Results for 'inteligência artificial, educação, estratégias pedagógicas, pensamento crítico'

1000+ found
Order:
  1.  15
    Novos desafios para a educação na Era da Inteligência Artificial.Celso Candido de Azambuja & Gabriel Ferreira da Silva - 2024 - Filosofia Unisinos 25 (1):1-16.
    O artigo aborda os efeitos da Inteligência Artificial (IA) na educação, enfatizando a necessidade de repensar as estratégias pedagógicas nas universidades. Explora as transformações trazidas pela IA incluindo a automação e o potencial de personalização do ensino. Argumenta que as universidades devem se adaptar para formar profissionais capazes de trabalhar com a IA valorizando habilidades como criatividade, pensamento crítico e competências éticas. O texto também discute o papel dos professores na era da IA sugerindo que devem (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. O pensamento crítico como ferramenta de defesa intelectual // Critical thinking as a tool of intellectual defense.Valdemir Guzzo & Brambatti Guzzo - 2015 - Conjectura: Filosofia E Educação 20 (1):64-76.
    A ideia de que o pensamento crítico deva estar no centro de qualquer atividade educacional tem sido proposta por filósofos da educação há muito tempo. Pensar criticamente, ou seja, avaliar ideias e argumentos de acordo com as razões e evidências apresentadas em suporte a eles, e ter o hábito de fazê-lo constantemente, isto é, possuir o espírito crítico, são consideradas características importantes para os indivíduos e para o bom funcionamento de uma sociedade democrática. No entanto, o (...) crítico não parece ser uma instância cognitiva recorrente nos seres humanos, e por isso é necessário que ele seja fomentado e fortalecido através da educação, nas escolas e universidades. Os estabelecimentos de ensino, por sua vez, devem dedicar-se à implementação de uma cultura do pensamento que forneça estímulo constante ao desenvolvimento intelectual dos estudantes, para que assim eles sejam desafiados a estruturar argumentos adequadamente embasados para justificar as suas ideias, e tenham as habilidades e disposição necessárias para avaliar as afirmações a que forem apresentados, bem como as suas próprias crenças e ideias mais arraigadas. Uma cultura de pensamento nas escolas é possível através da inclusão de estratégias de ensino adequadas, que com o constante uso se constituam em rotinas de pensamento. Em uma época de grande fluxo de informação, em que asserções falsas são apresentadas frequentemente como verdades, o desenvolvimento de habilidades de pensamento crítico e do espírito crítico nos estudantes pode fornecer a eles uma espécie de mecanismo de defesa contra a manipulação intelectual, além de proporcionar uma ferramenta importante para que os alunos entendam melhor o mundo e avaliem suas ideias e ações de modo mais razoável. Palavras-chave: Pensamento crítico. Cultura do pensamento na escola. Espírito crítico. (shrink)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  6
    Filosofia como educação do pensamento.Paulo Sérgio Dantas Vasconcelos - 2023 - Philósophos - Revista de Filosofia 28 (2).
    Nossos estudos estão voltados à discussão de problemas gerados na práxis pedagógica do Ensinar. Toda análise que envolve o ensino, seja ele em qualquer nível, não pode desmerecer, antes de tudo, uma acurada atenção aos problemas peculiares referentes a essa atividade. Nossas reflexões encontram-se apoiadas nos desafios e estratégias presentes em Heidegger e Deleuze, naquilo que parece ser para ambos o desafio maior de suas filosofias: _ “o que significa pensar?'' _ e suas considerações aplicadas à dimensão educacional.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  14
    Las Ideas Pedagógicas de José Martí. Aportes Para Una Crítica de la Enseñanza de la Filosofía.Adriana Arpini - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 14:3-17.
    Não se encontra nas Obras Completas de José Marti nenhum escrito sistemático sobre suas concepções de educação e filosofia, contudo e possível encontrá-las espalhadas em diversos textos: ensaios, crônicas, notas de jornais, discursos, cartas. Apesar disto, formam um conjunto coerente e articulado no qual se abordam os principais problemas pedagógicos com um olhar crítico e sustentado na realidade da America Latina e do Caribe. Este trabalho pretende esboçar uma sistematização dos principais problemas pedagógicos trabalhados pelo cubano com o propósito (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  5
    O Pensamento de Ada Kroef Como Potência Para o Ensino de Filosofia.Cristiane Maria Marinho & Antônio Alex Pereira de Sousa - 2023 - Revista Dialectus 29 (29):104-122.
    Este artigo apresenta a potência do pensamento da filósofa e professora Ada Kroef para o ensino de Filosofia e a Educação. Para tanto, abordaremos os livros Currículo-nômade: sobrevoos de bruxas e travessias de piratas Inspirada pela Filosofia da Diferença (2018) e Escola como polo cultural: contornos mutantes em fronteiras fixas (2017). Nessas obras, a autora questiona teorias e práticas conservadoras do ensino e da educação de forma geral, propondo a criação de novas práticas e posicionamentos teóricos. A estrutura desse (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  7
    problema da inteligência artificial aplicada às fotografias e o pensamento de Vilén Flusser.Claudia Bucceroni Guerra & Jairo André Marques Junior - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 10:82-93.
    Esta apresentação tem como objetivo iniciar a reflexão, no contexto teórico da Ciência da Informação, dos questionamentos que possam surgir e as possibilidades teóricas para responder tais questionamentos em relação à Inteligência Artificial aplicada à fotografia. A metodologia utilizada nesse estudo foi o levantamento bibliográfico sobre fotografia e IA nas áreas que dialogam de forma interdisciplinar com a Ciência da Informação, bem como o retorno às teorias de Vilén Flusser como aporte para possíveis interpretações favoráveis ao debate conceitual aqui (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  6
    Lógicas no-monotónicas y conflictos normativos: un análisis crítico.Txetxu Ausín - 2000 - Revista de Filosofía (Madrid) 23 (1):85.
    El problema de los conflictos normativos ha constituido uno de los principales obstáculos para un tratamiento lógico-formal de los razo namientos jurídicos. Una de las recientes estrategias para abordar esta cuestión se apoya en las lógicas no-monotónicas desarrolladas en el ámbito de la Inteligencia Artificial con el fin de representar el razona miento común. Sin embargo, un análisis en detalle nos llevará a cuestio nar este entoque.
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  3
    AQUINO, Orlando Fernandez; PUENTES, Roberto Valdéz. Trabalho didático na Universidade: estratégias de formação. Campinas: Alínea, 2011. 146p. [REVIEW]Acir Mário Karwoski & Benedita Kátia de Araújo Santos - 2013 - Educação E Filosofia 27 (54):765-770.
    AQUINO, Orlando Fernandez; PUENTES, Roberto Valdéz. Trabalho didático na Universidade: estratégias de formação. Campinas: Alínea, 2011. 146p. Um dos mais novos trabalhos publicados pelos professores Orlando Fernández Aquino e Roberto Valdéz Puentes intitula-se Trabalho Didático na Universidade: estratégias de formação e apresenta como proposta a estratégia de trabalho metodológico para formação do docente universitário no contexto do desenvolvimento em serviço. O trabalho metodológico é, segundo os autores, além de um processo dinâmico e complexo, processo que pode ser utilizado (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  12
    Inteligencia Artificial para el bien común (AI4SG): IA y los Objetivos de Desarrollo Sostenible.Aníbal Monasterio Astobiza - 2021 - Arbor 197 (802):a629.
    Frente a una narrativa distópica presente en los medios de comunicación y cultura popular que caracteriza el avance y desarrollo de la inteligencia artificial como una amenaza o riesgo existencial quiero valorar de manera crítica y constructiva el rol de la inteligencia artificial para el bien común. La tecnología digital también se puede aplicar para la solución de grandes problemas de la humanidad, como los 17 Objetivos de Desarrollo Sostenible y sus 169 metas de la agenda 2030. En este artículo, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  10.  12
    Ética discursiva e inteligencia artificial. ¿Favorece la inteligencia artificial la razón pública?Jesús Conill Sancho - 2023 - Daimon: Revista Internacional de Filosofía 90:115-130.
    Este artículo muestra que la ética del discurso en versión de la ética cordis contribuye a mantener una actitud crítica de discernimiento ante las tecnologías de la inteligencia artificial. Propone distinguir entre opinión pública y razón pública, para destacar el sentido crítico del uso público de la razón en la línea de Kant, Rawls, Habermas y Cortina. Y afrontar las dificultades para ejercer la razón pública en la era digital: impacto de la inteligencia artificial en la comunicación, hiperconectitividad, datificación, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  11. O Experimento de Pensamento do Quarto Chinês: a Crítica de John s earle à Inteligência Artificial Forte.Maxwell Morais de Lima Filho - 2010 - ARGUMENTOS - Revista de Filosofia 3.
    RESUMO : Será que um dia serão desenvolvidos computadores digitais capazes de pensar de modo similar ao nosso? Ou será que, independentemente da tecnologia, os computadores digitais estarão sempre limitados a manipularem dados sem compreendê-los? Neste trabalho, apresentarei duas concepções antagônicas de Filosofia da Mente: a Inteligência Artificial Forte, que responde afirmativamente à primeira questão, e a crítica de John Searle a esta corrente, que, por sua vez, responde de maneira afi rmativa à segunda questão. Para tanto, iniciarei o (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  4
    El valor de la ética aplicada en los estudios de ingeniería en un horizonte de inteligencia artificial confiable.Antonio Luis Terrones Rodriguez & Mariana Rocha Bernardi - 2024 - Sophia. Colección de Filosofía de la Educación 36:221-245.
    Instituciones políticas como la Comisión Europea y el Gobierno de España han manifestadosu interés y predisposición para sentar las bases de una gobernanza ética de la Inteligencia Artificial (IA). En particular, han planteado el impulso de una Inteligencia Artificial confiable a través de unconjunto de directrices y estrategias. A pesar del beneficio que reportan estas iniciativas políticas, no es posible apreciar en su conjunto una estrategia educativa específica que contribuya a la generación de un ecosistema ético de IA fundamentado en (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  6
    A construção do pensamento crítico na arte e na filosofia.Ana Gabriela Antunes Ribeiro - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 2.
    Walter Benjamin estudou a configuração da sociedade moderna observando textos literários, como a lírica baudelairiana. Ora, a arte é a primeira a repercutir os fenômenos de seu tempo, estando o artista à vanguarda do pensamento intelectual sistemático. Considerando a arte e a filosofia como formas legítimas de formação do pensamento crítico, buscamos ligar alguns conceitos benjaminianos com a arte moderna, de Camus a Chico Buarque, de Dostoiévski a Belquior.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  12
    Exigencias éticas para un periodismo responsable en el contexto de la inteligencia artificial.Elsa González Esteban & Rosana Sanahuja - 2023 - Daimon: Revista Internacional de Filosofía 90:131-145.
    La irrupción de la utilización generalizada de inteligencia artificial en el ámbito de la comunicación y en concreto en el periodismo muestra un resultado claroscuro que cabe analizar desde una perspectiva crítica. Este artículo aborda desde un perspectiva crítica la revolución que la presencia creciente de la inteligencia artificial está provocando tanto los métodos como en los resultados periodísticos, afectando a sus garantías de calidad y excelencia. El texto sostiene que es necesario acercarse críticamente al impacto actual, así como al (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  5
    Editorial inaugural de Educação e Filosofia.Educação E. Filosofia - 2008 - Educação E Filosofia 1 (1):3.
    REVISTA EDUCAÇÃO E FILOSOFIA é uma publicação semestral do Departamento de Pedagogia da Universidade Federal de Uberlândia. Este número é o primeiro fruto de um sonho antigo e de um inconformismo com a falta de um veículo como este, entre nós. Pretendemos incentivar e divulgar trabalhos de natureza interdisciplinar nas áreas de Educação e Filosofia. Mas, se a Revista vier a ter uma linha preferencial — e isto depende muito mais dos nossos colaboradores, que da direção — essa linha não (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  2
    Os usos da biopolítica em Esposito e Agamben: tensionando a (agro)ecopedagogia / Los usos de la biopolítica en Esposito y Agamben: tensando la (agro)ecopedagogía.Óscar Emerson Zuñiga Mosquera - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:020003.
    O presente trabalho trata dos usos que destacados filósofos italianos têm dado à noção de biopolítica. O estudo é a continuação do diálogo transdisciplinar entre a filosofia da educação e a agroecologia. P arte da pesquisa de doutorado na área de educação, onde se analisaram as práticas pedagógicas da agroecologia, o qual denominamos como agroecopedagogia. Utilizando a ferramenta arqueogenealógica, a pesquisa indagou pelas relações de poder veiculadas em ditas práticas. Aqui apresentamos parte dessa discussão, incorporando também a chamada ecopedagogia. Como (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  10
    Modelos Din'micos Aplicados à Aprendizagem de Valores em Inteligência Artificial.Nicholas Kluge Corrêa & Nythamar De Oliveira - 2020 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 65 (2):e37439.
    Especialistas em desenvolvimento de Inteligência Artificial prevêem que o avanço no desenvolvimento de sistemas e agentes inteligentes irá remodelar áreas vitais em nossa sociedade. Contudo, se tal avanço não for realizado de maneira prudente e crítico-reflexiva, pode resultar em desfechos negativos para a humanidade. Por este motivo, diversos pesquisadores na área têm desenvolvido uma concepção de IA robusta, benéfica e segura para a preservação da humanidade e do meio-ambiente. Atualmente, diversos dos problemas em aberto no campo de pesquisa (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  6
    hooks, bell. Ensinando pensamento crítico: sabedoria prática. Tradução: Bhuvi Libanio. São Paulo: Elefante, 2020.Lucas Antunes Machado - 2022 - Conjectura: Filosofia E Educação 27:022031.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19. Reflexión sobre los derechos fundamentales en la nueva Ley de la Inteligencia Artificial.Migle Laukyte - 2024 - Derechos y Libertades: Revista de Filosofía del Derecho y derechos humanos 51:151-175.
    La Ley de la IA ha sido aprobada en marzo 2024 y el presente escrito analiza algunos aspectos de dicha Ley en relación con los derechos fundamentales, que preocupan tanto a la sociedad. Iniciando con algunos apuntes críticos relativos a la primera versión de la propuesta, el trabajo enfoca la visión general de losderechos fundamentales presentada en esta Ley y argumenta que si bien los derechos fundamentales están presentes y concretados a través de distintos derechos en distintos contextos (laboral, consumo, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  3
    O Campo da Psicopedagogia e as Estratégias Pedagógicas Para a Redução Das Dificuldades de Aprendizagem.Simone Barcellos Vieira & Juliane Marschall Morgenstern - 2023 - Thaumàzein - Rivista di Filosofia 16 (31):105-116.
    In this article, some issues related to learning difficulties are addressed based on the question: how does the field of psychopedagogy conceive learning difficulties and what strategies does it propose to reduce them? With the study, we sought to understand how the field of psychopedagogy can contribute to reducing the learning difficulties of children who attend the initial years of basic education. To this end, a qualitative and descriptive study was carried out, with a bibliographic review. It was made a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  8
    Que no le engañen: la inteligencia artificial no ayudará a descubrir nuevas pandemias.María G. Navarro - 2021 - The Conversation.
    La noticia de la inauguración en mayo de este año del Global Hub for Pandemic and Epidemic Intelligence en Berlín pasó un tanto desapercibida. Esta fue una de las últimas jugadas maestras de estrategia política de la fulgurante carrera ciertamente no académica de la canciller alemana Angela Merkel, quien anunció que Alemania aportará una financiación anual de treinta millones de euros.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  5
    Arte, cultura, educação, COVID-19 & o pensamento descolonial crítico biogeográfico fronteiriço.Marcos Antônio Bessa-Oliveira - 2021 - Filosofia E Educação 13 (1):1964-1995.
    A proposta deste ensaio recai em discutir criticamente, por meio do pensamento descolonial biogeográfico fronteiriço, a Arte, a Cultura, a Educação e a pandemia do COVID-19 a fim de evidenciar perspectivas outras de pedagogias e filosofias que promovam a libertação de corpos, almas e das diferenças coloniais exteriorizados pelas lógicas da razão moderna a partir do séc. XVI e/ou pós-moderna séc. XIX que imperam ainda como únicas formas de sobrevivência no Ocidente. A ideia é evidenciar que culturas fronteiriças também (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  5
    Educação, estética e metamorfoses pedagógicas.Helenara Plaszewski & Mirela Ribeiro Meira - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:155-170.
    Versamos sobre um projeto de extensão que busca qualificar processos pedagógicos no fazer docente, oportunizando espaços de crescimento, criação, prazer, auto e heteropercepção de contextos físicos, sociais, sensíveis e artísticos, além de redefinir concepções pedagógicas, cognitivas e existenciais. Ao fruir e interagir com processos de arte, essa, na dimensão constitutiva do humano, passa de área de conhecimento a evento configurador de sentidos e, nessa perspectiva, proporciona transformações, reavaliação de escolhas, abertura a novas possibilidades e olhares. O real não se deixa (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  4
    DOSSIÊ MICHEL FOUCAULT: o pensamento de Michel Foucault em nosso tempo de agora.Cristiane Maria Marinho, Dorgival Gonçalves Fernandes, Elias Ferreira Veras & Eduardo F. Chagas - 2017 - Revista Dialectus 11.
    O que somos? Como nos tornamos o que somos? Quais relações de saber-poder atravessam nossas subjetividades? Quais dispositivos e tecnologías foram/são mobilizados em torno das urgências histórico-contemporâneas? Quais outros somos são possíveis diante das estratégias de governamentalidade disciplinares e biopolíticas que marcam a contemporaneidade? O pensamento de Michel Foucault e seu modo crítico de indagação histórica e filosófica possibilitam que interpelemos os processos que nos fizeram e nos fazem ser quem somos, seus mecanismos de assujeitamento e posibilidades (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  9
    Nietzsche na pesquisa brasileira em educação: relativista conservador ou perspectivista crítico?Robson Loureiro & Adolfo Miranda Oleare - 2023 - Conjectura: Filosofia E Educação 28:023002.
    Era Nietzsche um relativista conservador ou, pelo contrário, seria possível alocar o filósofo no sítio teórico do pensamento crítico? Tal pergunta-problema delimita o presente artigo. Ela se refere a uma conhecida querela entre modelos interpretativos (SEBOLD, [20--?]) pós-modernos e naturalistas e, especificamente, deriva da revisão de literatura de uma pesquisa em andamento, realizada no âmbito do curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo, a partir da qual observamos uma ausência, talvez (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  9
    A proposta pedagógica de António Ribeiro Sanches: a educação pública da Mocidade Portuguesa.Cláudia Duarte - 2020 - Educação E Filosofia 33 (69):1659-1694.
    A proposta pedagógica de António Ribeiro Sanches: a educação pública da Mocidade Portuguesa Resumo: Com as Cartas à Mocidade Portuguesa António Ribeiro Sanches define o seu lugar entre os filósofos que dedicaram os seus pensamentos à educação dos mais novos. Mas ao contrário de Locke, Rousseau ou Martinho de Mendonça, Sanches reorienta a sua atenção para a educação pública abrindo um caminho diferente de reflexão no âmbito da pedagogia e tornando mais clara a ligação entre educação e a preservação da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  6
    Interculturalidade e educação infantil: reflexões sobre a prática pedagógica.Alessandro de Melo & Débora Ribeiro - 2019 - Conjectura: Filosofia E Educação 24:019039.
    Nosso objetivo com este artigo é apresentar a interculturalidade crítica como ferramenta pedagógica que deve ser central na constituição dos cenários e contextos em Educação Infantil. Utilizamos referenciais teóricos de outros estudiosos da interculturalidade e da Educação Infantil, como Candau, Sarmento, Walsh, Tomazzeti, Santiago, Akkeri e Marques, entre outros. Situamos a Educação Infantil enquanto etapa fundamental na formação ética e intercultural das crianças, pensando a função social da educação como formação para a democracia. O trabalho pedagógico com as diferenças culturais (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  9
    Entre carolinas E dandaras: Reconhecendo histórias E formando para a cidadania.Carla De Oliveira Romão & Daiana Da Silva - 2019 - Odeere 4 (7):257.
    O texto possui como proposta trazer a experiência de duas professoras negras da educação básica que possuem como lócus de sua docência a Baixada Fluminense e que através de suas práticas disputam os significados hegemonicamente atribuídos as mulheres negras e brancas. Além de narrar estratégias metodológicas, queremos formar um diálogo com intelectuais que nos ajudem a repensar e refinar nossa prática docente de forma crítica, assim torna-se indispensável à leitura de feministas negras que nos ajudam a nos localizar quanto (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  10
    Filosofia Do Direito Na Educação.Talisson Sousa Lopes, Andrea Natan de Mendonca & Adriana Silva Lucio - 2024 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 9 (2).
    A introdução da filosofia do direito na educação busca ampliar a compreensão dos alunos sobre os fundamentos teóricos, éticos e políticos do direito. Ela visa desenvolver habilidades de pensamento crítico e promover uma consciência cívica e ética em relação ao sistema jurídico e seu papel na sociedade. Os instrumentos essenciais do estudo filosófico são assuntos muito frequentes e indispensáveis, como; o sentido da aparição humana, como a origem e exício, a alegria e tristeza, o certo e o errado, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  12
    Agravos Do Negacionismo Na Educação Escolar.Patrícia Ribeiro Feitosa Lima, Nilson Vieira Pinto, Raul Aragão Martins & Rogério Parentoni Martins - 2023 - ARARIPE — REVISTA DE FILOSOFIA 4 (1):92-104.
    No presente ensaio, discute-se o impacto do negacionismo na Educação escolar. Essa ideologia é baseada em falsos argumentos, cujos protagonistas negam evidências cientificamente comprovadas, como forma de fortalecer seus anseios pelo poder. A narrativa negacionista atinge pessoas que aceitam acriticamente e replicam esses argumentos como se fossem verdades absolutas. Um dos resultados da disseminação e aceitação dessa ideologia é o estímulo a ações extremistas, como vimos acontecer recentemente no Brasil. A negação fomenta intencionalmente os analfabetismos histórico, social e científico. As (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  14
    IA para além de uma nova moda acadêmica.Murilo Mariano Vilaça, Isabella Lopes Pederneira & Mariza Ferro - 2024 - Filosofia Unisinos 25 (1):1-14.
    A Inteligência Artificial (AI) é a mais nova hype tecnológica. Embora envolva grande diversidade de tecnologias, uma imagem genérica, superpoderosa, fortemente negativa e, no limite, distópica da IA tem sido disseminada, especialmente por obras de ficção científica. Recentemente, sobretudo após o lançamento do ChatGPT, houve uma explosão de publicações jornalísticas e acadêmicas, que, em parte, reforçam esse imaginário. Nas abordagens acadêmicas, os riscos seguem em destaque e, inclusive, cenários apocalípticos relacionados à AI são levados em consideração. A preocupação ética, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32. O esforço como presença na experiência temporal docente // Effort as presence in-teaching temporal experience.Sandrelena da Silva Monteiro & Lima - 2015 - Conjectura: Filosofia E Educação 20 (1):51-63.
    Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4 Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4 Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4 Esforço intelectual, esforço de atenção, esforço de recordação ou de atualização, esforço de contração ou de retenção, esforço criador, esforço de vontade, estes são alguns usos encontrados para a ideia de esforço ao longo da obra de Henri Bergson. Conhecer estes usos e suas implicações no âmbito da ação docente constitui o objetivo primeiro deste trabalho. As ações cotidianas exigem (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33. Educação, trabalho e saúde: as práticas sociais e as controvérsias do desejo.Rogério Rodrigues - 2017 - Conjectura: Filosofia E Educação 22 (1):99-120.
    O artigo propõe uma reflexão sobre alguns determinantes presentes no campo da educação, trabalho e saúde que podem oscilar entre a produção do sujeito emancipado e a produção do sujeito autoritário. O principal fator de análise é que na modernidade ocorre uma predominância e resistência em romper com a hegemonia do paradigma da técnica incorporada que produz oposição ao pensamento crítico. Neste caso, o problema da pesquisa encontra-se no campo de reflexão sobre o fato de a prática educativa (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  5
    O Movimento Escola sem Partido e a captura da docência: O professor como técnico do saber especializado.Márcio Danelon - 2021 - Educação E Filosofia 34 (71):509-553.
    O Movimento Escola sem Partido e a captura da docência: O professor como técnico do saber especializado Resumo: Este artigo tem por objetivo refletir sobre formas de captura das práticas pedagógicas do professor presentes no pensamento e no projeto de lei proposto pelo Movimento Escola sem Partido. Em nossa análise, a estratégia de vigilância do trabalho docente, a classificação do trabalho docente como doutrinação e a sobreposição da educação familiar sobre a escolar, emergem como formas de captura da docência, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  5
    A influência do pragmatismo estadunidense na filosofia da educação de anísio Teixeira: A dimensão político pedagógica na defesa da escola púbica.Edna Maria Magalhães do Nascimento - 2016 - Cadernos Do Pet Filosofia 7 (13):24-39.
    RESUMO O presente trabalho resulta de uma pesquisa sobre a produção intelectual do educador brasileiro Anísio Spínola Teixeira, denominada “ A Influência do Pragmatismo Estadunidense na Filosofia da Educação de Anísio Teixeira: a dimensão político pedagógica na defesa da escola pública”. A pesquisa visa investigar a influência do pragmatismo estadunidense, de modo especial, a presença das ideias do filosófico de John Dewey na obra de Anísio Teixeira e nos movimentos renovadores da educação nacional no Brasil. O trabalho inicia conceituando o (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  3
    Método Pedagógico Histórico-Crítico e o Ensino de Ciências: Considerações Para a Didática e a Prática Pedagógica.Tiago Nicola Lavoura - 2020 - Simbio-Logias Revista Eletrônica de Educação Filosofia e Nutrição 12 (17):103-124.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  22
    A Espiritualidade Na Educação de Paulo Freire e Bell Hooks.Teresa Christina da Cruz Bezerra, Henrique de Moraes Junior & Ivanilde Apoluceno de Oliveira - 2023 - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação 29:168-183.
    O objetivo desde artigo é analisar a espiritualidade na educação em Paulo Freire e bell hooks. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que tem como fundamentação teórica: Freire, hooks, Oliveira, Boff, Dullo, entre outros. Considera-se nesta análise que os educadores percebem a educação como um processo de libertação de toda forma de dominação, a partir do diálogo, do desenvolvimento do pensamento crítico, da construção coletiva do conhecimento, da práxis e do respeito aos saberes e as experiências de educandos e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  8
    ¿La IA usada en biología de la conservación es una buena estrategia de justicia ambiental?Cristian Moyano - 2023 - Daimon: Revista Internacional de Filosofía 90:29-44.
    Conservation biology has embraced the development and application of artificial intelligence to optimize its work. The efficiency with which machine learning processes data helps to identify wild species, repair anthropogenic impacts, and intervene in ecosystems, offering supposedly good results for conservation. Thus, artificial intelligence can here be proposed as an ally of environmental justice. However, I will dispute this thesis, arguing that since conservation biology does not start from absolute parameters and environmental justice is not free from moral plurality, then (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  6
    Educação estética em “rua de mão única” (Walter Benjamim) e em “a idade da terra”.Carlos Betlinski, Dalva De Souza Lobo & Vanderlei Barbosa - 2020 - Educação E Filosofia 33 (69):1501-1539.
    Educação estética em “Rua de mão única” e em “A idade da terra” 1 Resumo: O presente ensaio analisou o tema da educação estética a partir do texto literário “Rua de mão única” de Walter Benjamin e do filme “A idade da terra” de Glauber Rocha e buscou identificar semelhanças entre a forma alegórica presente nas duas obras, bem como descrever as potencialidades pedagógicas presentes nas imagens-pensamentos produzidas por elas junto ao receptor. Definimos como problematização a compreensão do potencial de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  4
    Possibilidades para a aprendizagem do estudante com Deficiência Intelectual na Educação Superior.Fabiane Vanessa Breitenbach & Fabiane Adela Tonetto Costas - 2022 - Educação E Filosofia 36 (76):175-215.
    Resumo: Este texto origina-se de uma pesquisa realizada em quatro universidades federais brasileiras, cujo objetivo foi analisar as narrativas de diversos profissionais sobre os processos de aprendizagem dos estudantes com deficiência intelectual na Educação Superior. Foram realizadas 29 entrevistas com 32 servidores públicos, sendo profissionais dos Núcleos de Acessibilidade, profissionais de apoio pedagógico, professores e coordenadores de cursos. As entrevistas foram gravadas, transcritas e analisadas através da técnica de Análise Textual Discursiva e fundamentadas pelos estudos de Lev Semionovitch Vigotski. Os (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  1
    Educação para a liberdade em Paulo Freire.Rubens Luiz Rodrigues - 2022 - Educação E Filosofia 36 (77):729-756.
    Resumo: Este artigo analisa a educação para a liberdade em Paulo Freire, considerando seus desafios e perspectivas em tempos de construção da resistência. Considera-se que as formulações freireanas de uma educação para a liberdade permitem a mobilização e a organização das lutas x se manifestam no contexto da crise do Capital. O artigo cumpre os seguintes objetivos na análise dos contributos de Paulo Freire: abordar sua atuação política e intelectual em favor de uma educação para a liberdade; destacar as influências (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  7
    Filosofia da educação e pesquisa educacional.Cláudio Almir Dalbosco & Eldon Henrique Mühl - 2021 - Educação E Filosofia 34 (70):251-277.
    Filosofia da educação e pesquisa educacional: fragilidade teórica na investigação educacional Resumo: O ensaio trata do problema da fragilidade teórica do campo investigativo educacional brasileiro e desenvolve a hipótese de que tal fragilidade deve-se ao fato da pesquisa educacional ter-se esquecido da pergunta pela validade de seu próprio conhecimento à medida que abandonou o diálogo crítico e criativo com a tradição. O texto apresenta, inicialmente, com base em Gatti, um diagnóstico da fragilidade teórica da pesquisa educacional brasileira. Na sequência, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  5
    Esclarecimento e educação em Kant: a autonomia como projeto de melhoramento humano.José Edmar Lima Filho - 2019 - Trans/Form/Ação 42 (2):59-84.
    Resumo: A presente exposição propõe a tese, com base no pensamento de Immanuel Kant, de que educação e melhoramento humano são noções que se implicam necessariamente. Isso significa que não se pode conceber, desde a posição kantiana, uma proposta pedagógica cujo cume não desemboque na construção de si do sujeito como instância racional teórico-prática. Parte-se, pela leitura imanente da opera kantiana, da necessidade da admissão da unidade da razão, para se desdobrarem os argumentos que pretendem justificar a posição da (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  2
    Sujeto cibernético, los chatbots y gólem artificial.Andrés Merejo - 2023 - Eikasia Revista de Filosofía 118:231-245.
    En este ensayo, analizaré cómo el sujeto cibernético, los chatbots y el gólem artificial se relacionan entre sí y con el contexto histórico en el que surgen y se desarrollan en el cibermundo. El cibermundo es el escenario virtual y material donde se desarrollan las interacciones entre los sujetos cibernéticos y los dispositivos inteligentes que emplean la inteligencia artificial (IA) para comunicarse, aprender, crear y construir estrategia de saber- poder. Los conceptos de sujeto cibernético, chatbot y gólem artificial entran en (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  4
    A Educação Como Ferramenta Emancipadora Em István Mészáros.David Machado de Oliveira, Kananda Vasconcelos Nascimento & Roberta Liana Damasceno Costa - 2023 - Revista Dialectus 29 (29):173-185.
    O presente trabalho expõe de que forma a educação pode ser utilizada como ferramenta emancipatória para a superação do capital, tendo como base teórica o pensamento de István Mészáros. O principal objetivo dos que lutam contra a sociedade mercantil, a alienação e a intolerância, é a emancipação humana. Objetivo este alcançado quando o ser humano finalmente compreende, seja teoricamente ou na prática, todas as características de funcionamento de sua sociedade e de seu gênero, de tal forma que a luz (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  7
    Educação e hegemonia camponesa: MST e educação do campo no estado do Ceará.Pedro Claesen Dutra Silva - 2010 - Filosofia E Educação 2 (1):p - 224.
    O estudo desenvolvido procura demonstrar como a Educação do Campo, cujo processo de elaboração teórico-prática, vem sendo protagonizado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais em todo o Brasil, pode contribuir decisivamente para a construção de uma nova hegemonia. Assim, iniciando o texto com uma conceituação teórica dessa perspectiva pedagógica, passando posteriormente por uma revisão bibliográfica sobre o tema e o pensamento do pensador italiano Antônio Gramsci, procurar-se-á problematizar os principais desafios postos à materialização da Educação do Campo a partir da (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47. Teoria crítica E educação: Educação para a emancipação.Vital Ataíde Silva - 2013 - Saberes Em Perspectiva 3 (6):13-28.
    Esse artigo traz uma discussão sobre a educação emancipatória a partir dos textos tardios de Adorno e Horkheimer . Eles revelam um significativo olhar sobre realidade e uma valiosa contribuição para o tema da emancipação vinculado à teoria crítica da sociedade, além de uma importante reflexão sobre a educação crítica e emancipatória. Nessa perspectiva, são enfocados textos da última fase de Adorno e Horkheimer que mantêm uma vinculação com o projeto emancipatório da teoria crítica, sobressaindo os temas da formação cultural, (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  14
    Red de educadores matemáticos críticos.Martha Cecilia Clavijo-Riveros, Edna Paola Fresneda-Patiño & Lesly Tatiana Galvis-Bejarano - 2023 - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias 27:524-534.
    Actualmente, somos integrantes de la Red de Educadores Matemáticos Críticos (REDUMAC) y encontramos relevante, estudiar los caminos transitados, los desafíos que hemos asumido con la intención de transformar las prácticas matemáticas desde la escuela, así como hacer evidente las posibilidades de nuestra apuesta teórica, metodológica y las formas de trabajo como colectivo de maestros. Este colectivo surge del interés y preocupación de profesionales en educación por continuar la formación que habíamos puesto en marcha desde el desarrollo de nuestros trabajos de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  5
    Leituras em educação - volume 8.Rodrigo Costa Araujo, Querte Terezinha Conti & Katia Cilene Silva - 2021 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 6.
    Leituras em Educação — volume 8 — constitui importante contribuição às discussões que se formulam sobre o ensino e a prática pedagógica - da leitura, da literatura infantojuvenil, da iniciação científica no Ensino Médio, dos infinitos diálogos com Paulo Freire. Esta coletânea, em seus cinco artigos, explora de modo consistente pressupostos teóricos que explicitam a importância da educação e sua construção em saberes, incluindo a tecnologia, quando refletem sobre a aprendizagem. Todas as leituras examinam, de maneira cuidadosa, a prática pedagógica (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  2
    Educação Superior e formação humana: um diálogo com Pedro Goergen.Angelo Vitório Cenci & Cláudio Almir Dalbosco - 2016 - Filosofia E Educação 8 (2):141.
    O presente trabalho leva adiante uma reflexão sobre educação superior e formação humana, mos­trando que elas se encontram profundamente imbricadas no pensamento de Pedro Goergen. Pretende-se mostrar como o conceito de formação humana constitui a base normativa de suas reflexões sobre a educa­ção e, especificamente, sobre o ensino superior. Por essa razão, part­e-se do diagnóstico de Goergen sobre o ensino superior e recorre-se ao seu conceito de formação hu­mana para reconstruir o modo como ele o ancora na tradição filosófica (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000