gonzalez de Gomez (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  14
    PEIXOTO, Adão José. (Org.) Fenomenologia: diálogos possíveis. Campinas: Editora Alínea; Goi'nia: Editora da PUC de Goiás, 2011. 221p. [REVIEW]Sandra Maria Glória da Silva & Maria Aparecida da Silva - 2013 - Educação E Filosofia 27 (54):761-764.
    PEIXOTO, Adão José. Fenomenologia: diálogos possíveis. Campinas: Editora Alínea; Goiânia: Editora da PUC de Goiás, 2011. 221p. O livro Fenomenologia: diálogos possíveis, organizado por Adão José Peixoto, reúne artigos que abordam a aplicação dessa teoria do conhecimento como referencial para pesquisa nas áreas de Educação, Psicologia, Matemática, Enfermagem e Literatura. Apresenta os fundamentos da Fenomenologia e os procedimentos para aplicação do método fenomenológico em situações contemporâneas. Os autores propõem a ampliação do diálogo entre a Fenomenologia e outras áreas do (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41. Voltaire, Maupertuis e o debate sobre o princípio de ação mínima no século XVIII: aspectos científicos e extracientíficos.Roberto de Andrade Martins & Silva Ana Paula Bispo da - 2007 - Filosofia Unisinos 8 (2):146-169.
    Towards the middle of the 18th century, Pierre-Louis Moreau de Maupertuis proposed the “principle of least action” as a fundamental law of physics and as a proof of the existence of God. Samuel König and other contemporary authors criticized Maupertuis’ work. There ensued a fierce discussion concerning this subject, in which Leonhard Euler, the king Frédéric II of Prussia and Voltaire took part. This paper discusses that debate, emphasizing its extrascientific features and analyzing the interests that motivated the actions of (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  16
    Relação Mente-Corpo.Marcos Antonio Alves & Heder da Silva Almeida - 2023 - Princípios 30 (62).
    A relação mente-corpo é um dos problemas componentes da agenda da filosofia. Na modernidade, Renê Descartes foi um dos que trataram da questão, adquirindo bastantes adeptos e críticos. Ele defende uma abordagem dualista substancial, segundo a qual mente e corpo são entes substancialmente distintos. Uma visão oposta a essa é defendida pelas perspectivas fisicalistas reducionistas, segundo as quais, de modo geral, toda a realidade é ou pode ser reduzida, ontológica e/ou epistemologicamente ao físico, de modo a dissolver o problema (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  10
    Espaço Físico e outros tipos de espaço.Filipe Pamplona - 2023 - Perspectivas 8 (1):197-245.
    Apresenta-se uma síntese do estudo comparativo das classificações de Ernst Mach, Rudolf Carnap e Hans Reichenbach, com um objetivo principal: a demarcação do problema geral – “o que é espaço?” – em prol da delimitação do problema específico: “o que é espaço físico?” Para isso, é necessário contrastar tal conceito com os demais “tipos de espaço” que designam os diferentes significados que a palavra ‘espaço’ pode assumir; significados estes restritos à interseção das áreas da física, da matemática e da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  8
    Cognição Humana Versus Inteligência Artificial: Uma Abordagem Heideggeriana Sobre o Projeto Do Primeiro Juiz Robô Na Estônia.Paulo Roberto Fontenele Maia, Stefani Clara da Silva Bezerra & Helio Rios Ferreira - 2022 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 7 (2):54.
    O uso da inteligência artificial no Poder Judiciário ainda encontra fortes limitações à luz da compreensão representacional-computacional da mente. A exemplo do projeto pioneiro do juiz robô na Estônia, a dificuldade reside na incapacidade de apreensão da narrativa subjetiva da máquina. Logo, através da experiência do ser-aí-no- mundo de Heidegger, define-se um contraste entre cognição humana e funcionamento computacional. Partindo de uma pesquisa qualitativa e de cunho bibliográfico, busca-se demonstrar a complexidade de conceber dispositivos puramente físicos com inteligências aptas a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  15
    Filosofia da ciência e controvérsia científica: um leque de concepções físicas e interpretações filosóficas da física qu'ntica.Olival Freire Júnior - 2013 - Scientiae Studia 11 (4):937-962.
  46. O gênero conto popular na formação do leitor iniciante.Flávia Brocchetto Ramos, Neiva Senaide Petry Panozzo & Angélica Vieira da Silva - 2011 - Conjectura: Filosofia E Educação 16 (2).
    A pesquisa “Formação do leitor: o processo de mediação do docente” enfoca práticas mediadoras de leitura do texto literário, em ambiente escolar, nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Inicialmente buscou-se investigar as práticas de leitura literária desenvolvidas em turmas de 3ª série e na biblioteca escolar de escolas localizadas em Caxias do Sul. As ações desenvolvidas são restritas e ante o quadro, o projeto organiza propostas de leitura literária a partir de diversos gêneros literários. O subprojeto “Leitura e mediação do (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  8
    Pesquisa Em Educação: Questões Político-Institucionais e de Formação Do Pesquisador.Siomara Moreira Vieira Borba, Tânia Cristina da Conceição Gregório & Alexandre Augusto E. Souza - 2022 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 8.
    Neste capítulo, pretende-se abordar a pesquisa em educação, considerando o processo político-institucional, com a criação dos programas de pós-graduação, e a formação do pesquisador. Para tanto, apresenta-se esta temática a partir de uma pesquisa bibliográfica, com o objetivo de trazer ao debate questões concernentes ao campo acadêmico institucionalizado como locus principal da formação do pesquisador e da consolidação da produção de conhecimento científico. O referencial teórico que subsidia a apresentação da temática centra em Florestan Fernandes e Pierre Bourdieu.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  7
    Além dos muros acadêmicos.Normaci Correia dos Santos Sena, Jamilli Cristina da Silva Quaresma & Barbara Coelho Neves - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 10 (1):212-233.
    A transferência de informação se estabelece em uma área de conhecimento muito extensa e envolve vários meios de comunicação. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo conhecer os impactos no processo da transferência da informação no contexto da Ciência Aberta (CA). Trata-se de uma pesquisa descritiva que utiliza-se como referencial teórico clássicos da Ciência da Informação para assim discutir características, aspectos e as repercussões ocasionadas pelo surgimento da Ciência Aberta. A pesquisa mostra que embora a transferência da informação (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  6
    Narrativas silenciadas.Andrey de Farias Martins Silva, Gabriel Cerqueira de Mello Farias, Paulo Ricardo Silva Lima, Ana Lydia Vasco de Albuquerque Peixoto, Antonio Tancredo Pinheiro da Silva & Anderson de Alencar Menezes - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 10:48-60.
    A sociedade brasileira no que diz respeito a sua estrutura de relações sociais como conhecemos, tem início no Brasil colônia a qual a instituição de maior força era a escravagista. Nesse sentido, as formações e interações de classes da sociedade brasileira foram arregimentadas pelo racismo, sendo ele escancarado no passado, com leis e naturalização das práticas de disciminação racial, e mantendo grande influência atualmente com a utilização de “máscaras” que encontram para legitimar sua atuação na sociedade contemporânea. Nesse contexto, nos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  56
    Perspectivismo na filosofia da ciência: um estudo de caso na física quântica / Perspectivism in philosophy of science: a case-study in quantum physics.Décio Krause & Jonas Rafael Becker Arenhart - 2013 - Scientiae Studia 11 (1):159-183.
    PORTUGUESE: Neste artigo, apresentaremos uma visão particular do desenvolvimento de teorias científicas que denominamos (inspirados em Ortega y Gasset) "perspectivismo". Discutiremos como, através desse enfoque, é possível compatibilizar diversas descrições aparentemente distintas e incompatíveis de uma suposta realidade que se investiga. Fazemos isso distinguindo entre a "realidade" (R) e a "descrição empírica da realidade" (Re). Aceitando que podemos ter diversas descrições empíricas de uma mesma realidade, discutimos o caso particular em que esse esquema é utilizado nos debates atuais acerca da (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000